Vous êtes sur la page 1sur 4

Escola Secundria Francisco de Holanda Guimares Ano lectivo 2011-2012

PAP - Prova de Aptido Profissional Curso Profissional de Tcnico de Gesto


Plano curricular criado pela portaria n. 915/2005 de 26 de Setembro (frequncia 2009-2012)

Marketing

Professor Orientador Nuno Aluno Bruna Margarida Baptista da Silva

Escola Secundria Francisco de Holanda Curso Profissional de Tcnico de Gesto PAP Prova de Aptido Profissional

Introduo e Fundamentao do Projecto

O Marketing um tema fundamental no que diz respeito Gesto Empresarial, esta associado a todos os aspetos que envolvam a venda de qualquer produto, nem sempre esse produto tem que ser um objeto, pode tambm ser um servio ou simplesmente um conjunto de ideais e pensamentos sociais. O Marketing controla e orienta todo o processo envolvido para tornar um produto mais comercializado. A ideia de fundamentar este projeto passa por compreender melhor o Marketing em geral e tambm todas as suas ramificaes, entender a sua histria, estudar as suas filosofias bem como apresentar as vantagens de um plano bem estruturado para as empresas. Alm do que eu transmiti em cima minha inteno de divulgar os outros conceitos relacionados com Marketing e vrios exemplos.

Pessoalmente escolhi este tema por me chamar a ateno as tcnicas de Marketing que todos os dias vemos por qualquer stio em que passa-mos, e tambm por um olhar no futuro, um dia em que nos tornemos profissionais do nosso ramo e ai aplicar as tcnicas e noes corretas de Marketing.

Bruna Silva - Pgina II de IV

Escola Secundria Francisco de Holanda Curso Profissional de Tcnico de Gesto PAP Prova de Aptido Profissional

Objetivos Gerais Promover e desenvolver capacidades de seleo, anlise e sntese; Perceber o conceito de Marketing; Reconhecer os diferentes tipos de Marketing e as reas a que dizem respeito; Abordagem histria de Marketing; Reconhecimento das filosofias de Marketing; Compreender a importncia que o Marketing tem na gesto de uma empresa; Conhecer as estratgias utilizadas nas empresas; Compreender as vantagens para as empresas;

Objectivos Especficos Executar estudos de casos considerados relevantes em termos das prticas empresariais desenvolvidas no contexto de Marketing; Definio de Marketing; Especificao de aspetos histricos relevantes, da evoluo ao longo das dcadas e dos seus precursores; Quais os objetivos do Marketing; Quais as vantagens para as empresas; Explicao da construo de um plano de Marketing com sucesso; Identificar estratgias de Marketing utilizadas; Reconhecer e interpretar os vrios tipos de Marketing existentes; Explicao do ciclo de vida de um Mercado e de um produto/servio

Bruna Silva - Pgina III de IV

Escola Secundria Francisco de Holanda Curso Profissional de Tcnico de Gesto PAP Prova de Aptido Profissional

Mtodos, Estratgias e Tcnicas a Utilizar


Para desenvolver o meu tema pretendo utilizar recursos como, a internet, livros, manuais, revistas, entrevistas entre outros. Com o objectivo de analisar o que na prtica o Marketing, consultarei uma empresa especfica constituindo assim um caso pratico, falarei de todo o processo da mesma, desde a teoria pratica. Para elaborar este projecto, ser essencial conceber um plano com todas as etapas e metas de realizao do mesmo. Deste modo estabeleci as seguintes etapas: 1. Planificao do trabalho: Definir os conceitos importantes do tema, contemplando todos os aspectos tericos; 2. Elaborar a parte prtica procura ativa de empresas e se possvel realizao de uma entrevista ao responsvel de Marketing da mesma; 3. Proceder ao tratamento e filtragem de toda a informao recolhida, assim como estabelecer concluses comparando a teoria com a prtica; 4.Demonstrar a importncia da teoria para uma prtica com sucesso; 5. Apresentao do projecto.

Data: ____-___-___ O Aluno: _______________________________ O Orientador da PAP: _____________________

Bruna Silva - Pgina IV de IV

Vous aimerez peut-être aussi