Vous êtes sur la page 1sur 22

Frases

Ditas e Provrbios

Um pequeno vazamento eventualmente afundar um grande navio. Prov. Chins Ningum to grande que no possa aprender, nem to pequeno que no possa ensinar! Prov. Popular No poupar que est o ganho! Prov. Popular Cava o poo antes de teres sede. Prov. Chins O momento aqui e agora, amanh o agora no existe mais. Prov. Popular A mais alta das torres, comea no solo. Prov. Chins Um Homem julgado pelos seus actos, no pelas suas palavras. Prov. Russo Duas coisas indicam fraqueza: calar-se quando preciso falar, e falar quando preciso calar-se. Prov. Persa H trs coisa na vida que nunca voltam atrs: a flecha lanada a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.
1

Prov. Chins As flores perfumam at a mo que as esmaga. Prov. Popular Muita gente pequena, em lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, podem mudar o mundo. Prov. Popular H quem defenda os seus erros, como se estivesse a defender uma herana Quando a realidade no nos agrada decidimos sonhar. O sbio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa tudo o que diz. Aristteles A histria da vida, mais rpida que um piscar de olhos. A histria do amor, ol e adeus at nos encontrarmos de novo... Jimi Hendrix Tens que esquecer o que as outras pessoas dizem, quando suposto morreres ou quando suposto casares. Tens de continuar e ser louco. A loucura como o Cu. Jimi Hendrix Ningum menos conhecido, que cada um de si mesmo.

Quem quer mais do que lhe convm, perde tudo o que quer e o que tem. Mais vale inimigo sabedor, que amigo ignorante. As ocasies so difceis de alcanar e fceis de perder. Cuidado com o homem que no fala e com o co que no ladra. Ningum larga sem dor o que possui com amor. Faz mais quem quer do que quem pode. No acendas lume que no possas apagar. Quem acompanha um coxo ao fim de trs dias coxeia. Mais corta a m-lngua que a tesoura do alfaiate. Quem planta e cria tem alegria. Moa nova como anans: em cima esta verde, mas em baixo esta capaz. Quem cedo se deita e cedo se levanta, doena, pobreza e velhice espanta. Palavra e pedra solta atrs no volta. Tudo na vida quer tempo e medida.
3

As nossas razes so como os nossos relgios; todos andam diferentes, mas cada um acredita no seu. Ter conscincia de que se ignorante, um grande passo em direco sabedoria. O mal das pessoas desejarem alcanar a terra prometida sem passar pelo deserto. A Liberdade o direito de fazer aquilo que no prejudicial. Ser amigo de algum no significa ter as mesmas ideias, mas poder respeitar e aceitar as ideias diferentes do outro. Um corao riqueza que no se vende e no se compra: d-se. G. Flaubert O rico, mil amigos lhe aparecem, o pobre seus irmos o desconhecem. Salomo O verdadeira meio de ser enganado julgar-se mais esperto que os outros. Para o homem, s h trs acontecimentos: nascer, viver e morrer. No tem conscincia de nascer, sofre por morrer, e esquece-se de viver. Bruyre To difcil educar as crianas nos bons hbitos, quo difcil corrigir os adultos nos maus.
4

Renato Kehl prefervel ser dono de uma moeda, do que escravo de duas. G.Flaubert Mesmo que sejas plantado em alto socalco, permanece sempre o que s. A inveja consome o invejoso, como a ferrugem o ferro. Antstenes Estou sempre pronto a aprender, mas nem sempre gosto que me ensinem. Winston Churchill No existe maior loucura no Mundo do que um homem entrar em desespero. Miguel Cervantes O que torna a vida abenoada no fazer aquilo que gostamos, mas sim gostar daquilo que fazemos. J.Wolfgang Goethe O que define a educao de um homem ou de uma mulher o modo como se portam quando brigam. G. Bernard Shaw Quanto olhares mais para trs, maiores possibilidades ters de veres mais em frente. Winston Churchill A humildade calma, silenciosa. Irm gmea do equilbrio e do bom senso.
5

P. Bosmans No Mundo existe suficiente riqueza para a necessidade do homem, mas no chega para a sua ambio. Mohandas Gandhi No a fora fsica que falta s pessoas, mas sim a fora de vontade. Victor Hugo vida como uma sala de espectculos. Entrase, v-se e sai-se. H pessoas que falam, falam... at encontrarem, finalmente, qualquer coisa para dizer. Sacha Guitry No h pessoas mais amargas do que as que so doces por interesse. Vauvenargues O homem nunca se sente to orgulhoso como quando assume uma atitude de humildade. Quem no vive para servir, no serve para viver. Depois de estarmos previcados contra o frio, a fome e a sede, tudo o mais no passa de uma vaidade. Sneca As leis so como as teias de aranha. Apanham os pequenos insectos e deixam escapar os grandes.
6

H duas coisas que precisamos nos dias de hoje: primeiro, que os ricos descubram como os pobres vivem: segundo, que os pobres descubram como os ricos trabalham. Querer poucas coisas ao mesmo tempo, mas querer, custe o que custar, o segredo da vitria. Foch A felicidade no se encontra nos bens exteriores. Aristteles A vida trabalho sacrifcio, luta, dor; mas tambm triunfo, gloria, alegria, cu azul. Oliveira Salazar Viver a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas no faz mais do que existir. O que se aprende no bero, dura at sepultura. Mal pensa quem no repensa. Quem no tem dinheiro no tem graa. Mais chora quem faz mal, do que quem faz bem. O tempo e mar no esperam por ningum.

Contra o vcio de pedir, h a virtude de no dar. Quem pouco ganha e muito gasta, se no herdou, furtou. Se queres ser bom juiz, ouve o que cada um diz. Muito pouco sabe quem muito se gaba de saber. A longa viagem comea com um passo. Prov. Chins Homem prudente vale mais que o valente. Quem compra o que no pode, vende o que no deve. Quem paga tarde paga duas vezes. Quem ameaa sua ira gasta. Antes nada fazer do que fazer nada. Quem quer a sardinha assada chega-lhe a brasa. Se bebes de mais, tropeas e cais. A tua fama longe soa e mais depressa a m que a boa. Ningum faz mal que o no pague.
8

Se queres ter corpo so, no trames contra a razo. Quem aos trinta no pode, aos quarenta no sabe e aos cinquenta no tem, nunca ser ningum. Quem tem sade e liberdade rico e no sabe. Mais perde em amizades, quem mais teima nas verdades. Muitas vezes paga o justo pelo pecador. Olha o que te do, para saberes o que hs-de dar. Corao magoado fala demasiado. Quem tem terra tem guerra. Conhecidos muitos; amigos poucos. Cada um sabe onde o sapato lhe aperta. Curar todos com o mesmo unguento mau pensamento. O diabo faz com uma mo e desfaz com a outra. Quem gasta mais do que tem, a pedir vem. Segue tu sempre a razo, embora a uns agrade e a outros no.
9

A apressada pergunta, vagarosa resposta. Acorda da mentira curta. Mulher beata, pobre que muito reza e homem muito corts, fugir de todos os trs. Obra de vilo: atirar a pedra e esconder a mo. O que arma a esparrela muitas vezes cai nela. Melhor sabe o descansar, depois de muito trabalhar. Abunda a malcia, onde falta a polcia. A ambio cega a razo. A merda a mesma as moscas que mudam. A mulher e a galinha so bichos interesseiros: a galinha pelo milho e a mulher pelo dinheiro. A pacincia vence todos os obstculos. A quem morre de medo, de merda se lhe faz o enterro. Ao mdico, ao advogado e ao padre, falar a verdade. Braga reza, Porto trabalha, Coimbra estuda e Lisboa dorme.
10

Casars, amansars e te arrependers. No se atiram pedras seno s rvores que tm fruto. Criaste, no castigaste, mal criaste. Quem corre a duas lebres no apanha nenhuma. Adivinhar bom, mas saber ainda melhor. Mais fere a m palavra que a espada afiada. Duas palavras abrem qualquer porta: puxe e empurre. Viver a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas no faz mais do que existir. vida o que acontece quando estamos fazendo outros planos... Minhoca um absurdo: no tem ps nem cabea. Lngua ajuizada sempre moderada. Coitados dos cordeiros, quando os lobos querem ter razo. Riqueza a valer sade e saber. Quem vive em paz dorme em sossego.
11

A dormir no se alcanam vitrias. A meninos e a santos de altar no prometas para faltar. Mais vale exemplo que doutrina. Deus v o que o Diabo esconde. Dos bons costumes nascem boas leis. Quem me repreende do mal me defende. Quem no entrar na gua no se afogar. Muitos poucos fazem muito. Quem trabalha de graa relgio. Quem pouco tem e isso d, cedo se arrepender. Dinheiro mal ganho, gua o deu, gua o levou. Vinho e medo descobrem o segredo. Ao Diabo e mulher, nunca falta que fazer. Mal por mal, antes cadeia que hospital. Quem diz o que no viu arrisca-se a mentir. A verdade manca, mas chega sempre a tempo.
12

Quem no guarda segredo, no ganha para medo. Bons amigos, bons conselhos. A espada vence e a palavra convence. Em tempos de guerra, mentiras por mar, mentiras por terra. Boda e mortalha, no cu se talha. Homem ambicioso no preguioso. Dinheiro emprestaste, inimigo ganhaste. Coisa rara, coisa cara. Dura a mentira, enquanto no chega a verdade. proibido amar depressa. No h amor sem cime. O amor cego, mas v muito longe. Deus bom trabalhador, mas gosta que o ajudem. Onde entra o vinho sai a razo. Filhos criados, trabalhos dobrados. Tudo o que violento no dura muito tempo.
13

Amor e morte, nada mais forte. gua corrente no mata gente. Ao mentiroso no se guarda a verdade. O milagre acreditar nele. Honra e proveito no cabem, em saco estreito. Quem vai guerra d e leva. Quem deve no tem razo. A rir, a rir, muitas verdades se dizem. Zangam-se as comadres, descobrem-se as verdades. Missa e pimento so fraco alimento. O mundo nos v, Deus que nos conhece, ningum como parece. Quanto mais amigo, maior inimigo. Dividas e pecados, quem os faz quem os paga. Quem pouco tem pouco lhe basta. Calar a verdade enterrar ouro. Longas viagens, maiores mentiras.
14

De uma vaca no se podem tirar duas peles. Quem foge do trabalho foge do ganho. A guerra e a ceia, comeando se ateia. Obra comeada, meio acabada. Quem d e torna a tirar, ao inferno vai parar. Quem tudo quer vingar cedo quer acabar. Se tens pressa vai andando. Quem o alheio veste na praa o despe. Contra a morte no h coisa forte. O brao quer peito e a perna quer leito. Obedece, sabers mandar. O amor e a f, nas obras se v. Uns batem o mata, outros apanham as lebres. A serenidade vence o furor. Ignorncia do bem a causa do mal. Quem se arrepende salva-se. Estuda e sabers, guarda e ters. Lembra-se mais o credor que o devedor.
15

O bom vinho por si fala. No faas mal ao teu vizinho, que o teu vem pelo caminho. O medo o pai da crena. O homem pe e Deus dispe. Quem compra e vende l se entende. A fortuna madrasta da prudncia. A cada um aquilo que seu. Antes que cases olha o que fazes. Quem duvida no se engana. Sofre para saber e trabalha para ter. Faz o que puderes, com o que tiveres, onde estiveres. Theodore Roosevelt Reparasse que nascera deveras. Sinto-me nascido a cada momento para, a eterna novidade do Mundo... Alberto Caeiro Comear j metade de toda aco. Prov. Grego Se pudemos sonhar, tambm podemos tornar os nossos sonhos realidade.
16

Walt Disney O que sabemos uma gota, o que ignoramos um oceano. Isaac Newton Jogo e bebida, casa perdida. Casa onde no encontra o sol, entra o mdico. Doena mal tratada, poucas vezes demorada. Quem d o que tem mostra o que deseja. Quem desdenha quer comprar. No h bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe. A ignorncia m conselheira. A ignorncia do bem a causa do mal. Quando o mestre canta, boa vai a obra. Obra apressada, obra estragada. Parir dor, criar e amor. A hora de comer a da fome. Quem nada faz, j muito dorme. O que de noite se faz, pela manh aparece.
17

No ser pode viver sem amigos. A verdade filha de Deus. Quem mais tem mais quer. Muito dar tambm di. Quem fcil no amar fcil no aborrecer. gua fervida alimenta a vida. Quem no vai palavra, no vai pancada. Quem vai muito depressa, pode quebrar a cabea. Dedo que a lei corta, no causa mais dano. No que podes fazer s, no esperes por ningum. Ao ignorante sempre aborrece o sabedor. Quem quer festa, sua-lhe a testa. Pouco di o mal alheio. Muito longe vai quem no sabe para onde vai. No se lembra a sogra que j foi nora. Quem de novo no morre, de velho no escapa.
18

Muito esquece a quem no sabe. Fala pouco, diz a verdade, gasta pouco e no devas. O demasiado rompe o saco. Quem tem padrinho no morre mouro. Depois do almoo deitar, depois da ceia passear. No receie crescer devagar; s tenha medo de permanecer imvel. Ditado chins Comece por fazer o que necessrio, depois o que possvel, e de repente estar a fazer o impossvel. S. Francisco de Assis Mais vale calar que mal falar. Deus castiga sem pau sem pedra. Enquanto chove, trabalha Deus. Estuda e sabers, guarda e ters. No se fazem omeletas sem ovos. Vinho pela cor, po pelo sabor. Quem sempre mente, vergonha no sente.

19

Quem no tem ofcio, no tem benefcio. Mais vale o exemplo do que a doutrina. O mentir exige memria. A necessidade inimiga da virtude. Perca-se tudo menos a fama. No andar e no beber conhecers a mulher. Quando falta o0 dinheiro falta tudo. Quem nada sabe de nada duvida. Ningum perde o que no tem. Mente bem quem de longe vem. Quem paga o que deve, sabe o que lhe fica. Casamento feito, noivo arrependido. Com tempo e perseverana, tudo se alcana. Tanta culpa ser furioso como fraco. Mais barato o comprado que o pedido. Nunca se perde o fazer bem. As contas adiantadas saem sempre furadas.
20

Quem se pica quem se di. O que barato sai caro e o que bom custa dinheiro. Sem comer no h prazer. A cada um aquilo que seu. Com o tempo tudo se cura. Cada qual sente o seu mal. O que demais aborrece. Todo mundo quer justia, mas no em sua casa. No melhor pano cai a ndoa. A preguia a chave da pobreza. Quem no sabe inventa. Ao ruim, no h mal que lhe chegue. Quem no trabuca no manduca. Por mal no se leva um portugus; Por bem, levam-se dois ou trs. O seu a seu dono. Ningum aponte faltas com o seu dedo sujo.
21

Patro fora, dia santo na loja. O que de noite se faz pela manha aparece. Ningum deve mandar, SE no aprendeu a obedecer.

22

Vous aimerez peut-être aussi