Vous êtes sur la page 1sur 8

Principal potncia econmica da Europa, a Alemanha o maior ponto de contato entre o ocidente desenvolvido e os pases do Leste Europeu.

. Seu territrio est em terras frteis e cultivveis e tem uma economia fortemente industrializada com destaque para as reas farmacutica, qumica e de motores. o bero de escolas polticas e filosficas, de grandes msicos, escritores e artistas. Desde sua unidade nacional, no final do sculo XIX, um pas-chave no cenrio internacional. Derrotada em duas guerras mundiais, a nao foi dividida por 40 anos em Alemanha Ocidental e Oriental. A queda do Muro de Berlim, em 1989, reunificou o pas e rompeu o equilbrio geopoltico estabelecido no ps-guerra. Enfrenta dificuldades econmicas que pesam sobre toda a Unio Europia, da qual faz parte. Introduo A lngua alem e o sentimento de pertena nao alem existe h mais de mil anos, mas o pas conhecido agora como Alemanha s foi unificado em 1871 em Versalhes, quando o imprio alemo, dirigido pela Rssia, foi constitudo. A Alemanha permaneceu um imprio com povos de diferentes origens nacionais por mais 50 anos. Este foi o segundo "reich" alemo. "Reich" traduzido geralmente por "imprio" mas pode tambm significar "reino". A Alemanha um estado federal da Europa central pertencente Unio Europia. A Alemanha limitada a norte pelo Mar do Norte, pela Dinamarca e pelo Mar Bltico, a leste pela Polnia e pela Repblica Checa, a sul pela ustria e pela Sua e a oeste pela Frana, Luxemburgo, Blgica e Holanda. A capital da Alemanha Berlim. A lngua nacional o alemo. Territrio A Alemanha tem uma superfcie de 357.000 Km2, que se estende de altas montanhas a cordilheiras mdias e terras baixas. Os principais rios so o Reno, o Danbio, o Elba, o Veser e o Mosela e o pico mais alto o Zugspitze (2963 m) nos Alpes. A capital Berlim (3,4 milhes de habitantes), mas a sede do governo em Bona . A Repblica Federal da Alemanha est situada no corao da Europa. Os nove pases vizinhos so a Dinamarca a norte, os Pases Baixos, a Blgica, o Luxemburgo e a Frana a oeste, a Sua e a ustria a sul, e a Repblica Checa e a Polnia a leste. Esta situao central viu-se reforada com a unificao alem ocorrida em 1990 Populao A Alemanha conta com 81,2 milhes de habitantes ; a densidade mdia da populao de 225 habitantes por km2 (1992).

Os protestantes representam 43% da populao e os catlicos romanos 43,4 %. A grande Berlim, cujo ritmo de crescimento tem vindo a aumentar rapidamente desde a unificao alem, conta atualmente com 3 400 000 habitantes e prevse que atinja 8 milhes no final do milnio. O nmero de residentes estrangeiros eleva-se a 6 900 000. Os turcos, cujo nmero se eleva a 1 850 000, constituem, de h muito, a maior comunidade de residentes estrangeiros, seguidos dos residentes originrios dos estados que faziam parte da ex-Jugoslvia, cujo nmero - um milho - s possvel calcular de forma aproximativa devido aos numerosos refugiados de guerra. Seguem-se os italianos, os gregos, os polacos, os austracos, os romenos e os espanhis. A Alemanha deve muito aos trabalhadores e empresrios estrangeiros, que do uma ampla contribuio para o crescimento econmico, acrescentando anualmente cerca de 100 000 milhes de marcos ao produto nacional bruto do pas. A lngua oficial o alemo, embora existam numerosos dialetos. As diferenas entre estes ltimos podem ser de tal forma acentuadas que se um alemo originrio da Frsia, outro de Meclemburgo e outro ainda da Baviera decidissem conversar entre si nos respectivos dialetos, teriam grandes dificuldades em se entenderem. Economia A Alemanha a terceira economia mundial em termos de PIB (Produto Interno Bruto) (depois dos EUA e do Japo). A economia alem uma economia de mercado. A segurana social tem um peso muito grande na economia e os alemes tm direitos sociais muito extensos. Atualmente, o governo Social Democrata est a tentar reformar a segurana social com o objetivo de reduzir o seu peso sobre a economia. A reunificao teve um impacto significativo no crescimento da parte ocidental da Alemanha. Atualmente, a Alemanha est a viver um perodo de ajustamento para eliminar as enormes disparidades econmicas entre a parte oriental e a parte ocidental do seu territrio, principalmente as disparidades em termos salariais e de nvel de vida. A Alemanha tem uma economia social de mercado. A indstria automvel uma das mais importantes, a par das indstrias de engenharia mecnica e eltrica, bem como das indstrias qumica e farmacutica. As indstrias metalrgica e siderrgica tambm desempenham um papel importante na economia. Poltica A Repblica Federal da Alemanha constituda por 16 Lnder (estados). Cada Land dispe de uma constituio, de um rgo legislativo e de um governo prprios. O pas tem um regime parlamentar com duas cmaras. A Cmara Alta ou Bundesrat tem 68 lugares. Em funo da populao, o nmero de representantes de cada Land varia entre trs e seis. O perodo de legislatura depende das datas das eleies nos diferentes Lnder.

O principal rgo legislativo a Cmara Baixa, denominada Bundestag (Assemblia Federal), a qual tem 672 deputados eleitos por um perodo de quatro anos, por sufrgio universal direto, segundo um sistema proporcional. O poder executivo exercido pelo Governo federal, dirigido pelo Chanceler federal, que eleito por maioria absoluta do Bundestag e que nomeia em seguida os outros ministros. O Presidente federal eleito pela Bundesversammlung (uma Conveno federal) convocada exclusivamente para o efeito e composta pelos membros do Bundestag e por igual nmero de deputados eleitos pelos parlamentos dos Lnder. O Presidente , em termos constitucionais, o Chefe de Estado, mas tem reduzida influncia a nvel do governo. Cada Land possui a sua assemblia legislativa com competncia para aprovar legislao em todos os domnios, exceto nos da defesa, dos assuntos externos e das finanas, os quais so da competncia exclusiva do Governo federal. O dia da comemorao da unidade alem, festejado em 17 Junho at 1990, foi substitudo pelo dia da Unificao alem, festejado a 3 de Outubro. Fatos Histricos As origens da identidade nacional alem remontam ao sculo X a.C., quando tribos teutnicas se instalam no atual territrio da Alemanha. A regio conquistada por Jlio Csar em 53 a.C. e sofre invases dos hunos no sculo V. Entre 772 e 802, o imperador francs Carlos Magno anexa a Saxnia, a Baviera, a Rennia e outras terras germnicas aos domnios do Sacro Imprio Romano. Os germanos so convertidos ao cristianismo. O domnio franco encerra-se em 911 com a eleio, pelos duques germnicos, de Konrad I como primeiro rei da Alemanha. Em 962, Otto I torna-se imperador do Sacro Imprio Romano-Germnico (1 Reich). Entre os sculos XI e XII, os domnios germnicos se expandem a leste, mas lutas entre os prncipes e conflitos com o Vaticano enfraquecem a monarquia. Em 1517, Martinho Lutero provoca um cisma com o Vaticano ao liderar a Reforma Protestante. A Guerra dos Trinta Anos (1618-1648) divide a Alemanha em pequenos reinos e principados. Unificao No sculo XVIII, sob Frederico II, o Grande, a Prssia torna-se o mais poderoso principado germnico. O Exrcito prussiano revela-se fundamental para a derrota de Napoleo Bonaparte. O Congresso de Viena, em 1815, cria a Confederao Germnica, unindo 39 Estados. A maioria deles forma uma unio aduaneira em 1834.

As revolues populares de 1848 levam formao do primeiro Parlamento germnico. Em 1862, Otto von Bismarck torna -se chanceler da Prssia. Quatro anos mais tarde, depois de derrotada pela Prssia, a ustria excluda da Confederao Germnica. Em 1871, Bismarck derrota os franceses na Guerra Franco-Prussiana e, apoiado pelos Estados do norte, declara a unificao da Alemanha. Guilherme I proclamado kaiser (imperador) do 2 Reich alemo. A partir de 1880, o pas conhece uma fase de expanso econmica e colonial. Sob a poltica militarista de Guilherme II, a Alemanha apia o Imprio AustroHngaro contra a Rssia, o que acaba levando o pas 1 Guerra Mundial (1914-1918). A derrota alem provoca o estabelecimento da Repblica, proclamada em 1919 na cidade de Weimar. O Tratado de Versalhes probe o rearmamento da Alemanha, impondo tambm perdas territoriais e pesadas reparaes de guerra. A Repblica de Weimar (1919-1933) vive graves crises econmicas. Nazismo Em 1933, Adolf Hitler torna -se chanceler e em pouco tempo transforma a Alemanha numa ditadura dominada pelo Partido Nacional-Socialista. Hitler inicia o rearmamento do pas. Em 1938, a ustria e os Sudetos, regio alem na Tchecoslovquia, so anexados por Hitler. A invaso da Polnia pelos alemes, em 1939, d incio 2 Guerra Mundial (1939-1945). A Alemanha alia-se Itlia e ao Japo, formando a coligao militar conhecida como Eixo. Em 1940, as tropas alems ocupam a Frana e no ano seguinte invadem a URSS. No auge de sua expanso, em 1942, a Alemanha e seus aliados controlam todo o continente europeu, com exceo das ilhas britnicas, de uma parte da URSS e de alguns poucos pases neutros, como Sua e Portugal. Os nazistas criam campos de concentrao na Europa Oriental, nos quais pelo menos 6 milhes de judeus so assassinados. A partir da derrota alem diante dos soviticos na Batalha de Stalingrado, em 1943, o 3 Reich comea a ser expulso dos territrios que havia ocupado. Tropas aliadas invadem a Alemanha em 1945. Em maio, o pas se rende incondicionalmente URSS, EUA, Reino Unido e Frana. Pelos acordos de Yalta e Potsdam, a Alemanha dividida pelos aliados: os ocidentais ocupam o oeste e a URSS, o leste do pas. A Alemanha perde territrios para a Polnia e Rssia. Guerra Fria Em 1949, so criadas a Repblica Federal da Alemanha (RFA, ou Alemanha Ocidental), de regime capitalista, e a Repblica Democrtica Alem (RDA, ou Alemanha Oriental), socialista. Durante o governo do chanceler (primeiroministro) democrata-cristo Konrad Adenauer (1948-1961), a Alemanha

Ocidental conhece um perodo de prosperidade, principalmente em funo da ajuda econmica norte-americana do Plano Marshall. A Alemanha torna-se o centro do conflito entre EUA e URSS durante a Guerra Fria. Em 1948, os soviticos ordenam o bloqueio de Berlim, que rompido por uma gigantesca ponte area dos EUA. Uma revolta de trabalhadores em Berlim Oriental esmagada pelo Exrcito sovitico em 1953. Em 1955, a Alemanha Ocidental ingressa na Organizao do Tratado do Atlntico Norte (Otan), a aliana militar ocidental. A Alemanha Oriental reage ingressando, no mesmo ano, no Pacto de Varsvia, a aliana militar liderada pela URSS. Em 1961, as autoridades orientais constroem o Muro de Berlim para deter o fluxo de refugiados para o Ocidente. O processo de aproximao entre as duas Alemanhas tem incio no final da dcada de 60, estimulado pelo chanceler ocidental Willy Brandt, do Partido Social-Democrata. Em 1973, RDA e RFA entram na Organizao das Naes Unidas (ONU) e se reconhecem mutuamente no ano seguinte. Na Alemanha Ocidental, os democrata-cristos voltam ao poder em 1982 com a eleio de Helmut Kohl, que substitui o social-democrata Helmut Schmidt. O anncio da instalao de msseis nucleares norte-americanos na Alemanha Ocidental, em 1983, provoca grandes protestos pacifistas. Fim do Muro de Berlim O dirigente alemo-oriental Erich Honecker, no poder desde 1971, resiste onda de liberalizao no bloco comunista deflagrada em 1985 pelo dirigente sovitico Mikhail Gorbatchov. Em 1989, milhares de alemes-orientais passam para a Alemanha Ocidental atravs da Hungria e da ustria. Em outubro, manifestaes pr-democracia em Leipzig levam o Partido Comunista alemo-oriental a substituir o linha-dura Honecker por Egon Krenz. Em novembro, a queda do Muro de Berlim abre o processo de reunificao: so marcadas as primeiras eleies livres da RDA. Em 1990, a Aliana pela Alemanha, favorvel unificao, vence as eleies; Lothar de Mazire o primeiro-ministro da Alemanha Oriental. Impulsionada por Kohl, realizada a unificao monetria em julho de 1990. Em outubro, ocorre a unificao poltica. O exrcito alemo-oriental extinto e o Parlamento unificado ratifica o tratado da Unio. Kohl torna-se o chanceler na Alemanha unificada. Alemanha unificada A Alemanha paga um preo alto pela unificao. A desmontagem do parque industrial da parte oriental provoca desemprego macio, que repercute em todo o pas. As altas taxas de juros fixadas pelo Bundesbank (banco central) provocam recesso. Num clima social tenso, os imigrantes sofrem atentados

de grupos neonazistas. Em 1993, o Parlamento restringe o direito de asilo poltico. As garantias sociais, que eram o orgulho da DGB mais forte central sindical da Europa , so questionadas em nome da melhoria da competitividade da indstria alem no cenrio mundial. As dificuldades da Alemanha repercutem nos adiamentos sucessivos de medidas de maior homogeneizao econmica entre os membros da Unio Europia, como o caso da moeda nica (adiada para 1999). Em 1994, Helmut Kohl e o CDU (Unio Democrata-Crist) permanecem no poder, em coligao com o CSU (Unio Social-Crist) e o FDP (LiberalDemocrata). Os social-democratas do SPD, segundo partido do pas, no conseguem se afirmar como alternativa coligao de centro-direita. Em maio de 1994, as duas casas do Bundestag (Parlamento) elegem Roman Herzog, do CDU, como presidente. Em outubro, mesmo perdendo votos, a coligao de Kohl reeleita pela quarta vez consecutiva. Uma onda de greves metalrgicas, iniciada em janeiro de 1995, leva a um acordo nacional em maro: os empregadores concedem um aumento anual de 4% (o sindicato IG Metall exigia 6%) e a reduo progressiva da jornada de trabalho para 35 horas semanais at 1 de outubro. Em junho de 1995, o Bundestag aprova lei que passa a considerar o aborto ilegal, salvo se praticado nos primeiros trs meses de gravidez. Dados gerais Nome oficial: Repblica Federal da Alemanha (Bundesrepublik Deutschland) Nacionalidade: alem Capital: Berlim, Bonn (sede do governo) Idioma: alemo (oficial), dialetos locais Religio: cristianismo (catlicos e protestantes) rea: 356.945 km Localizao: centro-norte da Europa Limites: mares Bltico e do Norte, Dinamarca (N), Polnia (L), Repblica Tcheca (SE), ustria, Sua (S), Frana, Blgica, Luxemburgo e Holanda (Pases Baixos) (O) Caractersticas: plancie baixa e alagada (N), relevo ondulado, grandes lagos e vales (centro), cadeias montanhosas, Alpes Bvaros e Floresta Negra (S) Clima: temperado Hora local (em relao a Braslia): +4h

Populao (1995): 81,6 milhes hab. Densidade demogrfica (hab./km): 228,61 Crescimento demogrfico: 0% Populao no ano de 2025: 76,4 milhes hab. Natalidade (por 1.000 hab.): 10 Mortalidade infantil (por 1.000 hab.): 6 Fertilidade (n de filhos por mulher): 1,3 Expectativa de vida (H/M): 73,5/79,8 Regime de governo: repblica parlamentarista Diviso administrativa: 16 Estados Chefe de Estado: presidente Roman Herzog (desde 1994) Chefe de governo: chanceler Helmut Kohl (desde 1982, reeleito aps unificao do pas em 1991 e 1994) Principais partidos: Unio Democrata-Crist, Unio Social-Crist, SocialDemocrata, Democrtico Livre, Verde, Democrtico Socialista, Unidade Socialista da Alemanha Organizao do Legislativo: bicameral Conselho Federal, com 68 membros eleitos por representatividade proporcional para mandatos iguais aos do Estado que representam, e Assemblia Federal, com 662 membros eleitos por voto direto para mandatos de 4 anos Constituio em vigor: Lei Bsica de 1949 para Alemanha Ocidental, revalidada em 1990, aps unificao (19 emendas) Moeda: marco alemo Cotao (para 1 US$): 1,44 (1995) PIB: US$ 1.910.760 milhes
Primeiramente, gostariamos de dizer que muito bom poder ver a nossa filha Vivian com a chance de participar do intercambio, que sempre foi o sonho dela e o nosso tambm, e agora estamos muito felizes pois sabemos que podemos realizalos juntos. Ela uma pessoa calma, simptica e receptiva, que se d bem com todos. Adora passar um tempo com os amigos e com a famlia tambm. Gosta de conversar com todos, e claro, de fazer novas amizades e ter novas companhias.

Em casa, sempre foi independente, comeou com pequenos gestos na infncia e hoje prefere e gosta de resolver seus prprios problemas sozinha, Mas sempre nos consulta antes de qualquer deciso ou iniciativa. Portanto vemos que ela muito participativa em questes de casa, como arrumar o quarto, levantar para escola sem ajuda de ningum e fazer seu prprio lanche ( caf )fazer devidamente seus compromissos e deveres, ... Na escola sempre nos apresentou notas boas e um timo comportamento. Segue as regras corretas, faz seus deveres de casa, participa dos eventos escolares, e dos esportes, como o basquete, no prprio time da escola e o futebol, jogando no clube da cidade. Sempre demonstra interesse em novas atividades, esportes, e principalmente nos estudos, pois sabe que o caminho melhor para um grande futuro. gratificante ver a nossa filha interessada pelo intercambio, pelo fato de poder conhecer uma nova cultura, novas pessoas, novos valores. Ela gosta muito de viajar e temos certeza que ela representar super bem o Brasil, Minas e nossa cidade no exterior. E chegar aqui com novos conceitos sobre a vida e um novo modo de pensar, temos certeza que o programa de intercmbio de jovens do Rotary Club vai ser muito importante para seu amadurecimento e muito benfico para seu futuro.

Saudaes. Mary e Haroldo

Vous aimerez peut-être aussi