Vous êtes sur la page 1sur 9

CERTIFICAO DIGITAL

Manual da instrues

Saiba o que e como funciona


O que cerfitificao digital?
Certificados Digitais so documentos eletrnicos que identificam pessoas, tanto fsicas como jurdicas, fazendo uso de criptografia, tecnologia que assegura o sigilo e a autenticidade de informaes.

Quais as vantagens?
Alm de identificar com segurana pessoas fsicas e jurdicas, garantem confiabilidade, privacidade, integridade e inviolabilidade em mensagens e em diversos tipos de transaes realizadas via Internet. Outra vantagem do certificado digital ter validade jurdica para ser utilizado como assinatura de prprio punho, comprovando que seu proprietrio concorda com o documento assinado. A certificao digital possibilita que o advogado se identifique para praticar atos sem o uso do papel no meio eletrnico. H uma tendncia massiva de que os rgos do Poder Judicirio ampliem rapidamente as prticas processuais com o uso da certificao digital de modo a oferecer grande comodidade para os advogados. Na medida em que os advogados se acostumarem a substituir o papel pelo documento digital, a celebrao de contratos, procuraes, elaborao de pareceres bem como a transmisso de peas processuais tero maior dinamismo, rapidez e economia inclusive para os clientes.

Entendendo o Processo Judicial Digital


O processo judicial digital, tambm chamado de processo virtual ou de processo eletrnico, pode ser definido como um sistema de informtica que reproduz todo o procedimento judicial em meio eletrnico, substituindo o registro dos atos processos realizados no papel por armazenamento e manipulao dos autos em meio digital.

PROJUDI (PROCESSO JUDICIAL DIGITAL)


O Projudi um programa de computador que pode ser utilizado atravs da Internet e permite a completa substituio do papel por autos processuais digitais. O funcionamento do Projudi bastante simples e seguro. Os advogados e os cidados que desejem ingressar com alguma reclamao nos Juizados Especiais podem utilizar a Internet ou se dirigir ao setor de atendimento dos juizados. Esses pedidos sero registrados eletronicamente, com distribuio e cadastramento automtico do processo. A partir da todos os atos sero realizados utilizando-se o computador, com a eliminao do papel.

Mais informaes
OBJETIVOS
1 - Agilizar a Justia 2 Diminuir custos 3 Aumentar a capacidade de processamento de aes 4 - Facilitar o trabalho dos advogados 5 Melhorar a qualidade do atendimento s partes

FORMAS DE ACESSO
Somente usurios cadastrados previamente tero acesso ao sistema. A consulta e a prtica de atos processuais podero ser realizadas na Internet ou na sede do Juizado Especial. Os advogados que se cadastrarem recebero senha de acesso ao sistema e tambm certificados digitais que daro a garantia de identificao, segurana, autenticidade e fidedignidade dos documentos. Os vinte primeiros advogados cadastrados no PROJUDI recebero gratuitamente um treinamento para uso do sistema.

VANTAGENS
Sem Barreiras / Fronteiras Acesso instantneo aos dados dos processos. Acesso aos processos de qualquer lugar do mundo, via Internet. Os advogados podero acessar os processos do seu escritrio ou mesmo em viagem, podendo praticar atos processuais, inclusive com reduo de custos. Os Juizes tero facilidade de acesso, podendo resolver questes urgentes mesmo sem comparecer sede da Justia. Automao de rotinas processuais Rapidez na tramitao de processos. Diminuio de despesas na administrao dos processos.

SEGURANA
Todo o acesso e feito atravs de site seguro. E possvel determinar com preciso a origem de cada acesso. Todo o documento enviado recebe um protocolo eletrnico e uma assinatura digital, certificando a origem e garantindo o contedo. Os dados esto garantidos por redundncia, mantendo ainda os procedimentos normais de backup. O Projudi possui sistema de controle antivrus.

Calendrio de implantao
SETEMBRO 13/09 a 17/09 Cascavel - Juizados Especiais Cveis 20/09 a 24/09 Cascavel - Juizados Especiais Cveis 27/09 a 01/10 Cascavel - Vara da Famlia, Vara da Infncia e Juventude e Juizado Especial Criminal OUTUBRO 04/10 a 08/10 Cascavel - Vara da Famlia, Vara da Infncia e Juventude e Juizado Especial Criminal 11/10 a 15/10 Quedas do Iguau - Vara da Famlia, Vara da Infncia e Juventude e Juizado Especial Cvel e Criminal 18/10 a 22/10 Quedas do Iguau - Vara da Famlia, Vara da Infncia e Juventude e Juizado Especial Cvel e Criminal 25/10 a 29/10 Toledo - Vara da Famlia, Vara da Infncia e Juventude e Juizado Especial Cvel e Criminal NOVEMBRO 01/11 a 05/11 Toledo - Vara da Famlia, Vara da Infncia e Juventude e Juizado Especial Cvel e Criminal 08/11 a 12/11 Campina da Lagoa - Vara da Famlia e Infncia e Juventude e Juizado Especial Cvel e Criminal/Catanduvas - Vara da Famlia e Infncia e Juventude 15/11 a 19/11 Campina da Lagoa - Vara da Famlia e Infncia e Juventude e Juizado Especial Cvel e Criminal/Catanduvas - Vara da Famlia e Infncia e Juventude 22/11 a 26/11 Palotina - Vara da Famlia e Infncia e Juventude 29/11 a 03/12 Palotina - Vara da Famlia e Infncia e Juventude /C. Lenidas Marques/Guaraniau - Vara da Famlia e Infncia e Juv. e Juizado Especial Cvel e Criminal DEZEMBRO 06/12 a 10/12 M. C. Rondon - Vara da Famlia e Infncia e Juventude/C. Lenidas Marques/ Guaraniau - Vara da Famlia e Inf. e Juv. e Juizado Especial Cvel e Criminal 13/12 a 17/12 M. C. Rondon - Vara da Famlia e Infncia e Juventude JANEIRO 03/01 a 07/01 10/01 a 14/01 Corblia/Mambor/Ubirat/Formosa do Oeste - Vara da Famlia, Vara da Infncia e Juventude e Juizado Especial Cvel e Criminal 17/01 a 21/01 Corblia/Mambor/Ubirat/Formosa do Oeste - Vara da Famlia, Vara da Infncia e Juventude e Juizado Especial Cvel e Criminal 24/01 a 29/01 Ateno: Os advogados devem observar os prazos de implantao e realizar a certificao com antecedncia.

Perguntas freqentes
A utilizao do PROJUDI (Processo Judicial Digital) obrigatria?
Sim. Assim como os outros setores que se valem da informatizao para melhor gerenciamento dos seus recursos, o judicirio nacional caminha neste sentido. A lei 11.419/2006 autoriza o uso de autos processuais digitais em todos os atos processuais, nveis de jurisdio e naturezas processuais (cvel, militar, criminal, trabalhista e etc.).

No sou o nico advogado da parte na ao que estou cadastrando no sistema. Como proceder para que o(s) outro(s) advogado(s) tenha(m) acesso ao processo da mesma forma que o que cadastra a ao?
nsira, juntamente com o material da petio inicial, um arquivo (uma petio) requerendo a incluso dos demais advogados para uma determinada parte. Os serventurios iro realizar o cadastro do advogado no processo assim que lerem o pedido.

A procurao da parte precisa ser assinada tambm digitalmente por esta?


No. Provavelmente a parte ser uma pessoa que no tem o hbito de utilizar certificados digitais. Desta forma, o que se recomenda que o advogado digitalize (utilizando scanner) a procurao assinada manualmente pela parte.

Meu constituinte foi acionado atravs de um processo que tramita digitalmente (no sistema PROJUDI). Serei obrigado a me cadastrar neste sistema?
Sim. A lei 11.419/2006 vem para determinar que os atos sejam praticados de forma eletrnica, no apenas para as partes autores, mas tambm para as promovidas.

Adquirindo a certificao digital


O que preciso?

1 - Situao com a Entidade: o advogado dever estar em dia com a OAB; 2 - Processo de Emisso: o certificado digital OAB s poder ser emitido na carteira
profissional do advogado;

3 - Validao e Senha: tenha ateno ao memorizar a senha do seu certificado digital OAB no momento de validao presencial. Por questes de segurana, quando h 3 tentativas sem sucesso na digitao da senha, o chip do seu carto automaticamente bloqueado, resultando na perda do certificado digital. Caso isso ocorra, haver a necessidade de aquisio de um novo carto do advogado e tambm de um novo certificado digital, acarretando em nus adicional para o Advogado.

Informaes bsicas de software e hardware para utilizao do sistema de processo eletrnico:


Equipamentos de informtica: Computador com acesso internet; Scanner especifico; Leitora de carto. Programas instalados no computador Downloads disponveis no site www.oabpr.org.br/projudi Conversor de PDF; Digitalizador; Assinador digital; Java; Navegador de internet (preferencialmente o Mozila Firefox)

Passo a passo para aaquisio da certificao digital:

1. Adquirir a carteira do advogado com chip (site da OAB Paran):


http://intranet.oabpr.org.br/site/servicos/carteira/index.asp

2. Realizar a compra da certificao digital (site);

http://www.identidadedigital.com.br/acoab/site/compre http://www.arsescap-pr.org.br http://www.certisign.com.br/

3. Agendar um horrio nos postos de atendimento das autoridades registradoras;


OAB Paran (41) 3250-5783, SESCAP-PR OU FENACON (site) http://www.identidadedigital.com.br/acoab/site/agendamento/

4. Comparecer para a validao presencial com a documentao exigida

Cdula de Identidade ou Passaporte, se brasileiro; Carteira Nacional de Estrangeiro CNE se estrangeiro domiciliado no Brasil; Passaporte, se estrangeiro no domiciliado no Brasil; Carteira de Identidade Profissional do Advogado, modelo atualizado com chip ( da mesma Seccional/UF da solicitao); Caso os documentos acima tenham sido expedidos h mais de 5 (cinco) anos ou no possuam fotografia, uma foto colorida recente ou documento de identidade com foto colorida, emitido h no mximo 5 (cinco) anos da data da validao presencial; Comprovante de residncia ou domicilio, emitido h no mximo 3 (trs) meses da data da validao presencial.

Para adquirir a certificao digital em CASCAVEL


Rua Salgado Filho, 1882 - 2 andar - Centro - Cascavel - Paran Fone/Fax: (45) 3224-6350 E-mail: cascavel@sescap-pr.org.br

Pagamento

1 - Quais as formas de pagamento disponveis para certificados digitais?


Boleto bancrio; Carto de crdito;

2 - O pagamento pode ser parcelado?

O pagamento do certificado digital pode ser parcelado em at 3 vezes somente no carto de crdito.

3 - Qual o prximo passo aps o pagamento?

Aps o pagamento do certificado, o advogado dever esperar 48h e agendar a certificao: SESCAP-PR - Rua Salgado Filho, 1882 - Centro Cascavel - PR, 85801-190 (0xx)45 3224-6350

Aps adquirir a cerficaco digital, o advogado dever se cadastrar no TJ-PR

Como se cadastrar?
Imprima o formulrio que est disponvel no site do TJ: https://portal.tjpr.jus.br/projudi/informacoesExtras/FormularioAdesao.pdf
O advogado dever imprimir o formulrio e encaminh-lo at a sede da OAB em Cascavel (Rua Paran, 3056 Edifcio Cima 2 andar Centro.)

Dvidas? Entre em contato com a OAB atravs do e-mail projudi@oabpr.org.br ou atravs dos telefones: (41) 3250-5737 e (41) 3250-5738.

Fonte: OAB-PR TF-PR SESCAP-PR

Pesquisa, desenvolvimento e diagramao: Keila Schons

Vous aimerez peut-être aussi