Vous êtes sur la page 1sur 9

Ps-graduao em Jogos Digitais

PUC Minas

3D Game Design
2/2013

3D Game Design
Informaes Gerais
Durao: set/2013 a dez/2014 Quartas e quintas, de 19h s 22h30 Carga-horria: 436 horas Prof. Daniel Pinheiro Lima IEC PUC Minas no So Gabriel Rua Walter Ianni, 255 - So Gabriel (31) 3319-4444 jogos.sg@pucminas.br Mestre em Cinema de Animao - UFMG

Ps-graduao em Jogos Digitais

Coordenao
Prof. Marcelo Souza Nery Mestre em Computao - UFMG

Apresentao
A ps-graduao em 3D Game Design busca formar pro ssionais quali cados na construo de projetos de jogos digitais: game design, level design, roteiro, modelagem e texturizao de personagens e cenrios, animao dos personagens e objetos, interfaces gr cas e udio. O curso possui enfoque artstico e o pro ssional poder atuar em jogos de entretenimento, educacionais, publicitrios e empresariais, desenvolvendo para diferentes mdias como computador, videogame, celular ou internet. A indstria de videogames hoje a maior indstria de entretenimento no mundo, acima de TV, cinema e msica. O Brasil hoje o quarto maior mercado de jogos no mundo e o aumento de 20% da rea em 2012 tem demonstrado a fora do pas e uma tendncia crescente.

Pblico alvo
O pblico-alvo do curso so pro ssionais de nvel superior interessados em atuar na rea de jogos digitais nas etapas de concepo, projeto e implementao de arte para jogos. desejvel conhecimento e experincia em ferramentas computacionais, especialmente ferramentas de modelagem, animao e pintura digital, alm de capacidade de leitura na Lngua Inglesa.

Ferramentas Utilizadas

Animao de Personagens
Princpios de animao. Sistemas de organizao de movimento. Criao de ciclos bsicos do movimento antropomr co. Movimentos no padronizados em seres antropomr cos.

Arte Conceitual
Criao e Elaborao de desenhos de produo para jogos digitais. Adequao de design atravs da produo de folhas de estilos para modelagem.

Esqueleto Digital
Estudo de anatomia, articulaes e movimentos em seres antropomr cos. Criao de Esqueleto Digital e controles de animao em personagem tridimensional.

Game Design
Histrico dos jogos digitais. Mercado brasileiro e internacional. Conceitos e tcnicas de game design. Sistemas de classi cao indicativa. Teoria da diverso para jogos. Game design document.

Level Design
Noes de estilo, poca e funo relacionados a padres arquitetnicos. Planejamento orgnico e modular de cenrios digitais. Estudos de iluminao e texturizao em cenrios de jogos.

Modelagem de Cenrios
Projeto e construo de ambientes internos e externos para jogos digitais. Prtica de iluminao e texturizao em cenrios de jogos. Mapeamento de textura e aplicao em modelos digitais de cenrio.

Modelagem de Personagens
Estudo das propores existentes em seres antropomr cos. Concepo e estruturao visual de personagens para jogos digitais. Anlise e construo de topologia em modelos digitais. Modelagem de personagens digitais. Mapeamento e elaborao de textura volumtrica e sua aplicao em modelos digitais.

Motor de Jogos
Arquitetura de motores para jogos tridimensionais. Critrios e anlise de motores para jogos tridimensionais: complexidade de uso, documentao, qualidade audiovisual, interfaces, codi cao, mdias carregveis, aplicabilidade em gneros de jogos digitais, viabilidade nanceira, portabilidade, produtividade e desempenho. Exemplo de motores para jogos tridimensionais comerciais e livres. Produo de um jogo tridimensional atravs de um motor.

Projeto de Interfaces Gr cas


Princpios de organizao visual e esttica na interao humano-computador para jogos. Semitica aplicada a interfaces de jogos. Fatores humanos em jogos digitais. Projeto de interao em diferentes plataformas de jogos digitais. Qualidade de interao: usabilidade, jogabilidade, comunicabilidade, acessibilidade, interatividade e imerso. Sistemas colaborativos. Desenvolvimento de interfaces gr cas para jogos digitais.

Projeto e Edio de udio


Conceitos fundamentais de udio digital: arquiteturas, parmetros, formatos, compresso e decodi cadores. Noes de roteirizao e produo de udio para jogos digitais. Edio e composio de udio para jogos digitais.

Roteiro e Narrativas
Arcabouo criativo: mitos, lendas, culturas e civilizaes reais e imaginrias. Estruturas narrativas para jogos digitais. Escrita de roteiro para jogos digitais. Criao de personagens.

Texturizao
Elaborao e tratamento de imagens aplicadas em jogos digitais. Texturizao volumtrica. Mapeamento de textura e aplicao em modelos tridimensionais. + a disciplina virtual de Metodologia Cient ca

Inscries de 03/06/2013 a 09/08/2013

www.pucminas.br/iec

Vous aimerez peut-être aussi