Vous êtes sur la page 1sur 6

Verificao de conhecimentos para o teste

1 Caracteriza a classe mdia dos incios do sc.XX. 2 Explica a importncia crescente da classe mdia. 3 Indica os objetivos dos movimentos feministas. 4 Identifica os novos costumes e a nova mentalidade (novo cdigo social e moral) na sociedade ocidental ps-guerra. 5 Define cultura de massas. 6 Identifica os principais meios de difuso da cultura de massas. 7 Explica a importncia e a influncia dos mass media na opinio pblica. 8 Identifica os principais cientistas que se destacaram no campo da Fsica, Medicina, Qumica, Biologia e das Cincias Humanas. 9 Explica as principais caractersticas das seguintes correntes artsticas: Expressionismo, Cubismo, Abstracionismo, Futurismo, Surrealismo, Arquitetura Orgnica e Funcional. 10 Indica os fatores que levaram ao desencadear da crise de 1929. 11 Explica o crculo vicioso da crise. 12 Explica os efeitos sociais da crise. 13 Refere os fatores de mundializao da crise. A crise econmica dos EUA estendeu-se a outras regies porque:

14 Descreve as medidas econmicas e sociais adotadas por Roosevelt, nos EUA, pelos governos de Inglaterra e da Frana, para ultrapassar a crise. EUA: os governos liberais defendiam a interveno do Estado na economia, com medidas protecionistas para recuperar a economia. Em 1933, Roosevelt desenvolveu o New Deal (Nova distribuio), cujos principais objetivos era resolver o problema do desemprego e aumentar o poder de compra da populao. Assim: . na agricultura conceo de crditos para pagar dvidas;

Indemnizaes aos que reduziram as suas reas de cultivo diminuir a produo e aos que destruram os produtos armazenados para evitar que os preos continuassem a descer; . na indstria fixao de limites produo; Tabulao dos preos dos produtos. (os dois evitavam crises de superproduo) . no setor financeiro criao de legislao para controlar a atividade da Bolsa e do setor bancrio. . no domnio social criao do salrio mnimo; Criao da segurana Social (subsdios de desemprego, velhice e invalidez); (estes dois pontos aumentavam o poder de compra) Reduo do horrio de trabalho para 40 horas Criao de emprego nas obras pblicas, com o financiamento de grandes obras. A implementao destas medidas reanimaram a economia dos EUA.

Inglaterra tambm aqui a Unio Nacional, constituda por Conservadores, Liberais e Trabalhistas, defendia a interveno do Estado na economia, apoiando as empresas industriais nacionais, adotando medidas protecionistas (pesadas taxas alfandegrias sobre os produtos importados, desvalorizao da libra, aumento das exportaes) para diminuir o desemprego e para incentivar o consumo de certos produtos. Frana Um governo de esquerda, constitudo por Socialistas, Comunistas e Radicais, a Frente Popular, fez uma forte propaganda de defesa da liberdade, da paz e da proteo, aplicando as seguintes medidas: . nacionalizao das indstrias ligadas ao armamento e dos caminhos de ferro; . reduo para 40 horas de trabalho semanal; . 15 dias de frias por ano; . desvalorizao do franco; . elaborao de um plano de obras pblicas.

Mas estas medidas tiveram consequncias

15 Identifica os regimes ditatoriais na Europa. A situao do ps IGGM e a crise de 1929 conduziram a uma grave crise social, que obrigou a os pases europeus a adotar medidas, nomeadamente ao nvel dos regimes polticos. Assim, Frana, Inglaterra, Blgica, Sua, Holanda e Noruega mantiveram regimes democrticos; Itlia, Alemanha, Romnia, Hungria, ustria, Grcia, Polnia, Espanha e Portugal impuseram regimes ditatoriais.

16 Descreve a subida ao poder de Mussolini, em Itlia, e de Hitler, na Alemanha. Mussolini, na Itlia: o fascismo nasceu da necessidade de ordem e autoridade que no foram conseguidas com as democracias, e do ultranacionalismo, depois dos italianos no verem concretizada a sua grande ambio de alargar os seus territrios, no Tratado de Versalhes. Benedito Mussolini criou, assim, o fascio milans de combate (1919), isto , um grupo armado que pretendia impor um programa de reformas sociais, emprego e melhores condies de vida, e ainda eliminar os partidos democrticos, os sindicatos e o partido comunista. O crescimento desse grupo armado deu origem ao Partido Nacional Fascista, fundado e liderado por Mussolini que consegue o poder fora, com ameaas e violncia, aps a Marcha sobre Roma (1922). Hitler, na Alemanha: o governo no conseguia solucionar a crise econmica e social. O operariado e a mdia burguesia, descontentes, comearam a apoiar os partidos de extrema-direita. Adolf Hitler era o chefe de um destes partidos, ainda pequeno, o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemes ou Partido Nazi, e prometia acabar com a crise econmica e social, tornando a Alemanha prspera e militarmente forte. Em 1932, o partido j tinha conquistado milhes de adeptos, entre eles grandes industriais que o financiavam, desempregados e grande parte da burguesia, conseguidos atravs de intensa propaganda nos jornais, na rdio, de manifestaes nas ruas e de recurso violncia.

17 Caracterizar o fascismo e o nazismo. Fascismo Regime poltico ditatorial que vigorou, primeiramente, em Itlia, entre 1922 e 1943, mas que tambm foi adotado por outros pases da Europa, embora com

especificidades. Este regime caracteriza-se por seguir os seguintes princpios ideolgicos, pelas mos de Mussolini, o Duce (guia): . Totalitarismo (primazia do Estado, que exerce controlo total em termos polticos, econmicos e culturais, sobre o indivduo, isto , submisso total ao Estado e ao seu chefe, com o recurso a medidas e foras repressivas, como: - censura imprensa, rdio, ao teatro e ao cinema; - criao de uma polcia poltica, o OVRA (Organizao de Vigilncia e Represso do Antifascismo); - proibio dos partidos polticos, exceo do partido nacional fascista (regime do partido nico); -proibio de greves e sindicatos, que foram substitudos por corporaes; -criao de uma milcia armada, os camisas negras (Squadristi); -antissocialismo, anticomunismo e antiparlamentarismo (partido nico, pois todos os outros eram responsveis pelo enfraquecimento da Nao); -culto do chefe (propaganda figura do Duce, considerado o salvador da nao, que rene em si todos os poderes e cujas atitudes eram incondicionalmente aprovadas. . Nacionalismo (a Nao o valor mais importante a defender e, por isso, exalta-se a ptria e o seu passado histrico); . Imperialismo (desenvolvimento de um movimento expansionista de forma a criar um Imprio); . Militarismo (demonstrao da fora militar atravs de paradas militares e desfiles dos camisas negras, que aplicavam disciplina sociedade; . Corporativismo (obj: unir patres e trabalhadores em organismos comuns (corporaes), para evitar a luta de classes e subordinar os trabalhadores aos interesses do Estado).

Nazismo regime poltico ditatorial que vigorou na Alemanha entre 1933 e 1045, cujo chefe de Estado foi Adolf Hitler, o Fuhrer (guia) da Alemanha. Baseia-se nas ideias de superioridades da raa ariana e caracteriza-se por defender os seguintes princpios: . Totalitarismo

-censura imprensa, rdio, teatro e cinema; -criao de uma polcia poltica: GESTAPO (Geheime Staatspolitzei); - proibio de todos os partidos polticos (menos o partido nacional nazi); -proibio de greves e dos sindicatos; empregados e patres obrigados a pertencer Frente de Trabalho Alem (DAF); -criao das S.A. (Seces de Assalto) e das S.S. (Seces de Segurana); -antissocialismo, anticomunismo e antiparlamentarismo; -culto do chefe (Salvador da Nao); . Nacionalismo (restaurao da Grande Alemanha); . Imperialismo (III Reich) e espao vital (ideia de que os alemes, como raa superior, deviam ter um territrio to extenso quanto as suas necessidades, que tinham o direito de conquistar as raas inferiores); . Racismo (ideia de superioridades da raa ariana de que os alemes se consideravam os mais puros representantes) e antissemitismo (perseguio, expulso e extermnio dos judeus).

18 Caracterizar os instrumentos repressivos do fascismo e do nazismo. Para consolidar o seu poder e o regime, os fascistas usavam os seguintes meios: . a violncia e o regime de terror; . a censura; . a propaganda; . a educao e o controlo da juventude (Juventude Fascista); . o controlo da cultura.

Os Nazis recorreram: . violncia e regime de terror promovidos pelas SA, SS e pela Gestapo que intimidavam os seus opositores; . a propaganda;

. a Juventude Hitleriana; . criao de campos de concentrao e de extermnio.

Vous aimerez peut-être aussi