Vous êtes sur la page 1sur 16

24/01/2013

Conceito de CONSTITUIO: Constituio e CONCEITO;OBJETO; CLASSIFICAO suas classificaes


CONSTITUIO

PONTO 01 CONSTITUIO: CONCEITO;OBJETO;CLASSIFICAO CONSTITUIO Conceito Obs: Conceitos existem trs conceitos clssicos que costumam cair nas provas, nos quais passo a discorrer:

Constituio no sentido sociolgico de acordo com este sentido, a Constituio s seria legtima se representasse o efetivo poder social, refletindo as foras sociais que constituem o poder. Ferdinand Lassale afirma que se no houvesse essa representao efetiva social, a Constituio seria uma simples folha de papel.
A

B) Constituio no sentido poltico idealizado pelo doutrinador Carl Schmitt, a Constituio seria um produto de uma deciso poltica, isto , a deciso poltica do poder constituinte.

Sentido material seria o conjunto de normas escritas ou no escritas, cujo contedo seja considerado propriamente constitucional. Nesse aspecto, leva-se em conta o contedo e no a forma pela qual tenha sido inserida no ordenamento jurdico.

Sentido formal seria a forma pela qual ela foi introduzida no ordenamento jurdico e no o seu contedo.

24/01/2013

C) Constituio no sentido jurdico Hans Kelsen o representante desse sentido, consistente na ideia que a Constituio fruto da vontade racional do homem e no das leis naturais

Obs: Verticalidade hierrquica segundo esta teoria, com base nos ensinamentos de Kelsen, a Constituio Federal estaria no topo da pirmide, sendo que o restante do ordenamento jurdico encontraria abaixo, em um escalonamento lgico, com base na hierarquia das leis.

10

Conceito Culturalista nesse sentido, a Constituio seria produto de um fato cultural, produzido pela sociedade e que sobre ela pode influir.

Conceito Aberto nesse sentido, a Constituio seria aberta, no sentido de que ela possa permanecer dentro do seu tempo e,assim, evitar risco de desmoronamento de sua fora normativa.

11

12

Classificao das Constituies 2.1 Introduo: Trata-se de matria amplamente cobrado nos concursos pblicos, sendo que o candidato deve tomar esse ponto como obrigatrio para conhecimento. Quanto a origem: elas podem ser outorgadas, populares ou cesaristas. a.1) Outorgadas so impostas, isto , nascem sem a participao popular. Resultam de ato unilateral de uma vontade poltica soberana (da pessoa ou do grupo detentor do poder poltico). Elas tambm so denominadas de Cartas Constitucionais.

24/01/2013

13

14

a.2) Democrticas conhecidas tambm por populares, votadas ou promulgadas, so produzidas com a participao popular, em regime de democracia direta (plebiscito ou referendo), ou de democracia representativa.

a.3) Cesaristas so unilateralmente elaboradas pelo detentor do poder, mas dependem de ratificao popular por meio de referendo. Essa participao no democrtica, pois cabe ao povo somente referendar a vontade do agente detentor do poder.

15

16

a.4) Dualistas (pactuadas) que se originam de um compromisso instvel de duas foras polticas rivais: o monrquico e o democrtico.

Quanto forma: b.1) Escritas tambm chamada de instrumental b.2) No escritas tambm chamadas de costumeiras ou consuetudinrias, so aquelas que se sedimentam a partir de usos e costumes, das leis esparsas.

Quanto ao modo de elaborao: podem ser dogmticas ou histricas.

17

18

c.1) dogmticas sempre escritas, so elaboradas em um dado momento, por rgo constituinte, segundo os dogmas ou ideias fundamentais imperantes no Direito e na teoria poltica do Estado.

c.2) histricas no escritas, resultam da lenta formao histrica. Apresentam maior estabilidade, pois resultam do lento amadurecimento e da consolidao de valores da prpria sociedade.

24/01/2013

19

20

Quanto ao contedo: material e formal d.1) material Leva-se em conta, para identificao de uma norma constitucional, o seu contedo.

d.2) formal Nessa viso, leva-se em conta, exclusivamente, o processo de elaborao da norma, no importando o seu contedo da norma.

21

22

Quanto estabilidade: imutvel, rgida, flexvel, semirrgida e.1) Imutvel aquela que no admite modificao do seu texto.

e.2) rgida quando exige um processo legislativo especial para modificao do seu texto, mais difcil do que o processo legislativo de elaborao das demais leis do ordenamento.

23

24

e.3) flexvel aquela que permite sua modificao pelo mesmo processo legislativo de elaborao e alterao das demais leis do ordenamento.

e.4) semirrgida que exige um processo legislativo mais difcil para alterao de parte dos seus dispositivos e permite a mudana de outros dispositivos por um procedimento simples

24/01/2013

25

26

Quanto correspondncia com a realidade (critrio ontolgico) f.1) normativas so as que efetivamente conseguem, por estarem em plena consonncia com a realidade social, regular a vida poltica do Estado.

f.2) nominativas (nominalista ou nominais) so aquelas que, embora tenham sido elaboradas com o intuito de regular a vida poltica do Estado, ainda no conseguem cumprir efetivamente esse papel.

27

28

f.3) semnticas desde a sua elaborao, no tem o fim de regular a vida poltica do Estado, mas sim o de beneficiar os detentores do poderes de fato.

g) Quanto extenso g.1) analticas conhecida por longa, prolixa, extensa, ampla ou desenvolvida, aquela de contedo extenso, que versa sobre matrias outras que no a organizao bsica do Estado.

29

30

g.2) sintticas conhecida como bsica, concisa, tpica, breve, sumria ou sucinta, aquela que possui contedo abreviado e que versa, to somente, sobre princpios ou regras bsicas.

Quanto a finalidade: h.1) Constituio garantia conhecida como negativa, isto , preocupa-se a limitao dos poderes estatais, garantindo a liberdade e limitando o poder.

24/01/2013

31

32

h.2) Constituio balano aquela destinada a registrar um dado estgio das relaes de poder no Estado. h.3) Constituio Dirigente aquela que define fins, programas, planos e diretrizes para a atuao futura dos rgos estatais.

Obs: Outras Classificaes Obs: Constituio Plstica: j foi objeto de pergunta de prova, sendo que alguns autores referem-se como Constituio Plstica como sendo aquela sinnimo de Constituio flexvel, de outro lado, Raul Horta entende como sendo Constituies de grande quantidade de disposies de contedo aberto.

33

34

Classificao do Constituio de 1988: Popular (democrtica, promulgada). Escrita Dogmtica Formal Rgida Normativa (almeja ser ao menos) Analtica Garantia e dirigente

1)(CESPE/Juiz TRF 5/2009) Segundo Kelsen, a CF no passa de uma folha de papel, pois a CF real seria o somatrio dos fatores reais do poder. Dessa forma, alterando-se essas foras, a CF no teria mais legitimidade.

35

36

1) (CESPE/ AGENTE ADMINISTRATIVO MMA/2009) No sentido sociolgico defendido por Ferdinand Lassale, a Constituio fruto de uma deciso poltica.

3) (CESPE/JUIZ TRF 1/2009) No sentido sociolgico, a Constituio seria distinta de lei constitucional, pois refletiria a deciso poltica fundamental do titular do poder constituinte, quanto estrutura e aos rgos do Estado, aos direitos individuais e atuao democrtica, enquanto leis constitucionais seriam todos os demais preceitos fundamentais inseridos no documento, destitudos de deciso poltica fundamental.

24/01/2013

37

38

4) (CESPE/AGENTE ADMINISTRATIVO MMA/2009) No sentido jurdico, a Constituio no tem qualquer fundamentao sociolgica, poltica ou filosfica.

5) (CESPE/Promotor MPE RO/2010) O legado de Carl Schmitt, considerado expoente da acepo jurdica da Constituio, consistiu na afirmao de que h, nesse conceito, um plano lgicojurdico, em que estaria situada a norma hipottica fundamental, e um plano jurdico-positivo, ou seja, a norma positivada.

39

40

(CESPPE/AJAA-TERBA/210) Toda Constituio necessariamente escrita e representada por um texto solene e codificado.

(CESPE/ AGENTE ADMINISTRATIVO MMA/2009) A CF vigente, quanto sua alterabilidade, do tipo semiflexvel, dada a possibilidade de serem apresentadas emendas ao seu texto; contudo, com o quorum diferenciado em relao alterao das leis em geral.

41

42

(CESPE/ MMA/2009) Uma Constituio do tipo cesarista se caracteriza, quanto origem, pela ausncia da participao popular na sua formao. (CESPE/Advogado EMBRASA/2010) A Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1998 (CF) no pode ser classificada como uma constituio popular, uma vez que se originou de um rgo constituinte composto de representantes do povo, e no da aprovao dos cidados mediante referendo.

(CESPE/ MMA/2009) A CF de 1988, quanto origem, promulgada, quanto extenso, analtica e quanto ao modo de elaborao, dogmtica. (CESPE/TCE-AC/2009) Segundo a classificao da doutrina, a CF de 1988 um exemplo de constituio rgida.

24/01/2013

43

44

CESPE/Procurador-AGU/2010) Segundo a doutrina, quanto ao critrio ontolgico, busca identificar a correspondncia entre a realidade poltica do Estado e o texto constitucional, possvel classificar as constituies em normativas, nominalistas e semnticas.

(CESPE/Juiz TRF 5/2009) Constituio rgida aquela que no pode ser alterada.

45

46

PONTO 02 CLASSIFICAO E ESTRUTURA DA CONSTITUIO FEDERAL DE 1988 Introduo: A Carta vigente composta de um prembulo, uma parte dogmtica, integrada por nove ttulos, e um rol de dispositivos de cunho transitrio, reunidos no Ato das Disposies Constitucionais Transitrias (ADCT).

Prembulo Ns, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrtico, destinado a assegurar o exerccio dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurana, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justia como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a soluo pacfica das controvrsias, promulgamos, sob a proteo de Deus, a seguinte Constituio da Repblica Federativa do Brasil.

47

48

Conceito constitui uma proclamao mais ou menos solene, mais ou menos significante , anteposta ao articulado constitucional, e no componente necessrio de qualquer constituio.

Obs: Controvrsia sobre o prembulo Muito se discute a respeito da relevncia do prembulo no mbito jurdico, especialmente quanto a possibilidade das leis serem declaradas inconstitucionais por contrariar o seu texto.

24/01/2013

49

50

A matria no pacfica, para tanto, a doutrina e a jurisprudncia aborda o tema com as seguintes concluses: Doutrina: Jorge Miranda ensina que h trs posies doutrinrias sobre o tema:

Da irrelevncia jurdica: segundo a qual o prembulo no se situa no domnio do Direito, mas sim da poltica. Da tese da plena eficcia: que recebe o mesmo tratamento e eficcia jurdica de quaisquer outras disposies constitucionais

51

52

Tese da relevncia jurdica indireta: segundo a qual o prembulo desempenha um papel orientador na identificao das caractersticas da Constituio, mas no se confunde com suas normas.

Posio do STF o STF firmou o entendimento que o prembulo no se situa no mbito do Direito, mas no domnio da poltica, refletindo posio ideolgica do constituinte. No possui o prembulo, portanto, relevncia jurdica, no constitui norma central da Constituio, de reproduo obrigatria na Constituio do Estado-membro.

53

54

2.2 Parte Dogmtica da CF A parte dogmtica da Constituio de 1988 constitui o seu corpo principal, ou permanente. Estruturalmente, a parte dogmtica da CF/88 se divide-se em 09 ttulos, a saber:

I Dos Princpios Fundamentais II Dos Direitos e Garantias Fundamentais

24/01/2013

55

56

III Da Organizao do Estado IV Da Organizao dos Poderes V Da Defesa do Estado e Das Instituies Democrticas

VI Da Tributao e o Oramento VII Da Ordem Econmica e Financeira VIII Da Ordem Social IX Das Disposies Constitucionais Gerais.

57

Percebe-se que a Constituio prolixa, o seu corpo principal abriga inmeras regras apenas formalmente constitucionais, que nada tm a ver com a organizao bsica do Estado. Nota-se a existncia de todas as normas essenciais organizao e ao funcionamento do Estado Brasileiro, como tambm, normas programticas, mormente no que concerne a direitos sociais, por se tratar de uma Constituio Dirigente.

2.3 Ato das Disposies Constitucionais Transitrias (ADCT) A ADCT tem dupla finalidade:

58

59

60

Transio harmoniosa contm regras necessrias para assegurar uma harmoniosa transio do regime constitucional anterior (CF/69) para o novo regime constitucional (CF/88). Transitoriedade os que estabelecem regras que, embora no sejam relacionadas transio de regime constitucional, tm carter meramente transitrio, tm sua eficcia jurdica exaurida to logo ocorra a situao nelas prevista.

2.4 Elementos da Constituio Existe divergncia doutrinria com relao a classificao dos elementos da Constituio, todavia, iremos utilizar a classificao mais tradicional e cobrada em concursos pblicos, proposta pelo grande doutrinador Jos Afonso da Silva.

10

24/01/2013

61

Elementos orgnicos: que se contm nas normas que regulam a estrutura do Estado e do poder. Elementos limitativos: que se manifestam nas normas que consagram o elenco dos direitos subjetivos e garantias fundamentais. Elementos socioideolgicos normas que revelam o carter de compromisso da Constituies modernas entre o Estado.

Elementos de estabilizao constitucional consagrados nas normas destinadas a assegurar a soluo de conflitos constitucionais, a defesa da Constituio, do Estado e das Instituies democrticas. Elementos formais de aplicabilidade normas que estabelecem regras de aplicao de normas constitucionais, tais como o art. 5, 1 da CF.

62

63

64

Ponto 03 Entrada em vigor de uma nova Constituio Introduo: As normas de uma nova Constituio projetam-se sobre todo o ordenamento jurdico, revogando aquilo que com elas seja incompatvel, conferindo novo fundamento de validade s disposies infraconstitucionais e reorientando a atuao de todas as instncias de poder.

O que vacatio constitutionis? Corresponde ao interregno entre a publicao do ato de promulgao da nova Constituio e a data estabelecida para a entrada em vigor de seus dispositivos. Obs: CF/88 NO adotou a vacatio constitutionis, tampouco trouxe clusula especfica sobre a vigncia de seu texto. Logo, a CF/88 entrou em vigor na data de publicao do ato de promulgao.

O que retroatividade? Significa que o poder constituinte originrio pode regular que o novo texto constitucional tenha aplicao em situaes preterias, mesmo que em prejuzo de direito adquirido ou de ato jurdico perfeito. Classificam-se as espcies de retroatividade, quanto graduao por intensidade, em trs nveis: retroatividade mxima, mdia e mnima. Vejamos:

65

66

Retroatividade mnima quando a lei nova alcana as prestaes futuras de negcios celebrados no passado. Retroatividade mdia quando a norma nova alcana as prestaes pendentes de negcios celebrados no passado. Retroatividade mxima quando a norma nova alcana fatos j consumados no passado, inclusive aqueles atingidos pela coisa julgada.

11

24/01/2013

67

68

Obs: Posio do STF firme a jurisprudncia do STF de que no Brasil, os dispositivos de uma Constituio nova tm vigncia imediata, alcanando os efeitos futuros de fatos no passados (retroatividade mnima), salvo disposio constitucional expressa em contrrio.

Entrada em vigor da nova Constituio e a Constituio pretrita? A promulgao de uma Constituio revoga integralmente a Constituio antiga, independentemente da compatibilidade entre os seus dispositivos. Obs: Perda total a perda da vigncia da Constituio anterior sempre total, em blocos. Trata-se da posio dominante no nosso Pas, adotada pelo STF.

O que desconstitucionalizao? Segundo parte da doutrina, a promulgao de uma nova Constituio no acarretaria, obrigatoriamente, a revogao total da Constituio passada. Partindo desta premissa, os dispositivos incompatveis seriam considerados revogados pela nova Constituio e os dispositivos compatveis seriam recepcionados como normas infraconstitucionais. Ela no foi adotada pela CF/88.

69

70

O direito ordinrio pr-constitucional? Neste item, analisaremos as consequncias da promulgao de uma nova Constituio para as normas jurdicas infraconstitucionais pretritas. Deste modo as leis ordinrias prconstitucionais so aproveitadas desde que o seu contedo no conflite com o novo texto constitucional.

O que seria revogao do direito ordinrio? Quando as leis pretritas conflitantes com a nova Constituio seriam revogadas por esta. Esse o entendimento consagrado na jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, e aceito pela doutrina dominante no Brasil. vlido para todas as espcies normativas pretritas infraconstitucionais, alcanando no s as leis formais, mas decretos, regimentos, portarias, atos administrativos, etc.

71

Recepo de normas ordinrias prconstitucionais? Todas as normas infraconstitucionais produzidas antes da nova Constituio, incompatveis com as novas regras, no se observar qualquer situao de inconstitucionalidade, mas, apenas, como vimos, de revogao da lei anterior pela nova Constituio, por falta de recepo.

72

12

24/01/2013

Inconstitucionalidade superveniente? O STF no admite a teoria da inconstitucionalidade superveniente de ato normativo produzido antes da nova Constituio perante novo paradigma. Nesse sentido, deixa claro o STF que vigora o princpio da contemporaneidade, ou seja, uma lei s constitucional perante o paradigma ao qual foi produzida.

73

74

O que venha ser constitucionalidade superveniente? Significa a convalidao de lei inconstitucional superveniente )em face do texto constitucional vigente poca de sua publicao) por norma constitucional futura. No admitida no sistema brasileiro.

75

76

Repristinao? o fenmeno em que uma lei revogada, isto , retirada do ordenamento jurdico, ganha novamente vida aps a promulgao de uma nova Constituio. Ela pode ser expressa ou tcita. O Brasil s adota a expressa.

PONTO 04 CLASSIFICAO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS QUANTO AO GRAU DE EFICCIA E APLICABILIDADE Introduo As normas constitucionais so dotadas de variados graus de eficcia jurdica e aplicabilidade, de acordo com a normatividade que lhes tenha sido outorgada pelo constituinte. Com isso surgiram vrias classificaes, dentre as quais, passo analisar:

77

Classificao segundo Ruy Barbosa: Normas autoexecutveis (self-executing; selfenforcing; self-acting), so preceitos constitucionais completos, que produzem seus plenos efeitos com a simples entrada em vigor da Constituio. Normas no executveis (not self-executing; not self-enforcing provisions ou not self-acting) indicadoras de princpios, que necessitam de atuao legislativa posterior, que lhes d plena aplicao.

Classificao de Jos Afonso da Silva: a classificao mais adotada. Normas de eficcia plena: so aquelas que, desde a entrada em vigor da Constituio, produzem, ou tm possibilidade de produzir, todos os efeitos essenciais. No exigem elaborao de novas normas legislativas que lhes competem o alcance e o sentido.

78

13

24/01/2013

79

Normas de eficcia contida: as normas constitucionais de eficcia contida so aquelas em que o legislador constituinte regulou suficientemente os interesses relativos a determinada matria, mas deixou margem atuao restritiva por parte da competncia discricionria do Poder Pblico, nos termos que a lei estabelecer ou nos termos de conceitos gerais nelas enunciados. Ex: arts. 136, 141, 5, incisos VIII e XIII).

Normas de eficcia limitada so de aplicabilidade indireta, mediata e reduzida, porque somente incidem totalmente a partir de uma normao infraconstitucional ulterior que lhes desenvolva a eficcia. O professor JAS ainda classifica as normas de eficcia limitada em dois grupos distintos:

80

Normas definidoras de princpio institutivo ou organizativo so aquelas pelas quais o legislador constituinte traa esquemas gerais de estruturao e atribuies de rgos ou institutos, exemplo: art. 33, 88, 91, 2 todos da CF. Elas ainda so classificadas em impositivas ou facultativas.

81

82

Normas constitucionais de princpios programticos so aquelas em que o constituinte, em vez de regular, direta e imediatamente,determinados interesses, limitou traar os princpios e diretrizes, para serem cumpridos pelos rgos integrantes dos poderes constitudos.

83

Classificao de Maria Helena Diniz Normas com eficcia absoluta so normas constitucionais intangveis, que no podero ser contrariadas nem mesmo por meio de emenda. Ex: as Clusulas ptreas, previstas no art. 60, 4 da CF. Normas de eficcia plena so aquelas plenamente eficazes desde a entrada em vigor da CF e podero ser atingidas por emendas constitucionais.

Normas de eficcia restringvel correspondem, em sua descrio,aquelas que podem ser reduzidas, restringidas nos casos e na forma que a lei estabelecer. Eficcia complementvel no tm aplicao imediata, por dependerem de norma posterior que lhes desenvolva a eficcia, para ento permitir o exerccio do direito ou do benefcio nelas consagrado.

84

14

24/01/2013

85

86

PONTO 05 INTERPRETAO DA CONSTITUIO Introduo: Interpretar as normas constitucionais significa compreender, investigar o contedo semntico dos significados que formam o texto constitucional. Obs: Intrprete Trata-se de tarefa no s dos tribunais do Poder Judicirio, mas tambm dos Poderes Legislativo e Executivo.

Mtodos de interpretao O mtodo jurdico (mtodo hermenutico clssico): para esse mtodo, adota-se a premissa de que a Constituio , para todos os efeitos, uma lei e para tanto, devem ser utilizados as regras tradicionais da hermenutica. Logo, a funo do intrprete desvendar o sentido do texto, sem ir alm do teor literal dos seus preceitos ainda menos contrari-lo.

87

88

O mtodo tpico-problemtico: para esse mtodo, a interpretao dever ter um carter prtico, buscando resolver problemas concretos e no abrangendo situaes abstratas, pois as normas constitucionais so abertas, por isso, no podem ser aplicadas mediante simples operaes constitucionais

O mtodo hermenutico-concretizador aqui o intrprete deve reconhecer a prevalncia do texto constitucional e partir disto para o problema apresentado. Exige que o intrprete, paulatinamente, encontre o sentido do texto, comparando o resultado que advm de diversas leituras.

89

90

O mtodo cientfico-espiritual um mtodo de cunho sociolgico, que analisa as normas constitucionais no tanto pelo seu sentido textual, mas precipuamente a partir da ordem de valores subjacentes ao texto constitucional, a fim de alcanar a integrao da Constituio com a realidade espiritual da comunidade.

O mtodo normativo-estruturante pretende-se que o contedo da norma, determinado mediante uma tarefa de investigao, seja aplicvel tomada de decises na resoluo de problemas prticos.

15

24/01/2013

91

92

Princpios de interpretao Trata-se de princpios especficos de interpretao constitucional, trazidos pelo grande doutrinador Canotilho.

Princpio da unidade da Constituio por este princpio, obriga o intrprete a considerar a Constituio na sua globalidade e a procurar harmonizar os espaos de tenso existentes entre as normas constitucionais a concretizar. Sendo assim, todas as normas contidas na CF teriam igualdade (no h hierarquia) e representariam uma unidade harmnica e sem contradies.

93

94

Princpio do efeito integrador: o princpio da unidade da Constituio, o princpio integrador significa que, na resoluo dos problemas jurdicoconstitucionais, deve-se dar primazia aos critrios ou pontos de vista que favoream a integrao poltica e social e o reforo da unidade poltica.

Princpio da mxima efetividade: o princpio da mxima efetividade reza que o intrprete deve atribuir norma constitucional o sentido que lhe d maior eficcia, mais ampla efetividade. Princpio da justeza estabelece que o rgo encarregado de interpretar a Constituio no pode chegar a um resultado que subverta ou perturbe o esquema organizatrio-funcional estabelecido pelo legislador constituinte.

95

96

Princpio da harmonizao impe a coordenao e combinao dos bens jurdicosquando se verifique conflito ou concorrncia entre eles de forma a evitar o sacrifico (total) de uns em relao aos outros. Princpio da fora normativa da Constituio impe que, na interpretao constitucional, seja dada prevalncia aos pontos de vista que, tendo em conta os pressupostos da Constituio (normativa), possam contribuir para uma eficcia tima da Lei Fundamental.

Teoria dos poderes implcitos- Significa que a outorga constitucional de uma competncia, ou a indicao de um objetivo a ser atingido deve ser interpretada presumindo-se que s autoridades pblicas foram , simultnea e implicitamente, conferidos os poderes necessrios e suficientes para o desempenho daquela competncia ou para concretizao material daquele objetivo. Ex: os poderes implcitos do Tribunal de Contas, para concesso de medidas cautelares.

16

Vous aimerez peut-être aussi