Vous êtes sur la page 1sur 3

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL, IP DELEGAO REGIONAL DO CENTRO CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL DE AVEIRO

Curso: Tcnico/a de Ao Educativa Aprendizagem; Nvel 4 Mdulo: Desenvolvimento da criana Formadora: Carla Marques

Victor, o menino selvagem de Aveyron


Em 8 de Janeiro de 1800, um rapaz nu, com o rosto e o pescoo muito arranhados apareceu nos arredores da vila de Saint-Sernin na provncia pouco povoada da Aveyron, na regio centro do sul de Frana. O rapaz, que media apenas 1,35m e aparentava cerca de 12 anos de idade, tinha sido visto vrias vezes nos dois anos e meio precedentes, a correr a quatro patas, a beber em regatos e procura de bolotas e razes para comer. Tinha sido capturado duas vezes, mas tinha escapado. Ento, no Inverno invulgarmente frio de 1799-1800, ele comeou a aparecer em quintas procura de comida. Quando o rapaz de olhos escuros chegou a Saint-Sernin, no falava nem respondia ao discurso, embora se virasse imediatamente ao som de nozes a serem quebradas ou ao de um co a ladrar. Ele rejeitava alimentos cozinhados, preferindo batatas cruas, que lanava na fogueira, retirando-as rapidamente com as mos desprotegidas e devorando-as ainda a escaldarem. Como um animal habituado a viver na floresta, o rapaz parecia insensvel quer ao calor, quer ao frio extremos, rasgando e tirando as roupas que lhe tentavam vestir. Parecia evidente que ele tinha perdido os seus pais ou que estes o tinham abandonado, mas era impossvel de dizer h quanto tempo isso tinha sucedido. O rapaz apareceu num perodo de agitao intelectual e social, quando uma nova abordagem cientfica comeava a substituir a especulao mstica. Os filsofos debatiam questes sobre a natureza essencial do ser humano questes que iriam, nos dois sculos seguintes, tornar-se centrais para o estudo do desenvolvimento da criana. As qualidades, o comportamento e as ideias que definem os seres humanos so inatas ou so adquiridas? Qual o efeito do contacto social durante os primeiros anos de vida, e a sua falta pode ser superada? Um estudo cuidadosamente documentado de uma criana

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL, IP DELEGAO REGIONAL DO CENTRO CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL DE AVEIRO

que tinha crescido no isolamento poderia fornecer evidncia do impacto relativo da natureza (as caractersticas inatas da criana) e do ambiente (a educao, a escolaridade e outras influncias sociais). Aps observaes iniciais, o rapaz, que veio a ser chamado Victor, foi mandado para uma escola de surdos em Paris. A, foi entregue aos cuidados de Jean-MarcGaspard Itard, um mdico ambicioso de 26 anos, que exercia a medicina mental ou psiquiatria, uma cincia em emergncia na poca. O rapaz, escreveu Itard, era uma criana repugnantemente suja, que mordia e arranhava aqueles que se lhe opunham e que no demonstrava nenhum afeto por aqueles que cuidavam dele; era algum, em resumo, indiferente a tudo e atento a nada (Lane, 1976, p.4). Alguns observadores concluram que ele era um idiota, incapaz de aprender. Mas Itard acreditava que o desenvolvimento de Victor tinha sido limitado pelo isolamento e que ele precisava simplesmente que lhe ensinassem as competncias que as crianas nas sociedades civilizadas adquirem normalmente na vivncia quotidiana. Itard levou Victor para a sua prpria casa e durante os cincos anos seguintes, gradualmente domesticou-o. Inicialmente, despertou a capacidade do seu aluno para discriminar experincias sensoriais atravs de banhos quentes e frices secas e, depois, prosseguiu com um trabalho meticuloso de treino passo-a-passo de respostas emocionais e instruo do comportamento moral e social, linguagem e pensamento. Os mtodos utilizados por Itard baseados nos princpios da imitao, condicionamento e modificao do comportamento () eram muito avanados para a sua poca e ele inventou muitas das tcnicas de ensino usadas hoje em dia. De facto, Itard, refinando as tcnicas que tinha usado com Victor, veio a tornar-se um pioneiro da educao especial. Mas a educao de Victor, a qual foi retratada no filme A Criana Selvagem de Franois Truffaut, no foi um sucesso sem reservas. O rapaz teve progressos extraordinrios: aprendeu o nome de muitos objetos e era capaz de ler e de escrever frases simples; era capaz de expressar desejos, obedecer a ordens e trocar ideias. Demonstrava afeto, principalmente pela governanta de Itard, Madame Gurin, assim como emoes tais como orgulho, vergonha, remorso e desejo de agradar. Contudo, para alm de emitir alguns sons voclicos e consonnticos, nunca aprendeu a falar. Para alm disso, permaneceu totalmente centrado nas suas vontades e necessidades, e, como admitiu Itard no seu relatrio final, nunca pareceu perder os seus anseios pela liberdade do campo nem a sua indiferena pela maioria dos prazeres da vida social (Lane, 1976, p.160). Quando o estudo terminou, Victor no mais capaz de se defender a si prprio tal como havia feito na floresta foi viver com Madame Gurin (a qual recebeu um subsdio do governo francs para cuidar dele) at sua morte em 1828, quando tinha pouco mais de quarenta anos.

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL, IP DELEGAO REGIONAL DO CENTRO CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL DE AVEIRO

Para refletir: Porque razo que Victor falhou em satisfazer as esperanas iniciais que Itard tinha depositado nele? Tem sido sugerido que o rapaz tinha uma leso cerebral, autismo (uma perturbao que implica ausncia de responsividade social) ou fora vtima de graves maus tratos precoces. Os mtodos de instruo de Itard, avanados como eram, podero ter sido inadequados. O prprio Itard chegou mesmo a considerar que os efeitos do isolamento prolongado no poderiam ser totalmente superados e, que o Victor poderia ser j demasiado crescido, sobretudo para a aprendizagem da linguagem. Apesar da histria de Victor no dar respostas definitivas s questes que Itard se props explorar, ela importante porque foi a primeira tentativa sistemtica de estudar o desenvolvimento da criana. Desde os tempos de Victor, temos vindo a aprender muito acerca do desenvolvimento da criana, mas os desenvolvimentalistas continuam a investigar questes fundamentais como a importncia da natureza e do ambiente. A histria de Victor ilustra os desafios e as complexidades do estudo cientfico do desenvolvimento da criana.
Retirado de O Mundo da Criana

Vous aimerez peut-être aussi