Vous êtes sur la page 1sur 2

O TRIDUO PASCAL - QUINTA FEIRA

Na vitria de Jesus sobre a morte, ns saboreamos a nossa prpria vitria sobre as mortes que imperam neste mundo.

Com a alegria do Esprito Santo e cheios do desejo espiritual, esperemos a santa pscoa (Regra de So Bento, 49,7)
Sentido teolgico-litrgico
Abre o Trduo Pascal. Comea a fazer parte do trduopascal com o objetivo de historicizar os relatos evanglicos. Enquanto o Trduo nos apresenta a realidade do mistrio pascal nico e unitrio na sua dimenso histrica, a quinta-feira o transmite em sua dimenso ritual. Celebramos a Ceia, na qual o Senhor se entrega por ns nos sinais simblico-sacramentais da Orao eucarstica a grande ao de graas e a comunho do po e do vinho. Antes da festa da pscoa, sabendo Jesus que chegara a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os at o fim (Jo 13.1). Jesus sabia que seria entregue s autoridades que o estavam procurando h muito tempo. Ele no foge, se entrega. E faz a entrega durante uma refeio. agora o novo Cordeiro Pascal (pscoa). Seu sangue ser derramado para a salvao de todos. corpo entregue e sangue derramado Eis o meu corpo eis o meu sangue que dado por vs fazei isto para celebrar a minha memria. A ltima ceia significada pelo Senhor como forma de estabelecimento de uma aliana nova, sinalizada pelo po e o vinho partilhados. O ato de comer e tomar uma refeio em conjunto possui uma significao prpria, como conseqncia de uma reciprocidade e

Ritualidade
A Liturgia da Palavra As leituras falam-nos do rito pascal dos Antigos e Novos Testamentos tendo como ncleo a ceia pascal celebrada por Jesus com os discpulos, que serve de eixo a pscoa hebraica e a crist. A passagem do EX 12,1-8.11-14 narra-nos a instituio do rito memorial dos acontecimentos do xodo, que anunciaram e prefiguraram a pscoa de Jesus. Com o salmo 116 (115), a Igreja responde a palavra de Deus com ao de graas, bno... A segunda leitura (1Cor 11,23-26) descreve a ceia pascal crist, e d seu sentido. O evangelho (Jo 13,115), estreitamente vinculado com as duas leituras anteriores, ilumina-as com a figura de Jesus que, embora Mestre e Senhor, faz-se servo lavando os ps dos discpulos. Os textos eucolgicos (oraes) As oraes sublinham o aspecto sacrificial e nupcial do banquete eucarstico: seu carter de memorial do sacrifcio de Jesus Cristo, o Senhor. Os cantos revelam o mistrio celebrado: Nossa glria a cruz, H2, p. 163; Ns devemos gloriar-nos, H2, p. 161; Eu vos dou um novo mandamento, H2, p. 52; Jesus erguendo-se da Ceia, Quanto tempo eu desejei, H2, p. 184; Hoje festa diz o povo, H2, p. 149; Onde o amor e a caridade, H2, p. 170... O local da celebrao assume um tom festivo, com flores, velas, etc. A cor utilizada a branca. importante ajudar a comunidade a entrar na globalidade do trduo e da festa pascal. Onde for

Atitude espiritual
A Igreja, por vontade de Cristo, repete a ceia para perpetuar a pscoa. Participando do cenculo, onde o Senhor estabelece aliana conosco, damos incio pscoa de Cristo, realizando as palavras da Escritura: Desejei ardentemente comer convosco esta ceia pascal antes de sofrer (Lc 22,15). momento de assumir no gesto do lava-ps, a mstica do viver em comunidade, do jeito que Jesus viveu e ensinou como sinal de adorao ao Deus que nos chama comunho do seu amor. O lava-ps pode expressar, tambm, a afeio da comunidade pelos excludos da sociedade (indgenas, negros...)

cumplicidade que se estabelece na relao. O Cristo que entrega a eucaristia o mesmo que d o seu corpo e derrama o seu sangue por ns. No lava-ps, temos uma concretizao eloqente dessa entrega de Jesus at o fim. (Marcelo Guimares e Penha Carpanedo, Revista de Liturgia, n. 170, maro/abril. 2002, p. 4)

oportuno, pode-se utilizar o costume judaico de comear a pscoa acendendo as luzes da festa, utilizando-se, por exemplo, da menor, candelabro de sete velas, onde cada vela acesa em memria de um grupo ao qual a comunidade deseja unir-se especialmente por ocasio da festa. Sendo a pscoa uma festa muito antiga, patrimnio das tribos pastoris e das comunidades judaicas, podese fazer algum gesto que assinale esta pertena, como, por exemplo, comer ervas amargas. O rito do lava-ps um assumir a mstica do viver em comunidade, do jeito que Jesus viveu e ensinou como sinal de adorao a Deus que nos chama comunho do seu amor. O lava-ps pode expressar tambm a afeio da comunidade pelos excludos da sociedade. Se possvel, pode-se ligar este rito com a campanha da fraternidade. Para que o rito tenha seu sentido pleno, importante planej-lo bem, prevendo jarra, bacia e toalhas, bem como quem ir faz-lo e o lugar onde vo se posicionar as pessoas que tero os ps lavados. O rito do lava-ps pode ser realizado durante a proclamao do Evangelho. importante dar celebrao uma dimenso de refeio e ceia. Caso haja celebrao eucarstica, prever a comunho sob as duas espcies (po zimo e vinho). Onde for possvel, as pessoas podem se reunir em torno da mesa. Onde for o costume, preparar um altar para uma breve adorao eucarstica. No convm prolongar esta adorao a noite inteira, evitando que as pessoas cheguem cansadas para a celebrao maior na noite pascal. A adorao da 5a feira no deve sobrepor-se viglia pascal, ponto alto do trduo. Prever velas e incenso para a procisso de translado.

(Ir. Veronice Fernandes, pddm)

Vous aimerez peut-être aussi