Vous êtes sur la page 1sur 3

EstruturaeFormaemMsica

Reconhecendoaspartesdamsicaesuatextura
Toda vez que ouvimos, tocamos ou cantamos uma msica, percebemos que ela possui partesqueserepetemoupartesquesecontrastam. As cantigas de roda costumam ter uma ou duas partes com melodias simples e repetitivasmuitasvezes.Canteeperceba: ACanoaVirou Acanoavirou Pordeixlavirar Melodia A Foiporcausada"Fulana" Quenosouberemar Seeufosseumpeixinho Esoubessenadar Melodia A Tiravaa"Fulana" se repete Dofundodomar Nesta cano de roda a melodia se repete vrias vezes. Voc consegue se lembrar de outrascanesdessetipo? AbreAlas(ChiquinhaGonzaga) AbreAlasqueeuqueropassar AbreAlasqueeuqueropassar Eusoudaliranopossonegar RosadeOuroquemvaiganhar! Ento,vamosouviralgumasmsicaseperceberassuaspartes?Seelassoparecidasou diferentes? Quantas vezes se repetem? Quantos instrumentos esto tocando? Existem muitos sons soando ao mesmo tempo? Procure separar em partes as canes do repertrio trabalhado!

FormaBinria(AB)
Quando ao invs de repetir a melodia (a mesma idia musical), resolvemos criar uma parte contrastante, a msica passa a ter duas partes e ento chamamos essa estrutura de FormaBinria. A forma binria pode ser abreviada pelas letras A (primeira parte) e B (parte contrastante).Entotemosumaforma: AB

Portal de Educao Musical do Colgio Pedro II www.portaledumusicalcp2.mus.br

Exemplomusical: Mameeuquero Mameeuquero Mameeuquero Mameeuqueromamar Dachupeta Dachupeta Dachupetapronenmnochorar Dormefilhinhodomeucorao Pegaamamadeiraeentranocordo EutenhoumairmquesechamaAna Detantopiscaroolho Jficousemapestana

ParteA

ParteB

FormaTernria(ABA)
A forma chamada de ternria uma extenso da forma binria. Tambm possui uma parte inicial A (exposio) e uma parte contrastante, a parte B. A diferena que a msica terminacomumretornoparteA. Assimrepresentamosaformaternriadaseguintemaneira: ABA Um bom exemplo de forma ternria o Samba de uma nota s de Tom Jobim. Procureouviressacanoepercebaassuaspartes!

FormaRond(ABACA)
Alm da forma binria e ternria, temos ainda outra que ao invs de possuir somente uma parte contrastante, pode ter mais partes contrastantes. a chamada Forma Rond, que podeserrepresentadaassim: ABACADAetc... Um exemplo de msica com esta forma a famosa Pour Elise de Beethoven. Procure ouvilaepercebaaformarondABACA.

2
Portal de Educao Musical do Colgio Pedro II www.portaledumusicalcp2.mus.br

TexturaemMsica

Oqueumatexturamonofnicaetexturahomofnica?
Chamamos de textura a maneira como os sons so organizados numa msica. Quando ouvimos s uma pessoa cantando ou um nico instrumento soando, dizemos que a msica possuiumatexturamonofnica. Quando existem mais vozes cantando junto, formando um bloco sonoro nico, dizemos que esta msica possui uma textura homofnica. Um exemplo quando um cantor acompanhadoporacordesfeitosporuminstrumentoharmnico(violooupiano). Pergunteaoseuprofessorouprofessoraquaismsicaspossuemessascaractersticas.

TexturaPolifnica
Chamamosdepolifoniaquandoumamelodiaacompanhadadeumaoumaismelodias simultneas. O auge do estilo polifnico se deu no Perodo Barroco. Procure ouvir msicas desseperodo.Osestilospolifnicosmaisconhecidossoocnoneeafuga.Umamsicamuito conhecidaacanoFrreJacques,umcnone.


3
Portal de Educao Musical do Colgio Pedro II www.portaledumusicalcp2.mus.br

Vous aimerez peut-être aussi