Vous êtes sur la page 1sur 3

Comparador de Dimetros Internos

1. Foi desenvolvido para a medio por comparao em dimetros internos em diferentes profundidades, para fazer a verificao da circunferncia. 1. Consiste de um mecanismo que transmite o movimento da ponta de contato para o relgio comparador ,onde feita a leitura. 1. Faz a verificao de ovalizao e cilindricidade ou conicidade. 1. Seleciona-se um batente equivalente ao dimetro a ser comparado e faz-se a medio. Conhecendo o Instrumento 1. 01: Ponta de contato do relgio 2. 02: Haste longa: Est em contato constante com a esfera da ponta de contato e com o came, quando o sbito est sendo utilizado. Tem a funo de transmitir o movimento da ponta de contato do sbito com a ponta de contato do relgio. 3. 03: Batente do sbito : a ponta que determina qual a capacidade do instrumento. 4. 04: Anel para calamento do batente: utilizado quando o batente, sozinho, no tem condies de permitir a leitura de uma faixa de medies. Tem diferentes espessuras. 5. 05: Came: Transmite o movimento da ponta de contato do sbito para a haste longa. 6. 06: Ponta de contato com esfera: Ao pressionarmos este componente contra o furo, ele movimenta todo o conjunto interno de componentes. 7. 07: Corpo da extremidade inferior: Geralmente rosqueado ao corpo do sbito, nele esto fixados os componentes inferiores.

Tipos de comparadores Analgico Digital Como Fazer Leitura Colocando-se o sbito no furo, movimentar o sbito conforme figura abaixo e observar no relgio comparador o valor encontrado. Detalhe: quando a ponta do sbito estiver exatamente a 90 das paredes do anel, a medida do anel ser percebida pela mudana brusca de direo de movimentao do ponteiro, que passar do sentido HORRIO para o ANTI-HORRIO. O valor MNIMO encontrado a medida do furo. 1. O valor MNIMO encontrado a medida do furo. 2. As leituras so similares s executadas em relgios comparadores, porm com uma diferena: no sentido HORRIO, os valores so menores, e conseqentemente, no sentido ANTI-HORRIO, os valores so maiores, exatamente o contrrio das leituras normais com relgios comparadores. Isto ocorre devido ao sistema de alavancagem do sbito. Cuidados na Medio Cuidados Com o Instrumento 1. Limpar com um pano limpo e macio antes e aps o uso; 2. Selecionar os componentes necessrios para montagem do mesmo; Fazer a calibragem correta do instrumento; 1. Fazer a calibragem correta do instrumento; 2. Procurar usar ZERO como referncia,evitado assim de fazer clculos; 3. Evite erro de paralaxe olhando frontalmente para o relgio;

1. proteg-lo de impactos; Substituir equipamento avariado; 1. Substituir equipamento avariado; 2. guard-lo em local adequado; 3. No apertar a presilha com muita fora, pois pode-se parti-la com certa facilidade; 4. No tentar mover o relgio estando com a presilha apertada.

Vous aimerez peut-être aussi