Vous êtes sur la page 1sur 4

Ensaios de Qualidade de Matria-prima Vegetal, com base Na RDC 14/2010

Diversas normas regulamentam a produo de medicamentos, incluindo os fitoterpicos. Medicamentos fitoterpicos podem ser manipulados ou industrializados, conforme a legislao brasileira. Podem ainda ser destinados a uso humano ou veterinrio, sendo os para uso humano regulamentados pela ANVISA e os para uso veterinrio regulamentados pelo Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (MAPA). A manipulao de medicamentos para uso humano feita em farmcias com autorizao da Vigilncia Sanitria (estadual ou municipal), com base em preparaes magistrais (elaboradas a partir de prescries mdicas, de dentistas ou veterinrios) ou oficinais (inscrita no Formulrio Nacional ou em Formulrios Internacionais reconhecidos pela ANVISA). A norma que regulamenta a manipulao a Resoluo de Diretoria Colegiada (RDC) no. 67/07, atualizada pela RDC no. 87/08, que define as Boas prticas de manipulao de preparaes magistrais e oficinais para uso humano em farmcias. Apenas os medicamentos fitoterpicos industrializados para uso humano so registrados na ANVISA. Para o registro de medicamentos fitoterpicos, existe regulamentao especfica desde 1967, a Portaria 2, que foi seguida pela Portaria 06, publicada em 1995, RDC 17, publicada em 2000, a RDC 48, publicada em 16 de maro de 2004 e a norma vigente RDC 14/2010, publicada em 05 de abril de 2010. Como forma de aperfeioar o marco regulatrio, inserido no contexto da cadeia produtiva de plantas medicinais e fitoterpicas, a legislao sanitria brasileira que dispe sobre o registro de medicamentos fitoterpicos foi recentemente atualizada, sendo publicada na forma de Resoluo de RDC n. 14/2010, permitindo o acompanhamento do desenvolvimento cientfico e tecnolgico, e possibilitando a ampliao do acesso da populao aos medicamentos. O registro de medicamentos o instrumento atravs do qual o Ministrio da Sade, no uso de sua atribuio especfica, determina a inscrio prvia do produto no rgo ou na entidade competente, pela avaliao do cumprimento de carter jurdicoadministrativo e tcnico-cientfico relacionada com a eficcia, segurana e qualidade destes produtos, para sua introduo no mercado e sua comercializao ou consumo.

Segundo a RDC no. 14/10, fitoterpico o medicamento obtido com emprego exclusivo de matrias-primas ativas vegetais, cuja eficcia e segurana so validadas por meio de levantamentos etnofarmacolgicos, de utilizao, documentaes tecnocientficas ou evidncias clnicas. caracterizado pelo conhecimento da eficcia e dos riscos de seu uso, assim como pela reprodutibilidade e constncia de sua qualidade. No podem ser includos no medicamento fitoterpico substncias ativas isoladas, de qualquer origem, nem as associaes destas com extratos vegetais. Alm da RDC 14/2010, outras normas complementam as orientaes quanto ao registro de medicamentos fitoterpicos, algumas se referem exclusivamente a medicamentos fitoterpicos, como a recente IN n 05/10, que apresenta a Lista de referncias bibliogrficas para avaliao de segurana e eficcia de fitoterpicos; a IN 05/08, com a Lista de fitoterpicos de registro simplificado; RE 90/04, que publicou o Guia para realizao dos testes de toxicidade pr-clnica de fitoterpicos; e a RE 91/04; com o Guia para realizao de alteraes, incluses, notificaes e cancelamento ps-registro de fitoterpicos. Atualmente, os fitoterpicos equiparam-se aos medicamentos sintticos nos requisitos para o registro, sendo exigidas avaliaes desde a matria-prima vegetal, passando pelos derivados, at o produto final, o medicamento. A RDC 14/10 define que a produo de fitoterpicos siga as BPFC, regulamentadas pela ANVISA. Os controles nas diversas etapas de produo abrangem: a matria-prima que pode ser a droga vegetal ou o derivado vegetal e o produto final, o medicamento fitoterpico. Para a matria-prima vegetal, avaliada a confirmao da identidade botnica, sua integridade, caracteres organolpticos, presena de material estranho como cinzas, umidade, contaminantes micro e macroscpicos, incluindo fungos, bactrias e mico toxinas e metais pesados. Deve ser ainda informado o local de coleta e se foram utilizados mtodos para eliminao de contaminantes, acompanhado da pesquisa de possveis resduos. Por fim, deve ser apresentada a anlise qualitativa e quantitativa dos marcadores. O controle quantitativo de marcadores pode ser substitudo por controle biolgico da atividade teraputica. Os resultados para a droga vegetal s precisam ser apresentados quando a empresa fabricante do medicamento fitoterpico for tambm produtora do derivado vegetal, ou quando a droga vegetal for empregada como ativo no medicamento fitoterpico.

No derivado, adicionalmente so observados quais mtodos de extrao foram empregados e presena de resduos de solvente. So tambm solicitados testes fsicoqumicos do extrato, incluindo: caracterizao organolptica, resduo seco, pH, teor alcolico densidade (para extratos lquidos); umidade/perda por dessecao, solubilidade e densidade aparente (para extratos secos); densidade, ndice de refrao, rotao ptica (para leos essenciais); e ndice de acidez, de ster, de iodo (para leos fixos). Deve tambm ser includo nos resultados um laudo do fornecedor da matriaprima, considerando-se que no sero dadas as informaes da droga vegetal. Esse laudo deve conter a nomenclatura botnica completa; parte da planta utilizada; solventes, excipientes e/ou veculos utilizados na extrao do derivado; relao aproximada droga vegetal:derivado vegetal; e a descrio do mtodo para eliminao de contaminantes, quando utilizado, e a pesquisa de eventuais alteraes. No produto final, o controle varia de acordo com a forma farmacutica, mas sempre avalia a integridade e estabilidade do produto (inclusive pela dosagem de marcadores), alm do controle dos nveis de contaminao microbiana. Todas as metodologias analticas empregadas devem ser oficialmente reconhecidas no pas, por meio da Farmacopia Brasileira, ou validadas conforme o disposto na RE 899/03. A legislao admite que as metodologias farmacopicas no precisem ser validadas. A RDC n. 14/2010 tambm orienta o ente regulado quanto submisso de alteraes ps- registro nos medicamentos fitoterpicos. As empresas titulares do registro junto a ANVISA devem seguir os procedimentos especificados no Guia para realizao de alteraes e incluses ps-registro de medicamentos fitoterpicos publicado pela ANVISA atravs da RE n. 91/2004, ou suas atualizaes.

Referencias Bibliogrficas

LEGISLAO DE FITOTERAPICOS. Disponvel em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABHQUAA/legislacao-fitoterapicos-no-brasil. Acessado em 22 de maro de 2013. RDC 14/2010. Disponvel em: http://www.crfma.org.br/site/arquivos/legislacao/resolucoeseinstrucoesnormativasdaanv isa/RDC%2014%202010.pdf. Acessado em 22 de maro de 2013. CONTROLE DE QUALIDADE. Disponvel em: http://sbfgnosia.org.br/Ensino/cq_materia_prima_vegetal.html. Acessado em 22 de maro de 2013.

Vous aimerez peut-être aussi