Vous êtes sur la page 1sur 17

Escola Secundria de Vilela Fsica 12A Prof: Florbela Moreira

Radioatividade: Aplicao do seu Estudo Medicina

Trabalho realizado por: Fbio Teixeira, n10 Jos Ferreira, n17 Pedro Santos, n22

16-05-2013

ndice

Introduo Base Terica para o Estudo da Radioatividade aplicada Medicina Radioatividade Decaimento Radioativo Lei e Perodo do Decaimento Radioativo Aplicaes da Radioatividade na Medicina Radiao Ionizante e Radiao No Ionizante Aplicaes da Radiao Ionizante na Medicina Radioatividade como forma de Diagnstico Tomografia Axial Computorizada Tomografia por Emisso de Positres Radioatividade como forma de Tratamento Radioterapia Medicina Nuclear Efeitos Biolgicos da Radioatividade Dose de Radiao Absorvida e Dose-Equivalente Biolgica Concluso Bibliografia

4 5a7 8

9 10

11 12

13 14

15 16 17

Introduo
Quando Becquerel observou, nos finais do sc. XIX que sais de urnio emitiam espontaneamente uma radiao invisvel e penetrante, capaz de impressionar placas fotogrficas e protegidas e de ionizar gases, descobriu-se, assim, a radioatividade. A partir deste facto, muita investigao se seguiu a esta descoberta, no sentido de se compreender as suas aplicaes e a forma como se comportam os ncleos radioativos. Uma das aplicaes da radioatividade na medicina, especialmente no campo do diagnstico e no tratamento do cancro e de outras doenas. Com a ajuda de espcies radioativas e o uso de computadores com mais potencialidades na recolha e tratamento de informao, hoje possvel combater mais facilmente o cancro e assim permitir que muitos doentes sobrevivam doena que mais vtimas no mundo provoca.

Radioatividade
Radioatividade a propriedade de determinados tipos de elementos qumicos radioativos emitirem radiaes, um fenmeno que acontece de forma natural ou artificial. A radioatividade natural ou espontnea ocorre atravs dos elementos radioativos encontrados na natureza (na crosta terrestre, atmosfera, etc.). J a radioatividade artificial ocorre quando h uma transformao nuclear, atravs da unio de tomos ou da fisso nuclear.

Ilustrao 1- Certos ncleos radioativos so naturais. A rocha da figura contm um sal de urnio que radioativo.

Ilustrao 2-Barras de combustvel nuclear no interior de um reator nuclear.

A radioatividade consiste na transformao ou desintegrao de ncleos instveis com formao de ncleos mais estveis, por emisso de partculas e/ou radiao eletromagntica. A este processo tambm se chama decaimento radioativo.

Ilustrao 3- Decaimento Radioativo

Decaimento Radioativo
Decaimento Neste decaimento, um ncleo ao emitir uma partcula ( numa desintegrao

espontnea, perde dois protes e dois neutres. A emisso ocorre, principalmente, em ncleos grandes, nos quais a fora nuclear forte no capaz de manter unidos os protes e os neutres.

Ilustrao 4- Decaimento

Decaimento O decaimento ocorre com ncleos que possuem um nmero excessivo ou insuficiente de neutres para serem estveis. Neste tipo de decaimento, o nmero de massa, A, permanece constante, enquanto o nmero atmico, Z, pode aumentar de uma unidade (decaimento -) ou diminuir de uma unidade (decaimento +). Decaimento Neste decaimento, um ncleo instvel, com excesso de neutres, ao emitir um eletro e um antineutrino, partcula sem carga e quase sem massa de tal modo que a sua interao com a matria muito pequena, transforma-se noutro ncleo com nmero atmico superior em uma unidade e com igual nmero de massa.

Ilustrao 5-Decaimento

O eletro emitido provm da desintegrao de um neutro, segundo o esquema; neutro proto + eletro + antineutrino

Decaimento + Neste decaimento, um ncleo instvel, com dfice de neutres, torna-se mais estvel emitindo um positro e um neutrino e originando um outro ncleo com nmero atmico inferior em uma unidade e com igual nmero de massa.

Ilustrao 6- Decaimento

O positro emitido provm da desintegrao de um proto, segundo o esquema: proto neutro + positro + antineutrino

Ilustrao 7-Diferena entre decaimento e .

Decaimento No decaimento , um ncleo radioativo num estado excitado decai para um estado de menor energia emitindo um foto. Neste decaimento, no h alterao nem do nmero atmico nem do nmero de massa. A vida mdia associada ao decaimento muito curta, sendo por isso, os mais usados na medicina, mas tambm so os mais perigosos, devido a serem muito penetrantes.

Ilustrao 8- Decaimento

Propriedades das Emisses Radioativas

Ilustrao 9- Na tabela resumem-se as principais propriedades das emisses alfa, beta e gama.

Lei e Perodo do Decaimento Radioativo


medida que o tempo passa, o nmero de ncleos radioativos presentes na amostra diminui de acordo com a expresso

Onde N0 o nmero de ncleos radioativos existentes inicialmente na amostra e a constante de decaimento. Esta uma caracterstica da substncia e indica a probabilidade, por unidade de tempo, de ocorrncia de um dado processo radioativo. Define-se tempo mdia de vida, , tambm designada por vida mdia, como o inverso da constante de decaimento, .

O perodo de decaimento, tambm designado por tempo de meia-vida ou perodo de semidesintegrao, , o tempo que decorre at que o nmero de ncleos radioativos se reduza a metade do valor inicial.

Ilustrao 10-Decaimento exponencial de um ncleo radioativo. o perodo de decaimento ou tempo de meia-vida.

Aplicaes da Radiao na Medicina


8

Radiao Ionizante e Radiao No Ionizante A radiao ionizante a radiao que possui energia suficiente para ionizar tomos e molculas. A energia mnima tpica da radiao ionizante de 10 eV. So as radiaes que danificam clulas e afetam o material gentico, DNA. So exemplos de radiao ionizante os raios UV, os raios ,
Ilustrao 11- Modo como se propagam algumas radiaes ionizantes e como afetam os corpos.

raios X, partculas alfa e beta.

As radiaes no ionizantes so as radiaes de frequncia igual ou menor que a da luz. Possuem uma energia realmente baixo e de facto, so radiaes que esto sempre a nossa volta. Ondas eletromagnticas como a luz, o calor e as ondas de rdio so formas comuns de radiaes no ionizantes.

Ilustrao 12- Quadro representativo com a diferena das propriedades das radiaes ionizantes e no ionizantes.

Aplicaes da radiao ionizante na Medicina 9

As aplicaes mais importantes da radiao ionizante so, sem dvida, na medicina, especialmente no campo do diagnstico e no tratamento do cancro e de outras doenas. O uso de computadores com mais potencialidades na recolha e tratamento de informao e de detetores mais sensveis veio tambm contribuir para o grande progresso observado nos ltimos anos a nvel da medicina nuclear. A tomografia axial computorizada (TAC), a tomografia por emisso de positres (PET) e a ressonncia magntica nuclear so trs exemplos dessas aplicaes muito usadas nos nossos dias.

Ilustrao 13-Tomografia Axial Computorizada (TAC).

Os istopos radioativos tambm so muito usados em tratamentos oncolgicos e como marcadores. Neste caso, graas emisso de radiao, possvel seguir o trajeto de substncias radioativas no interior do organismo, para observar leses, o funcionamento de determinados rgos, etc.

Radioatividade como forma de diagnstico


10

Tomografia Axial Computorizada (TAC) A tomografia axial computorizada (TAC) um exame de diagnstico por imagem, que consiste numa imagem que representa uma seco ou fatia do corpo. obtida atravs do processamento por computador de informao recolhida aps expor o corpo a uma sucesso de raios X. A TAC baseia-se nos mesmos princpios que a radiografia convencional, segundo os quais tecidos com diferentes composies absorvem a radiao X de forma diferente. Ao serem atravessados por raios X, tecidos mais densos ou com elementos mais pesados (como o clcio presente nos ossos), absorvem mais radiao que tecidos menos densos. Assim, uma TAC indica a quantidade de radiao absorvida por cada parte do corpo analisada, e traduz essas variaes numa escala de cinzentos, produzindo uma imagem. Ilustrao 14- Aparelho de TAC. Cada pixel da imagem corresponde mdia da absoro dos tecidos nessa zona, expresso em unidades de Hounsfield (em homenagem ao criador da primeira mquina de TC).

Um tomgrafo constitudo por um gantry rotativo (R), que descreve uma volta completa em torno do paciente com o tubo (T) a emitir raios X (X), que aps atravessar o corpo do paciente so captados na outra extremidade pelo detetor (D). Esses dados so ento processados pelo computador, que analisa as variaes de absoro ao longo da seco observada, e reconstri esses dados sob a forma de uma imagem.

Ilustrao 15- Interior de um Tomgrafo

A principal vantagem da TAC que permite o estudo de "cortes" ou seces transversais do corpo humano vivo, ao contrrio do que dado pela radiologia convencional, que consiste na representao de todas as estruturas do corpo sobrepostas. Outra vantagem consiste na maior distino entre dois tecidos. Uma das principais desvantagens da TAC devida ao facto de utilizar radiao X. A principal caracterstica deste tipo de radiao que ionizante, Este tem um efeito negativo sobre o corpo humano, sobretudo pela capacidade de causar mutaes genticas, visvel sobretudo em clulas que se multiplicam rapidamente.

Tomografia Por Emisso de Positres (PET) 11

A tomografia de emisso de positres (PET) uma tcnica que permite ver o funcionamento dos rgos e no apenas a sua estrutura, como noutras tcnicas de tomografia (raios X, ressonncia magntica, etc.) Injetam-se no paciente marcadores radioativos, que so istopos com tempo de vida curto e decaimento . O dispositivo consegue determinar a trajetria dos fotes detetados e descobrir quando dois deles foram produzidos num mesmo ponto e no mesmo instante.

Ilustrao 16- Esquema do processamento do exame PET.

A determinao dos pontos onde ocorrem decaimentos radioativos permite determinar o percurso do marcador radioativo no corpo do paciente, dando informao sobre o funcionamento dos seus rgos. O PET carrega os mesmos riscos para a sade que o exame TAC, ou seja, riscos minimamente invasivos. A tomografia PET particularmente til para a deteo de cancros, doenas da artria coronria e doenas cerebrais.

Ilustrao 17- Imagem de corpo inteiro obtida atravs do exame PET.

Radioatividade

como forma de tratamento


12

Radioterapia A radioterapia utiliza radiao no tratamento de tumores, principalmente os malignos, e baseia-se na destruio do tumor pela absoro de energia da radiao. O princpio bsico utilizado maximiza o dano no tumor e minimiza o dano em tecidos vizinhos normais, o que se consegue ao irradiar o tumor em vrias direes. Quanto mais profundo o tumor, mais energtica deve ser a radiao a ser utilizada. As formas de tratamento podem ser os raios X, utilizando espcies como o cobalto-60 e o csio-137, sendo que a ltima est sendo menos utilizada, pois a energia de radiao emitida relativamente baixa. Outra forma de tratamento so os aceleradores lineares. Eles aceleram eletres at uma energia de 22 MeV, que, ao incidirem num alvo, produzem raios X com energia bem mais alta que os raios do csio-137 e mesmo do cobalto-60 e so, hoje em dia, bastante utilizados na terapia de tumores de rgos mais profundos como o pulmo, a bexiga, o tero, etc.

Ilustrao 18-Paciente em tratamento de radioterapia.

Ilustrao 19- Aparelho radioteraputico.

Medicina Nuclear 13

A principal diferena entre a radioterapia e a terapia na Medicina Nuclear refere-se ao tipo de fontes radioativas usadas. No primeiro caso, usam-se fontes seladas nas quais o material radioativo no entra em contato direto com o paciente ou com as pessoas que as manuseiam. No segundo, materiais radioativos no selados so ingeridos ou injetados a fim de ser incorporados s regies do corpo a serem tratadas. Uma aplicao da Medicina nuclear na terapia de certos tipos de tumores que usa, justamente, a propriedade que certos tipos de tumores possuem de se acumular em determinados tecidos. o caso do uso de iodo-131 na terapia de tumores malignos da tireoide. Aps a eliminao do tumor cirurgicamente, faz-se o mapeamento de todo o corpo para verificar a existncia de metstases, que so clulas tumorais espalhadas pelo corpo. Em caso positivo, administrado o iodo-131, com atividade bem maior que a usada para mapeamento, agora para fins teraputicos. As espcies usadas so oxignio-15, azoto-13, carbono-11 e flor-18, com meiasvidas fsicas respetivas de aproximadamente 2, 10, 20 e 110 min.

Efeitos Biolgicos da Radioatividade


14

Dose de radiao absorvida e dose-equivalente biolgica


Os efeitos biolgicos da radiao devem-se, principalmente, ionizao que produz, podendo alterar a estrutura das molculas que constituem as clulas e causar a sua morte. Estes efeitos podem ser agudos ou a longo prazo, dependendo do tempo que se manifestam. Os efeitos biolgicos da radiao ionizante dependem, naturalmente, do tipo de radiao, da dose de radiao absorvida, variando esta de pessoa para pessoa e de ser vivo para ser vivo, e do tipo de tecido irradiado. A dose de radiao absorvida a energia total absorvida por unidade de massa. Exprime-se em gray, Gy. A dose-equivalente biolgica representa o grau de danos biolgicos causados pela radiao. Exprime-se em sievert, Sv. Na radioterapia, a dose total absorvida pelo tumor varia de 7 a 70 Gy, dependendo do tipo do tumor. O teste PET minimamente invasivo e as doses de radioatividade absorvidas por cada paciente (7 mSv) so semelhantes s dos outros estudos como a TAC (8 mSv).

Ilustrao 20- ndice de cancro em alguns rgos do corpo humano devidos radiao absorvida.

Ilustrao 21- Fontes de radiao para a populao.

Concluso
15

Quando, nos finais do sculo XIX, o cientista francs Becquerel descobriu que uma amostra de sal de urnio que havia sido guardada numa gaveta, sem ser exposta luz, tambm impressionava uma placa fotogrfica e assim concluiu que o material emitia espontaneamente uma radiao penetrante, descobriu-se assim a radioatividade, e nem Becquerel nem os contemporneos da altura imaginaram a utilidade e contributo que essa descoberta provocou em muitas reas. Muita investigao se seguiu a este feito, pesquisas estas que provaram que a radioatividade, propriedade que alguns ncleos tm de, tendo em vista o mximo de estabilidade, transformarem-se noutros ncleos mais estveis, emitindo simultaneamente radiaes invisveis e penetrantes, teis para muitas reas da sociedade, desde a medicina at agricultura e indstria. E foi na medicina que nos focamos neste trabalho, especialmente nas aplicaes que a radioatividade contribui para a evoluo dos tratamentos e dos diagnsticos de muitas doenas que matam milhares de pessoas todos os dias em todo o mundo. Com base de teoria para estas aplicaes temos os decaimentos radioativos, alfa, beta e gama e as suas propriedades, sendo os decaimentos alfa e gama mais usados nas tcnicas radioativas medicinais. O uso de computadores com mais potencialidades na recolha e tratamento de informao e de detetores mais sensveis veio tambm contribuir para o grande progresso observado nos ltimos anos a nvel da medicina nuclear. A tomografia axial computorizada (TAC), a tomografia por emisso de positres (PET) e a ressonncia magntica nuclear so trs exemplos dessas aplicaes muito usadas nos nossos dias. A nvel teraputico, temos a radioterapia e os mtodos da medicina nuclear, onde se injetam espcies radioativas que aps decaimentos sucessivos, possvel combater tumores malignos e assim curar doenas cancerosas. Contudo, o uso constante destas tcnicas de diagnstico e de tratamento provoca danos para o nosso corpo. Para prevenir os danos, existem dois clculos para averiguar o perigo que cada tratamento implica para o nosso corpo, a dose de radiao absorvida e a dose-equivalente biolgica. Em suma, este trabalho permitiu-nos conhecer melhor as tcnicas que se usam nos dias de hoje para tratar e prevenir doenas cancerosas e outro tipo de doenas e a importncia que as espcies radioativas tm para a medicina nuclear e para melhorar a qualidade de vida do planeta.

Bibliografia
16

A pesquisa foi feita tendo por base as seguintes referncias eletrnicas:

Cola da Web, Aplicaes da Radiao na Medicina. Acedido a 14-05-2013 em http://www.coladaweb.com/medicina-e-enfermagem/aplicacoes-da-radiacaona-medicina Wikipedia, Tomografia por Emisso de Positres. Acedido a 14-05-2013 em http://pt.wikipedia.org/wiki/Tomografia_por_emiss%C3%A3o_de_positr%C3%B 5es Wikipedia, Tomografia Computadorizada. Acedido http://pt.wikipedia.org/wiki/Tomografia_computadorizada a 14-05-2013 em

E tendo por base as seguintes referncias literrias: MACIEL, Nomia et al. Eu e a Fsica 12, 2Parte. Porto: Porto Editora, 2009.

17

Vous aimerez peut-être aussi