Vous êtes sur la page 1sur 19

A Crossfox fabrica cabos e fios de cobre nu e distribui materiais eltricos de qualidade, visando sempre a satisfao dos clientes, atendendo

s especificaes de produtos e aos prazos de entrega acordados, buscando, assim, a melhoria contnua do sistema de gesto da qualidade. Respeitando as normas ISO9001, utilizamos modernos processos de fabricao e matrias-primas de excelncia, cuidados que resultam em produtos de qualidade e garantem instalaes seguras. Fornecemos fios e cabos eletrolticos, tmpera meio dura e tempera mole, sendo utilizados para diversos tipos de trabalho como redes areas, linhas de eletrificao rural, pra-raios, aterramento eltrico, entre outros.

Cabeamento de Rede
Nesta aula iremos estudar alguns meios fsicos de transmisso guiados, veremos algmas definies dos principais tipos de cabos, sua construo, recursos e operao, de maneira a determinar o melhor tipo

de cabeamento para qualquer situao de utilizao de rede. Alm disso, iremos confeccionar um path cord, conectorizando RJ45s machos e fmeas em cabos par tranados categorias 5 e 6. Apresentaremos tambm testadores de cabos par tranado, fibra pticas, cabos coaxiais utilizados pelas operadoras de TV a cabo e um cabo multipares utilizados apra telefonia e cabeamento estruturado de rede.

Objetivos

Definio de termos relacionados ao cabeamento tais como, blindagem, diafonia e atenuao; Identificao dos principais tipos de cabeamento de rede; Distino de transmisso de banda base e banda larga; Determinao do tipo de cabeamento e hardware de conexo para ambientes de rede especficos.

Principais tipos de cabo e conectores


H diversos tipos de cabos que podem atender s vrias necessidades e tamanhos de redes, de pequenas a grandes. Cabeamento pode ser um assunto complexo. A Belden, importante fabricante de cabos, publica um catlogo que lista mais de 2.200 tipos. Felizmente, apenas trs principais grupos de cabos so usados nas conexes da maioria das redes:

Coaxial (fino e grosso); Par tranado (blindado e no blindado) Fibra ptica (mono e multi-modo)

A compreenso das diferenas o ajudar a determinar quando utilizar cada tipo.

Cabo Coaxial
Em certa poca, cabo coaxial era o tipo de cabeamento de rede mais amplamente utilizado. Havia vrias razes para a ampla utilizao do cabo coaxial. Era relativamente barato, leve, flexvel e fcil de manipular. A utilizao era to comum que sua instalao tornou-se segura e fcil de ser suportada. Em sua forma mais simples, o cabo coaxial constitudo por um ncleo de cobre slido cercado por um isolante, uma blindagem de malha metlica e uma cobertura externa. Uma camada de folha isolante e outra camada de blindagem de malha metlica constituem o que se chama de blindagem dupla. Contudo, para ambientes sujeitos a interferncias mais altas, est disponvel a blindagem qudrupla. Esta constituda por duas camadas de folha isolante e duas camadas de blindagem de malha metlica.

Define-se a blindagem como a malha metlica (ou de outro material) entrelaada ou retorcida que cerca alguns tipos de cabos. A blindagem protege os dados transmitidos, absorvendo sinais eletrnicos dispersos, chamados de rudos, para que no cheguem ao cabo e distoram os dados. O ncleo de um cabo coaxial transporta os sinais eletrnicos que constituem os dados. Esse ncleo do cabo pode ser slido ou tranado. Se o ncleo for slido, geralmente ser de cobre. O ncleo cercado por uma camada isolante que o separa da malha de fio. A malha de fio tranada funciona como um fio terra e protege o ncleo contra rudos eltricos e diafonia. Diafonia o transbordamento de sinal de um fio adjacente. O ncleo condutor e a malha de fio sempre devem estar separados entre si. Se entrarem em contato, o cabo estar sujeito a um curto-circuito e rudos ou sinais dispersos da malha fluiro para o fio de cobre. Isso destruir os dados. O cabo inteiro cercado por uma blindagem externa no condutora, geralmente de borracha, Teflon ou plstico. O cabo coaxial mais resistente interferncia e atenuao que o cabo de par tranado. Atenuao a perda de intensidade de sinal que comea a ocorrer conforme o sinal viaja ao longo de um cabo de cobre. H dois tipos de cabos coaxiais:

Fino (thinnet) Grosso (thicknet)

O tipo que voc selecionar depende da necessidade da sua rede especfica.

Thinnet, Cabo Fino ou 10Base2


O thinnet um cabo coaxial flexvel de cerca de 0,63 cm de espessura. Por ser flexvel e fcil de manipular, este tipo de cabo coaxial pode ser utilizado em quase todos os tipos de instalao de rede. As redes que utilizam o thinnet conectam o cabo diretamente a uma placa adaptadora de rede do computador. O cabo coaxial thinnet pode transportar um sinal por at aproximadamente 185 metros, antes de o sinal comear a sofreratenuao.

Os fabricantes de cabo chegaram a um consenso sobre algumas designaes para tipos de cabos diferentes. O thinnet est includo em um grupo citado como famlia RG-58 e tem uma impedncia de 50 ohm. A impedncia a resistncia, medidas em ohms, para a corrente alternada que flui em um fio. A principal diferena da famlia RG-58 o ncleo central de cobre. Este pode ser um ncleo de tranado ou de cobre slido.

Thicknet, Cabo Grosso ou 10Base5

O thicknet um cabo coaxial relativamente rgido, com cerca de 1,25 cm de dimetro. s vezes chamado de Ethernet padro porque foi o primeiro tipo de cabo utilizado com a arquitetura de rede bastante conhecida, Ethernet. O ncleo de cobre mais espesso do que um thinnet.

Figura 2.2: Transceptor do cabo thicknet com detalhe de um conector vampiro Quanto mais espesso for o ncleo de cobre, para mais longe o cabo poder transportar os sinais. Isso significa que o thicknet pode transportar sinais para mais longe que o thinnet. O thicknet pode transportar um sinal por 500 metros. Portanto, devido capacidade do thicknet para suportar transferncia de dados ao longo de maiores distncias, algumas vezes ele mais utilizado como backbone, para a conexo de vrias redes menores baseadas em thinnet. Um dispositivo transceptor conecta o cabo coaxial thinnet ao cabo coaxial thicknet maior.

Hardware da conexo coaxial


Tanto o thinnet como o thicknet utilizam o componente de conexo conhecido como conector naval britnico (BNC, British Naval Connector) para a conexo entre o cabo e os computadores. H vrios componentes importantes na famlia BNC, inclusive os seguintes:

Cabo com conector BNC: O cabo com conector BNC soldado ou ajustado extremidade do cabo. Conector T BNC: Este conector une a placa de interface de rede do computador ao cabo de rede. Conector Barrel BNC: Este conector utilizado para unir dois cabos thinnet para formar um cabo de tamanho maior.

Terminador BNC: Em cada extremidade do cabo de barramento, colocado um terminador BNC para absorver sinais ambientes. Sem os terminadores BNC, uma rede de barramentos no funcionar.

Consideraes:
O cabeamento coaxial participa em uma grande fatia do mercado quando necessrio atender uma das situaes descritas abaixo:

Transmitir voz, vdeo e dados; Transmitir dados por distncias maiores do que os cabeamentos mais baratos conseguem; Uma tecnologia bem conhecida que oferea razovel proteo aos dados.

Porm com a reduo nos custos da fibra ptica e melhoria de qualidade nos cabos de par tranado o mercado est migrando para as novas tecnologias deixando de lado o cabo coaxial. Outro problema do cabo coaxial era verificado com quedas da rede provocada por mau contato em qualquer um dos pontos da rede, a identificao dessa falha difcil e tambm contribuiu para o crescimento na utilizao do cabo de par tranado.

Cabo de par tranado


Em sua forma mais simples, o cabo de par tranado constitudo por dois filamentos isolados de cobre torcidos. H dois tipos de cabos de par tranado: par tranado no-blindado (UTP, Unshielded Twisted-Pair) e par tranado blindado (STP, Shielded Twisted-Pair).

Figura 2.3: Cabos de par tranado no-blindado e par tranado blindado Freqentemente, vrios fios de par tranados so agrupados e fechados em um revestimento protetor para formar um cabo. O nmero real de pares em um cabo varia. A toro elimina o rudo eltrico dos pares adjacentes e de outras fontes, como motores, rels e transformadores.

Par tranado no-blindado (UTP), 10BaseT


O UTP que utiliza a especificao 10BaseT o tipo mais popular de cabo de par tranado e sem dvida o mais popular cabeamento de LAN. O comprimento mximo de segmento de cabo de cerca de 100 metros. O UTP constitudo por dois fios de cobre isolados. Dependendo da finalidade, h especificaes de UTP que controlam o nmero de tores permitidas por metro de cabo. No continente norte-americano, o cabo UTP o mais normalmente utilizado nos sistemas telefnicos existentes e j est instalado em muitos prdios de escritrio. O UTP especificado no Commercial Building Wiring Standard (padro cabeamento de prdios comerciais), da Associao de Indstrias Eletrnicas e Associaes de Indstrias de Telecomunicaes (EIA / TIA,Electronic Industries Association / Telecommunications Industries Association) 568. A EIA /TIA 568 utilizou o UTP para criar padres que se aplicam a vrias situaes de construo e cabeamento e garantir a compatibilidade de produtos para os clientes. Esses padres incluem cinco categorias de UTP: Categoria 1: Refere-se ao cabo telefnico UTP tradicional que pode transportar voz, mas no dados. A maioria dos cabos telefnicos anteriores a 1983 era de cabos pertencentes Categoria 1. Categoria 2: Esta categoria certifica o cabo UTP para transmisses de dados de at 4 Mbps (megabits por segundo). Contm quatro pares tranados. Categoria 3: Esta categoria certifica o cabo UTP para transmisses de dados de at 10 Mbps. Contm quatro pares tranados com cerca de nove tores por metro. Categoria 4: Esta categoria certifica o cabo UTP para transmisses de dados de at 16 Mbps. Contm quatro pares tranados. Categoria 5: Esta categoria certifica o cabo UTP para transmisses de dados de at 100 Mbps. Contm quatro pares tranados de fio de cobre. Categoria 5e e 6: Esta categoria certifica o cabo UTP para transmisses de dados em Gigabit Ethernet. Contm quatro pares tranados de fio de cobre. A maioria dos sistemas telefnicos utiliza um tipo de UTP. Na realidade, um motivo de o UTP ser to popular o fato de muitos prdios serem cabeados previamente por sistemas telefnicos de par tranado. Como parte deste cabeamento prvio, geralmente instalado cabo UTP adicional, para atende s necessidades futuras de cabeamento. Se o par tranado previamente instalado for de uma categoria apropriada para suportar transmisso de dados, poder ser utilizado em uma rede de computador. Contudo, deve-se ter cuidado porque o fio telefnico

comum pode no ter a toro e outras caractersticas eltricas necessrias transmisso de dados de computador sem rudos e segura. Um problema potencial com todos os tipos de cabos a diafonia. Voc deve se lembrar que a diafonia definida como sinais de uma linha que se misturam com sinais de outra. O UTP especificamente suscetvel diafonia. A blindagem utilizada para reduzi-la.

Par tranado blindado (STP)


O STP utiliza uma proteo de cobre entrelaada de maior qualidade e mais protetora do que a do UTP. O STP tambm utiliza um envoltrio de folha metlica entre e em torno dos pares de fio e, internamente, entre as tores dos pares. Isso proporciona ao STP timo isolamento para proteger os dados transmitidos contra interferncias externas. Isso significa que o STP menos suscetvel interferncia eltrica e suporta taxas de transmisso maiores, ao longo de distncias maiores, do que o UTP.

Componentes do Cabeamento de Par Tranado


O par tranado utiliza o conector telefnico RJ-45 para conectar-se a um computador. Esse conector semelhante ao conector telefnico RJ-11 (conector utilizado na telefonia). Embora paream iguais primeira vista, h diferenas essenciais entre os dois. O RJ-45 ligeiramente maior e no se ajustar tomada telefnica RJ-11. O RJ-45 aloja oito conexes de cabo, ao passo que o RJ-11 s aloja quatro.

Consideraes sobre o cabo de par tranado:

o o

Utilize cabo de par tranado se: A rea a ser coberta pela rede for relativamente pequena; Desejar uma instalao relativamente fcil de manejar em que as conexes do computador sejam simples.

No utilize o cabo de par tranado se: Em ambientes externos, instalaes subterrneas e reas com grande influncia eletromagntica.

Cabo de fibra ptica, 100BaseFL


Em cabo de fibra ptica, as fibras pticas transportam sinais de dados na forma de pulsos modulados de luz. Esse um meio relativamente seguro de enviar dados porque nenhum impulso eltrico transportado no cabo de fibra ptica. Isso significa que no possvel interceptar o cabo de fibra ptica e subtrair seus dados, o que pode acontecer com qualquer cabo baseado em cobre que transporta dados na forma de sinais eletrnicos. O cabo de fibra ptica apropriado para transmisso de dados a grande velocidade e alta capacidade, devido ausncia de atenuao e pureza do sinal.

Vantagens

LARGURA DE BANDA: a medida da capacidade de transportar informaes, as fibras tm capacidade de largura de banda aproximado de 1 THz, excedendo amplamente os cabos de cobre. BAIXA PERDA: As perdas comprometem a distncia para os links, nos casos de cabos de cobre, a atenuao aumenta de acordo com a freqncia. E na fibra ptica as perdas so as mesmas para qualquer distncia.

Imunidade eletromagntica (EMI): A fibra no irradia e nem recebe radiao eletromagntica, resolvendo os problemas de diversos ambientes.

Segurana: extremamente difcil interferir em uma fibra sem que umas de suas pontas seja inutilizada, por isso muito usada em aplicaes militares.

Baixo peso: Uma fibra muito mais leve que um fio de cobre. Cabo de cobre 200 pares (0,5-EAP). Dimetro Exterior: 30 mm ~1000 Kg por Km

Cabo de Fibra 12 fibras (CDI). Dimetro Exterior: 6,5 mm ~37 Kg por Km

Composio da fibra ptica


Uma fibra ptica constituda por um cilindro de vidro extremamente fino, chamado de ncleo, cercado por uma camada concntrica de vidro, conhecida como revestimento. As fibras algumas vezes so feitas de plstico. O plstico mais fcil de instalar, mas no pode transportar os pulsos de luz para to longe quanto o vidro. Cada filamento de vidro transporta o sinal somente em uma direo, portanto, um cabo constitudo de dois filamentos com invlucros separados. Um filamento transmite e outro recebe. Uma camada de plstico de reforo circunda cada filamento de vidro e fibras kevlar. As fibras kevlar do conector ptico so colocadas entre os dois cabos, que so revestidos com plstico.

Figura 2.5: Cabo de fibra ptica As transmisses via cabo de fibra ptica no esto sujeitas interferncia eltrica e so extremamente velozes (atualmente so transmitidas cerca de 100 Mbps, atingindo Tbps). Podem transportar um sinal pulso de luz por quilmetros.

Estrutura da Fibra ptica

A espessura da fibra indica se a mesma mono ou multi-modo. A Fibra multi-modo mais grossa e consequentemente os feixes de luz refletem dentro da fibra de vidro perdendo potnica mais rapidamente. Em compensaao a fibra mono-modo mais fina e conduz o sinal de luz mais homogneamente reduzindo a atenuao, no entanto esta fibra mais fina mais cara que a fibra multimodo.

Conectores

Consideraes sobre a fibra ptica:


o
Utilize cabo de fibra ptica se: Tiver que transmitir dados a velocidade muito altas, ao longo de grandes distncias, em uma mdia extremamente segura.

o o

No utilize cabo de fibra ptica se: Estiver sujeito a um oramento bastante limitado; No tiver o conhecimento especializado para a instalao e para a conexo correta dos dispositivos.

importante observar que apenas empresas autorizadas por rgos do governo podem instalar fibras pitcas fora de suas instalaes fsicas, ou seja, nas ruas, avenidas, passeios, etc.

Cabeamento Estruturado mesclando tipos de cabos distintos

Montagem de Cabo
Usando o material disponvel e as orientaes do professor confeccione seu cabo e teste-o adequadamente com o testador disponvel em aula.

Um fio um produto metlico macio e flexvel, de seo transversal invarivel e de comprimento muito maior do que a maior dimenso transversal. Os fios podem ser usados diretamente como condutores (com ou sem isolao), ou na fabricao de cabos. Um cabo um condutor encordoado constitudo por um conjunto de fios encordoados, isolados ou no entre si, podendo o conjunto ser isolado ou no. O termo cabo muitas vezes usado para indicar, de um modo global, fios e cabos (propriamente ditos), em expresses como cabos eltricos, cabos de baixa tenso,etc.

O revestimento definido como uma camada delgada de um metal ou liga, depositada sobre um metal ou liga diferente para fins de proteo. Um fio revestido um fio dotado de revestimento, como o caso, por exemplo, do fio estanhado. Por sua vez, um cabo revestido um cabo sem isolao ou cobertura, constitudo de fios revestidos. Um fio n um fio sem revestimento, isolao ou cobertura. Um cabo n um cabo sem isolao ou cobertura, constitudo por fios nus. A isolao definida como um conjunto dos materiais isolantes utilizados para isolar eletricamente. um termo com sentido estritamente qualitativo (isolao de PVC, etc.), que no deve ser confundido com isolamento, este de sentido quantitativo (tenso de isolamento de 750V, resistncia de isolamento de 5M, etc.) A isolao aplicada sobre o condutor com a finalidade de isol-lo eletricamente do ambiente que o circunda. Os materiais utilizados como isolao, alm de alta resistividade, devem possuir alta rigidez dieltrica, sobretudo quando empregados em tenses eltricas superiores a 1KV. Chamamos de condutor isolado ao fio ou cabo dotado apenas de isolao. Observa-se que a isolao no precisa necessariamente ser constituda por uma nica camada (por exemplo, podem ser usadas duas camadas do mesmo material, sendo a camada externa especialmente resistente abraso).

A cobertura um invlucro externo no metlico e contnuo, sem funo de isolao, destinado a proteger o fio ou o cabo contra influncias externas. Um cabo unipolar um cabo constitudo por um nico condutor isolado e dotado, no mnimo, de cobertura. (exemplos: Cabo Brasnax).

Um cabo multipolar constitudo por dois ou mais condutores isolados e dotado, no mnimo, de cobertura. Os condutores isolados constituintes dos cabos unipolares e multipolares so chamados de veias. Os cabos multipolares contendo 2, 3 e 4 veias so chamados, respectivamente, de cabos bipolares, tripolares e tetrapolares. (exemplos: Cabo Brasflex, Cabo Brasnax Flex, entre outos).

O termo genrico cabo isolado indica um cabo constitudo de uma ou mais veias e, se existentes, o envoltrio individual de cada veia, o envoltrio do conjunto das veias e os envoltrios de proteo do cabo, podendo ter tambm um ou mais condutores no isolados. Nos cabos uni e multipolares a cobertura atua principalmente como proteo da isolao, impedindo seu contato direto com o ambiente, devendo, portanto, possuir propriedades compatveis com a aplicao do cabo. Nas coberturas, podem ser utilizados vrios materiais, sendo os mais comuns: Polmeros termofixos, como neoprene, polietileno clorossulfonado (hypalon), borracha de silicone, etc. Polmeros termoplsticos, tais como PVC, polietileno, poliuretano, etc. O enchimento o material utilizado em cabos multipolares para preencher os interstcios entre as veias. A capa o invlucro interno, metlico ou no, aplicado sobre uma veia, ou sobre um conjunto de veias de um cabo.

As capas no metlicas, geralmente de polmeros termoplsticos, tem como finalidade principal dar ao cabo a forma cilndrica. As capas metlicas, via de regra, de chumbo ou alumnio, exercem tambm funo mecnica e eltrica.

Confira aqui tudo sobre uma das principais propriedades do PVC: a resistncia ao fogo Os profissionais que todos os dias manipulam os materiais eltricos e que so responsveis

pela segurana das instalaes prediais e domsticas esto habituados a ver materiais plsticos recobrindo os fios e cabos e sabem da importncia desses produtos como isolantes da eletricidade. O que muitos no sabem em profundidade como se d esse isolamento e por que alguns materiais possuem essa capacidade e outros no. Esse artigo objetiva trazer algumas informaes sobre um dos plsticos mais utilizados no recobrimento dos fios e cabos em todo o mundo: o policloreto de vinila, popularmente conhecido como vinil ou PVC. O PVC um dos materiais plsticos de melhor custo-benefcio atualmente disponveis no mercado. Entre outras razes, suas excelentes propriedades tcnicas justificam a qualidade deste polmero. Suas propriedades mecnicas e eltricas, por exemplo, tornam este material ideal para o uso em isolao e recobrimento de fios e cabos. Anlises feitas ao redor do mundo mostram que cerca de um milho de toneladas de PVC so usadas para aplicaes eltricas somente na Europa Ocidental. No mundo essa cifra mais do que dobra. Isso representa 75% de todo o mercado de compostos plsticos que so especficos para o isolamento eltrico.

O que o PVC? O PVC o segundo plstico mais produzido em todo o mundo, uma
cifra que j ultrapassa 25 milhes de toneladas. Ele produzido a partir de 43% de petrleo e 57% de cloro proveniente do sal comum (cloreto de sdio), cujas reservas so suficientes para milhares de anos. Os Estados Unidos e a Europa so os maiores produtores mundiais e, isoladamente, o Brasil um dos grandes produtores internacionais.

Podemos dizer que isso se deve ao fato de o PVC ser considerado um polmero polivalente. Esta abrangncia ocorre por ele se apresentar com formatos muito rgidos (tais como os tubos e conexes para gua e esgoto e janelas) ou altamente flexveis (como bolsas de sangue, filmes para recobrimento de alimentos, fios e cabos, entre outros). O produto de PVC pode ser em qualquer cor, transparente ou opaco.

a molcula de cloro a responsvel pelo carter natural antichama e pelas inmeras formas e propriedades do PVC. Primeiramente, o cloro torna o polmero compatvel com uma grande faixa de aditivos, tornando possvel alterar as caractersticas do produto final e tambm diversas formas de processamento como extruso, injeo, espalmagem, calandragem, entre outras. Quando exposto ao fogo, sua performance excelente, uma vez que possui caractersticas antichama e auto-extinguvel, ou seja, basta retirar a fonte de calor que imediatamente a chama se apaga. O PVC vem sendo comercializado desde os anos 30 e as evolues nas formulaes no param de evoluir. Estas constantes melhorias tecnolgicas permitem atingir novas especificaes, tornando os produtos em PVC cada vez mais competitivos e seguros. Performance dos fios e cabos Da concepo ao desenvolvimento e produo final de um condutor eltrico, essencial ter um profundo controle de qualidade da matria-prima utilizada. Saber sua origem, suas caractersticas e a melhor forma de process-la so informaes fundamentais na obteno de um bom produto. Devido ao carter essencialmente tcnico de um condutor eltrico importante, quando aplicado, a utilizao de resinas e/ou compostos de PVC provenientes de fornecedores idneos e que possam auxiliar na obteno de formulaes que proporcionem produtos cada vez mais seguros e tecnicamente adequados para a utilidade a que se destinam. Para a rea de fios e cabos eltricos, a Solvay Indupa do Brasil comercializa com exclusividade as resinas 265PY e S1100.

Conhea os fatores que influenciam diretamente a performance do PVC no fogo


Ignitabilidade - Se um material no entra em ignio, no h fogo. Alm disso, uma baixa ignitabilidade a primeira linha de defesa contra o fogo. Todos os materiais orgnicos entram em ignio mas, quanto maior a temperatura necessria para o material entrar em ignio, mais seguro ele . A resistncia ignio geralmente avaliada pela aplicao de testes com chamas padronizadas de vrios tipos ou temperaturas em vrios nveis. Neste contexto, possvel determinar a temperatura de ignio de cada material usando testes tradicionais como o ASTM D1929, que indica as temperaturas de auto-ignio e de flash-ignio para os materiais mais tradicionais. Neste caso, os materiais de PVC testados tm um ponto de flash de 391C. Uma outra forma de medir essa propriedade

por meio da determinao do tempo necessrio para que o material entre em ignio ou o calor mnimo necessrio. Um dos procedimentos para se medir estas propriedades est descrito na norma ASTM E1354 (cone calorimtrico). A maioria das formulaes de PVC difcil de entrar em ignio, a no ser formulaes altamente plastificadas que podem ser excees regra. Usualmente, as espcies em PVC testadas queimam somente enquanto a chama teste est em contato com a amostra e, normalmente, no h propagao da chama. Propagao de chama - Os testes de propagao de chama mostram a tendncia do material em contribuir para o alastramento do fogo. Mede tambm a rapidez de queima e a capacidade do material em sustentar a combusto. Um material que possua baixa taxa de propagao extremamente desejvel, uma vez que este fator determinante para se conhecer o tamanho do fogo, os riscos da fumaa e a corroso e toxicidade dos gases produzidos. Tambm nestes testes as formulaes de PVC (exceto as altamente plastificadas) tm uma performance muito boa. Laboratrios credenciados, como o Underwriters Laboratories, costumeiramente analisam estes compostos com resultados excelentes. Os testes de propagao de chama tambm esto includos na maioria das regulamentaes destinadas a selecionar materiais para uso na construo civil e muitas formulaes e produtos de PVC atendem completamente a estas normas. Normalmente esses materiais mostram uma baixa taxa de propagao de chama mesmo em ensaios crticos de aquecimento. Taxa de calor liberado - Quando tratamos do assunto fogo, a principal questo a ser respondida sobre a extenso da chama. A propriedade que responde a esta questo justamente a faixa de perda de calor ou o calor liberado. Como sabemos, todos os materiais desprendem calor quando queimados, e esta quantidade liberada o fator chave para se determinar o tamanho do fogo que ser gerado e sua severidade. Um material em combusto somente conseguir propagar o fogo para materiais vizinhos se este conseguir passar energia suficiente para isso. No que se refere ao perigo do fogo para as pessoas envolvidas, isto faz com que esta propriedade de o material liberar calor seja mais importante at do que a facilidade de o material entrar em ignio, emitir fumaa txica ou propagar suas chamas. Evidentemente, a maior causa de vtimas durante incndios acidentais a toxicidade da fumaa e a conseqente intoxicao das pessoas, mas o acidente somente tomar dimenses ameaadoras se a taxa de calor liberado pelos materiais for suficientemente alta para fazer com que os outros materiais entrem em combusto generalisando o fogo. Nos ltimos anos, houve um grande desenvolvimento nos mtodos para testes a serem usados na medio do calor liberado, todos baseados em escalas calorimtricas com o princpio do consumo de oxignio. O cone calorimtrico o aparelho mais usado para se medir esta propriedade. A inerente capacidade do PVC de impedir o avano da chama faz com que sua performance neste teste aponte resultados excelentes.

A principal utilizaao do cobre em fios eltricos

O cobre um metal de nmero atmico 29, que encontrado na natureza, principalmente nos minerais calcocita, calcopirita e malaquita, alm de tambm estar presente no mineral turquesa. Seu nome vem da palavra romana cuprum, que por sua vez derivado de cyprium, que o nome utilizado para Chipre, que tinha sido a principal exportadora deste metal. A palavra cobre assemelha-se mais com c opper, que cobre em ingls. No se sabe exatamente quando esse metal foi descoberto, mas a primeira meno dele foi feita no livro bblico de Gnesis 4:22, no qual se relata que Tubalcaim, filho de Zil com Lameque, era mestre (ou forjador) de toda a obra de cobre e ferro [...]. Mas, o cobre ganhou maior destaque a cerca de 7000 anos atrs, por volta de 3000 a.C, na era do bronze, quando se descobriu que com ele podia-se formar ligas metlicas. Os povos do Egito, Mesopotmia e dos vales hindus j estavam familiarizados com ele. O acrscimo de estanho ao cobre forma uma liga de maior resistncia frente corroso pela gua e pelo ar, que o prprio bronze. Tambm quando se adiciona zinco ao cobre, forma-se o lato que, assim como o bronze, mais durvel que o metal puro.Hoje em dia, existem mais de mil tipos de ligas com o elemento cobre. O cobre, junto com o ouro e a prata, era a base das moedas de circulao no mundo antigo. Obviamente, ele era o menos valioso destes trs. Atualmente, ele ainda usado na fabricao de moedas, mas geralmente na forma de liga monetria (liga metlica formada por 75% de cobre e 25% de nquel).

Assim, o cobre na forma dessas ligas muito usado em objetos de decorao, em joias, amlgamas dentrios, peas para automveis, avies etc. Isoladamente, a sua principal aplicao em equipamentos e sistemas eltricos, como os fios que conduzem eletricidade . Isso se d porque o cobre um metal dctil (aquecendo o metal a altas temperaturas possvel transform-lo em fio),malevel (pode ser transformado em lminas) e tem grande condutividade eltrica.

Alm disso, o cobre tambm conduz bem o calor e seu ponto de fuso alto (1358 K o fogo ao ar livre no atinge essa temperatura), por isso, ele tambm usado em panelas para cozinhar alimentos.

O cobre est tambm presente em nosso corpo em pequena quantidade (considerando um peso de 70 kg, a pessoa possuir apenas 72 mg de cobre, concentrando-se principalmente no fgado e ossos). Sua funo em nosso corpo a de auxiliar as enzimas envolvidas na utilizao de oxignio. No existe perigo se no obtermos esse metal em quantidades suficientes em nossa alimentao. Ele facilmente ingerido, pois est presente em diversos alimentos, alm da gua que transportada por canos de cobre. Entretanto, o perigo consiste em ingerirmos muito cobre, porque ele atua contra o ferro e o zinco em nosso organismo, substituindo-os em seus stios ativos. O cobre pode ser txico e 30 g de sulfato de cobre matam uma pessoa. O aconselhvel a ingesto diria de 1,2 mg de cobre e 1,5 mg para mulheres grvidas. Suas fontes principais so as carnes de ostras, caranguejos, lagostas, cordeiros, patos, porcos, vaca

(principalmente rins e fgado) e tambm amndoas, castanhas, nozes, sementes de girassol, margarina, cogumelo, leo de milho, germe de trigo, leveduras e farelo de trigo.

Vous aimerez peut-être aussi