Vous êtes sur la page 1sur 48

Apostila de Treinamento ABAP/4 - QUERY

CURSO ABAP/4 QUERY

Cia. Ferroligas M.G. Minasligas

Junho / 1999

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


Introduo

Introduo ao Treinamento de ABAP/4 QUERY Objetivo Instruir os usurios como utilizar a ferramenta ABAP/4-QUERY para desenvolver novos relatrios bsicos e especficos de cada rea. Estes relatrios so tratados como QUERY. Os relatrios que sero demonstrados utilizaro trs quebras, totalizaes de dados e com relacionamento entre 2 tabelas. Para se criar as Queries necessrio que sejam criados os Grupos de Usurios e as reas Funcionais, que so definidos da seguinte forma : 1. Grupo de Usurios Cada usurio pertencer a um Grupo de Usurios que ser definido previamente. A criao de Grupos de Usurios tem a finalidade de definir o nvel de segurana de acesso s tabelas. Pelo grupo de usurios, poderemos saber quais as pessoas que esto tendo acesso determinadas informaes. Para que algum usurio possa desenvolver algum relatrio ele deve estar previamente cadastrado em um grupo. Cada usurio do R/3 pode ser associado a vrios grupos de usurios.

2. rea Funcional As reas Funcionais contm as informaes que sero acessadas pelos grupos de usurios. As informaes devero ser pesquisadas atravs das tabelas dentro do R/3. Cada rea Funcional criada deve estar relacionada a pelo menos um Grupo de Usurios. As informaes das reas Funcionais podem ser extradas de banco de dados lgicos ou diretamente das tabelas.

-1-

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


Grupo de Usurios

GRUPO DE USURIOS
Os Grupos de Usurios devem ser criados de acordo com cada tipo de informao a ser extrada do sistema. Podendo-se criar por exemplo de acordo com os prprios mdulos disponveis no Sistema : Grupos PP Produo SD - Vendas MM - Materiais FC Financeiro e Contbil Ao se criar o Grupo de Usurios, no necessrio inicialmente atribuir os usurios e as reas Funcionais que faro parte do grupo. Para se criar e fazer a manuteno dos Grupos de Usurios, pode-se usar um dos dois caminhos a seguir : Via Transao : SQ03 Via Menu : Ferramentas ABAP/4 Workbench Utilitrios ABAP/4 Query Grupos de Usurios Executando-se uma das opes acima, mostrada a seguinte tela :

-2-

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


Grupo de Usurios

Nesta tela, pode ser feita a criao, alterao, excluso dos Grupos de Usurios e ainda atribuio dos usurios e funes que pertencero ao grupo.

Atribuio de Usurio Digite o nome do usurio no campo User e clique no boto Assign user group, em seguida ser mostrada uma tela para que possa escolher a quais grupos o usurio ser atribudo.

Nesta tela deve ser marcado o grupo ao qual o usurio informado dever fazer parte.

-3-

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


Grupo de Usurios

Para atribuir um usurio a um grupo, pode-se tambm, digitar o nome do grupo e em seguida clicar no boto Change e informar os usurios para aquele grupo, como se v na tela a seguir.

-4-

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


Grupo de Usurios

Atribuio de rea Funcional Digite o nome da rea Funcional no campo Funct.area e clique no boto Assign functional area, em seguida ser mostrada uma tela para que possa escolher a qual grupo a rea Funcional ser atribuda.

Nesta tela deve ser marcado o grupo ao qual a rea Funcional ser atribuda.

-5-

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


Grupo de Usurios

Para atribuir uma rea Funcional a um grupo, pode-se tambm, digitar o nome do grupo e em seguida clicar no boto Change. Na tela de Change, clique no boto Atrib. rea funcional, em seguida sero mostradas as reas Funcionais criadas. Para atribuir as reas desejadas, marc-las e em seguida clicar no boto de gravar.

-6-

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


rea Funcional

REA FUNCIONAL
As reas Funcionais devem ser criadas de acordo com os dados especficos que sero extrados do Sistema. Podendo ser criadas atravs de uma juno entre tabelas, atravs de uma nica tabela ou de um banco de dados lgico (logical database). Ao se criar uma rea Funcional j deve-se saber todas as informaes que sero utilizadas, quais as tabelas e os campos. Para conseguir identificar as tabelas e campos que voc necessitar para desenvolver uma Query, voc deve seguir os seguintes passos. 1 - Ir at a tela que contm os dados que voc deseja que faa parte da Query. 2 - Posicionar o cursor em cada campo desejado 3 - Aps posicionar o cursor, teclar : F1 ser mostrada a tela de help do campo, logo aps clicar F9. F9 - ser mostrada a tela de Informao Tcnica, nesta janela sero mostrados os dados do campo da tela referente ao nome da tabela e o nome do campo clicado, como pode-se ver a seguir.

-7-

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


rea Funcional

Nesta tela, o campo escolhido foi o MATNR e pertence tabela VBAP. Se voc utilizar o caminho anteriormente ensinado e no conseguir as informaes para montar a Query, dever ser adotado outro processo mais detalhado para conseguir encontrar as informaes necessrias para montar a rea Funcional. Em alguns casos o nome da tabela demonstrada, trata-se de uma estrutura de tabela, onde podem se restauradas informaes de diversas tabelas. Para se criar e fazer a manuteno das reas Funcionais, pode-se usar dois caminhos : Via Transao : SQ02 Via Menu : Ferramentas ABAP/4 Workbench Utilitrios ABAP/4 Query rea Funcional. Executando-se uma das opes acima, mostrada a seguinte tela :

-8-

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


rea Funcional

Definio dos campos : Campo Authorization group Definio Se for especificado um grupo de autorizao neste campo , somente usurios que tenham acesso a esta autorizao podero executar as Queries desta rea funcional. (Definido por Basis) Fixed point arithmetic Ponto aritmtico fixo ou flutuante. Deixar marcado. Logical Database Utilizar o matchcode no campo Database. Database Escolher uma das opes demonstradas para utilizar o logical Application database. Usar uma das opes da seguinte forma, exemplo : Selection screen CSC lista tcnica standard. Version No campo Database, digitar CS e no campo Application digitar o C. Description Um banco de dados lgico, constitue em uma combinao de diversas tabelas j previamente criados no SAP ou que tambm podem ser criados. Como uma rea Funcional, o logical database, tem a funo de armazenar informaes vinculadas a uma determinada especificao. Description Aps escolher o logical database, pode-se visualizar as tabelas que esto vinculadas a ele, clicando no boto Description. Table Definir a tabela que ser utilizada para a rea Funcional, caso tenha apenas uma tabela ou utilize a opo Table Join. Sequential dataset Marcar este campo caso deseja utilizar um arquivo externo com leitura seqencial. No campo em frente, especificar o nome do arquivo que ser utilizado. Data retrieval using Utilizar um programa para gerar informaes para a Query. program Direct read Se for utilizar apenas uma tabela indicada no campo TABLE. Table join Utilizar uma combinao de vrias tabelas. Neste caso clicar no boto Define join, para definir o relacionamento das tabelas e digitar o nome da tabela principal que ser usada no campo Table. Aps preencher os dados desta tela, clicar no boto Functional Groups. Clicando neste boto ser aberta uma tela com os campos disponveis das tabelas escolhidas. Quando for necessrio usar mais de uma tabela utilizar sempre a opo Table Join ou o Logical Database. Se uma rea Funcional for criada com apenas uma tabela e se tentar adicionar uma nova tabela para combinao necessrio excluir a rea funcional e mont-la novamente.

-9-

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


rea Funcional

Em seguida ser mostrado como selecionar os campos das tabelas utilizando o Functional Groups e a opo Table Join. Criando rea Funcional Na tela anterior digitar no campo Table o nome da tabela KNA1 (tabela dos dados de clientes) , marcar o campo Table Join e em seguida teclar no boto Define Join. A sua tela deve ficar igual tela abaixo :

- 10 -

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


rea Funcional

Aps clicar no boto Define Join ser mostrada a tela para ser informada o nome das tabelas para que se faa a combinao. No prximo campo livre da parte de Joined tables, digitar VBAK (tabela com dados de faturamento).

- 11 -

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


rea Funcional

Aps informar o nome da tabela, clicar no boto Define Condition, para definir a condio de relacionamento entre campos das duas tabelas. Em seguida sero mostradas no lado direito da tela, Join conditions as duas tabelas para que se faa o relacionamento.

Em seguida clicar no boto ao lado das duas tabelas na parte de Join conditions, para verificar ou alterar a condio de relacionamento entre ambas as tabelas. Importante : para fazer um relacionamento entre tabelas, as tabelas devem ter campos em comum para se relacionarem.

- 12 -

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


rea Funcional

Aps clicar neste boto ser mostrada a janela abaixo :

Clicando no boto Sim, o sistema mostrar os campos de ambas as tabelas e com um relacionamento proposto. Se clicar no boto No o sistema mostrar os campos, porm, o relacionamento dever ser criado. No nosso exemplo, pode-se ver que o relacionamento est sendo feito entre os campos KUNNR. Da tabela KNA1 se refere ao nmero do cliente, da tabela VBAK se refere ao Emissor da ordem, contudo o nome dos campos so iguais.

Em seguida, voltar tela anterior e clicar no boto Functional Groups para que possamos escolher quais os campos faro parte da rea Funcional.
- 13 -

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


rea Funcional

Definindo os campos da rea Funcional Na tela abaixo, so demonstradas as tabelas utilizadas para montar a rea Funcional, os campos destas tabelas e um quadro para ser criar os grupos funcionais. Com os grupos funcionais, voc pode dividir as informaes que iro compor a sua rea Funcional. Caso no se queira dividir a rea Funcional necessrio criar pelo menos um grupo para indicar os campos que sero utilizados. Primeiro criaremos dois grupos funcionais : 01 Dados do cliente 02 Dados de faturamento Como se v na tela abaixo :

- 14 -

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


rea Funcional

Para indicar quais campos pertencero a cada grupo, devemos passar para a parte de Fields, e digitar em frente ao nome dos campos o cdigo de cada grupo. Para o primeiro grupo escolheremos os campos da tabela KNA1, que j est em destaque : KNA1-KUNNR No do cliente KNA1-NAME1 Nome do cliente KNA1- ORT01 Cidade

Para o segundo grupo, mudaremos para a tabela VBAK, clicando na tabela na parte de Tables of logical database table/join. E escolheremos os seguintes campos : VBAK-VBELN Documento de venda VBAK-AUART Tipo de documento de venda VBAK-NETWR Valor lquido da ordem na moeda do documento VBAK-VTWEG Canal de distribuio VBAK-SPART Setor de atividade Na tela abaixo, est sendo mostrado um dos campos escolhidos para o primeiro grupo. Para os demais campos e para o segundo grupo proceder da mesma forma.

- 15 -

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


rea Funcional

Aps escolher todos os campos que sero utilizados, clicar no boto de Gravar e em seguida no boto Generate (1 boto vermelho esquerda abaixo do enter), para gerar/ativar a rea Funcional. Aps criar a rea Funcional, deve-se retornar ao Grupo de Usurios para atribuir a rea Funcional criada a um determinado Grupo de Usurios. Somente depois de fazer este procedimento que poderemos criar as Queries.

- 16 -

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


Criao de Query

CRIAO DE QUERY
Antes de se criar uma Query, j devem estar criados os Grupos de Usurios e as reas Funcionais que a Query ir pertencer. Um usurio pode ter autorizao de executar, criar e alterar Queries. Ao se criar uma Query o usurio no ter acesso a dados que no estejam definidos nas reas Funcionais. Para se criar e fazer a manuteno das Queries, pode-se usar um dos dois caminhos a seguir : Via Transao : SQ01 Via Menu : Ferramentas ABAP/4 Workbench Utilitrios ABAP/4 Query Queries Executando-se uma das opes acima, mostrada a seguinte tela :

- 17 -

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


Criao de Query

Nesta tela, deve-se clicar no boto Create. Em seguida sero mostradas as reas Funcionais existentes para que se escolha qual ser utilizada.

Nesta tela deve-se escolher a rea Funcional desejada, em seguida ser mostrada a primeira tela para iniciar a criao da Query.

Dados Iniciais

- 18 -

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


Criao de Query

Descrio dos campos a serem utilizados : Campo Title Lines Columns No further processing Definio Ttulo da Query que est sendo criada. Quantidade de linhas por pgina Quantidade de caracteres (colunas) no relatrio Marcar este campo, para visualizar a lista quando processada. Marcando outros campos a Query ser processada e gerada na opo marcada, conforme as demais opes.

A cada tela clicar no boto de prxima pgina,

para continuar a criao da Query.

Grupos Funcionais
- 19 -

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


Criao de Query

Na prxima tela, so mostrados os Grupos Funcionais que foram definidos para a rea Funcional escolhida. Devemos marcar os grupos funcionais que iremos utilizar. No nosso caso, escolheremos ambos os grupos mostrados.

Campos Utilizados

- 20 -

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


Criao de Query

Nesta tela esto mostrados os campos que utilizaremos para montar a Query. Marcar os campos que sero utilizados.

- 21 -

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


Criao de Query

Campos para Seleo Escolher quais os campos que utilizaremos para fazer a prvia seleo da Query. Os campos escolhidos sero solicitados na execuo da Query. Se a Query que estiver sendo criada tiver apenas uma linha de detalhe (veremos mais para frente), os dados de seleo na parte Further Processing Options da Tela Inicial de criao da Query, tambm sero solicitados na execuo da Query. Marcar os campos demonstrados abaixo :

Aps marcar os campos desejados, clicar no boto Lista Bsica, para que possamos definir as linhas do relatrio, a sequncia dos campos e classificaes.

- 22 -

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


Criao de Query

Lista Bsica Sequncia dos Campos

Definio dos campos a serem utilizados : Campo Definio Basic list with box A lista ser mostrada dentro de uma caixa Columns separated by | As colunas sero separadas por barras | Compressed display A sua lista poder ser compactada Line Nmero da linha em que o campo ser impresso Sequence Seqncia de impresso dos campos Sort O relatrio ser classificado por quais campos Total A Query ser totalizado pelo campo marcado

- 23 -

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


Criao de Query

Se no quiser que o campo seja impresso, basta deixar em branco os campos Line e Sequence de frente ao campo desejado. Se o campo Line for preenchido obrigatrio que se preencha o campo Sequence. No nosso exemplo o preenchimento ficar da seguinte forma : Field N cliente Setor de Atividade Canal de Distribuio Nome 1 Cidade Tipo de documento de venda Documento de venda Valor lquido da ordem Line Sequence Sort Total 3 2 1 1 2 1 2 3 X

1 1 2 2 2

- 24 -

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


Criao de Query

Lista Bsica Nveis de Quebra Nesta tela deve ser definido o controle dos nveis de quebra ou classificao da Query.

Definio dos campos a serem utilizados : Campo Desc Text Total Box Blnkln Newpg. Definio Classificao por ordem decrescente Uma descrio do nvel de quebra mostrada no incio da quebra Os valores marcados para totalizar sero totalizados na quebra de nvel. Os dados sero separados em caixas a cada quebra de nvel Os dados sero separados por uma linha em branco a cada quebra de nvel A cada quebra de nvel haver um salto de pgina.

- 25 -

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


Criao de Query

No nosso caso, seguir o exemplo da tela mostrada anteriormente. Lista Bsica - Textos dos Nveis de Quebra Nesta tela voc poder alterar o texto que ser mostrado a cada quebra de nvel.

Definio dos campos a serem utilizados : Campo Control level text Sub-total text Definio Texto do nvel de quebra que ser impresso antes de iniciar a quebra Texto do nvel de quebra a cada totalizao .

O exemplo acima, trata-se do primeiro nvel de quebra. Clicando no boto de prxima pgina sero mostrados os demais textos dos outros nveis de quebra.

- 26 -

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


Criao de Query

Lista Bsica - Impresso das linhas de Detalhe

Definio dos campos a serem utilizados : Campo Header line Blank line N = qtde. de linhas informadas Page header New page Definio impresso a linha de cabealho referente linha detalhe. Bef Salta n linhas em branco antes de imprimir a linha detalhe. Aft - Salta n linhas em branco aps imprimir a linha detalhe. Imprime a linha na prxima pgina indicando que continuao da pgina anterior. Gera um salto de pgina aps cada impresso da linha detalhe.

de de de de

- 27 -

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


Criao de Query

Lista Bsica -Tamanho dos campos

Definio dos campos a serem utilizados : Campo Lenght Pos Unit Definio Std padro com origem da tabela New valor a ser definido pelo usurio Posio em que ser impresso o campo < - o smbolo da moeda ser impresso antes do valor * - no ser impresso o smbolo da moeda > - o smbolo da moeda ser impresso aps o valor Cor de impresso do campo Formato especial de impresso Imprime somente valor diferente de zero

Format Tmpl. <>0

- 28 -

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


Criao de Query

Lista Bsica -Textos do Cabealho e Rodap Nesta tela voc pode-se alterar os textos do cabealho, dos itens do cabealho e do rodap. Na tela abaixo est demonstrada a tela padro antes de se efetuar as alteraes do cabealho e rodap.

- 29 -

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


Criao de Query

Na tela abaixo est sendo mostrada a tela com as alteraes efetuadas.

Para alterar o ttulo do cabealho e os dados do rodap, basta digitar na linha branca. Nesta parte da Query, podem acrescentar alguns campos especiais como : &%Date data corrente &%name nome do usuri &%page nr da pgina(6 dgitos) &%P nr. da pgina(3 dgitos)

Para alterar os itens do cabealho, clique duas vezes no item que se deseja alterar, e aparecer uma janela para digitao da nova descrio.

- 30 -

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


Criao de Query

Configuraes para Grficos Nesta tela h as opes de impresso de grficos. No se consegue gerar um grfico de uma Query com duas linhas (como no exemplo), deve-se criar uma lista ranking ou estatstica, a partir da Query bsica criada. Para uma lista bsica consegue-se gerar grficos somente com uma linha.

- 31 -

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


Criao de Query

Query Estatstica Uma Query estatstica criada a partir de uma lista bsica. Uma lista com dados estatstico, pode ser utilizada para analisar somatrios e percentuais, a partir de uma lista bsica. Para se criar uma lista estatstica, deve-se clicar no boto Estatstica da tela de criao de uma Query. Aps se clicar no boto Estatstica, mostrada a tela abaixo com os dados para configurao da lista estatstica.

- 32 -

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


Criao de Query

Definio dos campos a serem utilizados : Campo No Srt De No. Av. % Len Rnd Unit Definio Ordem de impresso dos campos Ordem de classificao dos campos Classificao decrescente Nmero de itens encontrados Mdia dos itens encontrados Porcentagem do valor do item em relao ao total Tamanho do campo Nmero de casas decimais para arredondamento Moeda para ser gerada o relatrio

- 33 -

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


Criao de Query

Lista Ranking Nesta tela voc conseguir montar uma lista de ranking em ordem crescente e descrescente. No nosso caso, vamos criar uma lista das empresas com os maiores faturamentos.

Definio dos campos a serem utilizados : Campo Definio No Sequncia de impresso dos campos Crit Marcar qual campo ser analisado. Somente um campo numrico pode ser analisado. Asc Se marcado ser analisado em ordem do menor para o maior Len Tamanho de impresso do campo Rnd Nmero de casas decimais para arredondamento Unit Moeda a ser gerada o relatrio

- 34 -

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


Criao de Query

Executando a Query possvel executar uma Query atravs de dois modos :

Atravs da tela de ABAP Query Via Transao : SQ01 Via Menu : Ferramentas ABAP Workbench Utilitrios ABAP/4 Query Queries Digitar o nome da Query e clicar no boto de Executar.

- 35 -

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


Criao de Query

Atravs da execuo de programa Toda Query criada gerado um programa com a seguinte definio : AQGGCCQQ AQ de ABAP/4 Query GG Nome do grupo de usurio que criou a Query CC Cdigo do cliente QQ Nome da Query A execuo do programa pode ser feita da seguinte forma : Via transao : SA38 Via Menu : Sistemas Servios Reporting O nome do programa gerado para a Query de exemplo foi : AQSDFKS1. Executando o relatrio, digitar o nome do programa e em seguida clicar no boto Executar.

- 36 -

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


Criao de Query

Ao se executar a Query desenvolvida de exemplo, ser mostrada a seguinte tela :

Como est se vendo na tela acima, foram solicitados os seguintes campos : Cliente Tipo de documento de venda Setor de Atividade Documento de Venda Canal de Distribuio Data converso de moeda Estes campos foram os campos definidos na tela de seleo ao montar a Query. O ltimo campo, Data converso de moeda, se referencia lista de estatstica.

- 37 -

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


Criao de Query

Para executar a Query, teclar no boto de Executar e veremos o seguinte relatrio :

Ao se navegar pelo relatrio veremos que ele tem trs nveis de quebra como definido : Por cliente Por Setor de Atividade Por Canal de distribuio

- 38 -

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


Criao de Query

Para selecionarmos estas Queries, basta clicar no 1o boto esquerda List Overview. E em seguida ser mostrada a lista de Query estatstica e de ranking gerada a partir da lista bsica :

Na lista acima temos :


Lista bsica - Relatrio de Faturamento. Lista Estatstica Faturamento por Cliente/Setor Atividade Lista de Ranking Clientes com Maiores Faturamentos

Para escolher uma das listas, posicione o cursor na lista desejada e clique no boto Choose.

- 39 -

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


Criao de Query

Lista Estatstica Faturamento por Cliente/Setor Atividade

Grfico gerado a partir da Lista Estatstica

- 40 -

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


Criao de Query

Lista de Ranking Clientes com Maiores Faturamentos

Grfico gerado sobre a lista de ranking.

- 41 -

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


Criao de Query

A partir de uma lista de ranking, tambm possvel gerar uma lista de anlise de curva ABC. Para gerar esta lista, clique no boto ABC. Em seguida ser mostrada a janela a seguir para que se escolha os dados de seleo :

Aps escolher as informaes acima, clique no Enter e ser gerada a lista de anlise de curva ABC.

- 42 -

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


Criao de Query

Curva ABC do Ranking

- 43 -

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


Exerccio

Exerccio para Criao de :


rea Funcional Grupo de usurios Query Bsica Query Estatstica Query de Ranking.

Onde tiver a letra X substituir pelo grupo de estudo. Criar a rea Funcional AFX - Compras Tabela a ser utilizada : EKPO Utilizar os seguintes campos : Campo EKPO-EBELN EKPO-EBELP EKPO-AEDAT EKPO-TXZ01 EKPO-MATNR EKPO-LGORT EKPO-MENGE EKPO-MEINS EKPO-NETPR EKPO-NETWR Descrio N documento de compra N item do documento de compra Data de modificao Texto breve N material Depsito Quantidade do pedido Unidade de medida do pedido Valor unitrio Valor total do item do pedido

Criar o Grupo MX Materiaisl Atribuir o seu usurio ao grupo MX Atribuir a rea funcional AFX ao grupo MX

- 44 -

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


Exerccio

Criao da Query QX Utilizar a rea Funcional criada. Tela de Seleo :

Classificao em ordem de : Depsito N documento de compra N item do documento de compra Totalizar a cada mudana de Depsito e Documento de Compras. Saltar uma linha em branco aps cada linha impressa.

- 45 -

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


Exerccio

Query Bsica Colunas da Esquerda.

Colunas da Direita

- 46 -

TREINAMENTO DE ABAP/4 QUERY


Exerccio

Query de Estatstica

Query de Ranking.

- 47 -

Vous aimerez peut-être aussi