Vous êtes sur la page 1sur 4

PARECER 01 PR/MTWM

Em 28 de maro de 2007.

A transformao de sociedade de um tipo em outro. Necessidade de apresentao JUCERJA, em processo nico, de dois atos societrios: o que delibera a transformao e o que oberva os requisitos de constituio do novo tipo societrio.

I - A LEGISLAO APLICVEL I.a A Lei 6.404/76

A Lei das sociedades por Aes contm as seguintes normas sobre transformao:
Conceito e forma Art. 220. A transformao a operao pela qual sociedade passa, independentemente de dissoluo liquidao, de um tipo para o outro.

a e

Pargrafo nico. A transformao obedecer aos preceitos que regulam a constituio e o registro do tipo a ser adotado pela sociedade. Deliberao Art. 221. A transformao exige o consentimento unnime dos scios ou acionistas, salvo se prevista no estatuto ou contrato social, caso em que o scio dissidente ter o direito de retirar-se da sociedade. Pargrafo nico. Os scios podem renunciar, no contrato social, ao direito de retirada no caso de transformao em companhia. Art. 122 Compete privativamente assemblia-geral: [...] VIII deliberar sobre transformao [...] da companhia [...].

I. b O Cdigo Civil

O Cdigo Civil, por sua vez, assim dispe sobre a transformao de sociedades:

Art. 1.113. O ato de transformao independe de dissoluo ou liquidao da sociedade, e obedecer aos preceitos reguladores da constituio e inscrio prprios do tipo em que vai converter-se. Art. 1.114. A transformao depende do consentimento de todos os scios, salvo se prevista no ato constitutivo, caso em que o dissidente poder retirar-se da sociedade aplicando-se, no silncio do estatuto ou do contrato social, o disposto no art. 1031.

2 Resumo das disposies legais

A leitura dos dispositivos citados da Lei 6.404/76 e do Cdigo Civil conduz, sem maiores dificuldades, s seguintes concluses:

a) o novo Cdigo Civil praticamente no alterou a sistemtica da transformao prevista na Lei Acionria, sabidamente aplicvel tanto s sociedades annimas quanto s sociedades limitadas. b) ambas as leis prevem que a transformao, no que interessa ao presente trabalho: i) ii) independe de dissoluo e liquidao; deve ser deliberada em assemblia-geral na sociedade annima e pelos scios na sociedade limitada; iii) exige o consentimento unnime dos scios ou acionistas, salvo se prevista no estatuto ou contrato social; iv) dever obedecer aos preceitos que regulam a constituio do tipo em que vai converter-se.

II - AS EXIGNCIAS A SEREM FEITAS PELA JUCERJA NO ARQUIVAMENTO DE ATO DE TRANSFORMAO

Tendo em vista a legislao acima transcrita, pode-se concluir que so necessrios os seguintes atos societrios para o arquivamento de ato de trasnformao de sociedade annima em limitada e de limitada em annima.

II.1 -P rimeira hiptese: de sociedade annima em sociedade limitada

a) ata da assemblia geral extraordinria aprovando, por unanimidade, a transformao em sociedade limitada, se o Estatuto no prev a possibilidade de transformao; se o estatuto previr essa possibilidade, o quorum de deliberao ser da maioria dos presentes assemblia1.

b) contrato social assinado por todos os scios, j que este o instrumento de constituio de uma sociedade limitada, como prev o art. 983 c/c art. 1054 do Cdigo Civil. O instrumento deve vir intitulado Contrato social da

sociedade...(nome) Ltda, resultante da transformao da Companhia... ou ....S.A. Deste instrumento no constaro os nomes dos scios dissidentes, na hiptese de deliberao por maioria.

II.2 Segunda hiptese: de sociedade limitada em sociedade annima

a) deliberao unnime dos scios em reunio ou assemblia de scios ou em documento escrito assinado por todos os scios, conforme previsto no art. 1072 e seus pargrafos do Cdigo Civil; se o contrato social previr a possibilidade de transformao, bastar a deliberao por maioria dos presentes, em reunio ou assemblia devidamente convocada.

Observe-se, neste passo, que uma alterao estatutria para incluir a previso de transformao da companhia em outro tipo depende da aprovao unnime de todos os acionistas. O mesmo entendimento vale para a incluso dessa previso no contrato social da limitada.

b) Ata da assemblia geral ou escritura pblica de constituio

da

companhia ..(nome) por transformao da sociedade limitada (nome), j que, conforme art. 88 da Lei 6.404/76, a constituio de companhia fechada pode ser feita por assemblia geral ou por escritura pblica .

II.3 O contedo da deliberao de transformao.

O contedo do ato de deliberao da transformao deve observar o disposto no art. 2 da IN DNRC 88, de 2 de agosto de 2001, acrescido, ainda, da relao completa dos acionistas ou scios, com a indicao da quantidade de aes ou cotas resultantes da converso.

III DO PROCESSO NICO

Como exposto, a deliberao de transformao exige dois atos societrios: o da deliberao de transformao, segundo as regras do respectivo tipo societrio, e o de constituio do novo tipo societrio, segundo as regras do tipo em que a sociedade se vai converter.

Isto no significa, entretanto, que esses dois atos devam ser apresentados em processos apartados, com duplo pagamento de preo.

Ao contrrio, por tratar-se de deliberao nica, traduzida em dois atos umbilicalmente ligados, devem constar do mesmo processo, devendo o ato de transformao obter o nmero e registro normal, e o da constituio, o novo NIRE, que o novo tipo societrio demandar.

MARIA THERESA WERNECK MELLO Procuradora Adjunta

Vous aimerez peut-être aussi