Vous êtes sur la page 1sur 14

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV

TESTE DE ADMISSO AO SEMESTRE I CADERNO-QUESTIONRIO

Data: 03/02/2013. Durao: 04 horas

Coloque, de imediato, o seu nmero de inscrio e o nmero de sua sala nos retngulos abaixo.

Inscrio

Sala

Lngua Portuguesa I
20 questes

TEXTO 1 0 1 0 2 0 3 0 4 0 5 0 6 0 7 0 8 0 9 1 0 1 1 1 2 1 3 1 4 1 5 1 6 1 7 1 8 1 9 2 0 2 1 2 2 2 3 2 4 2 5 2 6 2 7 Vale a pena aprender uma segunda lngua j adulto? comum o desnimo quando adultos comeam a frequentar aulas de lngua estrangeira e se veem com um desafio que parece grande demais para ser superado. A facilidade com que crianas aprendem um idioma notvel, assim como a dificuldade que um indivduo mais velho enfrenta para formar uma simples frase em outra lngua. Os adultos se sobressaem em comparao s crianas em muitas tarefas, mas certamente aprender uma lngua no uma delas. Por que isso acontece? Qual a diferena entre os aprendizados da criana e do adulto quanto lngua? [...] A curva de proficincia em uma lngua tende a cair conforme a idade do incio da exposio a essa lngua aumenta, principalmente a pronncia. Ou seja, quanto mais velha a pessoa comea a aprender uma lngua estrangeira, maior a dificuldade de pronunciar os sons dessa lngua, e tambm maior a quantidade de erros no emprego das palavras. [...] Mesmo com as dificuldades verificveis no cotidiano, certamente vale a pena aprender um novo idioma, mesmo depois da adolescncia. Em muitos casos, isso necessrio para se conseguir um emprego, se manter nele ou conseguir uma promoo. Alm disso, atravs de um novo idioma tambm um novo mundo se torna acessvel: pode-se desfrutar de maior autonomia em viagens; livros, artigos, revistas, filmes e sites podem ser compreendidos; pode-se conhecer e conversar com pessoas de outros lugares. Uma forma diferente de se olhar para tudo, inclusive para sua prpria cultura, pode ser desenvolvida a partir da aproximao com outra cultura atravs da sua manifestao lingustica. H tambm benefcios para a sade. Alguns estudos sugerem que ser bilngue pode proteger o crebro de algumas perdas cognitivas comuns ao envelhecimento e de sequelas de derrames cerebrais, e ainda atrasar o aparecimento de sintomas de doenas como o Alzheimer e outras formas de demncia. [...] Portanto, mesmo sendo um desafio, aprender uma segunda lngua apresenta muitas vantagens. E embora os estudos nos ajudem a entender o funcionamento da mente, s vezes eles tm de ser relativizados. Por exemplo, muitos estudos sobre o perodo crtico na segunda lngua utilizam o critrio de proficincia na lngua como igual ou indistinguvel da de um nativo. Esse objetivo no ou no deveria ser o de todo estudante de uma lngua estrangeira. Normalmente, o que se pretende ao se estudar uma lngua adquirir o poder de comunicao: a troca de informaes. E, para isso, no necessrio possuir uma gramtica perfeita, at porque nem mesmo todos os nativos a possuem, ou uma pronncia idntica do nativo: ela tem que ser boa o suficiente para que os outros a entendam, e isso basta.

Casas de Cultura 2013.1

Lngua Portuguesa I

Pg. 2 de 14

2 8 2 9 3 0
Disponvel em: http://cienciaemente.blogspot.com.br/2012/07/vale-pena-aprender-umasegunda-lingua.html. Acesso em 28 nov. 2012. Adaptado.

Com base no texto 1, responda s questes 01 a 10.

01. Assinale a alternativa que apresenta afirmao depreendida da leitura do texto quanto a por que vale a pena aprender um novo idioma. A) Para ter acesso a um novo mundo. B) Para sobressair-se na realizao de tarefas. C) Para imunizar-se de doenas como Alzheimer. D) Para garantir independncia de guias tursticos em viagens. E) Para retardar a queda da curva de proficincia em uma lngua. 02. Assinale a alternativa que apresenta uma opinio do enunciador. A) A facilidade com que crianas aprendem um idioma notvel, assim como a dificuldade que um indivduo mais velho enfrenta para formar uma simples frase em outra lngua (linhas 02-04). B) Os adultos se sobressaem em comparao s crianas em muitas tarefas, mas certamente aprender uma lngua no uma delas (linhas 04-05). C) A curva de proficincia em uma lngua tende a cair conforme a idade do incio da exposio a essa lngua aumenta (linhas 07-08). D) Alguns estudos sugerem que ser bilngue pode proteger o crebro de algumas perdas cognitivas comuns ao envelhecimento (linhas 19-20). E) embora os estudos nos ajudem a entender o funcionamento da mente, s vezes eles tm de ser relativizados (linhas 24-25). 03. Assinale a alternativa que apresenta a opinio do enunciador quanto ao que o estudante de uma lngua estrangeira precisa para ser considerado proficiente. A) Ter estudado com professores nativos. B) Saber se comunicar bem na segunda lngua. C) Ter pronncia indistinguvel da de um nativo. D) Possuir uma gramtica perfeita da segunda lngua. E) Ter morado no pas em que a lngua em estudo a nativa. 04. Assinale a alternativa que apresenta afirmao corretamente depreendida da leitura do segundo pargrafo do texto. A) Para um adolescente, mais fcil aprender uma segunda lngua que para um adulto. B) Para uma criana, o maior desafio no aprendizado de uma segunda lngua a pronncia dos sons. C) A dificuldade em pronunciar os sons de uma lngua estrangeira diminui conforme aumente o tempo de estudo dessa lngua. D) Para um adulto, a quantidade de erros no emprego das palavras o maior desafio no aprendizado de uma segunda lngua. E) A idade avanada de incio exposio a uma segunda lngua impede que a pronncia dos sons da lngua estrangeira seja igual de um nativo. 05. Assinale a alternativa que apresenta afirmao corretamente depreendida da leitura do ltimo pargrafo do texto. A) Assume-se uma postura facilitadora para o aluno, pois dele no ser exigida pronncia idntica do nativo. B) Questionam-se os resultados dos estudos sobre o perodo crtico de aprendizagem de uma segunda lngua. C) Apoia-se o critrio utilizado para a averiguao de proficincia na lngua. D) Criticam-se os falantes nativos que no possuem uma gramtica perfeita. E) Associa-se a ideia de poder de comunicao de gramtica perfeita.

Casas de Cultura 2013.1

Lngua Portuguesa I

Pg. 3 de 14

06. Assinale a alternativa correta quanto ao que se pode inferir do enunciado Os adultos se sobressaem em comparao s crianas em muitas tarefas, mas certamente aprender uma lngua no uma delas (linhas 04-05). A) As crianas tm menor conhecimento da lngua materna que os adultos. B) A facilidade na realizao de tarefas costuma ser associada idade adulta. C) O aprendizado de uma segunda lngua mais cansativo na infncia que na vida adulta. D) A dificuldade no aprendizado de uma segunda lngua permanece da infncia vida adulta. E) Os adultos se sobressaem em comparao s crianas em muitas tarefas por terem maior fora fsica. 07. Assinale a alternativa que indica corretamente a que se refere cada pronome destacado. A) isso (linha 05) aprender uma lngua. B) isso (linha 12) pronunciar os sons de uma lngua. C) disso (linha 14) aprender um novo idioma. D) isso (linha 28) adquirir o poder de comunicao. E) isso (linha 30) possuir uma gramtica perfeita. 08. Assinale a alternativa em que h equivalncia entre o termo em destaque, conforme seu sentido no texto, e seu uso na frase ao lado. A) emprego (linha 10) Antnio tem um timo emprego em empresa estatal. B) promoo (linha 13) Antnio comprou uma geladeira em tima promoo. C) viagens (linha 15) As viagens provocadas pela ingesto de substncias alucingenas so intensas e devastadoras. D) demncia (linha 22) A demncia compromete o pensamento, julgamento e/ou a capacidade de adaptao a situaes sociais. E) lngua (linha 23) Antnio mordeu a lngua durante uma convulso.

09. Assinale a alternativa cujo sentido corresponde ao de cultura (linha 17).

A) Criao de alguns animais. B) Processo de cultivo da terra. C) Conjunto dos saberes de uma pessoa. D) Complexo de atividades ligadas criao das belas-artes. E) Conjunto de padres de costumes e crenas que distinguem um grupo social.

10. Assinale a alternativa cuja palavra apresenta o mesmo sentido que sequelas (linha 20). A) tipos B) danos C) causas D) condies E) fragmentos TEXTO 2 P, p, p

Casas de Cultura 2013.1

Lngua Portuguesa I

Pg. 4 de 14

0 1 0 2 0 3 0 4 0 5 0 6 0 7 0 8 0 9 1 0 1 1 1 2 1 3 1 4 1 5 1 6 1 7 1 8 1 9 2 0 2 1 2 2 2 3 2 4 2 5 2 6 2 7 2 8 2 9 3

A americana estava h pouco tempo no Brasil. Queria aprender o portugus depressa, por isto prestava muita ateno em tudo que os outros diziam. [...] Achava curioso, por exemplo, o pois . Volta e meia, quando falava com brasileiros, ouvia o pois . Era uma maneira tipicamente brasileira de no ficar quieto e ao mesmo tempo no dizer nada. Quando no sabia o que dizer, ou sabia mas tinha preguia, o brasileiro dizia pois . Ela no aguentava mais o pois . [...] Mas o que ela no entendia mesmo era o p, p, p. Qual o significado exato de p, p, p? [...] Onde foi que voc ouviu isso? a coisa que eu mais ouo. Quando brasileiro comea a contar histria, sempre entra o p, p, p. Como que para ilustrar nossa conversa, chegou-se a ns, providencialmente, outro brasileiro. E um brasileiro com histria: Eu estava ali agora mesmo, tomando um cafezinho, quando chega o Tlio. Conversa vai, conversa vem e coisa e tal e p, p, p... Eu e a americana nos entreolhamos. Funciona como reticncias sugeri eu. Significa, na verdade, trs pontinhos. Ponto, ponto, ponto. Mas por que p e no p? Ou pi ou pu? Ou etcetera? Me controlei para no dizer E o problema dos negros nos Estados Unidos?. Ela continuou: E por que tem que ser trs vezes? Por causa do ritmo. P, p, p. S p, p no d. E por que p? Porque sei l disse, didaticamente. O outro continuava sua histria. Histria de brasileiro no se interrompe facilmente. E a o Tlio veio com uma lengalenga que vou te contar. Porque p, p, p... uma expresso utilitria intervi. Substitui vrias palavras por apenas trs. [...] So palavras que... Mas no so palavras. So s barulhos. P, p, p. Pois disse eu.

Casas de Cultura 2013.1

Lngua Portuguesa I

Pg. 5 de 14

0
VERISSIMO, Luis Fernando. Comdias da vida privada: 101 crnicas escolhidas. 15. ed. Porto Alegre: L&PM, 1995, p. 199-201.

Com base no texto 2, responda s questes 11 a 19.

11. As ocorrncias pois e p, p, p, usadas por brasileiros, geram, na americana, respectivamente, os sentimentos de: A) simpatia e irritao. B) satisfao e certeza. C) curiosidade e afeio. D) dvida e compreenso. E) insatisfao e incompreenso. 12. O leitor do texto passa a saber que o narrador personagem quando se depara com a expresso: A) Achava curioso (linha 03). B) o brasileiro (linha 05). C) voc ouviu (linha 09). D) nossa conversa (linha 11). E) sugeri eu (linha 16). 13. A expresso que, no texto, apresenta sentido irnico (ou seja, deve ser interpretada como tendo sentido contrrio ao que se espera) : A) ilustrar (linha 11). B) providencialmente (linha 11). C) reticncias (linha 16). D) didaticamente (linha 24). E) lengalenga (linha 26). 14. Assinale a alternativa em que h correlao entre o enunciado e sua funo no texto. A) o que ela no entendia mesmo era o p, p, p (linha 07) comentrio. B) chegou-se a ns, providencialmente, outro brasileiro (linha 11) explicao. C) Significa, na verdade, trs pontinhos (linha 16) fato. D) Por causa do ritmo. P, p, p (linha 22) fato. E) Histria de brasileiro no se interrompe facilmente (linha 25) comentrio. 15. Nos enunciados a seguir, se retirarmos o termo destacado, a construo fica incoerente apenas em: A) Queria aprender o portugus depressa (linha 01). B) quando falava com brasileiros, ouvia o pois (linhas 03-04). C) E um brasileiro com histria (linhas 11-12). D) o Tlio veio com uma lengalenga que vou te contar (linha 26). E) uma expresso utilitria (linha 27). 16. tipicamente (linha 04), apresenta, no texto, o mesmo sentido de: A) normalmente. B) especialmente. C) repetidamente. D) ingenuamente. E) caracteristicamente. 17. Ao dizer que tem vontade de perguntar sobre a situao dos negros nos Estados Unidos (linha 19), o narrador: A) interpreta como crtica os comentrios da americana sobre os usos incomuns do portugus do Brasil. B) tem o objetivo de aprofundar o vis poltico que o dilogo vem construindo at aquele momento. C) apresenta autocontrole a fim de no revelar seu desinteresse pelas dvidas da americana. D) pretende mudar o tpico da conversa em direo a um assunto que ele domina. E) mostra a aceitao de sua inabilidade para sanar as dvidas da americana. 18. Ao explicar por que a expresso p, p, p utilitria (linhas 27-28), o narrador reconhece que se trata de um uso o qual garante: A) a coerncia textual. B) a exatido semntica.
Casas de Cultura 2013.1 Lngua Portuguesa I Pg. 6 de 14

C) a linguagem figurada. D) a economia vocabular. E) a argumentao adequada. 19. A ltima fala do narrador do texto (linha 30): A) reafirma o propsito dele de no ajudar a americana. B) exprime a solidariedade dele frustrao da americana. C) indica que ele no domina o uso da expresso p, p, p. D) exemplifica a explicao anteriormente dada sobre o uso de pois . E) refora o sentido de mistrio impresso no uso da expresso p, p, p.
Com base nos textos 1 e 2, responda questo 20.

20. A dificuldade da americana (texto 2) em compreender a expresso p, p, p mostra que um dos princpios apresentados no texto 1 fundamental para o domnio de uma lngua estrangeira. Assinale a alternativa que apresenta esse princpio. A) Domnio de pronncia idntico ao do nativo. B) Facilidade das crianas em aprender uma nova lngua. C) Domnio de uma gramtica perfeita, indistinguvel do de um nativo. D) Interferncia do aprendizado de uma segunda lngua na preveno de danos cerebrais. E) Necessidade de aproximao com outra cultura por meio da sua manifestao lingustica

Casas de Cultura 2013.1

Lngua Portuguesa I

Pg. 7 de 14

Lngua Portuguesa II
20 questes

21. Assinale a alternativa cuja palavra apresenta nmero de letras distinto do nmero de fonemas, maneira de estrangeira. A) troca. B) crtico. C) aprender. D) idioma. E) lugares. 22. Assinale a alternativa em que todas as palavras apresentam dgrafo consonantal. A) aguentar, chegar, substituir. B) intervir, lengalenga, porque. C) depressa, entreolhar querer. D) cafezinho, sempre, significar. E) histria, interromper, quando. 23. Assinale a alternativa que apresenta uma palavra acentuada em obedincia mesma regra que rege a acentuao da palavra desnimo. A) atravs. B) crebro. C) bilngue. D) necessrio. E) indistinguvel. 24. A palavra lugares: A) se fosse proparoxtona, no receberia acento. B) se fosse oxtona, receberia acento, porque termina em es. C) se fosse paroxtona, receberia acento, porque termina em s. D) se fosse oxtona, no receberia acento, porque termina em s. E) se fosse proparoxtona, receberia acento, porque termina em es. 25. Assinale a alternativa em que o vocbulo formado pelo mesmo processo de formao de palavras observado em facilidade. A) amoral. B) anoitecer. C) decrescer. D) desfigurar. E) devastador. 26. Quanto ao processo de formao, a palavra providencialmente difere da palavra didaticamente por: A) derivar de um verbo. B) apresentar um sufixo. C) apresentar dois sufixos. D) apresentar um prefixo. E) derivar de um adjetivo. 27. Assinale a alternativa em que o vocbulo mesmo apresenta o sentido igual ao que se observa no enunciado Eu insisto em ser feliz, mesmo que minhas condies me testem. A) Mesmo sendo um desafio, aprender uma segunda lngua apresenta muitas vantagens. B) O brasileiro estava ali agora mesmo, tomando um cafezinho, quando chega o Tlio. C) O pois uma maneira de no ficar quieto e ao mesmo tempo no dizer nada. D) Nem mesmo todos os nativos possuem a gramtica completa de sua lngua. E) O que a americana no entendia mesmo era o p, p, p.

Casas de Cultura 2013.1

Lngua Portuguesa II

Pg. 8 de 14

28. Assinale a alternativa em que o advrbio incide sobre toda a orao, como certamente em Mesmo com as dificuldades verificveis no cotidiano, certamente vale a pena aprender um novo idioma, mesmo depois da adolescncia. A) Ela, quando nervosa, fala rapidamente. B) Ela foi facilmente influencivel pela mdia. C) Ele portou-se, naquela festa, vergonhosamente. D) Ele viveu felizmente com a mesma mulher por toda a vida. E) Eles optaram pela no permanncia dele no grupo, lamentavelmente. 29. No enunciado Volta e meia, quando falava com brasileiros, ouvia o pois (texto 2, linhas 03-04), a expresso destacada classificada como adjunto adverbial de: A) tempo, e equivale a s vezes. B) tempo, e equivale a raramente. C) modo, e equivale a raramente. D) intensidade, e equivale a s vezes. E) intensidade, e equivale a muitas vezes. 30. Releia o enunciado a seguir (transcrito do texto 2) e a reescrita sugerida: I. A americana estava h pouco tempo no Brasil. Queria aprender o portugus depressa, por isto prestava muita ateno em tudo que os outros diziam (linhas 01-02). II. A americana estava h pouco tempo no Brasil. Queria aprender o portugus depressa, por isto prestava muita ateno em tudo que diziam. Sobre o sujeito de diziam, o enunciado II, em relao ao enunciado I: A) mantm a classificao de sujeito simples, mas modifica o sentido da referncia, de especfica para inespecfica. B) modifica a classificao, de simples para indeterminado, mas mantm o sentido de referncia inespecfica. C) modifica a classificao, de composto para oculto, mas mantm o sentido de referncia especfica. D) modifica a classificao, de simples para oculto, mas mantm o sentido de referncia especfica. E) mantm a classificao de sujeito indeterminado e mantm o sentido de referncia inespecfica. 31. Assinale a alternativa em que a expresso (transcrita do texto 1) exerce a mesma funo sinttica que a destacada em Os adultos se sobressaem em comparao s crianas em muitas tarefas, mas certamente aprender uma lngua no uma delas. A) a essa lngua (linhas 07-08). B) os sons dessa lngua (linha 09). C) um emprego (linhas 12-13). D) um novo mundo (linha 14). E) benefcios para a sade (linha 19). 32. Assinale a alternativa cuja reescrita do enunciado Mesmo sendo um desafio, aprender uma segunda lngua apresenta muitas vantagens o mantm com o mesmo sentido do texto. A) proporo em que se torna um desafio, aprender uma segunda lngua vai apresentando muitas vantagens. B) Para que seja um desafio, aprender uma segunda lngua tem de apresentar muitas vantagens. C) Ainda que seja um desafio, aprender uma segunda lngua apresenta muitas vantagens. D) Desde que seja um desafio, aprender uma segunda lngua apresenta muitas vantagens. E) J que um desafio, aprender uma segunda lngua apresenta muitas vantagens. 33. Assinale a alternativa cuja reescrita mantm a mesma relao de sentido presente em Queria apren der o portugus depressa, por isto prestava muita ateno em tudo que os outros diziam. A) Como queria aprender o portugus depressa, prestava muita ateno em tudo que os outros diziam. B) Quando queria aprender o portugus depressa, prestava muita ateno em tudo que os outros diziam. C) Se quisesse aprender o portugus depressa, deveria prestar muita ateno em tudo que os outros diziam. D) Conforme a inteno de aprender o portugus depressa, prestava muita ateno em tudo que os outros diziam. E) medida que aumentava sua pressa em aprender o portugus, prestava muita ateno em tudo que os outros diziam.

Casas de Cultura 2013.1

Lngua Portuguesa II

Pg. 9 de 14

34. Assinale a alternativa em que a relao de sentido entre as oraes do enunciado Mesmo com as dificuldades verificveis no cotidiano, certamente vale a pena aprender um novo idioma, mesmo depois da adolescncia est corretamente indicada. A) Concluso. B) Concesso. C) Causalidade. D) Comparao. E) Consequncia. 35. Assinale a alternativa em que a relao de sentido estabelecida pela locuo Ou seja (texto 1, linha 08) est corretamente indicada. A) Proporo. B) Finalidade. C) Explicao. D) Contradio. E) Conformidade. 36. Assinale a alternativa que apresenta expresso equivalente a Por que (texto 1, linha 05). A) por qual razo. B) a fim de que. C) quando. D) como. E) onde. 37. O enunciado Quando no sabia o que dizer, ou sabia mas tinha preguia, o brasileiro dizia pois apresenta: A) uma orao alternativa includa em uma orao conclusiva. B) uma orao concessiva includa em uma orao alternativa. C) uma orao adversativa includa em uma orao alternativa. D) uma orao condicional includa em uma orao concessiva. E) uma orao adversativa includa em uma orao condicional. 38. No texto 2, se o narrador continuasse sua fala a partir do enunciado So palavras que... (linhas 27-28), a orao seguinte seria classificada como: A) subordinada adjetiva restritiva. B) subordinada adjetiva explicativa. C) subordinada adverbial consecutiva. D) subordinada substantiva objetiva direta. E) subordinada substantiva completiva nominal. 39. Sobre o enunciado chegou-se a ns, providencialmente, outro brasileiro, correto afirmar que: A) a expresso a ns corresponde a uma ocorrncia de uso facultativo do acento indicador de crase. B) o vocbulo providencialmente, um adjunto adverbial, refere-se expresso outro brasileiro. C) a concordncia verbal est de acordo com a norma gramatical, j que o termo nuclear o sujeito outro brasileiro. D) a concordncia verbal normativa deveria considerar como elemento nuclear o termo mais prximo do verbo ns. E) o verbo bitransitivo, j que apresenta dois complementos, um direto (o pronome se) e um indireto (o pronome ns). 40. Assinale a alternativa em que o paralelismo sinttico est corretamente estabelecido, como em Qual a diferena entre os aprendizados da criana e do adulto quanto lngua?. A) Aprender novo idioma benfico para a sade fsica e mental. B) Muito aprendeu estudando todos os dias e por no faltar s aulas. C) Na infncia e na adolescncia, sempre gostou de estudar idiomas. D) Com tempo e esforadamente, possvel aprender um novo idioma. E) A dedicao s aulas e pelos exerccios prticos tornam o aluno proficiente.

Casas de Cultura 2013.1

Lngua Portuguesa II

Pg. 10 de 14

Conhecimentos Gerais
20 questes

41. A pecuria, entre o sculo XVII e incio do sculo XIX, foi uma das atividades econmicas decisivas para o processo de ocupao do Cear. Acerca da ocupao da capitania do Cear correto afirmar que: A) Houve distribuio em partes iguais das sesmarias na capitania do Cear. B) Territrios e culturas indgenas foram beneficiadas com a criao do gado. C) Habitantes de outras capitanias eram os principais donos de terras no Cear. D) Foi marcada por conflitos entre os povos indgenas, europeus e fazendeiros. E) Com apoio de Pernambuco, o Capito-mor do Cear, age contra o extermnio indgena. 42. Sobre as transformaes urbanas e sociais ocorridas em Fortaleza na segunda metade do sculo XIX, correto afirmar que: A) As intervenes para ampliao dos logradouros facilitaram a ocorrncia de manifestaes polticas e partidrias em locais pblicos. B) O planejamento urbano da cidade de Fortaleza, o plano em xadrez para as ruas, ocorreu devido s aes polticas de comerciantes. C) As plantas do engenheiro Adolfo Herbster, de 1875 e 1888, no tinham como perspectivas de ampliao as reas despovoadas da cidade. D) A abertura das avenidas Dom Manuel (denominada Boulevard da Conceio), do Imperador e Duque de Caxias so smbolos das disputas entre o saber mdico e o poder pblico. E) Os projetos arquitetnicos de Adolfo Herbster visavam o alinhamento de ruas e casas, e a abertura de avenidas para o ordenamento do espao urbano e o controle social. 43. Sobre a histria e as prticas culturais dos povos indgenas no Cear correto afirmar que: A) A criao das vilas de ndios no Siar Grande, aps a expulso dos jesutas (1759), unificou a cultura indgena. B) A regularizao das suas terras e o reconhecimento da identidade cultural dos ndios ocorreu no sculo XIX. C) Os aldeamentos missionrios no Siar Grande, sculo XVIII, extinguiram os costumes dos indgenas. D) Os ndios Jenipapo-Kanind (Aquiraz) produzem o mocoror, uma bebida sagrada feita do caju, para o ritual do Tor. E) Os empreendimentos industriais, porturios e imobilirios nas terras indgenas beneficiam sua economia e seus hbitos culturais. 44. I- Fica organizada, nesta cidade de Fortaleza, capital da Terra da Luz, antigo Siar Grande, uma sociedade de rapazes de Lettras e Artes denominada Padaria Espiritual, cujo fim fornecer po de esprito aos socios em particular e aos povos em geral. (...) XXVIII- Ser punido com expulso immediata e sem apello o Padeiro que recitar ao piano. (...).
O Po...da Padaria Espiritual (1892; 1895-1896). Edio Fac-similar. Fortaleza: Edies UFC; Academia Cearense de Letras, 1982, p. V-VI.

Os artigos I e XXVIII, dentre outros, do Programa de Instalao da Padaria Espiritual (1892), refletem os propsitos literrios e sociais da Padaria Espiritual, dos seus scios, os Padeiros, para a capital cearense. Sobre a atuao desse grupo literrio correto afirmar que: A) A publicao do jornal O Po, em 1892, propagou as ideias irreverentes dos Padeiros. B) Os scios da Padaria Espiritual manifestavam ideias contrrias cultura popular. C) Os Padeiros dentre eles, Antnio Sales, representavam a burguesia cearense. D) A Padaria Espiritual exaltava o regime monrquico em suas publicaes. E) Os Padeiros divulgavam e eram influenciados pela lngua estrangeira. 45. Os Trememb esto entre os grupos indgenas que reaparecem no cenrio cearense, desde a dcada de 80, aps mais de cem anos da propaganda de extino oficial dos ndios no Cear. Quem fala em Trememb, geralmente se refere populao indgena que mora em Almofala, local de um aldeamento do sculo XVIII e que hoje distrito do municpio de Itarema, situado a 270 km de Fortaleza. (...).
RATTS, Alex. Traos tnicos: espacialidades e culturas negras e indgenas. Fortaleza: Museu do Cear; Secult, 2009, p.25.

Sobre os Trememb de Almofala e a luta pela terra, entre as dcadas de 1980 e 2000, correto afirmar que: A) Os Trememb de Almofala no so reconhecidos oficialmente, pela FUNAI, como ndios. B) A populao indgena Trememb, em Almofala, nega sua identidade territorial e indgena. C) A luta dos ndios Trememb pela terra tem como referncia a rea do antigo aldeamento. D) A dana do Torm dos ndios Trememb foi extinta pelos posseiros da regio aps conflitos territoriais.
Casas de Cultura 2013.1 Conhecimentos Gerais Pg. 11 de 14

E) A mobilizao pela demarcao de terras dos Trememb de Almofala acontece entre os ndios mais velhos. 46. A histria poltica do Cear nas primeiras dcadas do perodo Republicano assinalada pelo governo oligrquico de Antonio Pinto Nogueira Accioly. Marque o item que caracteriza corretamente as prticas polticas da oligarquia Aciolina no Cear, nesse perodo. A) Accioly foi eleito trs vezes presidente do Cear atravs de processos eleitorais populares e democrticos. B) A iluminao pblica e o saneamento da capital cearense foram umas das estratgias polticas e administrativas de Accioly. C) Aps Accioly ter perdido o governo do Cear, o grupo poltico de Franco Rabelo enfrentou os apoiadores do ex-presidente. D) O dois ltimos mandatos governamentais sucessivos de Accioly, 1904-1908 e 1908-1912, ocorreram amparados na Constituio Federal. E) Padre Ccero e Floro Bartolomeu, em Juazeiro do Norte no Cear, eram a favor do fortalecimento de Franco Rabelo, aps a queda de Accioly. 47. O 7 de setembro, dia da Independncia do Brasil, a mais conhecida e celebrada data nacional. Est associada proclamao feita, em 1822, pelo prncipe D. Pedro, s margens do riacho do Ipiranga, em So Paulo, acontecimento que teria assinalado o rompimento definitivo dos laos coloniais e polticos com Portugal.
OLIVEIRA, Ceclia Salles. Independncia do Brasil - 7 de Setembro de 1822. In: BITTENCOURT, Circe (org.). Dicionrio de datas da histria do Brasil. So Paulo: Editora Contexto, 2007, p. 207.

Sobre a repercusso social da Independncia do Brasil no primeiro reinado correto afirmar que: A) Pode ser caracterizada pela participao das camadas populares na elaborao da primeira Constituio brasileira. B) Logo aps o ano de 1822 o poder executivo do Brasil passa a no considerar a Indepedncia como marco histrico. C) Ocorreu atravs de conflitos polticos entre diversos segmentos sociais no Rio de Janeiro e nas demais provncias. D) Os comerciantes do Rio de Janeiro, So Paulo e Minas Gerais tiveram suas exportaes e projetos econmicos cerceados. E) A relao direta entre a Independncia do Brasil e a separao de Portugal promoveu liberdade e autonomia poltica sociedade. 48. Sobre a Confederao do Equador proclamada em 1824, certo afirmar que: A) Os confederados eram a favor do absolutismo portugus no Brasil e do fechamento da Assemblia Constituinte. B) Os liberais que participavam da Confederao do Equador resistiram por vrios anos aos ataques das tropas imperiais. C) A Confederao do Equador fracassou porque no conseguiu separar as provncias do Norte das provncias do Sul. D) A questo da autonomia das provncias do Norte e o sentimento antilusitano compuseram o programa dos confederados. E) O jornalista Frei Caneca temendo represso do Imperador provncia de Pernambuco, arremata o jornal Typhis Pernambucano. 49. Assinale o item correto acerca do processo de abertura poltica do Brasil no final da dcada de 1970. A) A Lei da Anistia, 1979, fruto da resistncia ditadura, restabelece o Estado de Direito. B) O movimento estudantil perde fora poltica e social em suas manifestaes. C) O Pacote de Abril lanado em 1977 decretou o fim da ditadura. D) A classe operria permanecia inerte diante do governo ditatorial. E) A sociedade adere aos rgos de represso do governo militar. 50. O Manifesto Republicano publicado em 1870 expressou ideais republicanos e contribuiu para a derrocada do Imprio no Brasil. Que outros aspectos colaboraram para a crise da Monarquia no Brasil? A) A queda da produo e comercializao do caf no noroeste e oeste paulista e o endividamento dos produtores. B) A inexistncia de indstrias instaladas com capital nacional e de estradas de ferro no segundo reinado. C) As disputas entre a Igreja e o Estado, oficiais do Exrcito e governo imperial e a abolio da escravatura. D) A fundao de inmeros partidos polticos conservadores e restauradores, opositores do reinado de D. Pedro II. E) A Corte do Imprio do Brasil, base de sustentao poltica do regime monrquico, ameaada economicamente pela nobreza de Portugal.
Casas de Cultura 2013.1 Conhecimentos Gerais Pg. 12 de 14

51. O Ministrio da Cultura desenvolve atualmente diversas polticas, programas e aes para a difuso das manifestaes culturais da sociedade brasileira. Como, por exemplo, a poltica pblica de cultura em prol da culinria do pas, tida como expresso da diversidade brasileira.
(Disponvel em: http://www.cultura.gov.br/site/pnc/diagnosticos-edesafios/manifestacoes-culturais/ Acesso em: 10 Janeiro. 2012).

Desse modo, podemos considerar como manifestao da cultura e identidade nacional brasileira suscetvel as aes das polticas pblicas culturais: A) as lnguas indgenas e os diferentes modos de comunicao e linguagem. B) o acesso e a interao com as tecnologias de informao do pas. C) as peas teatrais estrangeiras em cartaz nos teatros populares. D) o cultivo e o beneficiamento do caju no Estado do Cear. E) os bens imveis tombados pelas prefeituras municipais. 52. Acerca da maioridade de D. Pedro II, 1840, correto afirmar que: A) Os liberais eram avessos a maioridade porque apoiavam a continuidade da regncia de Pedro Arajo Lima. B) O monarca D. Pedro I abdica ao trono em 1831 para que fosse antecipada a maioridade de seu filho D. Pedro II. C) A declarao da maioridade de D. Pedro II, aos 14 anos de idade, significou uma vitria para os regressistas. D) A Independncia do Brasil, ocorrida em 1822, dependeu dos acordos diplomticos do Clube Maiorista para ser legalizada. E) A maioridade de D. Pedro II e, consequentemente, o incio do Segundo reinado daro fim a passividade poltica nas provncias. 53. Sobre a relao entre o engenho de acar e a sociedade colonial brasileira correto afirmar que: A) As reas aucareiras eram irrigadas e ocupadas por trabalhadores livres. B) Na capitania do Rio de Janeiro funcionaram os engenhos mais lucrativos. C) Os senhores de engenho eram homens ricos, mas, sem poder e prestgio social. D) O engenho de acar e o senhor de engenho so smbolos de riqueza e nobreza. E) Nos engenhos de acar predominavam a homogeneidade de servios e de produo. 54. O Rio So Francisco um importante caminho de ligao da regio Sudeste e Centro-Oeste com o Nordeste do Brasil. Sobre os usos das guas desse rio correto afirmar que: A) Os estados do Norte e Sul do Brasil so banhados e irrigados pelas bacias hidrogrficas do Rio So Francisco. B) O Rio So Francisco oferece poucas opes para a promoo da navegao e do transportes de pessoas. C) As guas do Rio So Francisco so particulares, poludas e imprprias para o turismo, lazer, irrigao e transporte. D) O clima seco e sem chuvas das nascentes do Rio So Francisco limitam o recebimento de gua de seus afluentes. E) O Rio So Francisco fonte hdrica para a gerao de energia de usinas hidreltricas, dentre as quais, a de Paulo Afonso. 55. O republicanismo pregado entre os militares brasileiros no perodo conhecido como Repblica Velha baseava-se nos princpios da seguinte corrente de pensamento: A) Socialista. B) Positivista. C) Liberalista. D) Comunista. E) Parlamentarista. 56. O dia 20 de novembro foi institudo como o Dia Nacional da Conscincia Negra no Brasil, desde 1995. Sobre os elementos da histria e da cultura afrodescendentes que marcam essa data em nosso pas correto afirmar que: A) As aes afirmativas da militncia afrodescendente tm carter poltico-partidrio e de oposio aos brancos. B) A busca por igualdade e homogeneidade racial no Brasil uma das diretrizes dos movimentos negros organizados. C) As demandas e conquistas histricas, culturais, educacionais, polticas e jurdicas dos afrodescendentes so ditadas pelo Estado. D) O Dia da Conscincia Negra refere-se ao combate de posturas discriminatrias entre indivduos da populao afrodescendente. E) A data remete morte de Zumbi dos Palmares e representa a luta pela garantia de direitos, cidadania e identidade da comunidade afrodescendente.
Casas de Cultura 2013.1 Conhecimentos Gerais Pg. 13 de 14

57. O Arraial de Canudos fora considerado uma ameaa pelo governo republicano. Compreendido como grupo messinico, essa comunidade abrigava milhares de nordestinos que moravam no serto em busca de proteo e assistncia. Sobre o messianismo correto afirmar: A) Pregava-se a solidariedade sem combater s misrias sociais. B) Acreditava-se na existncia de um lder considerado o salvador. C) Divulgava-se a chegada de um messias para a prtica da penitncia. D) Norteava-se pelos princpios de salvao pregados pela igreja catlica. E) Baseava-se no beneficiamento de produtos para o comrcio interno da comunidade. 58. A Poltica Externa Independente, defendida no governo do presidente Jnio Quadros, foi caracterizada pela unio do Brasil URSS e Cuba. Pode-se destacar como uma das representaes mais significativas dessa poltica, a condecorao da medalha da Ordem do Cruzeiro do Sul, que foi entregue nesse perodo a: A) Lzaro Crdenas. B) Che Guevara. C) Leonid Brejnev. D) Fidel Castro. E) Eva Peron. 59. A modernizao do campo, proposta no regime militar, elevou as expectativas de vida e trabalho da sociedade brasileira. Dentre as consequncias dessa modernizao, correto afirmar que houve o aumento do/de: A) xodo rural. B) Salrio mnimo. C) Qualidade de vida. D) Distribuio de terras. E) Exportao de petrleo. 60. Sobre os filmes do movimento de produo cinematogrfica conhecido como Cinema Novo correto afirmar que: A) As grandes companhias cinematogrficas patrocinavam esses filmes. B) Os filmes davam continuidade aos roteiros e produo de chanchadas. C) O principal filme produzido por esse grupo foi O que isso, companheiro? D) Os filmes buscavam adequar o cinema brasileiro ao modelo norte-americano. E) Os filmes objetivavam retratar a realidade e os conflitos da sociedade brasileira.

Casas de Cultura 2013.1

Conhecimentos Gerais

Pg. 14 de 14

Vous aimerez peut-être aussi