Vous êtes sur la page 1sur 2

INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO SUPERIOR CURSO: Direito DISCIPLINA: Fundamentos da Psicologia NOTA: PERODO: 2 TURNO: Noturno DATA: 24.05.

2013

PROFESSORA: Rosimery Mondaini Bimestre: 2 Bimestre Rubrica Do(a) PROFESSOR(a): AlUNO (A): Vanessa de Cssia Castro

ATIVIDADE: PROCESSO BSICOS DO COMPORTAMENTO 1) Qual a importncia do estudo da sensao e percepo para se compreender melhor o comportamento humano? muito abrangente, sabendo-se que os estudos apresentam caractersticas de como as pessoas atuam em determinadas situaes como o modo de reconhecimento de objetos, na qual tem uma grande ajuda na compreenso de como se comportar em determinados pontos. 2) Apontar a diferena que se costuma estabelecer entre os conceitos de sensao e percepo. A sensao entendida como uma simples conscincia dos componentes sensoriais e das dimenses da realidade (mecanismo de recepo de informaes). A percepo supe as sensaes acompanhadas dos significados que lhes atribumos como resultado da nossa experincia anterior, relacionamos os dados sensoriais com nossas experincias anteriores, o que lhes confere significado (mecanismo de interpretao de informaes. o termo de sentido mais amplo, que inclui o sentido do termo sensao. 3) Qual a relao existente entre percepo e ateno? Perceber tomar conhecimento de um objeto. Para isso, preciso focalizar a teno sobre ele. A ateno uma condio essencial para que haja percepo. A percepo assim, a seleo de estmulos por meio da ateno. 4) Demonstrar, atravs de exemplos, que as caractersticas do estimulo e o estado psicolgico do percebedor exerce influencia sobre a percepo. Quando samos para fazer compraras! Estamos com determinados modelos e cores de roupas na cabea! Tipo cala preta e blusa verde. Automaticamente chegamos na arara de roupas e identificamos de imediato apenas roupas com aqueles padres especficos de modelos e cores. 5) Aprendizagem tem influencia sobre a percepo? Ilustrar a resposta com um exemplo. A percepo contm sempre um componente aprendido, mas no exclusivamente uma questo de aprendizagem. Como a maioria das atividades humanas, a percepo resulta de uma interao complexa entre tendncias inatas, maturao e aprendizagem. Experincias feitas com recm-nascidos de diversas espcies de animais inferiores, como pintinhos, mostraram que eles so receptivos e capazes de discriminar formas de objetos, escolhendo, para bicar, aqueles objetos semelhantes a coisas que eles normalmente comem. No entanto a preciso da bicada dos pintinhos aumenta com a prtica. 6) O que se entende por Constncia perceptiva? Dar um exemplo. Qual a explicao mais aceita para este fenmeno?

a capacidade desenvolvida pelo sistema perceptual de perceber os atributos bsicos de um objeto como sendo constantes, independente das variaes de estmulo que chegam aos sistemas sensoriais. Exemplo: Quando voc observa um quadro se afastar, a projeo do quadro em sua retina diminui. Ele no diminuiu de tamanho, apenas sabemos que ele se afastou. A explicao mais adequada a de que a percepo precisa das relaes entre os fatores do estmulo, atrados pelos rgos dos sentidos e as nossas experincias passadas com esse estmulo. 7) Explicar os princpios de organizao perceptual. Semelhana: Objetos tendem a permanecer juntos, seja nas cores, nas texturas ou nas impresses de massa destes elementos. Esta caracterstica pode ser usada como causa de harmonia ou de desarmonia visual. Proximidade : Partes mais prximas umas das outras, em um certo local, inclinam-se a ser vistas como um grupo. Experincia Fechada : Se conhecermos anteriormente determinada forma, com certeza a compreenderemos melhor, por meio de associaes do aqui e agora com uma vivncia anterior. 8) Demonstrar atravs de um exemplo, que a percepo de movimento no corresponde, necessariamente, ao movimento fsico real. Quando a pessoa est sentada em um carro, pode ter a certeza de que o seu carro est em movimento, enquanto que na verdade, o seu carro que est ao lado que se movimenta.

Vous aimerez peut-être aussi