Vous êtes sur la page 1sur 5

APOSTILA DE DIREITO CIVIL

Esta apostila foi preparada pelo site CONCURSONET http://concursonet.cjb.net Visite-nos e acompanhe periodicamente nossas atualizaes em Aulas, Apostilas, Simulados e Provas Anteriores para concursos pblicos

MANDADO DE SEGURANA
A Administrao tem seus movimentos limitados pelos muros que lhe d a lei

O mandato e segurana ao civil de rito sumrio especial, sujeito a normas procedimentais prprias, pelo qu s supletivamente lhe so aplicveis disposies gerais do Cdigo de Processo Civil. Destina-se a coibir atos ilegais de autoridades que lesam direito subjetivo, lquido e certo, do impetrante. Por ato de autoridade, suscetvel de mandado de segurana, entende-se toda ao ou omisso do Poder Pblico ou de seus delgados, no desempenho de suas funes ou a pretexto de exerc-las. Direito lquido e certo o que se apresenta manifesto na sua existncia, delimitado na sua extenso e apto a ser exercitado no momento da impetrao. O prazo para impetrao de cento e vinte dias do conhecimento oficial do ato a ser impugnado. Esse remdio herico admite suspenso liminar do ato, e, quando concedida, a ordem tem efeito mandamental e imediato, no podendo ser impedida sua execuo por nenhum recurso comum, salvo pelo presidente do tribunal competente para apreciao da deciso. (Hely L. Meirelles Direito Administrativo Brasileiro, p. 619, 17. Edio, Malheiros Editores Ltda; So Paulo-SP)

1.

Conceito e legitimidade

Mandado de segurana o meio constitucional facultado a toda pessoa fsica ou jurdica, rgo com capacidade processual, ou universalidade reconhecida por lei para proteo de direito individual ou coletivo, lquido e certo, no amparado por habeas corpus ou habeas data, lesado ou ameaado de leso, por autoridade(CRFB, art. 5., LXIX e LXX; Lei 1.533/51, art. 1.). O essencial para a impetrao do mandado de segurana, que o impetrante - pessoa fsica ou jurdica, rgo pblicos ou universalidade legal - tenha prerrogativa ou direito prprio ou coletivo a defender e que esse direito se apresente lquido e certo ante o ato impugnado. O mandado de segurana normalmente repressivo de uma ilegalidade j cometida, mas pode ser preventivo de uma ameaa de direito lquido e certo do impetrante. No basta uma suposio de um direito ameaado; exige-se um ato que possa pr em risco o direito do postulante. A constituio de 1988, admitiu o Mandado de segurana coletivo a ser impetrado por partido poltico com representao no congresso Nacional, por organizao sindical, por entidade de classe ou associao legalmente constituda e em funcionamento a mais de um ano(art. 5., LXX). A constituio apenas inovou na legitimidade ativa das entidades que podem impetr-lo em favor de seus associados, sendo os demais procedimentos comum aos do mandamus. Deve-se observar que o mandado de segurana coletivo no presta para proteger direito individual de um dos associados mas apenas para assegurar o direito coletivo. Dessa maneira cabe mandado de segurana coletivo apenas para assegura direito lquido e certo de todos os integrantes da classe representada.

2. Natureza processual Como a lei regulamentar o considera, ao civil de rito sumrio especial. Sendo ao civil, enquadra-se no conceito de causa, anunciado pela Constituio, para fins de fixao de foro e juzo competentes para o seu julgamento quando for interessada a Unio, e produz todos os efeitos prprios dos feitos contenciosos. Difere das demais aes apenas pela especificidade de seu objeto e pela sumariedade de seu procedimento, que prprio e s subsidiariamente aceita as regras do Cdigo de Processo Civil. Qualquer que seja a origem ou natureza do ato impugnado, o mandamus ser sempre processado e julgado como ao civil, no juzo competente.

3. Ato de autoridade

Ato de autoridade deve ser entendido como toda manifestao ou omisso do Poder Pblico ou de seus delegados, no desempenho de suas funes. Por autoridade entende-se a pessoa fsica investida de poder de deciso dentro de sua esfera de competncia. No se deve confundir o ato decisrio do ato executrio. Aquele emanado de pessoa fsica com poder de deciso e este apenas por encarregado de aplica-lo; coator, ento, aquele que decidi e no aquele que executa. Entende-se por atos de autoridades aqueles praticados por administradores ou representantes de autarquias e de entidades paraestatais, como tambm os concessionrios de servios de utilidade pblica no que concernir a essas funes. Equiparam-se a atos de autoridade as omisses administrativas das quais possa resultar leso a direito subjetivo da parte. Como tambm os atos judiciais equiparam-se a atos de autoridade. Os atos interna corporis do Legislativo no so sujeitados a correo por mandamus. Atos de autoridade, portanto, so os que trazem em si uma deciso, e no apenas execuo.

4. Direito individual e coletivo lquido e certo Direito individual aquele prprio do impetrante. Se o direito for de outrem, no se legitima a impetrao, podendo ensejar ao popular ou ao civil pblica(Leis 4.717/65 e 7.347/85) Direito coletivo aquele que deve ser protegido por mandado de segurana coletivo, em nome da entidade que o impetrou (no confundir com o direito individual do associado), consoante com o item 1 supra. Direito lquido e certo todo aquele que se apresenta manifesto na sua existncia, delimitado na sua extenso e apto a ser exercitado no momento da impetrao. em outras palavras, direito lquido e certo direito comprovado e plano. Se depende de comprovao posterior, no direito lquido e certo, para fins de segurana. Entendo, entretanto, que o direito, existindo, sempre lquido e certo. Os fatos podem ser imprecisos, e carecedores de comprovao e esclarecimentos. As provas que tentam demonstrar a liquidez e a certeza do direito podem ser de todas as modalidades admitidas em lei, desde que acompanhe a inicial, salvo as de poder do impetrado. O que se exige prova pr-constituda das situaes e fatos que embasam o direito invocado.

5. Objeto O objeto do mandado de segurana ser sempre a correo de ato ou omisso de autoridade, desde que ilegal e ofensivo de direito individual ou coletivo, lquido e certo, do impetrante. Porm no se admite mandamus contra atos meramente normativos(lei em tese), coisa julgada e contra os interna corporis (Item 3 supra). O objeto normal de segurana ato administrativo especfico, mas por exceo presta-se a atacar as leis e decretos de efeitos concretos, as deliberaes legislativas e as decises judiciais para as quais no haja recurso capaz de impedir a leso ao direito subjetivo do impetrante.

6. Cabimento A regra o cabimento de mandado de segurana contra ato de qualquer autoridade, mas a lei o excepciona contra o que comporte recurso administrativo com efeito suspensivo, independente de cauo; contra deciso ou despacho judicial para o qual haja recurso processual eficaz, ou possa ser corrigido prontamente por via de correio; contra ato disciplinar, a menos que praticado por autoridade incompetente ou com inobservncia de formalidade essencial. Ainda se faz necessrio indicar os atos de dirigentes de estabelecimento particular fiscalizados pelo Governo como tambm entidades paraestatais

7. Prazo para impetrao O prazo para impetrar o mandado de segurana de cento e vinte dias, a contar da data em que o interessado tiver conhecimento oficial do ato a ser impugnado. Este prazo de decadncia do direito impetrao, e como tal, no pode ser interrompido desde que iniciado. Sendo o mandado de segurana um remdio constitucional que visa, precipuamente, a impedir ato lesivo de direito individual ou coletivo lquido e certo, dever ser impetrado quando o ato impugnado se tornar operante ou exeqvel. At mesmo a segurana preventiva s poder ser pedida ente um ato perfeito e exeqvel, mas ainda no executado. Enquanto o ato estiver em formao, ou com efeitos suspensos, ou depender de formalidades complementares para sua operatividade, no se antolha passvel de invalidao por mandado de segurana. Nos atos de trato sucessivo, como pagamento de vencimentos ou outras prestaes peridicas, o prazo renova-se a cada ato e tambm no corre durante a omisso ou inrcia da administrao em despachar o requerido pelo interessado.

O STF j decidiu que no ocorre a caducidade se o mandamus foi protocolado a tempo, ainda que no juzo incompetente, e realmente o que se infere do disposto no 2. do art. 113 do CPC.

8. Partes As partes iniciais do mandado de segurana so o titular do direito requerido, a autoridade coatora e a parte pblica autnoma(impetrante, impetrado, Ministrio Pblico). Outros interessados, ainda, podero fazer parte da lide desde que tenham legitimidade para estar ao lado do impetrante ou do impetrado com litisconsorte ou assistente. As partes ilegtimas devem ser excludas da causa; e, sendo essa ilegalidade do impetrante ou do impetrado, o processo ser extinto(art. 267, VI, do CPC). digno de ser observado que a segurana deva ser contra a autoridade que disponha de competncia para corrigir a ilegalidade impugnada. Essa orientao fundamenta-se na mxima ad impossibilia nemo tenetur: ningum pode ser obrigado a fazer o impossvel. Tem-se, ainda, o terceiro prejudicado que aquele que, embora no sendo parte na lide, sofre gravame com a deciso da instncia ordinria. O terceiro prejudicado pode recorrer do julgado no prazo de que dispem as partes como, tambm, pode utilizar-se do mandamus para impedir leso a direito seu, mesmo que a sentena ou o acrdo admita recurso ao seu alcance. Tratando-se de litisconsorte necessrio no chamado lide, cabvel at mesmo o recurso extraordinrio, em razo da nulidade do processo.

9. Litisconsorte e assistncia O litisconsrcio e a assistncia sero admitidos por expressa disposio legal, cabendo ao juiz verificar, preliminarmente, se ocorrem as hipteses estabelecidas no Cdigo de processo Civil (art. 46 a 55). Existe trs tipos de litisconsorte. O necessrio, a causa pertence a mais de um em conjunto e a nenhum isoladamente, sem qu a ao no pode prosseguir sem a presena de todos no feito, sob pena de nulidade. O irrecusvel, a causa pertence a cada um isoladamente, mas, como comum o interesse das partes e conexa a relao de direitos, a deciso do pedido de um influra na do outro. O recusvel, por economia processual e com o intuito de se evitar decises teoricamente conflitantes e por haver afinidade entre as causas. assistente pode ingressar nos autos a qualquer tempo, com aquiescncia das partes, recebendo o processo no estado em que estiver e manifestando-se sempre na linha do assistido. O assistente no pode inovar a lide. No se confunda, ento, assistente com litisconsorte. Um apenas representa a linha do assistido enquanto o outro toma parte na lide.

10. Competncia A competncia para julgar mandado de segurana define-se pela categoria da autoridade coatora e pela sede funcional. Em geral a constituio e leis infra, trazem a competncia para tais julgamentos, porem alguns so os casos em que a legislao omissa, exigindo-se analogia e subsdios doutrinrios. Observamos que se tem denominado de mandado de segurana criminal, eleitoral, trabalhista, os que so impetrados perante essas Justias. H manifesto equvoco nessas denominaes, pois todo mandado de segurana ao civil, regida pelas mesmas normas, qualquer que seja o juiz competente para julg-lo.

11. Inicial e notificao Alm de atender s exigncias do CPC, deve, a petio inicial, ser apresentada com cpias de seu texto e de todos os documentos que a instruem, para encaminhamento ao impetrado, juntamente com o ofcio de notificao. Deferindo a inicial, o juiz ordenar a notificao pessoal do impetrado, o que feito por ofcio acompanhado das cpias da inicial e documentos, com a fixao do prazo de dez dias para prestao das informaes. A notificao do impetrado e dos interessados eqivalem a citao. Indeferindo a inicial, os autos sero arquivados, caso no for interposta apelao. O juiz dever, primeiro, mandar suprir as falhas num prazo de dez dias, e s aps a omisso da parte que proferir o despacho indeferitrio

12. Liminar uma medida cautela admitido pela prpria lei de mandado de segurana quando sejam relevantes os fundamentos da impetrao e do ato impugnado puder resultar a ineficcia da ordem judicial, se concedida a final - fumus boni juris e periculum in mora.

A liminar pode ser revogada a qualquer tempo se observado a inexistncia dos princpios que lhe deram origem. A Lei 2.770/56, proibi a concesso de liminar nas aes de liberao de mercadorias, bens ou coisas de procedncia estrangeira. Deve-se entender que essa so os que entram no pas com alguma irregularidade. Uma vez cassada a liminar ou cessada a sua eficcia, voltam as coisas ao statu quo ante.

13. Suspenso da liminar ou da sentena A suspenso da liminar ou dos efeitos da sentena concessiva providncia para evitar grave leso ordem, sade, `a segurana e economia pblica. O Presidente do Tribunal competente dever motivar sua deciso apresentando as razes que justificam e legitimam a suspenso, porm fica ao seu arbtrio a valorao dessas razes.

14. Informaes As informaes constituem a defesa da Administrao que deve ser prestada no prazo mximo de dez dias. As informaes dever dizer detalhadamente em que se baseou o ato impugnado. A falta de informaes leva a confisso ficta dos fatos arqidos na inicial. Com as informaes encerra-se a fase instrutria do processo de mandado de segurana e fecha-se a possibilidade de ingresso de litisconsorte, porm sendo aceito o necessrio. J o assistente pode fazer parte da ao a qualquer tempo pois no aproveitado na sentena. A ausncia de litisconsorte necessrio enseja nulidade do julgamento.

15. Sentena A sentena em mandado de segurana poder ser de carncia ou de mrito. de carncia quando o impetrante no satisfaz os pressupostos processuais e as condies do direito de agir. J a sentena de mrito, decidir sobre o direito invocado. A carncia ocorre quando o impetrante no satisfez os pressupostos processuais e as condies do direito a agir. A sentena de mrito decidir sobre o direito invocado, desde a sua liquidez e certeza diante do ato impugnado, para concesso ou denegao da segurana. A sentena quando visa corrigir ato repressiva e quando se destina a impedir ilegalidade preventiva. Na sentena o juiz dever decidir sobre o pedido inicial, condenando o vencido nas custas e honorrios advocatcios.

16. Execuo A execuo da sentena concessiva da segurana imediata, especfica ou in natura, isso , mediante cumprimento da providncia determinada pelo juiz sem a possibilidade de substituio por pecnia. O no acatamento do mandado judicial caracteriza o crime de desobedincia a ordem legal. Cumprida a ordem judicial, exaure-se o contedo mandamental da sentena. A deciso denegatria da segurana ou cassatria da liminar produz efeito liberatrio imediato do ato impugnado, ficando o impetrado livre para pratic-lo ou prosseguir na sua efetivao desde o momento em que for proferida.

17. Recursos Os recursos cabveis em mandado de segurana so: Apelao, da deciso que apreciar o mrito, decretar a carncia ou indeferir a inicial; recurso de ofcio, da sentena que conceder a segurana; agravo regimental, do despacho do Presidente do tribunal que suspender a execuo da sentena ou cassar a liminar; recurso ordinrio, qualquer que seja o valor da impetrao, desde que o acrdo incida nos permissivos constitucionais. Cabem, ainda., os demais recursos do CPC O objeto de recurso somente o devolutivo. O prazo para recursos so fixados no CPC. Pode o recurso ser posto por qualquer das partes que constituram a ao. Fazenda Pblica garantido o privilgio da duplicao dos prazos para os recursos, no estendo s fundaes, empresas pblicas, concessionrias de servios pblicos, etc.

18. Coisa julgada A coisa julga pode ser tanto concessiva como denegatrio, desde que haja apreciado o mrito da pretenso do impetrante e afirmado a existncia ou a inexistncia do direito a ser amparado. No faz coisa julgada quando indeferido desde logo a inicial por no ser o caso de mandamus. Denegado o pedido, faz coisa julgada. Isso veda a propositura de ao por via ordinria. A mesma parte poder impetrar sucessivos mandados de segurana com o mesmo objeto, desde que por fundamentos diversos. Neste caso no ocorre renovao do mandado, excluindo-se, ento, a imposio do art. 16 da Lei1533/51. No mandado de segurana coletivo, o entendimento jurisprudencial, quando julgado procedente, faz coisa julga erga omnes; se denegatria, poder ser proposta ao individual. Salienta-se que sentenas nulas no faz coisa julgada, podendo ser impetrada outra ao. Para que surja coisa julgada indispensvel a triplica identidade de pessoas, causa e objeto.

19. Questes processuais Devido seu carter emergencial e da preferncia legal sobre todas as demais causa, exceto o habeas corpus, o mandado de segurana apresenta as seguintes questes processuais: tramitao nas frias forense, devido o seu carter; alterao do pedido, o impetrante somente poder adquar o seu pedido s informaes do impetrado caso no as conhece antes da inicial; alterao dos fundamentos, no sendo admitido alterao dos fundamentos posto que o mandamus contra atos da autoridade e isso legitima a ao; argies incidentes, no aceito argies incidentes, como a de falsidade, embargos de terceiros, atentado, existncia ou inexistncia de relao jurdica etc.; agravo de instrumento; desistncia da impetrao, o que admitido a qualquer tempo independentemente do consentimento do impetrado, no se aplicando o disposto no 4. do art. 267 do CPC; preveno de competncia e litisconsrcio unitrio; atendimento do pedido antes da sentena, o mrito deve ser julgado mesmo depois de acatado o pedido, isso para evitar danos retrocedentes; e valor da causa, em razo da natureza constitucional do mandado de segurana, irrelevante o valor que se lhe atribui, para recurso extraordinrio.

BIBLIOGRAFIA: MEIRELLES, Hely Lopes; Mandado de Segurana, Ao Popular, Ao Civil Pblica, Mandado de Injuno e Habeas Corpus, 17. Edio, Malheiros Editores Ltda; So Paulo-SP. MEIRELLES, Hely Lopes; Direito Administrativo Brasileiro, 22. Edio, Malheiros Editores Ltda; So Paulo-SP

Vous aimerez peut-être aussi