Vous êtes sur la page 1sur 20

Simulado 151 para o concurso da Polcia Federal

Perito Criminal Federal rea 6 Qumica / Engenharia Qumica


Resolues

Elaborao das questes: Robson Timoteo Damasceno Resoluo das questes: Robson Timoteo Damasceno 7 semanas! Concurseiro Robson

CONHECIMENTOS BSICOS Entre 2009 e 2011, aumentou o nmero dos brasileiros ocupados, a populao mais 4 velha trabalhou por mais tempo, mais pessoas passaram a viver sozinhas e os ndices de distribuio da renda melhoraram. Essas foram algumas das informaes da Pesquisa Nacional 7 por Amostra de Domiclios (PNAD), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). O levantamento um bom instrumento para entender a evoluo da economia no ltimo trinio e ajuda a prospectar o futuro. 10 O Pas ainda um dos mais desiguais do mundo, mas a desigualdade diminui desde o 13 controle da inflao, em 1994. A maior alta nos rendimentos do trabalho (29,2%) foi registrada entre os 10% mais pobres, salvo na regio Norte. Na mdia, mais de cinco milhes de pessoas saram da faixa de pobreza. 16 Aumentou em 3,6 milhes o nmero de empregados com carteira assinada no setor 19 privado. No conjunto, a PNAD mostra um quadro favorvel, apesar do aumento do percentual de maiores de 25 anos de idade sem instruo (de 13% para 15,1%) e de jovens entre quinze e 22 dezessete anos de idade que no estudam nem trabalham. O levantamento explica por que o consumo liderou a atividade econmica: a maior propenso a consumir est na populao de baixa 25 renda, que, at ento, tinha pouco acesso a bens (eletroeletrnicos, eletrodomsticos, motos ou autos) e a servios (viagens areas, turismo, planos de sade). 28 O aumento das contrataes de mo de obra o principal motor da ascenso social e da demanda de consumo. Novas profisses se expandem, como a de cuidadores de idosos, mas, 31 para que os avanos se consolidem, preciso reconhecer o papel fundamental da educao.
O Estado de S. Paulo, Editorial, 25/9/2012 (com adaptaes).
1

Em relao s ideias e estruturas lingusticas do texto, julgue os itens de 1 a 10. 1 A palavra levantamento (L. 7), empregada com funo coesiva, retoma o antecedente Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (PNAD) (L. 5-6). Correto Essa uma forma de no repetir o termo e deixar o texto mais fluido. 2 A substituio da palavra prospectar por perscrutar prejudicaria a correo gramatical do perodo e seu sentido original. Errado Nem mudaria o sentido e nem traria erro. 3 Mantm-se a correo gramatical do perodo ao se substituir a forma verbal diminui ( L. 11) por vem diminuindo. Correto So maneiras equivalentes. 4 O perodo entre as linhas 17 e 21 permaneceria correto com a seguinte redao: No conjunto, a pesquisa mostra um quadro favorvel, embora se tenha verificado aumento do percentual de maiores de 25 anos de idade sem instruo (de 13% para 15,1%) e de jovens entre 15 e 17 anos de idade que no estudam nem trabalham. Correto Adequada redao.

5 O trecho O levantamento explica por que o consumo liderou a atividade econmica ( L. 21-22) poderia ser reescrito, sem prejuzo do sentido ou da correo gramatical do texto, da seguinte forma: A pesquisa esclarece porque o consumo liderou a atividade econmica. Errado Deveria se manter por que, como na redao oficial. 6 O emprego de vrgula aps ocupados (L. 2) justifica-se porque a orao subsequente tem natureza explicativa. Errado Esta vrgula faz parte da enumerao que se segue. 7 Predomina, no texto, a estrutura textual narrativa, o que se evidencia pela alta frequncia de verbos no tempo pretrito. Errado O texto de carter dissertativo. 8 Depreende-se da leitura do texto que, apesar dos problemas relativos educao, a situao econmica do Brasil est melhorando e a desigualdade social est diminuindo. Correto Os primeiros pargrafos afirmam isto de forma categrica. 9 Prejudica-se o sentido original do texto ao se substituir a palavra propenso (L. 22) por tendncia. Errado A mudana no altera a ideia do texto. 10 Estaria mantida a correo gramatical do texto caso se empregasse o sinal indicativo de crase em a bens (L. 24). Errado No h porque usar crase neste caso. No que tange redao de documentos oficiais, julgue os itens a seguir. 11 A clareza de um expediente oficial est intrinsecamente relacionada formalidade e padronizao, que permitem a imprescindvel uniformidade do texto; conciso, que elimina os excessos lingusticos que nada lhe acrescentam; impessoalidade, que evita a duplicidade de interpretaes; ao emprego do padro culto de linguagem, que deve ser de entendimento geral, de forma a se evitar o uso de vocbulos de circulao restrita. Correto Perfeita sntese. 12 Entre as correspondncias oficiais que devem seguir o padro ofcio incluem-se o ofcio, o aviso e o memorando. Correto E h outros ainda.

13 As caractersticas da redao oficial referentes a uniformidade, formalidade, impessoalidade, clareza, conciso e uso do padro culto de linguagem decorrem do mandamento constitucional segundo o qual a administrao pblica obedecer aos princpios de impessoalidade, publicidade e eficincia, entre outros. Correto De acordo com m MRPR. 14 O fecho dispensvel na redao da mensagem e do aviso, j que esses documentos devero ser elaborados em papel timbrado do rgo ou da entidade que o expede, o que certifica a validade desses como correspondncias oficiais. Errado O fecho obrigatrio tambm nesses documentos. A respeito dos conceitos de Informtica, avalie os prximos itens. 15 O Windows XP possui uma ferramenta denominada Lixeira, que, caso esteja configurada de forma apropriada, permite recuperar arquivos ou pastas que tenham sido excludos anteriormente de suas pastas originais. Correto Adequada informao. 16 Um dos possveis parmetros de TCP/IP nas estaes cliente em que esteja instalado o sistema operacional Windows 2000 Professional o gateway padro. Nesse sentido, supondo que o protocolo DHCP esteja configurado corretamente no servidor, o administrador de rede deve configurar os diversos gateways padro, manualmente, em cada mquina cliente. Errado No ser preciso configurar manualmente os diversos gateways padro em cada mquina cliente, caso o DHCP esteja configurado corretamente no servidor, j que as informaes de endereamento IP sero distribudas de forma automtica para os clientes. 17 A Internet constituda de um conjunto de protocolos que facilitam o intercmbio de informaes entre os dispositivos de rede, mas, em conexes de banda larga, tais protocolos inexistem. Errado Protocolo de comunicao um conjunto de regras preestabelecidas para que os computadores possam comunicar-se entre si. Os protocolos da Internet existem independentemente da forma de conexo. Sem eles, a comunicao no ser possvel. 18 O acesso imediato rea de trabalho pode ser feito clicando-se o boto Mostrar rea de Trabalho, o que minimiza as janelas abertas. Caso, em seguida, se clique novamente o mesmo boto, apenas a janela que estava em primeiro plano voltar a ser exibida. Errado Caso se clique novamente o mesmo boto, todas as janelas que estavam abertas sero reexibidas. 19 A disponibilidade da informao a garantia de que a informao no ser alterada durante o trnsito entre o emissor e o receptor, alm da garantia de que ela estar disponvel para uso nesse trnsito.

Errado Nem uma coisa nem outra. A disponibilidade garante que a informao estar disponvel aos usurios com direito de acesso quando for preciso, mas no local apropriado para o armazenamento. 20 O programa Writer do BrOffice.org, assim como o Word do Microsoft Office, possui corretor gramatical e ortogrfico de funcionamento automtico. Errado O BrOffice.org no inclui por padro um corretor gramatical para a lngua portuguesa, apenas o corretor ortogrfico, oferecendo uma correo incompleta aos textos que so digitados utilizandoos. Enquanto o corretor ortogrfico verifica a grafia das palavras, o corretor gramatical verifica as relaes entre as palavras, sugerindo correes para frases que possivelmente no estejam construdas de acordo com as regras da gramtica portuguesa. Para que possamos utilizar um corretor gramatical necessria a instalao de um pacote extra, como por exemplo o corretor gramatical CoGrOo. O Microsoft Word j possui tanto o corretor gramatical quanto o ortogrfico. A respeito da INTERPOL, julgue os itens. 21 uma organizao americana que ajuda na cooperao de polcias de diferentes pases. Errado Ela no pertence a nenhum pas. 22 J foi comandada por oficiais nazistas. Correto Durante a Segunda Guerra, a Alemanha tomou conta da organizao. 23 Tem a participao de mais de 180 pases. Correto Exato. 24 A Interpol no se envolve na investigao de crimes que no envolvam vrios pases membro. Correto Certo. 25 Sua principal atuao crimes polticos, religiosos e raciais. Errado Ela no se envolve nesses tipos de crimes.

Em pesquisa acerca dos hbitos dos brasileiros de se informarem, foram entrevistadas 12 mil pessoas em todas as unidades da Federao, e o resultado foi o seguinte: 46% dos entrevistados leem jornal e, entre estes, 25% tm o hbito de ler jornal todos os dias e 30% o fazem em apenas um dia da semana; 35% leem revista; 97% assistem TV; 80% ouvem rdio; 46% acessam a Internet. Tendo como referncia as informaes acima, julgue os itens a seguir. 26 A partir das informaes apresentadas, correto inferir que o nmero dos entrevistados que apenas leem jornal igual ao nmero dos que apenas acessam a Internet. Errado O enunciado fala que 46% dos entrevistados afirmam ler jornal, mas em nenhum lugar est escrito que eles apenas leem. Entre esses 46%, pode ter algum cidado, por exemplo, que tanto l jornal quanto acessa a internet, por exemplo. 27 Se no houvesse entrevistados que usassem exatamente dois entre os veculos jornal, revista e Internet, o percentual dos que usam esses trs veculos para se informar seria superior a 13%. Correto Se fosse de 13% a intercesso, teramos: Revistas: 35% - 13%=22% Jornal: 46% - 13%=33% Internet: 46% - 13% = 33% Somando = Revista + Jornal + Internet + Interseo (13%) = 110%. Portanto, como tivemos mais de 100%, s possvel uma interseo maior que 13%. 28 A partir das informaes apresentadas, correto inferir que, entre jornal, revista e Internet, o percentual dos entrevistados que usam mais de um desses veculos para se informarem inferior a 65%. Correto Somando todas as porcentagens para esses meios de comunicao, temos: 46% + 35% + 46% = 127%. Portanto, 27% a interseco mnima que deve existir. Retirando esse valor dos demais temos: (46%-27)+(35%-27%)+(46%-27%)= 36%. Portanto, 36% s acessam um destes meios. Assim, 64% usam mais de um, o que inferior a 64%. 29 Selecionando-se ao acaso um dos entrevistados, a probabilidade de ele ter o hbito de ler jornal todos os dias da semana superior a 11%. Correto A resoluo bem simple. 46% dos entrevistados leem jornal, ou seja, 46% de 12.000 = 5520 pessoas. Destes, 25% tm o hbito de ler jornal todos os dias = 1380 pessoas. Agora precisa apenas saber quanto representa 1380 para 12.000 = 11,5% que superior a 11%. 30 Se todos os entrevistados assistem TV ou ouvem rdio, ento a probabilidade de um desses, selecionado ao acaso, utilizar esses dois veculos para se informar superior a 3/4 . Correto Soma-se os valores e o que passar de 100% a interseo mxima: 97%+80%=177% Ou seja, 77% - que superior a 3/4 ou 75%.

Acerca do Direito Administrativo, julgue os prximos itens. 31 A descentralizao poltica ocorre quando os entes descentralizados exercem atribuies prprias que no decorrem do ente central. Sendo os estados-membros da Federao tais entes e, no Brasil, tambm os municpios, a descentralizao poltica possui os mesmos entes da descentralizao administrativa. Errado As atribuies de cada ente poltico decorrem do prprio ente central, que reparte, no mbito da federao, as competncias entre seus entes polticos. A descentralizao poltica faz surgir os mesmos entes que a descentralizao administrativa. Ora, a descentralizao poltica d surgimento a Administrao Pblica Direta (Unio, Estados, DF e Municpios), enquanto que a descentralizao administrativa d surgimento Administrao Pblica Indireta (Autarquia, Fundao Pblica, Empresa Pblica e Sociedade de Economia Mista). 32 O poder de polcia administrativo se confunde com a discricionariedade. Errado No h que se confundir a discricionariedade, que poder existir no exerccio do poder de polcia pela Administrao, com sua prpria definio ou sentido. 33 A reverso o retorno atividade do servidor pblico aposentado, no interesse da administrao, como forma de provimento em cargo pblico. Correto De acordo com o art. 25, a reverso o retorno do servidor aposentado. 34 Na fase do inqurito, a comisso de processo administrativo disciplinar promover a tomada de depoimentos, acareaes, investigaes e diligncias cabveis, sendo assegurados ao acusado o contraditrio e a ampla defesa. Correto No processo administrativo ordinrio teremos a fase do inqurito administrativo (instruo, defesa e relatrio). Com relao ao Direito Constitucional, avalie os itens subsequentes. 35 Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico, entretanto, exige-se prvio aviso autoridade competente. Correto O direito de reunio pode ser exercido desde que a mesma seja pacfica, sem armas e que seja avisado previamente s autoridades competentes. Este aviso serve para que as utoridade pblicas possam se preparar para a reunio (policiamento, bombeiros, desvio de trnsito, etc) bem como para no frustrar outra reunio previamente agendada. 36 Ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal. Correto a literalidade do art. 5, LIV. Observe que as bancas cobram muitas questes literais da Constituio. Assim, recomendo a leitura atenta da letra da CF.

37 O habeas data pode ser impetrado contra qualquer rgo do Estado, seja ele do Poder Executivo, do Poder Legislativo ou do Poder Judicirio, mas no contra pessoas jurdicas de direito privado. Errado O legitimado passivo (contra quem se entra com a ao) do Habeas Data o controlador do banco de dados de carter pblico. Assim, se o banco de dados for privado, mas possuir carter pblico, ser cabvel o HD. 38 Ao disciplinar o financiamento da seguridade social, a Constituio da Repblica estabelece que as contribuies do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei podero ter alquotas ou bases de clculo diferenciadas, em razo da atividade econmica, da utilizao intensiva de mo-de-obra, do porte da empresa ou da condio estrutural do mercado de trabalho. Correto A assertiva est de acordo com o previsto no 9 do art.195 da CF/88 c/c com o inciso I do mesmo artigo. No que se refere ao Direito Penal, julgue os prximos itens. 39 Crimes de mera conduta e formais comportam arrependimento eficaz, uma vez que, encerrada a execuo, o resultado naturalstico pode ser evitado. Errado Nos crimes de mera conduta e nos crimes formais a consumao INDEPENDE do resultado, logo no h que se falar em arrependimento eficaz. 40 Paulo, funcionrio pblico municipal, responsvel pelo vestirio do Clube Esportivo Municipal e, durante uma partida de futebol, subtraiu R$ 200,00 da carteira de um jogador que havia deixado seus haveres sob sua guarda. Nesse caso, Paulo no praticou crime contra a administrao pblica. Errado Paulo apropria-se de dinheiro particular de que tem posse em razo do cargo. Sendo assim, comete peculato doloso. 41 Caso a pena de multa seja alternativa ou cumulativamente cominada ou cumulativamente aplicada, aplicam-se a ela os mesmos prazos previstos para as respectivas penas privativas de liberdade. Correto Esta a previso legal, contida no art. 114, II do CP: Art. 114 - A prescrio da pena de multa ocorrer: (...) II - no mesmo prazo estabelecido para prescrio da pena privativa de liberdade, quando a multa for alternativa ou cumulativamente cominada ou cumulativamente aplicada. (Includo pela Lei n 9.268, de 1.4.1996). 42 Na hiptese de o agente iniciar a prtica de um crime permanente sob a vigncia de uma lei, vindo o delito a se prolongar no tempo at a entrada em vigor de nova legislao, aplica-se a ltima lei, mesmo que seja a mais severa. Correto O crime permanente considera-se praticado quando do trmino da permanncia, aplicando-se ao crime a legislao em vigor neste momento, ainda que mais gravosa ao ru, por no se tratar de retroatividade. O STF, inclusive, editou a smula 711 sobre o tema, corroborando este entendimento.

Quanto ao Direito Processual Penal, avalie as assertivas a seguir. 43 Por inviabilizar a responsabilizao criminal, no se admite a notitia criminis annima. Errado A notitia criminis annima aceita pela jurisprudncia dos Tribunais Superiores. No entanto, antes de instaurar o IP a autoridade policial dever averiguar a procedncia das informaes. 44 O princpio da indisponibilidade impede o MP de opinar pela absolvio, em sede de alegaes finais. Em tal hiptese, o juzo competente pode, ainda assim, condenar o acusado. Errado O princpio da indisponibilidade impede que o MP deixe de ajuizar a ao penal quando presentes as circunstncias que determinam o seu ajuizamento, mas no impede que o MP, se convencido da inocncia do acusado, aps a instruo, pea sua absolvio, o que no obriga o Juiz a absolv-lo. 45 A busca em mulher ser feita sempre por outra mulher. Errado Mais uma vez a palavra sempre estraga a questo. No ser seguida a regra no caso de importar retardamento ou prejuzo da diligncia. 46 No sendo possvel o exame de corpo de delito, por haverem desaparecido os vestgios, a prova testemunhal poder suprir-lhe a falta. Correto De acordo com o CPP. Considerando o que estabelece a Legislao Especial, avalie os itens. 47 assegurado ao vigilante priso especial por ato decorrente do servio. Correto Art. 19 da Lei 7102. 48 A Lei n. 11.343/2006 trouxe nova previso de concurso eventual de agentes como causa de aumento de pena, razo pela qual no ilegal a condenao do ru pelo delito de trfico com a pena acrescida dessa majorante. Errado No h previso de concurso eventual de agentes como causa de aumento de pena. O que h na verdade um crime tipificado para quem se associa com duas ou mais pessoas para o fim de praticar, reiteradamente ou no, qualquer dos crimes equiparados ao de trfico de drogas, previstos na Lei 11.343/06. Quem assim o fizer incorrer nas penas de recluso, de 03 a 10 anos e de pagamento de 700 a 1.200 dias-multa. Um grupo liderado por Tcio, aps meses de planejamento, sequestrou o Governador de seu Estado e o levou para um cativeiro em uma propriedade localizada em um dos Estados vizinhos. A partir do primeiro contato telefnico, o grupo passou a exigir uma quantia de um milho de reais como preo para resgate da vtima. O crime obteve grande repercusso nacional e, pelas suas caractersticas, exigia represso uniforme.

Considerando a situao hipottica acima, julgue os itens a seguir. 49 uma atribuio legal da Polcia Federal apurar o crime acima citado sem prejuzo das responsabilidades das Polcias Militares e Civis envolvidas. Correto O enunciado da questo nos traz uma conduta criminal com as caractersticas da extorso mediante sequestro tipificada no art. 159 do Cdigo Penal. At a no podemos, em tese, falar em atribuio da Polcia Federal. Acontece que o sequestro foi de algum que exerce importante funo pblica provocando grande repercusso. Tais caractersticas ensejaram a necessidade de represso uniforme. Bom, agora sim temos as condies necessrias para que a Polcia Federal possa atuar e apurar tal infrao penal. 50 A apurao do crime pela Polcia Federal seria necessria se, mesmo na situao descrita, o sequestrado no detivesse nenhuma funo pblica. Errado A Polcia Federal poder apurar os crimes de sequestro mediante crcere privado ou extorso mediante sequestro se deles houver repercusso interestadual ou internacional, exigncia de represso uniforme e ocorrncia de uma das seguintes situaes: se o agente tenha sido impelido por motivao poltica ou quando o crime tenha sido praticado em razo da funo pblica exercida pela vtima. No caso hipottico do enunciado, no tendo a vtima funo pblica, no h que se falar em atuao apuratria da Polcia Federal.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS

A figura acima mostra o diagrama de fases para um lquido B, que reage com outro composto A, formando uma liga C = AB, a presso constante. A respeito deste grfico, avalie os itens. 51 No ponto A, A e B so lquidos miscveis. Correto Se h formao de uma liga, ento a fase de cima a lquida. Como no h indicao de linhas de mistura, ento so lquidos miscveis que esto em anlise. 52 No ponto B, possvel se encontrar tanto a liga slida C quanto os lquidos A e B. Correto Esta so as fases que esto representadas nesta regio. 53 No ponto C, existe fase lquida. Errado Esta regio de slidos apenas. 54 O ponto 1 da curva indica um euttico. Correto Este mnimo tpico de um euttico. 55 Existem 2 eutticos representados no grfico. Correto O ponto 1 e o ponto 3.

56 No ponto D, existe o slido B. Errado Com esta frao molar de A, no existe slido B nesta regio. 57 No ponto E temos apenas a presena da liga C. Errado Existe o slido A em excesso. 58 O ponto 2 a maior temperatura em que a liga C existe. Correto Boa anlise do grfico. 59 No ponto 3 o grau de liberdade 3. Errado O grau de liberdade dado pela regra de fases de Gibbs: 60 Um slido com composio euttica funde, sem mudana de composio, numa temperatura menor do que qualquer mistura. Correto Adequada definio, que pode ser verificada no grfico. No que diz respeito s caractersticas dos compostos inicos e covalentes, marque os itens como corretos ou errados. 61 Compostos covalentes so solveis em solventes que apresentam alta permissividade ou constante dieltrica. Errado Isto verdadeiro para os compostos inicos, pois estes so os solventes polares. 62 O aumento gradativo do tamanho do haleto provoca uma diminuio acentuada na solubilidade do haleto de prata em gua. Correto Assim, o iodeto de prata muito menos solvel do que o fluoreto. 63 Quanto mais duro for o ction e mole o nion, maior o carter covalente presente no composto inico. Correto Isto explica o comportamento observado no item anterior. 64 A solubilidade de um composto inico, em regra, aumenta quando o nion vai se tornando maior. Errado Com isto vai crescendo o carter covalente e a solubilidade diminui.

65 Compostos inicos de metais de transio usualmente apresentam colorao. Correto Esta uma propriedade importante no estudo desses compostos. O grfico abaixo mostra o valor da energia potencial entre duas molculas de gases pela distncia entre os centros das molculas.

Com base na figura e acerca dos conceitos de Fsico-Qumica avalie os prximos itens. 66 As molculas de He podem ficar mais prximas no gs em estado de equilbrio do que as de Kr. Correto Sim, pois a energia potencial prxima a zero obtida para uma menor separao (menor valor de r). 67 Molculas de He que estejam separadas por 5 angstrons apresentam interaes repulsivas entre si. Errado Apresentam foras atrativas, pois o valor de potencial zero menor do que isso. 68 Esses grficos ilustram o comportamento de gs ideal. Errado Gases ideais tm molculas que no interagem, de maneira que o valor de E p seria sempre zero para esse modelo. 69 Hlio e os outros dois gases so molculas diatmicas na sua forma natural mais abundante. Errado Os gases nobres aparecem como molculas dissociadas geralmente.

A respeito dos conceitos de estrutura molecular em compostos orgnicos, avalie os itens. 71 Os compostos anti-aromticos so mais estveis do que os compostos com eltrons localizados. Errado So menos estveis. Os aromticos que so mais estveis. 72 As formas cetnica e enlica dos compostos carbonilados so ismeros constitucionais, que so facilmente interconvertidos na presena de traos de cidos e bases. Correto Adequado conceito. 73 As formas cetnica e enlica interconversveis citadas no item anterior so chamadas de tautmeros e sua interconverso tautomerizao. Correto Certas definies. 74 A forma cetnica usualmente a forma mais estvel. Correto Para a maioria dos compostos, sim. 75 A acetona no apresenta forma enlica. Errado Embora ela seja pouco presente, existe sim este equilbrio.

A respeito das foras e estruturas moleculares, julgue os itens. 76 Fora on-on so atraes eletrostticas entre os ons, sendo bem organizado no estado slido. Uma grande quantidade de energia trmica necessria para quebrar a estrutura organizada do slido e lev-la para a estrutura lquida. Consequentemente, o ponto de fuso dos compostos orgnicos inicos, apresentam um ponto de ebulio bastante alto e a maioria dos compostos se decompem antes de atingirem o ponto de ebulio. Correto Tudo certo. 77 A maioria das molculas orgnicas no plenamente inica, mas possui um momento dipolo permanente que resulta em molculas polares. Correto Tambm verdadeiro.

78 Acetona e o acetaldedo so exemplos de molculas com dipolos permanentes. Correto Sim, por conta do grupo carbonila. 79 Ligaes de hidrognio so ligaes dipolo-dipolo muito fortes que ocorrem entre os tomos de hidrognio ligados a tomos pequenos e fortemente eletronegativos (O, N ou F) e pares de eltrons no ligantes de outros desses tomos. Correto Certa definio. 80 A ligao hidrognio mais fraca que uma ligao covalente comum, porm muito mais forte do que as interaes dipolo-dipolo que ocorrem na acetona. Correto Exato. A respeito dos conceitos da Qumica Orgnica, avalie os itens. 81 Dihaletos vicinais produzem alcinos por reaes de eliminao. Correto Primeiramente forma-se um bromoalceno que sofre eliminao para alcino. 82 Estruturas de ressonncia so conformaes rpidas que os compostos assumem, passando entre uma estrutura e outra rapidamente. Errado As estruturas de ressonncia so meras representaes. As verdadeiras molculas no assumem essas formas, mas sim o intermedirio entre as estruturas. 83 Qualquer fator que faz a mudana no valor de dG (energia livre de Gibbs) da ionizao de um cido menos positiva faz o cido mais forte. Correto Esta a correta relao entre acidez e a variao na energia livre de Gibbs. 83 Uma reao regiosseletiva aquela que produz mais de um ismero constitucional do que de outro, quando a formao dos dois seria possvel. Correto Correta definio. 84 A adio de HBr a alcenos na presena de perxidos um exemplo de reao que segue a regra de Markovnikov. Errado Esta adio anti-Markovnikov.

85 A nitrao do benzeno realizada com nitrato de prata na presena de um nuclefilo forte. Errado Essa reao feita com HNO3 na presena de H2SO4:

86 Nas reaes de substituio eletroflica aromtica, forma-se um intermedirio catinico no benzeno, que apresenta ressonncia. Correto Esta etapa abaixo representada.

87 O benzeno reage lentamente com cido para formar cido benzenossulfnico. O ataque feito pelo sistema de ligaes pi do benzeno ao ctions do cido sulfrico em soluo. Correto Esta correta a descrio. Veja a reao abaixo.

88 Compostos covalente neutros onde o carbono forma apenas duas ligaes so chamados de carbenos. Correto Certa definio. 89 A reao de alcenos na presena de tetrxido de smio em piridina um exemplo de reduo. Errado uma oxidao, que leva a diis.

Aponte como correto o item que trouxer uma vantagem da espectrometria de emisso atmica com plasma indutivamente acoplado (ICPOES). 91 Existncia de vrias linhas espectrais intensas para quase todos os elementos. Correto Esta uma vantagem importante. 92 Baixos limites de deteco devido a razes pico/fundo geralmente favorveis. Correto Outra vantagem. 93 Limites de deteco demasiado altos para algumas aplicaes. Errado Esta uma desvantagem. 94 o mtodo adequado para anlise de solues com mineralizaes superiores a 1,5 g/L, com concentraes de cido iguais ou superiores a 10 %, ou em meio orgnico. Errado No indicada neste caso. 95 Permite anlises rpidas multi-elementares. Correto Esta uma vantagem importante. Acerca dos mtodos cromatogrficos, avalie os prximos itens. 96 Colunas tubulares abertas com suporte revestido (SCOT) so colunas flexveis, com excelente inrcia qumica e usadas em presses altas. Errado Todas essas informaes so falsa quanto a essas colunas. 97 O suporte ideal para uma coluna consiste de partculas esfricas, pequenas e 2 uniformes, com boa resistncia mecnica e rea superficial de no mnimo 1 m /g. Correto Essas so algumas das caractersticas desejadas. 98 As propriedades desejveis para a fase lquida imobilizada em uma coluna de cromatografia gs-lquido incluem alta volatitilidade, estabilidade trmica e inrcia qumica. Errado Deve ter baixa volatilidade, ou a coluna sangrar, estragando. 99 O tempo de reteno de um soluto em uma coluna depende da sua constante de distribuio, que, por sua vez, est relacionada com a natureza qumica da fase estacionria. Correto Correta relao.

100 Para que o tempo de residncia em uma coluna seja considerado razovel, uma espcie deve mostrar algum grau de solubilidade na fase estacionria. Correto Com essa afinidade, ocorre a reteno. 101 Entre as fases estacionrias mais comuns em cromatografia gs-lquido se incluem polidimetil-siloxano, polietileno-glicol e poli(fenilmetil)-siloxano. Correto Verdadeira a informao. 102 Colunas comerciais geralmente esto disponveis com fases estacionrias que variam de espessura de 0,1 a 5 mm. Errado A ordem de grandeza de micrometros, no de milmetros. 103 O ndice de reteno de um alcano normal igual a 100 vezes o nmero de carbonos no composto, independentemente da fase estacionria da coluna, da temperatura e de outras condies cromatogrficas. Correto Sim, por definio. 104 A cromatografia gasosa frequentemente est acoplada a tcnicas seletivas de espectroscopia e eletroqumica, gerando os assim chamados mtodos hifenados. Correto Certa informao. 105 A cromatografia est baseada na absoro de substncias gasosas sobre superfcies slidas. Errado Est baseada na adsoro, no na absoro. 106 A cromatografia gs-slido feita tanto em colunas empacotadas quanto em colunas tubulares abertas. Correto Todos os casos citados so possveis. 107 So tipos de cromatografia onde a fase mvel um lquido a cromatografia de partio, a cromatografia lquido-slido, a cromatografia de troca inica e a cromatografia de excluso por tamanho. Correto Certa definio. 108 A cromatografia lquida de alta eficincia o mtodo cromatogrfico mais utilizado, devido a sua sensibilidade, fcil adaptao para determinaes quantitativas e adequao a separao de compostos no-volteis. Correto As informaes so verdicas.

109 Um fluido supercrtico aquele cuja temperatura e presso esto acima do Ponto Crtico, que por sua vez o ponto onde no se mais possvel observar as fases gasosas e lquidas. Estes fluidos tm sido usados com sucesso na Cromatografia. Correto O principal fluido usado o CO2 supercrtico. 110 Fatores como compatibilidade com a fase mvel e interaes entre o composto e a fase estacionria so mais importantes na cromatografia lquida do que a diferena de massa entre os compostos. Correto Realmente a diferena na massa dos analitos traz pouca diferena na anlise. Assinale como correto o item que traz uma competncia da Cmara de Regulao do Mercado de Medicamentos - CMED, de acordo com a Lei 10742. 111 Definir diretrizes e procedimentos relativos regulao econmica do mercado de medicamentos. Correto Art. 6. 112 Estabelecer critrios para fixao e ajuste de preos de medicamentos e matriasprimas para sua fabricao. Errado Matrias-primas no esto inclusas. 113 Definir, com clareza, os critrios para a fixao dos preos das novas apresentaes de medicamentos. Correto De acordo com a Lei tambm. 114 Decidir pela excluso de grupos, classes, subclasses de medicamentos e produtos farmacuticos da incidncia de critrios de estabelecimento ou ajuste de preos, bem como decidir pela eventual reincluso de grupos, classes, subclasses de medicamentos e produtos farmacuticos incidncia de critrios de determinao ou ajuste de preos. Correto Tambm certo. 115 Estabelecer critrios para fixao de margens de comercializao de medicamentos a serem observados pelos representantes, distribuidores, farmcias e drogarias, inclusive das margens de farmcias voltadas especificamente ao atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra equivalente de assistncia mdica. Correto Certo.

No que se refere aos conceitos Resoluo da ANVISA n 10/2010, julgue os itens. 116 Drogas vegetais so as plantas medicinais ou suas partes, que contenham as substncias, ou classes de substncias, responsveis pela ao teraputica, aps processos de coleta ou colheita, estabilizao e secagem, ntegras, rasuradas, trituradas ou pulverizadas. Correto Certa definio. 117 As plantas medicinais in natura cultivadas em hortos comunitrios e Farmcias Vivas reconhecidas junto a rgos pblicos e as drogas vegetais manipuladas em farmcias de manipulao esto sujeitas notificao instituda por esta Resoluo, devendo tambm atender s condies estabelecidas em regulamento prprio. Errado No esto sujeitas notificao. 118 Podem ser notificadas drogas vegetais em qualquer outra forma (cpsula, tintura, comprimido, extrato, xarope, entre outros). Errado No podem. 119 A fabricao, a importao e a comercializao dos produtos de que trata o pargrafo anterior ficam sujeitos ao disposto nessa Resoluo, devendo-se adotar, integral e exclusivamente, as informaes padronizadas do Anexo I da Resoluo. Correto De acordo com a resoluo. 120 No podem ser notificadas drogas vegetais em cpsula. Correto De acordo com a RDC 10.

Para acessar mais provas e participar de discusses, s entrar no grupo de estudos para Perito:

http://groups.yahoo.com/group/Grupo_PCF_Quimica-2008/

Vous aimerez peut-être aussi