Vous êtes sur la page 1sur 19

13/8/2009

SEQUNCIA DIAGNSTICA: 8 a 10 sesses


1- Entrevista de queixa e contrato diagnstico (entrevista inicial); 2- E.O.C.A. Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem; 3- 1 Sistema de hipteses e linha de pesquisa; 4- Primeiras avaliaes; 5- 2 Sistema de hipteses e redirecionamento de linha de pesquisa; 6- Entrevista de Anamnese com famlia e escola; 7- Avaliao; 8- Diagnstico, Prognstico e Indicaes; 9- Devolutiva para a famlia e para a escola.
Jorge Visca

AVALIAO E DIAGNSTICO PSICOPEDAGGICO


PARTE III PROF. ESP. VANESSA VIEIRA

Vnculos escolares Vnculos familiares Vnculos consigo mesmo (Jorge Visca)

PROVAS PROJETIVAS...
As provas projetivas, como o seu prprio nome indica, tratam de desvendar quais so as partes do sujeito depositadas nos objetos que aparecem como suportes da identificao e que mecanismos atuam diante de uma instruo que obriga o sujeito a representar-se situaes estereotipadas e carregadas emotivamente. (Sara Pain, 1985)

Projeo um termo utilizado tanto em neuropsicologia como em psicologia para designar a operao pela qual um fato neurolgico ou psicolgico deslocado e localizado no exterior, seja passando do centro para a periferia ou do sujeito ao objeto e em seguida esses autoresacrescentam: no sentido propriamente psicanaltico. [consiste na] a operao pela qual o sujeito tira de si e coloca no outro, pessoa ou coisa, qualidades, sentimentos, desejos....

13/8/2009

Desta forma, buscaremos identificar os vnculos com a aprendizagem e com a famlia atravs dos testes projetivos: O princpio bsico de que a maneira do sujeito perceber, interpretar, e estruturar o material ou situao reflete os aspectos fundamentais do seu psiquismo. possvel,desse modo, buscar relaes com a apreenso do conhecimento como procurar, evitar, distorcer, omitir, esquecer algo que lhe apresentado. Podem-se detectar,assim, obstculos afetivos existentes nesse processo de aprendizagem de nvel geral e especificamente escolar (WEISS, 2004)

Nestas provas projetivas no s interessa saber qual o vnculo que o sujeito estabelece com o docente, a sala de aula, os companheiros e a escola, como tambm importa a relao com os adultos significativos que lhe oferecem modelos de aprendizagem, e os cenrios onde tudo isso acontece; com os colegas fora do ambiente escolar e consigo mesmo enquanto aprendiz em diferentes momentos de sua vida cotidiana.

As tcnicas projetivas psicopedaggic as aqui expostas tem como objetivo geral investigar a rede de vnculos que um sujeito pode estabelecer em trs grandes domnios: o escolar, o familiar e consigo mesmo.

Orientaes gerais As posies na folha


Posio 01 02 03 04 05 06 Superior Inferior Direita Esquerda Superior Direita Superior Esquerda Significado Geral Exigente Impulsivo Progressivo Regressivo Exigente Progressivo Exigente Regressivo

13/8/2009

PAR EDUCATIVO

I- VNCULOS ESCOLARES

Prova

Objetivo

Materiais

Procedimento s

Indicadores mais significati vos

Par Investigar o Educ vnculo de ativo aprendizagem (com o docente, os objetos e com quem aprende no meio escolar).

Folhas sulfite Lpis preto Borracha

Ordem. Detalhe. Indicar Desenho. nome e Nomes e idade. Dar idades. ttulo ao Titulo do desenho. desenho. Relatar o Relato. que acontece.

13/8/2009

1- Posio
1.1 Frente a frente

Significado geral
Vnculo de aprendizagem bom

1.2- Lado a lado

Vinculo de aprendizagem ruim

1.3- ambos de costas

Vinculo de aprendizagem ruim

1.4- o docente de costas para o aluno

O aluno se sente rejeitado pelo docente

2- Tamanho
2.1 Pequeno

Significado geral
No um vnculo importante

2.2- mdio

um vnculo relativamente importante dada uma importncia significativamente destacada, que pode ser positiva ou negativa

2.3- grande

3- Tamanho relativo
3.1 Sem discriminao de tamanhos

Significado mais frequente


Vnculo confuso com quem ensina

3.2- Com discriminao Vinculo claro ou de tamanhos relativamente claro com quem ensina 3.3- com docente Vinculo no qual se grande e aluno pequeno supervaloriza quem ensina

13/8/2009

4Caractersticas corporais
4.1 s cabeas

Significado mais frequente

Est supervalorizando o intelectual, o que se torna persecutrio

42- o corpo do docente

Pode significar uma agresso oculta inacabada contra quem ensina

4.3- a simplificao

Costuma implicar, quando o

5- perspectiva

Significado mais frequente

5.1 desenho com perspectiva

Vnculo positivo e maduro

13/8/2009

M vincul

6 - mbito
6.1 mbito escolar

Significado mais frequente


O entrevistado se centrou no aprendizado sistemtico, podendo este ser positivo ou negativo

6.2- mbito extra-escolar

O entrevistado estabelece um vinculo melhor com a aprendizagem assistemtica

Detalhes do desenho
Tamanho total : os desenhos pequenos parecem indicar um vinculo negativo, assim como os exageradamente grandes; enquanto os de dimenses razoveis indicam uma relao equilibrada onde o negativo e o positivo se integraram adequadamente. O tamanho dos personagens: enquanto a representao pequena seja do ensinante ou do aprendiz implicam respectivamente uma desvalorizao, a situao inversa sugere uma supervalorizao.

O tamanho dos objetos: quando sua representao exageradamente grande, costumam servir de tela divisria de dois aspectos que sofrem clivagem quem ensina/quem aprende, aprende/contedo, etc. e quando exageradamente pequena podem servir como telas de depsito de projees negativas deslocadas. A posio e a distncia dos personagens: desde a ausncia de um deles at um em frente ao outro.

13/8/2009

Relato
A distncia de ambos os personagens na representao do objeto de aprendizagem deve ser considerada de duas formas: por um lado, de cada personagem em si e por outro, de ambos em relao ao objeto.
Enquanto o desenho deve ser visto como um slide (esttico), o relato se transforma em um filme (dinmico) que facilita a interpretao de atitudes, movimentos, sentimentos, etc. Por sua correspondncia com o desenho e com o ttulo, importante lembrar o que foi dito quanto aos mecanismos de dissociao, negao e represso utilizados.

A representao do ensinante como facilitador e intermedirio possui valor positivo que implica reconhecimento e capacidade de reparao opostamente, sua caracterizao como perseguidor punitivo denota sentimento diametralmente opostos, que resultam numa perturbao para atingir verdadeiras aprendizagens, ou seja, aqueles que, alm de consistirem em uma aquisio de contedos, conduzem a aprender.

Quem aprende tambm possui uma representao de si prprio, representao que pode apresentar-se com diferentes graus de conscincia e inconscincia. O sentimento da capacidade que se tem ou no se tem, da modificabilidade da mesma, do grau de tolerncia frustrao e muitos outros componentes emocionais so condicionadores do que, no enfoque da Epistemologia Convergente, tem sido denominado de Modelo de Aprendizagem.

EU COM MEUS COLEGAS


Indicadores mais significati vos

INDICADORES MAIS SIGNIFICATIVOS DO EU COM MEUS COLEGAS

1 Tamanho

Regularidades no Significado

Prova

Objetivo

Materiais

Procedimentos

Eu com Investigar os Folhas meus vnculos sulfite colegas com os Lpis preto colegas Borracha de classe

Ordem. Indicar Detalhes do nome e desenho. idade. Comentri Comentrios os sobre sobre os os colegas. colegas.

1.1 Tamanho Total do Desenho

Importncia designada ao vnculo com os colegas. Enquanto o tamanho grande geralmente tambm indica um bom vnculo de aprendizagem e a utilizao de mecanismos de identificao, o tamanho pequeno sugere o contrrio.

13/8/2009

2 Tamanho do Personagem Principal

Significado

2.1 Tamanho Grande

Regularmente indica uma relao de liderana ou certa incapacidade para descentrar-se, aceitando os pontos de vista dos outros.

2.2 Tamanho Geralmente sugere submisso, como Pequeno tambm que o entrevistado se

3 Posio dos Personagens

Significado

3.1 Lado a Lado

Parece corresponder, em termos gerais, a uma comunicao mais superficial e menos aprofundada.

3.2 Concntrica

Em geral tem como correlato uma comunicao profunda: reflexiva e sensvel.

13/8/2009

4 Incluso do Docente

Significado

O docente est includo na a)Relao deficitria com cena. os colegas

b)Dependncia

c)Grande afeio pelo docente.

Quando algum pertence a um grupo do qual recebe educao, sua aprendizagem no s depende de suas condies internas e de como comunicada a educao, mas tambm dos vnculos que estabelece com os demais membros do grupo Os comentrios personalizados revelam uma gama de subvnculos com cada membro do grupo ou alguns dos mesmos, os gerais do uma viso de conjunto que permite inferir o tipo de insero que o entrevistado tem realizado ou deseja efetuar.

A planta e a sala de aula


Prova A plan ta da sala de aula Objetivo Conhecer a represen tao do campo geogrfi co da sala de aula e as localiza es real e desejada s. Materiai Procedimen Indicadores mais s tos significativos Folhas Ordem : a) Detalhes do sulfite planta da desenho. Lpis sala de Possveis preto aula. b) localizaes na Borracha indicar sala de aula. Rgua lugar que comentrios (se for ocupa. sobre a sala de solicit Perguntas aula. Escolha ada) regulares do lugar. e Aceitao do compleme lugar. Colegas ntares. ao redor.

Indicadores mais significativos da planta da sala de aula


1 Disposio 1.1 Tradicional Significado Pode facilitar respostas mais rgidas e ordenadas

1.2 No Tradicional

Pode facilitar respostas mais flexveis e espontneas.

13/8/2009

2 Localizao

Significados Frequentes

2.1 Na frente

Bom vnculo com o docente e com a aprendizagem O vnculo com a aprendizagem pode ser negativo e tambm com o docente, porm no necessrio que ambas as coisas coincidam.

2.2 No fundo

2.3 numa lateral O vnculo com a aprendizagem podem ser negativo 2.4 No centro Geralmente est de acordo com um vnculo positivo com a aprendizagem e com os

10

13/8/2009

3 ngulo de viso 3.1 Constante

Significado Geralmente aprende bem

3.2 Inconstante Comumente apresenta mudanas bruscas e tendncia automatizao de conhecimentos e quadros de ansiedade diante de novas aprendizagens.

Freqentemente, quando as crianas tentam explicar seu lugar na sala de aula, sentem dificuldades em expressar-se e incluir em seu comentrio um conjunto de dados sumamente proveitosos, tanto para compreender a representao que fazem da mesma, como de sua prpria localizao nela. Os comentrios opinies e relatos de acontecimentos investigados de forma no diretiva nem transparente permitem perceber com clareza quatro possveis atitudes da criana em relao ao contexto fsico e humano da sala de aula: aceitao, rejeio, indiferena e objetividade.

Josiane Maria de Freitas Tonelotto

RIA
O material foi elaborado para proporcionar um estudo qualitativo da ateno de escolares de primeira srie e alunos de educao infantil que antecede a entrada para o Ensino Fundamental. um material composto de 12 provas, sob a forma de itens a serem resolvidos, para verificao da ateno auditiva e visual, com possibilidade de 44 acertos e que, em estudos realizados, mostrou sua efetividade para detectar problemas de ateno, quando verificamos escores inferiores a 30.

Habilidades avaliadas:
As tarefas propostas no instrumento averiguam a capacidade de concentrao, memria auditiva, memria visual, discriminao visual, ao sequncial, sequncia verbal, sequncia de acontecimentos, percepo de detalhes e compreenso.

11

13/8/2009

Instrues para aplicao:


A aplicao deve ser individual. Parte das respostas verbalizada pelo participante, aps questionamento do aplicador e devem ser anotadas pelo mesmo. Outra parte de respostas dada pelo participante mediante utilizao de lpis e papel.

Prova 1
Objetivo: avaliar a memria imediata e a capacidade da criana de concentrar-se. Descrio: contar uma histria simples, contendo 4 linhas, e em seguida fazer 4 questes referentes a esta histria.

Oua a estria com ateno:


O gatinho de Zaz Zaz tem um gatinho chamado Tilico. Tilico branquinho e peludo. Zaz gosta de brincar com Tilico no sof. Todos os dias Zaz passeia na rua com seu gatinho.

Questes:
1. Qual o nome do gatinho de Zaz? _______________________________________________ _______________________________________________ 2. Que cor tem o gatinho? _______________________________________________ _______________________________________________ 3. Onde Zaz gosta de brincar com seu gatinho? _______________________________________________ _______________________________________________ 4. Onde Zaz passeia com seu gatinho? _______________________________________________ _______________________________________________

Prova 2
Objetivo: avaliar a memria auditiva e por consequncia a ateno auditiva. Descrio: ler uma lista de 8 objetos conhecidos das crianas e ao final desta leitura a criana deve falar aqueles que se lembra de ter ouvido.

Oua com ateno: Avio Caneta Pipoca Prato Rosa Casa Ma Papagaio

Repita o que ouviu: ______________________________________ ______________________________________ ___________________________________

12

13/8/2009

Prova 3
Objetivo: avaliar se a criana conhece alguns objetos. Descrio: mostrar criana uma a uma as figuras: cadeira, sapato, borboleta, dado e gato e pedir para a criana ir nomeando-as. Esta prova no conta pontos e serve apenas para que se possa certificar que as crianas conhecem os objetos mostrados.

Nomeie as figuras:

Prova 4
Objetivo: verificar a capacidade de reter estmulos visuais e retom-los em seguida. Descrio: reportando-se s figuras que nomeou na prova anterior, a criana deve dizer os nomes das quais se lembra.

Das figuras que voc viu, quais voc se lembra? _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ Tempo:

Prova 5
Objetivo: verificar a capacidade da criana seguir uma ordem verbal atentando para seus detalhes. Descrio: So dados dois comandos verbais e espera-se que a criana os cumpra.
1. Me d a figura da bola. __________________________________ __________________________________

2. Pegue a figura da bola e coloque na cadeira. __________________________________ __________________________________ Tempo:

13

13/8/2009

Prova 6
Objetivo: verificar a capacidade da criana no ordenamento de sequncias. Descrio: apresenta-se a criana duas sequncias, uma com dois fatos e a outra com trs e solicita que ordene a as histrias e as relate.

Ordene a seqncia:

Prova 7
Objetivo: verificar a capacidade da criana de atentar para os detalhes que compem a figura. Descrio: apresentado a criana um conjunto com 3 figuras semelhantes, sendo que um deles contm uma diferena, solicita-se ento que a criana diga qual a figura diferente.

Marque com X a figura diferente:

Tempo:

Prova 8
Objetivo: verificar a capacidade da criana perceber os detalhes para formao de pares. Descrio: apresenta-se a criana 4 pares de figuras, sendo que cada um dos conjuntos difere do outro. As 8 figuras so apresentadas distantes uma das outras e solicita-se a criana que ligue cada um com seu par.

Ligue cada xcara ao seu pires:

14

13/8/2009

Prova 9
Objetivo: verificar a percepo de detalhes. Descrio: apresenta-se a criana 4 figuras semelhantes solicitando que ela pinte as que so iguais.

Pinte as figuras iguais

Prova 10
Objetivo: identificar diferenas entre duas imagens semelhantes. Descrio: apresenta-se a criana duas imagens, sendo que na segunda faltam detalhes, em nmero 7, solicitando anote os detalhes que faltam (jogo dos 7 erros)

Observe as duas figuras e marque os detalhes que faltam na segunda figura:

Prova 11
Objetivo: identificar elementos iguais Descrio: esta prova compe-se de 6 itens semelhantes, sendo 3 deles envolvendo letras e os 3 outros envolvendo nmeros. Cada um destes itens composto de 5 quadros onde destaca-se em negrito o primeiro, dos demais quadros um igual e os outros 3 no o so em relao ao quadro negritado. Solicita-se ento a criana que assinale qual dos quadros igual quele destacado em negrito.

Marque com X a figura igual ao modelo: AL PI 2 3 P 6 EL DI 3 5 D 1 CL PI 2 6 q 6 AL UL ID 1 3 b 9 II 6 2 P 8

15

13/8/2009

Prova 12
Objetivo: avaliar o nvel de compreenso de imagens da criana quando no est mais presente visualmente Descrio: mostra-se uma gravura criana, pedindo-se que a mesma observa-a com ateno. Em seguida, com a gravura longe da viso da criana, so feitas 4 perguntas referentes a ela, anotando-se cada uma das respostas da criana.

Observe a figura

Aps observao da figura mostrada:


1) Quantas pessoas existiam na figura? _______________________________________________________ _______________________________________________________ ________________________________________ 2) Era dia ou noite? _______________________________________________________ _______________________________________________________ ________________________________________ 3) O que as crianas estavam fazendo? _______________________________________________________ _______________________________________________________ ________________________________________ 4) Quantos eram os meninos? _______________________________________________________ _______________________________________________________ ________________________________________

ROTEIRO DE INVESTIGAO DA ATENO (RIA)


Acertos Prova 1 Prova 2 Prova 3 Prova 4 Prova 5 Prova 6 Prova 7 Prova 8

Total de Acertos:

Tempo Total:

No diagnstico, o uso de situaes ldicas mais uma possibilidade de se compreender, basicamente, o funcionamento dos processos cognitivos e afetivo-sociais em suas interferncias mtuas, o Modelo de Aprendizagem do paciente

16

13/8/2009

A sesso ldica diagnstica distingue-se da teraputica, porque nessa o processo de brincar ocorre espontaneamente, enquanto que na diagnstica h limites mais definidos. Na diagnstica pode-se fazer intervenes provocadoras e limitadoras para se observar a reao da criana: se aceita ou no as propostas, se revela como quer ou pode brincar naquela situao, como resiste as frustraes, como elabora desafios e mudanas propostos na situao,etc

SESSO LDICA CENTRADA NA APRENDIZAGEM - Weiss A autora procurou integrar dois instrumentos, colocando nas sesses o material proposto na E.O.C.A. e, ao mesmo tempo, objetos da Hora do Jogo, que sugeriam um brincar mais espontneo.

Etapas da sesso:
Enquadramento especfico: uso da sala, uso do tempo, uso do material disponvel, limites gerais de segurana pessoal, de conservao do material e da sala, papel do terapeuta; Material: depender do objetivo especfico da sesso, do tempo disponvel e da idade. Materiais utilizados no EOCA enriquecidos com: material para carpintaria e construes, material de sucata, blocos de madeira ou plstico, pinos de encaixe, tintas diversas, massas, fantoches, animais e jogos comerciais estruturados.

Apresentao do material a criana: incluso em uma caixa; colocao do material arrumado sobre a mesa (sem ordenao e classificao);forma mistos.

Observao e Avaliao de atividades ldicas: A escolha do material e da brincadeira; O modo de brincar; A relao com o terapeuta;

SEQUNCIA DIAGNSTICA: 8 a 10 sesses


1- Entrevista de queixa e contrato diagnstico (entrevista inicial); 2- E.O.C.A. Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem; 3- 1 Sistema de hipteses e linha de pesquisa; 4- Primeiras avaliaes; 5- 2 Sistema de hipteses e redirecionamento de linha de pesquisa; 6- Entrevista de Anamnese com famlia e escola; 7- Avaliao; 8- Diagnstico, Prognstico e Indicaes; 9- Devolutiva para a famlia e para a escola.
Jorge Visca

17

13/8/2009

Principais objetivos da entrevista com professores


Aprofundar na definio do problema (queixa realizada pela escola); Ampliao da informao referente ao aluno no que concerne a diversos aspectos como relacionamento pessoal, hbitos, linguagem,reas de aprendizagem e jogos, contato escola e pais, estratgias de mudanas j usadas pelo professor. Objetivos e compromisso da avaliao psicopedaggica.

Vanessa

Psicopedagoga

FICHA DE ENTREVISTA - ESCOLAR


Dados pessoais Nome: Data de nascimento: Escola: Ano: Professor entrevistado: Coordenador pedaggico:

1- O que mais lhe preocupa nesta criana neste momento? a) b) c) Aspectos de relacionamento; Aspectos de compreenso geral e raciocnio; rea de aprendizagem especfica;

Principais objetivos da observao do aluno em ambiente escolar


Na sala de aula a observao um instrumento que nos permite realizar uma anlise do problema na situao em que se mostra de forma mais marcante. Conhecer a dinmica e a relao dentro do grupo-aula; Conhecer as normas e regras de funcionamento que regem a aula; Conhecer a dinmica, comunicao e relao entre o aluno e o professor; Conhecer as dificuldades do aluno no momento de enfrentar uma tarefa; Conhecer a capacidade que a criana mostra para receber ajuda individual.

18

13/8/2009

a entrevista que possibilita a integrao das dimenses de passado, presente e futuro do paciente, permitindo conhecer a construo ou no de sua prpria continuidade e das diferentes geraes, ou seja, uma anamnese da famlia.
Weiss

A viso familiar da histria de vida do paciente traz em seu bojo sues preconceitos,normas, expectativas, a circulao dos afetos e os conhecimento, alm do peso das geraes anteriores que depositado sobre o paciente.

Procedimentos:
Convidar os pais ou responsveis (que tenham acompanhado seu desenvolvimento) pela criana para uma entrevista; No caso de pais separados, deixar a critrio deles participarem juntos, ou separados, ou com seus novos companheiros. Os objetivos da entrevista devem estar bem definidos,e recorrer as perguntas sempre que necessrio;

Entrevista tem um carter semidiretivo. A entrevista tem que transcorrer de forma que o relato espontneo dos pais j seja e si um dado: o que recordam, qual a sequencia e a importncia que do aos diferentes fato, o que omitem, quais fatos so esquecidos, etc. O ambiente precisa ser afetivo e informal para que os pais diminuam as defesas.

Levantamentos na anamnese:
1. 2. 3. 4. 5. 6. A histria das primeiras aprendizagens; Evoluo geral; Histria clnica; Histria da famlia nuclear; Histria da famlia ampliada; Histria escolar.

A reflexo sobre os dados colhidos nas entrevistas de anamnese possibilitar contextualizar o paciente no ambiente familiar e escolar e traar hipteses que ligam os fatos, bem como comprovar as hipteses levantadas durante as avaliaes.

19

Vous aimerez peut-être aussi