Vous êtes sur la page 1sur 2

Moodle um sistema para administrao de cursos e de atividades educacionais destinado criao de comunidades on-line, na forma de ambientes virtuais voltados

os para a aprendizagem. Moodle a sigla de Modular Object Oriented Distance Learning, sendo um modelo para criao dos ambientes virtuais que vo disponibilizar os cursos de ensina distncia, por exemplo, por meio da internet. Diversas instituies de ensino e centros de formao esto adaptando a plataforma e adequando-a aos seus contedos prprios e obtendo sucesso nos resultados. As adaptaes no ocorrem somente para cursos distncia, mas tambm para apoio a cursos presenciais. O Moodle pode ser utilizado em todos os Sistemas Operacionais, desde que eles tenham suporte para PHP.

Filosofia do projeto
A filosofia do projeto orientada por uma aprendizagem particular chamada pelos desenvolvedores de pedagogia social construcionista, que investiga os quatro conceitos bases do projeto, sendo eles: 1. Construtivismo Esta filosofia sustenta que as pessoas constroem ativamente novos conhecimentos medida que interagem com seu ambiente; 2. Construcionismo Sustenta que a aprendizagem particularmente ecaz quando se d construindo alguma coisa para que outros experimentem; 3. Construcionismo Social Um grupo de pessoas construindo algo para as outras, criando de maneira colaborativa uma pequena cultura de coisas compartilhadas, bem como com os significados compartilhados; 4. Ligado e Separado Neste ponto, o objeto de observao a motivao das pessoas em uma determinada discusso de assuntos. Estes conceitos podem no ser compreendidos e assimilados em uma primeira leitura, mas os desenvolvedores recomendam aos usurios possurem um conhecimento prvio destas idias.

Caractersticas gerais do Moodle


O sistema visa promover uma pedagogia de colaborao, com atividades e reflexes crticas sobre os temas, podendo ser adaptada para cursos tanto presenciais quanto distncia. Compatvel com navegadores simples, o programa leve e eficiente. Para a instalao, o usurio necessita de um banco de dados e pode compartilh-lo com outras aplicaes, ou seja, no precisa ser somente para o Moodle.

O acesso a todos os cursos est permitido para qualquer visitante, entretanto todas as provas, lista de exerccios e informaes de segurana ficam restrita somente para os usurios registrados. Ou seja, as pessoas podem acessar a pgina para conhecer o ambiente, a disposio das informaes e a interface. Assim, voc pode ficar tranqilo, at porque o Moodle foi desenvolvido com uma ateno consideravelmente grande voltada aos aspectos de segurana das informaes. Sees como recursos, fruns de discusso, dirios entre outros, possuem um editor HTML simples de usar, sendo que at os usurios sem conhecimentos avanados em programao podem trabalhar com estes contedos. Moodle completo e um ambiente de aprendizagem que vai garantir excelentes resultados no ensina distancia e presencial.

Leia mais em: http://www.baixaki.com.br/download/moodle.htm#ixzz2Uu63W34F

Vous aimerez peut-être aussi