Vous êtes sur la page 1sur 3

Historia do Design

http://www.estagiodeartista.pro.br/artedu/histodesign/5_funcionalismo.htm

HISTRIA DO DESIGN

LEITURAS Braun, Filosofia do Minimalismo Sobre Gui Bonsiepe no Brasil Escola Superior de Design de Ulm HfG Funes do produto Design para a esttica, por Costa Junior Histria do Design Moda e Design na Histria da Indumentria History of Graphic Design History of Graphic Design (2) Uma coleo de cartazes Histria da publicidade (em ingls)

5. O Funcionalismo
O termo funcionalismo associado a Louis Sullivan: a forma segue a funo. Vida e funo em perfeito equilbrio. Tambm associado ao Racionalismo moderno na arquitetura e ao design da Bauhaus. Mas o boom do funcionalismo aconteceu depois da II Guerra Mundial na Repblica Federal da Alemanha e na Alemanha do Leste. A inteno maior do funcionalismo era ir alm das tradies e os estilos histricos como fez a Arte Moderna, mas termina se convertendo num estilo. O conceito de funcionalismo foi sistematicamente desenvolvido na teoria e na prtica na Escola Superior de Design de Ulm e no movimento chamado "Die Gute Form" (a boa forma) que no portugus se conhece como "bom design".
Dieter Wagner Design grfico, Ulm

5.1 Escola Superior de Design de Ulm, HfG (Hochschule fur Gestaltung)

Escola Superior de Design de Ulm

Escola Superior de Design de Ulm

VDEOS e MSICA

O Design Brasileiro ESDI


LIVROS RECOMENDADOS DENIS, Rafael Cardoso. Uma introduo histria do design. So Paulo: Edgar Blucher, 2000.

Fundada em 1953 por Inge Aicher- Scholl, Otl Aicher e Max Bill que foi seu primeiro diretor, a HfG deu continuidade filosofia da Bauhaus e filosofa racionalista que caracterizou a primeira metade do sculo XX, mas inovou na metodologia de ensino: o modelo de Ulm se dava atravs de dois processos: o pensamento sistemtico e a discusso lgica, isto , atravs do sistemas de projetos em que eram estudadas todas as funes do produto e da sua analise. Era um Racionalismo cientfico voltado para a tecnologia de produo.

Max Bill, Hans Gugelot, Paul Hildinger 1950

Max Bill Unidade Tripartida 19511 Bienal de Arte de So Paulo Pesquisas sobre estruturas espaciais

INICIO INTRODUO 1. CONTEXTO HISTRICO 2. DESIGN NO SCULO XIX 3. ARQUITETURA E DESIGN 4. BAUHAUS 5. O FUNCIONALIMO 6. O NOVO DESIGN 7. DESIGN PS-MODERNO

De tendncia abstrata e racionalista Max Bill (diretor entre 1953-57) que foi aluno da Bauhaus e que influenciou a corrente Concreta da Arte no Brasil quando ganhou o premio da primeira Bienal de So Paulo em 1951, e Toms Maldonado (diretor entre 1956-66), artista e designer argentino, tiveram grande influencia sobre o caminho que tomou a HfG. Os estudos para a formao em desenho industrial incluam, desta vez, comunicao visual, arquitetura e cinema. Max Bill tambm influenciou o design no Brasil atravs de Alexandre Wollner, que foi aluno da HfG, na criao e filosofia da ESDI, Escola Superior de Desenho Industrial no Rio de Janeiro. Outros professores foram OIlt Aicher, Max Bense, Hans Gugelot e Gui Bonsiepe, que trabalhou no Programa de Desenvolvimento de Produtos do CNPq em 1981 e em 1983 nos Laboratrios Associados de Desenho Industrial LBDI em Florianpolis. Na dcada de 60 a escola forma "grupos de desenvolvimento" para estabelecer ligaes com a indstria (Braun, Lufthansa) sob a direo de Dieter Rams. Nestes grupos os alunos da Ulm realizavam projetos que j estavam comprados pelas empresas com as quais desenvolviam as suas pesquisas. Como os projetos eram pagos e a escola recebia subvenes regionais em 1968 o parlamento regional retira o subsdio e a escola fecha.

Tomas Maldonado

Unidades residenciais, 1961 Design: Bernd Meurer, Herbert Ohl foto: Ernst Fesseler

Max Bill, cadeira, 1959

1 de 3

17/10/2011 15:03

Historia do Design

http://www.estagiodeartista.pro.br/artedu/histodesign/5_funcionalismo.htm

Compact appliance SK 4, 1956 Design: Hans Gugelot, Dieter Rams Comissionado por: Braun AG Foto: Wolfgang Adler, Ulm City Archive

Hans Nick Roericht

Carroceria "autonova fam," 1965 Design: Michael Conrad, Pio Manz, Fritz B. Busch Foto Braun Engels Gestaltung

O Design da HfG se caracterizou pelo design objetivo e centrado na sua funo social. Se tornou um estilo na sua extrema funcionalidade que reduzia as formas e as cores a sua mnima expresso: cor cinza perola, textura mate, formas geomtricas, acabado fino, estrutura integral. Mas tambm inovaram na pesquisa de estruturas espaciais, na criao de patas ajustveis, objetos empilhveis e sistemas modulares. Pesquisaram e desenvolveram Design com materiais inovadores, desenho ergonmico, verstil e adaptvel. A gama de pesquisa se ampliou no design de aparelhos eletrodomsticos e eletrnicos.

Produtos Braun

TC 100, 1959 Diploma project: Hans (Nick) Roericht Foto: Wolfgang Adler, Ulm City Archive Ulmer Museum/HfG Archive

Peter Raacke 1958

Cadeiras empilhveis 224/1, projeto de Georg Leowald, 1954

5.2. Die Gute Form (Good Design, Bom Design, Buen Diseo)

Projeto de fbrica

Depois da II Guerra Mundial a empresa alem Braun se refaz e depois estabelece colaborao com a escola de Ulm. Enquanto isso, em 1949 Max Bill concebe uma exposio itinerante de design chamada Die Gute Form e um grupo de designers se forma com esse nome. Estes designers promoviam um design altamente funcional, que preencha requerimentos ergonmicos e fsicos, onde o cuidado com o design devia ir at o ltimo detalhe, mas sempre sob uma linha de design harmonioso e simples, um design inteligente baseado na tecnologia inovadora e as necessidades de uso. Para eles um "bom design" devia ter validez e durabilidade, com peas que possam ser substitudas. Antes de ser diretor da HfG Dieter Rams j desenhava para a Braun a partir de 1955.

Design Grfico, FILM, 196465 Norbert Kurtz Foto: Sven Erik Klein

2 de 3

17/10/2011 15:03

Historia do Design

http://www.estagiodeartista.pro.br/artedu/histodesign/5_funcionalismo.htm

Produtos Braun

Dieter Rams Radio Braun RT-20, 1960

Por este motivo a HfG esteve estreitamente relacionada com o movimento da "Gute Form" ou do "Bom Design" e ambas promoveram uma grande inovao no Design da segunda metade do sculo XX. O movimento "Gute Form" por exemplo, defendia um design que no fosse descartvel, que desse aos produtos uma durao de muitas dcadas, como os eletrodomsticos Braun, conhecidos pela sua elevadssima qualidade e durabilidade. Valorizaram tambm uma adequada relao com o meio ambiente, a perfeita adaptabilidade ao corpo humano e preciso das funes prticas do produto. Com a HfG e o movimento do "Bom Design" difundiram-se os conceitos de Mtodo Projetual, os sistemas modulares, as funes do produto e a pesquisa cientifica para o Design: fsica, qumica, psicologia, sociologia, cintica, ergonomia e tecnologia. (veja o vdeo sobre a ESDI no link da esquerda para entender a influencia da Ulm no Brasil) Ver Funes do Produto Fonte: BURDEK, Bernhard E. Diseo: Historia, teora y prctica del diseo industrial. Barcelona: Gustavo Gili, 1994.

Projetos grficos Ulm

e.ea@estagiodeartista.pro.br

3 de 3

17/10/2011 15:03

Vous aimerez peut-être aussi