Vous êtes sur la page 1sur 8

Fsica Experimental III

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo

Lei de Gauss e Poder das Pontas


03/05/2012

Aluno: Paulo Csar Pontini Pereira Turma: 09

1 - Objetivo:
Como determinar o sinal da carga de um corpo carregado. Analisar o funcionamento do Gerador de Van Graaf e verificar a Lei das Pontas.

2 - Introduo:
Lei de Gauss De acordo com a lei de Coulomb, podemos escrever o campo eltrico criado por uma carga puntiforme como:
E= q 4 0 r 2 1

A lei de Gauss fornece outro modo, equivalente, de escrever esta relao. A figura principal da lei de Gauss uma superfcie fechada hipottica, chamada de superfcie gaussiana. A superfcie gaussiana pode ter a forma que desejarmos. Mas ser de maior utilidade escolhermos uma superfcie adequada simetria do problema que estivermos resolvendo. Assim sendo, a escolha da superfcie gaussiana, muitas vezes, resultar numa esfera, num cilindro ou em alguma outra forma simtrica. Ela dever ser sempre uma superfcie fechada, de modo que se possam distinguir claramente os pontos que esto dentro da superfcie, sobre a superfcie e fora da superfcie. A lei de Gauss relaciona o fluxo (total) de um campo eltrico atravs de uma superfcie fechada (uma superfcie gaussiana) e a carga lquida q que est envolvida por essa superfcie. Ela nos diz que:
0 = q

A grandeza a constante de permissividade, que vale 8,85 x 10- C/N. m. Usando-se a equao anterior, a definio de fluxo, podemos tambm escrever a lei de Gauss como:
0 E dA = q

A carga lquida q a soma algbrica de todas as cargas positivas e negativas internas superfcie, e ela pode ser positiva, negativa ou nula. Inclumos o sinal para a carga lquida no smbolo q, em vez de simplesmente usarmos o mdulo da carga, pois o sinal nos diz se o fluxo lquido est saindo ou entrando atravs da superfcie gaussiana, ou seja, quando q positiva, o fluxo lquido para fora; quando q negativa, o fluxo lquido para dentro. Usando a lei de Gauss e, em alguns casos, argumentos de simetria, podemos deduzir vrios resultados importantes em situaes eletrostticas: Uma carga em excesso sobre um condutor isolado est totalmente localizada sobre a superfcie externa do condutor.

O campo eltrico prximo superfcie externa de um condutor carregado perpendicular superfcie e tem mdulo:
0 O campo eltrico, numponto, criado por uma linha infinita de carga, com densidade linear de carga constante , est numa direo perpendicular linha de carga e tem mdulo:

E=

E=

20 r

Onde r a distncia perpendicular linha de carga ao ponto. O campo eltrico criado por uma chapa infinita (ou plano infinito) de carga com densidade superficial de carga constante perpendicular ao plano da chapa e tem mdulo:
E=

2 0

O campo eltrico fora de uma casca esfrica de carga, de raio R e carga total q, tem direo radial e mdulo:
E= 1 q 4 0 r 2

A carga se comporta para pontos externos com se estivesse concentrada no centro da carga. O campo dentro de uma carga esfrica uniformemente carregada exatamente zero. O campo eltrico dentro de uma esfera uniformemente carregada tem direo radial e mdulo:
q E = 4 R 3 0 r

Gerador de Van der Graaf O gerador auto-excitado trabalha segundo princpios do efeito triboeltrico. Esse termo refere-se ao fenmeno que ocorre quando dois materiais diferentes esto bem juntos e ento so puxados para que se separem. Todos ns j experimentamos esse efeito alguma vez. O melhor exemplo, um pelo qual a maioria certamente j passou (especialmente em um dia seco e quente), o que ocorre quando estamos caminhando sobre um piso atapetado e a seguir tocamos na maaneta da porta ou em outro objeto metlico; ouvimos e sentimos uma pequena fasca saltar de nossos dedos. comum ouvirmos essas crepitaes ao tirarmos um vesturio de l. Assim como os sapatos so afastados do piso atapetado, as roupas puxadas para longe de outras roupas, todos os demais materiais diferentes, quando separados, experimentam uma migrao de eltrons de um para outro, tornando-se ambos eletrizados. Esse o resultado do efeito triboeltrico - a 3

eletrizao que ocorre ao separarmos materiais diferentes que esto bem juntos-. A parte principal de um gerador de Van de Graaff est adaptada para produzir diferenas de potencial da ordem de muitos milhes de volts. Um feixe de partculas energticas pode ser produzido, permitindo-se que partculas com carga, tais com eltrons ou prtons, "caiam" atravs dessa diferena de potencial. O acelerador de Van de Graaff produz potenciais to elevados atravs de uma pequena casca esfrica condutora de raio r que est localizada dentro de outra casaca esfrica maior, de raio R. As duas cascas passam a formar um condutor nico isolado. A carga q, a seguir se move inteiramente para a superfcie externa da casca grande, no importando a quantidade de carga Q que ela possa ter. Na prtica, a carga levada para a casca interna por meio de uma correia carregada que se move com grande rapidez. A carga "borrifada" na correia, do lado de fora da mquina, por um pente de "pontas coronas" e retirada da correia, no interior da mquina, do mesmo modo. medida que a carga retirada do pente externo pela correia mvel, seu potencial eltrico aumenta. O motor que faz mover a correia fornece a energia necessria para o aumento do potencial da carga sobre a correia e, assim, das cascas dentro da mquina. O potencial mximo que pode ser conseguido com um dado gerador, ocorre quando a taxa em que a carga est sendo conduzida para a casca interna igual taxa que a carga deixa a casca externa, por escoamento ao longo dos suportes e por descarga em corona.

3 - Material Utilizado:
Material Eletroscpio Eletrodo cilndrico Gerador de Van Der Graaf Quantid Material ade 02 Basto isolante 02 Flanela 01 Quantid ade 01 01

4 - Procedimento Experimental:
1 Parte: Itens 1 ao 4 Foi carregado um eletroscpio por induo e foi descarregada a barra de acrlico. Aps isto, com a parte metlica do basto foi tocada a parte interna do copo do eletroscpio carregado e logo depois tocada a parte interna do copo de outro eletroscpio descarregado. Este procedimento foi repetido vrias vezes.

O que ocorreu: Os eletroscpios permaneceram exatamente como no incio do experimento, pois as cargas eltricas tendem a se acumular no exterior do copo. Como no interior das duas latas no existem cargas, no h a possibilidade de transferncia de cargas eltricas. Itens 4 ao 6 Foi repetido exatamente o mesmo procedimento descrito acima, somente com a seguinte alterao: a parte metlica do basto foi tocada na parte externa do copo do eletroscpio carregado.

O que ocorreu: Enquanto a agulha do eletroscpio carregado descia, isto , perdia cargas, a agulha do eletroscpio descarregado subia, ou seja, ganhava cargas. Conclui-se que nesse caso havia uma diferena de potencial, at o ponto em que as agulhas paravam de se mexer (cessada, ento a transferncia de cargas), momento da prtica onde os potenciais das duas latas se igualaram. 2 Parte: Item 1 O gerador foi carregado atravs da rotao da correia. Passando por uma placa metlica neutra, o pente metlico neutro tira cargas negativas (eltrons) da correia, assim a correia (de borracha) adquire carga positiva e retira cargas negativas da cpula por meio do pente, tornando a cpula carregada positivamente. Ao tocarmos a ponta metlica do basto na esfera, esta ponta fica positiva, assim, quando aproximamos o basto do eletroscpio carregado negativamente verificamos que suas lminas se fecham devido ao fluxo de eltrons das lminas para a extremidade superior do eletroscpio, deixando a concentrao de cargas negativas nas lminas, inferior a situao inicial. Item 2 Aps descarregar o Van de Graaf foi acoplado na superfcie da esfera o pino que continha dois fios com pedacinhos de cortia nas pontas, aps isto o Van der Graaf foi novamente carregado. Aps foi repetido o processo com uma hlice de metal no lugar da bailarina. 5

O que ocorreu com a cortia: A cortia movimentada pela ao do campo eltrico oriundo das cargas presentes na cpula do gerador de Van der Graaf que induz cargas na bailarina, que se repelem.

O que ocorreu com a hlice: A hlice se movimentou (girou). As pontas da hlice vo se carregar negativamente por induo. Pelo poder das pontas o campo eltrico, cria uma grande concentrao de cargas negativas nas pontas, o ar se ioniza negativamente tambm. O choque das partculas do ar com a hlice causa uma variao do momento que a faz girar. Aconteceu um fenmeno conhecido como vento eltrico. Item 3 Aproximamos uma lmpada de neon da esfera superior do Van der Graaf.

O que ocorreu: A lmpada acendeu na extremidade prxima a mo, esta fez a vez do plo negativo, e cedeu eltrons que ao atravessarem a regio da lmpada entre os eletrodos ionizam o gs gerando luz. Item 4 O Eletroscpio foi carregado por induo, usando o Van der Graaf como basto. Logo aps foi verificada a carga do eletroscpio com a lmpada de neon.

O que ocorreu: Inverteu-se o sentido da luminosidade, por que atravs da induo, o eletroscpio ficou negativo.

5 - Questionrio:
1) Explique o comportamento da bailarina durante a experincia descrita no segundo desenho. R= As cargas induzidas na bailarina causam repulso das suas extremidades livres, isto , ela movimentada pelo efeito do campo da carga. 2) Por que sempre possvel transportar cargas parar a esfera do Van der Graaf? R= Por causa da induo causada pelo movimento constante da correia. O gerador retira eltrons dos tomos de uma correia mvel. Os ons positivos que se formam so levados pela correia para cima, onde retiram eltrons de uma cpula metlica. O campo eltrico ao redor da cpula torna-se muito forte. 3) O que limita a quantidade de cargas na esfera do Van der Graaf? R= O que limita a rigidez dieltrica do ar e a rea da esfera. 4) Explique como a lmpada neon capaz de determinar o sinal da carga sobre um corpo. Qual a carga sobre o Van der Graaff? R= A Lmpada acende no mesmo sentido do fluxo de eltrons. Sabemos, com isso, que o plo negativo est em contato com a extremidade da lmpada que acendeu. A carga sobre o gerador positiva. 5) Descreva e explique as suas observaes da ltima figura. R= Vimos a lmpada acender na extremidade do eletroscpio, isto indica que o eletroscpio estava negativamente carregado. 6) Explique o que foi observado nos itens 3 e 5 da 1 parte, em qual deles verificada a lei de Gauss? R= A lei de Gauss foi mais bem verificada no item 3 pois constatamos que no h fluxo de carga internamente pois o copo funciona como uma superfcie Gaussiana, e as cargas se distribuem na superfcie mais externa do corpo, logo nada aconteceu. No item 5 espervamos que a carga do eletroscpio fosse distribuda no contato com a barra metlica, como pode ser verificado.

6 - Concluso:
1 Parte 7

Com essa experincia, a Lei de Gauss foi comprovada, j que dentro dos copos metlicos no havia carga, no havendo campo. Na parte externa do copo por outro lado, houve transferncia de cargas. 2 Parte Verificamos que h uma tendncia das cargas eltricas se acumularem nas pontas. Isso pode ser comprovado pela eficcia dos pra-raios que atraem as descargas eltricas vindas da atmosfera e as escoa para a terra. Feitos os experimentos conclumos que h uma distribuio de carga lquida na superfcie gaussiana simetricamente disposta na mesma. O Acelerador de Van der Graff prova que para potenciais muito altos, a rigidez dieltrica do ar pode ser rompida ocorrendo a descarga de eltrons para a terra. O mesmo ocorre com os raios em dias chuvosos.

7 - Bibliografia:
Fundamentos de Fsica 3 - Eletromagnetismo Halliday e Resnick. Apostila de Fsica Experimental III. Diversos artigos de internet: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gerador_de_Van_de_Graaff http://www.fisica.ufs.br/egsantana/elecmagnet/campo_electrico http://www.feiradeciencias.com.br/sala11/11_03.asp

Vous aimerez peut-être aussi