Vous êtes sur la page 1sur 12

De acordo com o comando a que cada um dos itens de 1 a 150 se refira, marque, na folha de respostas, para cada item:

o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas. Nos itens que avaliam Conhecimentos Gerais de Informtica, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que todos os programas mencionados esto em configurao-padro, em portugus, que o mouse est configurado para pessoas destras e que expresses como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o boto esquerdo do mouse. Considere tambm que no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios, recursos e equipamentos mencionados.

CONHECIMENTOS BSICOS
Texto para os itens de 1 a 15
1

10

13

16

19

22

Os compositores Tom Jobim e Vinicius de Moraes, em uma de suas msicas Se todos fossem iguais a voc , afirmam que a cano s tem razo se se cantar. Assim a palavra. Ela uma cano que s tem razo quando cantada na materialidade do intercmbio da vida social: dando-nos a dimenso do que foi, tirando-nos o vu do futuro, permitindo, nesse percurso, que cada um e todos permaneamos nela. E assim fazemos histria. As palavras tm vida. Vestem-se de significados. Mascaram-se. Contagiam-se com as outras palavras prximas. Danam conforme a msica tocada no salo de baile onde esto. O salo o discurso e a que elas cristalizam momentaneamente uma de suas mscaras. Como enfrentar os discursos entre os quais circulam todas as pessoas e lev-las a ser donas de sua voz, apropriando-se deles criticamente; como reconhecer as caractersticas de algumas vozes que falam como sujeitos para que formem, com cada um de ns, a ciranda dos indivduos/sujeitos que, com emoo, se apropriam da histria, conduzindo-a. Sobretudo, como deixar ver os vrios discursos do cotidiano, os quais, feitos aparentemente para ir-se embora, na verdade permanecem.
Maria Aparecida Baccega. Palavra e discurso histria e literatura. tica, p. 6-7 (com adaptaes).

Preserva-se a correo gramatical do texto ao se substituir o sinal de ponto-e-vrgula depois de criticamente (R.16) pelo sinal de interrogao seguido de inicial maiscula; mas, para se manter a coerncia textual, deve-se substituir tambm o ponto depois de conduzindo-a (R.19) e depois de permanecem (R.22) pelo sinal de interrogao. A retirada do pronome de ir-se (R.21) mantm a coerncia e a correo gramatical do texto, sendo possvel, mesmo sem ele, identificar vrios discursos (R.20) como sujeito de ir. O uso do pronome que em lugar de os quais (R.21) tornaria o texto ambguo, pois no seria possvel identificar se esse pronome retomaria discursos ou cotidiano, ambos na linha 20.

Tendo o texto como referncia inicial e considerando aspectos da cultura contempornea, julgue os seguintes itens.
10

Na era da informao e do conhecimento, como conhecido o tempo presente, o analfabetismo, sob as mais variadas formas, tende a impedir a conquista da cidadania plena, isto , dificulta, como diz o texto, que os indivduos se apropriem de sua histria, conduzindo-a. Uma das caractersticas marcantes do tempo presente, em que a denominada globalizao no se restringe aos aspectos puramente econmicos, a vigorosa atuao de esquemas empresariais tambm no mundo da msica, dos esportes e da cultura em geral. A msica popular uma das mais vivas expresses da cultura brasileira, e a bossa nova, cinqenta anos aps seu lanamento, ainda a mais genuna manifestao musical do pas, rigorosamente refratria a qualquer forma de influncia estrangeira. Mencionados no texto, Tom Jobim e Vinicius de Moraes so dois dos mais festejados nomes da bossa nova, movimento que desempenhou e ainda desempenha papel relevante para que a msica popular brasileira passasse a ser mundialmente conhecida. Em tempos de globalizao, a crescente influncia do idioma ingls em escala planetria tambm reflete a proeminncia internacional da Inglaterra, pas que sucedeu os Estados Unidos da Amrica na posio de liderana do capitalismo mundial. Considerando-se que o domnio da palavra consolidado por meio da educao, pode-se inferir que, no mundo atual, o acesso da populao educao de qualidade condio essencial para o pleno exerccio da cidadania e para o desenvolvimento econmico dos pases.
Caderno AZUL

11

Acerca das idias e da organizao do texto, julgue os itens de 1 a 9.


1

3 4

Pelo desenvolvimento do texto e pela flexo de gnero e nmero, identifica-se que -las (R.15), deles (R.16) e -a (R.19) referem-se, respectivamente, a pessoas (R.15), discursos (R.14) e histria (R.19). No texto, a linguagem associada ao canto e dana, mantendo-se constante a idia de realizao material e social da linguagem. Infere-se das informaes do texto que a palavra pode associar dimenses de passado e futuro ao presente. Para se evitar a repetio do se, na linha 3, tornando a redao mais clara, prpria de um documento oficial, e preservando-se a correo gramatical, o trecho s tem razo se se cantar poderia ser reescrito da seguinte forma: s tem razo se for cantada. O desenvolvimento das idias do texto permite substituir permaneamos (R.8) por permaneam, sem que seja prejudicada a correo gramatical ou a coerncia do texto. A expresso As palavras (R.9), sujeito da forma verbal tm, retomada semanticamente nas oraes do trecho Vestem-se (...) esto (R.9-12) e, por isso, seria coerente e gramaticalmente correto suprimir todos os pronomes se dessas oraes.

12

13

14

15

UnB/CESPE Banco do Brasil S.A.

Cargo: Escriturrio

Texto para os itens de 16 a 28


1

26

O universo digital constitui um claro separador entre geraes, ainda que no seja privativo de nenhuma delas. Menos conhecido seu impacto no comportamento daqueles que nasceram nesta era tomada pela tecnologia. O mais notvel nesta gerao o fim da separao entre o mundo real e o virtual. Um dilogo por mensagem instantnea hoje to intenso quanto um encontro cara a cara e, muitas vezes, at mais ntimo. A tecnologia uma realidade sem volta.
Veja. Edio Especial. Tecnologia, ago./2007 (com adaptaes).

Da mesma forma que estimula a rpida circulao do dinheiro pelo mundo afora, a tecnologia digital tambm elimina as barreiras que tradicionalmente impediam a circulao de imigrantes pelos diversos pases. At o momento, um importante setor do crime organizado o da lavagem de dinheiro no encontra suporte na tecnologia da informao. As facilidades trazidas pelo avano da tecnologia so tambm apropriadas por aqueles que agem margem da lei e, em larga medida, so utilizadas por redes globais do crime organizado. As reservas internacionais em moeda forte funcionam como um seguro que o Brasil contrata para se proteger contra eventuais ataques especulativos e crises abruptas. Foi graas ao acmulo desses recursos que o Brasil pde decretar o fim de sua dvida externa. Na ltima crise financeira que atingiu o Brasil, em 2002, essa poupana era bem mais modesta. Excludos os emprstimos do Fundo Monetrio Internacional (FMI), ela no passava de 16 bilhes de dlares; na semana passada, chegou a 190 bilhes de dlares, dinheiro acumulado graas ao superavit na balana comercial. Entretanto, apesar da mxima de que quanto maiores as reservas internacionais dos pases, menor o risco de eles sofrerem uma crise financeira, os especialistas alertam que as economias emergentes, includa a brasileira, j ultrapassaram em muito o valor que se imaginava adequado para essa espcie de seguro.
Giuliano Guandalini. Elas valem quanto pesam. In: Veja, 5/3/2008, p. 88 (com adaptaes).

27

28

Com relao aos sentidos e s estruturas lingsticas do texto, julgue os itens seguintes.
16

Por ser constituda de substantivos femininos, a expresso cara a cara (R.7) pode ser corretamente grafada, no texto, tambm como cara cara. As idias do texto permitem concluir que a gerao mais jovem se distingue da dos mais velhos: estes no conseguem dominar a tecnologia, enquanto aqueles no separam o real do virtual. O emprego do modo subjuntivo em seja (R.2) indica que o argumento considerado uma hiptese. Se esse argumento fosse tomado como certeza, o verbo deveria ser empregado no indicativo: . Mantm-se a coerncia do texto e o respeito s regras da norma culta da lngua ao se reescrever o trecho O mais (...) virtual (R.4-6) da seguinte forma: O mundo real no se separar mais do virtual o que h de mais notvel nesta gerao.

17

18

10

19

13

16

Tendo o texto como referncia inicial, julgue os itens de 20 a 28, que versam sobre o atual estgio da economia mundial e sobre o desenvolvimento cientfico-tecnolgico alcanado pela civilizao contempornea.
20

Com base no texto acima, julgue os itens subseqentes.


29

A introduo dos computadores no conjunto das escolas pblicas brasileiras, acompanhada do acesso rpido Internet, a mais recente conquista do sistema educacional do pas. A realidade material dos dias de hoje decorre de amplo e vigoroso processo de transformao do sistema produtivo iniciado com a Revoluo Industrial. A marcha da industrializao contempornea marcada pela incessante utilizao do conhecimento cientfico, que se materializa nas constantes inovaes tecnolgicas. Na atualidade, o esgotamento da capacidade de inovar em termos de produo tecnolgica sugere que o maior desenvolvimento de uma economia pressupe o domnio sobre vastos territrios, transformados em colnias, e sobre reas ricas em matria-prima. As modernas tecnologias de informao ampliam e tornam mais geis os mecanismos de circulao de capitais no mundo contemporneo, tal como atestam, por exemplo, as bolsas de valores e de mercadorias. A disseminao da rede mundial de computadores, hoje utilizada pela maioria da populao mundial, reduziu as desigualdades historicamente existentes entre povos, regies e continentes.

21

A retirada do pronome eles no trecho menor o risco de eles sofrerem uma crise financeira (R.12-13) mantm a clareza e a correo do texto, pois a marca de plural em sofrerem suficiente para recuperar o sujeito dessa forma verbal. Na linha 2, a ausncia de uma vrgula logo aps seguro indica que o trecho que o Brasil inicia uma orao explicativa. A expresso desses recursos (R.4) retoma a idia anteriormente expressa por ataques especulativos (R.3). O acento circunflexo em pde (R.5) indica que, alm de a pronncia da vogal ser fechada, como em ovo, por exemplo, o verbo est no pretrito, o que, por sua vez, indica que o fim da dvida externa foi decretado. Depreende-se do texto que os emprstimos do FMI compem o montante de 190 bilhes de dlares. O termo sinttico a 190 bilhes de dlares (R.9-10) iniciado pela preposio a por exigncia do verbo chegar. Se fosse utilizada a expresso soma de, seria preservada a coerncia textual, mas a correo gramatical exigiria que fosse usado o sinal de crase: soma de 190 bilhes.

30

22

31 32

23

24

33 34

25

UnB/CESPE Banco do Brasil S.A.

Caderno AZUL

Cargo: Escriturrio

Oficio n. 15/XXXXX/2008 Braslia, 30 de abril de 2008 Prezado Senhor Jos Joaquim da Silva Xavier, DD. Diretor do Banco do Brasil: 1. Comunicamos que a partir desta data nosso banco de dados digitalizados estar acessvel para consultas vinte e quatro horas por dia. 2. Solicitamos que sejam feitos agendamentos, afim de processar com maior agilidade os atendimentos. Considerando o texto acima como o incio de um ofcio, julgue o item a seguir.
35

RASCUNHO

A redao do ofcio acima est de acordo com as normas que regem a correspondncia oficial.

Para a venda de notebooks, uma loja de informtica oferece vrios planos de financiamento e, em todos eles, a taxa bsica de juros de 3% compostos ao ms. Nessa situao, julgue os itens seguintes, considerando 1,2 como valor aproximando para 1,036.
36

37

38

39

40

41

Para o desenvolvimento de projetos, um escritrio de arquitetura utilizar um notebook por 3 anos e est avaliando a melhor opo entre alugar ou comprar o equipamento. Na pesquisa, o escritrio obteve as seguintes propostas: I alugar o equipamento por R$ 1.500,00 ao ano, includas eventuais manutenes, com pagamento no incio de cada ano. II comprar o equipamento, vista, por R$ 5.000,00 e mais R$ 300,00, no 2. ano, e R$ 500,00 no 3. ano, correspondentes taxa de manuteno; nesse caso, no final do 3. ano, o vendedor se compromete a readquirir o equipamento por R$ 1.600,00. Considerando que a taxa de juros compostos do mercado seja de 3% ao ms e que 0,97, 0,94 e 0,92 sejam valores aproximados para 1,03!1, 1,03!2 e 1,03!3, respectivamente, correto afirmar que a melhor opo para o escritrio de arquitetura ser alugar o notebook. Se, em uma venda, ficar acordado que o pagamento ser feito de uma nica vez, ao final do 6. ms aps a compra do notebook, cujo valor vista de R$ 3.600,00, nesse caso, no pagamento, o cliente desembolsar mais de R$ 4.200,00. Se o financiamento for feito em 6 prestaes mensais, consecutivas e iguais a R$ 720,00, com a primeira vencendo um ms aps a compra, ento o montante dessa srie de pagamentos, logo aps a quitao da 6. prestao, ser superior a R$ 4.500,00. Caso um cliente escolha financiar a compra de um notebook em 12 prestaes postecipadas, mensais, consecutivas e iguais a R$ 360,00, nesse caso, considerando 0,70 como valor aproximado para 1,03!12, correto concluir que o preo do notebook, vista, inferior a R$ 3.800,00. Se, na compra de um notebook, o financiamento for feito com base no sistema francs de amortizao, em 6 prestaes postecipadas, mensais, consecutivas e iguais a R$ 900,00, e a taxa de juros compostos cobrados nesse financiamento for de 3% ao ms, nesse caso, se a amortizao no pagamento da 1. prestao for igual a R$ 756,00, ento a amortizao no pagamento da 2. prestao ser superior a R$ 785,00. Considerando-se que, na compra de um notebook, o cliente opte por um plano de financiamento que consista em prestaes consecutivas, mensais e iguais a R$ 420,00 e que o montante desta srie de pagamentos, aps o pagamento da ltima prestao seja igual a R$ 7.000,00, nessa situao, se T representar o nmero de prestaes desse financiamento, ento T ser aproximadamente igual a . Se, em determinado ms, a taxa de inflao foi de 1%, ento, nesse ms, a taxa real de juros de um financiamento foi superior a 2%.

42

UnB/CESPE Banco do Brasil S.A.

Caderno AZUL

Cargo: Escriturrio

O grfico a seguir, que ilustra a previso das reservas monetrias de alguns pases, em 2008, deve ser considerado para o julgamento dos itens de 43 a 48 e 52.

RASCUNHO

Com base nas informaes do grfico apresentado acima, julgue os seguintes itens.
43

Se a previso de reservas da Alemanha para 2008 for inferior da China e da Rssia, e se os valores das reservas previstas para esses 3 pases, no ano citado, estiverem em progresso geomtrica, ento as reservas alems sero superiores a 200 bilhes de dlares em 2008.

44

Considerando-se que, na poca da realizao dos estudos que deram origem ao grfico, 1 dlar equivalesse a R$ 1,80, correto afirmar que, nessa poca, o valor previsto para as reservas internacionais da China era superior a R$ 2.500.000.000.000,00.

45

Em 2008, as reservas previstas para a ndia superaro as previstas para o Brasil em mais de 55%.

46

Entre as reservas apresentadas no grfico, apenas as da Rssia e da China superam a mdia aritmtica das reservas de todos eles.

47

O quadrado do desvio-padro da seqncia numrica formada pelas reservas dos cinco pases apresentados no grfico acima superior a 84 + 154 + 164 + 184 + 304.

48

possvel encontrar uma progresso aritmtica decrescente, em que os 5 primeiros termos, a1, a2, a3, a4, a5, coincidam, respectivamente, com os valores das reservas da China, da Rssia, da ndia, da Coria do Sul e do Brasil, constantes do grfico.

UnB/CESPE Banco do Brasil S.A.

Caderno AZUL

Cargo: Escriturrio

Proposies so frases que podem ser julgadas como verdadeiras V ou como falsas F , mas no ambas; so freqentemente simbolizadas por letras maisculas do alfabeto. A proposio simbolizada por AB lida como se A, ento B, A condio suficiente para B, ou B condio necessria para A tem valor lgico F quando A V e B F; nos demais casos, seu valor lgico V. A proposio AvB lida como A e B tem valor lgico V quando A e B forem V e valor lgico F, nos demais casos. A proposio A, a negao de A, tem valores lgicos contrrios aos de A. Com base nas definies apresentadas acima, julgue os itens que se seguem.
49

RASCUNHO

A negao da proposio As palavras mascaram-se pode ser corretamente expressa pela proposio Nenhuma palavra se mascara. A proposio Se as reservas internacionais em moeda forte aumentam, ento o pas fica protegido de ataques especulativos pode tambm ser corretamente expressa por O pas ficar protegido de ataques especulativos condio necessria para que as reservas internacionais aumentem. A proposio Se o Brasil no tem reservas de 190 milhes de dlares, ento o Brasil tem reservas menores que as da ndia tem valor lgico F. Toda proposio simbolizada na forma AB tem os mesmos valores lgicos que a proposio BA. A proposio Existem pases cujas reservas ultrapassam meio bilho de dlares F quando se considera que o conjunto dos pases em questo {Brasil, ndia, Coria do Sul, Rssia}. Considerando como V as proposies Os pases de economias emergentes tm grandes reservas internacionais e O Brasil tem grandes reservas internacionais, correto concluir que a proposio O Brasil um pas de economia emergente V. A negao da proposio AB possui os mesmos valores lgicos que a proposio Av(B). Considere que A seja a proposio As palavras tm vida e B seja a proposio Vestem-se de significados, e que sejam consideradas verdadeiras. Nesse caso, a proposio Av(B) F.

50

51

52 53

54

55 56

Considerando que uma palavra uma concatenao de letras entre as 26 letras do alfabeto, que pode ou no ter significado, julgue os itens a seguir.
57

Considerando todas as 26 letras do alfabeto, a quantidade de palavras de 3 letras que podem ser formadas, todas comeando por U ou V, superior a 2 103. Com as letras da palavra COMPOSITORES, podem ser formadas mais de 500 palavras diferentes, de 3 letras distintas. As 4 palavras da frase Danam conforme a msica podem ser rearranjadas de modo a formar novas frases de 4 palavras, com ou sem significado. Nesse caso, o nmero mximo dessas frases que podem ser formadas, incluindo a frase original, igual a 16.

58

59

UnB/CESPE Banco do Brasil S.A.

Caderno AZUL

Cargo: Escriturrio

As fundaes de estudos econmicos K e S, utilizando as funes K(t) = t2 + 7t + 40 e , respectivamente, fizeram, em 1990, previses sobre a evoluo das reservas monetrias do pas X, para os prximos 22 anos. Em ambas, t = !10 corresponde ao ano de 1990, t = !9, ao ano de 1991, e assim sucessivamente, e K (t) e S(t), em bilhes de dlares, representam, segundo cada fundao, as reservas do pas X no ano t. A partir das informaes acima, julgue os itens a seguir.
60

RASCUNHO

As fundaes K e S previram resultados idnticos para as reservas monetrias do pas X em, pelo menos, duas ocasies no perodo de 1990 a 2010. Segundo a fundao K, as reservas do pas X em 2002 seriam inferiores a 60 bilhes de dlares. As reservas do pas X, em 2006, segundo as previses da fundao S, seriam inferiores a 81 bilhes de dlares. De acordo com as previses da fundao S, no perodo de 1990 a 2010, as reservas do pas X atingiriam seu pior resultado em 1990. Os grficos das funes K(t) e S(t) so parbolas com concavidades voltadas para cima. De acordo com a previso da fundao S, em 1994 o pas X gastaria alm de sua poupana, fazendo que suas reservas ficassem negativas. Segundo a fundao K, no perodo de 1990 a 2010, as reservas do pas X atingiriam seu pior resultado em 1992.

61 62 63

64 65

66

O Banco do Brasil S.A. (BB) patrocina as equipes masculina e feminina de vlei de quadra e de praia. Segundo o portal www.bb.com.br, em 2007, o voleibol brasileiro mostrou mais uma vez a sua hegemonia no cenrio internacional com a conquista de 56 medalhas em 51 competies, tanto na quadra quanto na praia. Nesse ano, o Brasil subiu ao lugar mais alto do pdio por 31 vezes e conquistou, ainda, 13 medalhas de prata e 12 de bronze. Com base nessas informaes, julgue os itens subseqentes.
67

Caso se deseje selecionar 5 medalhas, entre as conquistadas pelo voleibol brasileiro em 2007, de modo que 2 sejam de ouro, 2 de prata e 1 de bronze, a quantidade de possibilidades diferentes de se formar esses conjuntos ser superior a 450 mil. Considerando-se que o treinador de um time de vlei tenha sua disposio 12 jogadores e que eles estejam suficientemente treinados para jogar em qualquer posio, nesse caso, a quantidade de possibilidades que o treinador ter para formar seu time de 6 atletas ser inferior a 103. Considerando que o treinador de um time de vlei disponha de 12 jogadores, dos quais apenas 2 sejam levantadores e os demais estejam suficientemente bem treinados para jogar em qualquer outra posio, nesse caso, para formar seu time de 6 atletas com apenas um ou sem nenhum levantador, o treinador poder faz-lo de 714 maneiras diferentes. Existem maneiras diferentes de se selecionar,

68

69

70

entre as medalhas conquistadas pelo voleibol brasileiro em 2007, um conjunto de 12 medalhas, de modo que pelo menos uma delas seja de ouro.

UnB/CESPE Banco do Brasil S.A.

Caderno AZUL

Cargo: Escriturrio

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
A Internet cresceu quase 33 milhes de domnios em 2007, de acordo com relatrio apresentado pela VeriSign, companhia de infra-estrutura digital que gerencia os domnios .com. No ltimo trimestre de 2007, novos registros .com e .net foram adicionados a uma mdia de 2,5 milhes por ms, em um total de 7,5 milhes de novos domnios no trimestre. Registros de domnios do tipo top level country code, como o .br, para o Brasil, totalizaram mais de 58 milhes. Durante o quarto trimestre de 2007, a VeriSign processou mais de 33 bilhes de consultas a DNS por dia, segundo a companhia. O relatrio destacou tambm a importncia do IPv6, sucessor do IPv4. Segundo a VeriSign, o IPv6 representa uma melhoria significativa, j que aumenta consideravelmente o nmero de endereos que podem ser usados em aparelhos conectados a uma rede.
Internet: <idgnow.uol.com.br> (com adaptaes).

Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os itens seguintes.


71

Registros de domnios do tipo .br, mencionados no texto, so controlados pela autoridade certificadora nacional, que, no Brasil, o Ministrio das Relaes Exteriores. 72 As informaes do texto confirmam uma tendncia atual: a privatizao da Internet pela construo de sub-redes denominadas backbones, com vrias empresas privadas tendo o controle comercial e poltico do acesso rede mundial de computadores. 73 O protocolo IPv6, mencionado no texto, uma proposta que permite aumentar o nmero de endereos IP e, com isso, aumentar o nmero de novos stios web. Um dos fatores mais significativos no aumento das possibilidades de ataque na Internet o crescimento global do acesso de banda larga. Com computadores conectados 24 horas Internet por meio de acesso de banda larga, a oportunidade de atacar sistemas em tempo real e de utilizar a capacidade ociosa de mquinas contaminadas para outros ataques um recurso tentador demais para ser ignorado. A expanso e a diversificao do papel dos computadores na sociedade moderna tambm propiciam mais oportunidades para aqueles que buscam capitalizar-se no cibercrime. O uso de telefones celulares, as operaes bancrias online, os jogos online e o comrcio eletrnico, em geral, so vetores e alvos suficientes para assegurar aos inescrupulosos o bastante com o que se ocupar.
Internet: <www.mcafee.com> (com adaptaes).

A figura acima ilustra uma janela do Internet Explorer 7 (IE7) em execuo em um computador PC, cujo sistema operacional o Windows XP. Considerando essa janela, julgue os itens seguintes.
77

O Mozilla Firefox consiste em um pacote de aplicativos integrados, no qual se encontra uma ferramenta que permite a edio, a alterao e a criao de pginas web. Essas facilidades no so encontradas no IE7, que est limitado apenas para funcionar como navegador na Internet. 78 Confidencialidade, integridade e disponibilidade so caractersticas diretamente relacionadas segurana da informao que podem ser ameaadas por agentes maliciosos. Em particular, a perda de disponibilidade acontece quando determinada informao exposta ao manuseio de pessoa no-autorizada, que, utilizando falha no equipamento causada por motivo interno ou externo, efetua alteraes que no esto sob o controle do proprietrio da informao. 79 Por meio do IE7, possvel que um usurio tenha acesso a recursos da denominada Web 2.0.
80

Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os itens subseqentes.


74

A oportunidade de atacar sistemas em tempo real e de utilizar a capacidade ociosa de mquinas contaminadas para ataques, conforme referido no texto, pode ser explorada utilizando-se botnets, que so aplicativos de controle de computadores utilizados por criminosos virtuais. 75 A expresso banda larga, mencionada no texto, refere-se a recursos que permitem a um usurio acessar servios da Internet com taxas de transmisso de informao superiores s obtidas em redes de acesso convencionais, tais como as redes de acesso denominadas dial-up. Taxas da ordem de 2 Mbps, em vez de 56 kbps, constituem exemplo da diferena de taxas obtidas em redes de acesso banda larga e dial-up, respectivamente. 76 possvel inferir do texto que aparelhos celulares tm, hoje, recursos de acesso Internet e so pontos de fragilidade para a ao de criminosos cibernticos.

Por meio do boto , possvel que um usurio obtenha a denominada certificao digital, que, em aplicaes bancrias, como a ilustrada na janela do IE7, permite que seja definida uma chave pblica que serve para validar uma assinatura realizada em documentos eletrnicos do usurio. Por meio do conjunto de botes , possvel que um usurio tenha acesso a recurso de filtragem de phishing do IE7, o que permite aumentar a segurana, restringindo-se o acesso a stios que se passam por stios regulares, tais como de bancos e lojas virtuais, e so utilizados por criminosos cibernticos para roubar informaes do usurio. Por meio do boto , um usurio do IE7 tem acesso a recursos de VoIP (voice over IP), por meio dos quais possvel a comunicao por voz entre usurios na Internet. Para que esse recurso seja plenamente utilizado, recomenda-se que o computador do usurio tenha acesso Internet por meio de uma rede banda larga.

81

82

UnB/CESPE Banco do Brasil S.A.

Caderno AZUL

Cargo: Escriturrio

No que se refere a conceitos de informtica, hardware e software de processamento de texto, julgue os itens a seguir.
83

Considere que, na realizao de determinado procedimento, a janela a seguir tenha sido disponibilizada. Nessa situao, correto inferir que ocorreu uma tentativa frustrada de se acessar um arquivo de extenso .doc contido em A:.

84

O BrOffice.Org Writer um programa usado para a edio de textos, que permite a aplicao de diferentes formatos no documento em edio, tais como tipo e tamanho de letras, impresso em colunas, alinhamento automtico, entre outros. Esse aplicativo tambm permite a utilizao de figuras, grficos e smbolos no documento em elaborao. O tempo destinado formatao de um documento pode ser reduzido, tanto no Word quanto no BrOffice.Org Writer, com o uso de estilos, que consistem em uma lista de configuraes de formatos utilizados no documento. Nessa lista, define-se a aparncia dos diferentes tipos de pargrafos, tais como os associados, por exemplo, a ttulo, subttulo e texto.

A figura acima ilustra parte da janela Painel de controle do Windows XP, em que se observam cones referentes a diversas ferramentas disponibilizadas por esse sistema operacional. Considerando essa figura, julgue os itens subseqentes.
88

85

Por meio de funcionalidades disponibilizadas na ferramenta

, possvel editar documentos na linguagem html (hypertext markup language), que so utilizados, por exemplo, em operaes bancrias virtuais, para permitir que o usurio do computador acesse a sua conta pela Internet com segurana.
89

Na figura mostrada, encontra-se ferramenta que permite programar o desligamento automtico do computador, de modo que, ao se pressionar Ctrl+Alt+Del, esse computador ser desligado sem que a janela Gerenciador de tarefas do Windows seja disponibilizada.

90

A partir da figura mostrada, correto afirmar que a opo de firewall do Windows est ativada, de forma que somente pessoas autorizadas pelo administrador do sistema podem usar o computador. Esse um dos procedimentos normalmente usados para proteger o computador contra a

A figura acima ilustra uma janela do Excel 2003 contendo uma planilha com dados de rentabilidade de fundos de investimento do BB, cotados no dia 12/5/2008. Considerando essa janela, julgue os itens subseqentes.
86

ao de invasores. Julgue os itens seguintes, acerca do Cdigo de Defesa do Consumidor.


91

A clula A1 de ser preenchida com um valor superior a 0,2, caso se execute a seguinte seqncia de aes: clicar em ; digitar, na clula A1,
=MDIA(Fundos!C3:Fundos!C7)

lcito que certa instituio bancria condicione a celebrao de contrato de conta-corrente contratao de plano de previdncia complementar.

e, a seguir, teclar

87

Sabendo-se que as clulas de E3 a E7 contm valores da rentabilidade dos diferentes fundos acumulados, de janeiro a abril de 2008, caso se deseje estimar a rentabilidade que o fundo DI Estilo ter no final deste ano, considerando-se que o valor mdio at o momento se mantenha ao longo do ano, possvel faz-lo por meio da frmula =E6*12/4.

92

O consumidor que sofrer dano fsico grave por manusear objeto que tenha defeito de fabricao deve acionar o fabricante do objeto defeituoso no prazo mximo de dois anos, a contar da ocorrncia do evento danoso, sob pena de prescrio.

UnB/CESPE Banco do Brasil S.A.

Caderno AZUL

Cargo: Escriturrio

Acerca do Cdigo de Defesa do Consumidor Bancrio, julgue os itens que se seguem.


93

99

A transferncia automtica de recursos da conta de depsitos de poupana para conta de investimentos depende de prvia autorizao do cliente, salvo se decorrente de ajustes anteriores entre a instituio financeira e o respectivo cliente. 94 Caso um cliente, deficiente auditivo, queira celebrar contrato de seguro de automvel com certa instituio financeira, o preposto da instituio financeira deve requerer que esse cliente efetue a leitura do inteiro teor do contrato, antes de sua assinatura. 95 Alm de vedar s instituies bancrias a disponibilizao de cartes magnticos a pessoas portadoras de deficincia visual, a lei impe a essas instituies o dever de implementar servios que garantam a segurana nos saques realizados em mquinas de auto-atendimento. Considerando as normas que estabelecem prioridade de atendimento e critrios bsicos para a promoo da acessibilidade das pessoas portadoras de deficincia ou com mobilidade reduzida, julgue os itens a seguir.
96

Em um rimeiro momento, as aes relacionadas ao marketing focalizavam a satisfao e a atrao do cliente por meio do baixo preo. 100 Para melhor atender e convencer o cliente em uma ao de telemarketing, o atendente no deve interromper a fala do cliente e deve utilizar-se de cdigos e abreviaturas padronizados para anotar, de forma resumida, as informaes importantes.
101 A satisfao de um cliente ao adquirir um servio bancrio

est vinculada tanto s suas necessidades visveis como a outras no aparentes que o motivaram a realizar o negcio. 102 Como a fidelizao de clientes um processo complexo, mais barato atrair novos clientes que manter os atuais. Nesse sentido, as aes voltadas para a manuteno dos clientes atuais devem ser programadas, principalmente, sob a tica de no prejudicar a imagem da empresa na captao dos novos clientes.
103 Enquanto o conceito de vendas tem como foco as

Caso a lotao total de um teatro seja de mil lugares, os administradores devem disponibilizar cerca de vinte lugares para pessoas em cadeira de rodas, distribudos pelo recinto, em locais diversos, de boa visibilidade, prximos aos corredores e devidamente sinalizados. 97 As concessionrias prestadoras de servios de transporte pblico coletivo devem reservar assentos, devidamente identificados, a idosos, gestantes, lactantes, pessoas portadoras de deficincia e pessoas acompanhadas por crianas de colo, sob pena de pagamento de multa de, no mnimo, R$ 500,00 por veculo que no tenha essas condies. 98 As instituies bancrias devem dispensar tratamento diferenciado s pessoas portadoras de deficincia visual, contudo facultativo instituio permitir a entrada e a permanncia de co-guia nas agncias bancrias, com vistas a garantir a segurana dos demais usurios.

necessidades do consumidor, o conceito de marketing tem como foco o produto/servio bancrio. 104 A propaganda tem como intuito informar, persuadir e fixar o produto ou servio na memria do consumidor.
105 Como exemplo de ferramenta de marketing direto utilizado

pelos bancos, pode-se citar o telemarketing. 106 Por meio do benchmarking funcional, so medidas as caractersticas bsicas, as funes e os mtodos de produo de uma empresa para aperfeio-los em relao aos dos concorrentes diretos, possibilitando, assim, que a empresa se torne uma das melhores do ramo ou, no mnimo, melhor que seus concorrentes. Acerca da etiqueta empresarial, julgue os itens subseqentes.
107 A etiqueta empresarial trata de aspectos do planejamento

A diferenciao dos servios bancrios


Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas empresas da nova economia a diferenciao de seus produtos e servios. Em um mercado cada vez mais competitivo, com consumidores cada vez mais conscientes das ofertas e exigentes nas suas escolhas, desenvolver uma oferta capaz de seduzir pela exclusividade pode ser a diferena entre continuar existindo ou desaparecer. Ao recebermos aquele novo carto de dbito e crdito, ou o primeiro extrato daquela modalidade exclusiva de aplicao, temos a impresso de ter entrado para uma sociedade fechada, da qual apenas alguns poucos privilegiados participam. Poucos dias depois s vezes no mesmo dia verificamos que vrios concorrentes do nosso banco esto oferecendo produtos exatamente iguais ao que acabamos de comprar. Nossa sensao a de termos sido enganados, de que compramos gato por lebre, e a se instala em ns uma imensa dissonncia cognitiva. Ser que os profissionais de marketing dos bancos no perceberam, ainda, que exclusividade algo fcil de oferecer mas difcil de manter?
Joo Baptista Vilhena. Internet: <www.institutomvc.com.br> (com adaptaes).

eficiente de uma reunio, como o modo de no reter desnecessariamente colaboradores em um evento quando poderiam estar desenvolvendo outra atividade.
108 A utilizao de uma voz alegre, clara e calorosa suficiente

para gerar empatia e para garantir o xito em um contato telefnico profissional. 109 A etiqueta empresarial est restrita ao modo de se portar mesa em uma reunio de negcios, postura ao sentar-se e forma de se falar ao telefone com clientes, fornecedores, colegas e superiores no trabalho.
110 Na eventualidade de se estar em meio a uma conversao,

no ambiente de trabalho, que tenha demorado mais que o necessrio, deve-se mudar abruptamente de assunto, de modo a deixar clara a necessidade da finalizao da conversa. O Sistema Financeiro Nacional (SFN) composto por rgos de regulao, por instituies financeiras e auxiliares, pblicas e privadas, que atuam na intermediao de recursos dos agentes econmicos (pessoas, empresas, governo). Com relao ao SFN, julgue os itens a seguir.
111 A rea normativa do SFN tem como rgo mximo o Banco

Central do Brasil (BACEN).


112 A rea operativa do SFN formada pelas instituies

Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os itens de 99 a 106, a respeito de marketing e satisfao do cliente.

financeiras pblicas e privadas, que atuam no mercado financeiro.


Caderno AZUL

UnB/CESPE Banco do Brasil S.A.

Cargo: Escriturrio

O Conselho Monetrio Nacional (CMN), institudo pela Lei n. 4.595/1964, um rgo normativo, responsvel pelas polticas e diretrizes monetrias para a economia do pas. Acerca do CMN, julgue os itens que se seguem.
113 Entre as funes do CMN, esto a de adaptar o volume dos

meios de pagamento s reais necessidades da economia e a de regular o valor interno e externo da moeda e o equilbrio do balano de pagamentos. 114 O SFN tem como rgo executivo central o BACEN, que estabelece normas a serem observadas pelo CMN. O BACEN, criado pela Lei n. 4.595/1964, uma autarquia federal vinculada ao Ministrio da Fazenda e tem atuao em todo o territrio nacional. No que se refere ao BACEN, julgue os itens subseqentes.
115 Entre as atribuies do BACEN, esto a de realizar as

Bancos comerciais so instituies financeiras privadas ou pblicas que tm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessrios para financiar, a curto e a mdio prazos, o comrcio, a indstria, as empresas prestadoras de servios, as pessoas fsicas e terceiros em geral. No que se refere aos bancos comerciais, julgue os itens a seguir.
123 Na denominao dos bancos comerciais, vedado o uso da

palavra Central.
124 Os bancos comerciais no podem captar depsitos a prazo.

operaes de redesconto e emprstimo s instituies financeiras e a de regular a execuo dos servios de compensao de cheques e outros papis. 116 O BACEN tem sua sede no Rio de Janeiro e conta com representaes em Braslia, capital do pas, e nas capitais dos estados do Rio Grande do Sul, do Paran, de So Paulo, de Minas Gerais, da Bahia, de Pernambuco, do Cear e do Par. O Comit de Poltica Monetria (COPOM) do BACEN foi institudo em 20/6/1996, com o objetivo de estabelecer as diretrizes da poltica monetria e de definir a taxa de juros. A criao desse comit buscou proporcionar maior transparncia e ritual adequado ao processo decisrio da instituio. Com relao ao COPOM, julgue os itens seguintes.
117 A taxa de juros fixada na reunio do COPOM a meta para

Bancos mltiplos so instituies financeiras privadas ou pblicas que realizam operaes ativas, passivas e acessrias de diversas instituies financeiras, por intermdio das seguintes carteiras: comercial, de investimento e(ou) de desenvolvimento, de crdito imobilirio, de arrendamento mercantil e de crdito, financiamento e investimento. Com relao aos bancos mltiplos, julgue os seguintes itens.
125 Os bancos mltiplos devem ser constitudos com, no

mnimo, duas carteiras, sendo uma delas, obrigatoriamente, comercial ou de investimento.


126 A carteira de desenvolvimento pode ser operada por banco

mltiplo e por banco pblico. As cooperativas de crdito observam, alm da legislao e das normas do SFN, a Lei n. 5.764/1971, que define a Poltica Nacional de Cooperativismo e institui o regime jurdico das sociedades cooperativas. No referente s cooperativas de crdito, julgue os itens subseqentes.
127 As cooperativas de crdito devem possuir o nmero mnimo

a taxa SELIC (taxa mdia dos financiamentos dirios, com lastro em ttulos federais, apurados no Sistema Especial de Liquidao e Custdia), a qual vigora por todo o perodo entre reunies ordinrias do Comit. 118 As atas das reunies do COPOM devem ser divulgadas no prazo de at quinze dias teis aps a data de sua realizao. Acerca da Comisso de Valores Mobilirios (CVM), rgo normativo do SFN, ligado ao Ministrio da Fazenda e voltado para o desenvolvimento, a disciplina e a fiscalizao do mercado mobilirio, julgue os prximos itens.
119 A CVM o rgo do SFN responsvel pela fiscalizao das

de 85 cooperados e adequar sua rea de ao s possibilidades de reunio, controle, operaes e prestaes de servios.
128 As cooperativas de crdito podem adotar, em sua

denominao social, tanto a expresso Cooperativa como a palavra Banco, dependendo de sua poltica de marketing e de seu planejamento estratgico. As sociedades de arrendamento mercantil so constitudas sob a forma de sociedade annima, devendo constar obrigatoriamente na sua denominao social a expresso Arrendamento Mercantil. Com relao s sociedades de arrendamento mercantil, julgue os prximos itens.
129 As

operaes de cmbio e dos consrcios. acesso do pblico s informaes sobre valores mobilirios negociados, assim como s companhias que os tenham emitido. O Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN) um rgo colegiado, de segundo grau, integrante da estrutura do Ministrio da Fazenda, cuja Secretaria-Executiva funciona no edifcio sede do BACEN. Acerca do CRSFN, julgue os itens que se seguem.
121 Constituem atribuies do CRSFN: adaptar o volume dos 120 A CVM tem como um dos principais objetivos assegurar o

sociedades de arrendamento supervisionadas pelo BACEN.

mercantil

so

130 As operaes passivas das sociedades de arrendamento

mercantil so emisso de debntures, dvida externa, emprstimos e financiamentos de instituies financeiras. As sociedades corretoras de ttulos e valores mobilirios (SCTVM) so constitudas sob a forma de sociedade annima ou por quotas de responsabilidade limitada. No que tange s SCTVM, julgue os itens seguintes.
131 As SCTVM instituem, administram e organizam fundos e

meios de pagamento s reais necessidades da economia; regular o valor interno e externo da moeda e o equilbrio do balano de pagamentos. 122 Ao receber intimao decisria de processo administrativo oriundo do BACEN, da CVM, do Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio-Secretaria de Comrcio Exterior (SECEX) ou do Ministrio da Fazenda-Secretaria da Receita Federal (SRF), o(s) interessado(s) poder(o) interpor recurso ao CRSFN, no prazo estipulado na intimao, devendo entreg-lo mediante recibo ao respectivo rgo instaurador.

clubes de investimento, bem como intermedeiam operaes de cmbio.


132 Os objetivos das SCTVM no incluem a emisso de

certificados de depsito de aes e cdulas pignoratcias de debntures.


Caderno AZUL

UnB/CESPE Banco do Brasil S.A.

Cargo: Escriturrio

10

As sociedades distribuidoras de ttulos e valores mobilirios (SDTVM) so constitudas sob a forma de sociedade annima ou por quotas de responsabilidade limitada, devendo constar na sua denominao social a expresso Distribuidora de Ttulos e Valores Mobilirios. Acerca das SDTVM, julgue os itens a seguir.
133 Entre outras atividades, as SDTVM intermedeiam a oferta

O Sistema de Seguros Privados e Previdncia Complementar (SSPPC) constitudo pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), pela Superintendncia de Seguros Privados (SUSEP), pelo Instituto de Resseguros do Brasil (IRB-Brasil Re), pelas sociedades seguradoras autorizadas a operar em seguros privados e pelos corretores de seguros habilitados. No que se refere ao SSPPC, julgue os itens a seguir.
141 As entidades de previdncia fechada devem seguir as

pblica e a distribuio de ttulos e valores mobilirios no mercado e administram e custodiam as carteiras de ttulos e valores mobilirios.
134 No compete s SDTVM fazer a intermediao com as

bolsas de valores e de mercadorias e efetuar lanamentos pblicos de aes. Bolsas de valores so associaes privadas civis, sem finalidade lucrativa. No que se refere s bolsas de valores, julgue os itens que se seguem.
135 As bolsas de valores so organizadas pelo Ministrio da

diretrizes do CMN quanto aplicao de recursos dos planos de benefcios. 142 As entidades fechadas de previdncia complementar correspondem aos fundos de penso. So organizadas sob a forma de empresas privadas, sendo somente acessveis aos empregados de uma empresa ou de um grupo de empresas ou aos servidores da Unio, dos estados e dos municpios. Com referncia SUSEP, que autarquia vinculada ao Ministrio da Fazenda, julgue os itens que se seguem.
143 As entidades de previdncia fechada so vinculadas ao

Fazenda e fiscalizadas por seus membros e pelo BACEN.


136 As bolsas de valores objetivam manter local adequado ao

encontro de seus membros e realizao, entre eles, de transaes de compra e venda de ttulos e valores mobilirios pertencentes a pessoas jurdicas pblicas e privadas, em mercado livre e aberto. O Sistema Especial de Liquidao e Custdia (SELIC) o depositrio central dos ttulos emitidos pelo Tesouro Nacional e pelo BACEN e, nessa condio, processa, relativamente a esses ttulos, a emisso, o resgate, o pagamento dos juros e a custdia. O sistema processa tambm a liquidao das operaes definitivas e compromissadas registradas em seu ambiente, observando o modelo 1 de entrega contra pagamento. Quanto ao SELIC, julgue os prximos itens.
137 O horrio normal de funcionamento do SELIC das

Ministrio da Previdncia Social, enquanto as entidades abertas so vinculadas ao Ministrio da Fazenda, por meio da SUSEP. 144 A SUSEP dotada de personalidade jurdica de direito privado, com relativa autonomia administrativa e financeira. O Instituto de Resseguros do Brasil (hoje IRB-Brasil Re) foi criado em 1939, pelo ento presidente Getlio Vargas, com um objetivo bem delineado: fortalecer o desenvolvimento do mercado segurador nacional por meio da criao do mercado ressegurador brasileiro. O IRB uma sociedade de economia mista, dotada de personalidade jurdica prpria de direito privado e que goza de autonomia administrativa e financeira. Com relao ao IRB-Brasil Re, julgue os itens subseqentes.
145 Em caso de seguros de grandes valores, cabe ao IRB-Brasil

Re a iniciativa quanto ao resseguro.


146 O capital social do IRB-Brasil Re representado por aes

12 h 30 min s 18 h 30 min, em todos os dias considerados teis.


138 Participam do SELIC, na qualidade de titular de conta de

escriturais, ordinrias e preferenciais, todas sem valor nominal. Acerca da caderneta de poupana, produto tradicional de captao financeira no Brasil, caracterizado por depsitos que acumulam juros e correo monetria, julgue os prximos itens.
147 Os valores depositados em caderneta de poupana so

custdia, alm do Tesouro Nacional e do BACEN, bancos comerciais, bancos mltiplos, bancos de investimento, caixas econmicas, distribuidoras e corretoras de ttulos e valores mobilirios, entidades operadoras de servios de compensao e de liquidao, fundos de investimento e diversas outras instituies integrantes do SFN. A Central de Liquidao Financeira e de Custdia de Ttulos (CETIP) a maior empresa de custdia e de liquidao financeira da Amrica Latina. Sem fins lucrativos, foi criada em agosto de 1984 pelas instituies financeiras em conjunto com o BACEN e iniciou suas atividades em maro de 1986, para garantir mais segurana e agilidade s operaes do mercado financeiro brasileiro. Com relao CETIP, julgue os itens subseqentes.
139 As operaes no mercado secundrio que envolvam ttulos

atualizados com base na taxa de referncia de juros (TR) do dia do depsito, acrescida de juros de 0,5% ao ms. 148 Os bancos so terminantemente proibidos de cobrar pela manuteno das contas de cadernetas de poupana. O Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS) um sistema informatizado, centralizado no BACEN, que permite indicar onde os clientes de instituies financeiras mantm bens, direitos e valores, diretamente ou por seus representantes legais e procuradores. Quanto ao CCS, julgue os seguintes itens.
149 Como o CCS propicia boas condies para a realizao de

registrados na CETIP so geralmente liquidadas com compensao bilateral de obrigaes, em que a CETIP atua como contraparte central.
140 Na qualidade de depositria, a CETIP processa a emisso, o

resgate e a custdia dos ttulos, bem como, quando o caso, o pagamento dos juros e demais eventos a eles relacionados.
UnB/CESPE Banco do Brasil S.A.

investigaes e de aes destinadas a combater a criminalidade, as regras relativas ao sigilo bancrio e ao direito privacidade no incidem em sua implantao e operao. 150 Como decorrncia de sua atuao especfica, as autoridades policiais tm pleno acesso s informaes constantes do CCS.

Caderno AZUL

Cargo: Escriturrio

11

Vous aimerez peut-être aussi