Vous êtes sur la page 1sur 5

DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO

O diagrama de causa e efeito foi desenvolvido para representar a relao entre o "efeito" e todas as possibilidades de 'causa' que podem contribuir para esse efeito. Tambm conhecido como diagrama de Ishikawa, foi desenvolvido por Kaoru Ishikawa, da Universidade de Tquio, em 1943, onde a utilizou para explicar para o grupo de engenheiros da Kawasaki Steel Works como vrios fatores podem ser ordenados e relacionados. Porm, somente em 1962, J. M. Juran no QC Handbook "batizou" este diagrama como sendo diagrama de Ishikawa. desenhado para ilustrar claramente as vrias causas que afetam um processo, por classificao e relao das causas. Para cada efeito existem seguramente, inmeras causas dentro de categorias como as 6 Ms: mtodo, mo-de-obra, matria-prima mquinas, mensurao e meio ambiente. Nas reas de servios e processos transacionais utilizam-se como categorias bsicas: procedimentos, pessoas, ponto, polticas, medio e meio ambiente. Um diagrama de causa e efeito bem detalhado tomar a forma de um a espinha de peixe e da o nome alternativo de diagrama espinha de peixe. A partir de umaa definida lista de possveis causas, as mais provveis so identificadas e selecionadas para urna melhor anlise, Quando examinar cada causa, observe fatos que mudaram, como por exemplo, desvios de norma ou dos padres. Lembre-se de eliminar a causa e no o sintoma do problema. Investigue a causa e seus contribuidores to fundo quando possvel. Componentes

1- Cabealho: Titulo, data, autor {ou grupo de trabalho). 2- Efeito: Contm o indicador de qualidade e o enunciado do projeto (problema). escrito no lado direito, desenhado no meio da folha. 3- Eixo central: Urna flecha horizontal, desenhada de forma a apontar para o efeito. Usualmente desenhada no meio da folha. 4- Categoria: representa os principais grupos de fatores relacionados com efeito. As flechas so desenhadas inclinadas, as pontas convergindo para o eixo central 5- Causa: Causa potencial, dentro de urna categoria que pode contribuir com o efeito As flechas so desenhadas em linhas horizontais, aportando para o ramo de categoria. 6- Subcausa: Causa potencial que pode contribuir com urna causa especfica. So ramificaes de uma causa.

O efeito, ou problema fixo no lado direito do desenho e as influncias ou causas maiores so listadas de lado esquerdo. Razes e benefcios Razes Para identificar as informaes a respeito das causas do seu problema. Para organizar e documentar as causas potenciais de um efeito ou caracterstica de qualidade. Para indicar o relacionamento de cada causa e subcausa as demais e ao efeito ou caracterstica de qualidade. Reduzir a tendncia de procurar uma causa "Verdadeira", em prejuzo do desconhecido. ou esquecimento de entras causas potenciais. Benefcios Ajuda a enfocar o aperfeioamento do processo Registra. visualmente. as causas potenciais que podem ser revistas e atualizadas. Prov urna estrutura para o brainstorming. Envolve todos. Etapas de anlise Definir o efeito: Algumas vezes. o efeito um problema, como "erros em pedidos". Outras vezes alguma coisa que necessita ser descrita em termos de qualidade. como "desenvolver o melhor treinamento em motivao gerencial". Gerar idias: "Brainstorming" urna maneira de um grupo gerar muitas idias em um curto espao de tempo. Identificar a principal categoria: Baseado na lista de idias, gerar uma lista de categorias. Reduzir o nmero de categorias, se algumas so comuns a outras. Verificar se as idias se ajustam dentro das categorias estabelecidas. O diagrama de causa e efeito no pode ter mais de 5 a 7 categorias. Avaliar as idias: A avaliao pode conter a explanao de idias, o agrupamento das que esto fortemente relacionadas, ou sua eliminao. A avaliao visa aquele que deu a sugesto, porque a idia agora pertence ao grupo. Projetar a folha para a coleta de dados: Baseado no diagrama de causa e efeito e nas causas potenciais do problema listadas nele, projete urna folha de coleta de dados para obter as informaes para validar a causa real. Os diagramas de causa e efeito identificam apenas causas possveis, somente os dados indicaro as causas reais. Quando o diagrama de causa e efeito utilizado para fins de planejamento, concentre a ateno sobre um resultado desejado. A seta principal aponta para o que desejamos que acontea e as setas menores dos ramos representam vrios meios necessrios para alcanar o resultado. Exemplo Um diagrama de causa e efeito para as reclamaes dos clientes de um restaurante. Se os clientes reclamam que o garom rude, deve-se, antes de o gerente tomar qualquer ao, identificar a causa deste comportamento, Neste exemplo. os garons so rudes porque esto sempre com pressa, e esto sempre com pressa porque atendem muitas mesas. Ento. o processo de atendimento das mesas deveria ser o foco da ao do gerente, em vez de advertir os garons para serem mais educados.

Clique na imagem para abri-la maior em outra janela

Fonte: Lista de Discusso SGQ_ISO9001

2005-2006 OGerente.com.br. Todos os direitos reservados.

Diagrama de Ishikawa, o que ?


On June 5, 2008, in Lean Six Sigma, by Fernando Diagrama de Ishikawa a ferramenta perfeita para ser usada na sequncia de um Brainstorming. Se seguiram o meu conselho, o Brainstorming, (ou Tempestade de Ideias), que fizeram para tentar resolver um determinado problema, produziu muitas e boas ideias, e escreveram-nas em post its ou cartes. Agora que elas esto em cartes muito fcil distribu-las segundo categorias num diagrama de Ishikawa (ou de causa-efeito, ou de espinha-de-peixe).

Mas o que um diagrama de Ishikawa? Para que serve? Quando deve ser usado? E como podemos faz-lo?

A pessoa que inventou e desenvolveu o Diagrama de Ishikawa foi um senhor Japons chamado Kaoru Ishikawa, enquanto trabalhava na Kawasaki nos anos 60. Duma forma muito simples, um diagrama de Ishikawa um diagrama que mostra as possveis causas para um determinado evento. considerada uma das principais ferramentas de qualidade.

Qual o propsito do Diagrama de Ishikawa?

1. Ajudar a equipa a ver para alm dos sintomas e por a descoberto as causas potnciais. 2. fornecer uma estrutura simples para o esforo de identificao das causas. 3. garantir que existe uma lista de ideias equilibrada (gerada numa sesso de barinstorming anterior), e que nenhuma causa potncial est a ser esquecida.

Quando devemos usar o Diagrama de Ishikawa?


1. funciona melhor para identificar as causas quando j existe uma ideia muito clara de qual o problema. 2. Pode tambm ser usada como uma forma de prevenir problemas futuros, fazendo brainstormings para encontrar formas de conter ou manter um problema conhecido.

Como criar e usar o Diagrama de Ishikawa?


1. Identificar o problema, sendo o mais especfico possvel. Escrev-lo na cabea do esqueleto (que se chama espinha-de-peixe por parecer mesmo uma espinha-de-peixe). 2. Decidir quais as prinicipais categorias de possveis causas e coloc-las no diagrama (desenhar mo num quadro ou num flipchart perfeito). As categorias tpicas so: - 6 Ms, para a Indstria: Manpower (Pessoas), Machines (Equipamentos), materials (materiais), methods (Procedimentos), measurements (Registos), Mother Nature (ambiente). - 8 Ps, para servios: Price (Preo), Promotion (Promoo/Saldo), People (Pessoas), Processes (Processos), Place (local), Policies (Polticas/normas), Procedures (procedimentos) & Product (produto/servio). - 4 Ss, tambm para servios Surroundings (envolvimento), Suppliers (fornecedores), Systems (sistemas), Skills (aptides). 3. Distribuir pelo diagrama as ideias/causas que resultaram do Brainstroming (ou se ainda no tm nenhuma, fazer o Brainstorming para ger-las), encaixando-as na categoria certa. 4. Rever o diagrama: - Eliminar ideias/causas que no se aplicam. - Nas categorias que tem poucas ideias/causas, promover mais um brainstorming para encontrar mais opes. Isto ajudar a evitar que s se concentrem numa das categorias, normalmente nas que esto mais familizarizados. 5. Discutir o resultado (Diagrama), final. - No h problema em confiar nos instintos e na experincia das pessoas antes de definir um plano de aco teremos que recolher dados que suportem as causas identificadas. - Identificar as causas que acharem que so mais crticas, para aprofundar a investigao posterior.

6. Desenvolver planos claros para confirmar que as causas potnciais so de facto causas. No devem ser desenvolvidos planos de aco para atacar as potnciais causas sem confirmar que so de facto causas.

Exemplos de Diagrama de Ishikawa (retirados dos milhares que existem na web):

Vous aimerez peut-être aussi