Vous êtes sur la page 1sur 19

Projeto de sistemas Ol amigos!

Na disciplina de Projeto de Sistemas iremos praticar tudo que j conhecemos durante o curso de Anlise e Desenvolvimento de Sistemas. Para aqueles se lembram, trabalhamos juntos na disciplina de Engenharia de Software. Vamos l! Definio de Projeto: Apesar de ser bastante intuitivo, vamos relembrar a definio de Projeto. Em (PMBOK, 2004), um projeto entendido como um esforo temporrio empreendido para criar um produto, servio ou resultado exclusivo. Para saber mais, acesse o link

http://www.fagury.com.br/sys/downloads/fagury.com.br%20-%20pmbok2004%20-%20v1.0.pdf Por esta enunciao, percebemos que projeto est muito prximo do processo de software, pois no desenvolvimento de um software sempre existe uma data para iniciar e outra para concluir, com objetivo de disponibilizar um produto exclusivo para a comunidade.

Ciclo de vida de projeto: Para saber mais sobre o assunto, gostaria de indicar a voc leituras que vo complementar o conhecimento sobre o qual trataremos nesta aula. Leia o artigo sobre o Ciclo de Vida do Desenvolvimento de Software, escrito por Fbio Camara, 2008, acessvel pelo link abaixo em 02.mar.2010:

http://www.linhadecodigo.com.br/ArtigoImpressao.aspx?id=1708 A construo de software [Mc Connel, 1993] se refere s atividades intermedirias do ciclo de vida de desenvolvimento de software, que compreendem o projeto detalhado, a codificao e os testes de

unidade. Ela precedida pelo levantamento de requisitos e pelo projeto arquitetural, sendo sucedida pela implantao e manuteno do sistema. Deste ponto de vista, vamos relembrar o ciclo de vida de desenvolvimento de software, principalmente no que diz a respeito da qualidade de um software e quanto s etapas de testes: http://www.dimap.ufrn.br/~jair/ES/slides/CiclodeVida.pdf

Figura 1: fases de testes de softwares Dando foco em qualidade de software Como voc j viu, a Engenharia de Software est buscando, em primeiro plano, a qualidade do produto como um todo. Agora, em Projeto de Software, tambm no podemos deixar de relembrar que todas as disciplinas da engenharia de software so imprescindveis para o sucesso de um projeto de sistemas. Assistam o vdeo no link abaixo para refletir mais sobre a questo da qualidade: Prazo e cronograma: A questo do prazo importantssima, visando a data final da entrega do software. Porm isso no tudo, tendo em vista que muitas ocorrncias no previstas podem acontecer durante o percurso do projeto, tais como: falta de recursos na equipe do desenvolvimento, restries de oramento, entre outros riscos a que o projeto est sujeito. Veja este link sobre cronograma: apresentao muito objetiva e que vai nos mostrar vrios aspectos com os quais precisamos nos preocupar durante a fase do sequenciamento das atividades e responsabilidades:

Iniciando um projeto: Considerar que as pessoas so o recurso mais importante e impactante num desenvolvimento de software, pois o conhecimento adquirido pela equipe fica em grande parte na cabea do analista de sistemas ou do programador. Agora, para iniciar efetivamente um projeto, vamos nos deparar com situaes que podem comprometer o sucesso do mesmo. Veja o vdeo que pode te ajudar para se preparar melhor ao dar o start de um projeto de sistemas. Qual Eu De Qual Como Quais ser so os tenho onde e a autonomia como o gesto marcos para do terei sobre recursos escopo projeto, e o financeiros do prioridade avaliao e com o projeto e e recursos meu tempo de problema? recursos? humanos? projeto? dedicao?

validao

os stakeholders(interessados)?

Qual prazo de entrega? A figura abaixo mostra um exemplo de requisitos que no esto bem claros antes do desenvolvimento de um sistema. Acredito que algumas pessoas se lembram desta figura, porm, de qualquer forma, vale a ilustrao de que no devemos iniciar um projeto efetivamente caso no tenhamos claramente os objetivos e os requisitos do sistema a ser construdo.

Figura 2: ilustrao de requisito indefinido

4 - Vamos iniciar o nosso Estudo de Caso. Leiam com ateno, pois ele muito importante para o aprendizado do gerenciamento do projeto visto em aula. Este estudo de caso ser usado nas web aulas. Estudo de Caso: Locadora CarroNaHora Veculos de alta classe em todo territrio nacional. A empresa CarroNaHora atua em todas as regies para atender pessoas que necessitam de conforto, segurana e agilidade para se locomover quando no esto com o seu prprio carro. Agilidade um dos pontos fortes desta empresa, portanto sempre busca a melhoria em seus sistemas de informaes. Tanto para atender a demanda de reservas de carros pelo prprio cliente, mas tambm para atender aos gestores do negcio. O atual CEO (Chief Executive Office), Sr Miyahara Cartoon, est remodelando o seu sistema para atender uma grande demanda que a integrao das filiais em todo pas, principalmente quanto reserva do carro por um cliente mesmo estando em outra regio, atravs de um site de Internet. Somente um cliente credenciado poder ter acesso ao novo servio. Ele deve ter pelo menos uma locao realizada com sucesso e possuir carto de crdito, dando garantia da transao e com assinatura digital (certificado digital do cliente). Para este novo projeto, o Sr Cartoon formou uma equipe de tecnologia capacitada para desenvolver o novo sistema que contemplar a Reserva Digital de Carros RDC. Este software dever entrar em produo em quatro meses (dezesseis semanas), em funo da alta temporada do prximo vero, quando a demanda de reserva ir crescer em 28% em relao ao perodo anterior. O principal stakeholder deste estudo de caso, o Sr Cartoon, estabeleceu que o projeto dever estar desenhado, atravs da anlise orientada aos objetos, com tecnologia de banco de dados, no prazo de quatro semanas e que a implementao no poder ultrapassar uma data limite segura para validar o sistema, que de quatro semanas junto aos usurios do projeto piloto do litoral do nordeste em trs capitais. Lembre-se que o prazo final de 4 meses. Como regra de negcio para o sistema a ser desenvolvido, fica estabelecido que o cliente que efetuar at quatro reservas, no prazo de 12 meses, pelo novo processo ter desconto de 50% na quinta reserva se efetivada em 6 meses.

Atravs do login do cliente no sistema RDC, ele poder consultar todas as reservas efetivadas nas respectivas datas, bem como os locais em que utilizou os carros (retirada e entrega). Ele poder optar por categoria de carro: A Luxo: com air-bag, ar condicionado, banco de couros, no mximo com 25 mil km rodados, DVD Blueray e cmbio automtico; B Super: com ar-condicionado, bancos de couros, no mximo com 100 mil km e cmbio automtico; C Conforto: com ar-condicionado. D Bsico: com caractersticas de economia. O cadastro do motorista locador deve conter os dados bsicos da pessoa, o nmero do documento CNH, data de validade deste documento e a categoria da CNH. Toda vez que o carro for retirado numa das lojas, o documento CNH dever ser exigido

e scaneado (digitalizado) para ser armazenado no cadastro digital do cliente. Esta figura ser exibida no site toda vez que o cliente estiver conectado no sistema, para identificao do mesmo.

Web aula 2: Analisando um sistema Ol amigos! Continuando a nossa web aula, vamos praticar um pouco da anlise do sistema. Vamos colocar em prtica o que j aprendemos em anlise de sistemas e sistemas de banco de dados. Nesta unidade da web aula iremos fazer uso da ferramenta JUDE, para desenhar o sistema estudo de caso proposto na unidade 1. Vamos l! Como apresentar um Projeto de sistema: Primeiramente, gostaria de mostrar um vdeo em que ilustra uma apresentao de projeto de sistemas. Pessoal! importante que saibam como uma apresentao de um projeto. Iniciando a anlise do projeto: Com base no estudo de CarroNaHora, vamos exercitar o desenvolvimento do projeto usando as ferramentas para anlise de sistemas. Pessoal, antes de iniciar a nossa atividade, certifiquem-se de que o JUDE est devidamente instalado em seu computador. Caso no esteja, dever executar a instalao que pode ser obtida no

link: http://astah.change-vision.com/en/product/astah-community.html. Ser necessrio efetuar o login e

senha para registro do download, porm totalmente livre de taxas ( free). O download poder obtido neste link https://members.change-vision.com/download/resource.xhtml.

Figura 1: fazer download astah community A instalao deste programa simples e poder ser realizado apenas executando o arquivo que acabou de fazer o download, utilizando o mtodo passo a passo padro da instalao. -------------------------------------------------------Vamos acessar o JUDE Community, a figura 2 mostra como apresentada a ferramenta ao abrir. Para criar o novo projeto basta pressionar o boto Save (gravar), ou em File > Save.

Figura 2: criando novo projeto Guarde o projeto Jude numa pasta que seja fcil de localizar depois. Escolha uma pasta de sua preferncia organizada com os demais arquivos do curso e da nossa disciplina. Estou sugerindo o nome carronahora para facilitar a nossa comunicao durante a web aula. Ver a figura 3:

Figura 3: salvando o projeto da anlise de sistemas O projeto carronahora fica criado vazio, conforme mostra a figura 4.

Figura 4: projeto carronahora criado Agora vamos preparar o ambiente Jude para o projeto, montando a estrutura carronahora da forma mostrada nas figuras abaixo: Posicionando o mouse sobre o nome do projeto carronahora, pressionar o boto direito ir mostrar a opo Create Model > Add Package, conforme a figura abaixo, devem ser criado os pacotes:

Figura 5: criando os pacotes Cada pacote poder armazenar (organizar) os artefatos da UML Unified Modeling Language. Vamos separar os atores, classes e diagramas.

Figura 6: criando pacote atores Criando os pacotes para o projeto carronahora, o arquivo ficar da seguinte forma:

Figura 7: pacotes do projeto carronahora

Vamos identificar os atores e criar o pacote atores: posicionar o mouse sobre o pacote atores e pressionar boto direito sobre Add Actor, conforme mostra a figura:

Figura 8: criando ator Os atores deste sistema so: Locador, Gerente e RDC.

Figura 9: todos os atores Agora, vamos construir o diagrama de caso de uso.

Figura 10: criando caso de uso ************************************** Criar o caso de uso utilizando os atores j existentes, clicando e arrastando o cone do ator Locador para dentro da rea destinada ao diagrama de caso de uso. (ver passo 1). Para criar os casos de usos, deve-se utilizar o cone indicado no passo 2,para demonstrar que o ator ser responsvel pelo caso de uso Efetuar reserva do carro. No passo 3, mostrar as associaes entre ator e o caso de uso. Preste ateno na direo da seta e o tipo de seta.

Figura 11: caso de uso completo Vamos criar as classes do sistema. A classe tem o objetivo de realizao do caso de uso, de forma de procedimento em computador. Portanto, deve possuir os atributos j especificados de acordo com as regras de validao e as operaes que cada classe ir desempenhar. Estas operaes devem contemplar o que o est especificado nos casos de uso.

Figura 12: as classes criadas Para cada classe vamos mostrar que elas possuem: Carro um objeto que poder ser locado e reservado. Para esta classe Carro, foram definidos atributos especficos da classe Carro e algumas operaes que sero realizadas por ela. Ver a figura abaixo. Uma classe deve possuir um atributo identificador para o Objeto, esta identificao est implcita. Esta diferente em Entidade de uma tabela de Banco de Dados, pois numa tabela obrigatria uma chave primria.

Figura 13: classe carro A classe LocacaoCarro tem a responsabilidade de registrar a Locao do carro, como tambm realizar a Devoluo do carro pelo Locador.

Figura 14: classe LocacaoCarro Sair do Modo Leitura Pgina Anterior O Locador a pessoa que ir realizar a reserva, locao e devoluo do carro. Ele poder ter ou no status para efetuar a reserva pela Internet, dependendo do credenciamento que estabelecido pelo sistema representado pelo RDC.

Figura 15: classe Locador A classe ReservaCarro tem a responsabilidade de executar a operao de reservar o carro pelo Locador, usando o site.

Figura 16: classe ReservaCarro Sair do Modo Leitura Pgina AnteriorPrxima Pgina Ampliar o texto Elaborando o diagrama de classes vamos encontrar a figura abaixo. Para criar o diagrama: 1) com o mouse, clicar na classe (tree-view) e arrastar para a rea do diagrama; 2) utilizar as linhas de associao entre classes; 3) definir as multiplicidade das associaes atravs da opo Multiplicity na aba Association End A e Association End B.

Figura 17: diagrama de classe completo Elaborando o diagrama de atividade: O procedimento de reservar o carro pelo cliente (Locador) pode ser descrito da seguinte forma, fluxo bsico: 1. 2. 3. 4. 5. O Locador acessa o site da Internet para efetuar a reserva de um carro. Ao acessar, o Locador deve se identificar com o login e senha. O Locador escolhe a opo RDC. O sistema mostra a lista de carros disponveis para reservar. O Locador preenche os dados da reserva do carro e confirma a sua operao. O sistema efetiva a reserva do carro para o Locador, e mostra o resultado de sucesso da operao. Como fluxo alternativo, temos a situao a seguir: 3.1. Pela identificao do Locador, o sistema verifica se ele est credenciado para efetuar o RDC Em diagrama de atividade, podemos visualizar conforme ilustra a figura abaixo. Criar as colunas Partition com os nomes do atores. Nomear o digrama ad_rdc ( 1); com mouse posicionado sobre o cone Action (2), selecionar com boto esquerdo e posicionado na coluna desejada, pressionar novamente o boto esquerdo para criar uma atividade, descrev-la e redimensionar conforme a sua necessidade; escolher o cone de decision node para criar uma deciso; posicionado na linha ( 4) descrever a

mensagem desejada na propriedade Guard para o critrio da deciso. Para a ao da deciso deve escolher a propriedade Event. As setas de associao entre as atividades e o n-inicial e o n-final devem ser do tipo Control Flow.

Figura 18: diagrama de atividade Sair do Modo Leitura Pgina AnteriorAmpliar o texto

Vous aimerez peut-être aussi