Vous êtes sur la page 1sur 21

31/7/2009

Prof. MSc. Valmir Dias Luiz

1. INTRODUO AO DESENHO I

DESENHO I

Contedo Programtico
1. Introduo ao Desenho Tcnico
n n n n n Definio de Desenho Tcnico O que viso espacial? Diferena entre Desenho Tcnico e Desenho Artstico O Desenho Tcnico e a Engenharia Tipos de Desenho Tcnico

2. Materiais e Instrumentos
Tipos, normas de uso e manejo dos instrumentos de desenho

3. Normas da ABNT
n Normas que regem os desenhos

4. Lista de Material a Comprar 5. Exerccio de Caligrafia Tcnica

Introduo ao Desenho Tcnico


DEFINIO DE DESENHO TCNICO

O Desenho tcnico uma forma de expresso grfica que tem por finalidade a representao de forma, dimenso e posio de objetos de acordo com as diferentes necessidades requeridas. O desenho tcnico definido como linguagem grfica universal da engenharia e da arquitetura. Assim como a linguagem verbal escrita exige alfabetizao, a execuo e a interpretao da linguagem grfica do desenho tcnico exige treinamento especfico, porque so utilizadas figuras planas (bidimensionais) para representar formas espaciais.

31/7/2009

Introduo ao Desenho Tcnico


DEFINIO DE DESENHO TCNICO

1. Para os leigos a figura a esquerda a representao de trs quadrados. 2. Na linguagem grfica do desenho tcnico a figura corresponde representao de um determinado cubo.

Introduo ao Desenho Tcnico


O QUE VISO ESPACIAL?

Viso espacial um dom que, em princpio todos tm, d a capacidade de percepo mental das formas espaciais. Ou seja, a viso espacial permite a percepo (o entendimento) de formas espaciais, sem estar vendo fisicamente os objetos. Por exemplo, fechando os olhos pode-se ter o sentimento da forma espacial de um copo, de um determinado carro, da sua casa etc..

Introduo ao Desenho Tcnico


O QUE VISO ESPACIAL?

Apesar da viso espacial ser um dom que todos tm, algumas pessoas tm mais facilidade para entender as formas espaciais a partir das figuras planas. A habilidade de percepo das formas espaciais a partir das figuras planas pode ser desenvolvida a partir de exerccios progressivos e sistematizados.

31/7/2009

Introduo ao Desenho Tcnico


DIFERENA ENTRE DESENHO TCNICO E DESENHO ARTSTICO

o Desenho artstico reflete o gosto e a sensibilidade do artista que o criou. J o Desenho tcnico, ao contrrio do artstico, deve transmitir com exatido todas as caractersticas do objeto que representa.

Introduo ao Desenho Tcnico


O DESENHO TCNICO E A ENGENHARIA

O Desenho tcnico uma ferramenta que pode ser utilizada no s para apresentar resultados como tambm para solues grficas que podem substituir clculos complicados. Apesar da evoluo tecnolgica e dos meios disponveis pela computao grfica, o ensino de Desenho Tcnico ainda imprescindvel na formao de qualquer modalidade de engenheiro. Assim, o aprendizado ou o exerccio de qualquer modalidade de engenharia ir depender, de uma forma ou de outra, do Desenho tcnico.

Introduo ao Desenho Tcnico


TIPOS DE DESENHO TCNICO

O Desenho Tcnico dividido em dois grandes grupos: Desenho projetivo so os desenhos resultantes de projees do objeto em um ou mais planos de projeo e correspondem s vistas ortogrficas e s perspectivas. Desenho no-projetivo na maioria dos casos corresponde a desenhos resultantes dos clculos algbricos e compreendem os desenhos de grficos, diagramas etc..

31/7/2009

Materiais e instrumentos
ESQUADROS

Possui a forma de tringulos retngulos; Encontrado sempre em pares; Um esquadro issceles com ngulos de 45 e o outro escaleno com ngulo de 30 e 60; Os esquadros servem para traar paralelas e ngulos dos prprios esquadros, alm dos que so obtidos pela combinao dos dois, como os de 15, 75, 150, etc; Os fabricados em material sinttico-acrlico so os mais usados e os melhores, pela transparncia perfeita e por serem praticamente indeformveis.

Materiais e instrumentos
MANEJO DOS ESQUADROS

No traado de perpendiculares e paralelas pode-se usar o par ou um esquadro e uma rgua qualquer.

Materiais e instrumentos
RGUA T

As rguas T so utilizadas no traado de paralelas, geralmente horizontais, funcionam em mesas-prancheta onde deslizam verticalmente, mantendo a horizontalidade.

31/7/2009

Materiais e instrumentos
USO DA RGUA T

Procura-se manter o cabeote da rgua sempre esquerda, junto ao bordo da prancheta, pressionando firmemente a rgua contra o papel na posio desejada. Inclina-se o lpis na direo do trao, rente ao bordo superior da rgua, seguindo o sentido da esquerda para a direita.

Materiais e instrumentos
MANEJO DA RGUA T E DOS ESQUADROS

Com o auxlio de um par de esquadros, pode-se construir ngulos de 15 e seus mltiplos. Consequentemente, obtm-se a diviso de uma circunferncia em 24 partes iguais.

Materiais e instrumentos
TRANSFERIDOR

um instrumento utilizado na construo e medio de ngulos; O mais usado tem a forma semicircular, graduado de 0 a 180, nos dois sentidos, com dimetro e 120 mm ou 12 cm.

31/7/2009

Materiais e instrumentos
TECNGRAFO

um aparelho que substitui o conjunto de esquadros, rgua T e transferidores. Trabalha permanentemente fixo mesa prancheta e possui um jogo de rguas perpendiculares graduadas em escalas, que funcionam conjugadas com um transferidor existente no brao do aparelho. Essas rguas so travadas automaticamente em 0, 15, 30, 60, 75 e 90.

Materiais e instrumentos
COMPASSOS

So instrumentos empregados para traar circunferncias, seus arcos, ou transpor medidas. Possui articulaes e pontas removveis para o porta-grafite e o tira-linhas numa perna e a ponta-seca na outra, alm do alongador para grandes raios.

Materiais e instrumentos
COMPASSOS

Um bom compasso deve apresentar as seguintes caractersticas: No ter folga nas articulaes; Ter o porta-grafite e ponta-seca (ou porta-agulha) com articulaes; Dobradas as pernas, os extremos devem se tocar.

A. B. C.

31/7/2009

Materiais e instrumentos
COMPASSOS

Para o traado de pequenos crculos emprega-se o compasso balastre (ou de molas) ou o compasso-bomba.

Simples

Balastre

Balastre

Bomba

Materiais e instrumentos
COMPASSOS

Para transportar medidas da rgua graduada para o desenho ou para marcar distncias rigorosamente iguais, pode-se empregar o compasso de pontas fixas ou o compasso balastre:

Materiais e instrumentos
COMPASSOS

Para o traado de grandes crculos usa-se o compasso com prolongador em uma das pernas ou com prolongador lateral.

31/7/2009

Materiais e instrumentos
CINTEL

Para crculos re raios excessivamente grandes, existe um compasso especial chamado cintel ou compasso de vara.

Materiais e instrumentos
USO DE CONSERVAO DOS COMPASSOS

Antes de traar arcos de pequeno raio, devese avanar ligeiramente a agulha (ou dardo) de ponta-seca. Para os raios maiores, as pernas do compasso devem ser dobradas de tal modo que fiquem perpendiculares superfcie do papel.

Materiais e instrumentos
TIRA LINHAS

O tira-linhas um instrumento que serve para traar linhas a tinta.

31/7/2009

Materiais e instrumentos
CURVAS FRANCESAS

As curvas francesas ou pistolets so gabaritos para curvas, recortados por inmeros arcos concordantes e destinados queles desenhos em que no se pode usar o compasso.

Materiais e instrumentos
ESCALA TRIANGULAR OU ESCALMETRO

uma rgua de um prisma triangular contendo em cada face duas escalas de reduo. A principal vantagem dessas escalas para o desenhista est na economia de tempo no clculo de medida por medida. As escalas de reduo mais empregadas so: 1:2 1:5 1:10 1:20 1:25 1:50 1:100 e 1:500

Materiais e instrumentos
RGUA TRIPLO-DECMETRO

A rgua mais usada no desenho tem o comprimento de 30 cm, ou triplodecmetro com limbo graduado em milmetros e meios-milmetros . As rguas graduadas devem servir exclusivamente para medio. Para o traado, usam-se rguas no graduadas ou esquadros.

31/7/2009

Materiais e instrumentos
FIXAO DO PAPEL

As fitas adesivas se prestam plenamente para prender o papel prancheta, pois so facilmente descolados da madeira ou do plstico.

Materiais e instrumentos
LPIS - LAPISEIRAS - GRAFITES

Os grafites so classificados em pelas sries H e B.


MACIO 8B, ..., 2B, B

macios, mdios e duros, identificados

MDIO HB, F, G

DURO H, 2H, ..., 9H

No desenho tcnico, as linhas finas so feitas com grafite duro 3H. As letras, cotagem e anotaes, com F. As linhas de contorno e arestas visveis com B ou HB, os esboos cotados com F. Os grafites duros H so recomendados para papel spero e os mais B para o acetinado.

Materiais e instrumentos
LPIS LAPISEIRAS GRAFITES

O grafite um mineral de textura compacta, cinza-negro, lustroso e graxo ao tato, composto quase exclusivamente de carbono. mesclado de argila, e quanto maior a proporo de grafite, mais negro e suave ser o lpis. O grafite o pigmento que d cor ao lpis. No se aconselham os lpis cilndricos, porque rolam das pranchetas, devem ser sextavados (o que tambm permite prend-lo bem entre os dedos). A madeira do lpis deve ser consistente e suficientemente macia, como o cedro vermelho, para que possa ser cortada com facilidade e no rache. O grafite deve ser bem afiado em lixa fina de modo a dar um trao uniforme. Ao se traar uma linha, a ponta dever deslizar contra o bordo da rgua, girando o lpis proporo que avana.

10

31/7/2009

Materiais e instrumentos
LPIS LAPISEIRAS GRAFITES

As lapiseiras atualmente so mais utilizadas que os lpis; so mais prticas, confortveis e possibilitam a troca rpida de grafites.

Materiais e instrumentos
PRANCHETAS MESAS DE DESENHO

As pranchetas para desenho podem ser simplesmente apoiadas em cavalete ou fazer parte de uma chamada mesa de desenho, com altura e inclinao regulveis.

Materiais e instrumentos
PRANCHETAS MESAS DE DESENHO

As dimenses das pranchetas esto em consonncia com os formatos de papel recomendados pela ABNT, srie A. As mesas de desenho podem ser equipadas com tecngrafo ou com a rgua paralela, uma substituta da rgua T.

11

31/7/2009

Materiais e instrumentos
BORRACHA

Para apagar traos de um lpis ou grafite macio, a borracha deve ser mole e gro fino. Para os traos a lpis ou grafite duro ou feitos a tinta, a borracha dever ser dura, spera de consistncia arenosa. Em ambos os casos aconselhvel o tipo prismtico, por ser fcil a aplicao dos seus vrtices nas pequenas reas do desenho. A borracha deve ser limpa antes de ser aplicada, esfregando-a num papel qualquer. Os traos a serem apagados devem ser isolados dos outros com o auxlio de uma lmina protetora.

Materiais e instrumentos
GABARITOS

So placas de material plstico, transparente, vazadas nos formatos convencionados para os desenhos arquitetnicos, mecnicos, eletrnicos, geomtricos, como crculos, quadrados, elipses, etc.

Materiais e instrumentos
NORMGRAFOS

So gabaritos especiais para traado de letras, algarismos e smbolos, com caracteres iguais e precisos. Para cada lmina de caracteres h uma pena prpria numerada.

12

31/7/2009

Materiais e instrumentos
NORMGRAFOS

O normgrafo mais usado atualmente difere dos normgrafos convencionais por basear-se no sistema pantogrfico. considerado o mais prtico e o mais preciso para se desenhar com rapidez e perfeio os tipos de letras mais variadas.

Materiais e instrumentos
PANTGRAFO

um aparelho empregado na reproduo de desenhos em tamanhos ampliados ou reduzidos, conforme a escala desejada. usado quase que exclusivamente pelos desenhistas cartogrficos.

Normas Tcnicas

A execuo de desenhos tcnicos inteiramente normalizada pela ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas). Os procedimentos para execuo de desenhos tcnicos aparecem em normas gerais que abordam desde a denominao e classificao dos desenhos at as formas de representao grfica, bem como em normas especficas que tratam os assuntos separadamente. Todas as normas NBR descritas a seguir esto em consonncia com a ABNT.

13

31/7/2009

Normas Tcnicas
NBR10647 - 1989 - Desenho Tcnico NBR10067 - 1995 - Princpios Gerais de Representao em Desenho Tcnico NBR10068 - 1987 - Folha de Desenho - Leiaute e Dimenses NBR10582 - 1988 - Apresentao da Folha para Desenho Tcnico NBR08402 - 1980 - Execuo de Caracter para Escrita em Desenho Tcnico NBR08403 - 1994 - Aplicao de Linhas em Desenhos - Tipos de Linhas - Larguras das linhas NBR08196 - 1999 - Desenho tcnico - Emprego de escalas NBR10126 - 1987 - Cotagem em Desenho Tcnico NBR12298 - 1995 - Representao de rea de Corte por Meio de Hachuras em Desenho Tcnico NBR06409 - 1997 - Tolerncias Geomtricas NBR08404 - 1984 - Indicao do Estado de Superfcies em Desenhos Tcnicos NBR08993 - 1985 - Representao Convencional de Partes Roscadas em Desenhos Tcnicos NBR07191 - 1982 - Execuo de Desenhos para Obras de Concreto Simples ou Armado

Normas Tcnicas
PAPEL FORMATOS Normas a consultar:
v v v

NBR 10068 FOLHAS DE DESENHO LEIAUTE E DIMENSES NBR 10582 CONTEDO DA FOLHA PARA DESENHO TCNICO NBR 13142 DOBRAMENTO DE CPIA

Os formatos de papel para a execuo dos desenhos tcnicos so pradronizados. A srie mais usada originria da Alemanha e conhecida como: srie DIN-A (Deutsh Industrien Normen-A). Os formatos das folhas foram introduzidas no Brasil pela ABNT na Norma NB4 em 1945.

Normas Tcnicas
PAPEL - FORMATOS

O formato bsico o A0 (A n zero), medindo 841x1189, e dele derivam-se todos os outros formatos. As dimenses guardam entre si a mesma relao que existe entre o lado de um quadrado e sua diagonal (8412 =1189), e que corresponde a um retngulo de rea igual a 1 m2.

14

31/7/2009

Normas Tcnicas
DIMENSES E MARGENS DOS FORMATOS SRIE-A
Dimenses do Formato Margem [mm] Espessura da linha do Final [mm] quadrado [mm] Esquerda Direita 1189 x 1682 25 15 1,4 841 x 1189 25 10 1,4 594 x 841 25 10 1,0 420 x 594 25 10 0,7 297 x 420 25 10 0,5 210 x 297 25 7 0,5 148 x 210 25 7 0,5 105 x 148 25 7 0,5

Designao 2A0 A0 A1 A2 A3 A4 A5 A6

rea [m2] 2,0000 1,0000 0,5000 0,2500 0,1250 0,0625 0,0312 0,0156

Normas Tcnicas
POSIO DE LEITURA Como regra geral na representao e leitura de desenhos deve se observar que os mesmos possam ser lidos da base da folha de desenho ou de sua direita.

Normas Tcnicas
POSIO DE LEITURA As posies inversas a estas (leitura de cima para baixo ou da esquerda para a direita) so consideradas de cabea para baixo.

15

31/7/2009

Normas Tcnicas
CONFIGURAO DA FOLHA

A lado so apresentadas as diversas regies da folha de desenho e a posio de cada um dos elementos nas mesmas. Usualmente a regio acima da legenda reservada para marcas de reviso, para observaes, convenes e carimbos de aprovao de rgos pblicos.

Normas Tcnicas
LEGENDA

A legenda usada para informao, indicao e identificao do desenho e deve ser traada conforme a NBR 10068. As informaes contidas na legenda so as seguintes:
a) designao da firma; b) projetista, desenhista ou outro, responsvel pelo contedo do desenho; c) local, data e assinatura; d) nome e localizao do projeto; e) contedo do desenho; f) escala (conforme NBR 8196); g) nmero do desenho; h) designao da reviso; i) indicao do mtodo de projeo (conforme NBR 10067); j) unidade utilizada no desenho (conforme a NBR 10126).

Normas Tcnicas
NUMERAO DAS PRANCHAS

O local em que cada uma destas informaes deve ser posicionada dentro da legenda, pode ser escolhido pelo projetista, devendo sempre procurar destacar mais as informaes de maior relevncia. O nmero da prancha deve ser posicionado sempre no extremo inferior direito da legenda. O nome da empresa ou seu logotipo, usualmente, so localizados na regio superior esquerda da legenda. Junto com o nmero da prancha usualmente se informa o total de pranchas do projeto. Ex.: 2/9 significa: prancha 2 de um total de 9 pranchas.

16

31/7/2009

Normas Tcnicas
MARCAS OU TBUA DE REVISO

Conforme a NBR 10582, a tbua de reviso utilizada para registrar correes, alteraes e/ou acrscimos feitos no desenho. Busca registrar com clareza as informaes referentes ao que foi alterado de uma verso do desenho para outra. Deve conter, segundo a referida norma:
Designao da reviso;
Nmero do lugar onde a correo foi feita; Informao do assunto da reviso; Assinatura do responsvel pela reviso; Data da reviso.

Normas Tcnicas
MARCAS OU TBUA DE REVISO

A Tbua de reviso posicionada sobre a legenda, possuindo o formato a seguir representado. preenchida de baixo para cima, ou seja, a primeira reviso registrada na linha inferior da tbua, a segunda na linha acima desta e assim por diante.

Normas Tcnicas
DOBRAMENTO A norma da ABNT (NBR 13142 DOBRAMENTO DE CPIA) recomenda procedimentos para que as cpias sejam dobradas de forma que estas fiquem com dimenses, aps dobradas, similares as dimenses de folhas tamanho A4. Esta padronizao se faz necessria para arquivamento armazenamento destas cpias, pois os arquivos e as pastas possuem dimenses padronizadas.

17

31/7/2009

Normas Tcnicas
Dobramento do Formato A0

Formato A0 (841 x 1189)

Normas Tcnicas
Dobramento do Formato A1

Formato A1 (594 x 841)

Normas Tcnicas
Dobramento do Formato A2

Formato A2 (420 x 594)

18

31/7/2009

Normas Tcnicas
Dobramento do Formato A3

Formato A3 (297 x 420)

Normas Tcnicas
DOBRAMENTO

Hoje em dia existem dobradeiras de formatos:

Dobradeira de formatos maiores

Dobradeira de formatos menores

Normas Tcnicas
CALIGRAFIA TCNICA

Conforme a NBR 8402 EXECUO DE CARACTER PARA ESCRITA EM DESENHO TCNICO, a linguagem escrita do desenho tcnico se faz atravs de uma caligrafia estabelecida por estudos de legibilidade, uniformidade e adequao microfilmagem e a outros processos de produo.

19

31/7/2009

Normas Tcnicas
CALIGRAFIA TCNICA

Normas Tcnicas
CALIGRAFIA TCNICA
Exemplo de caracteres usados (fonte ISOCP.TTF que acompanha o AutoCAD):

No inclinadas

Inclinadas a 15

Normas Tcnicas
CALIGRAFIA TCNICA
Tambm comum usar a fonte Simplex no AutoCAD ou Arial Unicode MS do Word:

No inclinadas

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890

Inclinadas a 15

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890

20

31/7/2009

Lista de Material a Comprar


1. Um bloco formato A4 com margem; 2. Um esquadro de 45 e 60; 3. Uma escala (rgua) ou escalmetro de 300 mm; 4. Um compasso (de preferncia com as pernas maiores para facilitar o traado dos desenhos); 5. Uma lapiseira ou lpis (de preferncia com grafite macio, B ou 2B..., grafite HB tambm serve, mas mdio); 6. Um fita adesiva pequena (para prender a folha A4 e as provas na prancheta); 7. Uma borracha (de preferncia uma que no manche a folha); 8. Um lixa de unha (para fazer o chanfro no grafite do compasso e afinar a ponta do lpis); 9. Uma flanela (para limpar instrumentos e a prancheta); 10.Uma pasta de plstico (para colocar os materiais, instrumentos e trabalhos de desenho).

Exerccio 01
Reescrever utilizando caligrafia tcnica um artigo de qualquer rea do conhecimento. Pode ser de qualquer meio de comunicao (livros, revistas, jornais, internet, etc.), desde que tenha de 20 a 30 linhas. O artigo dever ser feito no formato A4, indicando o ttulo, a fonte de pesquisa e a legenda padro da disciplina.
Adotar: Ttulos: 6 mm Sub-ttulos: 5 mm Cabealhos e notas: 4 mm Corpo de texto: 3,5 a 4 mm

Legenda padro para a disciplina

FIM !!!
PRXIMA AULA SER SOBRE:

2. DESENHO GEOMTRICO

Obs.: Trazer todos os instrumentos de desenho, pois iremos precisar.

21

Vous aimerez peut-être aussi