Vous êtes sur la page 1sur 2

Caracterizam-se por apresentarem gradiente textural, com ntida separao entre horizontes quanto cor, estrutura e textura.

. Os teores de Fe2O3 normalmente so menores que 11%. So profundos a pouco profundos, moderadamente a bem drenados, com textura muito varivel, mas com predomnio de textura mdia na superfcie, e argilosa, em subsuperfcie, com presena ou no de cascalhos. Apresentam porosidade total baixa a mdia e densidade aparente com valores compreendidos entre 1,32 g e 1,63 g/cm3. Quanto saturao por bases, h uma grande variao, ocorrendo solos eutrficos, V > 50%, distrficos, V < 50%, e tambm licos, nos quais a saturao com alumnio trocvel maior que 50%. Devido grande diversidade de caractersticas que interferem no uso agrcola, alm da ocorrncia nos mais variados relevos, difcil generalizar, para a classe como um todo, suas qualidades e limitaes ao uso agrcola. De uma maneira geral, pode-se dizer que os Argissolos so muito suscetveis eroso, sobretudo quando o gradiente textural mais acentuado, presena de cascalhos e sob relevo mais movimentado com fortes declives. Nesse caso, no so recomendveis para agricultura, prestando-se para pastagem e reflorestamento ou preservao da flora e fauna. Quando localizados em reas de relevo plano e suavemente ondulado, esses solos podem ser usados para diversas culturas, desde que sejam feitas correes da acidez e adubao, principalmente quando se tratar de solos distrficos ou licos. Quando localizados em reas de relevo plano e suavemente ondulado, esses solos podem ser usados para diversas culturas, desde que sejam feitas correes da acidez e adubao, principalmente quando se tratar de solos distrficos ou licos. Distribuem-se numa extenso aproximada de 208.000 km2, predominantemente no norte do Estado, desde Aripuan e Juna, onde ocorrem em maior rea, at Santa Teresinha a leste. Ocorrem tambm na regio de gua Boa, Campinpolis e Paranatinga, estendendo-se para sudoeste, na regio da Baixada Cuiabana, at Cceres e, para o sul, na rea do Pantanal. Surgem ainda na regio das nascentes do Rio Paraguai, nas bordas do Planalto dos Parecis, alm do extremo sudoeste, entre Vila Bela da Santssima Trindade e Cceres.

ARGISSOLO

LATOSOLO VERMELHO
Solos bem drenados, derivados de rochas bsicas, contendo teores elevados em Fe2O3, MnO e, normalmente, TiO2, com forte atrao magntica. At 1999 eram classificados como Latossolos Roxos. So muito profundos, friveis ou muito friveis quando midos, argilosos ou muito argilosos. Possuem baixa densidade aparente, de 0,92 g a 1,15 g/cm3, e porosidade alta a muito alta, 60% a 69%, indicando boas condies fsicas. Tm como principal limitao a baixa fertilidade natural, pois so solos distrficos, com baixa saturao por bases. De modo geral, so bem providos de micronutrientes, o que no acontece com a maioria dos Latossolos. So bastante resistentes eroso laminar, devido s suas caractersticas fsicas de boa permeabilidade e porosidade, quando em condies naturais ou quando bem manejados. Submetidos a cultivos intensivos pela arao, ou sucessivas gradagens, sofrem uma compactao subsuperficial p-de-arado ou p-de-grade -, favorecendo o encrostamento superficial, o que aumenta consideravelmente a suscetibilidade eroso e diminui a produtividade. Em condies de manejo inadequado, desenvolvem-se ravinas e pequenas voorocas com facilidade. Ocorrem nas bordas do Planalto dos Parecis, estendendo-se por aproximadamente 1.700 km2 em partes dos municpios de Tangar da Serra, Santo Afonso, Arenpolis e Nortelndia

BRACHIARAS

BRACHIARAS
Nome cientfico: Brachiaria brizantha (A. Rich.) Stapf vr. Marandu. Origem: frica Tropical e do Sul. Ciclo: perene. Precipitao pluviomtrica requerida: acima de 500 mm/ano. Forma de crescimento: touceiras, semi-ereta. Altura da planta: crescimento livre at 1,0 a 1,20 m. Digestibilidade: satisfatria. Palatabilidade: satisfatria. Tolerncia seca: mdia. Forma de uso: pastejo e eventualmente, produo de feno. Tolerncia a insetos: resistente cigarrinha das pastagens. Produo de forragem: 10 a 17 t MS/ha/ano.

RECOMENDAES AGRONMICAS
Nvel de fertilidade do solo: acima de mdia fertilidade Acidez no solo: tolerante. Forma de plantio: sementes. Modo de plantio: a lano. Sementes necessrias: 7 a 14 kg/ha. Profundidade de plantio: 2 cm. Tolerncia a solos mal drenados: baixa. Tolerncia a insetos: resistente cigarrinha da pastagem Tempo para a utilizao: 90 a 120 dias aps o plantio Consorciao: todas as leguminosas Adubao: de acordo com as recomendaes tcnicas determinadas pela anlise de solo Altitude: nvel do mar at 3.000 m Latitude: 30 N e S Temperatura tima: 30 a 35C Valor no controle da eroso: usada com muito sucesso Dormncia da semente: desprezvel Pureza: mnima 40% Germinao: mnima 60%

Vous aimerez peut-être aussi