Vous êtes sur la page 1sur 26

A Falsa Confiabilidade do Texto do Novo Testamento

Por Sky Kunde em Contradies da Bblia Editar documento

Por Francisco Vieira Jr. (Kopher)

O objetivo desse estudo mostrar que as alegaes apologticas sobre 99 por centro de confiabilidade do texto do NT so enganosas, e que temos razes substanciais para duvidar da integridade do texto do Novo Testamento.

***

A supremacia numrica dos manuscritos do Novo Testamento e sua inutilidade prtica

Atualmente, possumos cerca de 5745 manuscritos do Novo Testamento. Esses manuscritos so classificados em quatro grupos: 1) Alexandrino (Neutro ou Egpcio); 2) Ocidental; 3) Cesariano e; 5) Bizantino (Maior ou srio), de acordo com sua forma de texto.

Desses quatro grupos, o texto denominado Bizantino o mais abrangente: Cerca de 80% para 90% de todos os manuscritos do Novo Testamento grego disponveis representam o texto bizantino, que constitui o texto majoritrio (HOLMES, 1983, p. 15).

No entanto, o texto do tipo Bizantino, quase unanimemente considerado como o pior texto-tipo em relao aos demais textos do Novo Testamento. Somado a isso, o texto do tipo bizantino corresponde aos manuscritos mais tardios que conhece, datando dos meados da Idade Medieval, a partir do sculo 9 d.C.

(CF. M. W. Holmes, "The 'Majority Text Debate': New Form Of An Old Issue", Themelios, 1983, Volume 8, No. 2, p. 15.; A good critique of "Majority" text theory was made by D. B. Wallace, "The Majority Text Theory: History, Methods, And Critique", in B. D. Ehrman and M. W. Holmes, The Text Of The New Testament In Contemporary Research: Essays On The Status Quaestionis (A Volume In The Honor Of Bruce M. Metzger), 1995).

Os manuscritos que realmente possuem qualidade correspondem a no mais que 10% de todos os manuscritos existentes. Portanto, os crticos textuais preparam suas edies crticas do Novo Testamento grego com base em manuscritos selecionados, no menos que 5% e no mais que 11%.

***

A Nestl-Aland Novum's Testamentum Graece (26a Edio), por exemplo, utiliza 522 manuscritos no total, totalizando apenas 10% de todos os textos; a edio Metzger's a menor, usa apenas 266 manuscritos, 5% do total, e assim por diante.

Desse modo, se para que se possa estabelecer uma anlise acerca da corruptibilidade e restaurao do Novo Testamento, deve-se levar em conta apenas um pouco mais de 10% de todos os manuscritos existentes, seguese que os demais 90% dos manuscritos existentes no possuem relevante importncia para a reconstruo do texto do Novo Testamento, sendo que em sua maioria trazem os mesmos erros e variaes dos textos mais antigos, e so tardios demais para que possam corresponder ao texto primitivo.

Por isso, Ehrman afirma:

"Em um momento ou outro, voc pode ter ouvido algum alegando que se pode confiar no Novo Testamento, porque o mais bem atestado livro do Mundo Antigo, pois se h mais manuscritos do Novo Testamento do que de qualquer outro livro, no devemos ter qualquer dvida a respeito da veracidade da sua mensagem. Dado o que vimos [...], deve ficar claro o porqu dessa linha de raciocnio ser defeituoso. verdade, naturalmente, que o Novo Testamento sobejamente comprovado nos manuscritos produzidos atravs dos sculos, mas a maioria desses manuscritos foram escritos muitos sculos depois dos originais, e nenhuma deles perfeitamente precisos. Todos contm erros - completamente muitos milhares de erros. No uma tarefa fcil reconstruir a qualquer palavra original do Novo Testamento". (EHRMAN, Bart D., The New Testament: An Historical Introduction To The Early Christian Writings, 2000, p. 449).

Portanto, sendo que a maior parte dos 5745 manuscritos do Novo Testamento so manuscritos ruins e provenientes do 9 sculo, ficamos com um nmero bastante reduzido de manuscritos que podem (ou no) trazer luz sobre como era o texto mais primitivo do Novo Testamento.

***

Para que se possa estabelecer a fidedignade textual do Novo Testamento, devemos recorrer para os textos mais antigos, pois os mesmos possuem grande probabilidade de no terem sido alterados e de no conterem variantes.

No entanto, at cerca do sculo II d.C. a tarde mais prxima possvel dos manuscritos originais no possumos mais que 6 fragmentos de manuscritos. At o sculo III d.C. possumos apenas 48 fragmentos de manuscritos do Novo Testamento.

Apenas 1.48% de todos os mais de 5745 manuscritos do Novo Testamento podem ser datados do sculo 4 para trs.

Como j afirmamos, 91% de todos os manuscritos datam do sculo 9 em diante.

Desse modo, 94% dos manuscritos do Novo Testamento, datam do perodo Medieval tardio, aproximadamente 800 anos depois do nascimento de Jesus.

Somente no mais que 6% de todos os manuscritos do Novo Testamento ao final da Idade Antiga e possuem uma maior probabilidade de serem confiveis.

Esse fato bastante conhecido entre os crticos textuais. De acordo com o Dr. Klaus Junack, um investigador do Institut fr neutestamentliche Textforschung, Universitt Mnster, na Alemanha, considerado um dos principais especialistas associados UBS e do Projeto do Novo Testamento Grego, afirmou: Hoje mais de 5000 manuscritos so conhecidos: a esmagadora maioria destes datam do perodo medieval e medieval tardio (Cf. K. Junack, "The Reliability Of The New Testament Text From The Perspective Of Textual Criticism", The Bible Translator, 1978, Volume XXIX, Issue I, p. 131.).

Desse modo, majoritariedade dos textos do Novo Testamento como argumento para sua confiabilidade um engodo, haja vista que os textos majoritrios so tardios, corruptos, cpias dos mesmos e, pelo fato de no possurem confiabilidade e antiguidade, no so utilizados pela Crtica Textual no objetivo de se estabelecer o texto do Novo Testamento mais prximo do original.

***

A natureza fragmentria dos mais antigos manuscritos do Novo Testamento

Uma rpida olhada sobre os dados revela que o Evangelho de Joo tem a mais antiga evidncia manuscrita (P52, c. 125-150 d.C.), enquanto que as cpias mais antigas dos livros de 1 e 2 Timteo e o 3 Joo foram preservadas em manuscritos tardios (cercar do 4 sculo).

A maioria dos manuscritos mais antigos dos documentos do Novo Testamento muito fragmentada, sendo que s vezes no contm nada mais que um par de versculos ou at menos. A maioria dos manuscritos data entre 200-300 anos depois de Jesus e, portanto apresentam um enorme abismo entre o registro escrito e a poca em que os eventos relatados ocorreram.

As evidncias manuscritas antigas possumos so listadas em ordem cronolgica a seguir:

Sculo = 2 // Manuscritos do Novo Testamento = 2 // Percentual Cumulativo = 0.03 %

Sculo = c. 200 // Manuscritos do Novo Testamento = 6 (somado aos anteriores) // Percentual Cumulativo = 0.11 %

Sculo = 2 / 3 // Manuscritos do Novo Testamento = 8 // Percentual Cumulativo = 0.15 %

Sculo = 3 // Manuscritos do Novo Testamento = 38 // Percentual Cumulativo = 0.73 %

Sculo = 3 / 4 // Manuscritos do Novo Testamento = 48 // Percentual Cumulativo = 0.92 %

Sculo = 4 // Manuscritos do Novo Testamento = 77 // Percentual Cumulativo = 1.48 %

Ou seja, at no ano 200 d.C. temos apenas 8 (oito) manuscritos.

Qual o estado desses manuscritos?

Mateus = Manuscritos antigos = P64, P67, P104 //DATA = c. 200 //Condio = Fragmentos

Marcos = Manuscritos antigos = P45 //DATA = 3 sc. //Condio = Muitos fragmentos

Lucas = Manuscritos antigos = P4 //DATA = c. 200 //Condio = Fragmento

Joo = Manuscritos antigos = P52 //DATA = c. 125-150 //Condio = Fragmento

Atos = Manuscritos antigos = P38 DATA = 3 sc. //Condio = Fragmento

Romanos = Manuscritos antigos = P46 //DATA = c. 200 //Condio = Fragmentos

1 Corntios = Manuscritos antigos = P46 //DATA = c. 200 //Condio = Fragmentos

2 Corntios = Manuscritos antigos = P46 //DATA = c. 200 //Condio = Fragmentos

Glatas = Manuscritos antigos = P46 //DATA = c. 200 //Condio = Fragmentos

Efsios = Manuscritos antigos = P46 //DATA = c. 200 //Condio = Fragmentos

Filipenses = Manuscritos antigos = P46 //DATA = c. 200 //Condio = Fragmentos

Colosenses = Manuscritos antigos = P46 //DATA = c. 200 //Condio = Fragmentos

1 Tessalonicenses = Manuscritos antigos = P46 //DATA = c. 200 //Condio = Fragmentos

2 Tessalonicenses = Manuscritos antigos =P92 //DATA =3 / 4 sc.//Condio = Fragmento

1 Timteo = Manuscritos antigos = (Sinaticus) //DATA =4 sc. //Condio = Completo

2 Timteo = Manuscritos antigos = (Sinaticus) //DATA =4 sc. //Condio = Completo

Tito = Manuscritos antigos =P32 //DATA =c. 200 //Condio = Fragmento

Filemom = Manuscritos antigos =P87 //DATA = 3 sc. //Condio = Fragmento

Hebreus = Manuscritos antigos =P46 //DATA = c. 200 //Condio = Fragmento

Tiago = Manuscritos antigos = P23, P20 //DATA = 3 sc. //Condio = Fragmento

1 Pedro = Manuscritos antigos = P72 //DATA = 3 / 4 sc. //Condio = Fragmentos

2 Pedro = Manuscritos antigos = P72 //DATA = 3 / 4 sc. //Condio = Fragmentos

1 Joo = Manuscritos antigos = P9 //DATA = 3 sc. //Condio = Fragmentos

2 Joo = Manuscritos antigos = 0232 //DATA = 3 / 4 sc. //Condio = Fragmentos

3 Joo = Manuscritos antigos = (Sinaticus) //DATA =4 sc. //Condio = Completo

Judas = Manuscritos antigos = P72 //DATA = 3 / 4 sc. //Condio = Fragmentos

Apocalipse = Manuscritos antigos = P98 //DATA =2 sc. //Condio = Fragmento

Ou seja, todos os manuscritos do Novo Testamento mais antigos, copiados at o incio do 4 sculo, foram preservados at ns na forma de fragmentos.

(cf. ALAND, Kurt; ALAND, Barbara. The Text of The New Testament: An Introduction to the Critical Editions and to the Theory and Practice of Modern Textual Criticism. 2nd Revised Edition. Eerdmans Pub. Company: Grand Rapid, Michigan, 1995)

***

A Confiabilidade dos Manuscritos do Novo Testamento

A afirmao de que o texto do Novo Testamento possui 99,5% de preciso falsa. Supostamente, o primeiro estudioso a afirmar isso foi o Dr. Bruce Metzger. No entanto, essa alegao no pode ser demonstrada. Norman Geisler, um apologista cristo, foi quem criou essa lenda. De acordo com Geisler, Metzger [...] calcula o Novo Testamento com cerca de 99,5 por cento de exatido (cf. N. L. Geisler & A. Saleeb, Answering Islam: The Crescent In The Light Of The Cross. Baker Books: Grand Rapids (MI), 1993, p. 234-235. cf. tambm N. L. Geisler & W. E. Nix, A General Introduction To The Bible, Moody Press: Chicago, 1986, p. 408 and pp. 474-475.) A citao de Geisler remete ao captulo Recent Trends In The Textual Criticism Of The Iliad And The Mahabharata, do livro The History Of New Testament Textual Criticism. No entanto, alm de Geisler no mencionar qualquer pgina especfica, uma leitura no livro especificado de Metzger, e em especial desse captulo determinado por Geisler, mostra que em nenhum

lugar Metzger afirma que a estimativa de preciso do Novo Testamento de 99,5%.

Longe dos 99,5% de confiabilidade textual, a Crtica Textual conseguiu alcanar a valiosa soma de 85% de segurana acerca da preciso do texto do Novo Testamento. No entanto, esse percentual no significa exatamente que texto do Novo Testamento seja 85% preciso. Em geral, esses 85% de segurana equivalem fidedignidade de nossos textos crticos atuais em relao aos textos existentes no sculo IV d.C. Isso significa que a preciso do texto do Novo Testamento pode ser garantida na faixa de 85% somente em at aproximadamente cerca de 300 anos aps esses textos terem sido escritos.

Por isso, afirmar que 85% do texto do Novo Testamento preciso, equivale a afirmar que 85% do texto do Novo Testamento corresponde com preciso aos textos existentes no sculo IV. A histria desses textos e sua confiabilidade no podem ser construdas com preciso antes dessa data.

Em contrapartida, foi exatamente entre o final do sculo I d.C. e entre os sculos II e III d.C., que as maiores alteraes textuais foram realizadas, inclusive testemunhadas na literatura da poca.

Desse modo, para que se possa estabelecer o grau de corruptibilidade e confiabilidade do texto do Novo Testamento, a Crtica Textual recorre aos mais antigos manuscritos possveis, ou seja, a somente cerca de 10% de todos os mais de 5745 manuscritos do Novo Testamento existentes.

A corrupo dos manuscritos do Novo Testamento

Kurt Aland e Barbara Aland, em seu livro The Text Of The New Testament apresentam uma tabela que compara o nmero total de variantes em versculos livres da edio crtica Nestl-Aland com outras edies, como a de Tischendorf, Westcott-Hort, von Soden, Vogels , Merk, e Bover. Para agravar a situao, essa comparao no leva em conta as diferenas nas variantes ortogrficas:

Mateus = N. de versculos = 1071 //N. de variantes = 642 //Porcentagem = 59.9%

Marcos = N. de versculos = 678 //N. de variantes = 306 //Porcentagem = 45.1%

Lucas = N. de versculos = 1151 //N. de variantes = 658 //Porcentagem = 57.2%

Joo = N. de versculos = 869 //N. de variantes = 450 //Porcentagem = 51.8 %

Atos = N. de versculos = 1006 //N. de variantes = 677 //Porcentagem = 67.3 %

Romanos = N. de versculos = 433 //N. de variantes = 327 //Porcentagem = 75.5%

1 Corntios = N. de versculos = 437 //N. de variantes = 331 //Porcentagem = 75.7%

2 Corntios = N. de versculos = 256 //N. de variantes = 200 //Porcentagem = 78.1%

Glatas = N. de versculos = 149 //N. de variantes = 114 //Porcentagem = 76.5%

Efsios = N. de versculos = 155 //N. de variantes = 118 //Porcentagem = 76.1%

Filipenses = N. de versculos = 104 //N. de variantes = 73 //Porcentagem = 70.2%

Colossos = N. de versculos = 95 //N. de variantes = 69 //Porcentagem = 72.6 %

1 Tessalonicenses = N. de versculos = 89 //N. de variantes = 61 //Porcentagem = 68.5%

2 Tessalonicenses = N. de versculos = 47 //N. de variantes = 34 //Porcentagem = 72.3%

1 Timteo = N. de versculos = 113 //N. de variantes = 92 //Porcentagem = 81.4%

2 Timteo = N. de versculos = 83 //N. de variantes = 66 //Porcentagem = 79.5%

Tito = N. de versculos = 46 //N. de variantes = 33 //Porcentagem = 71.7%

Filemom = N. de versculos = 25 //N. de variantes = 19 //Porcentagem = 76.0%

Hebreus = N. de versculos = 303 //N. de variantes = 234 //Porcentagem = 77.2%

Tiago = N. de versculos = 108 //N. de variantes = 66 //Porcentagem = 61.1%

1 Pedro = N. de versculos = 105 //N. de variantes = 70 //Porcentagem = 66.6%

2 Pedro = N. de versculos = 61 //N. de variantes = 32 //Porcentagem = 52.5%

1 Joo = N. de versculos = 105 //N. de variantes = 76 //Porcentagem = 72.4%

2 Joo = N. de versculos = 13 //N. de variantes = 8 //Porcentagem = 61.5%

3 Joo = N. de versculos = 15 //N. de variantes = 11 //Porcentagem = 73.3%

Judas = N. de versculos = 25 //N. de variantes = 18 //Porcentagem = 72.0%

Apocalipse = N. de versculos = 405 //N. de variantes = 214 //Porcentagem = 52.8 %

Total = N. de versculos = 7947 //N. de variantes = 4999 //Porcentagem = 62.9%

Ao visualizar tais nmeros, logo se percebe que quase dois teros do texto do Novo Testamento, em sete edies revisadas por Aland, no esto de acordo entre si, sem contar com as diferenas ortogrficas e outros detalhes no inclusos nessa anlise.

O quadro mostra perfeitamente que 62,9% dos versculos do Novo Testamento so variantes e, portanto no representam a alegada pureza afirmada pela apologia crist. A proporo varia de 45,1% no Evangelho de Marcos para 81,4% em 2Timteo.

O nmero total de variantes livres nos Evangelhos bblicos representado da seguinte maneira:

Mateus = N. de versculos = 1071 //N. de variantes = 642 //Porcentagem = 59.9%

Marcos = N. de versculos = 678 //N. de variantes = 306 //Porcentagem = 45.1%

Lucas = N. de versculos = 1151 //N. de variantes = 658 //Porcentagem = 57.2%

Joo = N. de versculos = 869 //N. de variantes = 450 //Porcentagem = 51.8%

Total = N. de versculos = 3769 //N. de variantes = 2056 //Porcentagem = 54.5%

Esse percentual de 54,5% de variao nos quatro evangelhos corresponde a um pouco mais da metade de seu contedo. Isso significa que a metade do texto dos Evangelhos bblicos longe de ser puro.

No que se refere ao nmero total de variantes livres nos escritos paulinos (Romanos Hebreus), temos os seguintes dados:

Total = N. de versculos = 2335 N. de variantes = 1771 Porcentagem = 76.5%

por esse motivo que as comisses de crtica textual tm procurado indicar o grau relativo de segurana por meio das letras A, B, C, D e, dentro de chaves {} no incio de cada conjunto de variantes textuais. As suas

decises so hipotticas, baseadas tanto em consideraes internas, como em evidncia externa.

{A} significa que o texto praticamente certo, enquanto que {B} indica que existe certo grau de dvida. A letra {C} significa que existe um considervel grau de dvida, enquanto que {D} mostra que existe um grau muito elevado de dvida sobre a leitura.

Ou seja:

{A} = texto seguro"{B} = certo grau de dvida"{C} =considervel grau de dvida"{D} = grau muito elevado de dvida

Estas classificaes so tabuladas nas notas de rodap de cada edio crtica do Novo Testamento grego, incluindo a The Greek New Testament Aland.

A seguinte classificao foi realizada pela ALAND, Kurt; ALAND, Barbara. The Text of The New Testamen, 1995. Ela retrata o grau de confiabilidade textual do texto do Novo Testamento de acordo com a classificao {A} (= texto seguro), {B} (= certo grau de dvida) {C} (=considervel grau de dvida) e {D} (= grau muito elevado de dvida):

Classificao {A} = 8.7 %

Classificao {B} = 32.9 %

Classificao {C} = 48.4 %

Classificao {D} = 9.9 %

Ou seja:

o texto do Novo Testamento possui somente 8,7% de confiana, enquanto 91,2% do texto oscilam entre pouco duvidoso e muito duvidoso.

Isso significa que s podemos ter confiana absoluta a respeito do texto do Novo Testamento em apenas 8,7% de seu contedo.

Diante desses dados alarmantes, precisamos definir se esse alto nmero de variaes realmente significante para a leitura bblica. Metzger e Ehrman, ao discutir a histria de vrias edies do texto do Novo Testamento grego no perodo crtico moderno, respondem a essa questo:

"Em 1966, aps uma dcada de trabalho por uma comisso internacional, cinco sociedades bblica publicaram uma edio do Greek New Testament designados para o uso de tradutores da Bblia e estudantes. O aparato textual, que proporcionou uma citao relativamente completa das evidncias manuscrito provas, incluiu cerca de 1.440 conjuntos de leituras variantes, escolhidos especialmente por causa de sua significncia exegtica [...] m 1981, por ocasio de uma reunio dos cinco membros da comisso editorial [...], as decises foram feitas no sentido de introduzir no aparato 284 conjuntos adicionais de leituras variantes de passagens de importncia exegtica" (Cf. B. M. Metzger & B. D. Ehrman. The Text Of The New Testament: Its Transmission, Corruption, And Restoration, 2005, Fourth Edition, op. cit., pp. 192-194).

Desse modo, 1724 conjuntos de leituras variantes foram selecionados, todos eles, ao contrrio da proclamao da apologista, de grande importncia, dada sua importncia exegtica, para a leitura do Novo Testamento.

D. Joo Mehlmann O.S.B., doutor em Teologia e em Cincias Bblicas, durante muito tempo professor da PUC-SP, afirmou que:

Sendo o Novo Testamento o livro mais copiado na Antiguidade, lgico que na transmisso manuscrita seja um dos livros que MAIS VARIANTES apresentam. Se todas as palavras do Novo Testamento no chegam a 150.000, as variantes so cerca de 200.000.

As causas dessas variantes, que podem dividir-se em no-intencionais e intencionais [...] Talvez umas 200 variantes influem no sentido do texto [...] e talvez umas 15 se referem a verdades dogmticas. (cf. Histria da Palestina nos Tempos do Novo Testamento, 1961, coleo da Revista de Histria. Volume I (Histria Poltica da Palestina nos Tempos do Novo Testamento).

***

Concluses

- S temos um texto legitimamente seguro em relao tradio manuscrita do sculo IV d.C. Como os sculos I, II, III foram os sculos em que mais se adulteraram o texto do NT, temos certeza total de que o texto do Novo Testamento no merece confiana.

- No temos mais que 8% de certeza e segurana a respeito da confiabilidade do texto do Novo Testamento.

- 91,2% do texto do Novo Testamento oscilam entre pouco duvidoso e muito duvidoso.

- Dos 7947 versculos que o Novo Testamento possui, 4999 foram alterados, constituindo variantes. A porcentagem total de alteraes e variaes do texto do Novo Testamento de 62.9% (e isso somente de acordo com o texto do NT do sculo IV d.C.. Na medida em que retrocedemos no tempo at o sculo I, essa porcentagem aumenta).

- Dos 5745 manuscritos existentes (at o ano de 2005) do Novo Testamento, apenas 2,8% pertencem a Idade Antiga Trdia. 97,2% so manuscritos medievais, 93,6% foram escritos depois do sculo 9 d.C.

- Apenas 0,03% de todos os manuscritos existentes do Novo Testamento pertencem ao sculo II d.C., e se constituem meros 2 papiros fragmentados.

- No h nenhum texto completo do Novo Testamento anterior ao sculo III d.C., sendo que a grande maioria so meros fragmentos contendo um ou dois versculos breves.

- Apenas 8% de todos os 5745 manuscritos do Novo Testamento descobertos at o ano de 2005 constituem textos completos do Novo Testamento.

- 92% de todos os 5745 manuscritos do Novo Testamento no passam de fragmentos.

- A Crtica Textual s vai aonde os manuscritos vo. Como s comeamos a ter manuscritos completos a partir do sculo IV d.C., a Crtica Textual s pde identificar as alteraes textuais produzidas dessa poca em diante. As mais antigas alteraes textuais (as que versam sobre as verdades dogmticas do cristianismo, histrias de Jesus, etc.) precisam do apoio da Crtica da Tradio, Crtica da Redao e Crtica das Fontes para serem identificadas e elucidadas.

***

Fontes de consulta:

http://www.islamic-awareness.org/Bible/Text/Bibaccuracy.html;

ALAND, Kurt (ed.) [et al]. The New Testament Greek. Third Edition. StuttgartGermany: United Bible Societies, 1988;

EHRMAN, Bart. O que Jesus disse? O que Jesus no disse? Quem mudou a Bblia e por qu? Rio de Janeiro: Prestgio, 2006.

Vous aimerez peut-être aussi