Vous êtes sur la page 1sur 10

O PENSAMENTO RADICAL DE JOS HONRIO RODRIGUES: A CONCILIAO NA HISTRIA DO BRASIL Paulo Alves Junior (Doutorando / FCL-UNESP/Araraquara)

A Poltica de conciliao

Se nos atentarmos para o processo que levam a ecloso das denominadas revolues passivas no continente europeu, facilmente notamos o quanto essas tem sua origem no rastro revolucionrio de 1789 a 1848. No caso brasileiro no existe uma diferenciao a tal lgica, pois entre ns, a fuga da famlia real portuguesa em 1808, fugindo das investidas napolenicas, trouxe a transmigrao do corte para o Brasil, suscitando um cenrio de modificaes expressivas para a Colnia. Segundo Luiz W.Vianna:
Mas esse movimento de mudana era, por natureza, ambivalente: o que significava conservao na metrpole importaria consevao-mudana na Colnia. Nesse sentido, embora consistindo em um processo desferido na periferia do mundo e sem alcance universal, marca da Revoluo Passiva no Brasil a sua precocidade, o que certamente dotou, mais tarde, suas elites polticas de recursos polticos a fim de manter sob controle o surto libertrio que, originrio das revolues europias de 1848, se disseminou pelo Ocidente.(Vianna, 2004:44)

Ao longo do processo de formao do Estado-Nao, como o portugus na primeira metade do sculo XIX, que atendia as reivindicaes da maior potncia da poca, Inglaterra, a falta de caractersticasa tipicamente liberais imperava. Capitaneado pela monarquia e revestido de escravismo, a ordem liberal sempre foi de uma estranhesa em nossas terras, assim constituiamos quase como uma deformao dos paises europeus. O liberalismo no deveria ser o suporte nico do Estado, pois sua incompletude deixaria marcas expressivas na sociedade escravocrata, sendo utilizado como retrica e prtica terica confinada as elites polticas. (Vianna, 2004). A falta de liberalismo pode ser expressa na manuteno de uma ordem escravocrata que funcionava como o elemento primordial do sistema econmico vigente entre ns, de sua funcionalidade dependia boa parte da elite brasileira do perodo imperial, dessa forma no modificar essa estrutura escravocrata, serviu para consolidar uma economia dbil e dependente, sem que houvesse a possibilidade de ampliao para um liberalismo mais robusto e apresentando plenamente o funcionamento das instituies a ele vinculadas. A transao gestada pela independncia do Brasil, com formas desconexas do pensamento liberal que fora plasmado pelo Estado portugus (Faoro, 1994), acabou migrando para o Brasil pela liderana da famlia real portuguesa, na conduo de nossa emancipao, caso raro em
Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de Histria: Poder, Violncia e Excluso. ANPUH/SP-USP. So Paulo, 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom.

toda cenrio emancipacionista da primeria metade do sculo XIX, no houve entre ns, os recursos ideolgicos para suscitar maiores debates se, nossa independncia, ocorrera ou no sobre derramamento de sangue. No cenrio rapidamente descrito, a formao de uma interpretao da sociedade brasileira, elaborada por Jos Honrio Rodrigues, esta prxima daquele pensamento radical de classe mdia elaborado por Antnio Cndido1, como produto de um contexto particular da formao social brasileira, aqueles intelectuais que tiveram seu aprendizado nos anos entre 1930 e 1940, foram condicionados a desenvolver um forte teor social em suas obras. Gestou-se, entre os intelectuais, um segmento, nem tanto a esquerda, nem a direita, um pensamento radical de classe mdia, que envolveu mesmo a maior parte dos socialistas e comunistas e a meu ber representou um enorme progresso. De fato, foi a primeira vez que surgiu um modo considervel uma viso noaristocrtica.(Cndido, 1974:22)

Radicalismo Jos Honrio Rodrigues, representante do pensamento radical de classe mdia.

O objeto de estudo desse trabalho, Jos Honrio Rodrigues, um representante dessa determinao de intelectual que passa a radicalizar em sua interpretao da sociedade brasielira, pois aqui identifica uma construo histrica plasmada, principalmente, pelo vis conciliatrio, compreendendo conciliao como uma estratgia aristocrtica para deixar o Povo sempre a margem. Debruando sobre os compndios que versam sobre nossa Histria, dificilmente encontramos a informao que o processo de emancipao poltica do pas foi resultado de um grande derramamento de sangue e muito menos comparaes com a luta travada na Amrica espanhola, pior ainda, o caso de uma poltica que no apresentava uma formao prxima, nem minimamente, com os discursos mais prximos de uma grande guinada da sociedade, principalmete indo de encontro com a reivindicao de certos grupos que poderiam colocar o pas no cenrio da modernidade liberal (Faoro, 1994). O liberalismo, que apontava tais discursos, no encontrava cenrio propicio para se fortalecer, sua prostrao deve-se a ao da Casa de Bragana que preocupada em manter seus interesses e no permitir que existisse um desenvolvimento que fosse autnomo com relao a dominao, tanto fez para barrar toda possibilidade de autonomia sciopoltico apregoado com a proclamao da independncia. Nos muitos compndios de Histria do Brasil que podemos ter acesso, as informaes sobre o perodo imperial apontam para um processo poltico, sem derramento de

1 Em entrevista concedida a Revista Transformao do departamento de letras da UNESP/Assis, 1974; Antnio Cndido explicita o que vem a ser esse pensamento social de classe mdia.
Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de Histria: Poder, Violncia e Excluso. ANPUH/SP-USP. So Paulo, 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom.

sangue 2. A guerra de independncia existente no Brasil, foi sempre apoucada para valorizar uma transio conduzida por um regente, que vislumbrava a manuteno da paz. Uma srie de debates interpretativos do efeito e resultados da independncia do pas, tendo sido conduzido pelos portugueses, que no identificam seus resultados como de uma revoluo. Num dos estudos mais expressivos sobre o assunto, Florestan Fernandes argumenta:
A independncia representa o incio de um novo tipo de autonomia poltica: com ela, instaura-se a formao da sociedade nacional. nesta conexo que esta o aspecto verdadeiramente revolucionrio e que transcendia os limites da situao de interesses da casa reinante. Em contraste com o que ocorria sob o estatuto colonial, e, mesmo, sob a ambgua condio de Reino, o poder deixar de se manifestar como imposio de fora para dentro, para organizar-se a partir de dentro, malgrado as injunes e as contingncias que iriam cercar a longa fase do predomnio ingls na vida econmica, poltica e diplomtica da nao. (Fernandes, 2006:50)

A mudana do estatuto poltico, que vivamos at a concluso da emancipao poltica leva a uma necessria, se fez necessria a partir dos percalos impostos pelo sistema colonial as necessidades da elite nativa, que se encontrava solapada pela sociedade colonial, no perimitiu que a natureza de nossa independncia, no foi, e nem poderia ter sido, dinamizada por massas humanas que procuravam uma ampla transformao social. Esse processo se consubstanciou na eficcia com que aquelas elites se empenharam na consecuo de dois fins polticos: a internalizao definitiva dos centros do poder e a nativizao dos crculos sociais que podiam controlar esses centros de poder. (Fernandes, 2006) Dessa forma, sem refutar a ordem social que imperava, as elites nativas atuaram de forma que fosse possvel uma modificao na estrutura poltica do pas. Nessa disputa entre setores representativos da elite, tanto nativa quanto a associada aos interesses de Portugal, que tivemos a particularidade, comparando a Amrica espanhola, de nossa emancipao poltica. Esse desenlace representou elementos inovadores tanto de carter conservador como progressista, pois ambos operavam em cenrio poltico muito particular. Outra peculiaridade da estruturao poltica brasileira, que seu particularismo monarquista, principalmente se pensarmos como projeto poltico emancipacionista capitaneado pela realeza portuguesa, foi muito mais um continuismo da organizao colonialista. O tipo de estrutura econmica herdada pelo o Brasil, implicava em sua condio perifrica na ordem capitalista do sculo XIX. Cabe lembrar que, enquanto formao social especfica e autnoma, o Brasil emerge na poca do predomnio do capital mercantil, na poca da criao de um mercado mundial. Nossa organizao como nao, no esta condicionada a proto histria de nossas tribos indgenas que
2 Para ficarmos em dos casos, trateremos aqui da oposio que Jos Honrio Rodrigues as formulaes de Oliveira Vianna, principalmente em Occaso do Imprio.
Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de Histria: Poder, Violncia e Excluso. ANPUH/SP-USP. So Paulo, 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom.

habitavam o territrio antes da chegada de Cabral, esta sim no contraditrio processo de acumulao primitiva de capital, que tinha seu centro na Europa.
O objetivo primordial do colonialismo, na poca do predomnio do capital mercantil, consistia em extorquir valores de uso produzidos pelas economias no-capitalistas dos povos colonizados, com a finalidade de transform-los em valores de troca ou mercado internacional. A subordinao dessas economias agora perifricas ao capital mercantil

metropolitano se dava no terreno da circulao: era, para usarmos como certa liberdade um clebre conceito de Marx, uma subordinao formal, que mantinha essencialmente intocado o modo de produo do povo colonizado. O fato de que a extorso crescente de valores de uso levasse, com o passar dos tempos, a uma alterao das bases econmicas e sociais do modo de produo interno num sentido mercantil e mesmo capitalista. (Coutinho, 2000:42)

O caso acima especificado plausvel de ser aplicado ao Brasil, a principal particularidade que no apresentvamos nenhuma forma de produo que fosse geradora de excedente, mesmo que minimamente, nos inserisse na circulao de capital mercantil colonialista. O problema passa a ser criar um aparelho produtivo que articulasse diretamente com o mercado mundial. Mas o fato de que o modo de produo vigente na era colonial tivesse sido posto e reposto pelo movimento internacional do capital, poderamos minimante passar por um processo de acumulao de capital, mesmo que de forma incompleta ou mesmo imperfeito. A particularidade em nossas terras do capitalismo, esta escorada na manuteno do trabalho escravo, no tendo o trabalho livre ganho espao para seu implemento e consolidao3. Dessa forma a constituio de um liberalismo que atendesse a nova demanda da sociedade recm emancipada politicamente no conseguia se confirmar em toda sua plenitude, principalmente no que diz respeito ao carter econmico da ordem liberal. A partir das condies descritas, Jos Honrio Rodrigues identificava na mudana de nosso estatuto colonial, para a Monarquia a abertura possvel, para que existisse a instituio de uma organizao poltica que implementasse um regime democrtico, federalista e que pudssemos ter, por parte das lideranas polticas, uma aproximao aos setores subalternos. Esse pensamento esta amparado pelas transformaes que determinadores setores que apoiavam a independncia defendiam. O exemplo mais notrio e explicito o caso de Jos Bonifcio. As anlises feitas sobre a emancipao poltica do Brasil, em alguns casos, atribui um peso decisivo a figura de Jos Bonifcio como elemento primordial para o entendimento dos desdobramentos do 7 de setembro de 1822. A ele se atribui a consolidao da Independncia e a manuteno da unidade nacional. Personagem histrico e heri nacional, homem e mito, aparece
3 A hiptese que defendemos nessa trabalho que tnhamos no Brasil um modo de produo escravista, sendo de grande relevncia sobre o tema a obra de Jacob Gorender. O escravismo colonial. So Paulo, tica, 1978.
Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de Histria: Poder, Violncia e Excluso. ANPUH/SP-USP. So Paulo, 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom.

nos compndios como figura de destaque(...)(Costa, 1999:61) Eclode em Portugal, em 1821, a Revoluo liberal do Porto, isso acabou fazendo com que Jos Bonifcio tivesse de forma decisiva, uma participao efetiva junto a organizao poltica monrquica. O movimento de 1821 no Porto, visava organizao constitucional do pas, A instalao das Juntas Governativas institudas por deliberao das Cortes portuguesas no significava uma ruptura definitiva com o passado. A inteno era introduzir em Portugal e no Brasil o regime constitucional. (Costa, 1999:64) Inicialmente no era clara as intenes de Portugal para recolonizar o Brasil, inicialmente o movimento ganhava ares de inspirao liberal contrria ao absolutismo do Estado portugus, o prprio D.Joo VI, obrigado a retornar a Portugal por causa da Revoluo, no se opunha de forma clara aos rumos que constitucionalmente o Reino Unido ia adquirindo.
Foi nessas condies que Jos Bonifcio apareceu pela primeira vez na cena poltica brasileira. Quando se indicaram os representantes brasileiros s Cortes de Lisboa, a Junta Governativa de So Paulo redigiu uma srie de construes para orientar os deputados paulistas. Subscritas por todos os membros do governo provisrio de So Paulo, as Lembranas e Apontamentos tem sido, entretanto, atribudas a Jos Bonifcio, por coincidirem suas linhas getais com seus pontos de vista. Nada havia no texto que revelasse a menor inteno de Independncia. Tratava apenas de firmar os princpios liberais que inspiravam, alis, os revolucionrios do Porto, e de garantir as regalias obtidas pelo Brasil desde a vinda da Corte em 1808, entre as quais a autonomia administrativa, no que evidentemente divergia dos objetivos dos revolucionrios portugueses, desejosos de anular as medidas liberais que, permitindo ao estrangeiro o acesso direto s mercadorias brasileiras, prejudicaram os comerciantes e os produtores portugueses.(Costa, 1999:65)

Nos apontamentos se afirmava a necessria defesa da Integridade e indivisibilidade do Reino Unido; declarando-se que as nossas atuais possesses em ambos os hemisfrios sero mantidas e defendidas contra qualquer fora externa, que as pretender atacar ou separar., alm disso a necessidade de princpios igualitrios para a prtica poltica e tambm permitir a diversidade dos costumes e territrio, e das circunstncias estatsticas. (Bonifcio, 2002:126) Jos Honrio Rodrigues, ao avaliar esses apontamentos, indicava para a radicalidade do programa poltico elaborado por Jos Bonifcio. Propostas que versavam sobre a igualdade dos direitos polticos aos paises associados a famlia real portuguesa, alm de ressaltar a necessidade da declarao das atribuies e poderes que competiam aos integrantes do Reino Unido e como deveria ocorrer sua realo com o Imprio. A proposta de Bonifcio para que fossem realizadas vrias reformas, de modo a permitir que as terras no cultivadas entrassem de novo na massa dos bens nacionais, deixando-se somente aos donos das terras meia lgua quadrada quando muito, com a condio de comearem
Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de Histria: Poder, Violncia e Excluso. ANPUH/SP-USP. So Paulo, 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom.

logo a cultiv-la em tempo determinado; que os que tinham feito suas as terras s por mera posse, e no por ttulo legal, as perdessem, exceto o terreno cultivado. (Rodrigues, 1972:190) Essa postura de questionar o absolutismo e charmar a ateno da corte para a necssidade de ocupar tambm a regio central do Brasil, defendendo a integrano territorial e a manuteno da unidade nacional, fizeram com que Jos Bonifcio apresentasse, para a anlise honoriana, o papel de homem pblico que apresentava um plano de governo que causou impacto em Portugal tal sua radicalidade. A postura de Bonifcio logo fez que em Portugal fosse notado que na antiga colnia existia um estadista e sobre ele recairia o dio do Congresso, dos publicistas, dos jornalistas, dos polticos portugueses. D. Pedro descobria nestes Apontamentos o candidato natural chefia do governo nacional (Rodrigues, 1972) O desfecho do papel de lider de Jos Bonifcio, foi o exlio e a impossibilidade de levar adiante a consolidao de uma monarquia constitucional, proposta essa que foi abortada pela conspirao levada adiante pelo prncipe regente, em outorgar a Constituio de 1824 e frear todos os possiveis avanos liberais que a Constituinte em 1823 propunha. Cabe destacar que, sendo um importante interlocutor com o projeto que limitava o poder do Imperador Jos Bonificio foi banido pas e, dessa forma, impedido de levar adiante seu projeto nacional. A medida adotada que levou a dissoluo da Constituinte em 1823, levaria a crise poltica que, ao longo do primeiro reinado, foi incessante e teve seu desfecho com a abdicao em 7 de abril de 1831. A partir desse cenrio a concepo conspiratria da histria e a procura a representates do radicalismo, tornou-se uma prtica comum a elite proprietria e contrria a uma conciliao com o Povo. Ao conciliador Bonifcio, restou o dio tendo sofrido na carte e no espirto a acumulao de dios, agora no mais dos portugueses conluiados aos exaltados, mas dos moderados, dos liberais anti-reformistas. (Rodrigues, 1986:41) A abdicao representa a superao de uma importante etapa no processo de consolidao do Estado Nacional. Pelos efeitos que produziu, inaugurou um perodo de revoltas e agitaes promovidas pelo liberalismo radical empurrado para as provncias, no conseguindo de forma plena equacionar a crise que arrastava-se durante o primeiro reinado. Jos Honrio Rodrigues, afirma que: Com a Regncia, quando pela primeira vez se estabeleceu um governo nacional libertado das faces portuguesas que at ento comandavam o pas, um choque profundo se estabeleceu entre as aspiraes populares e a defesa do status quo pela minoria. Abre-se uma fase em que, acenando com as reformas, sempre concedidas ao mnimo, evitava-se ou pensava-se em evitar a Revoluo e o pas no seu todo sacudido por crises, desordens e agitaes violentas.4 A tendncia que se afirma ao longo do perodo regencial a de um reajuste

4 Jos Honrio Rodrigues, Conciliao e reforma no Brasil. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1965, pp.45 e Marco Aurlio Nogueira, Desventuras do liberalismo. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1984, pp.27.
Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de Histria: Poder, Violncia e Excluso. ANPUH/SP-USP. So Paulo, 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom.

conservador no bloco de foras que fizera a Independncia e a derrubada do imperador. Resultam da conteno do radicalismo e a reafirmao do poder dos grandes proprietrios rurais. Com a eleio de Feij designado para a pasta da Justia, com a inteno explicita de por fim a qualquer agitao que tirasse a sociedade de sua normalidade. As medidas que o perodo do governo Feij conseguiu colocar em prtica fez com que as lideranas radicais fossem desestruturadas e sua atuao perdesse o impacto na estrutura monrquico-escravista que vivamos. Cabe aqui alguns esclarecimentos quanto ao verdadeiro carter da atuao radical, do ponto de vista de sua histria e da insero de seus pressupostos na organizao no cenrio poltico do pas. O termo radicalismo indica um movimento, do ponto de vista de adoo ideolgica, extremamente amplo, tendo como principal objetivo o abandono de qualquer prtica contemporizadora e de toda ttica moderada para impulsionar um processo vigoroso de renovao nos vrios setores da vida social e da organizao poltica. Exatamente por causa desta constante propenso a favor de reformas ditas autnticas, o termo radical assumiu ao longo da histria, uma conotao polmica para os conservadores, pois esses entendem o radicalismo uma forte oposio ao ideal de manuteno do status quo e a permanncia de antigos privilgios.5 No Brasil, ao longo do sculo XIX, tnhamos uma forte interveno do principio radical na atuao de lideranas polticas que se colocavam em forte oposio a governo monrquico, mesmo durante os anos de regncia (1831-1840), a ausncia da Casa de Bragana, a frente da conduo monrquica do pas, no amenizou o clima de instabilidade que esses radicais impunham a setores conservadores. Para Jos Honrio Rodrigues, a regncia e as reformas que a acompanharam, instituram um perodo marcado pela violncia e luta para que os interesses daqueles que identificavam na abdicao a possibilidade de confirmar seus interesses. Ao contrrio, foi o momento de instalao de governo nacional libertado das faces portuguesas que at ento comandavam o pas, um choque profundo que se estabeleceu entre as aspiraes populares e a defesa dos interesses da minoria. O discurso das lideranas era a favor de uma suposta reforma, que apresentava na Cmara, com ardor e veemncia, o que preciso fazer, porm nada disso era levado adiante, pois o apego que as oligarquias tinham as estruturas arcaicas e coloniais e aos seus privilgios intocveis, foram sempre contra as reformas, inclusiva as constitucionais. (Rodrigues, 1964;42). Questionando aquele tipo de organizao poltica que imperava, uma liderana como Paula e Souza questionava a Cmara: Como h de marchar o regime novo com as mesmas molas

Para maiores esclarecimentos sobre o histrico da formao do radicalismo. Ver: Bobbio, Norberto. Dcionrio Poltico, Braslia, Editora UNB, 1994, PP. 1062-1065.

Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de Histria: Poder, Violncia e Excluso. ANPUH/SP-USP. So Paulo, 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom.

do regime velho? Como h o governo nacional criado e organizado de novo, de caminhar conservando todos os elementos do governo velho pelo Brasil? Se tal acontecer haver convulses nas provncias, como j tem ameaado haver. (Rodrigues, 1964:43) A avaliao de Jos Honrio Rodrigues, a respeito da possibilidade de ecloso de uma grande nmero de agitos e pertubaes sociais muito pertinente, tendo em vista que passado o impacto inicial, o que se viu foi um eclodir de revoltas todas com um carter extremamente cruento, que denota a violncia com relao a camada mais precria da sociedade (Rodrigues, 1964). Os nove anos de regncia (1831-1840), foram anos de muito sangue, maior ainda pela reao extremada contra movimentos de carter popular e sertanejo, as revoltas sociais como os Cabanos, no Par, a Balaiada, no Maranho e Piau,as de Alagoas (1832-1844) e a do Equador e da Praia no Cear e Pernambuco, todas alistando as camadas mais miserveis do povo. Por isso mesmo elas foram, excerto a Praia, chefiadas pelos liberais de Pernambuco, rigorosamente exterminadas a ferro e fogo e punidos sem contemplao os seus cabeas(Rodrigues,1964). A partir de 1832, essa prtica opressiva ganha maior amplitude. Cabe destacar que a disputa entre as duas gremiaes, intituladas como partido poltico pela literatura, intensificou a perseguio violenta contra a populao, independente da origem partidria o que designava a reao era o interesse das oligarquais, segundo o historiador carioca, o que determinava era o Poder das oligarquias, especialmente aquelas associadas a grande propriedade fundiria e mais ainda, como era cada vez mais expressivo o afastamento entre o Poder e a Sociedade, sendo essa separao um fenomeno expressivo da organizao politica no Brasil. Com tais pecualiaridades compreensvel que qualquer tentativa de levar adiante um pensamento radical, nos moldes como definimos anteriormente, ficaria comprometido. Qualquer propenso a reformas autnticas, seria combatido a ferro e fogo pela elite proprietria e, dessa forma, a possibilidade de ocupar espao em nossa sociedade seria diminuta. O radicalismo, por sua vez, tambm tinha opositores mesmo de setores contrrios aos interesses da elite proprietria, dessa forma, compreensvel que no eram todos que identificava de forma progressista e salutar a atuao dos radicais. Mesmo com os seus opositores, o que nos interessa destacar que na produo de uma historiografia sobre o perodo apontado, no caso o processo de emancipao poltica, Jos Honrio Rodrigues, aquele que mais lutou para que fosse reconhecido aquele momento como um dos vrios processos cruentos de nossa historiografia.

Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de Histria: Poder, Violncia e Excluso. ANPUH/SP-USP. So Paulo, 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom.

Bibliografia:

COSTA, Emlia Viotti da. Da Monarquia a Repblica: momentos decisivos. So Paulo, Editora UNESP, 7 edio. COSTA, Wilma Peres. A independncia na historiografia brasileira.In: JANCSO, Istvn(org).In: Independncia: Histria e Historiografia, SP, Hucitec / FAPESP, 2005. DOLHNIKOFF, Miriam. Projeto para o Brasil. So Paulo, Companhia das Letras, 1998. FAOR, Raimundo. Existe pensamento poltico brasileira, So Paulo, Brasiliense, 1994. FAUSTO, Boris. Histria do Brasil. So Paulo, Editora da USP, 1994. FERNANDES, Florestan. A revoluo burguesa no Brasil: ensaio de interpretao sociolgica. So Paulo, Editora Globo, 2006, 5 edio. MOTA, Carlos Guilherme. A idia de Revoluo (1789-1801): estudo das formas de pensamento, So Paulo, Cortez, 1989. NABUCO, Joaquim. Um estadista do Imprio.Rio de Janeiro, Topbooks, 1997, 5 edio. NOGUEIRA, Marco Aurlio. As desventuras do liberalismo: Joaquim Nabuco, a monarquia e a repblica, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1984. RODRIGUES, Jos Honrio. Aspiraes Nacionais: interpretao histrico-politica. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1970, 4 edio. RODRIGUES, Jos Honrio. Independncia : revoluo e contra-revoluo. Rio de Janeiro, Editora Francisco Alves, 1975, 5 volumes. RODRIGUES, Jos Honrio. O Continente do Rio Grande, So Paulo, Brasiliense, 1986a. RODRIGUES, Jos Honrio. Conciliao e Reforma no Brasil: um desafio histrico-poltico. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1965. RODRIGUES, Jos Honrio. Vida e Histria. So Paulo, Perspectiva, 1986b. RODRIGUES, Jos Honrio. Tempo e Sociedade. Petrpolis, Vozes, 1986c. RODRIGUES, Jos Honrio. Notcia de Varia Histria. Rio de Janeiro, Livraria So Jos, 1951. RODRIGUES, Jos Honrio. Histria da histria do Brasil. So Paulo, Companhia Editora Nacional, 1978.
Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de Histria: Poder, Violncia e Excluso. ANPUH/SP-USP. So Paulo, 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom.

RODRIGUES, Jos Honrio. Brasil e frica: outros horizontes. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1980. RODRIGUES, Jos Honrio. Interesse Nacional e poltica externa, Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1966. RODRIGUES, Leda Boechat e MELLO, Jos Octvio de Arruda. Um historiador na trincheira. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1994. VIANNA, Luiz Werneck. A revoluo passiva: iberismo e americanismo no Brasil.Rio de Janeiro, Revan, 1997, 2 edio.

Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de Histria: Poder, Violncia e Excluso. ANPUH/SP-USP. So Paulo, 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom.

Vous aimerez peut-être aussi