Vous êtes sur la page 1sur 55

1 PROGRAMA SALAS DE APOIO APRENDIZAGEM ATIVIDADES DE LEITURA E INTERPRETAO DE TEXTOS ATIVIDADE 1 Leia a tira de Ziraldo:

Ziraldo Alves Pinto nasceu no dia 24 de outubro de l932 em Caratinga, Minas Gerais. Comeou sua carreira nos anos 50 em jornais e revistas de expresso, como Jornal do Brasil, O Cruzeiro, etc. Alm de pintor cartazista, jornalista, teatrlogo, chargista, caricaturista e escritor. Em l969 publicou seu primeiro livro infantil Flicts e em 1980 publicou um dos livros infantis mais vendidos no Brasil O Menino Maluquinho que apresenta as histrias e invenes de uma criana alegre e sapeca, maluquinha A respeito da tira, responda: 1- Quem so as personagens da histria narrada na tira. 2-Em que cenrio (lugar) a. histria acontece. 3-Qual o assunto da histria. 4- Nos trs quadrinhos as personagens falam em avio. Esta palavra possui a mesma significao nas trs situaes? 5-Em que quadrinho a palavra avio usada com sentido diferente. O que ele quis dizer? 6- E voc tambm um(a) menino(a) maluquinho(a)? Justifique. ATIVIDADE 2 O Leo e o Javali Num dia muito quente, um leo e um javali chegaram juntos a um poo. Estavam com muita sede e comearam a discutir para ver quem beberia primeiro. Nenhum cedia a vez ao outro. J iam atracar-se para brigar, quando o leo olhou para cima e viu vrios urubus voando. - Olhe l! disse o leo. Aqueles urubus esto com fome e espera para ver qual de ns dois ser derrotado... - Ento melhor fazermos as pazes respondeu o javali. Prefiro ser seu amigo a

2 ser comida de urubus. Moral: Diante de um perigo maior, melhor esquecermos as pequenas rivalidades.
(Esopo. Fbulas de Esopo.)

Responda: 1) O que aconteceu ao leo e ao javali num dia muito quente? 2) Por que os dois comearam a discutir? 3) O que o leo viu ao olhar para cima? 4) O que o leo achou que os urubus iam fazer? 5) O que eles resolveram fazer? 6) Qual a moral da histria? 7) Voc j passou por uma situao semelhante? A fbula que voc leu de Esopo, um escravo grego que viveu h muitos e muitos anos. Fbula uma narrao fantstica, cujas personagens geralmente so animais. Nas fbulas os animais pensam, falam e agem como seres humanos. Toda fbula encerra com uma lio de moral. Encaminhamentos para a aula: 1 O professor l o texto para os alunos; 2 Aps a leitura o professor prope que alguns leiam tambm em voz alta; 3 Na seqncia discute-se o que foi compreendido a partir da leitura 4 Os alunos respondem as questes. Referncia Bibliogrfica NEVES, Dbora Pdua Mello. Caligrafia e ortografia. Coleo Eu Gosto. 1Ed. So Paulo: IBEP, 2006. p.72-73. ATIVIDADE 3 Fbula: O Leo e o Ratinho Um leo, cansado de tanto caar, dormia espichado debaixo da sombra boa de uma rvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou. Todos conseguiram fugir, menos um, que o leo prendeu debaixo da pata. Tanto o ratinho pediu e implorou que o leo desistiu de esmag-lo e deixou que ele fosse embora. Algum tempo depois, o leo ficou preso na rede de uns caadores. No conseguindo se soltar, fazia a floresta inteira tremer com seus uivos de raiva. Ento apareceu o ratinho, que, com seus dentes afiados, roeu as cordas e soltou o leo. Moral da histria: Uma boa ao ganha outra. Leitura interativa Explicar aos alunos o que uma fbula, descrevendo suas caractersticas Procurar o verbete fbula no dicionrio e ler a definio para os alunos. Em seguida, ler para eles, de forma interativa, o texto da fbula acima: O leo e o ratinho.

3 Texto coletivo Reescrever com os alunos um texto coletivo da fbula: os alunos ditam e a professora reescreve a histria na lousa. Durante a reescrita da fbula, a professora dever aproveitar a oportunidade para trabalhar as seguintes questes relacionadas com as regras gramaticais: A funo do pargrafo. A utilizao da letra maiscula no incio das frases. A utilizao do ponto final e da vrgula. A escrita de palavras como: debaixo, espichado, deixou... e a utilizao do xe do ch em diversas palavras da nossa lngua. Pedir aos alunos que copiem e ilustrem com muito capricho o texto da lousa. Pesquisa / Lista de palavras Pedir que pesquisem seis palavras escritas com ch e seis palavras com a letra x que tenham o mesmo som. Exemplo: xarope, xale, peixe // chapu, chinelo, chamin. Recomendao de leitura Livro: O Leo e o Rato -- uma fbula grega, da Companhia Editora Nacional. Pedir aos alunos que leiam o livro acima recomendado, ou ler com eles o texto da pgina anterior em sala Fbula

ATIVIDADE 4 Podemos trabalhar a leitura levando os alunos biblioteca para com o trabalho com poemas. Todos leem o poema O que eu vou ser quando crescer?. O que vou ser guando crescer? Porque me perguntam tanto, o que vou ser quando crescer? O que eles pensam de mim o que eu queria saber! Gente grande engraada! O que eles querem dizer? Pensam que eu no sou nada? S vou ser quando crescer? Que no me venham com essa, pra no perder o latim. Eu sou um monte de coisas e tenho orgulho de mim! Essa pergunta de adulto a mais chata que h! Por que s quando crescer? No vou esperar at l!

4 Eu vou ser quem eu j sou neste momento presente! Vou continuar sendo eu! Vou continuar sendo gente!
(Pedro Bandeira, Mais respeito, eu sou criana!)

Logo aps a leitura os alunos explicaro oralmente o que entenderam de cada estrofe e do poema todo. Cada aluno falar sobre o que deseja ser quando crescer, enfim seus desejos expectativas sobre o futuro. Aps as apresentaes orais produziro textos poticos (quadrinhas) e de opinio sobre o tema em questo. As quadrinhas produzidas aps correo sero ilustradas e fixadas no mural da sala para exposio. ATIVIDADE 5 Para responder as questes leia com ateno os textos a seguir: Texto 1: A RAPOSA E AS UVAS Uma raposa estava com muita fome. Foi quando viu uma parreira cheia de lindos cachos de uvas. Imediatamente comeou a dar pulos para ver se pegava as uvas. Mas a latada era muito alta e por mais que pulasse, a raposa no as alcanava. __ Esto verdes disse, com ar de desprezo. E j ia seguindo o seu caminho, quando ouviu um pequeno rudo. Pensando que era uma uva caindo, deu um pulo para abocanh-la. Era apenas uma folha e a raposa foi-se embora, olhando disfaradamente para os lados. Precisava ter certeza de que ningum percebera que queria as uvas. Moral: Tambm assim com as pessoas: quando no podem ter o que desejam, fingem que no o desejam.
(12 fbulas de Esopo. Trad. Por Fernanda Lopes de Almeida. SP: tica, 1994)

Texto 2: A RAPOSA E AS UVAS De repente a raposa, esfomeada e gulosa, fome de quatro dias e gula de todos os tempos, saiu do areal do deserto e caiu na sombra deliciosa do parreiral que descia por um precipcio a perder de vista. Olhou e viu, alm de tudo, altura de um salto, cachos de uva maravilhosos, uvas grandes, tentadoras. Armou o salto, retesou o corpo, saltou, o focinho passou a um palmo das uvas. Caiu, tentou de novo, no conseguiu. Descansou, encolheu mais o corpo, deu tudo o que tinha, no conseguiu nem roar as uvas gordas e redondas. Desistiu, dizendo entre dentes com raiva: Ah, tambm no tem importncia. Esto muito verdes. E foi descendo, com cuidado, quando viu sua frente uma pedra enorme. Com esforo empurrou a pedra at o local em que estavam os cachos de uva, trepou na pedra, perigosamente, pois o terreno era irregular, e havia o risco de despencar, esticou a pata e... conseguiu! Com avidez, colocou na boca quase o cacho inteiro. E cuspiu. Realmente as uvas estavam muito verdes! Moral: a frustrao uma forma de julgamento como qualquer outra.
(Millr Fernandes. Fbulas fabulosas. RJ: Nrdica, 1991. P. 118)

5 No texto 01: A raposa, com fome, v lindos cachos de uva. Mesmo assim ela diz que estavam verdes. Por qu? a. Ela no olhou direito e realmente achou que estivessem verdes. b. Ela mentiu para que ningum as quisesse. c. Ela no as alcanava e no queria dar-se por vencida. A raposa, no alcanando as uvas, vai embora. Que fato posterior a esse comprova que ela mentia ao dizer que as uvas estavam verdes: a. O fato de voltar-se rapidamente para trs, pensando que uma uva tivesse cado. b. O fato dela olhar disfaradamente para os lados. Qual das frases abaixo traduz a idia principal da fbula de Esopo: a. Quem no tem, despreza o que deseja. b. A mentira tem pernas curtas. c. Quem no tem o que deseja, sente inveja dos outros. Agora reveja o texto 02: a) Como Millr descreve a raposa? b) Copie a passagem do texto de Millr que deixa claro que a raposa estava faminta naquele dia, mas era gulosa sempre: c) Por que, segundo Millr, o fato da raposa subir na pedra para tentar alcanar as uvas era uma atitude perigosa? Analise e compare os dois textos: At certo ponto da histria, as duas fbulas so praticamente iguais. A partir de que trecho a verso de Millr fica diferente da de Esopo? No momento em que a raposa v as uvas. Quando ela tenta alcanar os cachos. No momento em que a raposa sobe em uma pedra para alcanar as uvas. Qual o fato da verso de Millor que altera completamente a histria? Pode-se dizer que a moral do texto 01 tem o mesmo significado do texto 02? Explique: ATIVIDADE 6 Leia o texto a seguir: Ele foi cavando, cavando, pois sua profisso coveiro era cavar. Mas, de repente, na distrao do ofcio que amava, percebeu que cavara demais. Tentou sair da cova e no conseguiu. Levantou o olhar para cima e viu que, sozinho, no conseguiria sair. Gritou mais forte. Ningum veio. Enrouqueceu de gritar, cansou de esbravejar, desistiu com a noite. Sentou-se no fundo da cova, desesperado. A noite chegou, subiu, fez-se o silncio das horas tardias. Bateu o frio da madrugada e, na noite escura, no se ouvia um som humano, embora o cemitrio estivesse cheio dos pipilos e coaxares naturais dos matos. S pouco depois da meia-noite que l vieram uns passos. Deitado no fundo da cova o coveiro gritou. Os passos se aproximaram. Uma cabea bria apareceu l em cima, perguntou o que havia:

6 - O que que h? O coveiro ento gritou, desesperado : - Tire-me daqui, por favor. Estou com um frio terrvel!!!! - Mas, coitado! - condoeu-se o bbado Tem toda razo de estar com frio. Algum tirou a terra de cima de voc, meu pobre mortinho! E, pegando a p, encheu-a de terra e ps-se a cobri-lo cuidadosamente. Moral: Nos momentos graves preciso verificar muito bem para quem se apela. 1-Assinale as duas frases que demonstram o desespero do coveiro: ( ) tem toda razo de estar com frio. ( ) enrouqueceu de gritar. ( ) ele foi cavando, cavando... ( ) cansou de esbravejar... 2-Escreva as palavras em ordem alfabtica para descobrir o significado da cada uma delas: Ofcio Horas tardias Esbravejar Condoeu-se Pipilos Apelar bria Coaxares

a-......................................................... = chamar, pedir ajuda. b-......................................................... = vozes dos sapos e rs. c-......................................................... = sentiu pena, teve d. d-......................................................... =bbada, embriagada. e-........................................................ = gritar alto e com fria. f- ........................................................ = horas avanadas da noite. g-........................................................ = funo, cargo. h-....................................................... = pios de aves e insetos. ATIVIDADE 7 Texto: PAI ME COMPRA UM AMIGO? Bebeto olhou o sinal de trfego. Cor era coisa que confundia mesmo. Confundia s, no. Via tudo preto, branco e cinza mais forte ou mais fraco. O sol no era amarelo, o cu no era azul, a mata no era verde. Na vida do menino tudo era mais ou menos complicado. Nada se resolvia a favor. - O menino nasceu de sete meses! vivia dizendo a me. Bebeto levou tempo para descobrir que as crianas nascem de nove. Quando quis andar no houve nem rebulio. No teve aquele apoio de entusiasmo de todo mundo, gente torcendo, pai suando comovido, me de lgrimas na boca de espera, av j aprontando conquista do neto. No. Quando tentou o primeiro passo, foi s uma palmada da bab, que estava vendo novela. Andar era coisa errada, pelo visto. Sentiu, mais do que compreendeu, que pensamento de criana, no comeo, sentimento purinho. E olhe l! Bebeto lembrou do dia em que sonhou ter um cachorro s para ele, isto j com cinco anos. E explicava:

7 - Eu no tenho irmo. Cachorro serve. - Cachorro d hidrofobia disse a av. - D o qu? - Doena! - Mas a gente cuida dele, u! - Apartamento no lugar pra cachorro decreta o pai e sabe quanto um gigante desses custa s em comida? - Eu quero um pequenininho. Bebeto dizia potenininho. Precisava corrigir. - Pequeno pior ainda. Fica doente toa. - Ento eu quero um amigo. Voc compra? O pai, Ronaldo, bom administrador de empresa, mas pssimo psiclogo, explodiu, sem perceber direito o que o garoto pedia: - E onde que a gente vai fabricar um amigo pra voc? Bebeto se sentia rejeitado mesmo. A me no tinha tempo para ele. Era artista. No artista de televiso. Pintura. Muita gente dizia at que era boa. Pintava umas coisas, como mesmo?... ah, sim!...abstratas.
(Pedro Bloch. Pai, me compra uma amigo? Ed. De Ouro, 1977 pgs. 7 a 9)

a) Enumere corretamente as palavras aos seus sinnimos: (1) rejeitado (2) trfego (3) abstratas (4) psiclogo ( ) observador ( ) fora da realidade ( ) recusado ( ) trnsito

b) Indique a personagem a quem so atribudas as seguintes falas: a) - Eu no tenho irmo. (...........................................................) b) - Cachorro d hidrofobia. (....................................................) c) - Apartamento no lugar para cachorro. (..............................) d) - Ento eu quero um amigo. (....................................................) c) Responda com ateno: a) Quais so os personagens do texto? Indique suas caractersticas interiores. b) O sol no era amarelo, o cu no era azul, a mata no era verde. Por que o mundo de Bebeto era sem cor? c) Quais so os motivos que levam Bebeto a ser to carente? d) O que indica o fato de o menino pedir um amigo ao pai? e) O que Bebeto esperava de sua famlia?

8 ATIVIDADE 8

1) Identifique nos textos lidos, o ttulo e o autor: a) Texto 1:_______________________________________________________ b) Texto 2:_______________________________________________________ 2) Os dois textos tm animais como personagens. Identifique-os: a) Texto 1:_______________________________________________________ b) Texto 2:_______________________________________________________

9 3) Depois de ler atentamente essas duas Fbulas, assinale com um X, na tabela abaixo, o que voc encontrou de comum entre o Texto 1 e o Texto 2. Presena de animais com caractersticas humanas nas histrias Tm castelos e fadas. Os textos, ao final, apresentam uma moral. O tempo e o lugar so indeterminados. H dilogo entre os animais. So textos narrativos. Narrador em 3 pessoa. Jogo de valores opostos. H prncipes e princesas. Os textos so curtos. 4) O que a pomba fez para ajudar a formiga? (Texto 1) 5) Como a formiga ajudou a pomba? (Texto 1) 6) Qual a acusao foi usada pelo gato para justificar sua ao de capturar o galo? 7) Qual argumento o galo usou para se defender do gato? 8) D sua opinio sobre a moral dos textos 1 e 2. 9) Voc concorda com a atitude do gato? Por qu? ATIVIDADE 9 BASTA Agora Chega! Chega de obedecer E de ficar calado Chega de ter que fazer tudo o que eu no quero e acho errado Agora chega! Chega de comer pepino E de engolir ovo quente Chega de dormir cedo E acordar mais cedo ainda, Chega de visitar a av, a tia, a prima, o primo, o padrinho... chega de prestar contas do banho tomado,

10 da roupa escolhida, do uniforme da escola, da nota da prova, de cada segundo, de cada respiro! Chega, chega...e chega! Liberdade ainda que tarde! Independncia ou morte! Manh! Onde est a minha roupa de goleiro? Pai! Quero a minha mesada!
(Carlos Queiroz Telles)

Questes sobre o texto: a) H um protesto que atravessa todo o texto. Esse protesto se faz por meio de uma palavra que se repete. Que palavra essa? b) Destaque do texto algumas aes que a pessoa no quer mais fazer. c) E voc, o que no agenta mais fazer em sua casa? d) A repetio num texto refora ideias. Que ideia aparece reforada durante o texto? e) Esse tipo de comportamento prprio de gente de qual idade? f) Quem fala no texto do sexo masculino ou feminino? Por qu? g) Voc se identifica com o eu lrico que fala no texto? Por qu? h) O poema pode ser dividido em duas partes. Cada parte tem um sentido. As duas partes se juntam para construir o sentido do texto. Indique onde comea e termina cada parte. Depois explique o sentido de cada parte. i) A 6 estrofe formada por dois gritos de liberdade famosos na histria do Brasil. Explique-os. j) Relacione esses gritos com a principal vontade de quem fala no texto. k) A mudana do comportamento na final do texto deixa as ideias engraadas? Explique. l) Como o seu comportamento em relao aos pais?

11 ATIVIDADE 10 Leia com ateno o texto a seguir: IRACEMA MEDROSA -Iracema uma medrosa!... -Iracema uma medrosa!... -Iracema uma medrosa!... A gente ficava em bando, voando sua volta e gritando sempre: - Iracema uma medrosa!... Seus olhinhos castanhos se enchiam d'gua. - No faam assim _ murmurava. A gente pousava na rama e comentava: - Ora, Iracema, o que que tem? Vamos at l. A gente fica pendurado nos fios eltricos e uma delcia. Balana-se que no se acaba mais. Pra l... pra c... - No. No. Eu no vou. Tenho medo. Vocs nunca deviam ir. Nunca deviam sair da floresta. - Bobagens! Que que tem? -Tem sim. E se vocs encontram um alapo?_ indagava Iracema nervosa._E se tem uma gaiola? - Gaiola?_ perguntei espantado. _Que isso? Mame nunca falou pra gente sobre gaiola. - porque vocs so crianas. - Ento, Iracema, fale. Conte para a gente o que gaiola. Iracema arrepiou-se e sua vozinha saiu trmula. - Gaiola uma coisa horrvel. Uma coisa muito feia. Uma floresta de rvores fininhas, amarradas por um cip chamado arame. Tem uma porta. Botam a gente l dentro, e pronto. Nunca mais se sai de l. - Ah! Isso no existe. Voc est imaginando coisas. Vamos balanar nos fios. Ela torceu nervosamente as pontas das asas. - Vocs me desculpem, mas eu no vou. Dizendo isso, levantou voo e fugiu para o corao da mata que nesse momento era quente e acolhedor. A gente ficou caoando dela aos berros. - Iracema uma medrosa!... _Iracema uma medrosa!... Como ficou longe aquele vozerio: - Iracema uma medrosa. Agora meus olhos se enchem d'gua e eu vejo a gaiola em volta do meu corpo moo. Iracema tinha razo: A gaiola uma coisa horrvel! J no tenho vontade de me mover. Nem sei mesmo se me acostumei em dar pulos de um poleiro para outro. Tudo to triste. Triste. Triste. - Rapaz, que tristeza essa?_ perguntava da outra gaiola, seu Pedro, um velho tisangue. - Isso passa. No comeo sempre assim. Daqui a pouco voc comear a cantar e cantando a vida fica bonita at dentro de uma gaiola. - No. Eu nunca cantarei. Eu nunca cantarei. E me lembrava de Iracema que jamais passaria por tudo que eu j passara. Iracema teria ninhadas e ninhadas de filhotes e continuaria com medo, mas vivendo livre dentro da mata.
Jos Mauro de Vasconcelos

12 1-Na frase _Iracema uma medrosa!... as reticncias foram usadas para dar a ideia: ( ) de que algum interrompeu a fala das personagens; ( ) reforar a ideia dos berros repetidos pelos amigos de Iracema para caoar dela; ( ) demonstrar que os personagens paravam para ver a reao de Iracema. 2-Na frase: _Tem sim. E se vocs encontram um alapo?- indagava Iracema nervosa. - E se tem uma gaiola? A parte destacada est entre dois travesses porque: ( ) a fala de Iracema; ( ) a fala de seu Pedro ( ) a explicao do narrador. 3-Quem narra essa histria : ( ) Iracema ( ) seu Pedro ( ) um pssaro que convivia com Iracema 4-Iracema tinha medo... : ( ) de ser aprisionada. ( ) de ficar sozinha na floresta. ( ) de ser abandonada pelos seus amigos. 5- Iracema tinha razo. A gaiola uma coisa horrvel ! Nesta frase o ponto de exclamao demonstra o sentimento de: ( )admirao ( )tristeza ( )empolgao ATIVIDADE 11 Texto: Menor Abandonado De onde vens, criana? Que mensagem trazes do futuro? Por que to cedo esse batismo impuro que mudou teu nome? Em que galpo, casebre, invaso, favela, ficou esquecida tua me?... E teu pai, em que selva escura se perdeu, perdendo o caminho da barraca humilde?... Criana perifrica rejeitada... Teu mundo um submundo. Mo nenhuma te valeu na derrapada. Ao acaso das ruas-nosso encontro s to pequeno... eu tenho medo. Medo de voc crescer, ser homem. Medo da espada de teus olhos... Medo de tua rebeldia antecipada.

13 Nego a esmola que me pedes. Culpa-me tua indigncia inconsciente. Revolta-me tua infncia desvalida Quisera escrever versos de fogo e sou mesquinha. Pudesse eu te ajudar, criana, estigma de Defender tua casa, cortar tua raiz Chegada... ()
Cora Carolina

Estudo do texto: a) Como vivem os menores abandonados? b) Como o mundo desses meninos e meninas? c) Quem pode fazer alguma coisa pelos menores abandonados? d) Por que to cedo esse batismo impuro que mudou teu nome? Como so conhecidas as crianas referidas no texto? e)Onde estaria a me dessas crianas? f) Explique a 2 estrofe da poesia. g) Mo nenhuma te valeu na derrapada. Que derrapada essa? Explique o verso. h) O que essas crianas deveriam ter para no se tornarem menores abandonados? i) Mesmo sendo pequenos, os meninos da rua causam medo aos adultos. Qual o medo da autora? ATIVIDADE 12 Leia o texto: Seu Sol, dona Lua Dilogo interessante aconteceu entre o Sol e a Lua. E isto se deu em pleno sol do meio-dia: __ Ora, ora, que surpresa mais agradvel! A senhora por aqui, dona Lua? __ Pois , seu Sol, eu... __ Mas que aparncia a sua, dona Lua! Est to plida! J sei, veio tomar um solzinho, n? __ Quem me dera, seu Sol, quem me dera! __ Ento conte-me o que est acontecendo, Por que essa cara de lua? __ Ah, seu Sol! Parece at que eu vivo no mundo da lua... __ Ih! L vem a senhora com esse papo luntico! __ verdade, seu Sol,. Desde que invadiram a minha privacidade que eu no tenho mais aquele brilho de sempre. E no parou por a. Sempre est chegando gente nova para perturbar o meu sossego. J estou cheia! Cheia, seu Sol! S me falta mesmo virar lua-de-mel! __ Tem razo, isso fogo! Graas a Deus eu no tenho essa preocupao. Como j dizia o velho ditado: pode vir quente que estou fervendo! __ por isso mesmo que eu estou aqui, seu Sol. Quero propor-lhe um negcio. __ Negcio?! Com a senhora?

14 __ Calma, calma, no se esquente! Vou lhe explicar... Puxa, que calor faz aqui,hein? Bom, eu s quero lhe propor uma troca de turnos. __ Troca de turnos? Que papo esse , dona Lua? __ No precisa ficar vermelho, seu Sol! O negcio simples. Eu fico durante o dia, enquanto o senhor fica durante a noite, entendeu? __ Humm, sei no... Acho que isso vai dar bode! A senhora no notvaga? __ Xi, mesmo! Esqueci que sofro de insnia! S consigo dormir durante o dia. __ E eu no posso dormir de dia, sabe como , n? O calor... __ O senhor tem razo. A propsito, que horas so? __ Meio-dia, pontualmente! __ Ai, meu So Jorge! Estou atrasada! J era para eu estar no Japo! Qualquer dia eu apareo para ficar mais tempo. __ Talvez. Boa noite, seu Sol! __ Bom dia, dona Lua!
Alexandre Azevedo. O vendedor de queijos e outras crnicas. So Paulo: Atual, 1991.

primeiramente, pode-se propor uma reflexo sobre a mudana de turno. Se realmente houvesse essa troca, quais seriam as conseqncias? Atividades: a) Dramatizao feito pelos alunos ( Sol e Lua). Observar a pontuao, entonao na dramatizao. b) Que idia o texto passa? c) Pesquisar no dicionrio as palavras desconhecidas: d) O que significa eclipse? Voc j presenciou? e) Em que momento se deu o dilogo entre o Sol e a Lua? f) Voc conhece algum ditado popular? Cite o que est no texto. g) Voc j deve ter ouvido que enquanto aqui no Brasil dia em outro pas noite. Qual esse pas citado no texto? h) Tanto o sol quanto a lua utilizam, em suas falas, palavras prprias de seu universo. Releia o texto e indique quais so essas palavras: SOL:____________________________________________________________________ __________________________________________________________________ LUA:____________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

15 ATIVIDADE 13

Objetivos: Rever os valores machistas presentes na sociedade. Desenvolver a leitura e interpretao de textos. Reconhecer o gnero textual historia em quadrinhos. Desenvolvimento: Realizar um trabalho prvio de interpretao usando atividades de ateno, percepo e releitura para despertar o interesse do educando. Em seguida, promover um momento de leitura com gibis para depois explorar as caractersticas das HQS, a biografia do autor, a caracterizao dos personagens, recursos visuais e lingsticos tais como: onomatopias, bales, etc., com a finalidade de levar o educando a desenvolver uma leitura capaz de entender a inteno do autor, ou seja, a moral da histria. Aps isso, solicitar que os alunos faam a leitura dos quadrinhos acima. Por fim, fazer a interpretao oral, baseada no roteiro de questes abaixo: Roteiro de questes: a) Quem o personagem mais importante dessa histria? Voc j o conhecia? Tem alguma coisa em comum com este personagem? b) Todas as crianas choram ao tomar vacina? c) A atitude que Chico Bento teve pode ser considerada valente e responsvel? d) Todas as cenas aconteceram no mesmo dia? O que comprova que foram em dias diferentes? e) Quem voc imagina que teria passado a ideia ao personagem de que homem no chora? f) O que voc pensa sobre o motivo pelo qual o Chico Bento chorou? g) Para conviver em sociedade temos que seguir regras para que haja uma determinada ordem, no entanto algumas dessas regras so preconceituosas e discriminatrias, como essa de o homem no chora. Voc concorda com esta ideia? h) Que outras regras da sociedade so preconceituosas e discriminatrias? i) O que ns poderamos fazer para mudar essas regras?

16 ATIVIDADE 14 O PRINCIPEZINHO E A RAPOSA


E foi ento que apareceu a raposa: - Bom dia disse a raposa. - Bom dia respondeu polidamente o principezinho, que se voltou, mas no viu nada. - Eu estou aqui disse a voz debaixo da macieira... - Quem s tu? Perguntou o principezinho. Tu s bem bonita... - Sou uma raposa disse a raposa. - Vem brincar comigo props o principezinho. Estou to triste... - Eu no posso brincar contigo disse a raposa no me cativaram ainda. - Ah! Desculpa disse o principezinho. Aps uma reflexo, acrescentou. - Que quer dizer cativar? - Tu no s daqui disse a raposa. Que procuras? - Procuro os homens disse a raposa tm fuzis e caam. bem incmodo! Criam galinhas tambm. a nica coisa interessante que eles fazem. Tu procuras galinhas? - No disse o principezinho Eu procuro amigos. Que quer dizer cativar? - uma coisa muito esquecida disse a raposa. Significa criar laos... - Criar laos? - Exatamente disse a raposa Tu no s ainda para mim seno um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu no tenho necessidade de ti. E tu no tens tambm necessidade de mim. No passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, ns teremos necessidade um do outro. Sers para mim nico no mundo. E eu serei para ti nica no mundo... - Comeo a compreender disse o principezinho Existe uma flor..., eu creio que ela me cativou... - E possvel disse a raposa V se tanta coisa na terra... (O Pequeno Prncipe, Antoine de Saint-Exupry) EXERCCIOS 1 Bom dia respondeu polidamente o principezinho. Reescreva a frase, substituindo a palavra destacada por um sinnimo. 2. - Que quer dizer cativar? De acordo com o texto qual a melhor explicao para a palavra destacada? a- Capturar b- Atrair c- Tirar a liberdade d- Ganhar a simpatia Escreva uma frase empregando a palavra cativar com o mesmo significado escolhido no quadro anterior. 3. Consultando o dicionrio, responda: a) As palavras CATIVO e CATIVADO tm o mesmo significado? b) Escreva uma frase empregando a palavra CATIVO e outra empregando a palavra CATIVADO. 4. Quando voc se torna amigo de algum, voc se torna uma pessoa cativa ou cativada:

17
INTERPRETAO DE TEXTO 1. No incio da conversa, o principezinho convida a raposa para brincarem juntos. a) Como est se sentindo o principezinho? b) Por que a raposa recusa o convite do principezinho? 2) - os homens disse a raposa tem fuzis e caam. bem incmodo! Criam galinhas tambm. a nica coisa interessante que eles fazem. a) Por que incmodo para a raposa que os homens tenham fuzis e cacem: b) Por que, para a raposa, interessante que os homens criem galinhas? 3) Que quer dizer cativar? - uma coisa muito esquecida disse a raposa Significa criar laos.. a) O que significa criar laos? b) O que a raposa quis dizer com uma coisa muito esquecida? c) Voc concorda com a raposa? Por qu?

ATIVIDADE 15

O papagaio e a borboleta Um papagaio, pipa de papel, Subindo at as nuvens percebeu No vale, l embaixo, Uma borboletinha; e gritou-lhe ento: - Mal posso te enxergar daqui, creias ou no! Eu acho que tu me invejas voar to alto assim! - Invejo-te, eu? Eu no! E tu no tens razo De te vangloriares: voas alto sim, Mas voas preso a um fio, e a vida assim Est distante da felicidade. J quanto a mim bem verdade Que eu vo baixo: mas vo em liberdade: Esvoao e adejo Onde eu desejo! Nem como tu, tal qual um bobalho, me gabo sem razo!
(krilov, Fbulas russas, traduo Tatiane Belinsky, Melhoramentos)

18 Vocabulrio: Creias: acredites Vangloriares: gabares, contares vantagens Esvoao, adejo: dou vos curtos, bato as asas Perguntas que buscam respostas diretamente em partes do texto: 1. Que capacidade ou habilidade as duas personagens, da fbula, possuam em comum? Como voc pode comprovar sua resposta? 2. Qual personagem provocou o dilogo? Justifique sua resposta com elementos do texto. 3. Qual a localizao (espao) das personagens? Perguntas que exige do leitor a produo de inferncias textuais: 4. Por que o papagaio provocou o dilogo? 5. O que voc acha que a borboleta quis dizer quando falou nem como tu, tal qual um bobalho, me gabo sem razo. 6. Assinale os trs provrbios que comprovam que o ensinamento transmitido pela fbula sabedoria popular:

Antes s do que mal acompanhado Em boca fechada no entra mosquito. Quem fala o que quer, ouve o que no quer. A palavra prata, o silncio ouro. Mais vale um pssaro na mo do que dois voando.

Perguntas que levam o leitor a refletir sobre o tema do texto a partir de experincia de sua vida, criando uma interpretao textual: 7. Em sua opinio, que tipo de pessoa, age como o papagaio? Por qu? 8. Por que voc acha que a borboleta chamou o papagaio de bobalho? Perguntas que relacionam o tema do texto com a vida do leitor: 9. Algum algum dia, j lhe fez alguma provocao fazendo voc se sentir humilhado? Conte como foi e como voc se sentiu. 10. Qual das personagens voc acha que agiu corretamente? Justifique sua resposta. ATIVIDADE 16 Terno, macaco ou...
Flvio de Souza

Foi numa manh de vero que o Romeu descobriu que os pais dele eram diferentes dos pais das outras crianas. Ele foi com a me numa pracinha. E depois de correr, subir e descer muitas vezes no escorregador, ficar bastante de ponta-cabea no trepa-trepa e cavar muitos buracos no tanque de areia, ele sentou para conversar com seus amigos:

19 AMIGO - Meu pai tem um carro de quatro portas. AMIGA - O meu tem um de duas portas. ROMEU - O meu mais legal que o de vocs. Ele anda de nibus. AMIGA - Nossa, que legal! AMIGO - nibus maior que carro, n? ROMEU - ! AMIGA - O meu pai vai trabalhar cedinho! AMIGO - O meu faz ginstica antes de ir trabalhar. ROMEU - Naquela bicicleta que no sai do lugar? AMIGO - . AMIGA E ROMEU - Que legal! ROMEU - O meu pai vai trabalhar cedo tambm. AMIGO - Que horas? s nove? ROMEU - No... AMIGO - s oito? ROMEU - No... AMIGO - s sete? ROMEU - Tambm no... AMIGO - s seis? ROMEU - No! s dez! AMIGO E AMIGA - Isso no cedo! ROMEU - No? AMIGO - No! ROMEU - Ento meu pai diferente, pronto! AMIGA - Que legal! AMIGO - Meu pai vai trabalhar de terno. AMIGA - De gravata e tudo? AMIGO - . AMIGA - O meu pai vai de macaco e capacete. ROMEU - Igual bombeiro? AMIGA - No, no vermelho. cinza! AMIGO - Que legal! AMIGA - E o seu? Vai de terno ou macaco? ROMEU - mais ou menos um macaco... AMIGA - Cinza? ROMEU - No... cor de abbora e azul. AMIGO - E ele tem capacete? ROMEU - No, ele usa um chapu comprido cheio de estrelas. Uma gola de babados, Um sapato brilhante...um nariz de bola vermelha. E nas mos... AMIGA E AMIGO - O qu? O qu? ROMEU - Luvas! E s vezes, at uma capa de todas as cores do arco-ris! AMIGO E AMIGA - Que legal! Filho de artista. So Paulo:FTD, 1997, p. 9-11. ATIVIDADES: 01. Como o pai de cada um dos trs amigos? Complete o quadro abaixo com as informaes que voc encontra no texto:

20 Pai de Romeu Veculo transporte para Pai do Amigo Pai da Amiga

Quando vai para o trabalho Roupa usada para o trabalho Profisso 02. Como voc chegou concluso sobre as profisses dos pais dos amigos de Romeu? R.:_____________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 03. Por que os amigos de Romeu achavam que trabalhar de nibus era melhor do que de carro? R.:_____________________________________________________________ _______________________________________________________________ 04. Quantos anos voc acha que as personagens do texto tm? Justifique sua resposta. R.: Romeu: ________ anos porque__________________________________ _______________________________________________________________ Amiga de Romeu: _______ anos porque ______________________________ _______________________________________________________________ Amigo de Romeu:_______ anos porque _______________________________ _______________________________________________________________ 05. O que Romeu quis dizer com a fala: mais ou menos um macaco... R.:_____________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

21 06. Desenhe o pai de Romeu vestido para trabalhar:

07. Qual a profisso do seu pai ou da pessoa que cuida de voc? Como ela se veste? A que horas ela sai? R.:_____________________________________________________________ _______________________________________________________________ 08. Existe uma profisso que seja mais importante que a outra? Justifique: R.:_____________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 09. No texto lido, as reticncias indicam que a ideia no est completa, que o leitor deve complet-la com sua imaginao. Observe outro uso das reticncias no texto e compare com o trecho modificado: No texto ROMEU O meu pai vai trabalhar cedo tambm. AMIGO Que horas? s nove? ROMEU No... AMIGA s oito? ROMEU No... AMIGO s sete? ROMEU Tambm no... Trecho modificado ROMEU O meu pai vai trabalhar cedo tambm. AMIGO Que horas? s nove? ROMEU No! AMIGA s oito? ROMEU No! AMIGO s sete? ROMEU Tambm no!

a) Como se sente Romeu, quando sua fala, na escrita, representada assim: No...

b) Como estaria se sentindo Romeu se sua fala fosse representada, na escrita, assim: No!

22 c) Na lngua oral, Romeu no falaria do mesmo jeito esses dois nos. Leia em voz alta os dois trechos dos quadros, prestando ateno na diferena de entonao, quando voc fala No... e No! 10. Observe as formas diferentes do no. a) Que dvida Romeu tem, quando fala No... ? R.:_____________________________________________________________ _______________________________________________________________ b) Que certeza o Amigo tem, quando fala No! ? R.:_____________________________________________________________ _______________________________________________________________ ATIVIDADE 17 COMO SE FOSSE DINHEIRO Todos os dias, Catapimba levava dinheiro para a escola para comprar o lanche. Chegava no bar, comprava um sanduche e pagava para seu Lucas. Mas seu Lucas nunca tinha troco: - menino, leva uma bala que eu no tenho troco. Um dia Catapimba reclamou de seu Lucas: - Seu Lucas eu no quero bala, quero meu troco em dinheiro. - Ora menino, eu no tenho troco. Que que eu posso fazer? - Ah, eu no sei! S sei que quero meu troco em dinheiro! - Ora, bala como se fosse dinheiro, menino! Ora essa... (...) A o Catapimba resolveu dar um jeito. No dia seguinte, apareceu com um embrulho debaixo do brao. Os colegas queriam saber o que era. Catapimba ria e respondia: - Na hora do recreio, vocs vo ver... E, na hora do recreio, todo mundo viu. Catapimba comprou o seu lanche. Na hora de pagar, abriu o embrulho. E tirou de dentro... uma galinha. Botou a galinha em cima do balco. - Que isso, menino? perguntou seu Lucas. - pra pagar o sanduche, seu Lucas. Galinha como se fosse dinheiro... O senhor pode me dar o troco, por favor? Os meninos estavam esperando para ver o que seu Lucas ia fazer. Seu Lucas ficou um tempo parado, pensando... A colocou umas moedas no balco: _ Est a seu troco, menino! E pegou a galinha para acabar com a confuso. No dia seguinte, todas as crianas apareceram com embrulhos debaixo do brao. No recreio, todo mundo foi comprar lanche. Na hora de pagar... Teve gente que queria pagar com raquete de pingue pongue, com papagaio de papel,

23 com vidro de cola, com geleia de jabuticaba... (...) E, quando seu Lucas reclamava, a resposta era sempre a mesma: - U, seu Lucas, como se fosse dinheiro...
Ruth Rocha. Como se fosse dinheiro. So Paulo, FTD, 1995

Atividades de interpretao: 1) Quase sempre as histrias so contadas por um narrador. ele que conta os acontecimentos ocorridos. O narrador pode ou no participar da histria. No texto Como se fosse dinheiro, o narrador participa da histria como personagem ou apenas conta fatos vividos pelas personagens? Comprove sua resposta com elementos do texto. Registre o que voc entendeu da histria respondendo s questes referentes: AO INCIO DA HISTRIA Onde se passa a histria? Quem so os personagens da histria? Essa histria se passa antigamente ou nos dias atuais? AO PROBLEMA A SER RESOLVIDO Qual o problema da histria? RESOLUO DO PROBLEMA Como o problema foi resolvido? Suas expectativas foram atendidas quanto ao ttulo e o que voc sups que seria o tem da histria? Atividades de oralidade: a) Voc acha que essa histria poderia ter acontecido de verdade? b) Em sua opinio, possvel dizer que a iniciativa de Catapimba motivou seus colegas a tambm protestarem contra as atitudes de seu Lucas? Por qu?

24 ATIVIDADE 18 A publicidade exige do leitor, com freqncia, a identificao implcitas para a compreenso da mensagem: Analise o cartaz e responda: de informaes

O que o cartaz anuncia? Que instrumento est representado no cartaz? Por que o instrumento representado como uma folha? preciso pagar para participar do acontecimento anunciado? Em que dia vai acontecer e em que perodo do dia?

25 ATIVIDADE 19 GNERO TEXTUAL: BILHETE Edu, No posso jogar futebol hoje tarde com voc e a turma no campo. Minha me vai me levar ao dentista. A gente se fala amanh na escola. Toquinho a) Como chamado, na sociedade, o texto que voc acabou de ler? Assinale com um (x) a resposta correta: ( ) Carta ( ) Bilhete ( ) Aviso ( ) Fbula b) Por que escrevemos textos como esse, ou seja, qual a finalidade dele? ( ) Fazer um convite. ( ) Dar um recado. ( ) Contar um fato. c) Responda, atentamente, s seguintes questes: Quem escreveu o texto? Escreveu para quem? O que Toquinho tinha combinado com Edu? Com quem Toquinho iria jogar bola? Por que Toquinho no poderia ir mais jogar bola? Quando que Edu e Toquinho se encontraro novamente? Onde os dois costumam conversar? Toquinho precisou repassar um recado para Edu e, para isso, selecionou o gnero bilhete. Por que ele selecionou esse gnero? No seu dia a dia, quando voc se utiliza do gnero bilhete? Por que esse gnero selecionado? Qual a relao de interao entre Toquinho e Edu? Assinale com um (x) a resposta correta: ( ) colegas ( ) amigos ( ) inimigos Retire do texto uma expresso que comprove sua resposta da questo anterior. ATIVIDADE 20 Pirulito e sua troupe! A noite de estria sempre uma funo parte. Todas as atraes so reunidas e todos se esmeram em fazer o melhor. s oito horas em ponto, o Mestre-de-cerimnia entra no picadeiro: - Respeitvel pblico! O Gran Circo Transcontinental tem a honra de trazer a esta maravilhosa cidade de Palmares as maiores atraes da Terra. Depois de correr Europa, Amrica do Norte e Amrica do Sul, ns, os artistas circenses, que fazemos este

26 espetculo, trazemos a esta belssima cidade todo o carinho e todo o afeto que podemos carregar nos coraes. Os tambores rufaram e o pblico aplaudiu. No melhor lugar do poleiro, Pedro e Neto caprichavam nas palmas. Estavam com os pais, tambm sedentos por qualquer estria de qualquer circo. - Agora iniciaremos o desfile de nossas atraes. Os tambores voltaram a rufar, numa introduo banda que atacou o tema de abertura. E enquanto o Mestre-de-cerimnia chamava, iam entrando no picadeiro as bailarinas, a mulher barbada que engolia espada, o homem que come fogo,, o atirador de facas e sua partner, o mgico Mister Capa, os ces amestrados, os macacos e sua domadora, os elefantes, os homens do globo da morte, Cimara e seus irmos voadores, os equilibristas, os malabaristas, a rumbeira contorcionista e quando todos pensavam que estava acabado, o Mestre-de-cerimnia se esgoelou para anunciar: - PI-RU-LI-TO E SU-A TROU-PE! Explodiram palmas, para logo depois se fazer o maior silncio. Demonstrando um pouco de vergonha o Mestre-de-cerimnia voltou carga. - PI-RU-LI-TO E SU-A TROU-PE! Novas palmas e novamente nada de Pirulito aparecer. Ainda mais sem graa, o Mestre-de-cerimnia foi at a cortina e gritou. - Pirulito, deixe de ser preguioso que hora do espetculo. Nesse instante sai dos bastidores um calhambeque caindo aos pedaos, barulhento e jogando fumaa pelo radiador. Na freada, o carro todo se desmanchou e o pblico veio abaixo numa gargalhada nica. Pirulito e mais quatro palhaos, dois deles anes, descem e se desculpam. - Meus senhores e minhas senhoras... comeou a falar o palhao Chocolate, quando foi interrompido por Pirulito: - Pra, pra, pra que ta tudo errado. Deixe que eu fao as apresentaes. Deu uma volta no picadeiro, ajeitou a gravata e comeou. - Minhas senhoras e senhores dos outros... Nova gargalhada do pblico. Estava comeando o espetculo da noite de estria. O circo e a alegria tinham verdadeiramente chegado cidade de Palmares. Maurcio Melo Jnior. O palhao que perdeu o riso. Recife, Edies Bagao, 1993. Estudo do Texto 1 Relacione as palavras abaixo aos seus significados. A equilibrista B malabarista C contorcionista ( ) Pessoas que equilibra muitos objetos ao mesmo tempo. ( ) Pessoa que faz contores com o corpo. ( ) Pessoa que se equilibra em posio difcil. 2 Assinale a alternativa correta quanto ao significado das expresses destacadas. a) ... todos se esmeram em fazer o melhor. ( ) se esforam ( ) sabem b) Estavam com os pais, tambm sedentos por qualquer estria... ( ) com sede ( ) com desejo

27 c) A banda atacou o tema de abertura. ( ) agrediu ( ) iniciou d) ... o Mestre-de-cerimnia voltou carga. ( ) tentou de novo ( ) foi ver a carga e) ... o pblico veio abaixo numa gargalhada nica. ( ) despencou de cima ( ) caiu 3 Escreva nos parnteses o sinnimo das expresses destacadas. na brecada parceria auxiliares ... o atirador de facas e sua partner... (..............................................) Pirulito e sua troupe! (..............................................) O carro se desmanchou na freada. (..............................................) Compreenso do texto 1 Por que a noite de estria sempre uma funo parte? 2 Na histria, onde est se apresentando o Gran Circo Transcontinental? 3 Cite duas personagens que ganham destaque no texto. 4 Qual significado da frase do texto? Pedro e Neto (...) Estavam com os pais, tambm sedentos por qualquer estria de qualquer circo. 5 De todos os artistas que foram chamados ao picadeiro, escolha e escreva os de seu agrado. 6 Em sua opinio, por que explodiram palmas quando o Mestre-de-cerimnia chamou o palhao Pirulito? 7 Descreva o aparecimento de Pirulito ao pblico. 8 O circo e a alegria tinham verdadeiramente chegado cidade de Palmares. Por qu? Discusso a partir do texto 1 Conte suas experincias com o circo e oua atentamente o que seus colegas tm para lhe dizer. 2 Troque idia com seus colegas sobre os artistas que o Mestre-de-cerimnia chamou ao picadeiro. 3 Voc acha que o texto deixou claro que o palhao um dos elementos mais importantes de um circo? Explique.

28 ATIVIDADE 21
MENINO MULTICOLORIDO

Eu sou um menino multicolorido. , eu sou de todas as cores por dentro. Sou misturado. Meu sangue feito do sangue de muitas raas. Minha me disse que quem tem avs de raas diferentes mis . . . mis . . . Esqueci! um nome complicado. Prefiro pensar que sou multicolorido. Tenho sangue de francs, de negro, de espanhol e de ndio. Por fora eu sou branquinho, de cabelo claro. Por dentro, sou europeu, preto, mulato, mestio. Acho que por esse motivo que eu gosto tanto dos ndios do Brasil. Gosto deles porque eu sou um pedao ndio e porque eles esto deixando de ser ndio por inteiro. que as pessoas brancas aqui do Brasil, j faz tempo, que esto enganando e destruindo eles, os donos da terra. Eu vi na televiso os ndios xavantes em Braslia. Eles estavam querendo que o presidente ajudasse todos eles a no desaparecerem. Fiquei muito aborrecido. Vai chegar o dia em que no vai ter mais ndio no Brasil. Nesse dia, o Brasil vai ficar bem pequenino e no vai mais ser to bonito, porque quem faz a nao so as pessoas da terra. Nesse dia, eu vou ficar triste para sempre. Sei que vou ficar branquinho de raiva. Alberto Rodrigues Alves - Leitura silenciosa; leitura oral pelo professor; leitura individual pelos alunos. - Discusso em torno das idias apresentadas no texto. Estudo do texto 1) Eu sou um menino multicolorido. , sou de todas as cores por dentro. A palavra cores significa ___________________ . 2) Segundo o prprio menino, como ele era por dentro? E por fora? 3) Acho que por esse motivo que eu gosto tanto dos ndios do Brasil. O motivo a que ele se refere : ( ) Os ndios so os donos da terra. ( ) Tenho sangue de ndio. ( ) Os ndios so bons. 4) Segundo o texto, os ndios esto deixando de ser ndio por inteiro. Por que isso est acontecendo? 5) Os nossos ndios vo acabar. Transcrever o trecho que mostra as conseqncias desse fato. 6) Copie do texto a frase que fala da reao do menino diante do desaparecimento dos ndios.

29 Extrapolao do texto a) Voc tambm nao brasileira. Procurar no texto uma frase que afirme isso. b) O texto diz que os ndios so os verdadeiros donos da terra. Voc concorda com isso? Por qu? Produo

Escolher um trecho do texto que voc achou interessante e fazer a ilustrao correspondente. Voc dever redigir uma carta ao povo brasileiro , escolhendo uma das opes propostas:

a) Voc uma criana indgena que se manifesta publicamente nessa comemorao do descobrimento do Brasil pelos portugueses. b) Voc uma criana que tem conscincia dos problemas brasileiros, e manifesta-se publicamente, expressando seus sentimentos e suas preocupaes. Apresentao dos trabalhos: todos os trabalhos devero ser apresentados em sala de aula e expostos em mural no ptio da escola. ATIVIDADE 22

O sapo e a cobra
Era uma vez um sapinho que encontrou um bicho comprido, fino, brilhante e colorido deitado no caminho. - Al! Que que voc est fazendo estirada na estrada? - Estou me esquentando aqui no sol. Sou uma cobrinha, e voc? - Um sapo. Vamos brincar? E eles brincaram a manh toda no mato. - Vou ensinar voc a pular. E eles pularam a tarde toda pela estrada. - Vou ensinar voc a subir na rvore se enroscando e deslizando pelo tronco. E eles subiram. Ficaram com fome e foram embora, cada um para sua casa, prometendo se encontrar no dia seguinte. - Obrigada por me ensinar a subir na rvore. Em casa, o sapinho mostrou me que sabia rastejar. - Quem ensinou isso para voc? - A cobra, minha amiga. - Voc no sabe que a famlia Cobra no gente boa? Eles tm veneno. Voc est proibido de brincar com cobras. E tambm de rastejar por a. No fica bem. Em casa, a cobrinha mostrou me que sabia pular. - Quem ensinou isso a voc? - O sapo, meu amigo.

30 - Que besteira! Voc no sabe que a gente nunca se deu com a famlia Sapo? Da prxima vez, agarre o sapo e... bom apetite! E pare de pular. Ns, cobras, no fazemos isso. No dia seguinte, cada um ficou na sua. - Acho que no vou rastejar com voc hoje. A cobrinha olhou, lembrou do conselho da me e pensou: Se ele chegar perto, eu pulo e devoro ele. Mas lembrou-se da alegria da vspera e dos pulos que aprendeu com o sapinho. Suspirou e deslizou para o mato. Daquele dia em diante, o sapinho e a cobrinha no brincaram mais juntos. Mas ficavam sempre ao sol, pensando no nico dia em que foram amigos.
Lenda africana ( Compilao de Willian J. Bennet e traduo de Luiz Raul Machado)

Atividades a) Procure o significado de deslizar e estirada, e registre no caderno. b) Em que sentido a palavra estirada foi usada no texto? c) Que outro ttulo voc daria ao texto? d) Quem est contando a histria participa dela? Como voc descobriu? e) Acho que no posso rastejar com voc. Quem disse isso e por qu? f) Por que, mesmo aconselhada pela me, a cobrinha no engoliu o sapo? g) Segundo a lenda, aps conversarem com suas respectivas mes, o sapinho e a h) cobrinha nunca mais brincaram juntos. Explique o porqu disso: i) A sua famlia conhece e gosta de seus amigos? j) Quais so as brincadeiras de que voc participa? ATIVIDADE 23 Leitura Verbal e No Verbal

FUI

31 NO DEIXE A NATUREZA IR EMBORA. Pssaros, plantas e animais que sempre habitaram nossas florestas esto sendo extintos ou isolados em pequenas manchas de verde, cercadas de cidades por todos os lados. Nosso oxignio tambm est indo embora. um adeus invisvel, mas sensvel. Sem rvores, nossas fontes esto secando, silenciosas vtimas da eroso provocada pelo desmatamento. Voc pode ajudar a reverter esse quadro atravs do site www.click.com.br, um programa de reflorestamento indito no pas. Voc d um click e uma muda de rvore nativa da Mata Atlntica plantada em seu nome. Facilmente, gratuitamente. D um click e plante uma rvore agora mesmo. Antes que a natureza desaparea.
Superinteressante, So Paulo, n 170, 2001.

Leitura e Interpretao oral/escrita: a) Com base no texto, possvel identificar o assunto de que o texto trata? Que assunto esse? b) No deixe a natureza ir embora. A quem o autor se dirige ao escrever esta frase? O que quer enfatizar com o ttulo? c) Que elementos da natureza citados no texto, esto sendo extintos ou isolados? d) Que espcie de pssaro mora no ninho que voc v na gravura. Porque ao lado do ninho, h uma placa contendo a palavra FUI? Qual o sentido desta palavra no contexto? e) Na frase D um click e plante uma rvore, sublinhe os verbos que indicam ao. f) Explique o sentido da frase: um adeus invisvel, mas sensvel. ATIVIDADE 24 HAVIA UM MENINO Havia um menino, que tinha um chapu para pr na cabea por causa do sol. Em vez de um gatinho tinha um caracol. Tinha o caracol dentro de um chapu; fazia-lhe ccegas no alto da cabea.

32 Por isso ele andava depressa, depressa pra ver se chegava a casa e tirava o tal caracol. do chapu, saindo de l e caindo o tal caracol. Mas era, afinal, impossvel tal, nem fazia mal nem v-lo, nem t-lo: porque o caracol era do cabelo. Fernando Pessoa Estratgia para leitura e a discusso do texto Depois que os alunos tiveram lido silenciosamente a poesia, o professor pode contar um pouco da vida de Fernando Pessoa e sua importncia para a literatura portuguesa. Em seguida, faz uma discusso informal para que os alunos possam dizer o que entenderam e sentiram com a leitura do poema. Concluda a discusso cada aluno desenha o menino que imaginou e depois, reunidos em equipe, respondem as questes: a) Qual o sentido de caracol que o poema nos leva a imaginar? b) Leia o poema em voz alta, observando quantas palavras apresentam os sons al, el, ol. Por que voc acha que esses sons aparecem tantas vezes ao longo do poema? c) Voc gostou desse poema de Fernando Pessoa? Por qu? d) Escreva agora um poema. ATIVIDADE 25 Leia esta tirinha da cartunista Chantal:

33 1 Uma tirinha uma pequena narrativa. Ento, em relao tirinha acima, identifique, em seu caderno: a) personagens b) espao (local) c) tempo 2 Uma tirinha tem de condensar uma histria em alguns poucos quadrinhos. No caso dos quadrinhos de Chantal: a) Qual o fato inicial? b) A reclamao do aluno gera um outro fato. Qual ele? c) Esse segundo fato resolve o problema? Explique. d) Observe que h uma gradao na reclamao do aluno: primeiramente ele est com frio, depois ele alrgico ao giz. Por fim, qual a ltima reclamao do aluno? e) Para resolver os problemas anteriores, o professor mudou o aluno de lugar. E para solucionar este ltimo problema, o que faz o professor? f) Releia o ltimo quadrinho. O que h de inesperado no desfecho da histria? g) O que se deduz dessa ltima fala?

ATIVIDADE 26 DOIS BEIJOS O prncipe desencantado O primeiro beijo foi dado por um prncipe numa princesa que estava dormindo encantada h cem anos. Assim que foi beijada, ela acordou e comeou a falar: _ PRINCESA Muito obrigada, querido prncipe. Voc por acaso solteiro? _ PRNCIPE Sim, minha querida princesa. _ PRINCESA Ento ns temos que nos casar, j! Voc me beijou, e foi na boca, afinal de contas no fica bem, no mesmo? _ PRNCIPE ... Querida princesa. _ PRINCESA Voc tem um castelo, claro. _ PRNCIPE Tenho... princesa. _ PRINCESA E quantos quartos tem o seu castelo, posso saber? _ PRNCIPE Trinta e seis. _ PRINCESA S? Pequeno, hein! Mas no faz mal, depois a gente faz umas reformas... Deixa eu pensar quantas amas eu vou ter que contratar... Umas quarenta eu acho que d! _ PRNCIPE Tantas assim? _ PRINCESA Ora, meu caro, voc no espera que eu v gastar as minhas unhas varrendo, lavando e passando, no ? _ PRNCIPE Mas quarenta amas! _ PRINCESA Ah, eu no quero nem saber. Eu no pedi para ningum vir aqui me beijar, e j vou avisando que quero umas roupas novas, as minhas devem estar fora da moda; afinal passaram-se cem anos, no mesmo? E quero uma carruagem de marfim, sapatinhos de cristal e... e... joias, claro! Eu quero aneis, pulseiras, colares, tiaras, coroas, cetros, pedras preciosas, semipreciosas, pepitas de ouro e discos de platina! _ PRNCIPE Mas eu no sou o rei das Arbias, sou apenas um prncipe...

34 _ PRINCESA No venha com desculpas esfarrapadas! Eu estava aqui dormindo e voc veio e me beijou e agora vai querer que eu ande por a como uma gata borralheira? No, no e no, e outra vez no e mais uma vez no! Tanto a princesa falou que o prncipe se arrependeu de ter ido at l e a beijado. Ento teve uma idia. Esperou a princesa ficar distrada, se jogou sobre ela e deu outro beijo, bem forte. A princesa caiu imediatamente em sono profundo, e dizem que at hoje est l, adormecida. Parece que a notcia se espalhou, e os prncipes passam correndo pela frente do castelo onde ela dorme, assobiando e olhando para o outro lado.
Flvio de Souza. Prncipes e princesas, sapos e lagartos. So Paulo: FTD, 1989.

A leitura ser proposta logo aps uma abordagem reflexiva sobre a questo do consumismo. Deve ser dramatizada e para isso o professor deve cuidar para que os leitores do texto pronunciem bem as palavras, d entonao e regule o volume da voz de acordo com o tamanho da sala, para que toda classe possa ouvir sem que seja necessrio acompanhar no prprio livro. Os ouvintes devem ficar livres para assistir aos gestos e mmicas dos dramatizadores do texto. O momento oportuno para trabalhar a oralidade do aluno e a linguagem oral. Propor para que a histria seja recontada oralmente em conjunto. O professor comea. Quanto interpretao ser realizada por meio de pequenos grupos de alunos. Estes devero investigar o vocabulrio, discutir, formulando uma sntese da resposta do grupo (orientado pelo professor). Cada grupo dever escolher um colega para apresentar as respostas sintetizadas classe. Aps cada apresentao pode-se escolher um aluno de outro grupo para avaliar a resposta dada, concordando, discordando ou ampliando as idias expressas. Interpretao: 1- O que mais chamou a sua ateno no texto? 2- Que sentimento(s) a atitude da princesa ao acordar despertou no prncipe? Por qu? 3- O que nos faz lembrar a primeira frase do texto? 4- Por que o texto recebeu o subttulo O prncipe desencantado? 5- Voc sabe o que um conto de fadas? Explique. 6- Que caractersticas do texto o aproximam de um conto de fadas? 7- Que caractersticas da princesa dessa histria a diferenciam das outras que voc conhece por meio dos contos de fadas? 8- Na sua opinio: a) por que a princesa faz tantos pedidos? b) a princesa errou ao tomar essa atitude? Por qu?

35 c) foi justo o que ocorreu com a princesa no final da histria? Justifique sua opinio. 9-Se voc estivesse no lugar da princesa, o que pediria? Que sonho de consumo desejaria ver realizado? O que gostaria de ganhar? 10- Voc sabe o que ser ambicioso? Voc acha que a princesa foi ambiciosa? 11- Voc uma pessoa ambiciosa? Quais as suas maiores ambies na vida? 12- Pense e responda: a) Voc acha que as pessoas mais felizes do mundo so aquelas que mais possuem bens materiais, como uma grande casa, um carro do ano, muito dinheiro em banco, etc.? Por qu? b) O que precisamos consumir para sermos felizes? c) Na sua opinio, qual o bem mais precioso do mundo? ATIVIDADE 27 O AMOR O amor como duas borboletas que estivessem sobre uma rosa, a mais linda de todas do jardim. O amor tem que haver. Se no houvesse amor no havia nada bonito. O amor so duas estrelas a brilhar, a brilhar. A rosa e o sol so o amor. Amor poesia. O amor so dois passarinhos a construir a sua casinha. O amor no haver polcias.
Incio da Silva Cruz, 10 anos. Maria Rosa Colao. A criana e a vida.

Interpretao: a) Para definir o amor, o autor estabelece vrias comparaes. A que o autor compara o amor? b) Retire do texto passagens que sugerem as seguintes sensaes: - beleza: - carinho: - liberdade: c) Por que o autor relaciona o amor a dois seres da natureza: duas borboletas, duas estrelas, a rosa e o sol, dois passarinhos? d) O autor conclui que o amor no haver polcias. Por qu? e) Voc concorda com a afirmao do texto de que Se no houvesse amor no haveria nada bonito? Justifique sua resposta. f) Muitas pessoas afirmam que no mundo atual no existe mais amor. Voc concorda com essas pessoas? g) Para voc o que o amor?

36 h) Observe: O amor so duas estrelas a brilhar, a brilhar. O amor so dois passarinhos a construir a sua casinha. Para sugerir o que o amor, o autor compara a duas estrelas e a dois passarinhos. Faa o mesmo com os seguintes sentimentos: A liberdade A tristeza A felicidade A paz h) O amor so dois passarinhos a construir a sua casinha. Nesses versos, o uso do diminutivo sugere: ( ) tratamento pequeno ( ) carinho ( ) ironia ATIVIDADE 28 MAIS PRA L DO QUE PRA C Adaptao Flavia Muniz Na casa do Andrezinho havia jogo toda quarta-feira. Neste dia seus pais recebiam outro casal que tambm morava na vila e iam at tarde, jogando buraco. Mas o Andr s atrapalhava mesmo. Ficava o tempo todo pedindo isto, aquilo, beliscando a irm, atormentando a empregada, fazendo baguna. O Olhe que lhe dou um safano bem na frente das visitas! ameaava a me. No brigue com ele, isso coisa de criana! diziam as visitas. At o dia em que o pai chegou com um vdeo game embrulhado num pacoto. Que alegria. Andrezinho nunca mais deu trabalho. Ficava horas a fio sentado na frente da TV, tentando aumentar seu nmero de pontos. No jantava direito, nem fazia a lio com tanto capricho, s para acabar depressa e ir correndo desafiar o jogo. Dessa forma, a famlia de Andrezinho conseguiu o merecido sossego, achando timo o avano tecnolgico de hoje em dia. I. TRABALHANDO O CONTEDO DO TEXTO 1. Responda: a) Por que o nome do menino utilizado no diminutivo? Em que outras situaes se emprega o nome prprio no diminutivo? b) Qual era o problema dos pais de Andrezinho? c) Como o problema foi solucionado? d) O que voc achou da soluo encontrada pelos pais do menino? 2. Assinale a resposta certa com um x: Avano tecnolgico : ( ) a criao de vdeo games ( ) progresso em novas tecnologias e conhecimentos ( ) descoberta de novas vacinas para prevenir doenas 3. Que espresso na fala da me representa sua impacincia com o menino/ 4. D sua opinio: a) O safano resolve os problemas? Justifique. b) Voc acha que os jogos eletrnicos so sempre educativos? bom que as crianas fiquem durante muitas horas jogando no vdeo game ou computador? Explique.

37 II. ANALISANDO A ESTRUTURA DO TEXTO 1. Quantos pargrafos tm a histria? 2. Faa um crculo e releia: - o pargrafo que inicia a narrativa. - o pargrafo que termina a narrativa. 3. Copie o trecho do desenvolvimento da narrativa em que h um conflito entre os personagens. ATIVIDADE 28 O menino rico Nunca tive brinquedos. Brinco com as conchas do mar E com a areia da praia. Brinco com as canoas dos coqueiros Derrubadas pelo vento. Fao barquinhos de papel Visto-me com os raios do luar. Nas guas da enxurrada. Brinco com as borboletas. Nos dias de sol E nas noites de lua cheia Visto-me com os raios do luar. Na primavera teo coroas de flores perfumadas As nuvens do cu so navios, so bichos, so cidades. Sou o menino mais rico do mundo Porque brinco com o Universo Porque brinco com o Infinito.
Maria Alice do Nascimento e Slvia Leuzinger, O dirio de Marcos Vincius. Rio de janeiro, Nova Fronteira, 1982.

Sugestes de atividades: a) Quem o autor e qual o ano de publicao do texto? b) Qual a mensagem que o texto transmite? c) Quais as aes que o menino desempenha? d) Que palavra a expresso me em Visto-me est substituindo? e) Na frase Na primavera teo coroas de flores perfumadas, qual o significado da palavra teo? possvel substitu-la por outra, sem que a frase mude de sentido? f) O autor escreve: Nunca tive brinquedos. Se mais de uma pessoa falasse esta frase, como ela ficaria?

38 ATIVIDADE 29

ATIVIDADE DE LEITURA REFERENTE HISTRIA EM QUADRINHOS


1. O texto acima uma histria em quadrinhos. Aponte pelo menos trs

caractersticas desse tipo de texto (o que ele apresenta que o faz ser uma histria em quadrinhos?).
2. O jeito de falar e mesmo as roupas de alguns personagens identificam o lugar onde

eles vivem. Que lugar esse?

39
3. No primeiro e no ltimo quadrinho, Chico Bento e Z Lel apresentaram a mesma

expresso facial, ou seja, cara. Que acontecimentos os fez ficar desse jeito?
4. Observe as falas de Z Lel e Chico Bento, voc acha que em um trabalho de

pesquisa escolar eles podem escrever do mesmo jeito que falam? Por qu?
5. Explique por que o balo que contm a risada de Z Lel diferente dos outros

que indicam as falas dos personagens.


6. No ltimo quadrinho, a cara de Z Lel indica a reao dele ao ficar sabendo que

tambm tinha tirado zero. Que sentimentos a expresso facial demonstra? ATIVIDADE 30 A Bola O pai deu uma bola de presente ao filho. Lembrando o prazer que sentira ao ganhar a sua primeira bola do pai. Um nmero 5 sem tento oficial de couro. Agora no era mais de couro, era de plstico. Mas era uma bola. O garoto agradeceu, desembrulhou a bola e disse "Legal!". Ou o que os garotos dizem hoje em dia quando no gostam do presente ou no querem magoar o velho. Depois comeou a girar a bola, procura de alguma coisa. - Como e que liga? - perguntou. - Como, como que liga? No se liga. O garoto procurou dentro do papel de embrulho. - No tem manual de instruo? O pai comeou a desanimar e a pensar que os tempos so outros. Que os tempos so decididamente outros. - No precisa manual de instruo. - O que que ela faz? - Ela no faz nada. Voc que faz coisas com ela. - O qu? - Controla, chuta... - Ah, ento uma bola. - Claro que uma bola. - Uma bola, bola. Uma bola mesmo. - Voc pensou que fosse o qu? - Nada, no. O garoto agradeceu, disse "Legal" de novo, e dali a pouco o pai o encontrou na frente da tev, com a bola nova do lado, manejando os controles de um videogame. Algo chamado Monster Ba, em que times de monstrinhos disputavam a posse de uma bola em forma de blip eletrnico na tela ao mesmo tempo que tentavam se destruir mutuamente. O garoto era bom no jogo. Tinha coordenao e raciocnio rpido. Estava ganhando da mquina. O pai pegou a bola nova e ensaiou algumas embaixadas. Conseguiu equilibrar a bola no peito do p, como antigamente, e chamou o garoto. - Filho, olha. O garoto disse "Legal" mas no desviou os olhos da tela. O pai segurou a bola com as mos e a cheirou, tentando recapturar mentalmente o cheiro de couro. A bola cheirava a nada.

40 Talvez um manual de instruo fosse uma boa ideia, pensou. Mas em ingls, para a garotada se interessar.
(Luis Fernando Verssimo. Comdia para se ler na escola. Rio de Janeiro. Objetiva.)

Atividades: 1. De onde foi retirada a crnica A bola ? Pelo ttulo do livro, que outros textos o livro traz? 2. Com que inteno Luis Fernando Verssimo escreveu essa crnica? Identifique as opes corretas: a) Refletir sobre o comportamento de crianas que preferem ficar solitrias na frente de um videogame. b) Convencer o leitor de que todos devem brincar somente de videogame. c) Fazer o leitor pensar que o excesso de videogame e televiso pode gerar desinteresse por outras brincadeiras antigas e interesses como brincar de bola, por exemplo. d) Dizer que brincar de bola brincadeira do passado. 3. Quando o pai deu a bola de presente ao filho, que reao ele esperava que o menino tivesse? Por qu? 4. Releia o trecho: - Como que liga? Perguntou. - Como, como que liga? No se liga. O garoto procurou dentro do papel de embrulho. - No tem manual de instruo? Pela reao do menino, o que voc acha que ele pensou que fosse a bola? 5. A palavra Legal aparece entre aspas em trs momentos no texto. a) Por que ela aparece entre aspas? b) Pelo modo como se comportava o menino ao pronunci -la pela primeira vez, que sentimento foi revelado? 6. Como o pai se sentiu o pai ao perceber a reao do menino ao pronunci-la pela primeira vez, que sentimento foi revelado? 7. Qual foi a inteno do pai quando comeou a fazer embaixadas? 8. Escreva como voc reagiria se estivesse no lugar do menino. 9. O que manual de instruo ? Faa uma lista de objetos que costumam traz-lo. 10. Em quanto tempo o fato narrado provavelmente aconteceu? Justifique sua resposta.

41 ATIVIDADE 31

1. Os dois animais tornaram-se amigos? Por qu? 2. Caracterize o local onde passa a histria. 3. Copie do texto os trechos que correspondem situao inicial da narrativa e ao incio do conflito. 4. Por que voc acha que a raposa e o galo foram escolhidos como personagens dessa histria? 5. Quais foram as estratgias da raposa para enganar o galo? 6. Qual foi a inteno do galo ao falar que estava vendo uma matilha? 7. O que voc achou da atitude do galo?

42 8. Observe o trecho: O que isso prima? disse o galo. Por favor, no v ainda! J estou descendo! 9. O galo realmente considera a raposa como sua prima? 10. Ele realmente no quer que ela v embora? 11. Justifique suas respostas anteriores. 12. Explique qual moral do texto, de acordo com a histria. 13. Voc concorda com a moral dessa fbula? Justifique sua resposta. ATIVIDADE 32 O BIHETE DE AMOR (Elias Jos) Logo que colocou os objetos embaixo da carteira, Pitu encontrou o bilhete. Leu, ficou vermelho, colocou no bolso, no mostrou para ningum. De vez em quando, mordialhe uma curiosidade grande, uma vontade de reler para ter certeza. Era uma revelao que ele no estava esperando. No podia dizer que estivesse achando ruim, pelo contrrio... Ele estava com vontade de olhar para trs, para as ltimas carteiras e procurar por uma resposta com o olhar. Era um tmido e no se encorajava. A professora explicava num mapa as regies do Brasil e ele viajava num rumo diferente. Ainda bem que ela no estava olhando para ele, nem fazendo perguntas, s estava expondo a matria. Na hora da verificao, acabaria saindo-se mal. No gostava de ignorar as coisas perguntadas. S no se saia muito bem quando se tratava de fazer contas de nmeros fracionrios. A professora mesma dizia-lhe que em Portugus e matria de leitura e entendimento ele se saa bem; mas nos clculos tinha dificuldades. Agora estava distante, pensava em poesias romnticas, em msica sentimental. Estava meio perdido nos pensamentos confusos. O bilhete queimando no bolso. Uma vontade de rel-lo, palavra por palavra. Interessante, no era um bilhete bem escrito, tinha at erro de Portugus - porque a curiosidade? S ele sabia dele, no foi como no dia do correio-elegante, pai, me e seu Francisco do armazm querendo saber, dando palpites. Agora tinha um bilhete e era diferente. Tinha um bilhete que trazia uma declarao de amor e uma assinatura. Trazia mais: trazia um convite para um bate-papo na praa, s duas horas, se ele quisesse namorar de verdade. Marina era bonitinha, ele queria. Falta-lhe jeito de dizer, tinha que escrever um bilhete respondendo, era mais fcil. No intervalo, escreveu o bilhete, fechado no banheiro. Quando ela chegou, a resposta a esperava na carteira. Quase no fim da aula, ele criou fora e olhou para trs. Marina sorria, confirmando. Ele sorria tambm. Diversas vezes, ele olhou pra trs e a encontrou olhando. Trocaram sorrisos e olhares. Os dois estavam vivendo uma ternura primeira e no sabiam escondla mais. Tanto assim que a professora pediu que ele virasse pra frente, observando o que estava pedindo pra pesquisa do fim de semana. Naquele fim de semana, ele iria pesquisar alguma coisa nova que no tinha experimentado, como alguns outros de sua idade e turma. 1. O autor do texto nos conta um momento da vida de uma pessoa. Qual o nome dessa pessoa?

43 2. Como voc definiria essa pessoa? ( ) Um garoto esperto. ( ) Um menino tmido. ( ) Uma criana apaixonada. ( ) Um menino estudioso. 3. Ao encontrar o bilhete, a personagem realiza duas aes. Quais? ( ) entrou na classe e colocou os objetos na carteira. ( ) olhou para trs e procurou uma resposta com o olhar. ( ) leu e colocou o bilhete no bolso. 4. Copie a frase em que o autor informa que Pitu pretende guardar segredo do bilhete. 5. Quando Pitu encontrou o bilhete? 6. Qual foi a reao de Pitu ao ler o bilhete? 7. Pitu queria olhar para trs. a) Por qu? b) Por que no o fez? 8. Aps ter lido o bilhete, Pitu no conseguia prestar ateno aula. Que frase do texto informa isso? 9. Por que para Pitu esse bilhete tinha um significado especial? 10. Atravs das pistas do texto, quem poderia ter mandado o bilhete para Pitu? Por qu? 11. O que voc acha que seria esta revelao que Pitu no estava esperando? 12.Alm do bilhete, que outras formas as pessoas utilizam para mandar recados? Qual mais usada? 13. Em sua sala de aula, esse tipo de comunicao acontece? O que voc acha de alunos que trocam bilhete durante a aula? 14. Voc j recebeu algum bilhete? Como foi sua reao? 15. O bilhete como todo tipo de texto tem uma estrutura. Voc sabe qual a estrutura do bilhete? Escreva um bilhete para seu colega de sala. 16. Pesquise o significado da palavra annimo e responda: O que um bilhete annimo? 17. O bilhete que Pitu recebeu annimo ou no? Comprove com uma passagem do texto. 18. O texto no revela o contedo do bilhete. Escreva o que voc acha que estava escrito no bilhete.

44 ATIVIDADE 33 O lobo e o cordeiro Monteiro Lobato Estava o cordeiro a beber gua num crrego, quando apareceu um lobo esfaimado, de horrendo aspecto. Que desaforo esse de turvar a gua que venho beber? disse o monstro, arreganhando os dentes. Espere que vou castigar tamanha m-criao!... O cordeirinho, trmulo de medo, respondeu com inocncia: Como posso turvar a gua que o senhor vai beber se ela corre do senhor para mim? Era verdade aquilo e o lobo atrapalhou-se com a resposta, mas no deu o rabo a torcer. Alm disso inventou ele sei que voc andou falando mal de mim no ano passado. Como poderia falar mal do senhor o ano passado, se nasci este ano? Novamente confundido pela voz da inocncia, o lobo insistiu: Se no foi voc foi seu irmo mais velho, o que d no mesmo. Como poderia ser seu irmo mais velho, se sou filho nico? O lobo, furioso, vendo que com razes claras no venceria o pobrezinho, veio com razo de lobo faminto: Pois se no foi seu irmo, foi seu pai ou seu av! E nhoque sangrou-o no pescoo. Contra a fora no h argumentos. 1. O texto que voc acabou de ler: ( a ) uma crnica em que o autor trata de um assunto do dia-a-dia. ( b ) uma fbula, isto , uma pequena histria com um ensinamento moral. ( c ) uma pgina de dirio, isto um caderno onde a pessoa anota, diariamente, fatos, opinies, sentimentos, etc. que ela considera importantes em sua vida. 2. Quais so as personagens do texto? 3. Onde essa histria acontece? 4. O lobo e o cordeiro, sendo animais, so personagens do texto porque: ( a ) antigamente os animais falavam. ( c ) o texto fala sobre eles. ( b ) na histria, eles agem, falam e raciocinam como se fossem pessoas. 5. O autor caracteriza o lobo como: ( a ) um animal de aspecto horrvel, cruel, ruim, injusto. ( b ) como um animal carnvoro e que, portanto, se alimenta de outros animais. ( c ) um animal muito faminto, apenas. 6. O autor caracteriza o cordeiro como: ( a ) um animal inocente, que se defende com respostas e argumentos

45 justos. ( b ) um animal desaforado, que no sabe respeitar os outros. ( c ) como um animal fofoqueiro, que gostava de falar mal da vida dos outros. 7. As respostas e os argumentos que o cordeiro apresentou ao lobo: ( a ) eram sem fundamento, sem motivo, sem razo. ( b ) foram respostas com fundamento, vlidas e justas. ( c ) eram respostas que o lobo no conseguia entender. 8. Observando as respostas que o cordeiro deu ao lobo, podemos perceber que ele tratou bem ao lobo. Que palavra aparece repetida nas respostas do cordeiro, provando esse bom tratamento? 9. O lobo e o cordeiro foram ao mesmo crrego. Com que finalidade ( motivo )cada um se dirigiu para l? 10. No final da histria, quando o cordeirinho foi devorado pelo lobo, o autor quis sugerir que: ( a ) a fora sempre vence a razo. ( b ) nem sempre quem tem razo vence uma disputa. ( c ) podemos explorar os mais fracos.

ATIVIDADE 34 Essas atividades esto em forma de relato, mas so interessantes e podem ser utilizadas nas SAA. A sugesto de atividade de leitura escolhida um texto no-verbal. bastante completa, pois podemos aplicar quase todas as sugestes de atividades tanto de leitura quanto de questes propostas pelos autores do texto estudado. um texto em quadrinhos, somente com imagens, porm no-fragmentado, a situao de leitura prxima de uma situao real da sociedade (poluio provocada por indstrias), possibilita interpretaes diferenciadas, explora o conhecimento prvio do aluno, prope um atividade de produo textual oral e at mesmo escrita, pode ser sintetizado pelo aluno. MOTIVAO: No dia anterior, separei com a bibliotecria livrinhos com histrias noverbais, ou seja, aqueles que os alunos precisam fazer leitura das imagens para entender a histria. Preparei um ambiente bem descontrado com tapetes, almofadas e livros espalhados pela sala. Os alunos chegaram e foram escolhendo o livro que quisessem. Ao observar que no havia palavras, alguns alunos estranharam e disseram at que no havia nada o que ler. Expliquei, ento, que a leitura deveria ser feita por meio das imagens. Em seguida, convidei alguns alunos para lerem a sua histria para os demais. Alguns no quiseram. Depois, eles trocaram os livros entre si. Para os alunos que no quiseram ler em voz alta, pedi que contassem a histria s para mim. Pude perceber, nessa etapa, vrias dificuldades que possuam tanto na compreenso quanto na oralidade.

46 OBJETIVOS: Compreender uma histria em quadrinhos no-verbal; produzi-la oralmente e por escrito. ENCAMINHAMENTO METODOLGICO: 1. Entreguei aos alunos a HQ (histria em quadrinhos) no-verbal, pedi que fizessem uma leitura, visto que os mesmos j conheciam a possibilidade de ler as imagens. 2. Verifiquei a compreenso dos alunos, pedindo que contassem o que entenderam, primeiro individualmente, percebendo as dificuldades de cada um. Depois, fiz um crculo e pedi que comparassem as leituras, com o objetivo de chegarem a uma interpretao coletiva, por meio de consenso. 3. Elaborei algumas questes para que respondessem em duplas, a fim de que percebessem que o tema tratava-se de uma situao comum na sociedade. Entre as questes pedi que dessem um ttulo ao texto. 4. Individualmente, solicitei que produzissem a narrativa com a linguagem verbal. FECHAMENTO: Entreguei gibis e pedi que cada um encontrasse HQs no-verbais, lessem e contassem aos colegas. Fui acompanhando e interferindo sempre que necessrio. Pude, ainda, verificar o progresso dos alunos e as dificuldades de alguns, a fim de elaborar outras estratgias para ajud-los a san-las. ATIVIDADE 35 Voc j notou quanta coisa ns lemos todos os dias? No caminho para a escola, por exemplo, lemos placas de ruas, sinais de trnsito, cartazes e faixas, nomes de estabelecimentos comerciais... E, se vamos ao supermercado, lemos nomes de marcas, preos, datas de validade e at nota fiscal! Antes de uma viagem, comum precisarmos consultar um mapa e, para saber como vai estar o tempo no dia de um passeio com os amigos, procuramos a seo de previso do temo no jornal ou, simplesmente, damos uma olhada nas nuvens pois isso tambm ler. Alm disso tudo, claro, lemos histrias em quadrinhos, livros, revistas. Vivemos mesmo num mundo para ser lido e compreendido. Veja, a seguir, um exemplo de leitura comum no dia-a-dia. Depois responda s questes:

47

1.De onde foram tirados os grficos reproduzidos nesta pgina? R: De um folheto publicado pela Eletropaulo. 2.De acordo com o primeiro grfico, qual setor precisaria economizar menos energia? R: O setor rural. 3.Em uma casa, o que gasta mais energia? O que gasta menos? R: Mais: chuveiro e geladeira; menos: lavadora. 4. E num escritrio? R: Mais: ar-condicionado; menos: elevadores e bombas. 5.Alm dos nmeros, a que outros recursos voc recorreu para responder a essas perguntas? R: Espera-se que os alunos percebam que podem recorrer aos aspectos visuais dos grficos: as cores, que diferenciam os itens sobre os quais so dadas informaes, o tamanho das colunas, no terceiro grfico, e das fatias, no primeiro e segundo grficos. ATIVIDADE 36 Garota de Ipanema Olha que coisa mais linda Mais cheia de graa... Moa do corpo dourado Do sol de Ipanema O seu balanado mais que um poema a coisa mais linda Que eu j vi passar...
(Composio de Vinicius de Moraes e Tom Jobim. Gravao Philips, 1963)

48 1) Uma poema composto por: a)estrofes e linhas; b) pargrafos e estrofes; c)versos e estrofes; d)linhas e versos. 2) O assunto principal do texto : a) exaltar as mulheres; b) menosprezar as mulheres; c) provocar as mulheres; d) ridicularizar as mulheres. ATIVIDADE 37 Sade e bem-estar Exerccios fsicos Os exerccios aumentam a disposio geral das pessoas, porque ajudam na produo de substncias como a endorfina, que funciona como analgsico natural. No mnimo, faa uma boa caminhada ligeira de 15 minutos pela manh. Isso ajuda na circulao e pode eliminar sintomas de depresso. Muitas pessoas preferem o ambiente moderno e descontrado das academias de ginstica, que trazem vantagens como segurana, acompanhamento especializado e aparelhos de ponta que contam com manuteno peridica. Mas, os especialistas lembram que qualquer exerccio vlido, desde que fique dentro dos limites fsicos da pessoa e seja prazeroso para quem o pratica. Por isso, aproveite. Mas sem exageros! Alimentao Se o corpo uma mquina, nos alimento que pegamos nosso combustvel para o dia-a-dia. Por isso a qualidade do que comemos to importante. Evite consumir gordura, lcool, acar e sal em excesso. Prefira uma alimentao baseada em frutas, verduras e vegetais frescos. Mantenha uma dieta equilibrada, sem abusar de grandes variaes nas calorias consumidas.
EDITEL PUBLICAR, 2008 n 8226-ANO 21EDIO 08

1) Os textos acima do as dicas de como fazer para ter uma vida saudvel, cheia de disposio e com qualidade de vida. O segredo est na adoo de hbitos simples e na determinao em segui-los. O objetivo dos textos lidos : a) criticar; b) conscientizar;

49 c) comentar; d) divertir. 2) Ambos os textos alertam para: a) Necessidade de se freqentar uma academia; b) Dicas para se ter uma vida saudvel; c) Exerccios fsicos so prejudiciais; d) Incentivo ao consumo de alimentos gordurosos. 1) Evite consumir gordura, lcool, acar e sal em excesso. A palavra negritada tem o significado de: a) moderadamente; b) exagero; c) pouco; d) reduzidamente.

ATIVIDADE 38 Ninho de Cuco O cuco o mais mafioso dos pssaros. No gosta muito de trabalhar e adora ocupar o ninho dos outros. Foi assim que, um dia, um pardal muito bondoso, emprestou o seu ninho para o cuco e pediu que, em troca, ele ficasse por algumas horas tomando conta da ninhada toda. Saiu. Quando voltou, encontrou o cuco numa zorra danada, bagunando seus ovinhos: -Quer dizer que eu lhe empresto o ninho e voc faz essa baguna? Ao que o cuco respondeu: - Eu estou retribuindo a sua hospitalidade. Ns, cucos, somos assim mesmo: s posso ser como sou. O pardal, cheio de raiva, deu uma bicada no cuco, que, ofendido, disse: - Mas o que isso, amigo? E o pardal respondeu: - Essa bicada tudo o que eu lhe posso dar, no momento. Sinto muito, mas ns, pardais, somos organizados, e voc e seu ovinho vo ter que cair fora do meu ninho. E o cuco, bagunceiro, foi baixar noutro terreiro: mais precisamente no buraco vazio de um relgio, onde, desde ento, d duro para sobreviver trabalhando em turnos de meia hora. Cuco-cuco-cuco!
(FRATE, Dilia. Histrias para acordar. Companhia das Letrinhas)

1. "Mas o que isso, amigo?" Nessa frase, a palavra grifada se refere ao: a) cuco. b) pardal. c) relgio.

50 d) ovinho. 2. Na frase "... encontrou o cuco numa zorra danada", a expresso grifada significa que o cuco estava: a) fazendo pouco barulho. b) dormindo profundamente. c) chocando os ovinhos. d) desorganizando o ninho. 3. O ttulo do texto Ninho de Cuco porque a) o cuco se aproveita do ninho dos outros pssaros. b) o cuco constri seu prprio ninho. c) o pardal d seu ninho para o cuco. d) dentro de um relgio h um ninho de cuco. 4. O pardal brigou com o cuco porque o cuco a) no gosta de trabalhar. b) abandonou o ninho do pardal e foi para o relgio. c) bicou o pardal. d) bagunou o ninho do pardal. 5. O que aconteceu ao cuco depois que foi expulso do ninho do pardal? a) Foi parar no terreiro. b) Foi para o seu ninho. c) Foi morar no relgio. d) Foi cantar no terreiro. 6. Na frase "E o cuco, bagunceiro, foi baixar noutro terreiro: mais precisamente no buraco vazio de um relgio...", qual a funo dos dois pontos? a) Finalizar uma frase. b) Introduzir uma explicao. c) Interromper a frase. d) Destacar uma expresso. ATIVIDADE 39 O professor Batista um cientista. Ou melhor: um inventor. Inventou tanto e tanto que acabou criando uma mquina capaz de fazer e controlar tudo. A MQUINA MALUCA A mquina fazia tudo, mesmo! Acendia e apagava as luzes da rua, fazia os nibus andarem para baixo e para cima. Fazia po e engarrafava o leite. Fazia os avies subirem e descerem, controlava a gua das casas e os elevadores dos prdios. Os homens do governo adoraram: - Vai ser uma nova era para a humanidade, ningum mais vai precisar trabalhar. - Viva o professor Batista, o maior cientista! E a mquina comeou a trabalhar e todo mundo comeou a vadiar. Os cinemas ficaram cheios, os parques de diverses tambm.

51 Mas a mquina comeou a ficar exigente. Com sua voz rouca de mquina, ela dizia: - Eu quero 1.000 litros de perfume francs... Viravam o pas inteiro para arranjar o perfume. E a mquina no se contentava: - Onde que j se viu mquina com fantasia de carnaval? - No sei de nada dizia a mquina. Se no me arranjarem uma fantasia de carnaval, no brinco mais! E tinham que fazer uma fantasia, s pressas, para a mquina. Tantas coisas foram pedidas mquina que a cidade inteira trabalhava para ela. (...) (Ruth Rocha) OBS.: Professor, se possvel, leia ou conte a histria completa para os alunos. ANLISE DO TEXTO 1. Assinale as atividades que as mquinas conseguem fazer pela humanidade: (a) arar a terra. (b) dar carinho. (c) transportar peso. (d) fazer clculos. 2. Transcreva as atividades que a mquina, citada no texto, conseguia fazer pela cidade: 3. Em sua opinio, como era a mquina? Assinale as palavras que melhor a caracterizam: (a) til; (b) esperta; (c) honesta; (d) tmida; (e) preguiosa; (f) exigente; (g) eficiente (h) explorada; (i) diferente. 4. Diante das atividades do cotidiano como voc se caracteriza? 5. Por que a mquina comeou a fazer grandes exigncias? 6. Das mquinas que conhece, qual voc acha mais fascinante? Justifique: 7. Se houvesse apenas frias (sem escola nem tarefas), voc acha que elas seriam to esperadas e gostosas? 8. Se as frias durassem toda a vida, que coisas voc gostaria de fazer? 9. Vamos construir uma mquina maluca? Mas leve a srio, para que a sua inveno seja bem criativa.

52 ATIVIDADE 40

SEGUNDO ENCONTRO
EXPERINCIAS COM ATIVIDADES DE LEITURA

Textoteca: uma seleo de diversos textos de variados gneros e diferentes temas multidisciplinares. Os textos so colados em papel sulfite colorido e arquivados em uma caixa toda enfeitada (para despertar o interesse) com o mesmo nome. Estes textos so manipulados pelos alunos em aulas de leituras ou em qualquer outro momento que eles tiverem motivados em ler. Nas aulas de leitura a proposta que o aluno leia o texto e conte para os colegas sobre o que ele relata havendo neste momento uma troca de ideias sobre os temas. Cantinho da leitura: A turma e a professora vo juntos a biblioteca selecionar livros adequados a idade e ao interesse dos alunos para montarem o cantinho da leitura. Para incrementa-lo foram adquiridos novos livros e uma caixa plstica com tampa prpria para guarda-los . Todas as aulas os alunos tem um momento de livre acesso ao cantinho para que possam continuar a leitura de seu livro. Em determinadas aulas , fazem a leitura oral de um trecho de seu livro para que seus colegas conheam as histrias lidas por todos eles. Remontar textos de revistas: Objetivos Ateno; sequencializao do pensamento; Organizao de frases; Leitura; Memria. Material pequenos textos ou mesmo manchetes de jornais ou revistas, cortados palavra por palavra; O mesmo texto inteiro, sem estar cortado. Procedimentos Apresentar a criana o texto inteiro para que ela o leia; Em seguida, apresentar o mesmo texto cortado palavra por palavra e solicitar que a criana monte o texto atravs da ordenao das palavras.
ATIVIDADE 41 Moinho de sonhos A mulher e o menino iam montados no cavalo; o homem ia ao lado, a p. Andavam sem rumo havia semanas, at que deram numa aldeia beira de um rio, onde as oliveiras vicejavam. Fizeram uma pausa e, como a gente ali era hospitaleira e a oferta de servio abundante, resolveram ficar. O homem arranjou emprego num moinho prximo aldeia. A mulher se juntou a outras que colhiam azeitonas em terras ao redor de um castelo. Levou consigo o menino que, no meio do caminho, achou um velho cabo de vassoura e fez dele o seu cavalo. Deu-lhe o nome de Rocinante. Ao chegar aos olivais, o pequeno encontrou o filho de outra colhedeira um garoto que se exibia com um escudo e uma espada de pau. Os dois se observaram distncia. Cada um se manteve junto sua me, sem saber como se libertar dela. Vigiavam-se. Era preciso coragem para se acercar. Mas meninos so assim: se h abismos, inventam pontes. De sbito, estavam frente a frente. Puseram-se a conversar, embora um e outro continuassem na sua. Logo esse j sabia o nome daquele: o menino recm-chegado se chamava Alonso; o outro, Sancho. Comearam a se misturar: Deixa eu brincar com seu cavalo?, pediu Sancho.

53 S se voc me emprestar sua espada, respondeu Alonso. Iam se entendendo, apesar de assustados com a felicidade da nova companhia. Avanaram na entrega: T vendo aquele moinho gigante?, apontou Alonso. Meu pai sozinho que faz ele girar. Seu pai deve ter braos enormes, disse Sancho. Tem! Mas nem precisava, respondeu Alonso. Ele move o moinho com um sopro. Sancho achou graa. Tambm tinha uma proeza a contar: T vendo o castelo ali?, apontou. Meu pai disse que o dono tem tanta terra que o cu no d para cobrir ela toda. E se a gente esticasse o cu como uma lona e cobrisse o que est faltando?, props Alonso. Seria legal, disse Sancho. Mas ia dar um trabalho. Temos de crescer primeiro. Bom, enquanto a gente cresce, vamos pensar num jeito de subir at o cu! disse Alonso. Vamos!, concordou Sancho. Sentaram-se na relva. O cavalo, a espada e o escudo entre os dois. Um sopro de vento passou por eles. J eram amigos: moviam juntos o mesmo sonho. Atividades: 1. Copie as palavras que voc no conhece e procure os significados no dicionrio: 2. Observe o primeiro pargrafo do texto. Quais so as personagens iniciais? 3. Andavam sem rumo havia semanas, at que deram numa aldeia beira de um rio (...). Que outro verbo poderia substituir deram? 4. O que fez com que a famlia resolvesse ficar naquele lugar? 5. Ao chegar aos olivais, o pequeno encontrou o filho de outra colhedeira. A aproximao dos meninos foi imediata? Explique. 6. Explique o trecho: Mas meninos so assim: se h abismos, inventam pontes.: 7. Qual eram as brincadeiras dos meninos? 8. Qual era a profisso do pai de Alonso? E do pai de Sancho? 9. Voc sabe o que um moinho? Se sim, desenhe-o: 10. O imaginrio das crianas muito rico. Copie do texto situaes imaginrias inventadas pelos meninos: 11. Explique o ttulo da histria: 12. Quais as brincadeiras que voc e seus amigos mais gostam? 13. Este conto faz referncia a um livro conhecido no mundo inteiro e que se chama Dom Quixote de La Mancha, do autor Miguel de Cervantes. A partir da resenha deste livro fornecida pela professora procure relacionar fatos que se assemelhem entre os dois textos.

54 ATIVIDADE 42 O LEO E O RATINHO O rei das selvas dormia sob a sombra de um carvalho. Aproveitando a ocasio, um bando de ratos resolveu passar por cima dele para encurtar o caminho. Vamos, vamos, no h tempo a perder disse o lder do bando. Quando faltava apenas um rato passar, o leo acordou-o e prendeu-o debaixo de sua pata. Por favor, Majestade das selvas, no me esmague! implorou o ratinho E voc tem alguma boa razo para que eu no faa isso? Bem... talvez um dia eu possa ajud-lo! disse o ratinho. O leo deu uma sonora gargalhada: Voc? Minsculo desse jeito? Essa boa! Por favor, por favor, por favor, no me esmague! insistiu o ratinho. Diante de tamanha insistncia, o leo, que estava mesmo com o estomago cheio, deixou que o ratinho fosse. Alguns dias depois, o leo ficou preso numa rede deixada na floresta por alguns caadores. Fez de tudo para se soltar, mas no conseguiu. Seus uivos de raiva fizeram a terra tremer. Ao ouvi-los, o ratinho veio em seu socorro. Com seus dentes pequeninos e afiados, roeu as cordas da rede e soltou o leo. Uma boa ao ganha outra. Pequenos amigos podem ser grandes amigos.
(Jean de La Fontaine. Fbulas de Escopo. Adaptao de Lcia Tulchinski. So Paulo, Scipione, 1998.)

INTERPRETAO DO TEXTO 1.Quem so os personagens do texto? 2. Os personagens do texto so animais. O comportamento deles prprio de animais ou eles agem como se fossem humanos? Justifique sua resposta. 3. O que essa fbula pretende ensinar para as pessoas? 4. O que , para voc, uma fbula? 5. No texto, aparecem duas expresses que foram empregadas para se referir ao leo. Voc sabe dizer quais so? 6. Que outras palavras e expresses poderiam ser empregadas para se referir ao leo? 7. Dos provrbios seguintes, qual deles poderia substituir a moral da fbula O leo e o ratinho? QUEM COM FERRO FERE COM FERRO SER FERIDO. O BEM SE PAGA COM O BEM MAIS VALE UM PSSARO NA MO QUE DOIS VOANDO. DE GRO EM GRO A GALINHA ENCHE O PAPO.

55 ATIVIDADE 43 ISSO D MEDO? A HORA DO TERROR

Claro que eles no existem, mas s ouvir um barulho estranho no quarto escuro que a gente fica morrendo de medo. Ser que um monstro? Esse pavor muito antigo e existe no mundo inteiro. S de pensar em encontrar um desses seres medonhos, as pessoas ficam de cabelo em p. Por isso mesmo os livros, filmes e desenhos de terror so to empolgantes. Se voc gosta de emoes fortes hora de conhecer melhor essas criaturas horrorosas e to atraentes.

LEITURA E INTERPRETAO Um monstro de laboratrio Frankenstein no nome do monstro, mas de seu criador. Frankenstein um cientista que quer recriar a vida humana em seu laboratrio. Ele junta partes de pessoas mortas (argh!), costura aqui e ali, (blargh!) e d vida a uma criatura de dois metros e meio de altura, com uma fora incrvel e alguns parafusos a menos. Para piorar, ele foge e comea a aprontar por onde passa. Claro que s uma histria inventada pela escritora inglesa Mary Shelley. Seu livro fez muito sucesso, mas o monstro ficou mais famoso depois que foi para o cinema. 1.Destaque, no texto, as palavras que voc no conhece. 2.Coloque as palavras que voc destacou em ordem alfabtica. 3.Com o auxlio do dicionrio, procure o significado dessas palavras e registre em seu caderno. 4.Qual o ttulo do texto? 5.Quem a personagem principal? 6.Quantos pargrafos tm o texto? 7.Quem Mary Shelley? 8.Como Frankenstein criou o monstro? 9.Quais as caractersticas do monstro? 10.Crie um novo ttulo para o texto: 11.Quais outros monstros voc conhece? 12.Desenhe o monstro do texto.

Vous aimerez peut-être aussi