Vous êtes sur la page 1sur 11

MEDITAO CRIST

Isis Maria Borges de Resende (Membro da Sociedade Teosfica pela Loja Alvorada, de Braslia-DF)

A orao a tcnica de elevao espiritual mais conhecida e mais difundida do Cristianismo, mas no existe uma s maneira de orar, como veremos a seguir. No podemos deixar de perceber que o que conhecemos em relao ao Cristianismo apenas uma casca em relao a toda uma cultura espiritual. Naomi Humphrey coloca a este respeito: O que passa hoje por orao apenas uma prtica sobrevivente de todo um repertrio de exerccios de contemplao intensiva. Muitas pessoas associam a palavra orao quase que exclusivamente quela que pede alguma coisa, que nunca foi parte da orao mstica. Dependendo de como encararmos a orao, ela pode ser uma excelente tcnica de elevao espiritual, dependendo de como a consideremos, ela no mais que uma barganha com Deus. Neste sentido, achei muito interessante um pensamento que encontrei no livro Mergulho no Absoluto, pg. 230: A orao no um meio para fazermos de Deus o escravo de nossas ambies, mas para fazer de ns os servos de seu amor. Estudando sobre Meditao Crist, vamos perceber que h uma grande variedade de tcnicas, que sempre foram conhecidas dos grandes msticos e pensadores cristos que moldaram o desenvolvimento da cristandade e que sempre tiveram a prtica espiritual como o cerne das suas vidas dirias, porm no do pblico leigo em geral. O horizonte muito mais amplo do que o que se conhece como orao. Entendo que este horizonte particularmente estreito aos leigos em geral por ter havido uma inteno deliberada, por parte das Igrejas Crists, de no dar acesso ao pblico em geral aos comos desta tradio, aos mtodos de transformao espiritual. No entanto, esta atitude parece estar com os seus dias contados. Hoje em dia encontramos, especialmente nos Estados Unidos, uma larga difuso de religies orientais, o que faz com que as Igrejas Crists se sintam ameaadas. Este medo tem sido muito benfico para o pblico em geral porque est havendo um movimento muito grande no sentido de mostrar os valores escondidos da tradio Crist e nestes valores escondidos esto justamente os comos, os mtodos de transformao espiritual.

Na verdade, j h algum tempo est se instalando um tipo de movimento de revitalizao do Cristianismo. Expoentes como Thomas Merton, William Johnston, que viveram no Oriente muitos anos, escreveram sobre o enriquecimento da cultura Crist a partir do que eles observaram especialmente no Budismo Theravada e Zen Budismo. William Johnston, no livro Cristianismo Zen, faz uma anlise muito interessante desta necessidade de enriquecimento do misticismo Cristo, apresentando o que ele chama de samadhi cristo, uma maneira de meditar semelhante ao Zen, sem se desvincular da tradio propriamente dita e da necessidade deste misticismo Cristo vir para as ruas: A velha contemplao crist destinava-se a uma elite - os franciscanos, os jesutas, os dominicanos e as pessoas de bem s quais me referi. Mas o pobre leigo, o cidado de segunda classe, ficava com as contas do seu rosrio. De ora em diante, no preciso que seja assim. Assim como a liturgia ampliou-se para abranger a todos, tambm o mesmo pode dar-se com a contemplao. O muro infame que separava o Cristianismo popular do Cristianismo monstico pode ser derrubado de forma que todos possamos ter as nossa vises, alcanar o nosso samadhi. (Pg. 47) John Main outro destes autores que foi beber na cultura do oriente e depois trouxe a sua contribuio para dentro do Cristianismo oficial. Tratase de uma pessoa que encontrou a meditao na Tailndia, atravs de um mtodo muito parecido com o que conhecemos como Meditao Transcendental. Depois veio a abraar a carreira monstica e passou anos procurando, dentro do Cristianismo, algo semelhante experincia que teve. Acabou encontrando. Escreveu um livretinho muito interessante chamado Meditao Crist, publicado pelas Edies Paulinas. Vou apresentar o mtodo utilizado por John Main e seus seguidores. Sente-se. Permanea ereto e imvel. Feche levemente os olhos. Sente-se relaxado, mas atento. Em silncio comece a dizer interiormente uma nica palavra. Recomendamos a palavra MARANATHA. Recite-a de forma que as quatro slabas tenham a mesma durao. Oua-a medida que a pronuncia, suave, mas continuamente. No pense, no imagine nada. Se os pensamentos aflurem mente, sero distraes que ocorrem na hora da meditao. Continue tentando apenas repetir a palavra. A palavra MARANATHA vem do aramaico e significa vem Senhor. uma das mais antigas oraes Crists de que se tem notcia e foi, desde o princpio, usada no sentido que usamos a palavra mantra. A f crist, como se conhece, se centraliza em torno da Encarnao do Divino em uma pessoa humana, Jesus Cristo, e a imagem Crist de Deus tende a ser expressa em termos personalsticos. Conseqentemente h um tipo de meditao crist que faz uso considervel de imagens visuais. Este tipo de meditao tambm encontrado em outras religies. Apesar de ser intitulada de inferior, de grande valor e particularmente adequada para

certos temperamentos. Alm disto, h um grande valor no comeo da prtica meditativa, que gradualmente transcende a imaginao e a visualizao e passa ao que essencialmente uma meditao contemplativa. Alguns exemplos deste tipo de meditao so meditao sobre o Sagrado Corao de Jesus, sobre o Estbulo ou o Menino Sagrado, sobre o crucifixo, uma imagem sagrada, ou figura ou sobre o Sacramento Reservado. Vamos agora praticar esta tcnica. Vamos tentar visualizar o que se segue: Represente em sua imaginao a estrada de Belm, em largura e extenso. Ser plana ou cruza vales e colinas? Da mesma maneira, estude o lugar do nascimento. espaoso ou apertado, baixo ou alto? H mveis? Veja as pessoas. Nossa Senhora, So Jos e a criada, e depois que ele nasceu, o Menino Jesus. Dentro do contexto da Meditao Crist, a Orao Inaciana das que se encontra mais sistematizada, embora, pouco depois da morte de So Incio de Loyola, seus sucessores simplificaram o mtodo e foram, em grande parte, responsveis pelo empobrecimento do misticismo Cristo. O sistema original constava de quatro etapas: 1. Fim divino da vida 2. Esquema divino de valores 3. Normao divina de proceder 4. Elementos materiais da dialtica inaciana. Um forte expoente da cultura Crist foi So Francisco de Assis. No livro Mergulho no Absoluto h um captulo inteiro dedicado a meditao franciscana. muito interessante notar que no h um mtodo formal de meditao dentro desta linha, mas h diversas recomendaes que so profundamente meditativas. Vamos notar que a devoo est muito marcada em todas as recomendaes dadas por So Francisco. O amor Deus realmente o forte do Cristianismo em geral e particularmente importante dentro da perspectiva franciscana: Era uma atitude das paixes de So Francisco ficar sozinho, escondido, separado de tudo e de todos e ali entregar-se s reflexes sobre Deus e suas qualidades, sobretudo sua bondade. Conhecia a Deus e conhecia a si. Foi ali que sentiu a verdade e descobriu a realidade que se transformou em prece: Senhor, quem sois Vs e que sou eu? Vs, oh Altssimo Senhor do cu e da terra; e eu um miservel vermezinho vosso nfimo servo. Ou aquela outra orao que So Francisco balbuciava noites a dentro: Meu Deus e meu tudo.

Na pgina 152, do livro Mergulho no Absoluto, vamos encontrar uma sistematizao das principais tcnicas franciscanas: 1. O Retiro 2. A Leitura e Meditao da Sagrada Escritura 3. Meditao da Paixo de Cristo 4. A Natureza 5. O Encontro Fraterno 6.O prprio Trabalho muito interessante conhecer a primeira regra que So Francisco deixou aos seus discpulos: Amemos todos de todo corao, de toda a mente e fortaleza, e com toda a inteligncia, com todas as foras, com todo o empenho, com todo o afeto, do ntimo da alma, com todo o desejo e vontade ao Senhor Deus. Criou-nos e nos redimiu, salvou-nos em pura misericrdia, cumulou-nos a ns, miserveis e detestveis, pobres e malcheirosos, ingratos e tolos e mais com todos os bens e continua a cumular-nos. Nada pois, desejemos, nada queiramos, nada nos agrade ou alegre, a no ser o Criador, Redentor e Salvador nosso, o Deus nico e verdadeiro, que o bem todo e verdadeiro, o supremo bem, o nico bem. misericordioso e meigo e doce; ele s santo, justo ... pg 147. O amor de So Francisco pela natureza conseqncia do seu amor a Deus. A grandeza e o amor de Deus se manifestam antes de mais nada na criao, que podemos constatar no que conhecemos como Cntico do Sol ou Cntico das Criaturas. Altssimo, Onipotente, bom Senhor, s a ti o louvor, a glria e a honra e toda a beno. pg. 147/148. Este exemplo de So Francisco de Assis muito adequado para mostrar que William Johnston est absolutamente correto ao afirmar que A velha contemplao crist destinava-se a uma elite - os franciscanos, os jesutas, os dominicanos e as pessoas de bem s quais me referi. Mas o pobre leigo, o cidado de segunda classe, ficava com as contas do seu rosrio. ... Para no dizer muito mais, a pessoa tem que ter, no mnimo, um nvel espiritual muito elevado para que a atitude acima no seja apenas o reflexo de meras palavras. Ou seja, o Cristianismo oficial (incluindo a Igreja Catlica e as vrias Igrejas Protestantes), ao censurar, ao no deixar acessvel do pblico leigo em geral os comos da transformao espiritual, acabou por s deixar vista nveis muitssimo elevados, praticamente fora do alcance do pblico em geral.

Jacob Needleman, no livro Cristianismo Perdido, faz uma anlise muito pertinente do fato dos valores Cristos no serem acessveis s pessoas em geral e os efeitos deste fato na sociedade moderna. Ele busca o elo perdido do Cristianismo, tcnicas que foram se perdendo com o passar dos tempos, que tornavam possvel que o Cristianismo fosse capaz de catalisar mudanas em pessoas comuns e no s em santos. Citando uma outra pessoa, que lhe foi de muita inspirao (Padre Silvano), ele fez um smile que achei muito interessante: A pedra deve transformar-se em gua antes de poder flutuar. A pathos da cristandade ... a de pregar s pedras que elas devem flutuar no oceano. Noutras palavras, na nossa atual situao psicolgica somos como pedras, e as virtudes crists no representam o que possvel para ns, enquanto no nos tornarmos como a gua. Com isto ele sustenta a necessidade de criar o que chama de Cristianismo Intermedirio, ou seja, um processo de vivncia de mtodos de transformao espiritual que nos capacitem a ser como os santos um dia. Achei extremamente interessante estas reflexes. De uma certa forma esta crtica se aplica s culturas religiosas em geral e particularmente ao Cristianismo. A vivncia espiritual um PROCESSO DE TRANSFORMAO, muito mais do que um modelo idealizado e estereotipado de como deveramos ser santos, modelo este que na prtica muito pouco nos ajuda, pois nos cobramos valores que no temos condies de expressar. Camos naquela famosa frase de So Paulo, porque fao o mal que no quero e no fao o bem que quero? Em tudo que tenho lido a respeito do Cristianismo e a sua contrareforma, me parece que todo o processo de revitalizao desta cultura religiosa est relacionado com o descobrir, dentro do prprio Cristianismo (fazendo verdadeiras escavaes em relao ao Cristianismo Primitivo), com algumas dicas de outras culturas, e apresentar os comos da transformao espiritual, seus mtodos. Nestes mtodos encontramos particularmente as tcnicas de Meditao, tcnicas de elevao espiritual. Um fator que muito tem ajudado os pesquisadores na rea dos mtodos Cristos a interao que tem havido entre o Cristianismo ocidental e o oriental. Na Igreja Ortodoxa Russa e Grega foram preservados muitos documentos que acabaram se tornando totalmente desconhecidos dos Cristos ocidentais. Nestes documentos histricos preservados encontramos muitas informaes sobre os Padres do Deserto que mantiveram vivo o misticismo Cristo, quando, a partir do sculo IV da nossa era, a ortodoxia tomou conta e deu feies extremamente polticas ao Cristianismo da poca.

Os primeiros mosteiros Cristos no Egito e no Oriente Mdio foram formados por estes Padres do Deserto ou Anacoretas. O que restou desta tradio foi preservado principalmente em uma coletnea chamada Filoclia. Sobre a postura da meditao, Tefanes, um dos Padres do deserto, colocou: Seja como a corda de violino, sintonizada com uma nota precisa, sem afrouxar nem esticar, o corpo ereto, ombros para trs, cabea colocada com conforto, a tenso de todos os msculos orientada para o corao. So Joo Clmaco (sculo VII), tambm um Padre do deserto, considerado um mestre incontestvel desta tradio chamada Hesicasta, nos lembra da necessidade de concentrao dentro da prtica da orao. Diz ele: Escolha uma orao, seja o Pai Nosso ou qualquer outra, coloque-se na presena de Deus, tenha conscincia do lugar em que est e do que est fazendo, e pronuncie as palavras da orao atentamente. Depois de algum tempo, descobrir que seus pensamentos divagaram; ento recomece com ateno. Talvez seja preciso fazer isto dez, vinte ou cinqenta vezes; na hora de sua orao, poder pronunciar apenas trs sentenas, sem ir adiante; mas, neste esforo, conseguiu concentrar nas palavras, de modo a apresentar Deus sria, sbria e respeitosamente, as palavras de orao de que teve conscincia e no uma oferenda que no sua, porque no teve conscincia dela. Ligada esta mesma tradio, ou seja, coletnea de textos do Critstianismo primitivo chamada Filoclia, vamos encontrar o que chamado de Orao Hesicasta. Trata-se de um mtodo preservado pela ortodoxia russa, desconhecido do Ocidente, at que no sculo XIX apareceu um texto annimo intitulado Narraes de um Peregrino Russo. Em termos de meditao, este um mtodo por excelncia. Deriva do termo Hesicasmo, que em lngua bizantina quer dizer sistema de espiritualidade baseado em Hsychia. Hsychia quer dizer tranqilidade, silncio, quietude. em suma uma espcie de segurana abrigada contra as causas da inquietao. Interessante o que nos coloca Dalmais, no livro Mergulho no Absoluto: A palavra quietude (hsychia) designa todo o complexo da vida eremtica crist, desde a evaso do homem exteriormente, at a grande mstica eliminao dos pensamentos; ela resume a doutrina professada pelos hsychantes. O prprio nome diz que eles no acham ser possvel, sem o amor da solido, e sem a prtica do silncio, esta quietude interior que ao mesmo tempo uma condio interior e um resultado da unio com Deus pela orao... essa quietude no um fim ... e sim um meio ... para chegar ao fim que a unio com Deus, a orao perptua... Neste texto, Narraes de um Peregrino Russo, vamos encontrar o seguinte:

Antes de tudo preciso que adquiras trs coisas e deste modo por-te a caminho para o fim cobiado. A ausncia do cuidado a respeito das coisas no justificadas razoavelmente, isto , a morte de todas as coisas: uma conscincia pura resguardando-te de toda a condenao da tua prpria conscincia, a liberdade de toda paixo que te faria inclinar para o sculo presente ou mesmo para o teu prprio corpo. Em seguida, sentado numa cela tranqila, retirado num canto, faz o que te digo: fecha a porta, levanta teu esprito acima de todo objeto vo e temporal, em seguida, apoiando a tua barba sobre o peito e voltando o olho corporal e concentrando todo o esprito sobre o meio do ventre, ou melhor, do umbigo, comprime a respirao do ar que passa pelo nariz de maneira a no respirar vontade e explora mentalmente o meio das entranhas para a encontrar o lugar do corao que todas as potncias da alma gostam de freqentar. No princpio, tu encontrars uma treva e uma espessura (ou densidade) obstinadas, mas enquanto esperas e praticas esta ocupao de dia e de noite, tu encontrars, h maravilha, uma felicidade sem limites. Com efeito, to logo o esprito encontra o lugar do corao, ele percebe de um golpe, o que nunca antes soubera; porque ele percebe o ar existente no centro do corao, e ele se v a si mesmo inteirinho, luminoso e cheio de discernimento, e doravante, desde que desponta um pensamento, mesmo que ele no se termine e tome forma, pela invocao de Jesus Cristo, ele o persegue e o suprime. Desde esse momento, o esprito em seu ressentimento contra o demnios, desperta a clera natural e parte e perseguio aos inimigos espirituais. O resto, tu aprenders com a ajuda de Deus, praticando a concentrao e retendo Jesus no corao, pois senta-te, como se diz, na tua cela e esta te ensinar todas as coisas. Este foi, meus amigos, o texto mais interessante que encontrei. H alguns paralelos claros com as tradies orientais que gostaria de comentar. Antes de tudo preciso que adquiras 3 coisas. Este caminho tem pr-requisitos, o Cristianismo Intermedirio sobre o qual nos fala Jacob Needleman. A Yoga nos fala da Kryia Yoga ou Yoga preparatria. No Budismo encontramos as Paramitas. Vamos as trs coisas que o texto aponta: ausncia de cuidado a respeito das coisas no justificadas razoavelmente, uma conscincia pura resguardando-nos de toda autocondenao e liberdade em relao aos nossos impulsos. Enquanto estivermos muito preocupados com trivialidades do viver comum, no sobrar tempo para nos dedicarmos a nossa espiritualidade. A culpa, a autocondenao uma perda de tempo e energia. E finalmente todas as tradies apontam para a necessidade de termos controle sobre os nossos impulsos e por isto mesmo a necessidade das prticas preparatrias. Depois, o resto do texto fala da descoberta de potencialidades da alma que podem ser desconhecidas para ns, que nos mostram o quo promissor pode ser este caminho (que parece rduo no princpio).

Estamos falando de revitalizao do Cristianismo, de verdadeiras escavaes no Cristianismo Primitivo em relao aos mtodos de transformao espiritual. Isto necessrio porque houve uma censura que foi dilapidando o Cristianismo, tornando-o praticamente ineficiente para o homem comum. Quando digo que h muita coisa que foi censurada, no estou tirando esta afirmao do nada. Vou contar para vocs como foi o meu processo em relao a isto tudo. Estudando para preparar uma palestra sobre Meditao Crist, encontrei a citao acima no livro Mergulho no Absoluto do Frei Raimundo Cintra. Dalmais, o autor do texto (o livro uma coletnea de artigos) faz uma crtica a P. Hausherr, que, na publicao entitulada Mtodo da Orao Hsychaste, constante da Orientalia Cristiana, IX, 2, n 36, 1927, publicou o texto no original e que se trata de uma citao constante do livro Narraes de um Peregrino Russo, que foi a explicao que terceiro monge deu para o peregrino quando ele perguntou sobre como colocar em prtica a indicao da Bblia de que se deveria orar sem cessar (os dois monges anteriores no deram explicaes convincentes e o peregrino continuou buscando, at que encontrou o terceiro monge que, a sim, encontrou uma resposta satisfatria). Fui atrs deste livrinho, passei meses procurando o tal de Narraes de um Peregrino Russo. Acabei achando Relatos de um Peregrino Russo. Quando a citao foi feita, o livro ainda no estava traduzido para o portugus, narraes e relatos so duas palavras sinnimas. Li o livrinho Relatos de um Peregrino Russo trs vezes, inclusive com edies diferentes em portugus. Acabei me convencendo de que no ia achar a citao original e resolvi seguir os passos da histria, o terceiro monge que o peregrino encontra que lhe d explicaes sobre orai sem cessar. Vou transcrever a citao em portugus de forma que possam avaliar por vocs mesmos: Permanece sentado no silncio e na solido, inclina a cabea, fecha os olhos; respira mais devagar, olha, pela imaginao, para o interior de teu corao. Dize, ao respirar: Senhor Jesus Cristo, tende piedade de mim, em voz baixa, ou simplesmente em esprito. Esfora-te para afastar todos os pensamentos, s paciente e repete muitas vezes esse exerccio. Dentro desta metodologia Hesicasta encontramos a Orao de Jesus. Trata-se de um mtodo extremamente simples, porm muito eficiente e com enormes analogias em relao a outras tradies religiosas. A frmula consta da Filoclia, como tambm daquele livro Narraes de um Peregrino Russo e a seguinte: Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tende piedade de mim. O essencial a repetio incessante de um apelo ao Senhor por parte daquele que se sente pecador. ... Para se ter o essencial preciso o nome do Salvador que contenha um ato de f na sua qualidade de Messias, de Filho de Deus; e um pedido de piedade.

Pesquisando um pouco vamos constatar que a conhecida orao do Kyrie exatamente a frmula aplicada desta Orao de Jesus, como podemos constatar: O kyrie eleison canta-se porque os antigos cristos, cumprindo as palavras do apstolo So Paulo Rezai sem cessar diziam sempre, em meio a qualquer tarefa, a curta orao Kyrie eleison. Da por diante, esta orao constante dos cristos foi prolongada, e agora se recita desta forma: Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tende piedade de ns e a recitam sem interrupo certos fervorosssimos monges e leigos. Mas nas ectenias (ladainhas) ficou a velha frmula curta desta perptua orao crist. Santa Tereza dvila outra destas excelentes fontes de pesquisa em relao ao misticismo Cristo. No livro Castelo Interior ou Moradas, diz que h trs tipos bsicos de orao, a orao com os lbios, a orao com a mente e a orao do silncio. Historicamente encontramos estes trs tipos de meditao nos mosteiros. A forma mais antiga de meditao conhecida no Cristianismo era chamada de lectio divina. Para algumas ordens monsticas, por quase quinze sculos at o fim da idade mdia, o estudo consistia na primeira etapa de uma prtica espiritual. Os monges liam ou, mais freqentemente, ouviam a leitura de passagens das escrituras procurando envolver a mente e o corpo no exerccio, por meio da repetio labial das palavras. A seguir meditavam sobre o significado mais profundo do texto e, quando o corao fosse tocado por algum aspecto pela Graa Divina, passavam para a etapa da orao afetiva. Com a aquietao destas reflexes e movimentos de devoo, o monge era levado ao que era chamado de estado de descanso na presena de Deus, sendo este estado conhecido como contemplao. As duas primeiras partem de algumas importantes premissas, de que: Deus onipresente, est em todas as coisas, muito embora ns no o percebamos. Deus amor, e este amor tambm est em toda parte H seres perfeitos que "trabalham para Deus", se que podemos falar assim. Estes seres perfeitos esto jorrando Sua energia, ou a energia de Deus, que Eles tem acesso, por toda parte e esto dispostos a dar uma mozinha a quem se abra para percepes mais profundas. Se diz que Sua merc para sempre certa. Ele est em toda parte pronto a auxiliar aqueles que queiram se encaminhar nesta direo. Ento, s chamar. Camos no Pai nosso que est no cu, no cu da conscincia.

Todas as oraes com os lbios ou com a mente so chamados em relao Divindade. E o mais interessante que se ns chamamos com a devida intensidade h uma resposta! Poucos de ns constatamos o poder da palavra, o poder do Verbo. Na Bblia, no Evangelho de So Joo, encontramos a seguinte afirmao: ...No princpio era o Verbo, o Verbo estava com Deus, o Verbo era Deus. ... Isto sugere que o universo foi criado atravs do Verbo, da palavra articulada. Este chamar por Deus envolve o poder da palavra de se conectar com as realidades s quais ela se refere. No terceiro volume de A Doutrina Secreta, Blavatsky, quando trata do Simbolismo, nos fala da necessidade de criar smbolos para a transmisso do conhecimento espiritual, porque a palavra articulada trs de volta os acontecimentos que deram origem quele entendimento. preciso transmitir a moral da histria, sem trazer de volta a histria, com todos os seus altos e baixos, dificuldades, tristezas, etc. No sentido inverso, atravs do poder do Verbo, ns trazemos a ns as realidades que estamos invocando. Tecnicamente falando, trata-se do poder da invocao. Na revista TheoSophia, de Julho, Agosto e Setembro de 1997 h um artigo muito interessante intitulado O Pai Nosso Luz da Teosofia, onde se aborda esta conhecida orao de uma maneira um pouco diferente da tradicionalmente conhecida. J a orao do silncio particularmente explorada por autores que vem bebendo das fontes orientais, particularmente o Zen Budismo, como Thomas Keating, no livro Open Mind, Open Heart, assim como no Cristianismo Zen de William Johnston. A tcnica em si muito parecida com o Zen Budismo, com a diferena de que partem do pressuposto que a Divindade, o Cristo interior, vai preencher o vazio da prtica meditativa Zen, no silncio interior podemos ouvir Deus, podemos ouvir a Voz do Silncio. Gostaria de terminar com um texto extrado do Evangelho de Tom: Estas so as palavras secretas que Jesus, o vivo falou e Digymos Judas Tom escreveu: E Ele disse: Aquele que encontrar o significado destas palavras no experimentar a morte, Jesus disse: Que aquele que busca no pare de buscar at que encontre, e quando encontrar se perturbar, e quando se perturbar se maravilhar, e reinar sobre o Todo. Jesus disse: Se aqueles que vos guiam vos disserem: Veja, o Reino est no cu, ento os pssaros chegaro antes de vs. Se eles disserem Est no mar, ento os peixes chegaro antes de vs. Mas o Reino est dentro de vs e est fora de vs. Se vs conhecerdes por vs mesmos, ento sereis conhecidos e sabereis que sois filhos do Pai Vivo. Mas se no conhecerdes por vs mesmos, ento estareis na pobreza e sereis pobreza.

FIM

Vous aimerez peut-être aussi