Vous êtes sur la page 1sur 2

Seleo de Tcnicas de Teste Baseado em Modelos

Andrei da Silva, Alessandro Alves, Diogo Pinheiro, Gabriel Barth, Miquias Machado, Patrcia Trindade 1. Contexto e Motivao As abordagens de seleo de tecnologias para projetos de software focam apenas na seleo individual de tecnologias. Porm, muitas vezes cenrios de desenvolvimento necessitam de combinaes de tecnologias com o objetivo de melhorar a efetividade do processo e a qualidade do produto final. Teste de software um exemplo de atividade que a utilizao dessa combinao traz qualidade ao produto. Motivada por pesquisas iniciadas em 2006 sobre TBM (Teste baseado em modelos) e TTBMs (Tcnicas de teste baseado em modelos), onde casos de teste so derivados de modelos descrevendo caractersticas do produto, este artigo traz uma pesquisa nomeada Porantim, que foi construda com base em evidncias fornecidas por estudos secundrios (revises sistemticas) e primrios (surveys e estudos controlados) e prov um corpo de conhecimento de TTBMs obtido a partir de evidncias da literatura tcnica e um processo para guiar o engenheiro de software na escolha de combinaes de TTBMs adequadas a um determinado projeto de software. 2. Metodologia Cientfica A metodologia de pesquisa para a definio e desenvolvimento de Porantim foi fundamentada na abordagem para desenvolvimento de novas tecnologias de software baseada em estudos primrios e secundrios. Ela se divide em duas fases: concepo e avaliao da tecnologia de software proposta.

2.1 Fase de Concepo Envolve a execuo de estudos secundrio e/ou primrios com o objetivo de construir uma verso inicial da tecnologia proposta, dividida em quatro atividades: Reviso Informal da literatura Nesta atividade foi realizada uma reviso da literatura tcnica, identificando os conceitos e os atributos que caracterizam uma tcnica de teste baseada em modelos. Reviso Sistemtica sobre TTBMs A atividade consistiu em uma reviso sistemtica da literatura cujo objetivo foi identificar as principais caractersticas de TTBMs publicadas na literatura tcnica. Survey sobre Caractersticas de TTBMs O objetivo deste survey foi definir a estrutura do corpo de conhecimento de TTBMs, em que foram avaliados atributos de caracterizao de TTBMs para projetos de software por 34 especialistas internacionais em TBM resultando na relevncia de todos os atributos e a sugesto de mais 3 atributos, totalizando 21 atributos.

Construo da Abordagem de Seleo de TTBMs Com o corpo de conhecimento estabelecido, passou-se a trabalhar a abordagem para apoiar a seleo de TTBMs para projetos de software. Porantim fundamentada em dois elementos principais: (1) Corpo de Conhecimento sobre TTBMs e (2) Processo de Seleo de TTBMs. O primeiro elemento o corpo de conhecimento sobre TTBMs, que consiste no repositrio de TTBMs definido a partir dos 2 estudos experimentais. O segundo elemento um processo que permite apoiar a anlise das caractersticas do projeto de software a ser desenvolvido e das TTBMs disponveis para uso. 2.2 Fase de Avaliao Na fase de avaliao foram realizadas basicamente duas atividades: Avaliao da Abordagem de Seleo Nesta atividade foi executado um estudo experimental para avaliar os aspectos das abordagens da seleo (completude, eficincia, efetividade e usabilidade). Para isto, o estudo foi avaliado em dois diferentes contextos: grupo de alunos de ps-graduao em engenharia de software e grupo de alunos de graduo em sistemas de informao. Os resultados obtidos indicam que Porantim seria o fator influente em todas as variveis relacionadas aos aspectos eficincia e efetividade, como mostrado na tabela:

Construo e Avaliao da Infraestrutura Computacional Aps a finalizao da definio de Porantim, foi construda uma estrutura computacional para apoiar na aplicao, pois percebeu-se que as tarefas poderiam ser automatizadas. Tal infraestrutura foi avaliada atravs de um estudo feito por engenheiros de software. Os resultados da avaliao indicaram a viabilidade de aplicao da infraestrutura, pois reduziu cerca de 50% o tempo de seleo de TTBMs. 3 - Contribuies Oferecidas e Trabalhos Futuros Com a pesquisa realizada, foram observadas contribuies do estudo, com a gerao de uma estrutura de conhecimento das TTBMs identificadas na literatura tcnica, gerada a partir da pesquisa de opinio realizada por especialistas em TBM. Tambm foi observado que a tcnica de Porantim mais efetiva e para aplicao dessa abordagem, onde foi criada uma infraestrutura computacional para apoiar na implantao do Porantim em organizaes de software que aplicam TBM em seus projetos. Foi observada uma reduo no tempo total gasto para seleo de TTBMs e obteve aceitao pelos profissionais que a utilizam. Tambm foi estabelecida uma base de conhecimento ao qual usada pelo Grupo de Engenharia de Software Experimental da COPPE/UFRJ, podendo ser expandido a outros grupos de engenharia. Alm disso, ainda permite explorar novas direes de investigao na rea de TBM, como prover apoio utilizao e avaliao de TTBMs.

Vous aimerez peut-être aussi