Vous êtes sur la page 1sur 27

AO-1221

OSCILOSCPIO ANALGICO 20MHz

MANUAL DE INSTRUES
Leia atentamente as informaes deste Manual de Instrues antes de utilizar o instrumento.

NDICE 1. INFORMAES DE SEGURANA ....................................... 03 1.1Resumo Geral de Segurana ........................................... 03 1.2Smbolos e Termos de Segurana .................................... 03 1.3Smbolos de Segurana no Produto ................................. 03 2. INTRODUO ....................................................................... 04 3. ADVERTNCIAS .................................................................... 05 3.1Tenso de Alimentao ..................................................... 05 3.2Precauo de Instalao e Manuseio ................................ 05 4. ESPECIFICAES ................................................................ 07 5. DESCRIO DO PAINEL DE CONTROLE E FUNES ....... 09 5.1Funo dos Controles, Conectores e Indicadores ............ 09 5.1.1 Display e Bloco de Alimentao .............................. 5.1.2 Bloco Amplificador Vertical ...................................... 5.1.3 Bloco Varredura e Trigger ........................................ 5.1.4 Caractersticas Diversas .......................................... 10 11 12 13

6. OPERAO .......................................................................... 15 6.1Operao Bsica ............................................................. 6.2Operao com dois Canais .............................................. 6.3Operao ADD ................................................................. 6.4Operao X-Y ................................................................... 6.5Operao EXT TRIG (Varredura Externa) ......................... 15 17 18 18 19

NDICE 6.6Gatilhamento ................................................................... 19 6.6.1 Funes da chave TRIGGER SOURCE ................... 6.6.2 Funes da Chave COUPLING ................................. 6.6.3 Funes da Chave SLOPE ....................................... 6.6.4 Funes de Controle LEVEL .................................... 6.6.5 Funes da Chave MODE ........................................ 19 20 20 21 21

6.7Ampliao da Varredura2 .................................................. 22 7. MANUTENO ..................................................................... 23 7.1Troca de Fusvel ................................................................ 23 7.2Ajuste do Trao (rotao) .................................................. 23 8. ACESSRIOS ....................................................................... 24 9. GARANTIA ............................................................................ 25

INFORMAES DE SEGURANA 1. INFORMAES GERAIS 1.1 Resumo Geral de Segurana Reveja as seguintes precaues de segurana antes de usar o instrumento para evitar ferimentos e prevenir danos a este instrumento ou qualquer produto conectado a ele. Se o instrumento est danificado ou detectar a falta de algo, contacte a assistncia tcnica ou o revendendor mais prximo imediatamente. 1.2 Smbolos e Termos de Segurana ADVERTNCIA O estado de advertncia identifica condies ou prticas que podem resultar em ferimentos perigosos. CAUTELA O estado de cautela identifica condies ou prticas que podem resultar em danos ao instrumento ou outras propriedades. 1.3 Smbolos de Segurana no Produto Os seguintes smbolos de segurana podem aparecer no produto. Terminal Terra. Ateno, Explicao no Manual.

INTRODUO 2. INTRODUO O AO-1221 um osciloscpio analgico com uma banda de freqncia de DC a 20MHz que mostra dois traos e possui dois canais de entrada. O AO-1221 incorpora um conjunto de caractersticas para uma grande gama de aplicaes tais como produo, manuteno, reparo, pesquisa e desenvolvimento. As principais caractersticas do AO-1221 so mostradas a seguir: Possui a funo ADD para a soma de dois sinais. Possui o modo X-Y, gatilho (trigger) alternado e circuito separador de sincronismo de sinal de TV independente, possibilitando que formas de onda de sinais de televiso e outros sinais de vdeo compostos possam ser observados. Compacto e porttil.

ADVERTNCIAS 3. ADVERTNCIAS 3.1 Tenso de Alimentao O instrumento opera com a tenso de linha de 110/220V. Antes de aplicar a tenso de alimentao no instrumento, certifique-se de que a tenso da rede de alimentao seja compatvel. 3.2 Precauo de Instalao e Manuseio Quando for operar o instrumento observe as seguintes advertncias para melhor desempenho do instrumento e para que ele tenha uma vida til maior. Evite colocar o instrumento em locais extremamente frio ou extremamente quente. Especialmente, no deixe o instrumento dentro de um carro fechado, exposto ao sol no vero, ou prximo a um local muito quente. No use o instrumento imediatamente aps desloc-lo de um local muito frio. Permita que este aquea at a temperatura ambiente. Igualmente no mova-o de um local aquecido para um local muito frio, a condensao pode impedi-lo de operar.

ADVERTNCIAS No exponha o instrumento a ambientes midos e empoeirados. No coloque recipientes com lquidos (por exemplo, gua, caf) sobre o instrumento. O derramamento destes lquidos podem causar srios danos ao instrumento. No use o instrumento onde este fique sujeito a vibraes severas. No coloque objetos pesados sobre o instrumento ou obstruindo a rea de ventilao. No use o instrumento onde exista campo magntico intensos, por exemplo, prximo a motores e transformadores. No insira fios, ou utenslios atravs dos furos de ventilao. No permita ferros ou estaes de solda prximo ao instrumento. No coloque o osciloscpio com o painel frontal voltado para baixo, pois pode danificar os knobs. No use este instrumento na perpendicular enquanto os cabos BNC estejam conectados nos terminais do painel traseiro, podendo assim danificar os cabos. No aplique tenso excedendo o limite mximo tanto das entradas como das pontas de prova.

ESPECIFICAES 4. ESPECIFICAES
Descrio Configurao e Tela til CRT Ajuste de Foco Rotao do Trao Controle de Intensidade Entrada de Sinal Eixo Z Largura de Banda Impedncia de Entrada Tenso de Entrada Largura de Banda (-3dB) Acoplamento DC Largura de Banda (-3dB) Acoplamento AC Modos Fator de Deflexo Vertical Preciso Impedncia de Entrada Mxima Tenso de Entrada Acoplamento de Entrada Tempo de Subida Inverso de Polaridade Modos de Apresentao Base de Tempo Horizontal Amplificao da Varredura Preciso Especificao Tela retangular de 6 polegadas com reticulado interno 8 x 10 DIV (1 DIV = 1cm). Possvel. Possvel. Possvel. Sinal com aumento progressivo diminui a intensidade. DC a 1MHz (-3dB). 10k. Nvel TTL (mx 50V DC + Pico AC). Normal - DC a 20MHz. Normal - 10Hz a 20MHz. Y1, Y2, ADD, CHOP, ALT, X-Y 5mV a 5V/DIV em 11 passos calibrados em seqncia 1-2-5. (1mV/DIV para x5) 5% (10% para x5) Aprox. 1M em paralelo com 30pF. 400V (DC + Pico AC). DC - GND - AC. 18ns ou menos (70ns ou menos para MAG x5) Somente Y2. Normal, X-Y , x10, Varivel. 0.1s a 0.2s/DIV em 20 passos calibrados em seqncia 1-2-5. MAG x5 5% ( 10% para MAG x5)

ESPECIFICAES
Descrio Modos Fonte Acoplamento Trigger Rampa Trigger Externo Trigger Externo Eixo X X-Y Eixo Y Diferena de Fase Faixa de Tenso AC Alimentao Freqncia Consumo Caracters- Dimenses ticas Peso Fsicas Especificao AUTO, NORM, SINGLE ALT, Y1, Y2, EXT , LINE. AC / DC (EXTERNO), NORMAL / TV + ou -. Impedncia de Entrada de aprox. 10M. Mxima T enso de Entrada de 400V (DC + Pico AC). O mesmo que Y1,. O mesmo que Y2. 3 ou menos (DC a 50kHz). 220V. 50Hz. / 60Hz Aprox. 35VA. 320(L) x 124(A) x 400(P)mm. Aprox. 7.2kg.

Temperatura de Operao 10C a 35C (para manter a preciso. Temperatura de Operao 0C a 40C ,limites mximos. Condies Temperatura de -10C a 60C Ambientais Armazenamento Umidade Relativa 45% a 80% para manter a peciso. Umidade Relativa 35% a 80%, limites mximos.

DESCRIO DO PAINEL DE CONTROLE E FUNES 5. DESCRIO DO PAINEL DE CONTROLE E FUNES Esta seo contm as informaes necessrias para operar o instrumento e utiliz-lo nos mais variados procedimentos de medidas bsicos e avanados. Englobando a identificao e funes dos controles, conectores e indicadores, procedimentos preliminares, rotinas de operao bsica e procedimentos de medidas. 5.1 Funo dos Controles, Conectores e Indicadores Antes de ligar o instrumento, familiarize-se com os controles, conectores e indicadores e outras caractersticas descritas nesta seo.

Figura 1 Painel Frontal

10

DESCRIO DO PAINEL DE CONTROLE E FUNES

Figura 2 Painel Traseiro 5.1.1 Display e Bloco de Alimentao (1) (2) Chave Power: Liga e desliga o instrumento.

Controle de Intensidade: Ajusta o brilho do display CRT. A rotao no sentido horrio aumenta o brilho. (3) Controle de Foco: Utilizado para obter um trao com maior nitidez. (4) Controle de Rotao: Permite o ajuste do alinhamento do trao com a chave de fenda para corresponder ao reticulado do CRT. (35) Porta Fusvel. (35) Conector Alimentao: Permite a conexo linha de alimentao.

11

DESCRIO DO PAINEL DE CONTROLE E FUNES 5.1.2 Bloco Amplificador Vertical CH1 ou Conector X IN: Terminal de entrada do sinal do amplificador vertical do canal 1 ou do amplificador do eixo X (horizontal) durante a operao X-Y. (14) CH2 ou Conector Y IN:Terminal de entrada do sinal do amplificador vertical do canal 2 ou do amplificador do eixo Y (vertical) durante a operao X-Y. (6) Chave AC/GND/DC do CH1:Para selecionar o modo de acoplamento do sinal de entrada do CH1. A posio AC insere um capacitor entre o conector de entrada e o amplificado para bloquear o componente DC do sinal. A posio GND aterra o conector de entrada. E a posio DC permite que o sinal seja conectado diretamente ao amplificador. (13) Chave AC/GND/DC do CH2:Para selecionar o modo de acoplamento do sinal de entrada do CH2. (8) Chave VOLTS/DIV do CH1: Para selecionar o fator de deflexo calibrado do sinal alimentado ao CH1. (16) Chave VOLTS/DIV do CH2: Para selecionar o fator de deflexo calibrado do sinal alimentado ao CH2. (9) (17) Controles VARIABLE: Proporciona ajuste contnuo do fator de deflexo entre os passos das chaves VOLTS/DIV. A calibrao da chave VOLTS/DIV vlida somente quando os controles VARIABLE esto travados no final de curso totalmente no sentido horrio. (10) (18) Chave x5: A sensibilidade do eixo vertical tornar 5 vezes maior se a chave for selecionada para a posio x5. Isto , a tenso medida ser 1/5 do valor indicado pela escala VOLTS/ DIV. (Neste caso sensibilidade mxima ser de 1mV/DIV.) (11) Controle POSITION do CH1:Para posicionamento vertical do trao do canal 1 na tela CRT. A rotao no sentido horrio move o trao para cima, e no sentido anti-horrio move o trao para baixo. (15) Controle POSITION do CH2:Idem ao item anterior, no entanto, para o canal 2. (7)

12

DESCRIO DO PAINEL DE CONTROLE E FUNES (12) Chave INV do CH2: Inverte o sinal aplicado ao canal 2. (12) Chave VERTICAL MODE: Seleciona o modo de apresentao do amplificador vertical. A posio CH1 mostra somente o sinal de entrada do canal 1 na tela. A posio CH2 mostra apenas o canal 2. A posio ALT mostra alternadamente os sinais dos canais 1 e 2. A posio CHOP alterna entre os sinais dois canais 1 e 2 durante a varredura. A posio ADD mostra a soma algbrica dos sinais do CH1 e CH2. (34) Conector TRIGGER SIGNAL OUTPUT: Este conector fornece uma sada do sinal de trigger para alimentar um freqencmetro ou outro instrumento. 5.1.3 Bloco Varredura e Trigger (24) Chave SEC/DIV: Para selecionar a taxa de varredura calibrada para a base de tempo principal ou na operao X-Y. (25) Controle VARIABLE: Proporciona ajuste varivel contnuo para a taxa de varredura entre os passos da chave TIME/DIV. A calibrao de TIME/DIV vlida somente quando o controle VARIABLE estiver travada totalmente no sentido horrio. (26) Chave x5: Posicionando a chave em x5, o tempo de varredura ser expandida 5 vezes e neste caso o tempo de varredura se tornar 1/5 do valor indicado em TIME/DIV. (19) Controle POSITION Horizontal: Para ajustar a posio horizontal do trao mostrado no CRT. A rotao no sentido horrio move o trao para a direita, e no sentido anti-horrio move o trao para a esquerda. (22) Chave MODE do Trigger: Para selecionar o modo de gatilhamento da varredura. A posio AUTO seleciona a varredura automtica onde a linha de base mostrada mesmo na ausncia de sinal de entrada.

13

DESCRIO DO PAINEL DE CONTROLE E FUNES utilizado para frequncias maiores que 20Hz. A posio NORM produz varredura somente quando um sinal de gatilho recebido e os outros controles estejam corretamente ajustados. A posio SINGLE produz uma varredura nica quando a chave RESET ativar o modo de espera do sinal de trigger. Este modo usado para mostrar sinais no repetitivos e instveis. (28) Chave SOURCE do Trigger: Para selecionar a fonte de trigger conveniente. Na posio CH1 no modo trao duplo, o sinal de trigger proveniente do CH1 e no modo trao nico, o sinal de trigger proveniente do canal. Na posio CH2 no modo trao duplo, o sinal de trigger proveniente do CH2 e no modo trao nico, o sinal de trigger proveniente do canal. Na posio ALT no modo trao duplo alternado, o sinal de trigger proveniente alternadamente dos canais 1 e 2. A posio LINE seleciona como fonte de trigger o sinal derivado da linha de alimentao. Isto permite que o osciloscpio estabilize quando medir componentes de sinais relacionados a tenso de alimentao, mesmo que sejam muito pequenos comparado com outras componentes. A posio EXT seleciona o sinal aplicado ao conector EXT TRIG IN. (21) Controle LEVEL do Trigger: Para selecionar a amplitude do sinal de trigger em que ocorrer o gatilho. Quando girado para o sentido horrio, o ponto de gatilho move-se em direo ao pico positivo. E quando girado no sentido anti-horrio, o ponto de trigger movese em direo ao pico negativo. (32) Conector EXT TRIG IN: Para aplicar o sinal de trigger externo. 5.1.4 Caractersticas Diversas (33) Conector Z AXIS INPUT: Para aplicar o sinal que modula em intensidade o sinal no CRT. O brilho do trao reduzido com sinais positivos, e aumenta com sinais negativos.

14

DESCRIO DO PAINEL DE CONTROLE E FUNES (5) Ajuste da Ponta de Prova: Fornece uma forma de onda quadrada com frequncia e amplitude definidas para ajuste das pontas de prova e calibrao do amplificador vertical. (29) Conector Terra: Fornece um ponto de conexo de terra.

15

OPERAO 6. OPERAO 6.1 Operao Bsica Antes de conectar o cabo de alimentao uma tomada de energia eltrica, verifique se a tenso de linha AC est correta. Aps assegurarse sobre a tenso do estabelecimento, posicione os controles e as chaves do instrumento conforme mostrado na tabela abaixo:
IT E M P OW E R IN TE N F OC US V ERT M OD E P O S ITIO N V O LTS /D IV V A R IA B L E C H 1 , C H 2 C O U P L IN G TR IG G E R S O U R C E TR IG M O D E S LOP E P O S ITIO N V A R IA B L E S E C /D IV TR IG G E R C O U P L IN G N (1 ) (2 ) (3 ) (1 2 ) (11 ) (1 5 ) (8 ) (1 6 ) (9 ) (1 7 ) (6 ) (1 3 ) (2 8 ) (2 2 ) (2 0 ) (1 9 ) (2 5 ) (2 4 ) (3 0 ) AJU S TE P o s i o O F F M e ta d e d o c urs o M e ta d e d o c urs o C H1 P o s i o c e ntra l 0 .1 V /D IV C A L (g ira nd o no s e ntid o ho r rio ) DC S e le c io na d o p a ra C H 1 A U TO + M e ta d e d o c urs o CAL 0 .5 m s AC

Aps posicionar as chaves e os controles conforme indicado, ligue o cabo de alimentao tomada de fora da rede e proceda como descrito abaixo:

16

OPERAO 1. Pressione o boto POWER, e verifique se o LED de alimentao acendeu. Decorridos cerca de 20 seg., dever surgir um trao na tela do CRT. Se nenhum trao aparecer, mesmo aps aproximadamente 60 seg., repita todo o procedimento de ajustes de chaves e controles, conforme explicado na tabela j vista. 2. Regule o trao para um brilho apropriado e para uma imagem bem ntida por meio dos controles INTEN e FOCUS. 3. Alinhe o trao com a linha horizontal central do reticulado, ajustando os controles CH1 POSITION e TRACE ROTATION (com uma chave de fenda). 4. Conecte a ponta de prova (ajustada em 1:1) ao terminal CH1 INPUT, e aplique o sinal de 0.5 Vpp proveniente do CALIBRATOR extremidade da ponta de prova. 5. Coloque o boto AC-GND-DC na posio AC. Surgir na tela do CRT, uma forma de onda como mostra a figura abaixo:
100 90 100 90 100 90

10 0

10 0

10 0

Compensao Apropriada

Sobrecompensao

Subcompensao

Figura 3 6. Ajuste o controle FOCUS at obter um traado bem ntido. 7. Para visualizao de sinais, ajuste os controles VOLTS/DIV e TIME/ DIV em posies adequadas, tais que, a forma de onda do sinal seja apresentada na tela com uma amplitude apropriada e um nmero conveniente de picos.

17

OPERAO 8. Ajuste os controles -POSITION e POSITION em posies adequadas, tais que, a forma de onda mostrada na tela fique alinhada com o reticulado, e a tenso pico-a-pico e o perodo possam ser lidos como desejado. O procedimento anterior o procedimento de operao bsico do osciloscpio para operao com canal simples CH1 e para o CH2 tambm pode ser feita de modo similar. Outros mtodos de operao sero explicados a seguir. 6.2 Operao com dois Canais Para operar com dois canais, selecione a chave VERT MODE para a posio ALT ou CHOP. Quando operando na posio ALT, CHOP ou ADD, os sinais do CH1 ou CH2 podem ser gatilhados de acordo com as opes oferecidas pela chave TRIGGER SOURCE. O modo CHOP usado nas faixas mais lentas que 1ms/DIV inclusive, e o modo ALT nas faixas mais rpidas que 0.5ms/DIV inclusive. Para obter a forma de onda da figura 4 no esquea de conectar a ponta de prova do CH2 ao sinal de calibrao tambm.

sinal do CH1

sinal do CH2

Figura 4

18

OPERAO 6.3 Operao ADD A soma algbrica dos sinais do CH1 e CH2 podem ser visualizadas na tela, selecionando a chave VERT MODE em ADD. O sinal mostrado transformar-se- na diferena entre os sinais de CH1 e CH2, se o boto CH2 INV for pressionado. Para adies e subtraes precisas, necessrio que as sensibilidades dos canais (CH1 e CH2) sejam ajustadas exatamente no mesmo valor atravs dos controles VARIABLE. O posicionamento vertical pode ser realizado atravs de um dos dois knobs POSITION. Em virtude das linearidades dos amplificadores verticais, mais vantajoso posicionar os knobs no meio dos seus cursos.

6.4 Operao X-Y Quando o modo X-Y selecionado, o circuito de varredura interna desconectado. A operao X-Y efetuada com CH1 no eixo X e CH2 no eixo Y. A largura de banda do eixo X varia de DC a 1MHz (-3dB) e o controle POSITION horizontal diretamente usado como controle POSITION do eixo X. Para o eixo Y, o CH2 (X-Y) pode ser selecionado pela chave VERT MODE.
Eixo Y (CH2)

Eixo X (CH1)

Figura 5

19

OPERAO NOTA: Quando os sinais de alta freqncia forem apresentados na tela durante a operao no modo X-Y, preste ateno nas faixas de freqncia e na diferena de fase entre os eixos X e Y. 6.5 Operao EXT TRIG (Varredura Externa) O sinal externo aplicado ao terminal EXT TRIG (32), controla o eixo X. O eixo Y controlado por qualquer canal ou canais quando selecionado por VERT MODE. Quando o modo ALT ou CHOP selecionado, os sinais de CH1 e CH2 so apresentados na tela. 6.6 Gatilhamento Um gatilhamento adequado essencial para a perfeita operao de um osciloscpio. O usurio de um osciloscpio, deve estar bastante familiarizado com os procedimentos e as funes de gatilhamento. 6.6.1 Funes da chave TRIGGER SOURCE O prprio sinal amostrado ou um sinal de gatilho que tenha uma relao de perodos com o sinal amostrado necessrio para ser aplicado ao circuito de gatilho para se obter um sinal estacionrio na tela. A chave SOURCE usada para selecionar a fonte de gatilhamento. - ALT: O sinal aplicado ao terminal de entrada vertical retirado de um ponto do circuito pr-amplificador e levado ao circuito de gatilho atravs da chave VERT MODE. Neste caso, sendo o sinal de gatilho o prprio sinal medido, uma forma de onda bastante estvel poder ser visualizada na tela do CRT. - CH 1: O sinal do CH1 utilizado como referncia para o sinal de gatilho. - CH 2: O sinal do CH 2 utilizado como referncia para o sinal de gatilho - LINE: Um sinal com freqncia igual ao da linha de alimentao AC, utilizada como sinal de gatilho. Este mtodo funcionar quando o

20

OPERAO sinal a ser medido tiver uma relao com a freqncia da linha AC, especialmente para medies de rudos AC de baixo nvel de circuito de udio, circuitos com tiristores, etc. - EXT: A varredura gatilhada por meio de um sinal externo aplicado ao terminal de entrada de gatilho externo. utilizado um sinal externo, que tem uma relao peridica com o sinal medido. Visto que o sinal medido (sinal de entrada vertical), no utilizado como sinal de gatilho, a apresentao da forma de onda na tela poder ser feita independentemente do sinal medido. 6.6.2 Funes da Chave COUPLING Esta chave usada para selecionar o acoplamento do sinal de gatilhamento ao circuito de gatilho, de acordo com as caractersticas do sinal a ser medido. - TV: Este acoplamento utilizado para gatilhamento de TV, para observao de sinais de vdeo de TV. O sinal de gatilhamento acoplado em AC, e levado ao circuito separador de sincronismo de TV atravs do circuito de gatilho (circuito de nvel). O circuito separador retira o sinal de sincronismo, o qual empregado para disparar a varredura. Assim, o sinal de vdeo poder ser apresentado na tela com elevada estabilidade. - DC: Acoplamento DC do sinal de trigger externo - AC: Acoplamento AC do sinal de trigger externo 6.6.3 Funes da Chave SLOPE Esta chave seleciona a inclinao (polaridade) do sinal de gatilhamento (como mostra a figura 6). "+" : Quando fixado na posio "+", o gatilhamento ocorre quando o sinal de gatilho cruza o nvel de gatilhamento na direo crescente do sinal (direo positiva).

21

OPERAO "-" : Quando fixado na posio "-", o gatilhamento ocorre quando o sinal de gatilho cruza o nvel de gatilhamento na direo decrescente do sinal (direo negativa).
Rampa Rampa +

Figura 6

6.6.4 Funes de Controle LEVEL A funo deste controle ajustar o nvel de gatilhamento e apresentar uma imagem estacionria na tela do CRT. No instante em que o sinal de gatilho cruza o nvel de gatilhamento ajustado por este controle, a varredura disparada e aparece a forma de onda na tela. O nvel de gatilhamento mudar para a direo positiva (para cima), se este controle for girado no sentido horrio; e mudar para direo negativa (para baixo), se for girado no sentido anti-horrio.

6.6.5 Funes da Chave MODE Esta chave controla o modo de varredura. A posio AUTO seleciona a varredura automtica onde a linha de base mostrada mesmo na ausncia de sinal de entrada. E utilizada para frequncias maiores que 20Hz. A posio NORM produz varredura somente quando um sinal de gatilho recebido e os outros controles estejam corretamente ajustados. A posio SINGLE produz uma varredura nica quando a chave RESET ativa o modod de espera do sinal de trigger. Este modo usado para mostrar sinais no repetitivos e instveis.

22

OPERAO 6.7 Ampliao da Varredura Se uma certa seo da forma de onda visualizada precisar ser expandida no tempo, poder ser empregado uma varredura mais veloz. Entretanto, se a seo desejada estiver muito distante do ponto de nicio da varredura, possivelmente ela sair da tela do CRT. Neste caso, pressione o boto x5. Feito isso, a forma de onda visualizada ser expandida em 5 vezes, para a direita e para a esquerda, com o centro da tela como centro de expanso.

Selecione a regio pelo controle "Position" Figura 7 O tempo de varredura na operao de ampliao determinado por: (Valor indicado pela chave TIME/DIV) x 1/5 Portanto, a mxima velocidade da varredura no-ampliada (0.5s/DIV), poder ficar ainda maior com ampliao, como segue: 0.5s/DIV x 1/5 = 0.1s/DIV

23

MANUTENO 7. MANUTENO 7.1 Troca de Fusvel Caso ocorra a queima de fusvel localizado no painel traseiro (35), o osciloscpio no poder ser ligado. Para efetuar a troca, desconecte as pontas de prova e o cabo de fora AC, e em seguida retire o soquete do fusvel. Substitua o fusvel queimado por outro com as mesmas especificaes, que pode ser encontrado na traseira do aparelho. Reinstale o soquete no esquecendo da posio correta no seletor de tenso da linha AC. 7.2 Ajuste do Trao (rotao) Quando o trao na tela no se apresentar totalmente na horizontal quando o acoplamento GND selecionado, voc deve ajustar a rotao do trao conforme descrito a seguir: Com o osciloscpio posicionado totalmente na horizontal, ajuste os controles de modo a obter um trao na horizontal com acoplamento GND. Ajuste o potnciometro TRACE ROTATION (4) at que o trao fique totalmente em paralelo com as linhas horizontais do reticulado. aconselhvel sobrepor o trao a uma linha do reticulado para assegurar o ajuste correto.

24

ACESSRIOS 8. ACESSRIOS Manual de Instrues Pontas de Prova Cabo de Alimentao

Manual sujeito a alteraes sem aviso prvio. Reviso: 00 Data Emisso: 30/01/2002

25

GARANTIA 9. GARANTIA O instrumento foi cuidadosamente ajustado e inspecionado. Se apresentar problemas durante o uso normal, ser reparado de acordo com os termos da garantia. GARANTIA SRIE N MODELO AO-1221

1- Este certificado vlido por 06 (seis) meses a partir da data da aquisio. 2- Ser reparado gratuitamente nos seguintes casos: A) Defeitos de fabricao ou danos que se verificar, por uso correto do aparelho no prazo acima estipulado. B) Os servios de reparao sero efetuados somente no departamento de assistncia tcnica por ns autorizado. C) Aquisio for feita em um posto de venda credenciado. 3- A garantia perde a validade nos seguintes casos: A) Mal uso, alterado, negligenciado ou danificado por acidente ou condies anormais de operao ou manuseio. B) O aparelho foi violado por tcnico no autorizado. 4- Esta garantia no abrange fusveis, pilhas, baterias e acessrios tais como pontas de prova, bolsa para transporte, termopar, etc. 5- Caso o instrumento contenha software, a Iceda garante que o software funcionar realmente de acordo com suas especificaes funcionais por 90 dias. No garantido que o software no contenha algum erro, ou de que venha a funcionar sem interrupo. 6- A Iceda no assume despesas de frete e riscos de transporte. 7- A garantia s ser vlida mediante o cadastramento deste certificado devidamente preenchido e sem rasuras.

Nome: Endereo: Estado: Nota Fiscal N: N Srie: Nome do Revendedor:

Cidade: Fone: Data:

26

ICEDA - Tecnologia e Comrcio Ltda.


Av. Dr. Lus Rocha Miranda, 99 - Jabaquara So Paulo - CEP: 04344-010

Vous aimerez peut-être aussi