Vous êtes sur la page 1sur 12

2

A PRIMAVERA RABE: A Revoluo popular na Tunsia

Fbio Junio Silva da Paixo * Henrique Stopa Caldas Filipe ** Isabela Leal Santos *** Jssica Oliveira Ferreira **** Larissa Regina Sant' Anna de Carvalho ***** Maria Eugnia Reinaldo Soares ****** Natalia Ribeiro Amaral ******* Talita Oliveira Carvalho Costa ******** Prof. Orientador Gustavo Costa Nassif*********

RESUMO

___________________________

A Primavera dos povos rabes uma revoluo que vem ocorrendo desde 2010 (mais precisamente no dia 17 de Dezembro, um jovem de 26 anos, Mohamed Bouazizi ateou fogo ao prprio corpo em protesto a perseguio da polcia que o impediu de trabalhar como vendedor ambulante) e se iniciou por meio das redes sociais que contriburam para organizar, comunicar e sensibilizar as pessoas. Levando grande parte da populao para as ruas com o objetivo de reivindicar o Direito ao voto de forma democrtica, melhores condies de vida, fim da ditadura autoritarista, fim do desemprego, da represso, do extremismo religioso presente no governo e na sociedade e o fim da crise econmica. Abrange territrios do Oriente Mdio e do Norte da frica.

PALAVRAS-CHAVE: Primavera rabe; Democracia; Revoluo; Fim da Ditadura; Reivindicao; Protesto.

ABSTRACT: The people of the Arab Spring is a revolution that has been occurring since 2010 (more precisely on December 17, a 26-year-old Sidi Bouzid set fire to his own body to protest police harassment that prevented him from working as a peddler) and started using the social networks that helped to organize, communicate, and raise awareness. Taking much of the population to the streets in order to claim the right to vote in a democratic way, better living conditions, end of authoritarian dictatorship, end unemployment, repression, religious extremism present in government and society and the end of economic crisis. Covers territories of the Middle East and North Africa.

KEY WORDS: Arab Spring, Democracy, Revolution, End of Dictatorship; Claim; Protest.

1 INTRODUO

O Trabalho a seguir informar sobre como se iniciou e desenvolveu a Primavera rabe especificamente na Tunsia. A Primavera rabe um movimento de cunho social e popular marcada pela multiplicidade de aes entre as principais: as manifestaes populares, crise poltica e interveno militar externa. E tem como objetivos centrais a busca pela democracia, o fim da crise econmica e o fim da pobreza.

PROBLEMA: O que ser que eles querem realmente com a Revoluo?

OBJETIVO GERAL: Compreender como a revoluo popular ocorrida no mundo rabe se desenvolveu e o que objetivam com o movimento.

OBJETIVO ESPECFICO: Compreende a revoluo de forma especfica no territrio da Tunsia, analisando essa nao em particular.

HIPTESE: A provvel motivao dos povos rabes, em especial na Tunsia, a busca pela democracia, levando ao fim do autoritarismo que domina o governo a vrias dcadas. O foco de tenso vem desde o final da Guerra Fria e da Crise do Capitalismo mundial, quando as condies socioeconmicas e polticas atingiram profundamente esses pases e consequentemente as condies sociais e materiais despertaram a insatisfao dessas populaes causando revolta regional. Podemos perceber que a tenso dentro do prprio mundo rabe se d desde a formao dos Estados oriundo da colonizao europia (Tunsia, antiga colnia da Frana).

METODOLOGIA: Trabalho baseado na busca por informaes online, em livros, revistas, jornais e artigos. Ou seja, Pesquisa Bibliogrfica

SUMRIO: 1- Introduo; 2- Primavera rabe e a Tunsia: Como tudo comeou; 3- Concluso (consideraes finais); 4-Referncias.

ENFOQUE TERICO

Para tanto, destacamos alguns autores que foram a base de nosso empreendimento e so eles: Alfred Stepan, professor de governo da cedeira Wallace S. Sayre, da Universidade de Colmbia, e diretor do Centro de Estudos da Democracia, Tolerncia e Religio na mesma instituio. O segundo Abdou Filali-Ansary que professor do Instituto para o Estudo das Civilizaes Mulumanas da Universidade de Aga Khan, em Londres, na qual atuou como diretor-fundador de 2002 a 2009. Foi professor na Universidade Mohammed V, em Rabat, de filosofia moderna. Por fim, Larry Diamond, professor snior do Instituto Hoover e do Instituto Freeman Spogli da Universidade de Stanford e diretor do Centro de Stanford para a Democracia, o Desenvolvimento e o Estado de Direito.

Alfred Stefan, sustenta o argumento de que a infrequncia de democracias no mundo rabe se explica menos pela existncia de populaes majoritariamente mulumanas e mais pelas estruturas sociais e polticas associadas ao controle familiar-estatal sobre fontes abundantes de petrleo.O autor encontra na Tunsia, pas de maioria mulumana e pobre em petrleo, mais um exemplo a sustentar sua tese. No artigo aqui publicado, ele reconstri a tessitura dos acordos que permitiram a deposio relativamente incruenta de Ben Ali e a transio pacfica para a democracia. A narrativa pontuada por referncias a entrevistas por ele

realizadas com lderes polticos da chamada Revoluo de Jasmim ao longo de 2011. Stepan identifica nos acordos polticos da transio tunisiana a formao do que ele chama de uma tolerncia mtua. De um lado, a aceitao, por parte dos cidados religiosos, de que apenas as leis constitucionais - e no supostas leis divinas - podem limitar a liberdade de deciso dos chefes de governo e parlamentos democraticamente eleitos. De outro, a aceitao, por parte do Estado laico, de que os cidados religiosos tm o direito de se organizar e manifestar politicamente com base nos valores de suas crenas religiosas. Para o autor, o desenvolvimento da mtua tolerncia seria indispensvel consolidao da democracia na Tunsia. Larry Diamond segue a mesma trilha de Stepan e se aprofunda nas causas da inexistncia de democracias em pases rabes com grande produo e exportao de petrleo. Embora esse artigo tenha sido escrito em 2010, antes portanto do incio da Primavera rabe, decidimos inclui-lo porque os Petroestados rabes continuam inclumes s mudanas desencadeadas a partir da Tunsia e do Egito. Os pases da Pennsula Arbica, com a Arbia Saudita ao centro, constituem ainda uma fortaleza autoritria aparentemente inexpugnvel. Se ampliarmos o mapa, surgir o Iraque, onde a ditadura de Saddam Hussein j no mais existe. Mas ali se tratou de uma transio at gun point, no bojo de uma ocupao militar estrangeira, cujos desdobramentos polticos, alis, so ainda muito incertos. Filali-Ansary faz uma fascinante incurso pelos sentidos nem sempre nicos de palavras e slogans empregados por lderes e militantes da Primavera rabe. Para o autor, est em formao uma nova linguagem da poltica em pases como o Egito e a Tunsia. Ela se alimentaria de duas vertentes distintas: a apropriao de conceitos e palavras da tradio poltica ocidental, como sociedade civil e direitos humanos, e a ressignificao de conceitos e palavras da tradio islmica.

A depender do contexto, exemplifica, um apelo ao retorno da sharia pode significar tanto o desejo de imposio legal generalizada de um cdigo de conduta pessoal severo e discriminatrio contra as mulheres como, alternativamente, a moralizao da vida pblica contra a corrupo e o abuso do poder.

2 PRIMAVERA RABE E A TUNSIA: COMO TUDO COMEOU

A Primavera dos Povos rabes consiste em protestos e conflitos ocorridos em pases do norte da frica e do Oriente Mdio. Essa onda de protestos tem sua origem arraigada no processo de Luta pela independncia desses pases, que se libertaram do domnio colonial europeu, tendo a frente lderes revolucionrios, que posteriormente vieram a tornar-se, guiados por sentimentos nacionalistas, fortes ditadores.

Movidos pela busca por democracia, guiados pela insatisfao com os ditadores corruptos que se instalaram no poder e pela insatisfao com os altos ndices de desemprego, aumento no preo dos alimentos, alm da forte represso policial a qual so submetidos, os povos rabes deram incio a vrios protestos.

A Manifestao que se propagou pelo mundo rabe, se iniciou na Tunsia, quando um jovem de 26 anos colocou fogo no prprio corpo em uma forma de protestar por trabalho, liberdade e democracia. Aps esse acontecimento uma srie de manifestaes se espalhou pelo pas. Todos esses acontecimentos culminaram na derrubada do presidente tunisiano Bem Ali, que estava a 23 anos no poder. Tal processo foi chamado de Revoluo de Jasmim.

Toda a corrupo, dcadas de governo centralizador, estagnao econmica e forte represso policial fizeram com que jovens de outros pases se identificassem com esses mesmos problemas e sassem nas ruas em busca de democracia.

Um importante fator disseminante desses ideais pr-democrticos foi o uso da internet, por meio das redes sociais e o uso das mdias, como alguns canais televisivos. Houve a participao da rede de televiso Al Jazeera na cobertura dos movimentos e o uso, pelas ditaduras em crise, de celulares para a delao dos envolvidos nos protestos. Utilizando desses meios, jovens se uniram por uma mesma causa e se mobilizaram, mostrando ao mundo suas indignaes com tais governos. A partir da agravaram-se os conflitos e a represso contra os opositores foram aumentando, causando inmeras mortes.

O segundo pas a ter seu ditador derrubado foi o Egito, que vinha sendo submetido s mesmas condies e tratamentos antidemocrticos da Tunsia. Sendo influenciados pela queda do presidente tunisiano, os egpcios iniciaram intensos movimentos de manifestaes e protestos populares. Dentre os fatores que levaram aos protestos no Egito esto tambm causas religiosas, como uma exploso que ocorreu no pas matando vinte e um catlicos e gerando uma grande tenso. Os egpcios desejavam ainda uma transio no governo para que houvesse uma abertura poltica. Dessa forma, aps muitos conflitos, Hosni Mubarak cedeu as presses e renunciou.

No Marrocos os protestos se iniciaram por meio de sindicatos, no qual se acusava o Primeiro Ministro AbdellahBenkirame de no cumprir suas promessas de justia social. Dentre as exigncias, estavam aumentos salariais e melhoria das condies de trabalho. Entretanto, diferentemente do ocorrido na Tunsia, Egito e

Lbia, no Marrocos no houve uma transio de governo pacfica, mas que ainda com mudanas resultou em um governo que manteve o regime monrquico. O rei Mohamed VI concedeu algumas reivindicaes, havendo at mesmo uma reduo nos seus poderes. Com algumas mudanas na poltica marroquina, houve uma nfase na preocupao de se intalar um regime de justia social, e que reduza os altos nveis de desemprego e analfabetismo. Contudo, as mudanas no pas ainda esto em um lento processo.

Na Lbia inaugurou-se uma nova era depois da morte do ex-ditador Muamar Kadafi, que assumiu o poder com um golpe militar em 1969. Coronel, ento com 27 anos, ele deps a monarquia e implantou a ditadura no pas. Kadafi nacionalizou boa parte das atividades econmicas do pas, entre elas a extrao de petrleo. Aps anos de represses e relaes internacionais tensas, e na onda da Primavera rabe, tm incio violentos protestos contra o regime militar. Manifestos se espalham pelos pases rabes ao longo dos primeiros meses de 2011, manifestantes tomaram as ruas da Lbia e protestos se espalharam no pas, exigindo a sada de Kadafi do poder.Em razo dos conflitos, e apesar da sangrenta reao das foras pr-Kadafi, o ditador acabou perdendo o controle de boa parte do pas. O Conselho Nacional de Transio (CNT) anunciou ento a captura e depois a morte de Kadafi. Poucos momentos depois, uma multido ocupou as ruas de Trpoli para comemorar o que simbolizaria o fim do governo mais longo tanto na frica quanto no mundo rabe.Diferentemente do ocorrido em outros pases, o movimento no pas contou ainda com a participao da Organizao do tratado do Atlntico Norte (OTAN), tendo suas tropas a favor dos rebeldes .

A onda de protestos na Arglia, que tambm se encontra no movimento, ainda est em curso e objetiva derrubar o atual presidente Abdelaziz Bouteflika, h 12 anos no poder. Em virtude do aumento das manifestaes de insatisfao diante

10

de seu mandato, Bouteflika organizou a realizao de novas eleies no pas, mas acabou vencendo em uma eleio marcada pelo elevado nmero de abstenes. Ainda existem protestos e, inclusive, atentados terroristas que demonstram a insatisfao dos argelinos frente ao governo.

Est envolvido tambm na Primavera dos Povos rabes o Bahrein que aps cinco meses de ataques do governo a manifestantes pacficos, surgiu um possvel acordo, mas que s foi posto aps o controle da revolta popular pela monarquia absolutista. Os Estados Unidos apoiaram o governo local, contudo, pelo mesmo motivo era contrrio Lbia, o que fez o governo americano repensar sua posio frente o cenrio mundial, e passaram a tentar controlar a situao por meio de um dilogo entre a monarquia e os manifestantes. Entretanto, continuou um intenso movimento popular de revoltas, o que fez com que o Bahrein solicitasse uma ajuda da rabia Saudita, havendo uma violenta represso aos rebeldes. Com isso, a situao no pas no obteve grandes mudanas.

J a rabia Saudita registra poucos episdios de tenso entre manifestantes e governo, em parte pelo rgido controle da mdia, em parte por conta de medidas tomadas pela monarquia do rei Abdullah para evitar que o clima de revolta contagie a minoria xiita da nao. O governo, porm, teve de lidar com pequenas manifestaes de insatisfao. A minoria xiita foi s ruas e fez pequenos protestos, sufocados pela prpria falta de visibilidade garantida pela censura da monarquia sunita, conhecida por seu conservadorismo. O papel da Arbia Saudita na Primavera rabe foi quase de espectador e coadjuvante. O pas apenas recebeu o presidente do Imen, Ali Abdullah Saleh, que necessitou de tratamento aps ficar ferido em um ataque, e enviou foras militares ao Bahrein, outra monarquia sunita que viu um levante xiita ameaar o governo. Riad tambm participou da elaborao de acordos apresentados aos lderes da regio, tentando

11

encontrar solues a ditaduras vizinhas enquanto tentava apenas manter seu prprio regime em vigncia.

A Arbia Saudita continua com suas injustias sociais e as principais potncias do Ocidente, dependentes do petrleo e de seu apoio militar e estratgico, ignoram ao regime de terror que reina no pas, onde no se respeitam os direitos humanos, onde a polcia secreta onipresente, onde se prendem, torturam e matam os opositores, onde no h liberdade de expresso, liberdade de imprensa, liberdade sindical, mnima igualdade de direitos para as mulheres e inimaginvel o conceito de alternncia no poder.

Na Sria o movimento foi o mais violento, com mais de quarenta e trs mil mortos desde maro 2011, de acordo com os nmeros do Observatrio Srio dos Direitos Humanos. Sem contabilizar os que morreram nas prises do regime ou nas mos das milcias fies a Bashar Al-Assad.

O governo srio poderia ter feito mudanas ao perceber que vrios pases estavam vivenciando um momento de revoltas e conflitos. Entretanto, demorou em tentar modificar seu sistema, que j estava em declnio, e, sem propor um dilogo com os opositores, partiu para o conflito.

Mas a Sria, ao contrario dos outros pases, permanece com um futuro incerto. Aps um ano da primeira manifestao os conflitos continuam at hoje e o numero de mortos no pode ser confirmado devido represso que a imprensa sofre na regio. Um ponto certamente no esperado a persistente resistncia dos opositores. Mesmo com grande represso por parte do governo srio, os conflitos permitem ao exrcito livre da Sria tornar-se a principal fora de oposio. Ele

12

composto no somente de civis, mas por grande parte dos soldados desertores do exrcito nacional da Sria. O nmero de combatentes incerto, mas a forte resistncia indica que se trata de um nmero representativo.

De um modo geral, os protestos envolvem anos de represso e falta de liberdade, alm de vrios outros agravantes sociais vivenciados pela grande maioria dos pases rabes. Dessa forma, esses protestos tm os jovens como os principais protagonistas, por serem eles os principais afetados pelos problemas j citados, sobretudo pelo desemprego.

3 CONCLUSO

Com tudo isso, fica claro que a Primavera rabe foi um movimento da massa oprimida, que s foi possvel de acontecer, devido s mdias atuais. Se no estivssemos nesse nvel de interao digital, essa revoluo no ocorreria, ao menos no dessa forma. Alm disso, o fato de ter se propagado atravs das redes sociais foi o diferencial para a participao da juventude, que eram os mais afetados pelos problemas que causavam insatisfaes em cada um de seus pases. A soma de todos esses fatores nos leva ao resultado atual, alguns ditadores derrubados, milhares de mortos, mas alem disso, um marco que entra para a histrica como um dos mais importantes movimentos sociais j vistos na histria.

13

4 REFERNCIAS

Disponivel em: http://www.esquerda.net/dossier/tun%C3%ADsia-d%C3%A1-in %C3%ADcio-%C3%A0-primavera-%C3%A1rabe. Acesso em 10/04/2013. Disponvel em : http://sumarioperiodicos.espm.br/index.php/seculo21/article/viewFile/1853/129. Acesso em 10/04/2013. Disponvel em: http://www.olharomundo.com.br/marrocos-chuvas-e-trovoadas-naprimavera-arabe/. Acesso em 20/04/2013. Disponvel em: http://topicos.estadao.com.br/libia. Acesso em 20/04/2013 Disponvel em: http://topicos.estadao.com.br/primavera-arabe, http://guiadoestudante.abril.com.br e apostila do colgio e pr-vestibular Chromos. Acesso em 10/04/2013 Disponvel em: http://topicos.estadao.com.br/arabia-saudita. Acesso em 15/04/2013. Disponivel em: http://www.ifhc.org.br/wp-content/uploads/2012/11/Journal%20of %20democracy%20em%20portugu%C3%AAs_Vol2.pdf. Acesso em 20/03/2013.

Vous aimerez peut-être aussi