Vous êtes sur la page 1sur 3

KAUAN MILHOMEM MENEZES

SUMRIO DA RESOLUO 196/96 DO CONSELHO NACIONAL DE SADE

Resenha elaborada para fins de avaliao parcial da Disciplina de Biotica do Curso de Biotecnologia IPTSP-UFG.

Profa Ms Ana Maria de Oliveira

Goinia-2013

1. 2. 3.

Resoluo 196/96 do Conselho Nacional de Sade ADIB D. JATENE : Presidente do Conselho Nacional de Sade Sumrio da Resoluo:

I Prembulo: Apontamento para uma aprovao de diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas que podem envolver seres humanos baseando-se em 4 referenciais bsicos da biotica: autonomia, no maleficncia, beneficncia e justia. II Termos e Definies: Tal resoluo aponta os termos e definies que devem ser seguidas de acordo com as normas vigentes envolvendo todos os aspectos possveis em uma pesquisa com seres humanos. III Aspectos ticos da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos : A partir dos 4 referenciais bsicos da biotica, apontado o quo importante a Biotica em pesquisa com seres humanos, e como o pesquisador deve proceder para manter esse valor intacto durante sua pesquisa com seres humanos. IV Consentimento Livre e Esclarecido: Esse tpico sem dvidas um dos cruciais em pesquisa com seres humanos, pois se tratando de material humano, as pessoas que esto participando da pesquisa devem estar totalmente esclarecidas do que se passa antes, durante e aps o processo de pesquisa para que haja o seu consentimento e que para isso ocorra deve se ter o maior esclarecimento possvel a partir de uma linguagem simples e tambm dando o espao de uma possvel recusa de participao da pesquisa cientfica.

V Riscos e Benefcios: Esclarecimento sobre os possveis riscos e benefcios em uma pesquisa cientfica envolvendo seres humanos. Toda pesquisa possui seu risco ento sempre importante ter cautela, responsabilidade e capacidade para que se preserve a integridade fsica e moral da pessoa envolvida na pesquisa para que assim se obtenha o xito esperado e por consequncia, os benefcios. VI Protocolo de Pesquisa: Aborda como deve ser feito o protocolo de pesquisa para ser avaliado pelo Comit de tica em Pesquisa, expondo quais pontos devem ser abordados e o que essencial para a aprovao do comit e o que no deve ser feito.

VII Comit de tica em Pesquisa (CEP): Apontamento e esclarecimento a respeito do CEP, abordando quais so as reparties, cargos, diretrizes, e como tal rgo trabalha diante de pesquisas cientficas.

VIII Comisso Nacional de tica em Pesquisa (CONEP/MS): Outro rgo vinculado ao CEP, no entanto totalmente independente, rgo esse de suma importncia para a aprovao de algum protocolo de pesquisa. IX Operacionalizao: Aborda todos os trmites para que seja aprovada a pesquisa pelos comits, sendo de responsabilidade do pesquisador apresentar ao comits todas os documentos, protocolos e as exigncias impostas para o desenvolvimento da pesquisa.

X Disposies Transitrias: So as disposies durante o processo de pesquisa e de avaliao da pesquisa cientfica em seres humanos.

4.

Comentrios:

A partir da leitura, interpretao e anlise da resoluo em questo, observei o quo complexo e delicado desenvolver pesquisas com seres humanos, no entanto creio que seja essencial todos esses trmites para se obter pesquisa mais autnticas, verdadeira e acima de tudo, com a maior tica possvel com os seres humanos envolvidos, pois s assim manteremos pesquisas realmente comprometidas com o progresso da cincia como um todo e ainda sem comprometer a integridade fsica e moral dos seres humanos envolvidos. 5. Referncias:

- Anexo A: Resoluo n 196 de 10 de outubro de 1996 ( Conselho Nacional de Sade )

Vous aimerez peut-être aussi