Vous êtes sur la page 1sur 2

1.

os puritanos passaram a enxergar a opulncia como manifestao exterior da bno divina e no como um desvario cpido. H palavras que se opem pela posio da slaba tnica: cpido (cobioso, vido por dinheiro ou bens materiais. Palavra proparoxtona) e cupido (Deus do Amor na mitologia latina. Palavra paroxtona). A alternativa em que a diferena de posio do acento tnico caracteriza oposio entre duas palavras, no se tratando de variaes de uma mesma palavra, : a) hierglifo/hieroglifo. b) projtil/projetil. c) homlia/homilia. d) Ocenia/Oceania. e) mpio/impio.

2.

ensinando, nos bancos vadios, as aulas da sobrevivncia rf... Observe a forma correta de escrever a palavra sobrevivncia e compare com sobre-humano. Nas alternativas dadas, qual a nica correta? a) Sobre-estar, sobre-rondar. b) Sobre-por, sobrenatural. c) Sobre-humano, sobre-passo. d) Sobressair, sobre-exaltar. e) Sobre-saia, sobreaviso.

3.

Considerando as regras de acentuao que, de acordo com a NGB, regem a prosdia, assinale a afirmativa falsa. a) Dce acentuada graficamente. b) H acento indevido em raz. c) Falta acento em ruina. d) Tm est acentuada por indicar plural. e) Funil no deve ser acentuada graficamente.

4.

Tens idia de quanto intil bancar o mrtir? Nesse rtmo, acabas perdendo o juzo. No segmento dado, a nica palavra das destacadas em desacordo com a norma culta, no que diz respeito acentuao grfica, a) idia. b) intil. c) mrtir. d) rtmo. e) juzo.

5.

Assinale a opo que contm trs, dentre as cinco palavras destacadas, que devem receber acento grfico. a) Eles tem de, sozinhos, aparar o pelo do animal e prepara-lo para a exposiao. b) A estrategia utilizada pelo jogador pos a rainha em perigo em tempo recorde. c) Saimos do tribunal mas, por causa do tumulto, no conseguimos a rubrica dos juizes. d) A quimica vem produzindo novas cores para as industrias de tecido. e) Eles no veem o apoio que se da a qualquer pessoa que aqui vem pedir ajuda.

6.

Orao para Aviadores Santa Clara, clareai Estes ares Dai-nos ventos regulares, De feio. Estes mares, estes ares Clareai! Santa Clara dai-nos sol. Se baixar a cerrao, Alumiai Meus olhos na cerrao. Estes montes e horizontes Clareai. Santa Clara, no mau tempo Sustentai Nosas asas. A salvo de rvores, casas E penedos, nossas asas Governai Santa Clara, clareai. Afastai Todo risco.

Por amor de S. Francisco, Vosso mestre, nosso pai, Santa Clara, todo risco Dissipai. Santa Clara, Careai. (Bandeira, Manuel. Poesia Completa, Rio de Janeiro, Aguilar, 1967, p. 61-2) A leitura atenta e em voz alta do poema de Manuel Bandeira revela que o poeta foi capaz de transmitir musicalidade ao seu poema explorando a semelhana entre as palavras. Do ponto de vista gramatical, isso foi possvel graas associao entre a) slabas tonas e tnicas. b) slabas tnicas e seus parnimos. c) slabas tonas e seus homnimos. d) homnimos e parnimos. e) hiatos e ditongos.

GABARITO
1. E A palavra impio indica aquele que no pio, que no tem piedade, enquanto a palavra mpio indica aquele que no tem f. 2. D Esta a nica alternativa em que se obedecem as regras ortogrficas da NGB. 3. A A palavra doce no acentuada, porque as paroxtonas terminadas em "e" no admitem acento. 4. D A nica palavra em que a ocorrncia de acento no se justifica pela NGB a palavra ritmo. 5. A O verbo ter (em tm) encontra-se na 3 pessoa do plural, devendo ser acentuado, o substantivo plo admite acento diferencial (para distingui-lo de pelo = per + o), enquanto a forma verbal prepar-lo deve obedecer s regras das oxtonas. 6. A A associao de slabas tonas e tnicas contribui para a musicalidade do poema, como acontece em "mares/ares" e "Clara/clareai".

Vous aimerez peut-être aussi