Vous êtes sur la page 1sur 4

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

DISCIPLINA FUNDAMENTOS E PRTICAS EM LIBRAS II CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

PROFESSORA: ANDREIA CRISTINA LEITE

ALUNA:

VANESSA MACHADO NUNES - R.A. 912205392

ATIVIDADE 1

SO PAULO 2013

Atividade 1 - Elabore um comentrio a respeito da formao inicial e continuada do professor e o processo de incluso de alunos Surdos.

Vivemos em um mundo globalizado, que exige de todo mundo uma readequao do modo de agir nesta sociedade marcada pela tecnologia desenfreada. No h mais espao para a passividade, ou seja, as pessoas so levadas a serem sujeitos de sua vida, munidos de vontade prpria e ao; os profissionais das diversas reas so levados se formar constantemente, pois a velocidade com que as coisas mudam faz com que o conhecimento tenha que ser produzido em uma velocidade maior. Na rea da educao esta necessidade de formao continuada ainda mais visvel, pois somos os formadores desta sociedade do conhecimento, este que muda o tempo todo. Transformamos e somos transformados. Podemos verificar estas transformaes tambm na educao dos surdos. Por mais que a humanidade venha produzindo conhecimento sobre este assunto desde 1600 (Guerra 2005), no Brasil apenas na dcada de 60 pode-se verificar uma apropriao do estudo e desenvolvimento de ferramentas mais apropriadas contribuir com a integrao do surdo sociedade. Os deficientes foram durante muito tempo excludos do processo de socializao, com os surdos a histria no diferente. Chegou-se ao cmulo de exigir que eles falassem para poder receber uma herana, uma verdadeira agresso, pois nem todo surdo consegue falar. necessrio que os profissionais da educao estejam cientes do seu papel diante dos desafios impostos populao com algum tipo de deficincia fsica. No caso da surdez o professor desempenha um papel

fundamental, pois pode ajudar a perceber indcios da surdez e acionar a famlia para encaminhamento ao servio mdico adequado. Infelizmente esbarro na minha prtica profissional com um problema srio: as universidades no esto instrumentalizando os professores para atuar como profissionais que incluem, a escola muitas vezes reproduz a excluso social to presente na nossa sociedade. Acredito que seria necessrio incluir o ensino de libras e braile em todos os cursos de licenciatura, para que os professores tenham uma formao inicial adequada. Como no h como mudar a formao h muito o que pode ser feito para ajudar a minimizar as dificuldade dos surdos na educao e na sociedade, preciso que se invista numa formao continuada integradora. Formando profissionais que atendam esta e outras demandas relacionadas s mais variadas formas de deficincia. Verificamos a importncia dos educadores na educao de surdos pois foram eles que comearam a questionar os mtodos ortodoxos da educao de surdos, isso em 1960, fomentando pesquisa, gerando conhecimento eu tm dado mais dignidade aos surdos. E so eles tambm que tm a tarefa de otimizar as pesquisas e gerar conhecimento libertador, ou seja conhecimento que prepara os surdos para o convvio social surdos dignamente. Cabe ao professor e gesto escolar construir um ambiente escolar que respeite e consiga ajudar os surdos e portadores de outras deficincias. Percebo no meu dia-a-dia como docente que h uma boa vontade por parte dos alunos em ajudar, porm se eles fossem instrumentalizados, ou seja, se colocassem disposio de todos os alunos uma alfabetizao mnima em libras ajudaria e muito para que os e preparo da sociedade para receber estes

alunos no ficassem no espontanesmo e pudessem contribuir com mais eficincia no auxlio da pessoa surda na escola e na comunidade. Termino meu relato falando do quanto estou grata a esta oportunidade de ter contato com a linguagem brasileira de sinais, construindo bases para o aprofundamento nesta linguagem, assumindo um compromisso de contribuir com a formao de uma sociedade que respeite e engaje as pessoas portadoras de deficincias.

BIBLIOGRAFIA
GUERRA G. R. Escolarizao do aluno com deficincia auditiva: estudo comparativo entre alunos do ensino regular e do ensino especial. So Paulo: Universidade Federal de So Paulo. Escola Paulista de Medicina; 2005.

Vous aimerez peut-être aussi