Vous êtes sur la page 1sur 11

http://g1.globo.

com/platb/portugues/2012/11/21/veja-tres-dicas-com-regrassimples-para-usar-a-virgula-sem-erro/

Veja trs dicas com regras simples para usar a vrgula sem erro
qua, 21/11/12

por Srgio Nogueira | categoria Dicas, Gramtica | tags vrgula O uso da vrgula uma eterna dor de cabea. Em razo disso, para atender aos insistentes pedidos de muitos leitores, voltamos ao assunto.
Uso da VRGULA Parte 1 Regras prticas: 1.- A vrgula deve ser usada para separar ENUMERAES, TERMOS e ORAES INDEPENDENTES ENTRE SI (ncleos de um sujeito composto, oraes coordenadas assindticas, termos de uma srie no ligados pelo conectivo e): 1. O diretor, os assessores e os coordenadores se reuniram ontem tarde. (ncleos de um sujeito composto); 2. Eles chegaram cedo, discutiram o assunto, resolveram tudo. (oraes coordenadas assindticas); 3. Necessitamos adquirir canetas, papel, borrachas, lpis. (enumerao termos de uma srie). Observe a importncia da vrgula neste caso: - O presidente compareceu reunio, acompanhado da secretria, do diretor e do coordenador. (=Ele foi com trs pessoas);

- O presidente compareceu reunio, acompanhado da secretria do diretor e do coordenador. (=Agora ele foi s com duas pessoas O diretor no foi, e a secretria a do diretor e no do presidente). 2.- A vrgula deve ser evitada antes da conjuno aditiva e: 1. O diretor e os assessores se reuniram ontem tarde. 2. Nesta empresa, os funcionrios podem trabalhar e estudar. Observaes: a) A vrgula deve ser usada antes da conjuno e com valor ADVERSATIVO: J so dez horas, e (=mas ) a reunio ainda no terminou. b) A vrgula deve ser usada quando o conectivo e liga oraes com sujeitos diferentes: Os funcionrios reclamavam, e a direo atendeu. c) A vrgula pode ser usada quando o conectivo e tem valor consecutivo ou enftico: Os trabalhadores se reuniram, discutiram, e decidiram como agir. Chegou, e viu, e lutou, e venceu finalmente. d) O conectivo e, em fim de enumerao, tem o valor de terminalidade: Foram chamados vrios funcionrios: Joo Carlos, Pedro Sousa, Lusa e Cludio Lus. (=Chamaram s estes quatro); Foram chamados vrios funcionrios :Joo Carlos, Pedro Sousa, Lusa, Cludio Lus.(=Estes so quatro dos que foram chamados. Pode haver mais) - No se usa a vrgula antes do conectivo ou (conjuno alternativa):

No sei se ele trabalha ou estuda. Uso da VRGULA Parte 2 3.- A vrgula deve ser usada antes das conjunes ADVERSATIVAS (mas, porm, contudo, todavia, entretanto, no entanto) e CONCLUSIVAS (logo, portanto, por isso, por conseguinte, ento): Ele sempre se dedicou empresa, porm nunca foi promovido. Ele sempre se dedicou empresa, por isso ser promovido. Observaes: a) As conjunes ADVERSATIVAS e CONCLUSIVAS, quando deslocadas, devem ficar entre vrgulas: Ele sempre se dedicou empresa, nunca foi, porm, promovido. Ele sempre se dedicou empresa, ser, portanto, promovido. b) A conjuno POIS, com o valor CONCLUSIVO, deve ficar entre vrgulas: Ele sempre se dedicou empresa, ser, pois, promovido. (= portanto) c) A conjuno POIS, com o valor EXPLICATIVO ou CAUSAL, pode ou no vir antecedida de vrgula: Ele dever ser promovido, pois se dedica empresa. (= porque)

Uso da VRGULA Parte 3 4 A vrgula PODE ser usada para separar a orao principal da subordinada adverbial (causal, concessiva, condicional, final, temporal): Ele foi promovido, porque sempre se dedicou empresa.(causal); Ele foi promovido, embora no se dedicasse muito empresa.(concessiva); Eles s ser promovido, caso se dedique mais empresa.(condicional); Ele desenvolveu o projeto, conforme ns orientamos.(conformativa); Ele tem se dedicado muito, para que possa ser promovido.(final); Ele s assinar o contrato, quando receber toda a documentao.(temporal). Observaes:

a) A vrgula DEVE ser usada quando a orao adverbial estiver deslocada: Embora no se dedicasse empresa, ele foi promovido. Solicitamos, caso seja possvel, o seu comparecimento a este setor. Conforme nos foi solicitado, estamos enviando todos os documentos. Os computadores, quando foram introduzidos na empresa, trouxeram vrias consequncias. b) A vrgula DEVE ser usada quando a orao reduzida* estiver deslocada: Encerrado o prazo, adotamos novas medidas. (reduzida de particpio); Os representantes, gritando muito, encerraram a reunio. (reduzida de gerndio); Ao reduzir o dficit, pudemos pensar em desenvolvimento. (reduzida de infinitivo). * Orao reduzida no apresenta conectivo e o verbo aparece nas formas nominais: infinitivo, gerndio ou particpio.

http://g1.globo.com/platb/portugues/2012/

Uso da VRGULA Parte 4 5.- A vrgula DEVE ser usada quando o adjunto adverbial (de tempo, de lugar, de modo) estiver deslocado: O tcnico analisou o problema no seu ltimo relatrio. (ordem direta sem vrgula); No seu ltimo relatrio, o tcnico analisou o problema. (adjunto adverbial deslocado); O tcnico, no seu ltimo relatrio, analisou o problema. (adjunto adverbial deslocado). Observao: Esta regra no rgida. A vrgula pode ser omitida, principalmente em frases curtas e com adjuntos pequenos: Ontem, os representantes visitaram o sindicato. Ou Ontem os representantes visitaram o sindicato.

Uso da VRGULA Parte 5 6.- A vrgula deve ser usada quando a orao adjetiva EXPLICATIVA: Dr. Jos Cludio dos Santos, que o coordenador do projeto, viajou a So Paulo. Nossa empresa, que foi fundada em 1988, j apresenta um alto faturamento. A natureza deve ser respeitada pelo homem, que um ser mortal. (= todo homem mortal) Observaes: a) O APOSTO EXPLICATIVO tambm deve ficar entre vrgulas: O coordenador do projeto, Dr. Paulo Henrique de Assis, viajou a servio. (=cargo exclusivo); Nossa empresa, a maior fabricante de calados do Brasil, pretende desenvolver outras atividades. b) A vrgula DEVE SER EVITADA quando a orao adjetiva RESTRITIVA: Devemos respeitar o homem que trabalha. (no todo homem que trabalha); No encontrei os documentos que voc me enviou. (aqueles que voc me enviou). Observe a importncia da vrgula neste caso: Os funcionrios, que se dedicaram empresa, devem ser aumentados. (entre vrgulas orao EXPLICATIVA = todos se dedicaram e sero aumentados) Os funcionrios que se dedicaram empresa devem ser aumentados. (sem vrgula orao RESTRITIVA = s os que se dedicaram devem ser aumentados).

7.- A vrgula deve ser usada para separar o VOCATIVO (expresso de chamamento): Deve, Sr. Presidente, confiar nestas ideias. Meus caros amigos, no sei se fui claro. Observe a importncia da vrgula: Dr. Jos Carlos vem aqui. (sem vrgula uma afirmao) Dr. Jos Carlos, vem aqui. (com vrgula um chamamento) Observaes: No devemos separar com vrgula:

a) SUJEITO e VERBO: Os computadores podem acarretar duas consequncias. b) VERBO e COMPLEMENTOS: Os computadores podem acarretar duas consequncias. Comunicamos aos presentes a chegada do Diretor. c) ORAO PRINCIPAL e ORAO OBJETIVA: Ele disse que no viria. No sabemos quando eles voltaram. Solicitamos a V.Sa. que permanea na sala.

Uso da VRGULA Parte 6 8.- A vrgula deve ser usada para separar os incisos explicativos, retificativos ou continuativos (por exemplo, ou melhor, isto , a saber, ou antes, alis, digo, por assim dizer, alm disso): O gerente era muito respeitado, ou melhor, muito temido. Ele deve, por exemplo, ouvir mais os seus funcionrios.

9.- A vrgula deve ser usada para separar oraes intercaladas: S o presidente, creio eu, pode resolver este caso. A diretoria, convm lembrar, no se rene h trs meses.

10.- A vrgula deve ser usada para separar termos deslocados: A sala, acredito que j tenha sido alugada. (acredito que a sala j tenha sido alugada); Os inspetores, parece que no chegaram. (parece que os inspetores no chegaram). Observaes: a) A vrgula tambm deve ser usada em caso de PLEONASMO ou ANACOLUTO. 1 Aos empregados, o nosso sucesso lhes devemos. (Pleonasmo=repetio);

2 Dinheiro, quem no est precisando disto? (Anacoluto).

11.- A vrgula pode ser usada tambm para marcar a supresso do verbo: Tu buscas a terra e eu, os cus. (busco); Ele no nos entende nem ns, a ele. (entendemos).

12.- A vrgula deve ser usada para separar o nome da localidade nas datas: Rio de Janeiro, 9 de setembro de 2012.

DESAFIO Onde est o erro? A empresa entende que deve tornar pblico os seus princpios e a sua filosofia de vida. Resposta: H um erro de concordncia. O adjetivo pblico se refere aos princpios e filosofia de vida. Deve, por isso, concordar no masculino plural: tornar pblicos os seus princpios e a sua filosofia de vida. 5 comentrios

Veja trs dicas com regras simples para usar a vrgula sem erro
qua, 21/11/12 por Srgio Nogueira |

categoria Dicas, Gramtica | tags vrgula

O uso da vrgula uma eterna dor de cabea. Em razo disso, para atender aos insistentes pedidos de muitos leitores, voltamos ao assunto.

Uso da VRGULA Parte 1 Regras prticas: 1.- A vrgula deve ser usada para separar ENUMERAES, TERMOS e ORAES INDEPENDENTES ENTRE SI (ncleos de um sujeito composto, oraes coordenadas assindticas, termos de uma srie no ligados pelo conectivo e): 1. O diretor, os assessores e os coordenadores se reuniram ontem tarde. (ncleos de um sujeito composto); 2. Eles chegaram cedo, discutiram o assunto, resolveram tudo. (oraes coordenadas assindticas); 3. Necessitamos adquirir canetas, papel, borrachas, lpis. (enumerao termos de uma srie). Observe a importncia da vrgula neste caso: - O presidente compareceu reunio, acompanhado da secretria, do diretor e do coordenador. (=Ele foi com trs pessoas); - O presidente compareceu reunio, acompanhado da secretria do diretor e do coordenador. (=Agora ele foi s com duas pessoas O diretor no foi, e a secretria a do diretor e no do presidente). 2.- A vrgula deve ser evitada antes da conjuno aditiva e: 1. O diretor e os assessores se reuniram ontem tarde.

2. Nesta empresa, os funcionrios podem trabalhar e estudar. Observaes: a) A vrgula deve ser usada antes da conjuno e com valor ADVERSATIVO: J so dez horas, e (=mas ) a reunio ainda no terminou. b) A vrgula deve ser usada quando o conectivo e liga oraes com sujeitos diferentes: Os funcionrios reclamavam, e a direo atendeu. c) A vrgula pode ser usada quando o conectivo e tem valor consecutivo ou enftico: Os trabalhadores se reuniram, discutiram, e decidiram como agir. Chegou, e viu, e lutou, e venceu finalmente. d) O conectivo e, em fim de enumerao, tem o valor de terminalidade: Foram chamados vrios funcionrios: Joo Carlos, Pedro Sousa, Lusa e Cludio Lus. (=Chamaram s estes quatro); Foram chamados vrios funcionrios :Joo Carlos, Pedro Sousa, Lusa, Cludio Lus.(=Estes so quatro dos que foram chamados. Pode haver mais) - No se usa a vrgula antes do conectivo ou (conjuno alternativa): No sei se ele trabalha ou estuda. Uso da VRGULA Parte 2 3.- A vrgula deve ser usada antes das conjunes ADVERSATIVAS (mas, porm, contudo, todavia, entretanto, no entanto) e CONCLUSIVAS (logo, portanto, por isso, por conseguinte, ento): Ele sempre se dedicou empresa, porm

nunca foi promovido. Ele sempre se dedicou empresa, por isso ser promovido. Observaes: a) As conjunes ADVERSATIVAS e CONCLUSIVAS, quando deslocadas, devem ficar entre vrgulas: Ele sempre se dedicou empresa, nunca foi, porm, promovido. Ele sempre se dedicou empresa, ser, portanto, promovido. b) A conjuno POIS, com o valor CONCLUSIVO, deve ficar entre vrgulas: Ele sempre se dedicou empresa, ser, pois, promovido. (= portanto) c) A conjuno POIS, com o valor EXPLICATIVO ou CAUSAL, pode ou no vir antecedida de vrgula: Ele dever ser promovido, pois se dedica empresa. (= porque)

Uso da VRGULA Parte 3 4 A vrgula PODE ser usada para separar a orao principal da subordinada adverbial (causal, concessiva, condicional, final, temporal): Ele foi promovido, porque sempre se dedicou empresa.(causal); Ele foi promovido, embora no se dedicasse muito empresa.(concessiva); Eles s ser promovido, caso se dedique mais empresa.(condicional); Ele desenvolveu o projeto, conforme ns orientamos.(conformativa); Ele tem se dedicado muito, para que possa ser promovido.(final); Ele s assinar o contrato, quando receber toda a documentao.(temporal). Observaes: a) A vrgula DEVE ser usada quando a orao adverbial estiver deslocada: Embora no se dedicasse empresa, ele foi promovido. Solicitamos, caso seja possvel, o seu comparecimento a este setor. Conforme nos foi solicitado, estamos enviando todos os documentos. Os computadores,

quando foram introduzidos na empresa, trouxeram vrias consequncias. b) A vrgula DEVE ser usada quando a orao reduzida* estiver deslocada: Encerrado o prazo, adotamos novas medidas. (reduzida de particpio); Os representantes, gritando muito, encerraram a reunio. (reduzida de gerndio); Ao reduzir o dficit, pudemos pensar em desenvolvimento. (reduzida de infinitivo). * Orao reduzida no apresenta conectivo e o verbo aparece nas formas nominais: infinitivo, gerndio ou particpio.

Vous aimerez peut-être aussi