Vous êtes sur la page 1sur 24

Concurso Pblico da Prefeitura Municipal de Nova Lima Edital n.

01/2009

ASSISTENTE SOCIAL
Cdigo 302
LEIA COM ATENO AS INSTRUES DESTE CADERNO. Elas fazem parte da sua prova.
Este caderno contm as questes da Prova Objetiva abrangendo os contedos de Lngua Portuguesa, Conhecimentos Gerais/Legislao Municipal e Conhecimentos Especficos. Use como rascunho a Folha de Respostas reproduzida no final deste caderno. Ao receber a Folha de Respostas: confira seu nome, nmero de inscrio e o cargo; assine, A TINTA, no espao prprio indicado.
A 01 02 03 04 B C D

Ao transferir as respostas para a Folha de Respostas: use apenas caneta esferogrfica azul ou preta; preencha, sem forar o papel, toda a rea reservada letra correspondente resposta solicitada em cada questo; assinale somente uma alternativa em cada questo. Sua resposta no ser computada se houver marcao de mais de uma alternativa, questes no assinaladas ou questes rasuradas.

NO DEIXE NENHUMA QUESTO SEM RESPOSTA. A Folha de Respostas no deve ser dobrada, amassada ou rasurada. No perodo estabelecido para a realizao da prova est includo o tempo necessrio transcrio das respostas do rascunho para a Folha de Respostas. ATENO Nos termos do Edital n. 01/2009, Poder [...] ser eliminado o candidato que: portar arma(s) [...]; portar, mesmo que desligados ou fizer uso [...] de qualquer equipamento eletrnico, como relgio digital [...] ou outros similares, [...] de comunicao interna ou externa, tais como telefone celular [...] entre outros. (Item 8.2.30, alneas d e e)

DURAO MXIMA DA PROVA: QUATRO HORAS

www.pciconcursos.com.br

ATENO
Senhor(a) Candidato(a),

Antes de iniciar o exame, confira se este caderno contm, ao todo, 40 (quarenta) questes de mltipla escolha uma constituda de 4 (quatro) alternativas cada assim

distribudas: 10 (dez) questes de Lngua Portuguesa, 15 (quinze) questes de Conhecimentos Gerais/Legislao Municipal e 15 (quinze) questes de Conhecimentos Especficos todas perfeitamente legveis. Havendo algum problema, informe-o imediatamente ao aplicador de provas para que ele tome as providncias necessrias.

Caso V.Sa. no observe essa recomendao, no lhe caber qualquer reclamao ou recurso posteriores.

2 www.pciconcursos.com.br

Lngua Portuguesa
INSTRUO As questes de 1 a 10 relacionam-se com o texto abaixo. Leia atentamente todo o texto antes de responder a elas.

O CADERNINHO RABUGENTO
O sujeito vai ficando velho e vai se transmutando num reacionrio cada vez mais enfezado, de maus bofes e convvio desagradvel. Triste fado de que alguns afortunados escapam, mas em que a maioria das pessoas, suspeito eu, acaba caindo, pouco disfarando a antigussima e cruel verdade de que o verdadeiro mal da nova gerao que no pertencemos mais a ela. o que penso aqui, olhando este caderninho, onde fao anotaes que se assemelham um pouco s mensagens do Misso Impossvel. No se autodestroem, mas quase todas se tornam indecifrveis uns dez minutos depois de escritas. A exceo, agora descubro, so as rabugentas. Num ato falho embaraoso, as notas rabugentas esto grafadas com clareza, geralmente em letra de forma. No d para disfarar a preferncia do autor. mesmo atazanar o juzo do semelhante com reclamaes, queixas e comentrios azedos a qualquer pretexto, ou mesmo sem pretexto. No, sem pretexto tambm no. Os pretextos abundam, feliz ou infelizmente. Como se soubesse em que estou me ocupando agora e quisesse me provocar, a reprter do noticirio de televiso a que no momento assisto diz que no sei o que l acontece "peluma razo muito simples". Essa como direi? preposio no foi criada por ela, porque j a ouvi antes e a ouo com cada vez maior frequncia. Dizem que todos os neologismos surgem espontaneamente, assim que h necessidade. Devemos, por conseguinte, ter necessidade, pelum desses volteios do destino, de usar uma preposio varivel. Haver de ser mais um passo para a nossa crescente integrao no concerto das naes desenvolvidas. Pelum, peluma, peluns, pelumas estou comeando at a gostar, pode ser que d mais expressividade lngua. Afinal, bastante gente fala assim. Escuto agora um senhor afirmando que o presidente de uma comisso do Congresso no vai tomar nenhuma medida concreta (as abstratas, tudo bem) no momento, j que prefere aguardar maior unanimidade entre os membros da dita comisso. Mal tenho tempo para me indagar como que a unanimidade pode ficar maior ou menor, quando se passa a uma entrevista, acho que com um membro da mencionada comisso, na qual ele afirma que "a comisso, ela no tem como objetivo" etc. A se trata do famoso sujeito duplo, que se estabeleceu de vez entre ns e daqui a pouco vo dizer que quem no fala assim est falando errado. Por alguma razo no explicada, de uns anos para c vem se tornando cada vez mais raro ouvir algum usar a terceira pessoa de qualquer verbo sem dobrar o sujeito. Se fosse numa lngua sem flexes verbais, at que dava para entender, mas a nossa muito bem servida delas. No adianta resistir, s se fala assim. Despeo-me do televisor, no sem antes ouvir outro reprter dizer que uma inaugurao ocorreu "h exatos vinte anos". Fico imaginando vinte anos rigorosamente exatos, cada ano mais exato que outro, no admitindo nem ano bissexto. Outra vez inovamos e, agora que penso mais detidamente no assunto, 3 www.pciconcursos.com.br

10

15

20

25

30

35

40

45

50

55

60

65

70

75

parece que o Brasil vai de fato distinguir-se por tornar variveis as categorias invariveis. No ficamos nas preposies, fomos igualmente aos advrbios. As conjunes e interjeies variveis no devem tardar, se que no esto j por a. Talvez no, porque devem andar ocupadas com a movimentao a que tm sido sujeitas nos ltimos tempos, a ponto de eu acreditar que algumas delas ficaram estressadas, como no pode deixar de ser no caso do divrcio rumoroso entre "daqui" e "de", bem como no contubrnio de "acontecer" com "de". Ah, no souberam? Pois o que lhes digo e o fato est todo escancarado para qualquer um ver. Ningum mais fala "daqui a dois dias", s fala "daqui dois dias". Outro dia ouvi algum dizer "pra mim fazer daqui dois dias" e fiquei pensando no ingls dos apaches dos filmes de caubi antigos. Quanto ao caso de "acontecer" com "de", j descarou h muito tempo e tambm logo deve tornar-se moda. O primeiro pode e devia prescindir da segunda, mas, sabem como so essas coisas, pintou um clima e a ficou essa sem-vergonhice. No acontece mais ningum passar sem a preposio. Aconteceu de eu estar escrevendo, aconteceu de ela ver e assim por diante. Creio tambm que j chegou a hora de preparar o necrolgio de "cujo", esse desconhecido. Pode haver alguns marginais que ainda recorrem a ele, mas esto cada vez mais minoritrios e acredito que dentro em breve quem us-lo vai ser vaiado ou denunciado como elitista. Vo perguntar pessoa como andam as coisas na Ucrnia. J est ficando estranho algum, na conversa comum, dizer a frase de forma correta. O certo vai acabar sendo "a moa que eu vi o pai ontem". Tenho certeza de que isso se aproxima do lxico e da sintaxe dos chimpanzs, mas no disponho de provas e no quero melindrar os chimpanzs. E, finalmente, como o espao est acabando, merece pelo menos meno honrosa o fato de que dizer "este ano", "esta semana" est ficando a cada dia mais incomum. Agora, sabe Deus por que artes da burrice e da ignorncia, s se diz "neste ano" e "nesta semana". Daqui a pouco, vai se dizer "neste hoje eu ainda te falo" ou "isto foi nesta ontem". Mas no liguem, tudo caturrice mesmo, a lngua viva e muda o tempo todo. Se as lnguas no mudassem, estaramos falando latim e, portanto, no h nada de preocupante nesses e em outros exemplos que me recheiam c o caderninho. Mas, como esta coluna no interativa e vocs no podem seno l-la (alis, podem mais, mas prefiro no ser informado do qu), fico com a ltima palavra. J que mencionei o latim, menciono os romanos, que sabiam das coisas e diziam "ubicumque lingua romana, ibi Roma" onde quer que esteja a lngua romana, a estar Roma. Fico meio assim, porque isto, aplicado a ns, significa que estamos na cucuia.
RIBEIRO, J. U. O Globo, Rio de Janeiro, 24 maio 2009 (texto adaptado)

4 www.pciconcursos.com.br

Questo 1
Em relao ao que considera mau uso da lngua, o autor do texto revela-se sobretudo A) conformado, visto que, de maneira incongruente, considera que as mudanas so reversveis e que, por refletirem os modismos, necessrio conviver com elas. B) indignado, apesar de, num tom bem-humorado, algumas vezes encontrar justificativa para as mudanas. C) parcimonioso e crtico, j que, de forma veemente e spera, mostra-se quase sempre permevel s mudanas. D) ultrapassado e insipiente, haja vista que, com humildade, admite o conservadorismo que o impediria de acompanhar a evoluo lingustica.

Questo 2
Assinale a afirmativa que NO condiz com o texto. A) As expresses de carter popular utilizadas no texto, como estamos na cucuia, justificam-se em funo do gnero textual. B) Em momento algum, admite-se a dinamicidade da lngua, o que faz com que haja sempre mudanas sob diversos aspectos. C) O prprio autor desqualifica, jocosamente, alguns de seus comentrios, justificando sua postura ranzinza pelos efeitos da idade. D) Para tecer seus comentrios, o autor utiliza, predominantemente, expresses advindas da linguagem oral.

Questo 3
o que penso aqui, olhando este caderninho, onde fao anotaes que se assemelham um pouco s mensagens do Misso Impossvel. (linhas 5 -7) A expresso sublinhada pode ser substituda por A) ao qual fao anotaes. B) de que fao anotaes. C) no qual fao anotaes. D) que fao nele anotaes.

5 www.pciconcursos.com.br

Questo 4
A proposta de correo NO est de acordo com a norma culta em A) "[...] a comisso, ela no tem como objetivo" (linhas 30-31) (no tem a comisso como objetivo) B) a moa que eu vi o pai ontem" (linha 63) (a moa cujo pai vi ontem) C) [...] h exatos vinte anos. (linha 39) (a exatamente vinte anos atrs) D) "pra mim fazer daqui dois dias (linha 51) (Para eu fazer daqui a dois dias)

Questo 5
Como se soubesse em que estou me ocupando agora e quisesse me provocar [...] (linhas 15-16) A alternativa em que a substituio da orao sublinhada conteria erro de regncia A) a causa por que estou lutando agora. B) a ideia sobre a qual estou refletindo agora. C) o assunto com que estou pensando agora. D) o tema do qual estou tratando agora.

Questo 6
No ficamos nas preposies, fomos igualmente aos advrbios. (linha 43) Assinale a alternativa em que se flexionou, indevidamente segundo o texto, um advrbio A) [...] a lngua viva e muda o tempo todo. (linhas 71-72) [...] a lngua viva e muda toda hora. B) [...] a qualquer pretexto [...] (linha 13) [...] sob quaisquer pretextos C) Afinal, bastante gente fala assim. (linha 24) Afinal, bastantes pessoas falam assim D) [...] o fato est todo escancarado para qualquer um ver. (linhas 49 -50) [...] a coisa est toda escancarada para qualquer um ver.

6 www.pciconcursos.com.br

Questo 7
A alternativa em que as alteraes da redao NO implicaram erro de concordncia A) Haver de ser mais um passo para a nossa crescente integrao [...]. (linhas 21 -22) Havero de ser mais passos para a nossa crescente integrao [...] B) [...] o Brasil vai de fato distinguir-se por tornar variveis as categorias invariveis. (linhas 42-43) [...] o Brasil vai de fato distinguir-se por tornar varivel as categorias invariveis. C) [...] merece pelo menos meno honrosa o fato de que dizer este ano, esta semana est ficando a cada dia mais incomum. (linhas 66 a 68) [...] merecem pelo menos meno honrosa as constataes de que dizer este ano, esta semana esto ficando cada vez mais incomum. D) Pode haver alguns marginais que ainda recorrem a ele [...] (linha 59) Podem haver alguns marginais que ainda recorrem a ele [...]

Questo 8
Pode haver marginais que ainda recorrem a ele, mas esto cada vez mais minoritrios e acredito que dentro em breve quem us-lo vai ser vaiado ou denunciado como elitista. (linhas 59-61) A forma da voz ativa em que se preserva a forma e o tempo do verbo A) algum vaie ou denuncie como elitista quem us-lo. B) se v vaiar ou denunciar-se como elitista quem us-lo. C) vaiar-se- ou denunciar-se- como elitista quem us-lo. D) vo vaiar ou vo denunciar como elitista quem us-lo.

Questo 9
A orao destacada NO est corretamente analisada na alternativa. A) Devemos, por conseguinte, ter necessidade, pelum desses volteios do destino, de usar uma preposio varivel. (linhas 20-21) (IDEIA DE CONCLUSO) B) Dizem que todos os neologismos surgem espontaneamente, assim que h necessidade. (linhas 19-20) (IDEIA DE TEMPO) C) E, finalmente, como o espao est acabando, merece pelo menos meno honrosa o fato de que dizer este ano[...] (linhas 66-67) (IDEIA DE CAUSA) D) Mal tenho tempo para me indagar como que a unanimidade pode ficar maior ou menor [...] (linhas 28-29) (IDEIA DE MODO)

7 www.pciconcursos.com.br

Questo 10
Triste fado de que alguns afortunados escapam, mas em que a maioria das pessoas, suspeito eu, acaba caindo, pouco disfarando a antigussima e cruel verdade de que o verdadeiro mal da nova gerao que no pertencemos mais a ela. (linhas 2 -5) A redao em que se mantm basicamente o sentido e em que NO se incorre em erro lingustico A) Alguns afortunados escapam desse triste fado. Suspeito, porm, de que a maioria das pessoas acabam caindo nele, pouco se disfarando a antiqussima e cruel verdade: o verdadeiro mal da nova gerao o fato de no pertencermos mais a ela. B) O verdadeiro mal da nova gerao que no pertenamos mais a ela: essa a antiqussima e cruel verdade que pouco se disfara, visto que, segundo suspeito, alguns afortunados escapam s desse triste fado, no qual, entretanto, a maioria das pessoas acaba caindo. C) Suspeito que a maioria das pessoas acabem caindo nesse triste fado, embora poucos afortunados delas escapem, ao disfararem pouco a verdade, antiqussima e cruel, de que o verdadeiro mal da nova gerao no mais a ela pertencermos. D) Triste fado, do qual alguns afortunados escapam, no qual, contudo, a maioria das pessoas, segundo suspeito, acaba caindo, disfarando pouco a antigussima e cruel verdade cujo o verdadeiro mal da nova gerao no pertencermos a ela.

8 www.pciconcursos.com.br

Conhecimentos Gerais/Legislao Municipal


Questo 11
Considerando a democracia ateniense, INCORRETO afirmar que A) a maior parte da populao ateniense se achava includa no processo poltico democrtico. B) o conceito de isonomia significava igual participao de todos os cidados no exerccio do poder. C) o governo pelo povo significava deliberao na Assembleia em condies de livre expresso como direito igualitariamente distribudo. D) o vnculo do homem com o homem tomava, no esquema da cidade, a forma de uma relao recproca, substituindo as relaes hierrquicas de submisso e domnio.

Questo 12
No Brasil, o projeto de auto-reforma ganhou intensidade no governo do general Figueiredo (1979-1985), buscando contornar as presses que vinham da ascenso dos movimentos de oposio ao sistema. Em 1979 so criados novos partidos (SANTOS, 1996, p.67). Entre os partidos criados quela ocasio NO se inclui A) o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), dissidncia do MDB. B) o Partido Democrtico Social ( PDS), uma transformao da antiga ARENA. C) o Partido do Movimento Democrtico Brasileiro (PMDB) que substituiu o MDB. D) o Partido dos Trabalhadores (PT) com base no novo sindicalismo.

Questo 13
Dentre os movimentos populares urbanos, a luta pela moradia continuou a ter centralidade como a luta popular mais organizada (GOHN, 2003, p. 25). Analise as seguintes afirmativas sobre a luta pela moradia e assinale a alternativa INCORRETA. A) Acarretou aumento significativo dos locais de ocupao dos moradores de rua nos logradouros pblicos pressionando os poderes pblicos. B) Manteve seu carter no institucional, sem atuao no campo jurdico, apesar de seu xito e de suas conquistas. C) Migrou com suas assessorias para as Organizaes No Governamentais (ONGs), com projetos de autogesto. D) Realizou ocupaes de prdios pblicos e privados, ociosos ou abandonados, nas reas centrais das grandes cidades.

9 www.pciconcursos.com.br

Questo 14
Sobre o I Frum Social Mundial (FSM) de Porto Alegre realizado em 2001, assinale a afirmativa INCORRETA. A) A agenda do I Frum construiu-se a partir de um repertrio de propostas que pudessem ser alternativas ao modelo econmico neoliberal vigente. B) A reunio foi diferente dos protestos ocorridos no Primeiro Mundo porque no se construiu a partir de atos espetaculares de protestos, mas de discusses e debates ao redor de projetos alternativos. C) O I Frum de Porto Alegre desconstruiu a ideia da possibilidade da luta de um sujeito coletivo, de carter poltico, transnacional contra os efeitos da globalizao econmica e seu carter excludente. D) O I FSM priorizou o social e, no, o econmico, sendo planejado para se contrapor ao frum de Davos e entrou para a histria como Porto Alegre versus Davos.

Questo 15
Considerando as principais atividades atribudas ao Estado, assinale a alternativa INCORRETA. A) Construo de uma infraestrutura econmica. B) Construo de uma rede de segurana (um escudo contra a insegurana econmica) para os grandes empresrios. C) Defesa do territrio nacional contra a invaso estrangeira. D) Responsabilidade de arrecadar impostos.

Questo 16
Com relao s consequncias do efeito estufa na natureza, assinale a alternativa CORRETA. A) Ao corrosiva devido presena de cido sulfrico no ar. B) Ao nociva sobre as partes areas das plantas, diminuindo-lhes a resistncia. C) Destruio da vegetao natural. D) Elevao do nvel do mar devida ao derretimento de grandes massas de gelo.

10 www.pciconcursos.com.br

Questo 17
Numere COLUNA II de acordo com a COLUNA I relacionando os artigos descritos Lei correspondente. COLUNA I 1. Lei Orgnica do Municpio de Nova Lima ( COLUNA II ) A avaliao de desempenho ser apurada, anualmente, em Formulrios de Avaliao de Desempenho conforme os critrios estabelecidos neste captulo e modelos integrantes do anexo VIII da presente Lei. ) vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos, exceto, quando houver compatibilidade de horrios de dois cargos de professor; de um cargo de professor com outro tcnico ou cientfico; de dois cargos privativos de mdico. ) O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA), em conformidade com as Leis Municipais n. 1.454/95 e n. 1.625/99, rgo poltico e colegiado, consultivo, de assessoramento do Poder Pblico Municipal e deliberativo no mbito de sua competncia interna.

2. Lei n. 2.023/2007 Estruturao do Plano de Cargos e Vencimentos da Prefeitura Municipal de Nova Lima

3. Lei n. 1.727/2002 Poltica Ambiental da Prefeitura Municipal de Nova Lima

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia de nmeros CORRETA. A) (2) (1) (3) B) (1) (3) (2) C) (1) (2) (3) D) (3) (2) (1)

11 www.pciconcursos.com.br

Questo 18
Analise as seguintes afirmativas referentes Lei n. 2.023/2007, que dispe sobre a Estruturao do Plano de Cargos e Vencimentos da Prefeitura Municipal de Nova Lima, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ) A nota final para os comportamentos/habilidades ser calculada a partir do percentual entre pontos atingidos pelo servidor em relao ao total de pontos possveis de serem obtidos em cada grupo, conforme disposto no anexo V da presente Lei, devendo, ao final, tal nota ser igual ou superior a 60% (sessenta por cento) dos pontos possveis para fins de aptido do servidor para o servio pblico. ) A pontuao mnima de 60 pontos apurada no somatrio dos quesitos avaliados condio para que a progresso seja feita com o percentual de 15% (quinze por cento) sobre o vencimento, incorporvel ao mesmo, progredindo de um nvel para o subsequente. ) A avaliao de desempenho ser apurada, anualmente, em Formulrios de Avaliao de Desempenho conforme os critrios estabelecidos neste captulo e modelos integrantes do anexo VIII da presente Lei. ) O instrumento de avaliao de desempenho tem como um dos objetivos avaliar os comportamentos/habilidades de cada indivduo, tendo como base aqueles definidos nas descries de cargos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia de letras CORRETA. A) (F) (F) (F) (V) B) (F) (F) (V) (V) C) (F) (V) (V) (F) D) (V) (V) (F) (F)

12 www.pciconcursos.com.br

Questo 19
Considerando o que dispe a Lei Municipal n. 1.727/2002, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I associando os termos aos respectivos conceitos. COLUNA I 1. Ecossistema ( COLUNA II ) interao de elementos naturais e criados, socioeconmicos e culturais, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. ) conjunto integrado de fatores fsicos e biticos que caracterizam um determinado lugar, estendendose por um determinado espao de dimenses variveis. uma totalidade integrada, sistmica e aberta, que envolve fatores abiticos e biticos, com respeito sua composio, estrutura e funo. ) o estado de qualidade ambiental capaz de prevenir a ocorrncia de doenas relacionadas ao meio ambiente e de promover o equilbrio das condies ambientais e ecolgicas que possam proporcionar o bem-estar da populao. ) qualquer alterao das condies fsicas, qumicas, biolgicas ou sociais do ambiente, resultantes de atividades que possam prejudicar a sade, o sossego, a segurana ou o bem-estar da populao; criar condies adversas s atividades sociais e econmicas, afetando as condies estticas ou sanitrias; ocasionar danos relevantes fauna, flora ou qualquer recurso ambiental e outros seres vivos e ocasionar danos relevantes aos acervos histrico, cultural, artstico e paisagstico.

2. Meio ambiente

3. Salubridade ambiental

4. Poluio ou degradao ambiental (

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia de nmeros CORRETA. A) (3) (1) (2) (4) B) (4) (2) (1) (3) C) (2) (3) (4) (1) D) (2) (1) (3) (4)

13 www.pciconcursos.com.br

Questo 20
Considerando a Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispe sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente e d outras providncias, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa INCORRETA. A) A criana e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes pessoa humana, sem prejuzo da proteo integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento fsico, mental, moral, espiritual e social, em condies de liberdade e de dignidade. B) A formao tcnico-profissional do adolescente obedecer aos seguintes princpios: garantia de acesso e frequncia obrigatria ao ensino regular, atividade compatvel com o desejo do adolescente, horrio de 30 horas semanais para o exerccio das atividades. C) dever da famlia, da comunidade, da sociedade em geral e do poder pblico assegurar, com absoluta prioridade, a efetivao dos direitos referentes vida, sade, alimentao, educao, ao esporte, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria. D) Os estabelecimentos de atendimento sade devero proporcionar condies para a permanncia em tempo integral de um dos pais ou responsvel nos casos de internao de criana ou adolescente.

Questo 21
Nos termos da Lei n. 10.741, de 1o de outubro de 2003, que dispe sobre o Estatuto do Idoso, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa INCORRETA. A) obrigao do Estado e da sociedade assegurar pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, polticos, individuais e sociais, garantidos na Constituio e nas leis. B) assegurada a ateno integral sade do idoso, por intermdio do Sistema nico de Sade (SUS), garantindo-lhe o acesso universal e igualitrio, em conjunto articulado e contnuo das aes e servios, para a preveno, promoo, proteo e recuperao da sade, incluindo a ateno especial s doenas que afetam preferencialmente os idosos. C) O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes pessoa humana, sem prejuzo da proteo integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservao de sua sade fsica e mental e seu aperfeioamento moral, intelectual, espiritual e social, em condies de liberdade e dignidade. D) Os casos de suspeita ou confirmao de maus-tratos contra idoso sero obrigatoriamente comunicados pelos profissionais de sade especificamente ao Conselho Nacional do Idoso.

14 www.pciconcursos.com.br

Questo 22
De acordo com a poltica pblica de assistncia social para extenso da proteo social brasileira, segundo a Norma Operacional Bsica (NOB/SUAS), analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa INCORRETA. A) A proteo social de assistncia social por meio de suas aes no tem como funo produzir aquisies materiais, sociais, socioeducativas aos cidados e suas famlias para suprir necessidades de reproduo social de vida individual e familiar. B) A assistncia social, a partir dos resultados que produz na sociedade poltica pblica de direo universal e direito de cidadania, capaz de alargar a agenda dos direitos sociais a serem assegurados a todos os brasileiros, de acordo com suas necessidades e independente de sua renda, a partir de sua condio inerente de ser de direitos. C) A assistncia social, assim como a sade, direito do cidado que independe de sua contribuio prvia e deve ser provido pela contribuio de toda a sociedade. Ocupase de prover proteo vida, reduzir danos, monitorar populaes em risco e prevenir a incidncia de agravos vida face s situaes de vulnerabilidade. D) A proteo social de assistncia social se ocupa das vitimizaes, fragilidades, contingncias, vulnerabilidades e riscos que o cidado, a cidad e suas famlias enfrentam na trajetria de seu ciclo de vida por decorrncia de imposies sociais, econmicas, polticas e de ofensas dignidade humana.

Questo 23
Considerando o que dispe a Lei n. 1.727/2002, so objetivos da Poltica de Meio Ambiente do Municpio de Nova Lima, EXCETO A) compatibilizar o desenvolvimento econmico e social com a preservao ambiental, a qualidade de vida e o uso racional dos recursos ambientais, naturais ou no. B) controlar a produo, extrao, comercializao, transporte e o emprego de materiais, bens e servios, mtodos e tcnicas que comportem riscos para a vida ou comprometam a qualidade de vida do meio ambiente. C) estimular a aplicao da melhor metodologia disponvel para constante reduo do nvel de poluio. D) restringir o desenvolvimento de pesquisas relacionadas aos recursos ambientais.

15 www.pciconcursos.com.br

Questo 24
De acordo com a Lei n. 2.023/2007, que dispe sobre a Estruturao do Plano de Cargos e Vencimentos da Prefeitura Municipal de Nova Lima, sobre a avaliaao de desempenho, assinale a afirmativa INCORRETA. A) A avaliao de desempenho ser apurada anualmente. B) A cada fator avaliado ser distribuda uma pontuao de um (1) a quatro (4) pontos. C) Para cada fator pontuado devero ser apresentadas justificativas ou exemplos de situaes que fundamentem os pontos atribudos. D) A avaliao de desempenho ser registrada em formulrio-padro comum a todas as famlias ocupacionais.

Questo 25
Considerando a poltica pblica de assistncia social para extenso da proteo social brasileira, segundo a Norma Operacional Bsica (NOB/SUAS), CORRETO afirmar que territorializao diz respeito a A) aplicar o princpio de preveno e proteo proativa nas aes de assistncia social. B) reconhecer a presena de mltiplos fatores sociais e econmicos que levam o indivduo e a famlia a uma situao de vulnerabilidade, risco pessoal e social. C) orientar a proteo social de assistncia social na perspectiva do alcance de universalidade de cobertura entre indivduos e famlias sob situaes similares de risco e vulnerabilidade. D) planejar a localizao da rede de servios a partir dos territrios de maior incidncia de vulnerabilidade e riscos.

16 www.pciconcursos.com.br

Conhecimentos Especficos
Questo 26
Segundo Silva e Silva (2004), o debate nacional sobre programas de transferncia de renda aponta dois polos contraditrios que so os limites e os elementos motivadores ao esforo de implementao desses programas. A autora relaciona como limites histricos que imprimem especificidade ao esforo de implementao dos programas de transferncia de renda A) a constatao da pouca eficcia dos programas brasileiros em termos de focalizao sobre a populao mais pobre. B) as possibilidades de maximizao dos recursos. C) a pouca eficcia dos programas sociais brasileiros. D) a falta de tradio de acompanhamento e avaliao dos programas sociais.

Questo 27
Para Armani (2003), a implementao de projetos envolve A) o desenrolar das atividades e a utilizao dos recursos. B) o exame da sustentabilidade poltica, tcnica e financeira. C) a formulao de parmetros objetivos e mensurveis. D) a busca, formalizao e incorporao de recursos humanos, fsicos, financeiros e institucionais.

Questo 28
A Poltica Nacional de Assistncia Social (PNAS/2004) concretiza o esforo de sistematizar o contedo da assistncia social como poltica de proteo elencando as seguintes funes, EXCETO A) vigilncia social. B) defesa de direitos. C) proteo social. D) matricialidade sociofamiliar.

17 www.pciconcursos.com.br

Questo 29
Bronzo (2007), no artigo Vulnerabilidade, empoderamento e metodologias centradas na famlia: conexes e uma experincia para reflexo , discute a dimenso relacional e o papel dos agentes pblicos como catalisadores da mudana dos usurios das polticas pblicas. A esse respeito, analise as seguintes afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ) As relaes que se estabelecem entre os setores pobres e os tcnicos e profissionais do setor pblico frequentemente favorecem a dependncia e/ou a estigmatizao, com reforo a atitudes de passividade, resignao, baixa autoestima e dependncia dos usurios das polticas pblicas. ) A construo de relaes de confiana entre tcnicos do setor pblico e usurios constitui o suporte fundamental para os processos de expanso de capacidades e fortalecimento da autonomia da famlia e de seus membros. ) As relaes que se estabelecem entre os setores pobres e os tcnicos do setor pblico so de confiana e sustentadas pela capacidade de resposta efetiva do Estado s necessidades identificadas. ) As relaes que se estabelecem entre os setores pobres e os tcnicos do setor pblico permitem um empoderamento dos usurios, gerando o aumento do protagonismo, da autonomia, do senso de dignidade e do acrscimo de capacidades.

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia de letras CORRETA. A) (V) (V) (F) (F) B) (F) (V) (V) (V) C) (V) (V) (V) (V) D) (F) (F) (F) (F)

Questo 30
Em Entrevista de ajuda, o autor afirma que entrevista um tipo de dilogo no qual muitas pessoas, representando diversas ocupaes, esto envolvidas. O objetivo da Entrevista de ajuda A) obter apenas informaes necessrias ao atendimento e preenchimento dos cadastros. B) desenvolver relacionamento centrado na confiana mtua e mudana criativa. C) ouvir apenas o paciente acerca de seus questionamentos. D) investigar todos os fatos, de modo a poder tomar as decises necessrias ao processo de conduo do atendimento.

18 www.pciconcursos.com.br

Questo 31
Segundo o texto de Arretche (1996), as polticas sociais surgem no bojo do capitalismo monopolista com a estruturao, nos pases desenvolvidos, do chamado Welfare State ou Estado de Bem-Estar Social e fazem parte das respostas que o Estado oferece s expresses da questo social. Nesse sentido, o Estado concebido como A) um incentivador da benemerncia e da filantropia constituindo a dualizao entre o pobre e o cidado. B) um regulador das relaes econmicas, exclusivamente, considerando o mercado globalizado, a flexibilizao das relaes de trabalho e o capitalismo contemporneo. C) um sistema de integrao entre as polticas sociais pblicas e privadas para responder s questes polticas em pases de capitalismo perifrico. D) uma relao desigual e de foras assimtricas que interfere tanto na viabilizao da acumulao, como na reproduo social das classes trabalhadoras.

Questo 32
No que diz respeito garantia de sade com base no Estatuto do Idoso, o Estado deve A) fornecer gratuitamente ao idoso qualquer medicamento de uso controlado, desde que seja receitado por profissional da sade. B) garantir atendimento mdico domiciliar em qualquer circunstncia, exceto aos moradores da rea urbana. C) fornecer, gratuitamente, medicamentos especialmente de uso continuado, prteses, rteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitao e reabilitao. D) favorecer a reabilitao orientada por qualquer profissional da rea da sade.

Questo 33
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as doenas a que se restringia a assistncia hospitalar provida pelo Estado brasileiro no incio do sculo XX. A) Doenas infecciosas e sade mental B) Doenas do trabalho e doenas parasitrias C) Doenas respiratrias e doenas infecciosas D) Doenas do trabalho e sade mental

19 www.pciconcursos.com.br

Questo 34
Starfield (2002) valoriza, entre outras, quatro caractersticas da ateno bsica da sade. Com base nesse estudo, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I. COLUNA I 1. Acessibilidade 2. Continuidade 3. Integralidade 4. Coordenao ( ( ( ( COLUNA II ) capacidade de responsabilizar-se pelo sujeito. ) atuao como porta de entrada do sistema. ) modulao das possibilidades da prtica clnica. ) responsabilidade pelos problemas de sade da populao adscrita.

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia de nmeros CORRETA. A) (2) (3) (1) (4) B) (4) (1) (2) (3) C) (1) (2) (4) (3) D) (3) (1) (2) (4)

Questo 35
O Ministrio da Sade, em janeiro de 2008, editou a Portaria 154 criando os NASF, Ncleo de Apoio Sade da Famlia. Onocko e Gama (2008), em seu artigo Sade mental na ateno bsica, fazem consideraes sobre os NASF. Analise as afirmativas abaixo no que diz respeito a essas consideraes e assinale a alternativa INCORRETA. A) So formados por profissionais destinados a fazer o matriciamento das equipes de sade da famlia. B) So formados por profissionais que esto na equipe mnima das equipes de sade da famlia. C) Destinam-se a prestar apoio aos profissionais das equipes de sade da famlia no atendimento das demandas do territrio. D) Essa proposta (NASF) objetiva um acompanhamento longitudinal dos casos da populao de um determinado territrio.

20 www.pciconcursos.com.br

Questo 36
Considerando as recomendaes feitas por Onocko e Gama (2008) em Sade mental na ateno bsica sobre o desenvolvimento de boas praticas de sade mental, analise as seguintes afirmativas. I. O acolhimento um dispositivo de primeiro amparo ao portador de sofrimento mental, podendo ser realizado por um profissional da rea da sade mental ou de outra rea com capacitao.

II. Para alm do acolhimento, preciso construir um projeto de atendimento para a situao de crise do portador de sofrimento mental. Projeto este que deve ser intenso e obviamente longo. Este momento duradouro e crnico. III. preciso fomentar as prticas grupais, uma espcie de consulta coletiva, uma sesso informativa reiterada, em que os indivduos possam ter informaes sobre sua doena, aderindo, ento, ao tratamento proposto. IV. O ponto de responsabilizao do sujeito portador de sofrimento mental pelo seu tratamento fundamental para no se operar uma espcie de tutela disfarada. Contudo, sabemos que o sujeito no responsvel pelo seu sintoma. A anlise permitir concluir que esto INCORRETAS A) apenas as afirmativas I, II e III. B) apenas as afirmativas I, III e IV. C) apenas as afirmativas II, III e IV. D) todas as afirmativas.

Questo 37
Tendo por base a seguridade social brasileira instituda pela Constituio Federal de 1988, analise as seguintes afirmativas. I. Na XII Conferncia Nacional de Sade, 2003, o tema da criao de um ministrio nico da seguridade social brasileira foi rejeitado pelo plenrio.

II. O SUAS foi desencadeado pela Secretaria Nacional de Assistncia Social do MDS juntamente com o Conselho Nacional de Assistncia Social. III. Ao analisar a seguridade social brasileira, um elemento de destaque diz respeito ao seu financiamento. Ao longo dos anos 1990, a previdncia social foi o setor que mais perdeu em termos de financiamento. A anlise permite concluir que esto CORRETAS A) todas as afirmativas. B) apenas as afirmativas I e II. C) apenas as afirmativas II e III. D) apenas as afirmativas I e III. 21 www.pciconcursos.com.br

Questo 38
Em relao aos parmetros para atuao de assistentes sociais e psiclogos na poltica de assistncia social, assinale a afirmativa INCORRETA. A) Uma psicologia comprometida com a transformao social toma como foco as necessidades, objetivos e experincias dos oprimidos. B) A regulamentao da psicologia marcada desde seu incio pela preocupao com a temtica social, constituindo-se, hoje, em grande parceira nos trabalhos interdisciplinares. C) Dentre as competncias do assistente social no mbito da poltica de assistncia social, podem-se citar as abordagens individuais e familiares na perspectiva de atendimento s necessidades bsicas. D) Organizar os procedimentos e realizar atendimentos individuais e/ou coletivos nos CRAS constituem aes realizadas pelos assistentes sociais.

Questo 39
Bronzo (2007) destaca vrias estratgias que podem ser adotadas para alterar as condies de vulnerabilidade. Dentre essas, nomeia uma como sendo elemento central dessas estratgias. Assinale a alternativa que diz respeito ao elemento central considerado pela autora. A) Ampliar a base de ativos. B) Prevenir a produo de riscos adversos. C) Reduzir a repercusso ou os efeitos dos eventos de riscos. D) Aliviar os efeitos dos risco.

Questo 40
Considerando o que dispe a Lei n. 11.340, de 07 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha), no Captulo II, artigo 9o, segundo paragrafo, assinale a alternativa que completa corretamente o trecho abaixo. O juiz assegurar mulher em situao de violncia domstica e familiar, para preservar sua integridade fsica e psicolgica, A) a manuteno do vnculo trabalhista, quando necessrio o afastamento do local de trabalho, por at seis meses. B) a manuteno do vnculo trabalhista, quando necessrio o afastamento do local de trabalho, por at trs meses. C) a manuteno do vnculo trabalhista, quando necessrio o afastamento do local de trabalho, por at um ms. D) a manuteno do vnculo trabalhista, quando necessrio o afastamento do local de trabalho, por at um ano. 22 www.pciconcursos.com.br

FOLHA DE RESPOSTAS (RASCUNHO)


A A A A 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 A A A A A B B B B B C C C C C D D D D D A A A A A B B B B B C C C C C D D D D D 23 A 24 A 25 26 27 A B C D B C D 38 39 40 B C D 37 B B B B C C C C D D D D 18 19 20 21 22 A A A A A B B B B B C C C C C D D D D D 36 A A A A B B B B C C C C D D D D 31 32 33 34 35 A A A A A A A A A B B B B B B B B B C C C C C C C C C D D D D D D D D D A A A A B B B B C C C C D D D D

01 02 03

15 16 17

28 29 30

AO TRANSFERIR ESSAS MARCAES PARA A FOLHA DE RESPOSTAS, OBSERVE AS INSTRUES ESPECFICAS DADAS NA CAPA DA PROVA. USE CANETA ESFEROGRFICA AZUL OU PRETA.

23 www.pciconcursos.com.br

24

www.pciconcursos.com.br

ATENO: AGUARDE AUTORIZAO PARA VIRAR O CADERNO DE PROVA.

Vous aimerez peut-être aussi