Vous êtes sur la page 1sur 13

Direitos Liberdades e Responsabilidades

Aco: EFA-NS Tcnicas de Apoio Gesto Data: 8/10/2012 Local: Grndola Mdulo: CP 1 Cidadania e Profissionalidade

Indice:

- Introduo..

- Direitos, Deveres , Liberdade e Sociedade Civil

- Direitos e Deveres Laborais.

.- Democracia Representativa e Participativa.

- Direitos Deveres em Contexto Globais..

- Bibliografia......

13

INTRODUO

Liberdade e Responsabilidade Democrtica

Com o trabalho do mdulo Cidadania e Profissionalidade, subordinado ao tema Liberdade e Responsabilidade Democrtica, sero referidos os conceitos , dos termos, referidas as consequncias do seu uso e aplicao, na vida de cada cidado e a sua importncia na Sociedade enquanto elementos estruturadores e reguladores da sua organizao.

uma reflexo sobre a Democracia e a Liberdade e a Cidadania responsvel!

Direitos e Deveres
O direito vida o mais importante dos direitos da personalidade. Est formalmente consagrado no artigo 24. da Constituio da Repblica Portuguesa que declara que a vida humana inviolvel, decorre de um direito inato, adquirido no nascimento, e por tanto intransmissvel, irrenuncivel e indisponvel e que por isso em caso algum haver pena de morte.

Do direito vida decorre a ilicitude do suicdio, do auxlio e da instigao ao suicdio e da eutansia. .O direito vida no deveria comportar discusses nem ser objecto de polmicas, pois representa o mais sagrado direito do homem: o direito de existir. Os direitos e deveres mais importantes so aqueles com que nos deparamos no nosso dia-a-dia como por exemplo: o direito sade, educao, liberdade de expresso, ao voto, ao trabalho, segurana social, habitao, liberdade e o direito e o dever ao respeito e compreenso.

S respeitando estes direitos e deveres se consegue ir construindo uma sociedade melhor.

Com um bom sistema social de sade, podemos ter uma populao mais saudvel que por sua vez ter uma melhor prestao laboral, que se reflectir tambm numa melhoria econmica e numa melhor qualidade de vida que nos possibilitar cumprir com a obrigao dos pagamentos dos nossos impostos.

Com uma boa educao podemos crescer e desenvolver o nosso sentido de responsabilidade para que, com os nossos conhecimentos possamos cuidar melhor do nosso ambiente e ajudar os nossos filhos a ter conscincia de que preciso cuidar do ambiente que nos rodeia e respeitarmo-nos mutuamente.

Existem casos de pessoas com problemas graves de sade que esto em listas de espera em hospitais pblicos sem possibilidades econmicas de recorrer ao privado, devido ao tempo de espera esses problemas tornam-se
4

muitas vezes fatais, isto quer dizer que no se cumpre o direito igualdade de direitos.

S respeitando os direitos das outras pessoas e por sua vez, elas respeitando os nossos, que conseguimos viver numa sociedade minimamente equilibrada.

S cumprindo as nossas obrigaes sociedade e por sua vez a sociedade tambm cumprir os seus deveres para connosco, conseguimos viver em harmonia, civismo e igualdade.

S ensinando as geraes futuras a viver nessa harmonia, conseguiremos fazer valer os nossos direitos e dignidade humana. Assim como importante fazer valer os nossos direitos, tambm igualmente importante cumprir com as nossas obrigaes

Direitos e deveres Laborais

As entidades empregadoras tm deveres para com os seus trabalhadores e usufruem de direitos, a partir do momento em que o contrato de trabalho entra em vigor e at ao seu termo. O empregador est obrigado a respeitar o trabalhador enquanto seu colaborador e a reconhecer o seu trabalho, retribuindo-lhe um pagamento acordado entre as duas partes e dando-lhe as necessrias condies de trabalho.

Verificar a qualidade da execuo das tarefas e providenciar formas de aumentar a produtividade dos empregados. Precaver situaes de risco e garantir a segurana dos trabalhadores, bem como indemniz-los dos prejuzos resultantes de acidentes ou doenas causados pelo trabalho. Cumprir todas as imposies estabelecidas no contrato de trabalho.

Tem o direito de ver os seus trabalhadores cumprir o horrio de trabalho acordado e obedecerem s suas ordens em tudo o que diz respeito execuo das tarefas. Impedir os trabalhadores de divulgar informaes internas relacionadas com a entidade empregadora ou de negociarem por conta prpria ou alheia em concorrncia para com esta. Manter os seus bens em bom estado e sentir que os trabalhadores se empenham na produtividade da empresa, cumprindo todas as obrigaes do contrato de trabalho e seguindo as normas pelas quais a organizao se rege.

Responsabilidade social, diz respeito ao cumprimento dos deveres e obrigaes dos indivduos e empresas para com a sociedade em geral. Existem vrias outras definies para o termo responsabilidade.

Cdigo do Trabalho a lei que o regulamenta os contratos de trabalho, um instrumento legislativo de grande importncia, que faz correr rios de tinta quanto s alteraes que impuseram a um ramo do Direito que parecia completo na sua regulao e teorizao, mas ao mesmo tempo, desconexo e excessivamente complexo.

Esta lei do trabalho, cuja razo a proteco do trabalhador nas relaes de trabalho, para alm de fixar mnimos de direitos a todos os trabalhadores, tambm estabelece direitos colectivos, isto , direitos sindicais, direito greve, direito contratao colectiva, direito a plenrios nas empresas, entre outros, que so de extrema importncia para que os trabalhadores se possam organizar, discutir colectivamente os seus problemas.

A contratao colectiva em Portugal comeou tardiamente em relao a outros pases da Europa e foi muito atacada pelas associaes patronais.

Acabou de entrar em vigor uma alterao ao cdigo de trabalho que considerado autoritrio e prejudicial aos direitos de trabalho

Aumenta a precariedade no emprego, introduz o despedimento por inadaptao do trabalhador, termina com o conceito de trabalho dirio e semanal e introduzir a flexibilidade do horrio de trabalho, baseado nas necessidades das empresas, reduz o valor do pagamento do trabalho extraordinrio.

Os argumentos favorveis so os de aumento da competitividade das empresas e em consequncia da economia e da promoo do emprego, no concordo que assim seja.

Neste momento posso afirmar que os trabalhadores esto perante o desafio de enfrentarem com xito a tentativa de destruio da contratao colectiva e de aniquilamento de parte significativa do que estava consagrado no direito de trabalho, componente fundamental dos direitos conquistados pela humanidade desde h mais de um sculo.
7

Democracia Representativa e Participativa

Os Portugueses so um Povo, uma Nao com Territrio, que existe h cerca de 900 anos. Temos sido capazes, quando bem governados, quando bem dirigidos, de grandes feitos. Fizemos a 1 GLOBALIZAO a do Comrcio; Mantivemos a nossa Independncia contra tudo e contra todos. Somos o 27 dos pases mais ricos do Planeta, entre 202. Absorvemos 800.000 retornados do ex-Ultramar, isto mais 10% da populao, sem conflitos. Temos a maior Zona de Mar da Europa.

Temos uma posio Geopoltica privilegiada. Temos um Povo que trabalha, e quando bem dirigido, produz como poucos. Temos um clima privilegiado, face a outros Pases.

Temos uma Histria rica e recheada de feitos heroicos. Temos um povo, com uma cabea virada para a inovao, verdadeiramente criativa, capaz de resolver problemas complicados, com uma capacidade de fazer face s dificuldades fora do normal, ser mais capaz uma RESPONSABILIDADE e acarreta DEVERES, para com a Sociedade.

por isso que s faz sentido a Democracia. por isso que s faz sentido a Democracia se for com Liberdade, humildade e responsabilidade.

Direitos e Deveres Globais

Direitos conferidos pela cidadania europeia: - Direito a circular e residir em qualquer estado membro; - Direito de eleger e de ser eleito nas eleies para o parlamento europeu e nas eleies autrquicas do estado membro em que reside; - Direito de petio ao parlamento europeu; - Direito de acesso ao provedor de justia; - Direito a proteo diplomtica.

Todos os Homens desejam poder viver em liberdade, fraternidade e igualdade. Sonho que existiu sempre no corao de muitos homens, houve alguns que com a sua coragem e determinao, lutaram contra todas as foras e tentaram impor o direito liberdade e igualdade sabendo que poderiam sofrer represlias, ou mesmo serem mortos. No o fizeram s por eles, mas por uma nao ou por um povo, movidos pela f e pela esperana.

Martin Luther King, no seu discurso, disse-nos que era seu sonho, que todas as crianas, de qualquer raa, pudessem dar as mos e brincar como se fossem irmos sem as imposies que o preconceito do racismo lhes imps. Como idealista que eras, tinha o sonho que todos os homens, um dia, pudessem ser tratados de igual modo, com os mesmos direitos. Ele tinha esperana que, um dia, todas as naes fossem livres em dignidade e direitos.

A Declarao Universal dos Direitos do Homem, adaptada pela ONU a 10 de Dezembro 1948, veio descrever e garantir todos os direitos e liberdades entre seres humanos, reunida em 30 artigos, para que a tenham sempre em mente e se esforcem por desenvolver o respeito desses direitos e liberdades, atravs do ensino e educao e promovendo medidas que os apliquem, no s a nvel nacional como mundial. Todos os homens e mulheres nascem livres e com os
9

mesmos direitos uns dos outros, logo sendo iguais, como iguais que se devem tratar, em amor e fraternidade, e tentando sempre promover a paz e a solidariedade entre si.

A Declarao dos Direitos Universais do Homem nasceu com o fim de levar a toda a humanidade o conhecimento dos seus direitos, entre eles o direito nacionalidade, educao, ao trabalho remunerado, habitao, ao lazer, ao casamento, e tambm o direito de escolher onde querem morar. Sendo livres de exprimir a sua opinio, e de crer em qualquer religio, so tambm livres de invocar os seus direitos de proteco da sua integridade fsica e moral e da sua famlia e ao asilo.

Todos somos inocentes at prova em contrrio, todos temos liberdade, para viver com igualdade de direitos, sade, educao, respeito, proteco e segurana. Embora seja um ideal comum a ser atingido por todos os povos, a verdade que os direitos e liberdades descritos na Declarao Universal dos Direitos do Homem esto constantemente a ser violados.

Enquanto as pessoas no se respeitarem como seres humanos iguais, vai continuar a haver preconceito, discriminao, dio, guerra e a morte, consequncia da ignorncia e do egosmo.

Aps a 2 guerra mundial, seis pases uniram-se com o objectivo de coordenar a produo do ao e do carvo e eliminar as tarifas aduaneiras respectivas, garantindo que os seus pases no entrariam em guerras e tambm para no sofrerem as influncias de superpotncias como os E.U.A., foram eles: Alemanha, Blgica, Frana, Pases Baixos, Luxemburgo e Itlia. Todos juntos formaram a C.E.C.A. (Comunidade Econmica do Carvo e do Ao).

Aderem em 1973 mais trs pases: Dinamarca, Irlanda e Reino Unido; tambm a Grcia decide aderir em 1981, e por fim Portugal e Espanha em 1986. Nesse mesmo ano assinado o Tratado nico Europeu, que tinha por objectivo terminar com os impedimentos ao Mercado nico. Foram feitos mais de 200

10

Actos Legislativos, que se podem destacar: fiscalidade, direito das empresas e qualificaes profissionais para a abertura das fronteiras. O Tratado de Maastricht, veio oficializar a Unio Europeia e tinha como principais objectivos reforar a democracia para melhorar a eficcia das Instituies, melhorar os sistemas sociais, ter uma politica externa de segurana comum em todos os pases da U.E. e tambm a criao de uma moeda nica.

A sua ratificao foi muito demorada porque houve uma grande crise econmica, provocando uma elevada taxa de desemprego e muita tenso volta da nova moeda, o Euro. O Tratado de Maastricht reformulado ento em 1993.

Dois anos mais tarde aderem U.E. a ustria, a Sucia e a Finlndia e nesse mesmo ano a ustria, a Alemanha e Sucia assinam o Acordo Chengen que d Alemanha, Blgica, Espanha, Frana, Luxemburgo, Pases Baixos e Portugal a liberdade para poderem circular sem passaporte, apenas sendo necessrio o B.I.

Em 1999 comeam as primeiras transaces comerciais e financeiras, a moeda nica, o Euro, introduzida a 1 de Janeiro de 2001. Nesse mesmo ano, entram para a Unio Europeia mais seis novos pases: Polnia, Republica Checa, Estnia, Letnia, Hungria e Malta.

Em 2004 aderem U.E. o Chipre, a Eslovnia e a Eslovquia. No ano seguinte assinado o Protocolo de Kioto, tendo em vista a reduo de lanamento de gases nocivos para a atmosfera, para melhorar o ambiente global e sensibilizar para os problemas mais eminentes, entre outras medidas.

Ao longo de todo este percurso foram sendo criadas Instituies, sendo as principais: o Parlamento Europeu que representa os cidados e constitudo por Deputados eleitos de 5 em 5 anos; a Comisso Europeia que defende os interesses de toda a Unio Europeia, propondo as leis ao Parlamento e

11

vigiando se elas se cumprem e o Concelho da Unio Europeia que representa os Estados Membros, e adopta e executa as leis.

Implantaram-se medidas para terem uma Politica Externa e de Segurana com Misses de Paz, sendo que a Nato ento substituda pelas Foras da Unio Europeia; o Euro entrou em circulao; tinham expectativas de criar uma unio entre os pases aderentes onde imperasse a paz, a liberdade, a justia, a proteco e a prosperidade, garantindo assim a todos os cidados europeus os mesmos direitos.

Como cidado europeu, tenho como direitos: estudar, trabalhar ou residir em qualquer pas da Unio Europeia, seja qual for a minha situao: estudante, activo ou reformado, viajar entre os pases da Unio Europeia livremente, usando apenas o meu bilhete de identidade ou carto de cidado. Posso votar, tenho direito assistncia mdica, segurana social, assistncia em caso de acidente, invalidez ou morte em todos os pases da Unio. Tenho proteco diplomtica, ou justia no caso de priso por exemplo e ajuda no repatriamento, entre outros.

Recentemente foi ratificado o Tratado de Lisboa que tem como principais objectivos aumentar a Democracia na U.E. para dar resposta aos cidados europeus quanto participao das Instituies na resoluo de problemas globais, tais como o ambiente, as alteraes climticas e a falta de segurana.

12

Webgrafia e Bibliografia:
http://www.bloco.org/index.php?option=com_content&task=view&id=2747&Itemid=1:

http://pt.scribd.com/doc/45932150/1-Compromisso-Cidadao-Estado

http://www.institutosacarneiro.pt/?idc=701&idi=208

http://europa.eu/youth/your_rights/index_pt_pt.html

http://eur-lex.europa.eu/pt/treaties/dat/32007X1214/htm/C2007303PT.01000101.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Democracia_direta Constituio da Repblica portuguesa Edio 1976

13

Vous aimerez peut-être aussi