Vous êtes sur la page 1sur 22

Prefeitura Municipal de Oliveira Concurso Pblico / Edital n.

01/2011

ANALISTA DE NVEL SUPERIOR ANALISTA DE ORAMENTO E GESTO


Cdigo 801 LEIA COM ATENO AS INSTRUES DESTE CADERNO. Elas fazem parte da sua prova.
Este caderno contm as questes da Prova Objetiva abrangendo os contedos de Lngua Portuguesa, Conhecimentos Gerais/Legislao e Conhecimentos Especficos.

Use como rascunho a Folha de Respostas reproduzida no final deste caderno.


Ao receber a Folha de Respostas: confira seu nome, nmero de inscrio e cargo de opo; assine, A TINTA, no espao prprio indicado. Ao transferir as respostas para a Folha de Respostas: use apenas caneta esferogrfica azul ou preta; preencha, sem forar o papel, toda a rea reservada letra correspondente resposta solicitada em cada questo; assinale somente uma alternativa em cada questo. Sua resposta no ser computada se houver marcao de mais de uma alternativa, questes no assinaladas ou questes rasuradas. NO DEIXE NENHUMA QUESTO SEM RESPOSTA. A Folha de Respostas no deve ser dobrada, amassada ou rasurada. CUIDE BEM DELA. ELA A SUA PROVA. No perodo estabelecido para a realizao da prova, est includo o tempo necessrio transcrio das respostas do rascunho para a Folha de Respostas. ATENO: Conforme estabelecido no Edital n. 01/2011, Poder, [] ser eliminado o candidato que: portar arma(s) [...]; portar, mesmo que desligados [...], quaisquer equipamentos eletrnicos como relgio digital [...] ou instrumentos de comunicao interna e externa [...] telefone celular, beep, pagers, entre outros []; deixar de entregar o Caderno de Questes da Prova Objetiva e a Folha de Respostas da Prova Objetiva, findo o prazo limite de realizao das provas. (Item 8.2.29, alneas d,e e i)

DURAO DA PROVA: TRS HORAS

www.pciconcursos.com.br

ATENO
Sr.(a) Candidato(a). Antes de comear a fazer a prova, confira se este caderno contm, ao todo, 40 (quarenta) questes objetivas cada uma constituda de 4 (quatro) alternativas assim distribudas: 16 (dezesseis) questes de Lngua Portuguesa, 14 (quatorze) questes de Conhecimentos Gerais/Legislao e 10 (dez)

questes de Conhecimentos Especficos, todas perfeitamente legveis. Havendo algum problema, informe imediatamente ao aplicador de provas para que ele tome as providncias necessrias. Caso V.Sa. no observe essa recomendao, no lhe caber qualquer reclamao ou recurso posteriores.

801

www.pciconcursos.com.br

Lngua Portuguesa
INSTRUO: As questes de 1 a 16 relacionam-se com o texto abaixo. Leia atentamente todo o texto antes de responder a elas.

A NASA VAI AO SOL


J se passaram quase 50 anos desde que o homem se aventurou fora do planeta Terra pela primeira vez. Fomos Lua, mandamos sondas para vrios planetas do sistema solar, mas o astro central ainda permanece cercado de mistrios. No para menos. No fcil se aproximar do Sol, cuja temperatura varia entre seis mil e quinze milhes de graus Celsius, e que fica a cerca de oito anos-luz (por volta de cento e cinquenta milhes de quilmetros) de distncia do nosso planeta. A Nasa, agncia espacial americana, resolveu encarar o desafio e vem desenvolvendo tecnologias para chegar o mais perto possvel do astro. Coroou esse processo na semana passada, quando lanou o programa Solar Probe Plus, que enviar uma espaonave no tripulada ao Sol em agosto de 2018. Do tamanho de um carro pequeno, a mquina ser capaz de chegar a uma distncia de 6,5 milhes de quilmetros da superfcie solar e poder fazer avaliaes mais precisas da atmosfera do astro. a primeira vez que o homem manda uma nave para uma estrela. Para colocar os instrumentos de medio o mais prximo possvel do Sol, a Nasa desenvolveu uma espaonave que suporta temperaturas de at 1.400 graus Celsius. Feita de carbono e equipada com painis solares, ela uma espcie de laboratrio mvel e possui sensores para medir a radiao e fazer contagens do nmero de eltrons, prtons e ons de hlio. Muito do que se conhece do Sol baseado no comportamento de outros corpos similares, j que o astro apenas um dos 200 bilhes de estrelas da Via Lctea. Com esse mtodo, os cientistas sabem, por exemplo, que o Sol no vai explodir em uma nuvem de poeira nos prximos milhes de anos, mas no conseguem prever se a radiao vai aumentar nas prximas dcadas. Sabemos qual ser a trajetria do astro a longo prazo, mas os detalhes no temos como prever, porque no sabemos o suficiente sobre ele, afirma um pesquisador do Observatrio Nacional. O que se sabe que a estrela responsvel pela vida na Terra sofre variaes no seu campo magntico a cada 22 anos. Mas essas variaes no so estveis, sendo que a quantidade de manchas solares que aparece em cada ciclo varia de maneira aleatria. Quanto mais manchas solares, maior a radiao emitida pelo Sol e, consequentemente, maior a temperatura na Terra. No sculo XVII, por exemplo, tivemos um ciclo que praticamente no teve manchas solares. A consequncia foi uma espcie de pequena era glacial na Europa, conta o pesquisador. Ao se aproximar do Sol e fazer medies na atmosfera, a Nasa espera descobrir como so formadas as manchas solares, o que pode contribuir para a previso de fenmenos climticos na Terra. Alm disso, a agncia espera diagnosticar se o
3 801

10

15

20

25

30

35

www.pciconcursos.com.br

dimetro do Sol est variando. Outro mistrio so os chamados ventos solares 40 fenmenos que ocorrem quando a parte da atmosfera solar se projeta para o espao e que s puderam ser medidos recentemente. Os cientistas ainda no sabem como isso acontece, mas conseguiram detectar que existe uma zona em volta do Sol que possui temperatura mais elevada do que a da superfcie. O porqu desse fenmeno outro enigma para a misso desvendar. Para responder a essas 45 questes, os americanos esto dispostos a gastar. Comeam desembolsando US$ 180 milhes, custo estimado para design, desenvolvimento e testes da nave.
(ISTO, 22/09/2010, texto adaptado)

Questo 1
Assinale a alternativa que contm uma afirmativa que NO pode ser confirmada pelo texto. A) Existe relao direta entre a quantidade de manchas solares e a temperatura na Terra. B) O ineditismo da experincia est no fato de se estar enviando uma nave para uma estrela. C) O oramento divulgado inclui as despesas relativas aos estudos cientficos posteriores ao envio da nave ao espao. D) Vrias das concluses dos cientistas com relao ao Sol baseiam-se nos estudos de outros astros.

Questo 2
Assinale a alternativa que contm uma expresso que NO faz uma referncia direta ao Sol. A) Astro B) Astro central C) Atmosfera solar D) Estrela responsvel pela vida na Terra

801

www.pciconcursos.com.br

Questo 3
Fomos Lua, mandamos sondas para vrios planetas do sistema solar, mas o astro central ainda permanece cercado de mistrios. (linhas 2-4) A expresso que pode substituir a forma verbal sublinhada, preservando-se o sentido bsico do texto, A) Ns, os americanos, fomos Lua. B) Ns, os astronautas, fomos Lua. C) Ns, os cientistas, fomos Lua D) Ns, os homens, fomos Lua.

Questo 4
Os cientistas ainda no sabem como isso acon tece, mas conseguiram detectar que existe uma zona em volta do Sol que possui temperatura mais elevada do que a da superfcie. (linhas 41-43) O pronome sublinhado no trecho acima se refere ao termo A) superfcie. B) temperatura. C) volta do Sol. D) zona.

Questo 5
Para colocar os instrumentos de medio o mais prximo possvel do Sol, a Nasa desenvolveu uma espaonave que suporta temperaturas de at 1.400 graus Celsius. (linhas 16-18) A orao sublinhada no perodo acima enuncia uma ideia de A) causa. B) concesso. C) concluso. D) finalidade.

801

www.pciconcursos.com.br

Questo 6
J se passaram quase 50 anos desde que o homem se aventurou fora do planeta Terra pela primeira vez. (linhas 1-2) Desconsideradas eventuais alteraes de sentido, assinale a alternativa em que NO aparece erro gramatical. A) J passado quase 50 anos desde que o homem se aventurou fora do planeta Terra pela primeira vez. B) J fazem quase 50 anos que o homem se aventurou fora do planeta Terra pela primeira vez. C) J transcorreu quase 50 anos desde que o homem se aventurou fora do planeta Terra pela primeira vez. D) O homem se aventurou fora do planeta Terra pela primeira vez, h quase 50 anos.

Questo 7
Assinale a alternativa que contm uma afirmativa CORRETA, de acordo com os princpios da norma culta. A) A expresso fenmenos que ocorrem (linha 40) pode ser substituda por fenmenos que ocorre. B) A expresso fomos Lua (linha 2) pode ser substituda por fomos na Lua. C) A orao que praticamente no teve manchas solares (linha 33) pode ser substituda por em que praticamente no apareceram manchas solares. D) O vocbulo painis pode ser escrito sem o acento agudo, em decorrncia da reforma ortogrfica de 2009.

Questo 8
No fcil se aproximar do Sol, cuja temperatura varia entre seis mil e quinze milhes de graus Celsius, e que fica a cerca de oito anos-luz (por volta de cento e cinquenta milhes de quilmetros) de distncia do nosso planeta. (linhas 4-7) Desconsiderados os efeitos de sentido, assinale a alternativa que contm um erro de redao. A) Daqui a cerca de seis anos, a Nasa poder atingir seu objetivo. B) H cerca de cento e cinquenta milhes de quilmetros entre o Sol e a Terra. C) O pargrafo fala acerca da dificuldade de a nave aproximar-se do Sol. D) O Sol se localiza h cerca de cento e cinquenta milhes de quilmetros da Terra.
6 801

www.pciconcursos.com.br

Questo 9
Coroou esse processo na semana passada, quando lanou o programa Solar Probe Plus, que enviar uma espaonave no tripulada ao Sol em agosto de 2018. (linhas 9-11) No trecho acima, as formas verbais esto A) no futuro e no presente. B) no passado e no futuro. C) no pretrito e no presente. D) todas no mesmo tempo.

Questo 10
[...] a mquina ser capaz de chegar a uma distncia de 6,5 milhes de quilmetros da superfcie solar [...] (linhas 12-13) Desconsideradas as alteraes de sentido, a alternativa em que a nova redao respeita as regras referentes ao uso do acento indicativo de crase A) [...] a mquina ser capaz de chegar distncias quase inatingveis e incalculveis. B) [...] a mquina ser capaz de chegar a uma galxia e um planeta de distncias quase incalculveis. C) [...] a mquina ser capaz de chegar, alm do Sol, qualquer outra estrela. D) [...] a mquina ser capaz de chegar s camadas mais profundas das estrelas.

Questo 11
a primeira vez que o homem manda uma nave para uma estrela. (linhas 14-15) Assinale a alternativa em que se mantm o sentido da orao sublinhada e em que se preservam o tempo e o modo do verbo. A) que a nave foi mandada para uma estrela pelo homem. B) que o homem ser mandado por uma nave para uma estrela. C) que uma nave mandada pelo homem para uma estrela. D) que uma nave seria mandada para uma estrela pelo homem.

801

www.pciconcursos.com.br

Questo 12
Assinale a alternativa em que a nova redao est CORRETA, no que se refere concordncia verbal. A) A Nasa, agncia espacial americana, [...] e vem desenvolvendo tecnologias [...] (linhas 8-9) A Nasa, agncia espacial americana, [...] e vm desenvolvendo tecnologias [...] B) [...] a Nasa espera descobrir como so formadas as manchas solares [...] (linhas 3637) [...] a Nasa espera descobrir como formada as manchas solares [...] C) O que se sabe que a estrela responsvel pela vida na Terra sofre variaes no seu campo magntico [...]. (linhas 28-29) O que se sabe que a estrela responsvel pela vida na Terra sofrem variaes no seu campo magntico [...] D) [...] sendo que a quantidade de manchas solares que aparece em cada ciclo varia de maneira aleatria. (linhas 30-31) [...] sendo que a quantidade de manchas solares que aparecem em cada ciclo varia de maneira aleatria.

Questo 13
O porqu desse fenmeno outro enigma para a misso desvendar. (linhas 43-44) Assinale a alternativa em que NO aparece erro de ortografia. A) A misso ainda no conseguiu desvendar o enigma, porque desconhece as suas causas. B) A misso quer desvendar o enigma: o fenmeno ocorre por que? C) A misso sabe da existncia do fenmeno, mas ainda desconhece porque ocorre. D) Embora saiba de sua existncia, a misso ainda no conseguiu desvendar o porque da existncia do fenmeno.

801

www.pciconcursos.com.br

Questo 14
Comeam desembolsando US$ 180 milhes, desenvolvimento e testes da nave. (linhas 45-46) custo estimado para design,

Assinale a alternativa que contm a justificativa para o uso de aspas no termo sublinhado. A) O termo foi utilizado fora de sua acepo original. B) Pretende-se pr o termo em evidncia. C) Transcreveu-se uma citao textual. D) Trata-se de vocbulo de idioma estrangeiro.

Questo 15
[...] a Nasa desenvolveu uma espaonave que suporta temperaturas de at 1.400 graus Celsius. (linhas 16-18) Desconsideradas as alteraes de sentido, assinale a alternativa que contm uma orao que NO pode substituir a orao sublinhada, por se incorrer em erro. A) da qual fosse resistente s temperaturas elevadas. B) de que se orgulham os cientistas. C) na qual se deposita total confiana. D) pela qual os cientistas muito trabalharam.

Questo 16
Quanto mais manchas solares, maior a radiao emitida consequentemente, maior a temperatura na Terra. (linhas 31-32) No perodo acima, aparece uma relao de A) alternncia. B) conformidade. C) modo. D) proporcionalidade. pelo Sol e,

801

www.pciconcursos.com.br

Conhecimentos Gerais/Legislao

Questo 17
Leia o texto. O novo governo, encabeado pelo General Castelo Branco, altera profundamente a poltica econmica do pas, chamando para o ministrio dois polticos identificados com o liberalismo econmico mais ortodoxo, Roberto Campos e Bulhes de Carvalho. As medidas tomadas pela nova equipe objetivavam a retomada imediata do desenvolvimento econmico e a conteno da inflao. Para alcanar tais objetivos, lanam mo de um elenco de medidas que poderiam ser resumidas em dois grandes blocos: de um lado, a liberalizao da entrada, ao e sada de capitais estrangeiros no pas, revogando a Lei de Remessa de Lucros para o Exterior, com que Goulart procurara obstar as sadas de divisas do pas e que provocara tamanha hostilidade da administrao Kennedy; e, de outro, o controle dos salrios, mantidos sempre abaixo da inflao (o arrocho salarial), a fim de, com isso, manter as taxas de remunerao do capital e, sobretudo, a competitividade dos produtos brasileiros no exterior. Um outro vetor da poltica econmica procura diminuir a presena do Estado na economia, conforme os princpios liberais, atravs de amplos setores estabelecidos pelo Estado para criar as bases do desenvolvimento econmico.
SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. A modernizao autoritria. In: LINHARES, Maria Yedda, org. Histria geral do Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 1990. p. 293-4.

Nesse texto se faz referncia A) ao Milagre Brasileiro. B) ao PAEG. C) ao Plano SALTE. D) ao IPND.

Questo 18
Segundo a Constituio de 1988, INCORRETO afirmar que A) a liberdade de expresso e a liberdade de organizao poltica so garantidas pela Carta Magna. B) o Poder Legislativo no Brasil bicameral, composto por uma Cmara Alta, o Senado, e uma Cmara Baixa, a Cmara dos Deputados. C) o povo escolhe seus representantes por meio de eleies realizadas em intervalos regulares e observadas condies de competitividade. D) os instrumentos de democracia direta tais como plebiscitos, referendos e iniciativa popular so vetados pela Constituio.
10 801

www.pciconcursos.com.br

Questo 19
Observe a charge. Nela se faz referncia a uma conjuntura poltica do governo Figueiredo.

Henfil Sobre essa conjuntura poltica, INCORRETO afirmar que A) a emenda Dante de Oliveira foi rejeitada pelo Congresso e as eleies para presidente foram realizadas pela via indireta. B) o Colgio Eleitoral lanou o nome de Tancredo Neves como candidato presidncia da Repblica pela Aliana Democrtica, coligao da Frente Liberal e do PMDB. C) o movimento pelas Diretas J mobilizou a sociedade civil brasileira levando concentrao de milhares de pessoas nas grandes cidades do Brasil. D) o sucesso do movimento das Diretas J levou primeira campanha presidencial depois do regime militar que elegeu Fernando Collor de Mello.
11 801

www.pciconcursos.com.br

Questo 20
O governo decidiu adotar um tratamento de choque chamado heterodoxo, a exemplo da Argentina e Israel para acabar com a inflao, cujo ndice de fevereiro, anunciado ontem no Rio pelo IBGE, atingiu 14,36%. Nos ltimos 12 meses a taxa de 255,1%, novo recorde no pas. O anncio das medidas ser feito hoje, a partir das 9:30 horas, pelo prprio presidente Sarney, pela TV, durante reunio com todo ministrio. Em seguida, falar o ministro Dlson Funaro, para expor os objetivos do chamado Plano de Estabilizao Econmica.
Trecho da notcia da Folha de So Paulo, 28 fev. 1986.

Todas as alternativas apresentam medidas desse Plano, EXCETO A) adoo de uma nova moeda denominada cruzado, equivalente ao cruzeiro, com menos trs zeros. B) instituio de correo monetria para todas as aplicaes financeiras e maxidesvalorizao cambial. C) reajuste dos salrios nova moeda, de acordo com a inflao mdia dos ltimos seis meses. D) tabelamento dos preos no varejo e controle dos preos da rea industrial pela Comisso Interministerial de Preos.

Questo 21
Tanto o FMI quanto o Banco Mundial operam base das chamadas condicionalidades, Um pas que necessita de recursos externos, seja para preveno de uma crise, seja para realizao de investimentos em infraestrutura, considerado um pas com desajustes econmicos, os quais necessitam ser corrigidos. Um pacote de polticas vem ento junto com os emprstimos [...]
BARBOSA, Alexandre de Freitas, O mundo globalizado. So Paulo: Contexto, 2001.

As seguintes medidas fazem parte desse pacote, EXCETO A) abertura da economias dos pases. B) ampliao do setor pblico. C) eliminao de subsdios. D) reduo dos gastos sociais.

12

801

www.pciconcursos.com.br

Questo 22
As grandes armas estratgicas utilizadas na organizao e mobilizao do movimento antiglobalizao so A) as centrais sindicais. B) as ONGs. C) os partidos polticos. D) os recursos tecnolgicos.

Questo 23
A onda de mudana observada no mundo rabe j atingiu os seguintes pases, EXCETO A) Egito. B) Imen. C) Ir. D) Tunsia.

Questo 24
Ermelindo, que no portador de deficincia, recebe o Benefcio de Prestao Continuada. Considerando que o benefcio concedido de acordo com o que dispe a Lei Federal sobre a Assistncia Social, CORRETO afirmar A) que, se Ermelindo for internado em estabelecimento de sade pblico, o benefcio ser suspenso pelo prazo de internao. B) que Ermelindo no tem familiares. C) que Ermelindo no detentor de qualquer outro benefcio concedido no mbito da seguridade social ou de outro regime, salvo o da assistncia mdica. D) que Ermelindo conta, necessariamente, 75 anos ou mais.

13

801

www.pciconcursos.com.br

Questo 25
O Prefeito de Oliveira indaga se PODERIA editar uma Medida Provisria com fora de lei. Consoante o que determina a Lei Orgnica do Municpio, seria CORRETA a seguinte resposta: A) no, porque apenas o Presidente da Repblica tem competncia para editar Medida Provisria. B) sim, desde que o Municpio esteja sobre interveno do Estado. C) sim, desde que a Cmara Municipal esteja em recesso. D) sim, desde que a Medida Provisria seja para abertura de crdito extraordinrio em situao de calamidade pblica.

Questo 26
Em relao a um dos princpios constitucionais da Administrao Pblica, sustenta um especialista que: O ncleo do princpio a procura de produtividade e economicidade, e, o que mais importante, a exigncia de reduzir os desperdcios de dinheiro pblico [...]
(Jos Carvalho dos Santos Filho).

O autor citado referiu-se ao princpio da A) razoabilidade. B) moralidade. C) impessoalidade. D) eficincia.

Questo 27
Estando o Municpio X em situao de calamidade pblica, o Prefeito determina a contratao direta de empresa para o fornecimento de colches, cobertores e travesseiros para utilizao pelos municpios atingidos pelas enchentes. Na hiptese, CORRETO afirmar que a contratao direta A) incorreta. B) correta e se d por inexigibilidade de licitao. C) correta e se d por dispensa de licitao. D) correta e se d por caracterizao de hiptese de licitao dispensada.

14

801

www.pciconcursos.com.br

Questo 28
Servidor efetivo e estvel do municpio de Oliveira, Heleno Melodia aprovado em concurso pblico para cargo tambm integrante da estrutura administrativa da Prefeitura daquele Municpio, para o qual, todavia, no logra aprovao no estgio probatrio. Na hiptese, CORRETO afirmar que Heleno A) ser demitido do cargo. B) ser exonerado do cargo sem direito a retomar ao primeiro cargo ocupado. C) ser reconduzido ao primeiro cargo ocupado, se este estiver vago. D) ser aposentado com proventos proporcionais ao tempo de servio.

Questo 29
O Prefeito de Oliveira requereu Cmara de Vereadores delegao para elaborao de lei sobre organizao da Administrao Direta do Municpio. Na hiptese, CORRETO afirmar que A) o requerimento ser, necessariamente, indeferido, porque vedada a delegao de competncia de um poder a outro. B) o requerimento ser, necessariamente, indeferido, porque a matria referente organizao administrativa no passvel de delegao. C) a delegao, se aprovada, ser dada mediante decreto legislativo. D) a delegao s poder ser aprovada, se o requerimento for feito durante a vigncia de situao de calamidade pblica.

15

801

www.pciconcursos.com.br

Questo 30
Uma licitao na modalidade de convite para contratao de prestao de servios de manuteno de equipamentos realizada com sucesso. Ocorre que, embora tenham sido convidados pela Administrao trs interessados do ramo, apenas dois ofereceram propostas. Na hiptese, CORRETO afirmar que o procedimento Iicitatrio A) est incorreto, porque o convite s pode ser usado para contratao de aquisio de bens. B) est incorreto, porque aquela modalidade licitatria pressupe a participao de, no mnimo, trs interessados do ramo pertinente ao seu objeto. C) estar considerado correto, se os dois participantes forem os nicos cadastrados na correspondente especialidade. D) estar correto, se a participao de apenas dois licitantes tiver decorrido de limitaes do mercado ou de manifesto desinteresse dos convidados.

16

801

www.pciconcursos.com.br

Conhecimentos Especficos

Questo 31
Restos a Pagar so despesas empenhadas, mas no pagas no mesmo exerccio financeiro e classificam-se em processados e no processados. A inscrio de despesas em restos a pagar decorre da aplicao, no setor pblico, dos seguintes princpios: A) unidade e universalidade do oramento. B) universalidade e publicidade. C) competncia da despesa e exclusividade do oramento. D) competncia da despesa e anualidade do oramento.

Questo 32
A motivao para edio da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) foi a necessidade de condicionar a ao dos governantes aos limites estritos de sua efetiva capacidade de gasto, prevenindo o descontrole das contas pblicas. Dos seguintes mecanismos descritos, assinale o que NO se enquadra nos objetivos da LRF. A) Vedao da utilizao de receitas de alienao de bens para a realizao de despesa corrente. B) Vedao de operaes de crdito entre bancos estaduais e respectivos governos controladores. C) Estabelecimento de metas anuais de poupana, por intermdio da Lei de Diretrizes Oramentrias Anual (LDO), nas trs esferas de governo. D) Efetiva implementao de todos os tributos previstos na Constituio, nas trs esferas de governo.

17

801

www.pciconcursos.com.br

Questo 33
Os dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) abrangem os rgos dos poderes Executivo, Legislativo e Judicirio, bem como o Ministrio Pblico, sujeitando suas regras a todos os rgos da administrao direta, fundos, autarquias, fundaes e empresas estatais dependentes. O ordenamento institucional estabelecido se apoia nos seguintes princpios: A) planejamento, transparncia, controle e responsabilizao. B) planejamento, equilbrio, controle e economia. C) oramento, transparncia, controle e responsabilizao. D) oramento, risco fiscal, equidade e responsabilizao.

Questo 34
A metodologia do planejamento estratgico utilizada em vrios setores da administrao pblica, partindo de conhecimentos adotados para o planejamento corporativo, originrio das empresas privadas. Assinale o aspecto que NO comum nas metodologias de planejamento estratgico. A) Deve contribuir para a consecuo dos objetivos organizacionais. B) Deve buscar maior eficincia, eficcia e efetividade, maximizao dos resultados e minimizao das deficincias. C) Deve preceder s demais funes da organizao. D) Deve atender plenamente a hierarquia e organograma existente na organizao.

18

801

www.pciconcursos.com.br

Questo 35
O planejamento da ao governamental, como mecanismo de interveno na sociedade e na economia, pode assumir diferentes configuraes, implicando maior ou menor grau de interferncia. A atuao do Estado se efetiva por intermdio de mecanismos de apropriao dos meios de produo e distribuio de riqueza, ou por instrumentos regulatrios que imponham maior ou menor grau de autonomia ao setor privado. Assinale a afirmativa que est de acordo com o conceito de planejamento governamental. A) A evoluo das prticas de planejamento governamental essencialmente, na adoo de novas tecnologias. est alicerada,

B) Os elementos integradores do planejamento, do oramento e da gesto se expressam nos seguintes instrumentos legais: Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) e Lei Oramentria Anual (LOA). C) A anlise da situao econmica e social do passado serve de referncia para a definio das possibilidades quanto ao alcance do cenrio desejado. D) O oramento pblico continua a ser exclusivo sistema de controle do poder poltico, deixando para a LDO o papel de instrumento inerente ao planejamento.

Questo 36
Assinale a alternativa que apresenta a funo que NO pode ser considerada atributo do oramento pblico. A) Funo Alocativa B) Funo Econmica C) Funo Distributiva D) Funo Estabilizadora

Questo 37
A Lei n. 4.320/64 estabelece os fundamentos da transparncia oramentria, ao determinar que: A Lei Oramentria conter a discriminao da receita e despesa, de forma a evidenciar a poltica econmico-financeira e o programa de trabalho do governo, desde que obedecidos alguns princpios. Esses princpios so: A) unidade, universalidade e anualidade. B) unidade, exclusividade e equilbrio. C) anualidade, exclusividade e publicidade. D) publicidade, universalidade e unidade.
19 801

www.pciconcursos.com.br

Questo 38
Entende-se por estgio da receita oramentria cada passo identificado que evidencia o ingresso de receita no caixa do governo. A receita do Estado percorre os seguintes estgios: A) previso, lanamento, arrecadao e recolhimento. B) estimativa, previso, arrecadao e recolhimento. C) fixao, lanamento, empenho e liquidao. D) lanamento, previso, recolhimento e empenho.

Questo 39
Segundo Baleeiro, a despesa pblica pode significar O conjunto dos dispndios do Estado, ou de outra pessoa de direito pblico para o funcionamento dos servios pblicos [...], ou a aplicao de certa quantia, em dinheiro, por parte da autoridade ou agente pblico competente, dentro de uma autorizao legislativa, para execuo de fim a cargo do governo. A partir desse enunciado, assinale a afirmativa que NO se enquadra no conceito de despesa pblica. A) A realizao de despesa deve estar sempre antecedida de previso oramentria. B) A criao, expanso ou aperfeioamento de ao governamental que acarrete aumento da despesa ser acompanhada de estimativa do impacto oramentrio e financeiro no exerccio em que deva entrar em vigor e nos dois subsequentes. C) Todo desembolso de recursos do caixa do governo representa despesa pblica. D) No permitida a realizao de despesas ou a assuno de obrigaes diretas que excedam os crditos oramentrios ou adicionais.

Questo 40
A execuo da despesa pblica se realiza mediante o cumprimento de vrias etapas, alm dos estgios da despesa citados na Lei n. 4.320/64. Assinale a alternativa que obedece a ordem cronolgica das etapas e estgio da despesa. A) Previso Oramentria, Empenho, Licitao, Liquidao e Pagamento. B) Empenho, Liquidao, Reteno de Tributos e Pagamento. C) Previso Oramentria, Liquidao, Pagamento e Prestao de Contas. D) Licitao, Empenho, Reteno de Tributos, Liquidao e Prestao de Contas.
20 801

www.pciconcursos.com.br

FOLHA DE RESPOSTAS (RASCUNHO)

AO TRANSFERIR ESSAS MARCAES PARA A FOLHA DE RESPOSTAS, OBSERVE AS INSTRUES ESPECFICAS DADAS NA CAPA DA PROVA. USE CANETA ESFEROGRFICA AZUL OU PRETA.
21 801

www.pciconcursos.com.br

ATENO: AGUARDE AUTORIZAO

22

www.pciconcursos.com.br

PARA VIRAR O CADERNO DE PROVA.

801

Vous aimerez peut-être aussi