Vous êtes sur la page 1sur 27

Noes de Contabilidade

CONCEITO DE CONTABILIDADE

A contabilidade pelo seu conjunto de princpios, normas e procedimentos prprios, uma cincia com o objetivo de conhecer a situao patrimonial das pessoas e as suas mutaes. Diversos so os conceitos apresentados, onde destacamos:

a cincia que estuda e controla o patrimnio das entidades, mediante o registro, a demonstrao expositiva e a interpretao dos fatos nele ocorridos, com o fim de oferecer informaes sobre sua composio e variaes, bem como sobre o resultado econmico decorrente da gesto da riqueza patrimonial."

a cincia que estuda e pratica as funes de orientao, de controle e de registro relat ivo aos atos e fatos da administrao econmica".

OBJETIVO DA CONTABILIDADE

A contabilidade tem por objeto o patrimnio administrvel e em constante alterao.

FINALIDADES DA CONTABILIDADE

Estudar e controlar o patrimnio, fornecendo informaes a quem dela necessitar. Modernamente as finalidades da contabilidade so reunidas em duas: FINALIDADE DE PLANEJAMENTO E FINALIDADE DE CONTROLE.

O PLANEJAMENTO consiste em adotar um modelo de aes dentre diversos outros possveis. Pode abranger toda a entidade, com a mudana do comportamento at hoje adotado ou apenas parcialmente, dependendo do objetivo maior da organizao. A informao contbil pode ser um forte suporte para o planejamento e, mais ainda, quando estabelecendo padres, torna claro situaes futuras.

O CONTROLE est ligado anlise da obedincia das definies adotadas pela organizao. A informao contbil apresenta-se como o indicador da situao patrimonial tornando possvel a verificao do desempenho da organizao em atingir as metas traadas. Como conseqncia, e pelo possvel retorno no caso de xito no atingimento das metas e polticas delineadas, a informao contbil alm de meio de comunicao uma forma de promover a motivao de todo o corpo organizacional.

TCNICA CONTBEIS

Para atingir os seus objetivos a contabilidade se utiliza de tcnicas prprias, quais sejam:

ESCRITURAO; DEMONSTRAES CONTBEIS; ANLISE DE BALANOS; AUDITORIA.

Entende-se por ESCRITURAO a tcnica pela qual as ocorrncias com efeitos no patrimnio so registradas. Algumas regras devem ser seguidas para que as informaes possam ser aproveitadas e compreendidas por todos aqueles interessados. A escriturao um meio utilizado para possibilitar, pela agregao dos diversos fatos ocorridos, a elaborao de demonstrativos capazes de formar a posio da riqueza patrimonial.

As DEMONSTRAES CONTBEIS podem ser apresentadas sob diversos ngulos informativos. Algumas so, digamos, uma consolidao dos fatos

registrados ou escriturados. O Balano Patrimonial, por exemplo, mostra a situao do patrimnio, em determinado momento, resultante da escriturao de diversos fatos. A Demonstraco do Resultado do Exerccio tambm resultante de diversos fatos, positivos e negativos, escriturados durante um ano. Mostra como a empresa se saiu naquele ano. O Inventrio outra demonstrao e preocupa-se em mostrar a composio de alguns itens patrimoniais, analiticamente, alguns sem a utilizao dos registros contbeis como, por exemplo, os estoques que so fisicamente verificados e outros com base nos registros contbeis como valores a receber e a pagar, valores que a empresa mantm nas instituies financeiras e outros.

A ANLISE DE BALANOS a tcnica pela qual determina-se a capacidade de pagamento da empresa, o grau de solvncia, a evoluo da empresa, a estrutura patrimonial e outras. Pela anlise de balanos possvel comparar a situao da empresa dentro do setor de que faz parte. Apresenta quocientes teis para os interessados na riqueza patrimonial, efetivos e potenciais, auxiliando-os, pela relao entre elementos naquele perodo e pela evoluo durante os anos, a interpretar os demonstrativos apresentados. A AUDITORIA a tcnica pela qual verificada a qualidade da informao prestada confirmando, ou no, se os demonstrativos apresentados representam com fidelidade a situao patrimonial. Na auditoria examina-se os documentos geradores da transformao patrimonial e a estrutura dos demonstrativos contbeis, elaborando-se PARECER conclusivo sobre a correta utilizao dos procedimentos e princpios contbeis, inclusive a fidedignidade da informao.

CAMPO DE ATUAO DA CONTABILIDADE

A contabilidade tem um vasto campo de atuao, podendo atuar nas pessoas fsicas e nas pessoas jurdicas, com finalidade lucrativa ou no, inclusive as de Direito Pblico como a Unio, Estados, Distrito Federal, Municpios e demais. Por seu objeto, o patrimnio, e as suas finalidades, fcil concluir a importncia da contabilidade e, como conseqncia, a amplitude do seu campo de atuao.

INTERESSADOS NAS INFORMAES CONTBEIS

Junto a cada organizao existe um grupo de pessoas com interesse direto nas informaes fornecidas pela contabilidade.

Essas pessoas so direta ou potencialmente vinculadas a entidade indo, os seus interesses, desde o sentimentalismo, at o de retorno de investimentos. Resumidamente apresentamos os principais interessados na informao contbil:

EMPREGADO DA EMPRESA: tem interesse por ser, a empresa, a sua fonte individual de recursos traduzidos pelo salrio, gratificaes e participaes nos lucros. normalmente, o responsvel pela manuteno da sua famlia devendo haver, portanto, o esforo pessoal para os bons resultados da sua fonte de renda.

SCIOS E ACIONISTAS: podem ser encarados sob vrios aspectos. Os scios e acionistas podem ter como principal interesse o retorno do investimento feito nas empresas e a segurana da aplicao. Se, alm da participao na sociedade, so responsveis pelas decises na empresa, a quantidade e qualidade das informaes so maiores pela responsabilidade de dirigir o destino da organizao, traando planos e metas. Nas organizaes mais fechadas ainda existe a ligao sentimental, havendo o respeito e amor pela obra realizada.

ADMINISTRADORES E OUTROS RESPONSVEIS PELAS DECISES: necessitam de informaes similares ao scio-administrador acima referido.

FORNECEDORES E EMPRESTADORES DE DINHEIRO: tem como principal objetivo o retorno dos recursos investidos, seja pela entrega de mercadorias, de dinheiro ou outra forma de propiciar o funcionamento da organizao. As informaes que necessitam so, pois, ligadas rentabilidade e garantia de

retorno dos capitais investidos.

GOVERNO: tem dois grandes interesses que podem tornar como suporte as informaes contbeis. O financiamento da atividade governamental, para o bem-estar de toda a populao, necessita de recursos que, em grande parte, vem da atividade empresarial sob o forma de tributos. Outra informao que pode ser extrada da contabilidade sobre o desenvolvimento em reas geogrficas, setores de atividade e outras que, convenientemente compiladas, podem orientar a politica de desenvolvimento da nao.

PESSOAS EM GERAL: somos todos interessados nas informaes fornecidas pela contabilidade, em sentido amplo, quando potencialmente investidores de recursos ou, mesmo de uma forma restrita, a do nosso dia-a-dia, conciliando renda com gastos. No necessariamente precisamos montar um sistema de contabilidade pessoal, embora possvel, mas lembremos que o objeto da contabilidade o patrimnio e, o individual, deve ser administrado caracterizando contabilidade.

Patrimnio CONCEITO

Pela maioria dos autores patrimnio definido como o "conjunto de bens, direitos e obrigaces, susceptveis de avaliao em dinheiro e vinculados e uma pessoa (fsica ou jurdico)".

COMPONENTES

BENS: Os bens so as coisas transformadas pelo homem para a satisfao de suas necessidades e avaliveis em dinheiro. Podem ser classificados em corpreos e incorpreos, tambm denominados materiais ou imateriais. Como corpreos temos mercadorias, veculos e outros. Como incorpreos, por exemplo, fundo de comrcio, patentes de inveno etc. Os bens so tambm chamados de direitos reais, pois recaem sobre coisas avaliveis em

dinheiro.

DIREITO: Os direitos so decorrentes de operaes de crdito onde o favorecido o patrimnio em anlise. So tambm denominados direitos pessoais.

OBRIGAES: As obrigaes so tambm decorrentes de operaes de crdito tendo como favorecido um terceiro ao patrimnio em anlise, contra este.

EXEMPLOS:

BENS:

Mercadorias;

Dinheiro;

Veculos;

Imveis;

Mquinas;

Equipamentos;

Patentes.

DIREITO:

Duplicatas a receber;

Ttulos a receber;

Outros valores a receber.

OBRIGAES:

Ttulos a pagar;

Duplicatas a pagar;

Impostos a recolher;

Salrios a pagar.

Os bens e direitos so os elementos positivos na estrutura patrimonial e as obrigaes, os elementos negativos. O patrimnio representado pela igualdade entre elementos positivos e negativos havendo, pois, a necessidade de um equilibrador da equao patrimonial, no caso a

situao lquida:

BENS + DIREITOS OBRIGAES = SITUAO LQUIDA

ASPECTOS PATRIMONIAIS

O patrimnio, como visto, um conjunto de bens, direitos e obrigaes, avaliveis em dinheiro e pertencentes a uma pessoa fsica ou jurdica com fins lucrativos ou ideais: Pela relao com terceiros, movimentao e avaliao de recursos, o patrimnio estudado sob diversos aspectos como os abaixo:

ASPECTO JURDICO O patrimnio definido como um "conjunto de direitos e obrigaes de uma pessoa, apreciveis em dinheiro" ou como o "complexo de relaes jurdicas de uma pessoa tendo valor pecunirio". O direcionamento dado o estudo da propriedade, das relaes jurdicas, pecunirias, com terceiros. O patrimnio, sob este aspecto, compreende os direitos reais (bens), direitos pessoais e as obrigaes.

Patrimnio sob o Aspecto Jurdico

ELEMENTOS POSITIVOS DIREITOS: REAIS (BENS):

ELEMENTOS NEGATIVOS OBRIGAES: Salrios a pagar

Mercadorias Veculos PESSOAIS: O PATRIMNIO

Impostos a receber Duplicatas a pagar DIREITO DO PROPRIETRIO SOBRE

ASPECTO ECONMICO

A Economia estuda o patrimnio como o conjunto de bens materiais formadores da riqueza social. Os crditos, por exemplo, so excludos por significar bens em poder de terceiros, concorrendo para formao daquela riqueza. Os crditos e dbitos so compensados entre todos os entes, resultando, apenas, ao final, os bens materiais riqueza social.

ASPECTO FINANCEIRO

Sob o aspecto financeiro, estuda-se as disponibilidades e ingressos financeiros para fazer face s obrigaes ou sadas de recursos. Pondera-se a solvabilidade do patrimnio pela medida do fluxo de recursos.

Patrimnio sob o Aspecto Financeiro

- Disponibilidades no incio do perodo perodo Entradas de recursos no perodo

- Sadas de recursos no Disponibilidades no final

do perodo

ASPECTO ESPECFICO

Diz respeito nomenclatura dos diversos elementos, positivos e negativos, e de seus agrupamentos de acordo com as funes exercidas e classificadas tecnicamente. Temos, por exemplo, entre os elementos disponveis, as contas caixa (dinheiro em poder da empresa), bancos conta movimento (dinheiro da empresa nas instituies financeiras) e aplicaes de liquidez imediata (valores aplicados no mercado financeiro rapidamente "retornveis").

ASPECTO CONTBIL

O patrimnio, sob o aspecto contbil, um todo coordenado, composto de elementos materiais e imateriais e direcionado ao objetivo-fim da organizao. Temos a anlise dos elementos patrimoniais voltada para dois aspectos: qualitativo e quantitativo. No aspecto qualitativo os elementos so separados pela sua natureza e representsdos por contas que so ttulos agrupadores dos componentes de mesma natureza. A qualidade do patrimnio atribuda sob o prisma julgado relevante ao analista vinculado, claro, melhor composio necessria ao atingimento dos seus fins. Sob o aspecto quantitativo o patrimnio visto como um fundo de valores; de um lado, valores positivos (o ATIVO, formado pelo conjunto de bens e direitos) e, do outro, valores negativos (o PASSIVO, formado pelas obrigaes assumidas). A medida de valor para que se tenha um todo mensurvel deve ser uniforme, utilizando-se a moeda como medidor comum.

No confronto entre valores positivos e negativos, trs situaes podem

ocorrer, quais sejam:

1a SITUAO: ATIVO > PASSIVO

Nesse caso, os bens e direitos, valores positivos, so maiores que as obrigaes, valores negativos, resultando uma SITUAO LQUIDA ATIVA (SLa) tambm denominada POSITIVA, SUPERAVITRIA ou FAVORVEL. Graficamente:

ATIVO BENS E DIREITOS

PASSIVO OBRIGAES

Situao Liquida e Ativa, Positiva ou Ativo Liquido

2a SITUAO: ATIVO = PASSIVO

Os bens e direitos so suficientes apenas para honrar as obrigaes. A SITUAO LQUIDA NULA ou COMPENSADA

ATIVO BENS E DIREITOS

PASSIVO OBRIGAES

3a SITUAO: ATIVO < PASSIVO

Teramos insuficincia de bens e direitos para o pagamento das obrigaes. A diferena entre o passivo e o ativo denominada SITUAO LQUIDA PASSIVA (SLp) tambm denominada NEGATIVA, DEFICITRIA ou DESFAVORVEL. O excesso de elementos negativos quando relacionados com os positivos, demonstra um PASSIVO A DESCOBERTO.

ATIVO + SITUAO LQUIDA PASSIVA = PASSIVO

Ou graficamente:

ATIVO BENS

PASSIVO OBRIGAES

E DIREITOS

Situao Liquida Passiva, Negativa ou Passiva Descoberto

ATIVO, PASSIVO E SITUAO LQUIDA

O ATIVO, tambm denominado ATIVO REAL, composto pelos elementos positivos ao patrimnio: os bens e direitos.

Analisando-se mais detidamente os elementos componentes do ativo, podemos observar que so destinaes de recursos, ou seja, supondo uma empresa do ramo comercial existe a necessidade de comprar mercadorias para revenda. Os recursos so aplicados na aquisio das mercadorias. Assim como este, todos os demais elementos podem ser considerados destinao de recursos ou APLICAES DE RECURSOS.

O PASSIVO, ou PASSIVO REAL, de forma contrria ao ativo, onde renem-se as obrigaes da empresa com terceiros, elementos negativos, que representam, digamos, os valores que terceiros ao patrimnio entregam a este para o seu funcionamento. Um emprstimo feito numa instituio financeira, por exemplo, bem representativo de que no passivo encontramos as ORIGENS DE RECURSOS DE TERCEIROS ou CAPITAIS DE TERCEIROS disposio do patrimnio.

Sobre a SITUAAO LOUIDA devemos tecer alguns comentrios adicionais. Vimos, at agora, que a situao lquida funciona como um equilibrador, uma "meia verdade". Os registros na contabilidade so feitos envolvendo, no mnimo, dois elementos: um fornecendo o recurso para ser aplicado no outro,

o que na verdade acontece em qualquer situao. Um exempto bem simples: fazer compras. No ato do pagamento das compras feitas, voc est movimentando dois elementos de seu patrimnio: o primeiro o dinheiro que voc tem que dispor e o segundo, o estoque de mantimentos. O seu dinheiro, que vai diminuir, a ORIGEM DOS RECURSOS que foram APLICADOS no seu estoque de mantimentos. Da mesma forma acontece se voc pagar com cheque (ORIGEM NA CONTA BANCRIA) ou, mesmo, se voc comprar a prazo, gerando uma obrigao (ORIGEM DA CONTA A PAGAR).

Devemos ter ntida a separao na anlise das origens e aplicaes de recursos. Quando definido que os elementos ativos so aplicaes recursos e os passivos so origens de, recursos, estabelecemos uma definio sob o ponto de vista ESTTICO, ou seja, do patrimnio apresentado, fotografado". O "retrato, entretanto, formado aps uma srie de operaes e em cada uma delas existem a ORIGEM e a APLICAO DOS RECURSOS independentes de ser elemento ativo ou passivo, como foi o caso acima, pois, na operao, houve a ORIGEM DE RECURSOS em elemento ativo (dinheiro ou conta corrente bancria). uma definio sob o ponto de vista DINMICO, a prpria alterao patrimonial.

Por sempre estar envolvendo no mnimo dois elementos, um funcionando como fornecedor e outro como recebedor do recurso, existe a garantia da igualdade no patrimnio e como conseqncia o equilbrio. O sentido que queremos dar agora situao lquida a de ORIGEM DE RECURSOS PRPRIOS ou CAPITAIS PRPRIOS. A Constituio das empresas segue um ritual prprio, formal, existindo o comprometimento dos scios para a formao do CAPITAL SOCIAL, integralizado, em boa parte das vezes, em dinheiro. a primeira origem de recursos prprios, aplicado, no caso, em dinheiro um disponvel da empresa.

So tambm componentes da situao lquida os resultados obtidos, lucros ou prejuzos, na atividade operacional. Os lucros fortalecem os capitais prprios pelo aumento na situao lquida, tornando cada vez melhor a situao da empresa. Prejuzos seguidos podem levar situao lquida nula, quando consumido todo o Capital Social e situao de passivo a descoberto, quando ultrapassam o valor do Capital Social. Temos portanto

PATRIMNIO

ELEMENTOS POSITIVOS NEGATIVOS ATIVO LQUIDA APLICAO DE RECURSOS RECURSOS OU FONTES * BENS: TERCEIROS: - Dinheiro - Mercadorias - Imveis * DIREITOS: (CAPITAL PRPRIOS) - Contas bancrias - Duplicatas a receber - Adiantamentos a empregados

ELEMENTOS PASSIVO E SITUAO ORIGEM DE * OBRIGAES DE - Emp. Bancrios - Dup. a pagar - Emp. de clientes * SITUAO LQUIDA: - Capital Social - Reservas

ATOS E FATOS CONTBEIS Os ATOS CONTBEIS, tm a caracterstica de no alterar a situao patrimonial embora, potencialmente, possam trazer efeitos estrutura patrimonial. Podemos destacar, dentre a infinidade de atos, a assinatura de contratos, a remessa de duplicatas para cobrana bancria, hipotecas, avais e fianas prestadas, dentre outros. Por si s, so atividades que no provocam alteraes patrimoniais mas que podem traz-las.

Os FATOS CONTBEIS, por outro lado, so as atividades exercidas que

modificam a estrutura patrimonial, em seus elementos e valores. Os fatos contbeis so classficados em: Fatos contbeis permutativos ou compensativos; Fatos contbeis modificativos; Fatos contbeis mistos ou compostos.

FATOS PERMUTATIVOS OU COMPENSATIVOS So os fatos que modificam o valor dos bens, direitos e obrigaes sem, entretanto, alterar a situao lquida do patrimnio. Subdividem-se em:

- FATOS PERMUTATIVOS ENTRE ELEMENTOS ATIVOS, representados pela mutao (+ A A). o caso de compra de mercadorias a vista, pois diminui um elemento ativo (dinheiro) aumentando, em seu lugar, um outro elemento ativo (mercadorias).

- FATOS PERMUTATIVOS ENTRE ELEMENTOS PASSIVOS, representados pela mutao (+ P P). o caso da troca de uma obrigao por outra, de diferente espcie.

- FATOS PERMUTATIVOS ENTRE ELEMENTOS ATIVOS E PASSIVOS, pelas mutaes (+ A + P) e ( A P). Podem aumentar os totais do ativo e passivo, chamamos aditivos, como o caso da compra de mercadorias a prazo, pois aumenta um elemento ativo (mercadorias) e um passivo (conta a pagar) ou diminuir, chamamos subtrativos ou redutivos, onde temos, por exemplo, o pagamento de uma dvida pois diminui um elemento ativo (dinheiro) e um passivo (conta a pagar).

FATOS MODIFICATIVOS

Os FATOS MODIFICATIVOS tm a caracterstica de, a partir de uma alterao em um elemento ativo ou passivo, modificar a situao lquida. Subdividemse em:

Fatos modificativos aumentativos;

Fatos modificativos diminutivos.

- Os FATOS MODIFICATIVOS AUMENTATIVOS podem ser representados pelas mutaes (+ A + SL) e (- P + SL). Na primeira hiptese, temos, por exemplo, o recebimento de uma receita de juros ou de servios prestados. Um elemento ativo, dinheiro disponvel, aumentado sem qualquer correspondncia com outro elemento ativo ou passivo, aumentanda, conseqentemente, a situao lquida. O segundo tipo corresponde a diminuio de uma obrigao sem correspondncia de outro elemento ativo ou passivo, que o caso do perdo de uma dvida ou diminuio de uma conta a pagar por abatimento dado pelo credor do patrimnio.

- Os FATOS MODIFICATIVOS DIMINUTIVOS so representados pelas mutaes (- A - SL) e (+P - SL). No primeiro caso, temos como exemplo, o pagamento dos salrios dos funcionrios no final do ms, diminui um elemento ativo (dinheiro) diminuindo a situao lquida. O segundo caso, tambm vinculado s despesas com pessoal, pode acontecer quando no final do ms a empresa no paga o salrio dos funcionrios, utilizando uma autorizao legal de pagar apenas no incio do ms seguinte, prtica comum hoje. No final do ms, entretanto, a empresa reconhece que j est devendo aquele valor, pois o fato gerador da despesa j ocorreu, no caso, os servios prestados pelos funcionrios. O reconhecimento feito pelo registro aumentando uma obrigao (salrio a pagar) e diminuindo a situao lquida.

FATOS MISTOS OU COMPOSTOS

Os fatos mistos ou compostos so os que combinam a permutao de elementos patrimoniais com a alterao da situao lquida. Podem, assim como os modificativos, ser classificados em:

Fatos mistos aumentativos;

Fatos mistos diminutivos.

So provenientes de permutao entre elementos ativos, passivos ou ativos e passivos: FATOS MISTOS AUMENTATIVOS so, principalmente, os que apresentam as seguintes mutaes:

(+ A - A + SL)

uma permutao entre elementos ativos modificando aumentativamente a situao lquida. Como exemplo, podemos citar a venda de mercadoria com lucro pois, se uma mercadoria custou $ 10 e foi vendida por $ 12, o elemento estoque diminudo de $ 10, o caixa aumentado de $ 12 e a situao lquida tem um aumento de $ 2 pelo lucro.

(+ P - P + SL)

uma permutao entre elementos passivos, aumentando a situao lquida. Por exemplo: uma permuta de obrigaes onde concedido um abatimento na obrigao na obrigao inicial.

(- A - P + SL)

Permutaes entre elementos ativos e passivos com aumento na situao lquida. Pagamento de uma duplicata (-P) com dinheiro disponvel (-A) obtendo um desconto por pontualidade (+SL).

(+ A + P + SL)

Permutao aditiva, acrscimos no ativo e passivo com aumento na situao lquida. Compra de um veculo (+A) a prazo (+p) com desconto (+SL).

As outras permutaes possveis so bem menos freqentes, desnecessrio o comentrio, inclusive quando envolve vrios elementos do ativo e/ou passivo.

FATOS MISTOS DIMINUTIVOS: so, principalmente, os que apresentam as seguintes mutaes:

(+ A - A - SL)

Permutao entre elementos ativos com diminuio da situao lquida. Pode ser citado como exemplo, o recebimento de uma duplicata (-A) com crdito em conta corrente bancria (+A), concedendo-se um desconto ao cliente (SL).

(+ P - P - SL)

Permutao entre elementos passivos com reduo da situao lquida. A troca de uma obrigao com acrscimos de juros provoca este fato.

(- A - P - SL)

Permutao redutiva, diminuio no ativo e passivo e reduo da situao lquida. Um dos fatos possveis o pagamento de uma duplicata devida (-P), com dinheiro disponvel (-A), inclusive juros de mora por atraso (-SL). (+ A + P - SL)

Permutao entre elementos ativos e passivos, aumentando-as, e diminuio da situao lquida. Um exemplo clssico o da obteno de um emprstimo bancrio (+P) com crdito na conta corrente da empresa (+A) e pagamento de despesas bancrias (-SL).

Estes so os principais fatos contbeis mistos diminutivos.

FATO MISTO AUMENTATIVO

Mutao (+ A - A + SL)

ATIVO PASSIVO Caixa 200.000,00 Bancos (+A) -> (-A) -> LQUIDA 400.000,00 Instalaes 130.000,00 <--(+SL) TOTAL 730.000,00 60.000,00 730.000,00 TOTAL 200.000,00 200.000,00 Dupl. A pagar

Dupl. a receb. 280.000,00 Mercadorias Veculos 50.000,00 40.000,00 SITUAO Capital Social

FATO MODIFICATIVO DIMINUTIVO

Mutao (- A - SL)

ATIVO PASSIVO (-A) -> 200.000,00 Caixa 190.000,00 Bancos 100.000,00 Dupl. a receb. 280.000,00 Mercadorias LQUIDA Veculos 400.000,00 Instalaes 120.000,00 <--(-SL) TOTAL 720.000,00 720.000,00 TOTAL 60.000,00 40.000,00 Capital Social 50.000,00 SITUAO Dupl. A pagar

FATO MODIFICATIVO DIMINUTIVO

Mutao (+ P - SL)

ATIVO PASSIVO Caixa 190.000,00 pagar 200.000,00 Bancos 100.000,00 pagar 50.000,00 <-- (+P) Dupl. a receb. 280.000,00 Mercadorias 50.000,00 LQUIDA Veculos 40.000,00 Social 400.000,00 Instalaes 60.000,00 Lucro 70.000,00 <--(-SL) TOTAL 720.000,00 TOTAL 720.000,00 Capital SITUAO Dupl. A Salrio a

FATO MISTO DIMINUTIVO

Mutao (- A - P - SL)

ATIVO Caixa 190.000,00 150.000,00 <-- (-P)

PASSIVO Dupl. A pagar

(-A) -> Bancos 45.000,00 pagar 50.000,00 Dupl. a receb. 280.000,00 Mercadorias 50.000,00 LQUIDA Veculos 40.000,00 400.000,00 Instalaes 60.000,00 Lucro 70.000,00 <--(-SL) TOTAL 665.000,00 665.000,00

Salrio a

SITUAO Capital Social

TOTAL

FATO MISTO AUMENTATIVO

Mutao (+ A - A + SL)

ATIVO PASSIVO Caixa 190.000,00 200.000,00 <-- (-P) (+A) -> Bancos 350.000,00 pagar 50.000,00 (-A) -> Dupl. a receb. 0,00 Mercadorias 50.000,00 LQUIDA SITUAO Dupl. A pagar Salrio a

Veculos 40.000,00 400.000,00 Instalaes 60.000,00 Lucro 70.000,00 <--(-SL) TOTAL 690.000,00 665.000,00

Capital Social

TOTAL

FATO PERMUTATIVO ENTRE ELEMENTOS PASSIVOS

Mutao (+ P - P)

ATIVO Caixa 190.000,00 pagar 0,00 <-- (-P) Bancos 350.000,00 150.000,00 <-- (+P) Mercadorias 50.000,00 50.000,00 Veculos 40.000,00 LQUIDA Instalaes 60.000,00 400.000,00 TOTAL 690.000,00 90.000,00

PASSIVO Dupl. A Promis. a pagar Salrio a pagar SITUAO Capital Social Lucro TOTAL

690.000,00

FATO MISTO AUMENTATIVO

Mutao (+ A - A + SL)

ATIVO Caixa 190.000,00 200.000,00 <-- (-P) (+A) -> Bancos 350.000,00 50.000,00 (-A) -> Dupl. a receb. 0,00 Mercadorias 50.000,00 LQUIDA Veculos 40.000,00 400.000,00 Instalaes 60.000,00 70.000,00 <--(-SL) TOTAL 690.000,00 665.000,00

PASSIVO Dupl. A pagar Salrio a pagar

SITUAO Capital Social Lucro TOTAL

FATO PERMUTATIVO ENTRE ELEMENTOS PASSIVOS

Mutao (+ P - P)

ATIVO Caixa 190.000,00 0,00 <-- (-P) Bancos 350.000,00 150.000,00 <-- (+P) Mercadorias 50.000,00 50.000,00 Veculos 40.000,00 LQUIDA Instalaes 60.000,00 400.000,00 TOTAL 690.000,00 90.000,00

PASSIVO Dupl. A pagar Promis. a pagar Salrio a pagar SITUAO Capital Social Lucro TOTAL

690.000,00

FATO MODIFICATIVO AUMENTATIVO

Mutao (+ A + SL)

ATIVO (+A)-> Caixa 190.000,00 150.000,00 Bancos 350.000,00 50.000,00 <-- (+P) Mercadorias 50.000,00 Veculos 40.000,00 LQUIDA Instalaes 60.000,00 400.000,00 TOTAL 720.000,00 120.000,00 <-(+SL) 720.000,00

PASSIVO Promis. a pagar Salrio a pagar

SITUAO Capital Social Lucro TOTAL

Vous aimerez peut-être aussi