Vous êtes sur la page 1sur 7

CRITRIOS DE SELEO DE MTODOS E SISTEMAS DE IRRIGAO 1 Critrio para seleo de mtodos de irrigao O primeiro passo no processo de seleo do sistema

a de irrigao mais adequado para uma certa situao consiste em selecionar antes o mtodo de irrigao. Vrios fatores podem afetar a seleo do mtodo de irrigao. A escolha correta do mtodo de irrigao, isto , se por superfcie, asperso ou localizada ir depender de caractersticas locais como o solo (capacidade de armazenamento de gua, velocidade de infiltrao, drenagem, topografia, presena de lenol fretico, salinidade, etc.), o clima (ventos, umidade relativa do ar, temperatura, precipitao), a gua (disponibilidade e qualidade), a cultura (gro, fruticultura, cafeicultura, forrageiras, etc.), de fatores humanos (formao tecnolgica, hbitos, preferncias, etc.) bem como dos aspectos econmicos. Como se depreende, no existe um sistema de irrigao considerado ideal, isto , capaz de atender da melhor maneira possvel a todas as condies do meio fsico e a grande variedade de culturas e interesses econmicos e sociais. Deve-se selecionar o sistema mais adequado para cada condio em particular. O processo de seleo baseia-se na anlise criteriosa das condies existentes em funo das caractersticas de cada sistema de irrigao e da anlise econmica de cada alternativa. Os principais fatores a serem analisados so apresentados a seguir.

1.1 Recursos Hdricos Os recursos hdricos podem ser de natureza superficial (rios, lagos, represas, etc.) ou subterrnea (aquferos freticos ou confinados). Os principais parmetros relativos aos recursos hdricos (qualidade e quantidade) e suas implicaes na seleo de sistemas de irrigao so apresentados a seguir. 1.1.1 Quantidade Os recursos hdricos disponveis para irrigao devem ser analisados em funo da vazo disponvel, no caso de rios, riachos e poos, ou do volume total, no caso de lagos, represas e audes. A quantidade um dos principais fatores limitadores de alguns mtodos e sistemas de irrigao podendo assim determinar a escolha ou no de um determinado sistema.

1.1.2 Qualidade Em relao a qualidade da gua vrios fatores influenciam no sistema de irrigao a ser utilizado. guas contaminadas por agentes patognicos, grande presena de sais, carbonato.

A qualidade determinada pela grande quantidade e natureza do material slido em suspenso e em soluo.

1.1.3 Influncia dos recursos hdricos na escolha do sistema. Em relao a quantidade de gua sistemas com maior eficincia de uso da gua, como o gotejamento (80-90%), devem ser preferidos em regies onde a disponibilidade de gua limitada e/ou seu custo elevado. Ao contrario os sistemas por superfcie, so caracterizados por baixa eficincia, geralmente entre 40 e 70% e, por isso, devem ser evitados em condies onde a gua fator limitante. Se referindo a qualidade da gua guas contaminadas por agentes patognicos no devem ser utilizados para a irrigao de hortalias que so consumidas in natura, principalmente se o sistema for por asperso. Dependendo da hortalia e do grau de contaminao da gua, sistemas superficiais, subsuperficiais e localizados podem ser utilizados, desde que com superviso tcnica. Deve ser levar em conta tambm o custo da gua na seleo do mtodo. Quanto maior o custo mais eficiente deve ser o mtodo. O uso de gua com excesso de sedimentos e/ou substancias qumicas, como os carbonatos limitam a utilizao de sistemas por asperso, por microasperso e, principalmente por gotejamento, a menos que se usem equipamentos de filtragem e corretivos qumicos.

1.2 Fatores Agronmicos A espcie a ser cultivada com suas caractersticas prprias, como densidade e sistema de plantio, altura de plantas, profundidade do sistema radicular e necessidade hdrica, um dos principais fatores a ser considerados na seleo do sistema de irrigao.

1.2.1 Influncia dos fatores agronmicos na escolha do sistema Irrigao por sulco e gotejamento adapta-se melhor a culturas cultivadas em linha. A asperso principalmente quando o tamanho de gotas grande, pode reduzir a produtividade de hortalias como tomate, pimento, berinjela quando realizada durante o perodo de florao. Prejudica tambem a produo de sementes de hortalias de fruto secos, como a cenoura, cebola o coentro e a cebola. O impacto das gotas podem prejudicar a polinizao, favorecer a queda de flores e o abortamento de frutos. O problema minimizado quando se utiliza aspersores com bocais de menor dimetro e maior presso de servio. A altura das plantas no limita a utilizao de irrigao por superfcie, subsuperficie e localizada, mas podem limitar o uso da asperso. Nesse caso os aspersores devem estar

localizados acima do dossel da cultura para que a uniformidade de distribuio da gua no seja comprometida. Cultivos tutorados como tomate, chuchu dificultam o uso de sistemas de asperso convencional porttil e semiporttil, que requer mudanas peridicas da posio linhas laterais. Culturas exigentes em gua e com sistema radicular superficial, quando cultivados em solos com baixa reteno de gua, requerem irrigaes leves e frequentes. Isso inviabiliza o uso de sistema de sistemas de irrigao superficiais, pois a eficincia de irrigao desses sistemas, esta diretamente relacionada a lamina de gua aplicada. Irrigaes em regime de alta frequncia requerem uso intensivo de Mao de obra em sistema superficial e por asperso convencional porttil e semi porttil. Os sistemas mais irrigados para irrigao frequente so por asperso convencional fixo e por gotejamento.

1.3Topografia e formato do terreno As condies topogrficas afetam a seleo do sistema de irrigao, o dimensionamento, a operao e o manejo. Terrenos com declividade acentuada e/ou superficiais muito irregulares limitam o uso da irrigao superficial e subsuperficial. Para terreno com tais caractersticas, a opo o uso de sistemas de irrigao por asperso convencional, gotejamento, microasperso ou ate mesmo piv central com regularidades de presso.

1.3.1 Influncia da topografia do terreno na escolha do sistema de irrigao.

Dentre os sistemas superficiais, admitem-se declividade de ate 2% para sulco de inundao, 7% para sulco em contorno e faixa e 10% para corrugao. A susceptibilidade do solo a eroso principal fator na determinao da declividade para os sistemas superficiais. Alguns dos sistemas por asperso podem operar em declividade de at 20% ou mais, enquanto os sistemas localizados podem ser utilizados em declives de ate 60%. O formato do terreno tambm poder ser fator decisivo na seleo do sistema de irrigao. os sistemas por asperso convencional, sulco em contorno e gotejamento, podem irrigar reas de qualquer formato. Sistemas tipo autopropelido, deslocamento linear, superficiais por sulco e por faixa irrigam reas retangulares, enquanto o piv central irriga rea circular.

1.4 Solo Os fatores do solo mais importantes para a seleo de sistemas de irrigao so: capacidade de gua disponvel, capacidade de infiltrao, aerao, salinidade, profundidade efetiva. 1.4.1 Capacidade de gua disponvel Todos os fatores que resultam em grande capacidade de gua disponvel do solo sem, contudo, restringir a aerao, tendem a favorecer o uso dos sistemas de irrigao por superfcie, pelos quais relativamente eficiente aplicar grandes volumes de gua com baixa freqncia. Reciprocamente, solos com baixa capacidade de gua disponvel requerem irrigaes frequentes e com pequeno volume, o que pode ser melhor atendido por sistemas de irrigao por asperso e localizada.

1.4.2 Capacidade de infiltrao de gua no solo

A capacidade de infiltrao um fator bsico de projeto para todos os mtodos de irrigao. No caso de irrigao por sulcos e faixas, determina o comprimento timo da parcela para uma dada vazo de entrada e declividade do terreno. No caso de asperso, a intensidade de aplicao de gua determina o tamanho e a capacidade dos aspersores e o espaamento entre eles.

1.4.3 Salinidade Os solos salinos ocorrem comumente em regies ridas e semi-ridas, onde a precipitao menor que a demanda evaporativa da atmosfera. Esse desequilbrio produz acmulo de sais solveis no solo, nocivos s plantas, ao longo do tempo, podendo tornar o solo estril. O acmulo de sal no solo pode se intensificar se houver irrigao com gua salina, principalmente se no for implantado um eficiente sistema de drenagem subterrnea.

1.4.4 Influencia do solo na escolha do sistema de irrigao

Para terrenos em declive a baixa velocidade de infiltrao propicia o escoamento superficial, quando se utilizao irrigao por asperso com intensidade de aplicao no compatvel com a capacidade de infiltrao, aumentando os riscos de eroso. Neste caso, a intensidade de aplicao de gua dos aspersores no deve superar a capacidade de infiltrao do solo. A asperso convencional e a microasperso permitem uma melhor compatibilizao entre a

intensidade de aplicao e a velocidade de infiltrao. J alguns sistemas de asperso mecanizados, como o piv central e o autopropelido, no permitem a mesma flexibilidade operacional e podem ser limitantes em solos com reduzida velocidade de infiltrao. Reciprocamente, velocidade de infiltrao elevada, tpico de solos arenosos, representa um grande inconveniente implantao de sistemas superficiais. Nestes solos, as parcelas de irrigao tm pequeno comprimento, facilitada a perda de gua por percolao profunda, os custos da irrigao so mais elevados e as operaes mecanizadas so dificultadas. Os sistemas de irrigao por asperso ou localizada devem ser preferidos. Como um critrio geral, pode-se considerar que solos com velocidade de infiltrao inferior a 10 mm/h so aptos aos sistemas por superfcie; solos com velocidade de infiltrao superior a 30 mm/h devem ser irrigados apenas por sistemas localizados ou asperso. Entre esses dois limites, ambos os sistemas podem ser utilizados, porm outros critrios governam a seleo. Onde o solo tem significativa variabilidade nas suas propriedades de reteno e infiltrao de gua ou em seu perfil, e essas diferenas se estendem em glebas relativamente grandes da rea, os equipamentos de asperso e localizada se adaptam melhor irrigao, por serem suficientemente flexveis para permitir o uso de diferentes emissores de gua para atender s variabilidades da rea. Sulcos e faixas no podem ser convenientemente dimensionados, com diferentes comprimentos nas diversas glebas, porque complicam a operao eficiente dos sistemas. Em locais cuja salinidade do solo constitui problema, a irrigao subterrnea e por sulcos deve ser evitada. Os sulcos possibilitam a formao de uma zona salina na distncia intermediria entre eles, geralmente o local onde se desenvolvem as plantas. Se os sulcos forem construdos prximos, ou coincidindo com as linhas de plantio, a irrigao pode ser manejada para reduzir o efeito prejudicial do excesso de sais. Os problemas relacionados presena de sais solveis no solo podem ser mais facilmente contornados com a utilizao de regimes de irrigao mais frequentes e localizada, o que permite o deslocamento dos sais para fora da zona radicular e mantm o teor de gua sempre elevado nesta regio, o que reduz a concentrao salina. Por isso, os sistemas de irrigao localizada renem as maiores vantagens em solos salinos.

1.5 Clima A frequncia e a quantidade das precipitaes que ocorrem durante o ciclo das culturas ditam a importncia da irrigao para a produo agrcola. Nas regies ridas e semiridas praticamente impossvel produzir sem irrigao. Todavia, em regies mais midas, a irrigao pode ter carter apenas complementar e os sistemas de menor custo, como subirrigao e

sulcos, se atenderem a outros requisitos (descritos posteriormente), devem ser selecionados para esse caso. Em condies de vento forte, a uniformidade de distribuio de gua pode ser muito prejudicada no mtodo da asperso e, portanto, ele deve ser evitado. O sistema de irrigao por piv central apresenta melhor desempenho, em condies de vento, que os sistemas autopropelidos e convencionais, particularmente quando utilizado o sistema LEPA. Praticamente no h efeito de vento em sistemas de irrigao localizada e subirrigao. As perdas de gua por evaporao direta do jato, nos sistemas de asperso, podem chegar a 10%, sem considerar a evaporao da gua da superfcie das plantas. 1.5.1 Influncia do clima na escolha no sistema de irrigao A ocorrncia de ventos fortes ou grandes variaes de velocidade e direo constitui importante limitao asperso, pois diminui acentuadamente a uniformidade de distribuio de gua por aspersores e microaspersores e pode reduzir a eficincia de irrigao. A uniformidade mais prejudicada nos sistemas cujos aspersores operam estacionados, como na irrigao por asperso convencional e rolamento lateral, ou nos sistemas que irrigam faixas relativamente grandes, como os aspersores autopropelidos. Os sistemas de irrigao por superfcie, subterrnea e por gotejamento no so prejudicados pela ocorrncia ventos e devem ser preferidos nestas condies. Altas temperaturas e baixa umidade relativa tm efeito direto sobre as perdas de gua por evaporao nos sistemas de asperso. Estas perdas podem ser consideradas altas quando ultrapassam 15%. Alta temperatura e baixa umidade relativa tambm favorecem a perda de gua pela planta, atravs da transpirao, requerendo a aplicao de lminas de irrigao relativamente grandes. Deve-se considerar tambm a evaporao da gua retida pela vegetao, quando se utilizam sistemas por asperso, e perda direta do solo, na rea no cultivada nas entre-linhas de plantio, principalmente em grandes espaamentos. A caracterizao desses processos como perda efetiva de gua ainda controvertida, porm pouco provvel que essa gua apresente planta o mesmo benefcio da gua absorvida pelas razes. O problema aumenta de importncia ao se considerar irrigao por asperso com alta freqncia e alto grau de pulverizao, em que grande parte da lmina aplicada pode ser interceptada pelo dossel vegetativo e no atingir o solo. 1.6 Fatores Humanos Alm das dificuldades envolvidas na anlise dos diversos fatores apresentados anteriormente, com vistas seleo de sistemas de irrigao, h que se considerar os fatores comportamentais dos agricultores, no menos importantes, como hbitos, preferncias, tradies e preconceitos. Esses fatores dificultam a introduo de inovaes tecnolgicas,

persistindo a tendncia de uso dos sistemas de irrigao j consagrados na regio, caracterizando o alto grau de averso ao risco por parte do irrigante. Agricultores de melhor formao tecnolgica so mais acessveis a mudanas tecnolgicas e, at mesmo, contribuem para o aprimoramento de sistemas de irrigao superando expectativas de desempenho. Ao contrrio, quando o agricultor no consegue assimilar os princpios bsicos da irrigao, os sistemas de elevado desenvolvimento tecnolgico podem no corresponder aos seus anseios. A irrigao por superfcie e asperso convencional tm sido utilizadas com relativo sucesso por muitos agricultores menos desenvolvidos, enquanto a irrigao localizada e asperso mecanizada apresentam algumas particularidades operacionais que dificultam o uso racional e exigem maior treinamento dos agricultores.

Vous aimerez peut-être aussi