Vous êtes sur la page 1sur 44

EMERJ CP I

Tema: Norma Jurdica. Diferenas entre norma jurdica e norma moral. Fontes da norma jurdica ou fontes do direito. Vigncia da norma jurdica. Repristinao. Vacatio legis. Obrigatoriedade. A integrao e aplicao da lei segundo os artigos 4 e 5 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil. Vigncia temporal e espacial da norma. Conflitos no espao e no tempo. Disposies transitrias. Situao e relao jurdica de Direito Privado: conceito e aspectos gerais. Direito Subjetivo. Conceito. Classificao. Objeto. Direito Potestativo. Faculdade jurdica. Simples faculdade. Poder-Dever Jurdico. nus. Profa. Patricia C.Sanches

Noes Elementares
Justia Direito Norma Lei Moral

Justia Aristotlica
Para Aristteles, Justia Dar a cada um o que seu, segundo uma igualdade. Assim, a Justia possui trs elementos: Alteridade Dbito Igualdade Dar a cada um O que seu
Segundo uma igualdade

Justia Comutativa Alteritas Relao entre particulares Debitum Rigoroso, determinado Igualdade Simples, aritmtica ou absoluta Ex.: O agressor obrigado a reparar o dano na medida do prejuizo causado. Justia Distributiva Alteritas - Relao entre a comunidade e seus membros Debitum Indeterminado (dever moral ou de convenincia) Igualdade Proporcional, geomtrica Tratar os verdadeiramente desiguais como desiguais na medida em que se desigualam. Justia Social Alteritas - Relao entre o cidado e a sociedade Debitum Rigoroso e exigvel Igualdade Proporcional, geomtrica Consiste em ordenar os atos de todas as virtudes para o bem comum. S.Toms.

Lei e Norma Jurdica


Norma o escopo da lei O objetivo que a lei quer alcanar No se confunde lei e norma A lei a transposio da norma

Moral e Direito
MORAL Sano Ordem Fora Forma Estrutura
Interna: remorso Externa: Reprovao

DIREITO
Externa: Poder Pblico

Espontaneidade Incompatvel No Concreta


Unilateral (solidariedade)

Coercibilidade Compatvel
Determinado, formal Bilateral (exigibilidade)

Fontes do Direito
Formais Determinam os modos de formao e revelao das normas jurdicas (Miguel Reale): lei, costumes, jurisprudncia, doutrina. Materiais Motivos sociais, ticos ou econmicos que do causa formao do Direito.

Lei de Introduo s Normas do Direito Brasileiro


Art. 4o Quando a lei for omissa, o juiz decidir o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princpios gerais de direito. Art. 5o Na aplicao da lei, o juiz atender aos fins sociais a que ela se dirige e s exigncias do bem comum.

0403752-58.2010.8.19.0001 - APELACAO 2 Ementa DES. MYRIAM MEDEIROS - Julgamento: 29/02/2012 VIGESIMA CAMARA CIVELAGRAVO INTERNO NA APELAO CVEL. Execuo Fiscal. Prescrio. Municpio do Rio de Janeiro. Quando a lei for omissa, o artigo 4 da LINDB preceitua que o Juiz decidir o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princpios gerais de direito. Multa administrativa. Prazo prescricional quinquenal. Aplicao do disposto no artigo 1 do Decreto 20.910/1932, por analogia, corolrio do princpio da simetria. Entendimento consagrado pelo STJ no julgamento do REsp. 1.105.442, submetido ao regime dos recursos repetitivos. Smula 218 do TJRJ. RECURSO A QUE SE NEGA PROVIMENTO.

Teoria Tridimensional do Direito - Miguel Reale -

Costume
Secundum legem segundo a lei Praeter legem na falta da lei Contra legem contra e lei Costume o Direito real vivido pela sociedade.

Elementos dos costumes


Temporariedade Constncia Generalidade Obrigatoriedade

DES. MARIO ASSIS GONCALVES - Julgamento: 27/07/2011 TERCEIRA CAMARA CIVEL Relao de consumo. Pessoa fsica que exerceria a mercancia, no sendo destinatria final dos produtos adquiridos. Pagamento com cheque pr-datado. (...)No mrito, tem-se que o entendimento do Superior Tribunal de Justia no sentido de que os dano morais so caracterizados com a apresentao antecipada do cheque pr-datado. Enunciado n 370 da smula do STJ. Consigne-se que o cheque uma ordem de pagamento vista, sendo certo que qualquer meno em contrrio considera-se como no escrita (art. 32, Lei 7.357/85). O cheque ps-datado, vulgarmente conhecido como cheque pr-datado, termo juridicamente incorreto, est consagrado pelo costume e referendado pela jurisprudncia. Empresa r que no se desincumbe a contento de produzir prova que desnature a narrativa da autora, verossimilhante e com lastro em cpias do cheque e do extrato. Inteligncia do art. 333, inciso II, do Cdigo de Processo Civil. No caso concreto, a fixao da indenizao, no montante de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais), harmoniza-se com o princpio da razoabilidade e proporcionalidade. Recursos a que se nega provimento.

Aspectos da Lei
O elemento instrumental da lei a sua frmula escrita. sempre formulada em um texto escrito dividido em artigos e, muitas vezes, em captulos, ttulos, sees, incisos, etc. A palavra lei vem do latim e significa LER.

Pirmide Normativa de Hans Kelsen


Constituio Federal

Leis complementares

Leis ordinrias

Validade da Norma Jurdica


Promulgao = EXISTNCIA DA LEI Publicao = VALIDADE Vacatio Legis (se houver) = VIGNCIA Vigncia = OBRIGATORIEDADE

A norma vlida est pronta para sua vigncia, ou seja, para gerar conseqncias, em determinado momento e local.

Fluxo Simplificado do Processo Legislativo

Vigncia da Lei
Incio Continuidade (Art.2. da LINDB) Trmino (revogao) Revogao: Total (ab-rogao) ou parcial (derrogao) Revogao: tcita ou expressa

Revogao
Substitutividade: revogao expressa ou tcita. Revogar retirar a vigncia. Lei revogadora. A revogao pode ser total (abrogao), ou parcial (derrogao).

Teoria do Ordenamento Jurdico - Norberto Bobbio Teoria da Completude do Ordenamento Juridico elementos de integrao do sistema Art.4.LINDB; Teoria da Coerncia do Ordenamento Jurdico sistema harmnico sem decises antagnicas.

Critrios de Revogao Tcita - Coerncia Hierrquico A lei superior revoga a anterior naquilo que conflitarem; Cronolgico A lei posterior revoga a anterior naquilo que conflitarem. Especificidade A lei especial revoga a geral

EFEITO REPRISTINATRIO REPRISTINAO


1) Efeito Repristinatrio teoria da nulidade. Declarao de inconstitucionalidade. Significa que a norma declarada inconstitucional no foi apta para revogar a lei anterior. 2) Repristinao reentrada em vigor da norma efetivamente revogada em funo da revogao da norma revogadora. Previso expresa.

Aplicao das Leis no Tempo


Tempus regit actum A lei nova no pode atingir: - Direito Adquirido Algo
patrimnio jurdico ou personalidade;

j incorporado ao

- Ato jurdico Perfeito


tempo da lei.

Aquele j consumado ao

- Coisa julgada
nenhum recurso.

Sentena que no cabe mais

Art.6. da LINDB

Tipos de Retroatividade
Retroatividade Mxima
Ocorre quando a lei nova abrange a coisa julgada ou os fatos jurdicos j consumados. Ex.: A CF/88 igualou os filhos adulterinos (havidos fora do casamento) aos filhos legtimos, concedendo-lhes direitos iguais.

Retroatividade Mdia
Ocorre quando a lei nova abrange os direitos exigveis mais ainda no realizados at sua vigncia. Ex.: Uma lei que diminua a taxa de juros para todas as prestaes ainda no pagas, atingindo aquelas em atraso.

Retroatividade Mnima
Quando a lei nova atinge apenas os efeitos futuros dos fatos j realizados quando a lei entrou em vigor. Ex.: a lei acima citada, somente atingiria as prestaes vincendas (a vencer).

Direito e Relaes Jurdicas


Pluralidade de Significaes. 1. O Direito no permite o duelo; 2. O credor tem o direito de cobrar; 3. A educao um direito da criana; 4. Cabe ao Direito estudar a criminalidade; 5. O direito constitui um setor da vida social. Acepes 1. Direito-norma; 2. Direito-faculdade; 3. Direito-justo; 4. Direito-cincia 5. Direito-fato social

Direito Subjetivo
Pretenso precede a ao; Faculdade Jurdica poder de agir conforme o Direito; Ento, uma consequncia do Direito. Interesse expressa uma necessidade. Est no mundo dos fatos precede o Direito (ir respald-lo ou no). Pretenso = poder conferido a algum que seja titular de um direito de exigir de outrem, o cumprimento de um dever, em uma conduta comissiva ou omissiva. So violveis. Impe o cumprimento de um dever. DIREITO SUBJETIVO contm a PRETENSO Pretenso resistida, gera a lide Humberto Dalla

Savigny X Jhering
O direito subjetivo a vontade juridicamente protegida. Savigny Mas o dir.subjetivo subsiste mesmo contra a vontade do titular. O direito subjetivo o interesse juridicamente protegido. Jhering

Concluindo Dir.Subjetivo
Direito subjetivo um poder conferido a cada indivduo, a partir da ordem jurdica constitucional e infraconstitucional, de modo a possibilitar a defesa dos seus interesses, dentro de certas regras e limitaes necessrias manuteno da vida em sociedade e do bem comum. Humberto Dalla

Direito Potestativo
No exige determinado comportamento. Nasce com a relao jurdica. inviolvel. Impe-se uma sujeio e no um dever. Como no corresponde a dever, no pode ser violado, e por isso, no gera pretenses. Constitutivos, Modificativos e Extintivos.
Ex.Direito de servido; Escolha da obrigao alternativa; Revogao do Mandato. (Respectivamente)

0325855-51.2010.8.19.0001 - APELACO DES. ANTONIO CESAR SIQUEIRA - Julgamento: 06/03/2012 QUINTA CAMARA CIVEL Apelao. Ao de Despejo. Denncia vazia. Locao residencial. Contrato de locao vlido e manifestao expressa da locatria no sentido de que desocuparia o imvel. Direito potestativo do locador de encerrar a locao. Desprovimento do Recurso. Manuteno da Sentena.

0011840-60.2010.8.19.0031 - APELAO DES. HORACIO S RIBEIRO NETO - Julgamento: 14/02/2012 - DECIMA QUINTA CAMARA CIVEL Direito de Famlia. Divrcio direto. Apelao desprovida. 1. Com a EC n. 66/2010, o direito ao divrcio deixou de ter qualquer requisito, reforando-se seu carter de direito potestativo. 2. Apelao a que se nega provimento.

1 QUESTO: O Condomnio Reality Shopping props ao de cobrana de cotas condominiais em atraso, referente ao perodo de setembro de 2002 a maro de 2003, em face de Jandira Mendes. Em contestao, insurge-se a R contra a cobrana de multa de 20%, sustentando que o novo Cdigo Civil, em seu art. 1.336, pargrafo 1 estabeleceu a limitao da multa em 2%, revogando disposio que permitia Conveno Condominial estipular a multa que lhe aprouvesse. Decida a questo.

Resposta
Ver ementa e fundamentao da Apelao Cvel n 2003.001.33773. COBRANCA DESPESAS CONDOMINIAIS - NOVO CODIGO CIVIL - DEBITOS ANTERIORES - IRRETROATIVIDADE DE LEI NOVA CONDOMNIO. COTAS EM ATRASO. INAPLICABILIDADE DO NOVO CDIGO CIVIL. DBITOS ANTERIORES SUA VIGNCIA. INCIDNCIA DAS NORMAS DA CONVENO. No se pode fazer retroagir as normas do novo Cdigo Civil nas situaes a ele anteriores, de forma que a posio tomada pelo Condomnio est correta. Os dbitos anteriores ao novo cdigo sero cobrados de acordo com as normas da conveno. Os posteriores nos termos da legislao em vigor. Assim tem se posicionado a Corte deste Estado, pelo que se nega provimento ao recurso.

2 QUESTO: O ordenamento jurdico retroatividade da lei? possibilita a

Resposta
Conforme o disposto no art. 1 da LINDB, salvo disposio em contrrio, a lei comea a vigorar 45 dias aps sua publicao. H posicionamento doutrinrio no sentido de que a prpria lei pode estabelecer sua aplicao a casos pretritos, devendo haver obedincia, no entanto, ao direito adquirido, ao ato jurdico perfeito e coisa julgada (art. 5, inciso XXXVI, Constituio Federal e art. 6, LICC). A prtica tem demonstrado que os Julgadores vm estabelecendo a retroatividade da lei, mesmo no havendo determinao expressa, nos casos em que a norma possui cunho social, como so os casos devolvendo a indenizao do DPVAT e a majorao de benefcios previdencirios aps a sua concesso. No caso do DPVAT, a Lei n 8.441/92 trouxe tratamento mais benfico do que a lei anterior (Lei n 6.194/74), sendo que a lei posterior vem sendo aplicada mesmo em relao a acidentes ocorridos na vigncia da Lei n 6.194/74.

Confiram-se, a esse respeito, as apelaes cveis n 2006.001.07452 (6 CC - Rel. Des. Luis Felipe Salomo) e 2005.001.52092 (13 CC Rel. Des. Nametala Jorge). Vejam-se tambm os REsp 713652/SP (Min. Arnaldo Esteves Lima) e 651305/RJ (Min. Nancy Andrighy), este ltimo no sentido da no-retroatividade. 1 Ementa - APELACAO DES. NAMETALA MACHADO JORGE - Julgamento: 29/03/2006 DECIMA TERCEIRA CAMARA CIVEL Ao acidentria. Acidente tipo. Prescrio. Princpio do "tempus regit actum". Honorrios. Em ao acidentaria, a prescrio alcana apenas as prestaes e no o fundo de direito. Precedente do STJ. A prova assim das sequelas incapacitantes como do nexo de causalidade importa a procedncia do pedido. Lei nova: princpio do "tempus regit actum", inaplicabilidade. Reserva de convencimento pessoal do Relator. A jurisprudncia do Eg. STJ j est cristalizada no sentido da retroatividade da lei mais benfica. Esta, contudo, aplica-se s a partir de sua vigncia, mantendo-se inalterado o perodo pretrito. O 4 do art. 20 do CPC aplica-se ao INSS; contudo, pode o juiz fixar os honorrios em 10% sobre o valor das prestaes vencidas, consideradas as circunstncias do processo. Recurso da autarquia provido em parte. RESP 651.305/RJ

EMENTA Civil e processo civil. Recurso especial. Ao de indenizao por dano moral cumulada com cobrana de seguro obrigatrio. Valor. Retroatividade de lei. Inviabilidade. Dissdio jurisprudencial no comprovado. - Se na poca em que ocorreu o acidente de trnsito vigorava a Lei 6.194/74, o limite da indenizao referente ao seguro obrigatrio, quando o veculo no foi identificado, equivale metade do maior salrio mnimo do pas. - Em Direito Civil a regra a no retroatividade da lei, devendo, portanto, ser aplicada a norma que vigia poca do evento danoso.

JOO e MARIA, na condio de filhos de JOS, morto em atropelamento ocorrido em 1990, ingressaram em Juzo pleiteando o pagamento do seguro DPVAT, no montante de quarenta salrios mnimos. A ao foi ajuizada em 2004. A seguradora acionada apresenta contestao argumentando que poca do falecimento estava em vigor a Lei n 6.194/74, que estabelecia para pagamento a necessidade de apresentao de prova da quitao do seguro, o que no foi feito, aduzindo ainda que, em razo de no ter sido identificado o veculo, a indenizao, se devida, seria de somente vinte salrios mnimos, como expressamente previsto na lei ento em vigor.

Em rplica, os autores asseveram que deve ser observada a lei atual, que exige apenas a apresentao do atestado de bito, registro de ocorrncia e prova de condio de dependente, sendo ainda que no cabe mais distino entre veculos segurados ou no segurados. Argumentam que, apesar de o fato ter ocorrido na vigncia da lei n 6.194/74, deve ser aplicada a lei em vigor, a qual mais benfica, isso em razo do carter social da questo. Como Juiz, como voc decidiria o processo?

RESPOSTA: Ver ementa e fundamentao das Apelaes n 2003.001.16421 e 2002.001.15393. Apelao Cvel n 200300116421. AO SUMRIA DE COBRANA DE SEGURO OBRIGATRIO - DPVAT. MORTE POR ACIDENTE DE TRNSITO, OCORRIDA EM 1988. INDENIZAO. LEI N 6.194, DE 1974. LEI N 8.441, DE 1992. EFEITO RETROATIVO DA LEI MAIS BENFICA, DE ORDEM PBLICA E CARTER SOCIAL. PRECEDENTES. Solidariedade de Seguradoras, com efeito retroativo, por fora de Convnio e da Lei n 8441 de 1992. Aplicao dos critrios estabelecidos na lei atual, ainda que o fato tenha ocorrido em dezembro de 1988 e, portanto, em data anterior sua vigncia. Retroatividade da lei mais benfica admitida por inmeros precedentes deste egrgio Tribunal de Justia em casos similares. Indenizao que dever corresponder quantia de R$ 8.000,00, equivalentes a 40 (quarenta) salrios mnimos e no a 20 (vinte) como constou da sentena combatida. Provimento parcial do recurso interposto pelo beneficirio. Deciso unnime.

Apelao Cvel n 200200115393 SEGURO OBRIGATORIO. MORTE POR ACIDENTE DE TRANSITO. PAGAMENTO INTEGRAL. LEI N. 8441, DE 1992. RETROATIVIDADE DE LEI. POSSIBILIDADE. "SEGURO OBRIGATRIO. COBRANA. INDENIZAO INTEGRAL. DPVAT. APRESENTAO DO DUT. 1. As leis de ordem pblica e de cunho social retroagern excepcionalmente, em benefcio da sociedade. 2. Aplicao da lei n. 8.441/92. 3. Desprovimento do recurso. "

4 QUESTO: PROVA PRELIMINAR PARA INGRESSO NA MAGISTRATURA DO RJ XXIV CONCURSO (17.12.95): Direitos subjetivos e Direitos potestativos: a) Qual a diferena conceitual entre as duas categorias? b) Um exemplo de cada. c) Os direitos potestativos sujeitam-se prescrio?

RESPOSTA: Ap. Cv. n 18.876/1999, MS n 72/2001, Ap. Cv. n 2.254/1992 e Ap. Cv. n 1.452/1996. Processo : 0016576-06.1999.8.19.0000 (1999.001.18876) 1 Ementa - APELACAO DES. MIGUEL PACHA Julgamento: 14/12/1999 - DECIMA OITAVA CAMARA CIVEL. ACAO DE ADJUDICACAO COMPULSORIA. 0 PRAZO PRESCRICIONAL NASCE EM CONSEQUENCIA DA LESAO DO DIREITO E ESTA SO SE VERIFICA NO MOMENTO EM QUE O DIREITO SUBJETIVO VEM A SER NEGADO PELO NAO CUMPRIMENTO DO DEVER JURIDICO A QUE ELE CORRESPONDE ENQUANTO NAO OCORRER A LESAO DE DIREITO, NAO HA QUE SE FALAR EM PRESCRICAO. 0 DIREITO DO PROMITENTE COMPRADOR A EFETIVIDADE DA VENDA E UM DIREITO POTESTATIVO, IMUNE AOS EFEITOS DA PRESCRICAO.

Processo : 0003348-08.1992.8.19.0000 (1992.001.2254). 1 Ementa - APELACAO DES. SERGIO CAVALIERI FILHO - Julgamento: 17/02/1993 SEXTA CAMARA CIVEL CANCELAMENTO DO REGISTRO DE ESCRITURA PRESCRICAO ART. 177 C.CIVIL DE 1916. Prescricao. Direito potestativo. Imprescritibilidade quando o seu exercicio nao esta' subordinado a prazo legal. O campo de incidencia do art. 177 do Codigo Civil, que fixa os prazos gerais da prescricao, nao obstante os termos genericos do seu art. 179, e' restrito aos direitos reais e pessoais (obrigacionais) nele expressamente mencionados, nao sendo aplicavel aos direitos potestativos que, se nao sujeitos a prazo decadencial, sao perpetuos e, por via de consequencia, imprescritiveis. Nessa categoria de direitos se classifica a acao pretendendo cancelar registro de imovel por inexistencia do ato de alienacao por absoluta ausencia de manifestacao de vontade por parte do suposto vendedor. Desprovimento do recurso. (ETD)

Vous aimerez peut-être aussi