Vous êtes sur la page 1sur 3

CHOMSKY E AS 10 ESTRATGIAS DE MANIPULAO MEDITICA Noam Chomsky, socilogo e linguista americano elaborou a lista das 10 estratgias de manipulao atravs

dos meios de comunicao: 1- A ESTRATGIA DA DISTRAO. O elemento primordial do controle social a estratgia da distraco que consiste em desviar a ateno do pblico dos problemas importantes e das mudanas decididas pelas elites polticas e econmicas, mediante a tcnica do dilvio ou inundaes de contnuas distraces e de informaes insignificantes. A estratgia da distraco igualmente indispensvel para impedir o pblico de interessar-se pelos conhecimentos essenciais, na rea da cincia, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da ciberntica. Manter a ateno do pblico distrada, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importncia real. Manter o pblico ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar; de volta ao estbulo como os outros animais. 2- CRIAR PROBLEMAS, DEPOIS OFERECER SOLUES. Este mtodo tambm chamado problema-reao-soluo. Cria-se um problema, uma situao prevista para causar certa reaco no pblico, a fim de que este seja o mandante das medidas que se deseja fazer aceitar. Por exemplo: deixar que se desenvolva ou se intensifique a violncia urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o pblico seja o mandante de leis de segurana e polticas em prejuzo da liberdade. Ou tambm: criar uma crise econmica para fazer aceitar como um mal necessrio o retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos servios pblicos. 3- A ESTRATGIA DA GRADAO. Para fazer com que se aceite uma medida inaceitvel, basta aplicla gradativamente, a conta-gotas, por anos consecutivos. dessa maneira que condies scio-econmicas radicalmente novas (neoliberalismo) foram impostas durante as dcadas de 1980 e 1990: Estado mnimo, privatizaes, precariedade, flexibilidade, desemprego em massa, salrios que j no asseguram nveis de vida decentes, tantas mudanas haveriam provocado uma revoluo se tivessem sido aplicadas de uma s vez. 4- A ESTRATGIA DO DEFERIDO. Outra maneira de se fazer aceitar uma deciso impopular a de apresentar como sendo dolorosa e necessria, obtendo a aceitao pblica, no momento, para uma aplicao futura. mais fcil aceitar um sacrifcio futuro do que um sacrifcio imediato. Primeiro, porque o esforo no empregado imediatamente. Em seguida, porque o pblico, tem sempre a tendncia a esperar ingenuamente que tudo ir melhorar amanh e que o sacrifcio exigido poder ser evitado. Isto d mais tempo ao pblico para acostumar-se com a ideia de mudana e de a aceitar com resignao quando chegue o momento.

5- DIRIGIR-SE AO PBLICO COMO CRIANAS DE TENRA IDADE. A maioria da publicidade dirigida ao grande pblico utiliza o discurso, argumentos, personagens e entonao particularmente infantis, muitas vezes prximos debilidade, como se o espectador fosse um menino de tenra idade ou um deficiente mental. Quanto mais se tente procurar enganar o espectador, mais se tende a adoptar um tom infantilizante. Por qu? Se se dirige a uma pessoa como se ela tivesse a idade de 12 anos ou menos, ento, em razo da sugestionabilidade, ela tender, com certa probabilidade, a uma resposta ou reaco tambm desprovida de um sentido crtico como se de uma pessoa de 12 anos de idade se tratasse. 6- UTILIZAR O ASPECTO EMOCIONAL MUITO MAIS DO QUE A REFLEXO. Fazer uso do aspecto emocional uma tcnica clssica para causar um curto-circuito na anlise racional, e por fim no sentido crtico dos indivduos. Alm do mais, a utilizao do registro emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para implantar ou enxertar ideias, desejos, medos e temores, compulses, ou induzir comportamentos 7- MANTER O PBLICO NA IGNORNCIA E NA MEDIOCRIDADE. Fazer com que o pblico seja incapaz de compreender as tecnologias e os mtodos utilizados para o seu controle e escravido. A qualidade da educao dada s classes sociais inferiores deve ser a mais pobre e medocre possvel, de forma que a distncia entre as classes inferiores e as classes superiores a nvel do conhecimento seja e permanea impossvel para o alcance das classes inferiores. 8- ESTIMULAR O PBLICO A SER COMPLACENTE NA MEDIOCRIDADE. Inculcar no pblico a ideia de que moda o facto de se ser estpido, vulgar e inculto 9- REFORAR A REVOLTA PELA AUTOCULPABILIDADE. Fazer o indivduo acreditar que somente ele o culpado pela sua prpria desgraa, por causa da insuficincia da sua inteligncia, das suas capacidades, ou dos seus esforos. Assim, em vez de rebelarse contra o sistema, o indivduo culpa-se, o que lhe gera um estado depressivo de que um dos efeitos a inibio da aco. E, sem aco, no h revoluo!

10- CONHECER MELHOR OS INDIVDUOS DO QUE ELES MESMOS SE CONHECEM. No transcorrer dos ltimos 50 anos, os avanos acelerados da cincia tm gerado crescente brecha entre os conhecimentos do pblico e aqueles que so possudos e utilizados pelas elites dominantes. Graas biologia, neurobiologia e psicologia aplicada, o sistema tem desfrutado de um conhecimento avanado do ser humano, tanto de forma fsica como psicologicamente. O sistema tem conseguido conhecer melhor o indivduo comum do que ele mesmo se conhece a si prprio. Isto significa que, na maioria dos casos, o sistema exerce um controle maior sobre os indivduos do que estes sobre si mesmos." Nota: Se julga que este Declogo faz parte da chamada Teoria da Conspirao, desengane-se, estas tcnicas j esto a ser aplicadas em todos ns desde a dcada de 50. Antnio Bento Manipulao da mente, um caminho para o esclavagismo.

Vous aimerez peut-être aussi