Vous êtes sur la page 1sur 3

A sociologia de Durkheim

Introduo: o que um fato social


- Embora seja Comte considerado o pai da sociologia, Durkheim apontado como um de seus primeiros grandes tericos. Ele e seus colaboradores se esforaram por emancipar a sociologia das demais teorias sobre a sociedade e constitu-la como disciplina rigorosamente cientifica. Durkheim definiu com clareza o objeto da sociologia os fatos sociais. - Distingue trs caractersticas dos fatos sociais: Coercitividade caracterstica relacionada com o poder, ou a fora, com a qual os padres culturais de uma sociedade se impem aos indivduos que a integram, obrigando esses indivduos a cumpri-los.

O grau de coero dos fatos sociais se torna evidente pelas sanes a que o indivduo estar sujeito quando tenta se rebelar contra elas. As sanes podem ser legais ou espontneas. Legais so as sanes prescritas pela sociedade, sob a forma de leis, nas quais se estabelece infrao e a penalidade subsequente. Espontneas seriam as que aflorariam como decorrncia de uma conduta no adaptada estrutura do grupo ou da sociedade qual o individuo pertence.

- Do mesmo modo, uma ofensa num grupo social pode no ter penalidade prevista por lei, mas o grupo pode espontaneamente reagir penalizando o agressor. Jogar lixo no cho ou fumar em espaos particulares, quando no proibidos por lei nem reprimidos por penalidade explicita so comportamentos inibidos pela reao espontnea dos grupos opostos. - A educao entendida de forma geral, ou seja, a educao formal e a informal desempenha, segundo Durkheim, uma tarefa importante nessa conformao dos indivduos sociedade em que vivem, a ponto de, aps algum tempo estarem essas regra internalizadas e transformadas em hbitos. Uso de determinada linguagem ou predomnio da mo direita so exemplos de quando o individuo reage sem sequer pensar a respeito. Exterioridade relaciona-se ao fato de esses padres culturais serem exteriores ao indivduo e independentes de sua conscincia. Generalidade social todo fato que geral, que se repete em todos os indivduos ou pelo menos, na maioria deles. Por essa generalidade, os fatos sociais manifestam sua natureza coletiva ou um estado comum ao grupo, como formas de habitao, de comunicao, os sentimentos e a moral.

A objetividade do fato social


- Identificados os fatos sociais e caracterizados, Durkheim procurou definir o mtodo de conhecimento da sociologia. - Para ele, como para os positivistas de maneira geral, a explicao cientifica exige que o pesquisador mantenha certa distancia e neutralidade em relao aos fatos sociais, resguardando a objetividade de sua anlise.

- Deixar de lado as suas pr-noes, isto , seus valores e sentimentos pessoais em relao ao acontecimento a ser estudado, pois caso contrrio podem distorcer a realidade dos fatos. - Para ele, o trabalho cientfico exigia, portanto, a eliminao de quaisquer traos de subjetividade, alm de uma atitude de distanciamento. - Imbudo dos princpios positivista, Durkheim queria com esse rigor, maneira do mtodo que garantia das cincias exatas, definir a sociologia como cincia, rompendo com as ideias e o senso comum achismos que interpretavam de maneira vulgar a realidade social. - O conjunto de atos que suscitam na sociedade reaes concretas classificadas como penalidades, por exemplo, constituem os fatos sociais identificveis como crime. Vemos que os fenmenos devem ser sempre considerados em suas manifestaes coletivas, distinguindo-se dos acontecimentos individuais ou acidentais. - O suicdio, amplamente estudado por Durkheim, constitua-se, nesse sentido, em um fato social por corresponder a todas essas caractersticas: geral, existindo em todas as sociedades; e, embora sendo fortuito e resultando de razes particulares, apresenta em todas elas certa regularidade, ou seja, diminui ou aumenta em certas condies histricas, expressando assim, sua natureza social.

Sociedade: um organismo em adaptao


- A sociedade apresenta estados normais e patolgicos, isto , saudveis e doentios. - Para Durkheim um fato social normal quando se encontra generalizado pela sociedade ou quando desempenha alguma funo importante para sua adaptao ou evoluo. Ex: Crime, integrando pessoas que punem a atitude por considerar a mesma nociva. A generalidade de um fato social, isto , sua unanimidade, garantia de normalidade na medida em que representa o consenso social, a vontade coletiva, ou o acordo de um grupo a respeito de determinada questo. - Quando um fato pe em risco a harmonia, o acordo, o consenso e, portanto, a adaptao e a evoluo da sociedade, estamos diante de um acontecimento de carter mrbido e de uma sociedade doente. Estado patolgico , portanto, aquele que se encontra fora dos limites permitidos pela ordem social e pela moral vigente.

A Conscincia coletiva
- Toda a teoria de Durkheim pretende demonstrar que os fatos sociais tem existncia prpria e independem daquilo que pensa e faz cada indivduo. Embora todos possuam conscincias individuais, seu modo prprio de se comporta e interpretar a vida, podem-se notar, no interior de qualquer grupo ou sociedade, formas padronizadas de conduta e pensamento. Essa constatao est na base do que Durkheim chamou de conscincia coletiva. A conscincia coletiva no se baseia na conscincia de indivduos singulares ou de grupos especficos, mas est espalhada por toda a sociedade, revelando assim o tipo psquico da sociedade esse, perdura atravs das geraes. - a conscincia coletiva que define o que , numa sociedade imoral, reprovvel ou criminoso.

Morfologia Social: As espcies sociais


- A sociologia deveria ter ainda o papel de comparar as sociedades. Constituiu-se assim, o campo da morfologia social, ou seja, a classificao das espcies sociais numa ntida referncia s espcies estudadas em biologia. - Para Durkheim, o trabalho de classificao das sociedades como tudo o mais deveria ser efetuado com base em apurada observao experimental. - Guiado por esse procedimento, estabeleceu a passagem da solidariedade mecnica (se identificavam por famlia, religio, tradio e costumes) para a solidariedade orgnica (diviso do trabalho social, onde so mutuamente dependentes para desenvolver mais autonomia pessoal) como motor de transformao social.

Vous aimerez peut-être aussi