Vous êtes sur la page 1sur 9

Plano de Disciplina/Aula

Sociedade e Cultura
Ensino Fundamental
(6 Ano A e B; 7 Ano A e B; 8 Ano A e B; 8 Srie B)

Carira 2013

SOCIEDADE E CULTURA- REFERENCIAL CURRICULAR REFERENCIAL CURRICULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL 6 ANO COMPETNCIAS GERAIS Identificar a construo social do homem. Perceber como se manifesta as diferentes culturas. Conhecer os fundamentos bsicos de valores humanos, igualdade, justia social e paz. Conhecer a importncia dos vrios povos para a cultura sergipana. Compreender a importncia da comunidade escolar para a vivncia social. Conhecer os variantes dos brinquedos fabricados e construdos como tambm jogos e brincadeiras. HABILIDADES Possibilitar a compreenso das relaes homem, natureza e conhecimento. Construir aes de sociedade grupal. Formar paradigma de sociedade, grupos baseados em valores necessrios para importncia e conservao dos patrimnios culturais. A inter-relao com outros povos para a cultura sergipana. Mostrar a escola como espao de aprendizagem atravs do convvio social. Resgatar a importncia da comunicao social, organizao do nosso Estado e os smbolos oficiais. CONTEDO Falando de Cultura. Cultura Material. Cultura Espiritual. Cultura Espiritual. Relaes Sociais. Comunicao. Cooperao. A cultura brasileira. Direito e deveres humano. Cidadania na Constituio do Estado de Sergipe. A conquista da cidadania. O cidado passivo. O poder do voto. Preconceito e cidadania. Comportamento humano e cidado. Sociedade e Cidadania CONCEITOS A construo social do homem. Falando sobre Sociedade e Cultura. Sociedade e Cidadania. O Nosso Patrimnio Cultural. ndios, Brancos e Negros a Cultura Sergipana. A Cultura Intelectual e a Comunicao Social. Comunicao Social A organizao do Estado e os Smbolos Oficiais.

SOCIEDADE E CULTURA- REFERENCIAL CURRICULAR REFERENCIAL CURRICULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL 7 ANO COMPETNCIAS GERAIS Refletir sobre o carter artificial e diversificado da cultura que se faz mediante a relao do homem social com o meio. Compreender o tempo histrico e o espao como construes sociais que definem as especificidades histricas e culturais tanto no passado como no presente. Atentar para os movimentos de continuidade e descontinuidade que caracteriza os processos histricos do governo, povoamento e a sociedade sergipana. Pensar a materialidade produzida por uma classe social enquanto resultante e HABILIDADES Distinguir culturas, classes sociais e compreender a importncia das funes cumpridas por essas duas formas de discursos em seus respectivos contextos. Entender que coletar e caar alimentos foi das primeiras formas de interveno do homem sobre a natureza e que esse modelo de produo, resultou num padro de sociedade que esteve presente em nosso Estado. Distinguir as fazes polticas em que convencionalmente se dividem a histria do governo, povoamento e a CONTEDO Falando de cultura. Relaes culturais. Cultura e classes sociais. A vida do homem primitivo sergipano. Os ndios de Sergipe. A catequese Jesuta. Surgimento das vilas. A Cmara de Vereadores. A Comarca de Sergipe. Sociedade patriarcal e escravista. A classe operria. O cotidiano dos operrios. Breve histrico da mandioca em Sergipe. A mandioca na CONCEITOS Falando sobre Sociedade e Cultura. O homem Primitivo Sergipano. O Governo, Povoamento e Sociedade Sergipana. A industrializao e os trabalhadores O Cangao em Sergipe A Poltica nos anos 1960 e 1970 A luta pela democracia ndios, Brancos e Negros a Cultura Sergipana. A Cultura da Mandioca em Sergipe

construtor de uma sociedade. Localizar nas experincias acumuladas pelas especificidade econmica, polticas e culturais entre as classes em nosso Estado. Refletir sobre a poltica dos anos1960 e 1970 diante da cultura que se fez mediar a relao do homem social e poltico. Compreender as possibilidades de relao entre a maneira como os homens se organizaram para produzir estruturas sociais, polticas e culturais. Compreender a importncia da mandioca para acultura, culinria e econmica sergipana, Pensar a materialidade produzida pelo coco, coqueiro e cocada na sociedade sergipana.

sociedade sergipana. Compreender o papel desempenhado pelo catolicismo na construo da industrializao e os trabalhadores. Localizar espacial e temporalmente a a importncia do cangao e observar suas especificidades econmicas, polticas e cultural. Compreender a poltica nos anos 1960 e 1970, sem perder de vista as especificidades culturais e a pretenso poltica, prpria de cada poca. Reconhecer a diversidade tnica que caracteriza a luta pela democracia dos povos sergipanos e localizar muitas das contribuies que seus diversos povos trouxeram para a sociedade sergipana.

culinria sergipana. A mandioca na O Coco, o Coqueiro e economia Sergipana. O coco e o coqueiro na a Cocada. cultura sergipana. Utilidades populares do coco e coqueiro. O coco na culinria sergipana. Sergipe uma Feira. Aspectos histricos da feira em Sergipe. As feiras sergipanas na poesia popular. A culinria Sergipana.

Identificar, compreender e comparar os diferentes aspectos histricos, polticos, culinrios e econmicos nas feiras sergipanas.

Compreender a cultura da mandioca sem perder de vista as especificidades culinrias e econmicas em Sergipe. Atentar para as especificidades do coco, coqueiro e a cocada no contexto cultural utilitrio e culinria sergipana. Caracterizar a feira sergipana nos aspectos histricos, poticos,culinrios e econmico nos tempos atuais.

SOCIEDADE E CULTURA- REFERENCIAL CURRICULAR REFERENCIAL CURRICULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL 8 ANO COMPETNCIAS GERAIS Compreender as possibilidades que a democracia proporcionou para a sociedade se organizar para produzir as estruturas sociais, polticas e culturais. Compreender o tempo histrico como construo social que definem as especificidades geogrfica e econmica tanto no passado quanto no presente. Entender o funcionamento da organizao do Estado e os smbolos oficiais, fundamentando a importncia da sua existncia. Demonstrar as opinies e crenas sobre a HABILIDADES Analisar o processo democrtico e as consequncias que algumas das suas medidas desencadearam na relao econmica e poltica em nosso Estado. Pensar os conflitos do ps-modernismo na poltica e social como uma possibilidade de explicao e de compreenso da atual fisionomia territorial sergipana e nela a geografia do poder econmico presente em nossos dias. Conhecer as fundamentaes dos limites da organizao do Estado e os smbolos oficiais, existentes em nosso Estado. CONTEDO A nova democracia poltica. A era ps-moderna. A sociedade psmoderna. A cultura psmoderna. A ideia da sergipanidade. Os trs poderes. Os Smbolos do Estado de Sergipe. Outros smbolos sergipanos. Reflexes sobre folclore. Folclore e cultura popular. Manifestaes folclricas em Sergipe. Grupos folclricos de CONCEITOS O Restabelecimento da Democracia em Sergipe O Ps-Modernidade e Sergipanidade. A organizao do Estado e os Smbolos Oficiais Nosso Rico Folclore A Literatura Folclrica Festas populares As Crenas dos Sergipanos.

diversidade folclrica existente em nosso Estado fundamentando a sua real importncia. Compreender as distines e funes das narrativas orais ou escritas enquanto espao de representao das diferentes literaturas folclricas, festas populares construas pelo homem para cultivo de valores dos quais eles resultem e ao mesmo tempo construtores. Reconhecer a espiritualidade como um dos elementos fundamentais das tradies religiosas. Analisar, compreender e refletir sobre as tradies transcendentes atravs sobre os ritos, crenas e doutrinas das plantas medicinais.

Demonstrar atitudes de combate ao preconceito tnico e gnero nas diversas manifestaes folclricas do nosso Estado. Estabelecer relao entre as literaturas folclricas e festas populares existente no nosso Estado. Conhecer as fundamentaes dos limites tnicos propostos pelas varias tradies regionais. Conhecer as vrias formas de plantas medicinais suas famas e uso existentes em nosso Estado.

Sergipe. A literatura potica folclrica. O carnaval Sergipano. As festas juninas. Os festejos do ciclo natalino. Vaquejadas. A religio Catlica. Religies afrobrasileiras. Sincretismo. Os Evanglicos. Pentecostais. O Espiritismo. Esoterismo.

SOCIEDADE E CULTURA- REFERENCIAL CURRICULAR REFERENCIAL CURRICULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL 9 ANO COMPETNCIAS GERAIS Compreender as distines entre populao absoluta de populao relativa, construdo pelo homem para cultivo de valores. HABILIDADES Distinguir cultura intelectual de comunicao social e compreender a aproximao destas duas formas de distines. CONTEDO As universidades. As faculdades. A intelectualidade sergipana. Festival e encontros culturais O fasc. Os trs poderes. Os Smbolos do Estado de Sergipe. Outros smbolos sergipanos. Populao absoluta. Populao relativa. O IDH e o quadro social da populao sergipana. O quadro social. Os municpios sergipanos. Avanos econmicos. CONCEITOS A Cultura Intelectual e a Comunicao Social Comunicao Social, organizao do Estado e os Smbolos Oficiais Aspectos Gerais da Populao em Sergipe O Crescimento Econmico em Sergipe Os Meios de Comunicao em Sergipe Empreendimentos Tursticos em Sergipe Aes Locais de Sustentabilidade

Diferenciar atravs dos Reconhecer atravs smbolos oficiais as dos smbolos oficiais a comunicaes sociais entre comunicao social e os trs poderes. organizao do Estado. Identificar atravs do Refletir a IDH as principais diversificao a que se faz problematizao do quadro mediante o IDH e o quadro social da populao social da populao sergipana nas relaes sergipana mediante a relao econmicas e culturais. do homem social com o meio. Compreender os Reconhecer a condio impactos no mundo da histrica dos meios de produo e do trabalho

comunicao, pensando na materialidade produzida por uma sociedade enquanto resultante e construtora de opinio. Compreender as possibilidade da relao das maneiras como os empreendimentos tursticos vem se desenvolvendo nas ltimas dcadas. Compreender a funo das aes locais de sustentabilidade construda para o cultivo de valore dos quais ele resulta na economia e poltica, na rea urbana e do campo.

resultantes revoluo tecnolgica que ocorreu nos meios de comunicaes existentes em nosso Estado. Estabelecer relao entre empreendimento turstico de outras dcadas com a atual como uma possibilidade de explicao da atual realidade do turismo sergipano. Analisar as aes de sustentabilidade, seus impactos e as consequncias que algumas das suas medidas desencadearam na relao econmica e poltica.

Principais obras. Portais de notcias na internet. Jornais dirios e semanais. Roteiro turstico de Sergipe. Potencial turstico no interior Sergipano.

O que sustentabilidade. Cidadania e meio ambiente. Sustentabilidade na rea urbana e no campo.

Vous aimerez peut-être aussi