Vous êtes sur la page 1sur 2

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NOS ESTADOS UNIDOS: QUE MUDANA?

Daniel P. Hallahan1

Embora em Portugal as dificuldades de aprendizagem (DA) (learning disabilities) no sejam reconhecidas como uma categoria das necessidades educativas especiais (NEE), nos Estados Unidos da Amrica elas constituem-se, de longe, como o maior grupo referenciado para os servios de educao especial. As DA foram reconhecidas oficialmente pelo Departamento de Educao Americano em 1975 e, desde ento, a prevalncia de alunos identificados como tendo DA tem aumentado regularmente, ao ponto do seu nmero perfazer cerca de metade dos alunos com NEE receptores de servios de educao especial. Embora a prevalncia se tenha mantido mais ou menos estacionria nos ltimos anos, o facto de cerca de 2.7 milhes de alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 17 anos (ou seja, 5.46% da populao) terem sido identificados como portadores de DA tem levado muitos policy makers e investigadores a questionar os procedimentos usados para identificar as DA. Por exemplo, alguns tm especulado que muitos alunos tm sido identificados como tendo DA, em virtude dos seus professores no estarem a prover-lhes um ensino adequado. Com alguma desfaatez, alguns crticos afirmam que esses alunos deveriam designar-se de baixas por dispedagogia (ensino inadequado). Desde o seu aparecimento nos anos 60 e o seu reconhecimento oficial nos anos 70, o campo das DA tem-se apoiado na noo de discrepncia quociente de inteligncia (QI) realizao escolar (RI) como um dos seus marcos oficiais. Os alunos cuja realizao escolar significativamente baixa relativamente quela que deveriam estar a atingir, tendo em conta o seu QI, so identificados como tendo DA. O uso da discrepncia como um dos critrios principais para diagnosticar as DA derivou das frustraes dos pais cujos filhos no estavam a ter sucesso escolar, especialmente na leitura, embora no se situassem num nvel significativamente abaixo da mdia (problemas cognitivos/deficincia mental) quando lhes era administrado um teste de inteligncia. Contudo, nos ltimos anos, a comunidade cientfica e pedaggica tem levantado algumas dvidas acerca do uso do factor de discrepncia QI RI realizao. A comunidade cientfica questiona-o, especialmente por se apoiar em testes de inteligncia e pela dificuldade em estabelecer-se uma relao entre estes e os testes de conhecimentos. A comunidade pedaggica, por seu turno, questiona-o dado que ele no pode ser usado nos primeiros anos da vida escolar dos alunos, uma vez que estes alunos no foram expostos a um tempo de ensino suficiente que permita estabelecer essa discrepncia. Tendo em conta estas crticas, em 2004, o Departamento de Educao Americano procedeu a um conjunto de mudanas significativas lei que rege a educao especial. Em primeiro lugar, a lei passou a estipular que os critrios estatais para a identificao de alunos com DA no necessitam de considerar o factor de discrepncia QI RI. Em segundo lugar, a lei estabelece que os estados americanos
1

Professor Catedrtico, Universidade da Virgnia, EUA

devem permitir o uso das respostas da criana a intervenes baseadas em dados cientficos e na investigao fidedigna como critrio para identificar as DA. Esta segunda considerao permite o uso do que comummente designado por Responseto-Intervention (RTI) (Resposta--Interveno ) para identificar alunos com DA2. Embora no exista um modelo de RTI aceite universalmente, todos eles envolvem um conjunto de nveis de ensino, exigindo, cada um dos nveis, uma intensidade de ensino superior do nvel anterior. Por exemplo, um dos modelos mais comuns envolve trs nveis, enquadrando-se na ideia de uma preveno primria, secundria e terciria. O primeiro nvel diz respeito ao ensino regular que deve fazer uso de um programa reconhecido e baseado na investigao, por exemplo, de leitura. Todos os alunos so avaliados com base numa breve monitorizao do seu progresso. Aqueles que tiverem problemas passam ao segundo nvel, sujeitando-se a um ensino mais intensivo durante 15 a 20 sesses. Finalmente, os alunos que ainda estiverem a experimentar problemas so encaminhados para uma avaliao mais formal (compreensiva), efectuada por uma equipa multidisciplinar, a fim de serem identificados como tendo DA e colocados num nvel de ensino ainda mais intensivo que requer o uso de servios de educao especial, especialmente dos servios e apoios do professor de educao especial. A RTI gerou um grande entusiasmo entre a comunidade cientfica e pedaggica. Contudo, importante que se diga que mesmo aqueles que estiveram envolvidos no desenvolvimento do modelo (RTI) esto preocupados com a forma como ele est a ser implementado no pas, muito cedo e muito depressa. Gostariam que fosse feita mais investigao que pudesse responder a muitas perguntas ainda sem resposta, como, por exemplo, quantos nveis devem ser considerados, qual o ndice de progresso a ter em conta para nos certificarmos da qualidade da interveno, como nos podemos certificar que um aluno que tenha demonstrado progresso numa interveno no regrida quando retornar ao nvel anterior, e ser que devemos considerar um programa de ensino estandardizado como interveno para todos os alunos de um nvel ou considerar um ensino mais individualizado? No entanto, outros elementos da comunidade cientfica e pedaggica, seguindo o histrico esprito aventureiro americano, ecoam a famosa frase de David Farragut, um almirante da marinha americana que, durante a guerra civil americana, ao ser informado que uns torpedos se dirigiam para os seus navios, afirmou: Ao diabo, os torpedos! Em frente que o caminho! S o tempo dir se aqueles que advogam uma aco mais cautelosa tero razo. Se a no tiverem, temo, ao contrrio de Farragut, que os resultados possam ser desastrosos para a rea das DA. H muitas vozes por a a opinarem que as DA so uma categoria suprflua, particularmente indistinguvel das existentes no jardim do insucesso. Desta forma, com respeito ao sucesso da RTI, as expectativas so muito elevadas.

No nosso pas o Professor Lus de Miranda Correia criou, h j alguns anos, um modelo muito semelhante que designou de Modelo de Atendimento Diversidade (MAD). Para uma melhor compreenso deste modelo e da sua relao com a RTI, o leitor pode consultar o artigo: Cooreia, L.M. & Martins, A.P. (2207) Specific learning disabilities and the Portuguese educational system, Learning Disabilities: Reseach & Practice, 22 (3), 189-195. (Nota da Tradutora)

Vous aimerez peut-être aussi